SONIC SPINBALL |
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Antes da década de 90 havia uma grande popularização das máquinas de pinball. Todos já viram uma máquina de pinball: você insere as fichas, usa o lançador e uma bolinha fica rolando pela tela e praticamente tudo o que ela faz resultam em ponto ao jogador. Apostando as fichas nesse tipo de jogos, a Sega preparou um game que misturasse o já popular personagem Sonic the Hedgehog com um jogo de pinball. E o resultado disso foi o game Sonic Spinball. Novidades Sonic Spinball é uma mistura de game de ação com pinball. Não é propriamente um jogo de pinball, porque você não joga em mesas e não é propriamente de ação porque você praticamente não joga de modo linear. Por isso o game é um misto. Nele não aparecem as placas de fim de atos porque não há atos, bem como as cápsulas de aprisionamento. Os postes de salvamento de jogo, loopings e monitores também não aparecem. O único elemento conhecido que aparece no jogo são os anéis: que servem para deixar o Sonic mais forte - para efeito de enredo - e que curiosamente neste jogo não há como perdê-los. O Sonic só morre se cair no mar (fase 1), nas serras elétricas (fase 3) ou no fogo (fase 2 e fase 4). Os elementos básicos do jogo são os de qualquer jogo de pinball: as paletas, que servem para direcionar o personagem para onde você quiser; os rebatedores, que às vezes ajudam e na maioria das vezes atrapalham; alvos (targets), que são pequenos itens que você deve atingir para abrir passagens secretas ou até para prosseguir em frente; teletransportadores, que levam o personagem a locais diferentes; túneis e demais tipos de passagens secretas; além dos badniks, que são os animais robotizados de Dr. Robotnik e que acabam atrapalhando quando você quer seguir por algum caminho em específico.
Ao lado temos a tela de jogo. A tela é bem diferente dos dois jogos anteriores. Ela é toda limpa, e na parte de cima temos a tela de status. Essa tela indica quais são os seus objetivos, contador de vida, pontuação, quantas esmeraldas faltam, além de mensagens do chefe. As vidas neste jogo não se adquirem pegando 100 anéis, mesmo porque há bem menos que isso por fase, e nem por monitores, pois não há eles. Tudo gira em torno da pontuação. Ganha-se vida extra a cada 20,000,000 de pontos. Praticamente tudo no jogo dá pontos, menos detonar os badniks. Cada anel coletado ao longo da fase dá 5,000 pontos, e ao final como bônus dá 12,500. Acertar os alvos (targets), além de pequenas missões dentro das fases também dão muito ponto. Não há marcador de tempo, mas você pode ganhar até 10,000,000 pontos se for bem rápido (o que é bem difícil). Além disso, cada bônus detonado também dão pontos extras. As Esmeraldas estão presentes no jogo. Elas estão espalhadas ao longo das fases, e estranhamente dão bem mais que sete. Você precisa coletar todas para poder chegar até o final do game, mas não é possível virar Super Sonic. O jogo possui dois menus: Start Game e Options. Por meio do menu Options é possível escolher o número de jogadores (lembrando que não se joga dois contra dois, mas sim que cada vez que o personagem morrer, é a vez do outro, de modo que é possível até quatro jogadores), a velocidade do game (Fast - Rápido ou Normal - Normal, que na prática não faz diferença alguma); músicas ativadas ou não; e alternar os comandos. O Start Game é o próprio jogo. O game começa com uma pequena animação com Sonic e Tails no Tornado, e com o avião atingido, ambos caem no mar. Enredo
Dr. Robotnik está de volta. Dessa vez o vilão montou a super Fortaleza Veg-O numa montanha distante. Sonic logo sabe dos planos e sai voando para pegar o vilão. Com a ajuda de Tails, o ouriço chega com o Tornado para dar um jeito de frustrar os planos de Robotnik. O vilão começa a atirar contra o avião, que é atingido e se desestabiliza, caindo no mar. Tails dará um jeito de consertar o avião, enquanto Sonic tenta acessar a Montanha por meio do mar. Após nadar muito, o ouriço vai parar dentro de uma Caverna Tóxica, em que enfrentará um terrível monstro do mar e um monte de engenhocas de Dr Robotnik: o vilão espalhou por toda parte inúmeras peças de pinball, e Sonic será a bola! O ouriço precisa ser rápido e preciso para destruir todos os obstáculos e chegar até a base da montanha. É lá que Dr. Robotnik instalou a Veg-O. Mas não será fácil chegar até lá, pois o ouriço vai precisar da ajuda do poder das Esmeraldas. Sem esse poder Robotnik poderá vencer desta vez! Não há nada que tenha o ouriço, nem mesmo o exército de badniks - os animais da floresta que foram rotobizados por Dr. Robotnik. O vilão terá que se cuidar, pois Sonic vem aí! Análise Técnica Sonic Spinball é considerado um dos fiascos da Sega. Talvez porque os fãs desistiram de jogar por considerarem um jogo muito difícil. Toda vez que se pergunta se alguém já zerou Sonic Spinball, quase sempre a resposta é a mesma: "desisti". O jogo em si não é tão difícil, o problema foi a jogabilidade dele. Nem sempre é possível mirar certinho para onde direcionar o personagem, além de que nos poucos trechos que você joga com o Sonic normal (andando, pulando, fazendo SpinDash), o personagem é muito ruim de se controlar. Portanto, aquilo que foi o destaque de Sonic 1 e Sonic 2, é o vilão deste jogo. Os gráficos em si não ficaram ruins, mas os sprites do Sonic ficaram um pouco estranho, muito embora seja evidente que ficaria muito estranho usar os sprites do Sonic 2 neste game. As músicas lembram som de guitarra, mas também não muito empolgantes. É um jogo que realmente ou se gosta, ou se odeia. Personagens e habilidades Tails leva o Sonic até a montanha onde está Fortaleza Veg-O, mas ele não participa do game. Você joga somente com Sonic. Você só vai encarar Dr. Robotnik no chefe final, pois até isso o vilão balofo deixou umas armadilhas para o ouriço. Entre as habilidades temos as mesmas dos jogos anteriores na parte de ação:
Assuma o Controle! Aqui vão algumas dicas básicas para você se virar nos trechos de Pinball: 1) É possível
direcionar o local que o Sonic vai cair e a sua precisão. Para o lado em que vai
cair, use o direcional para esquerda ou direita, e para cair com precisão segure
para baixo. Fases Sonic Spinball é composto de 4 longas fases de atos únicos. Por isso mesmo o jogo não tem marcador de tempo: terminar em 10:00 não é tão improvável assim. Durante as fases há vários tipos de obstáculos e você precisará de muita habilidade para conseguir coletar as esmeraldas. Sem juntar todas, você não acessa o chefe e conseqüentemente, não terminará o jogo. São elas:
Bonus Stage
O jogo não tem o Estágio Especial, mas pela primeira vez em jogos do Sonic temos uma fase de bônus. Os bônus são de Pinball mesmo, e quem joga é o próprio Sonic. É possível ver o reflexo do ouriço no vidro. Os comandos das paletas são os mesmos. A missão do Bônus é dada na tela de status: no primeiro bônus, você que bater várias vezes nos robotizadores para liberar os amigos de Sonic. Robotnik não serve para nada, só atrapalha. No segundo bônus, você precisa detonar os dentes da réplica da cabeça de Robotnik, e depois destruí-la. No terceiro Bônus, você precisa acionar a cápsula de aprisionamento, bastando bater três vezes em cada parte. Para acessar os bônus, basta concluir as fases 1, 2 e 3.
O outro Bônus é o Multi-Ball. Para acessá-lo será necessário coletar todos os anéis de cada fase. Como não há contador de anel, fica difícil ter um controle, mas assim que todos forem pegos, na tela de status será dada a mensagem do bônus. O seu acesso é secreto, será preciso achar um círculo de estrelas. Neste bônus, são três bolas, e o seu objetivo é acertar o Crab, sempre por trás, pois na frente ele se protege com um escudo. O bônus é igual nas quatro fases. Curiosidades Jogo Americano: Sonic Spinball foi inteiramente desenvolvido pela divisão americana da Sega, o Sega Techinichal Institute. O jogo foi apressadamente traduzido para a versão japonesa, na qual as telas de status possuem pequenas diferenças, como pontos de exclamação no lugar de reticências. Além disso, quase tudo na versão japonesa acabou ficando em inglês. Chefe final mais difícil: O último chefe da versão final de Sonic Spinball ficou bem mais difícil do que era para ser na versão do Beta. No beta era possível exatamente saber quando a cabine de Robotnik estava livre. Quando isso acontecesse, as turbinas do sub-nave onde Robotnik estava, soltava um fogo que não atrapalhava o personagem. Além disso, cada ação era sinalizada na tela de status, desde a perda das garras, até o chefe ficar livre. Na versão final a única mensagem dada é "Smell my Socks". Archie Comics: A Archie Comics é uma editora de gibis americanas e que acabou com autorização da Sega produzindo comics de Sonic. Como só os jogos dava pouca história, eles acrescentaram inúmeros elementos, personagens novos e história nova. Alguns dos personagens de Archie Comics aparecem em Sonic Spinball: badniks e os personagens que estão no robotizador do primeiro bônus. A Archie Comics inspirou diretamente o desenho Sonic SatAM também. Ficha Técnica
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