Sonic Pocket Adventure foi o
segundo game do Sonic a sair em outras plataformas além dos consoles da Sega (o
primeira fora Sonic Jam para Game.Com). Foi lançado para o Neo Geo Pocket Color,
da SNK, no ano de 1999. Não é um game muito popular, até mesmo pelo console, que
não fez muito sucesso, embora seja um grande jogo. Trata-se na realidade do Sonic 2 do Mega Drive
convertido neste sistema portátil da SNK lançado para concorrer no então
ascendente mercado de consoles portáteis.
Novidades

Há alguns anos atrás, por volta de
1999, a Sega fez um acordo com a SNK (fabricante do Neo Geo Pocket), no qual,
dentre outros, foi formalizado que a Sega deveria produzir jogos para o novo
portátil da SNK, o Neo Geo Pocket. O Neo Geo Pocklet é um portátil que surgiu
para tentar conter o avanço do Game Boy Advance. Baseado num sistema de 16 bits,
o sistema não se tornou muito conhecido, mesmo no Japão.
Sonic Pocket Adventure tem um quê
de nostalgia. O game utiliza praticamente toda a estrutura do Sonic 2,
utilizando fases extremamente parecidas, inclusive contando com estágio especial
praticamente igual, bem como chefes praticamente iguais. Assim ao se utilizar o jogo pela
primeira vez o usuário tem a impressão de estar jogando um game que já jogou
anteriormente, caso tenha jogado Sonic 2.
As músicas do game, um grande
destaque com uma das melhores trilhas já produzidas, são praticamente todas
baseadas na trilogia Sonic 3 & Knuckles, sendo que cada ato do jogo utiliza uma
música. Os elementos das fases são os mesmos dos jogos do Mega Drive: os anéis,
que servem para o Sonic se proteger, evitando sua morte quando atingido por um
badnik, valendo as mesmas regras de 50 anéis necessários para ir ao estágio
especial e a cada 100 anéis uma vida; os badniks, que são os robôs projetados
por Dr. Eggman para deter o Sonic; os postes estrelares, que servem para
registrar o jogo, de modo que quando o jogador morrer, ele volta ao último poste
e no Sonic Pocket Adventure eles não levam ao estágio especial; as placas de fim
de ato, que indicam o final dos atos sem chefes; monitores, que trazem variados
itens, como 10 anéis, invencibilidade, proteção, vida, super velocidade e etc.
Um novo elemento no jogo são os hologramas espalhados pelas fases. Eles serão
utilizados no Puzzle Mode, conforme será mais detalhado abaixo.
Personagens e habilidades
Sonic é o único personagem jogável deste game. Alguns emuladores possuem
um cheat que permite jogar com o Tails, mas isso não ocorre no jogo. O Tails é
apenas um coadjuvante, ajudando o Sonic na fase Sky Chase. Knuckles também
aparece para enfrentar Sonic, algo que não ocorria evidentemente no Sonic 2,
pois o personagem não foi inserido neste enredo. O vilão é o Dr. Eggman, com um novo
visual, já bem parecido com o que será utilizado em Sonic Advance. O vilão traz
novas engenhocas e os chefes serão assim totalmente inéditos. O Sonic possui
apenas as habilidades básicas:
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Pulo:
quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo
que há pela frente! Basta pressionar A ou B |
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Giro
Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para
baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói
inimigos facilmente |
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SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A
ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir.
Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer
subidas e acertar inimigos. |
Modos de Jogo
O jogo começa com a tela-título
pedindo para apertar o Botão A. Apertando, surgem três opções: START, CONTINUE
(caso você já tenha iniciado um jogo anteriormente, pois o game utiliza bateria)
e GO TO ROOM. Primeiro vamos ao Go to Room. Ele equivale a um menu de opções.
Nele temos as seguintes opções:

Trial Room: equivale a um Time
Attack, havendo dois sub-modos. Em Time Trial você faz uma simples tomada de
tempo nas fases do jogo. Você pode conseguir um Rank de Ouro, Prata ou Bronze. O
modo Advanced exige alguns outros desafios, como completar a fase em pouco tempo
e um número mínimo de anéis (ex: 50). Por fim, há a opção de Ranking, onde você
pode conferir os tempos registrados na memória do console. O Trial Room de Sonic
Pocket é um dos Time Attacks mais bem elaborados dos jogos do Sonic, em virtude
de sua variedade.
Duel Room: é o modo de dois
jogadores, que exige dois consoles próximos, através do cabo de link.
Puzzle Room: ao longo das fases
você pode coletar alguns hologramas. Juntando todos você tem a possibilidade de
montar um quebra cabeça. Mas para isso é preciso juntar todos os hologramas em
todas as fases. É um pouco difícil fazer isso, vai exigir com toda certeza jogar
o game mais de uma vez. Em Build Puzzle, você constrói os quebras-cabeças com as
peças que você juntou ao longo das fases. São no total 12 quebras-cabeças. Cada
um utiliza uma cor. Em View Puzzle você visualiza os quebras-cabeças que você já
montou.
Game Option: neste menu é possível
ajustar algumas opções. Como dificuldade (isso mesmo, esse é um dos poucos jogos
do Sonic que utiliza sistema de dificuldades: Normal ou Easy); número de vidas
iniciais (1, 3 ou 5); e alguns ajustes de tempo.

O jogo trouxe alguns prenúncios do
que ocorreu mais tarde, nos jogos da série Advance: menus secretos. Você pode
liberar o menu Sound Test, se pegar todas as esmeraldas e construindo todos os
puzzles, você libera o Special Stage Option. A tela do jogo é relativamente
simples e igual de outros jogos do Sonic. Ela contém o campo de contador de
tempo; anéis (com 3 casas) e vida. Ela não traz o contador de pontos, como em
Sonic 3D Blast, sendo que os pontos existem e só são exibidos no fim de cada
ato.
Enredo
O jogo não tem enredo específico.
Trata-se de mais um plano de Dr. Eggman de roubar as esmeraldas do Caos. Porém,
o vilão contará com a ajuda de Knuckles, que não sabe quais são as reais
intenções de Sonic e nem conhece as verdadeiras intenções de Eggman. Sonic
deverá coletar as seis esmeraldas do caos nos estágios especiais. Porém, a
sétima e última delas está em poder de Eggman.
Somente com ela, Sonic poderá derrotar mais um plano de Eggman e restaurar a paz
de novo.
Sobre o Jogo
Sonic Pocket Adventure é um game de
qualidade. Não irá desagradar os fãs mais tradicionais, nem os fãs mais
modernos. Isso porque o jogo é uma perfeita transição entre duas eras do Sonic:
o Sonic pré-Adventure e o Sonic pós-Adventure. O jogo traz todos os elementos
clássicos do Mega Drive, com novos elementos e novas formas de construção de
fases, com novos túneis, novos movimentos, e mais diversidade de chefe.
Em termos gráficos, o Neo Geo Pocket
embora seja um console de 16 bits, deixa um pouco a desejar. Não é que Sonic
Pocket Adventure especificamente tenha gráficos fracos, mas os gráficos não são
melhores do que os do Mega Drive. O Sonic ganhou um novo sprite, bem como o Tails e
Knuckles, que fazem pequenas aparições apenas. Os backgrounds contêm alguns
elementos novos em relação aos do do Mega Drive e são um pouco mais coloridos. A
jogabilidade do game é boa, respondendo bem aos comandos, embora o Sonic seja um
pouco mais lento que no Mega Drive.
A parte sonora do game é boa, com ótimos
remixes tirados de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Porém efeitos sonoros como o do
SpinDash e a coleta de rings deixam um pouco a desejar, bem como sons de quando
se destrói um badnik ou se acerta Dr. Eggman em seus chefes. A diversão é
garantida e o game é um jogo que tem fator replay, isto é, quem zerar o game
certamente terá vontade de jogá-lo novamente. Isso porque o jogo traz vários
caminhos por fases, o que já é uma novidade em relação ao Sonic 2. Fases como a Gigant Angel Ato 2 trazem muitos caminhos diferentes, o que pode despertar a
atenção dos jogadores. Deste modo, Sonic Pocket Adventure não irá decepcionar os
fãs mais exigentes. Na mídia, o game ganhou nota 10 pela IGN e 8,3 pela Gamespot.
Estágio Especial e Super Sonic

Para chegar aos estágios especiais,
você deve fazer a mesma coisa que no Sonic 1: juntar 50 anéis e pular no grande
anel no final dos act 1. Os estágios são os mesmos do Sonic 2, nada de
diferente, e você tem que pegar seis Chaos Emerald. A sétima você pega com o
chefe de Lust Utopia e exige um pouco de cuidado. É possível detonar o chefe
diretamente sem coletar a esmeralda. Para isso, primeiro, se deve bater várias
vezes na esmeralda do Caos, até ela cair do chefe e você deve pegá-la
imediatamente. Aí sim deve-se detonar o chefe. Com as sete esmeraldas, você pode virar o Super Sonic. Somente com o
Super Sonic você chega à última fase. Super Sonic será jogável apenas na fase
final.
Fases
O jogo contém 9 fases, que variam o
número de atos. A última fase é liberada apenas se o jogador tiver as sete
esmeraldas do Caos. As fases são feitas em cima das fases do Sonic 2, com
exceção da última. São relativamente fáceis e rápidas, com vários elementos como
novos loopings e túneis em Neo South Island.
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Neo South Island (Emerald Hill): equivale
à Emerald Hill de Sonic 2. É uma fase bem fácil, rápida, com muitos elementos. O
jogador irá se surpreender com novos elementos, como um longo túnel no ato 2 da
fase. Chefe: Dr. Robotnik surge com uma marreta. Desvie dela e acerte o chefe
por cima, tomando cuidado para não pular em cima da marreta, pois nela você
também perde anéis. Oito batidas e pronto!
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Secret
Plant (Chemical Plant): equivale à Chemical Plant. Sem muitas diferenças, com um
visual mais limpo que a versão do Mega Drive. Chefe: completamente diferente do
Mega Drive, você não o enfrenta numa plataforma em cima do líquido poluído. O
chefe soltará umas bolas por meio de uma espécie de canhão, elas fazem você
perder anel. Para derrotá-lo suba nas plataformas azuis ou rosa, tomando cuidado
para não acertar o espinho em baixo delas. Depois pule em cima do chefe 8 vezes
e pronto.
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Cosmic
Casino (Cassino Night): equivale à Cassino Night, embora com bem menos cassinos
que a original do Mega Drive. Estamos num cenário noturno cheio de luzes, bem
colorido. Não é uma fase difícil. Chefe: lembra um pouco o do Mega Drive. Dr.
Eggman vai surgir com uma esmeralda, mas ela não fará nada. O chefe ficará
andando e você tem que procurá-lo e acertá-lo 8 vezes. Cuidado que às vezes ele
fica dando algumas rasantes.
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Aquatic
Relix (Aquatic Ruin): equivale à Aquatic Ruin. Um cenário que lembra um pouco a
Grécia e suas colunas e com água. Evite ao máximo de ficar na parte aquática
porque há pouquíssimas bolhas e elas demoram muito para sair. Se você ficar de
baixo da água por muito tempo, o contador contará desde 5 e você morre afogado.
Chefe: Knuckles. O equidna está com uma esmeralda e quer enfrentar Sonic. Muito
fácil, é só acertá-lo sempre por cima, evitando de acertá-lo quando ele voa ou
está fazendo spindash. Acerte-o oito vezes e ele será derrotado.
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Sky
Chase (Sky Chase): Knuckles é derrotado. Sonic tenta pegar sua esmeralda, mas
Eggman a rouba antes. O cenário começa a desmoronar, repentinamente Knuckles dá
um soco em Sonic, que sai voando e cai em cima do... Tornado! Tails está de
volta para ajudar o Sonic e conduzi-lo rumo à fortaleza de Eggman. Fase sem
chefe. Ato único.
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Aerobase
(Wing Fortress): equivale à Wing Fortress. Nela você deve passear pela nave de
Dr. Eggman. Cuidado com o fogo que sai dos propulsores da fortaleza, pois eles
fazem você perder anéis quando estão amarelos. Só passe por eles quando
estiverem cinza (e bem curtos). Chefe: Silver Sonic; acerte-o bem na sua cabeça,
procurando não cair em cima dos espinhos. Desvie dele e fique atento para seus
movimentos.
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Gigant
Angel (Metropolis): equivale à fase Metropolis Zone, porém com um cenário que
lembra muito a Scrap Brain de Sonic 1. Sim, ela vem depois da fase que
equivaleria à Wing Fortress. No início do ato 2, fique atento e pegue a mola que
fica à direita para pegar um atalho em que você pode juntar 50 anéis. Cuidado
com as lavas e com as flechas que saem de um bloco. Cada hora elas saem numa
direção. Fique atento. Chefe: Dr. Eggman é pego de surpresa e surge numa nave em
que ele solta uma bomba, que faz um efeito no chão. Por isso pule e desvie da
bomba. Ele também solta algumas bolas de fogo, desvie delas. Geralmente, mas não
sempre, a cada duas vezes que o chefe solta a bomba ele se abaixa. Acerte neste
momento em qualquer local da nave. Oito batidas e pronto!
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Last
Utopia (Death Egg): equivale ao chefe da Death Egg Ato 2 do Sonic & Knuckles em
termos de cenário, mas o chefe é um pouco diferente. Dr. Eggman está com a
última esmeralda. É preciso derrotá-lo. Chefe: são dois desafios: em primeiro
lugar você tem que pegar a esmeralda e depois derrotá-lo. Se você só derrotá-lo
deixará de ter a esmeralda e não poderá chegar à verdadeira fase final e final
verdadeiro. Para isso, acerte a esmeralda umas 4 ou 5 vezes. Você precisa pular
bem em cima dela. Para isso dê impulso e acerte bem em cima dela. Quando o chefe
atravessar o cenário aproveite para pular na esmeralda. Quando a esmeralda cair
no chão, pegue-a. Agora, derrote o chefe. É preciso acertar sua cabine, tomando
cuidado para não cair na garra dele. É bom acertar quando ele estiver parado ou
atravessar o cenário. Às vezes ele solta a garra, que voa em sua direção ou fica
rodopiando. Não há lógica nos movimentos, é aleatório.
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Chaotic Space (Doomsday): se você
conseguiu as 7 esmeraldas, vai liberar o Super Sonic e poder jogar nesta fase
que equivale à The Doomsday de Sonic 3 & Knuckles. Você deve enfrentar Dr.
Eggman. É um pouco mais difícil que a do Sonic & Knuckles, pois nela você tem
que primeiro acertar os mísseis para eles acertarem o chefe. É um pouco difícil
fazer isso. Você tem que empurrá-los de baixo para cima, não pode acertá-los de
frente. Depois dessa etapa é só atingir o chefe como no Mega Drive.
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Curiosidades

Um jogo de transição:
Sonic Pocket Adventure é um jogo de transição. Quase nunca lembrado, o jogo é um
intermediário entre o Sonic clássico e o Sonic pós-Adventure. Isso porque ele já
utiliza o Dr. Eggman no visual parecido com o que veio a ser usado em Sonic
Advance. Utiliza elementos como menus liberados após o término do jogo ou
completando missões. Trouxe também pela primeira vez na trilogia clássica o
Super Sonic apenas na fase final.

Easter-Egg: Na fase Aquatic Relix
Ato 1 há o desenho do Sonic e do Eggman no cenário. Para isso basta segurar para
baixo para poder visualizar. Enviado por Samuel Douglas.
Dimps: Parte da equipe que ajudou
no desenvolvimento do jogo saiu da SNK e fundou a Dimps, que passaria dali para
frente a produzir games do Sonic.
Resumo Técnico
Capa do jogo
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Ficha técnica |
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Nome: Sonic
Pocket Adventure |
Plataforma:
Neo Geo Pocket |
Gênero: Ação |
Distribuidora:
Sega e SNK |
Desenvolvedora:
Sonic Team |
Idioma:
Inglês |
Data de Lançamento:
03/12/1999 (EUA) |
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Gráficos:
8,0 |
Som:
9,0 |
Jogabilidade:
8,5 |
Diversão:
9,0 |
Nota Média:
8,6 |
Nota Geral:
8,5 |
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Prós: conseguiu
fazer uma boa transição entre os clássicos e os
jogos Adventure; embora utilize fases de Sonic
2, soube ser criativo com a criação de novos
elementos.
Contras:
somente o Sonic é jogável. Em alguns emuladores
é possível jogar com Tails, mas isso é fruto de
emulador, no console não é possível. |
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Por: HKº
Atualizado em:
13/03/2018 |
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