TAILS' SKYPATROL

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  O ano é 1995. O Mega Drive ia já começando a definhar, mas enquanto isso o Game Gear ganhava diversos títulos. Dentre eles, Tails' SkyPatrol, segundo jogo exclusivo do Tails (o primeiro havia sido Tails and the Music Maker para Sega Pico), lançado pela Sims & Jsh. É um game muito raro, que passou desconhecido aqui no Brasil. Aliás, Tails SkyPatrol somente foi lançado no Japão. Você joga com Tails e deve enfrentar diversos desafios pelas fases, a fim de prender uma esquadrilha que tem causado grande caos. É um game um tanto diferente do restante da série, mas nem por isso menos divertido.

Novidades

  Tails' SkyPatrol é um jogo totalmente diferente do estilo Sonic. Você não irá correr, destruir monitores e passar pela plaqueta, terminando a fase. O game traz  uma jogabilidade bem diferente daquilo que nos acostumamos ver. O game tem como principal personagem o Tails, é claro. O game se passa nos céus... Como assim nos céus? Simples. Tails estará o game inteiro voando. E em hipótese alguma você deve fazê-lo cair, ou colidir em paredes ou inimigos. Podemos comparar o jogo com aqueles Shooters horizontais, onde o personagem deve atirar nos inimigos e desviar dos obstáculos. Claro que não possuímos armas que atiram, e os obstáculos aqui são bem mais presentes. Além de mover Tails para desviar dos obstáculos, você conta com a ajuda de uma Ring, que será muito importante.

  Dessa vez, não coletamos Rings para ganhar vidas, ou não perdê-las. Aqui, Tails sempre carregará um anel que não é propriamente uma ring nos moldes dos jogos anteriores. Ele será importante para diversas atividades ao longo da fase. Ao encostar a Ring em alguns obstáculos, é possível interagir com eles. Tails pode rodar em espiral, segurar-se em um carrinho ou até mesmo numa bigorna, para cair mais rápido. Tudo isso pode lhe ajudar ou atrapalhar. Você pode desde achar caminhos secretos com vidas, ou acabar batendo numa parede e perdendo vida.

  Em Tails Sky Patrol, todo cuidado é pouco. Você pode perder vida de diversas maneiras. Tails possui uma barra de energia, que se esgota rapidamente, dependendo das ações que você executa. Quando essa barra acaba, Tails despenca e cair no chão, perdendo uma vida. A única solução, é encontrar e coletar pequenos doces que estão espalhados pela fase. Eles completarão um pouco seu nível de energia (vide a tela de jogo acima). Além da energia, existe um cuidado maior quanto aos inimigos. Colidindo num inimigo, Tails começa a rodopiar em direção ao chão. Para que você não caia, é preciso apertar o botão 1. Tails irá fazer uma manobra e retomar seu curso, mas você irá consumir um pouco de energia. Você também pode jogar sua Ring no inimigo, destruindo-o. Basta apertar o botão 2, para que Tails jogue sua Ring para longe. Lembre-se que o número de inimigos aumenta a cada fase, deixando o jogo mais difícil.

  Ao chegar no final de uma fase, um chefe sempre estará te aguardando. O objetivo é prendê-los (não é à toa que o game se chama Tails Skypatrol, já que o Tails faz parte de uma patrulha que prende inimigos), para assim salvar aquela área, infestada de monstros. A batalha acontece em pleno céu, e o chefão estará sempre movendo-se e atacando. Você precisa encostar com a Ring precisamente no monstro. Ele ficará preso por um curto tempo. Aproveite para jogá-lo em algum obstáculo pela fase. Fazendo isso várias vezes, você irá finalmente prender o chefe da área. Lembre-se de jogá-lo em algum obstáculo. Se jogá-lo no ar, nada acontece.

  O inimigo do jogo, como será visto no Enredo, não é Dr. Eggman e seus badniks. Na realidade este é um game que tem como vilão principal uma vilã: uma espécie de bruxa chamada Witchcart, com outros três aliados: Focke-Wulf, Bearenger e Carrotia. O jogo não conta com contador de tempo e a tela do game é do tipo que vai andando. Ou seja, você tem que se adaptar ao jogar para não ir andando muito adiantado, nem ficar muito pra trás. Isso facilita a ser atingido por obstáculos (e, acredite, não é agradável receber uma placada na cabeça, logo na primeira fase há algumas delas e você deve passar exatamente quando a placa estiver de lado).

  Eis os itens do jogo:

Bala: Servem para repôr a barra de energia.
Invencibilidade: Tails fica invencível, só não ficando a salvo de obstáculos.
Balão: Quando você está numa área muito em baixo e precisa subir rapidamente de uma vez, é só pegar ele.
Vida: Rende uma vida extra.
Cristal: Embora pareça Esmeralda, o manual chama de Cristal (segundo o manual são os animais da ilha transformados em Cristal). Serve apenas para render pontos.
Sino: Serve para salvar o local da fase. Quando você morrer voltará de lá.
Contador de Vidas: Você começa com 2. Zerando é dada a tela de Continue. Os Continues são infinitos.
Barra de Energia: Quando cheia é amarela e quando vazia é vermelha. Você não pode deixar ficar vermelha à medida que você vai voando ou sendo atingido por badniks.

Enredo

  O enredo de Tails SkyPatrol está apenas descrito no manual japonês. Não se sabe se as traduções que chegaram na internet são fidedignas. Tails terminava mais uma aventura com o Sonic e resolve seguir seu rumo, até encontrar uma ilha com uma enorme ferrovia. O que uma ferrovia faria no meio de uma ilha? Bom, Tails logo desconfiou que só poderia ser mais um plano de Dr. Eggman. De repente Tails notou que alguém vinha vindo pela ferrovia e se escondeu atrás de um arbusto. Quando menos reparou, não era Eggman, mas uma senhora chamada Witchcart, que havia invadido a ilha e afirmou que iria transformar todos os seus habitantes (os pobres e indefesos animaiszinhos) em cristais. Tails se determinou em ser o Patrulheiro da Ilha e deter os planos de Witchcart. Para isso ela contará com a ajuda de uma quadrilha: Focke-Wulf, Bearenger e Carrotia. Conseguirá Tails ser um patrulheiro de sucesso e salvar a Ilha? Aventure-se neste game e descubra!

Análise Técnica

  Tails' Skypatrol é um game diferente. Os gráficos do jogo são bem agradáveis, bem coloridos, dando um bom visual gráfico que explora bem o potencial do Game Gear. A construção das fases é relativamente complexa, cheia de obstáculos e engenhocas (tudo feito para tornar o game mais difícil). Não apresenta bugs, de modo que o jogo se mostra bem acabado. As músicas são bem simples, mas agradáveis, mas possuem um pequeno problema: a duração delas é curta e como as fases são relativamente longas, a música repete muitas vezes. A jogabilidade é o fator diferencial do game: como não é um jogo em que você anda com o Tails pelo cenário, pula, voa aos moldes dos demais games, a jogabilidade é inédita. Exige uma leve destreza, pois não é tão simples assim desviar dos obstáculos. E muitas vezes você será forçado a acelerar o ritmo para se manter uma boa posição na tela: ficar nos cantos aumenta o risco de você ser supreendido por um obstáculo. Os chefes são relativamente difíceis de se enfrentar. Quanto ao fator diversão e replay, o jogo é divertido e garante um bom replay.

Personagens e Habilidades

  Dos aliados (ou do bem), somente Tails aparece em Tails' Skypatrol. Dos inimigos, são 4: Focke-Wulf, Bearenger, Carrotia e Witchcart. Tails anda sempre com um anel, que não é exatamente o mesmo conceito de ring dos demais games. Podemos fazer um paralelo: Tails porta sempre o anel, assim como em Knuckles' Chaotix, mas diferente de Chaotix, o anel é usado para atacar inimigos e interagir com o cenário. Eis as habilidades do game:

Voar: Habilidade normal de Tails. Fique de olho na barra localizada no canto superior esquerdo da tela. Ela mostra sua energia e se a barra esgotar, Tails irá cair (e morrer). Para recuperar energia, basta coletar doces que estão espalhados pela fase.

Rodopiar: Habilidade bem importante. Ao ser atingido por um inimigo, Tails começará a cair. Apertando o botão 1 ou 2, é possível rodopiar e voltar ao trajeto.

Ring: O Ring é a arma principal de Tails. Com ela, ele pode usar vários obstáculos a seu favor. Encostando com o Ring num desses obstáculos, é possível pegar impulso ou cair rapidamente, achando passagens secretas e itens. Além disso, é possível atacar inimigos e chefes. Basta apertar o botão 1 ou 2. Segurando os mesmos botões o Ring gira em torno de Tails. Nos chefões, é possível prendê-los e jogá-los para algum obstáculo causando dano. Basta encostar o Ring no chefe.

Ir Devagar: Para ir devagar é só apertar o direcional para trás. É útil para passar pelas placas ou evitar um obstáculo.

Ir Rápido: Para ir rápido é só apertar para frente.

Fases

  Tails Sky Patrol é um game bem curto, possuindo ao total cinco fases, com uma duração relativamente longa e difíceis. Prepare-se para perder vidas...e também a paciência. O lado bom é que os Continues são infinitos. Então vamos à ação! Eis as fases:

Training Area: É uma zona introdutória, sem inimigos e com todos os itens do jogo disponíveis para você pegar o jeito do game. O mais difícil é passar pelas placas. Você pode passar por elas em qualquer posição. Só não pode deixar ela girar. Por isso, você pode usar várias técnicas: ir devagar quando ela estiver de lado e quando estivwr para girar acelerar. A zona lembra a Green Hill Zone, com suas palmeiras e paisagem tropical. Por ser uma área de treinamento, não possui chefe.
Rail Canyon: Uma floresta infestada de monstros. Uns bem conhecidos, como a tartaruga que joga bombas, que apareceu em Sonic The Hedgehog 2 de Mega Drive.

Chefe: Focke-Wulf, um lobo em cima de uma moto à jato. Tome cuidado com suas bombas e acerte-o sempre que puder. Se sua energia estiver acabando, pegue alguns doces em cima dos arcos.

Ruin Wood: Outra fase com árvores e bastante verde. Além disso, a fase possui blocos bem coloridos, que deixam o caminho mais estreito.

Chefe: Bearenger, um coiote em cima de um foguete. Tome mais cuidado com o pequeno espaço da fase do que com o chefe e aproveite para agarrá-lo assim que estiver próximo da parede, para que ele colida.

Metal Island: Fase parecida com a Sky Fortress de Sonic The Hedgehog 2 para Mega Drive. Tome cuidado com as hélices. Além de fazer você perder vida, ela te joga para várias direções.

Chefe: Carrotia, uma coelha em cima de uma cenoura voadora. Estranho, não? Tome cuidado com seus beijos e acerte-a normalmente. Quase não há obstáculos, então não é uma boa idéia agarrá-la.

Dark Castle: Última fase e mais difícil. Toda escura, cheia de obstáculos e inimigos. Tenha muito cuidado pois você poderá perder todas suas vidas facilmente.

Chefe: Witchcart. Tome cuidado com seus golpes, e com o chão que é bastante irregular. Mesmo assim, atacá-la não é difícil, pois ela está bem próxima do chão.

Curiosidades

Apenas Tails: Tails' SkyPatrol é um game em que não existe nenhum elemento da saga Sonic The Hedgehog, praticamente. Não temos a presença de Eggman e muito menos Sonic é citado. Isso talvez pode ser atribuído ao fato da empresa SIMS & JSH ter produzido o game, contando que o sucesso de Tails era muito grande.

Exclusividade Nipônica: Tails' SkyPatrol é um game exclusivo do Japão. O Ocidente só conheceu o jogo oficialmente após ser relançado em Sonic Adventure DX e Sonic Gems Collection.

Vilã feminina: Esse é o primeiro e único jogo da série Sonic onde o vilão principal é uma vilã.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Tails' SkyPatrol
Plataforma: Game Gear
Gênero: Aventura
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: SIMS & JSH
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 28/04/1995
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 7,5
Jogabilidade: 7,5
Diversão: 7,5
Nota Média: 8,1
Nota Geral: 8,0
Prós: Jogo protagonizado por Tails. Gráficos coloridos e decentes. Desafiador. Divertido nas horas vagas.

Contras: Poucas fases. Jogabilidade poderia ser melhor. Som é decente, mas fica devendo. Nenhuma relação com a saga Sonic The Hedgehog.

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Por: HKº

Atualizado em: 13/09/2015