SONIC SPINBALL

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  Antes da década de 90 havia uma grande popularização das máquinas de pinball. Todos já viram uma máquina de pinball: você insere as fichas, usa o lançador e uma bolinha fica rolando pela tela e praticamente tudo o que ela faz resultam em ponto ao jogador. Apostando as fichas nesse tipo de jogos, a Sega preparou um game que misturasse o já popular personagem Sonic the Hedgehog com um jogo de pinball. E o resultado disso foi o game Sonic Spinball.

Novidades

  Sonic Spinball é uma mistura de game de ação com pinball. Não é propriamente um jogo de pinball, porque você não joga em mesas e não é propriamente de ação porque você praticamente não joga de modo linear. Por isso o game é um misto. Nele não aparecem as placas de fim de atos porque não há atos, bem como as cápsulas de aprisionamento. Os postes de salvamento de jogo, loopings e monitores também não aparecem. O único elemento conhecido que aparece no jogo são os anéis: que servem para deixar o Sonic mais forte - para efeito de enredo - e que curiosamente neste jogo não há como perdê-los. O Sonic só morre se cair no mar (fase 1), nas serras elétricas (fase 3) ou no fogo (fase 2 e fase 4).

  Os elementos básicos do jogo são os de qualquer jogo de pinball: as paletas, que servem para direcionar o personagem para onde você quiser; os rebatedores, que às vezes ajudam e na maioria das vezes atrapalham; alvos (targets), que são pequenos itens que você deve atingir para abrir passagens secretas ou até para prosseguir em frente; teletransportadores, que levam o personagem a locais diferentes; túneis e demais tipos de passagens secretas; além dos badniks, que são os animais robotizados de Dr. Robotnik e que acabam atrapalhando quando você quer seguir por algum caminho em específico.

  Ao lado temos a tela de jogo. A tela é bem diferente dos dois jogos anteriores. Ela é toda limpa, e na parte de cima temos a tela de status. Essa tela indica quais são os seus objetivos, contador de vida, pontuação, quantas esmeraldas faltam, além de mensagens do chefe. As vidas neste jogo não se adquirem pegando 100 anéis, mesmo porque há bem menos que isso por fase, e nem por monitores, pois não há eles. Tudo gira em torno da pontuação. Ganha-se vida extra a cada 20,000,000 de pontos. Praticamente tudo no jogo dá pontos, menos detonar os badniks. Cada anel coletado ao longo da fase dá 5,000 pontos, e ao final como bônus dá 12,500. Acertar os alvos (targets), além de pequenas missões dentro das fases também dão muito ponto. Não há marcador de tempo, mas você pode ganhar até 10,000,000 pontos se for bem rápido (o que é bem difícil). Além disso, cada bônus detonado também dão pontos extras. As Esmeraldas estão presentes no jogo. Elas estão espalhadas ao longo das fases, e estranhamente dão bem mais que sete. Você precisa coletar todas para poder chegar até o final do game, mas não é possível virar Super Sonic.

  O jogo possui dois menus: Start Game e Options. Por meio do menu Options é possível escolher o número de jogadores (lembrando que não se joga dois contra dois, mas sim que cada vez que o personagem morrer, é a vez do outro, de modo que é possível até quatro jogadores), a velocidade do game (Fast - Rápido ou Normal - Normal, que na prática não faz diferença alguma); músicas ativadas ou não; e alternar os comandos. O Start Game é o próprio jogo. O game começa com uma pequena animação com Sonic e Tails no Tornado, e com o avião atingido, ambos caem no mar.

Enredo

  Dr. Robotnik está de volta. Dessa vez o vilão montou a super Fortaleza Veg-O numa montanha distante. Sonic logo sabe dos planos e sai voando para pegar o vilão. Com a ajuda de Tails, o ouriço chega com o Tornado para dar um jeito de frustrar os planos de Robotnik. O vilão começa a atirar contra o avião, que é atingido e se desestabiliza, caindo no mar. Tails dará um jeito de consertar o avião, enquanto Sonic tenta acessar a Montanha por meio do mar. Após nadar muito, o ouriço vai parar dentro de uma Caverna Tóxica, em que enfrentará um terrível monstro do mar e um monte de engenhocas de Dr Robotnik: o vilão espalhou por toda parte inúmeras peças de pinball, e Sonic será a bola! O ouriço precisa ser rápido e preciso para destruir todos os obstáculos e chegar até a base da montanha. É lá que Dr. Robotnik instalou a Veg-O. Mas não será fácil chegar até lá, pois o ouriço vai precisar da ajuda do poder das Esmeraldas. Sem esse poder Robotnik poderá vencer desta vez! Não há nada que tenha o ouriço, nem mesmo o exército de badniks - os animais da floresta que foram rotobizados por Dr. Robotnik. O vilão terá que se cuidar, pois Sonic vem aí!

Análise Técnica

  Sonic Spinball é considerado um dos fiascos da Sega. Talvez porque os fãs desistiram de jogar por considerarem um jogo muito difícil. Toda vez que se pergunta se alguém já zerou Sonic Spinball, quase sempre a resposta é a mesma: "desisti". O jogo em si não é tão difícil, o problema foi a jogabilidade dele. Nem sempre é possível mirar certinho para onde direcionar o personagem, além de que nos poucos trechos que você joga com o Sonic normal (andando, pulando, fazendo SpinDash), o personagem é muito ruim de se controlar. Portanto, aquilo que foi o destaque de Sonic 1 e Sonic 2, é o vilão deste jogo. Os gráficos em si não ficaram ruins, mas os sprites do Sonic ficaram um pouco estranho, muito embora seja evidente que ficaria muito estranho usar os sprites do Sonic 2 neste game. As músicas lembram som de guitarra, mas também não muito empolgantes. É um jogo que realmente ou se gosta, ou se odeia.

Personagens e habilidades

  Tails leva o Sonic até a montanha onde está Fortaleza Veg-O, mas ele não participa do game. Você joga somente com Sonic. Você só vai encarar Dr. Robotnik no chefe final, pois até isso o vilão balofo deixou umas armadilhas para o ouriço. Entre as habilidades temos as mesmas dos jogos anteriores na parte de ação:

 Pulo: nas partes de ação, basta apertar A ou B ou C para o personagem pular. O pulo se usa muito na fase 3, a com mais trechos de jogo normal. Lembre-se que em Sonic Spinball os comandos são ruins. Quando você pular, não pode usar o direcional, se não o personagem não vai conseguir o impulso necessário.
Giro Supersônico: quando estiver andando, aperte para baixo para o Sonic ganhar velocidade nos raros trechos de ação. Neste jogo a utilidade dele é acessar túneis e pegar caminhos alternativos. O Sonic joga praticamente o game inteiro desta forma, pois é o próprio ouriço que será a bola do game.
SpinDash: muito útil na última fase, com ele você poderá pegar velocidade para sair de enrascadas e também para até conseguir chegar à nave de Dr. Robotnik. Para acioná-lo, segure para baixo e aperte os botões de pulo, com a intensidade da velocidade que você deseja.

Assuma o Controle!

  Aqui vão algumas dicas básicas para você se virar nos trechos de Pinball:

1) É possível direcionar o local que o Sonic vai cair e a sua precisão. Para o lado em que vai cair, use o direcional para esquerda ou direita, e para cair com precisão segure para baixo.
2) Para acionar as paletas, use A para a paleta esquerda individualmente; B, para a paleta esquerda individualmente; e C, para as duas paletas juntas.
3) É possível segurar o personagem na paleta. Para isso, quando ele estiver para cair nela, um pouco antes use o botão das paletas, e deixe o personagem segurado.
4) O local em que você usa a paleta para rebater o Sonic é fundamental para saber onde o personagem vai parar. Batendo bem no meio, você vai jogar o personagem para cima em linha reta, aproximando-se de 90 graus; batendo bem no canto, você vai jogar o personagem em 45 graus para o lado em que a paleta apontar; do meio até a ponta você direciona o personagem para o canto oposto (se a paleta é da direita, vai levar para a esquerda), e quanto mais para o canto, mais inclinação o personagem terá; do meio para a base da paleta, você joga o personagem para o próprio lado da paleta. Isso é muito útil quando você precisa jogar com precisão e não consegue usando a outra paleta; quanto mais para a base, mais inclinação você vai conseguir.
5) É possível controlar a velocidade de saída do personagem das paletas. Segurando para frente, você vai aumentar a velocidade, muito útil para atingir locais com obstáculos e que exigem muita precisão. Mas pode atrapalhar quando o acesso é normal. Segurando para trás, você segura a velocidade do personagem.
6) Às vezes é necessário usar a paleta inversa da que o personagem está. Para isso, use a seguinte dica: deixe a paleta segurar o personagem e solte-a. Dê um leve tapa e segure o direcional para baixo e para o lado da paleta que você deseja ir. Depois, direcione para que ele caia exatamente no caminho da paleta desejada, e use o botão para segurá-la.
7) Quando cair no monstro da fase 1, fique apertando junto os botões A + B + C várias vezes.

Fases

  Sonic Spinball é composto de 4 longas fases de atos únicos. Por isso mesmo o jogo não tem marcador de tempo: terminar em 10:00 não é tão improvável assim. Durante as fases há vários tipos de obstáculos e você precisará de muita habilidade para conseguir coletar as esmeraldas. Sem juntar todas, você não acessa o chefe e conseqüentemente, não terminará o jogo. São elas:

Toxic Caves: após Robotnik atingir o Tornado, Sonic cai no mar e nada até a Fortaleza de Robotnik, vindo parar na Caverna Tóxica. Aqui muitos obstáculos e um terrível monstro do mar vão atrapalhar a vida de Sonic. Esvazie o líquido tóxico que envolve a primeira esmeralda e salve-a. Após isso, será preciso andar nos trilhos de um carrinho para salvar as outras duas esmeraldas. Por fim, Robotnik deixará uma engenhoca maluca para o Sonic detonar. O ouriço precisar ser ágil e preciso! Dica: antes de usar os carrinhos, será preciso corrigir os trilhos. Para isso, use a alavanca. Dica: para retirar o líquido da primeira esmeralda e liberar os túneis, detone os dois alvos (targets) de cima. Dica: o acesso ao chefe é o mesmo para acessar o trilho. Chefe: bem fácil, dê um jeito de entrar entre a cauda dele e o corpo, depois basta pular lá dentro e o Sonic cuidará sozinho. A cauda será destruída. Depois, detone o corpo do chefe.

LavaPower House: Agora Sonic veio parar numa espécie de fábrica e precisará tomar cuidado com a lava no piso de baixo da fase. Use os canhões para abrir caminho e atingir novos locais. Para pegar as esmeraldas escondidas, será preciso usar os canhões que possuem proteção. Após detonar a proteção três vezes, você cairá no local secreto. Use o vapor para o Sonic subir e pegar a esmeralda. Dica: para acessar os níveis de cima nas partes do vapor, você precisa usá-lo para empurrar o Sonic para cima e então rebater num Badnik por cima. Chefe: para acessar a sua área, você deve ir no vapor de cima, e usar o procedimento de rebater num badnik. No chefe, mire pelos caminhos laterais para o Sonic ficar numa plataforma. Espere o vapor cessar, e depois disso pule para dentro do chefe e acerte cada cabeça várias vezes. Faça isso até acabar com todas as cabeças.

The Machine: Sonic chegou ao laboratório onde Dr. Robotnik robotiza os animais. Os túneis só são acessíveis quando a abertura está disponível. Mire o personagem, e verifique se a abertura está disponível por meio de seu indicador. Faça isso e pegue a primeira esmeralda pela direita. Depois, Sonic vai se meter em inúmeros desafios até chegar à Prisão dos Animais. Lá, há uma esmeralda secreta, será necessário abrir as prisões. Dica: fique de olho nos rebatedores em plataforma móvel. À medida que você segurar o personagem com o botão de pulo, a plataforma vai subir. Lembre-se de entrar nos túneis de baixo. Chefe: para chegar até ele, vá pela área onde há a paleta móvel (a da direita) e deixe Sonic na plataforma de cima. Depois pegue a plataforma móvel e dela pule para a passagem de cima. Depois, detone o badnik da direita e caia no túnel. Ele te levará ao chefe. No chefe, dê um jeito de ficar nas plataformas laterais, o mais no canto possível. Assim, Sonic acertará automaticamente cada um dos dois tubos por onde os animais passam e são robotizados. Fique de olho, pois vários badniks surgirão na tela, enquanto os tubos estiverem de pé. Após detonar os tubos, entre dentro do chefe (nos rebatedores de baixo, por cima) e quebre tudo.

Showdown: Sonic detonou com a montanha onde Robotnik instalou o seu aparato. Contudo, o chefão ainda dá um jeito de fugir em sua Fortaleza Veg-O (uma nave gigantesca). Sonic fica na boca do vulcão e precisa tomar cuidado com as lavas, e dar um jeito de pegar as 5 esmeraldas, sem esquecer de alcançar Dr. Robotnik. Dica: para as esmeraldas aprisionadas, mire o Sonic para os botões que liberam a passagem. Dica: quando cair no looping, lembre-se que se você virar para a direita, vai cair ao final pelo lado esquerdo e vice-versa. Chefe: bem complicado para acessar, mas não é difícil. Você tem 3 modos: indo para todo o canto direito, usando o rebatedor de plataforma móvel de cima, mirando pelo túnel central. Assim você vai parar na asa de cima da nave de Robotnik. Quebre o vidro acertando-o três vezes com o Spindash e acesse o chefão. Faça exatamente a mesma coisa no lado esquerdo. Pelo caminho do meio, mire para onde estava a esmeralda, e vá subindo pelos botões das bombas, até chegar na parte de baixo do chefe. Para o chefe, é necessário você ter muito controle sobre ele. Primeiro você precisará acertar os botões. Preste bastante atenção, se você dominar o mecanismo dele, fica bem fácil: ele começa com duas garras, uma de cada lado e duas birutas, uma de cada lado. Acione o botão central uma vez para desaparecer a garra da esquerda, mais uma vez para a da direita, mais uma vez para desaparecer as duas birtuas ao mesmo tempo. Portanto, três vezes. Agora a cabine ficará livre e você precisará dar 10 batidas. Se você escapar do cenário ou acertar o botão sem querer, vai complicar: agora você fez voltar as duas birutas. Acerte mais uma vez, para aparecer a garra da direita, outra para aparecer a da esquerda, outra para desaparecer a da esquerda, outra para desaparecer a da direita e outra para desaparecer as birutas. Agora o chefe vai ficar livre novamente. A partir de agora toda vez você escapar do cenário, vai ter fazer essas seis vezes. Tenha paciência!

Bonus Stage

  O jogo não tem o Estágio Especial, mas pela primeira vez em jogos do Sonic temos uma fase de bônus. Os bônus são de Pinball mesmo, e quem joga é o próprio Sonic. É possível ver o reflexo do ouriço no vidro. Os comandos das paletas são os mesmos. A missão do Bônus é dada na tela de status: no primeiro bônus, você que bater várias vezes nos robotizadores para liberar os amigos de Sonic. Robotnik não serve para nada, só atrapalha. No segundo bônus, você precisa detonar os dentes da réplica da cabeça de Robotnik, e depois destruí-la. No terceiro Bônus, você precisa acionar a cápsula de aprisionamento, bastando bater três vezes em cada parte. Para acessar os bônus, basta concluir as fases 1, 2 e 3.

  O outro Bônus é o Multi-Ball. Para acessá-lo será necessário coletar todos os anéis de cada fase. Como não há contador de anel, fica difícil ter um controle, mas assim que todos forem pegos, na tela de status será dada a mensagem do bônus. O seu acesso é secreto, será preciso achar um círculo de estrelas. Neste bônus, são três bolas, e o seu objetivo é acertar o Crab, sempre por trás, pois na frente ele se protege com um escudo. O bônus é igual nas quatro fases.

Curiosidades

Jogo Americano: Sonic Spinball foi inteiramente desenvolvido pela divisão americana da Sega, o Sega Techinichal Institute. O jogo foi apressadamente traduzido para a versão japonesa, na qual as telas de status possuem pequenas diferenças, como pontos de exclamação no lugar de reticências. Além disso, quase tudo na versão japonesa acabou ficando em inglês.

Chefe final mais difícil: O último chefe da versão final de Sonic Spinball ficou bem mais difícil do que era para ser na versão do Beta. No beta era possível exatamente saber quando a cabine de Robotnik estava livre. Quando isso acontecesse, as turbinas do sub-nave onde Robotnik estava, soltava um fogo que não atrapalhava o personagem. Além disso, cada ação era sinalizada na tela de status, desde a perda das garras, até o chefe ficar livre. Na versão final a única mensagem dada é "Smell my Socks".

Archie Comics: A Archie Comics é uma editora de gibis americanas e que acabou com autorização da Sega produzindo comics de Sonic. Como só os jogos dava pouca história, eles acrescentaram inúmeros elementos, personagens novos e história nova. Alguns dos personagens de Archie Comics aparecem em Sonic Spinball: badniks e os personagens que estão no robotizador do primeiro bônus. A Archie Comics inspirou diretamente o desenho Sonic SatAM também.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Spinball
Plataforma: Mega Drive, Master System e Game Gear
Gênero: Misto (Ação + Pinball)
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sega Technical Institute
Idioma: Inglês/Japonês
Data de Lançamento: 15/11/1993 (EU)
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0 Prós: um novo estilo de game, fases longas, grandes desafios.

Contras: jogabilidade muito fraca, que fez com que o jogo não se popularizasse.

 

Som: 8,5
Jogabilidade: 7,5
Diversão: 8,5
Nota Geral: 8,1

Por: Hyper Knuckles