Game Genie é um acessório do Mega Drive, Master System e Game Gear que serve para fazer truques inéditos, através de
códigos. Usando o Game Genie é possível fazer raridades, como por exemplo jogar
Hidden Palace em Sonic 2 final ou jogar com o Sonic sombra, dentre outros.
Funciona também nos emuladores Gens e Kgen, os quais você aprende mais para
baixo. No caso dos 8 bits, não funciona no emulador Meka, por não ter esta
função.
.: CÓDIGOS GENIE PARA MASTER SYSTEM E GAME GEAR |
Sonic 1
007-01A-3BE - vidas
infinitas
3A0-21C-2A2 - nunca
perca anéis
003-F8C-3B7 - pare o
tempo
093-7DE-E66 - comece
com 9 vidas
003-8CE-5D4 +
033-88E-91A - comece em Bridge Zone, Act 1
003-8CE-5D4 +
063-88E-91A - comece em Jungle Zone, Act 1
003-8CE-5D4 +
093-88E-91A - comece em Labyrinth Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 0A3-88E-91A -
comece em Labyrinth Zone, Act 2
003-8CE-5D4 + 0C3-88E-91A -
comece em Scrap Brain Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 0F3-88E-91A -
comece em Sky Base Zone, Act 1
0A7-16B-A29 + 4D7-17B-F77 - jogue na Green Hill Zone com a
música da Marble Zone
035-E7A-E6A - Green Hill "noturna"
009-1AA-6E2 - Sky Base sem raios
056-EAA-E62 - Jungle Zone "noturna"
007-5DA-E68 - Labyrinth Zone 1 sem água
007-82A-E68 - Labyrinth Zone 2 sem água
007-A7A-E68 - Labyrinth Zone 3 sem água
046-A3A-D5A - Bridge Zone 2 sem correr o cenário
047-12A-6E2 - Jungle Zone 2 sem correr o cenário
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=YEYIcKqKNgU
Sonic 2
009-04F-3BE - vidas infinitas
3A7-E4C-2A2 - não perca anéis
092-B8D-E66 - começar com 9 vidas
001-12D-3B7 - parar o tempo
3E2-E4D-3B4 + 012-E5D-E69 - começar no act 2
3E2-E4D-3B4 + 022-E5D-E69 - começar no act 3
Sonic Chaos
008 3BD E6E - Tempo infinito
3A9 DCB 2A2 - nunca perca anéis
996 93C E66 - comecar com 99 vidas (Sonic)
994 23E E66 - começar com 99 continues (Sonic)
996 99C F7E - começar com 99 vidas (Tails)
994 28E F7E - começar com 99 continues (Tails)
3A6 24E 2A2 - começar com vidas infinitas
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Sonic em Gigapolis Zone
056 93C E66 + 3D6 9EC 08F - Sonic em Sleeping Egg Zone
056 93C E66 + 006 9EC 08F - Sonic em Mecha Green Hill Zone
056 93C E66 + 3C6 9EC 08F - Sonic em Aqua Planet Zone
056 93C E66 + 056 93C E66 - Sonic em Electric Egg Zone
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Gigapolis Zone
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Sleeping Egg Zone
006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Mecha Green Hill Zone
3D6 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Aqua Planet Zone
006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Electric Egg Zone
Sonic Triple Trouble
003 E0E E6E - vidas infinitas
99A E6E E66 - comece com 100 vidas
3A8 E4C 2A2 + 3A8 E7C 2A2 - anéis infinitos
3E3 A4E 082 + 023 A5E F77 +
003 A6E A2D - termine a primeira parte do
ato, e já pule direto ao próximo
0AA EBE E6E - comece com 10 continues
3A5 60E 2A2 - continues infinitos
00F 88D 3B7 - tempo infinito
.: CÒDIGOS GENIE E PRO ACTION REPLAY PARA MEGA DRIVE |
Sonic the Hedgehog
ATBT-AA32 - código mestre -
deve ser feito antes de aplicar qualquer código
AE0T-CABE - uma vez invencível, sempre invencível (pegue um monitor)
SCRA-BAX0 - cada anel conta como 8
HCRA-BAX0 - cada anel conta como mais de 1000
GJ6A-CA7A - vidas infinitas (não perde vida quando você morre)
AY3T-BA4R - comece com 5 esmeraldas
DDLT-AAGL - pulo super alto
BDLT-AAGL - super pulo
AEOT-CABY - quando pegar o "velocidade" fique até o final da fase
AH99-8AH4 - Debug mode (não
precisa do código mestre)
Sonic the Hedgehog Rev
00
JATT-ARNC - Green Hill de
noite
JATT-ARNW - Marble Zone de noite
YATT-AGNW - Marble alá
Green Hill
YATT-AGPC - Spring Yard
Brasil
JATT-ARPC - Spring Yard de
noite
JATT-ARNL - Labirinth Zone
cinza (igual à Scrap Brain 3 final)
YATT-AGPL - Scrap Brain 1
de ouro e de dia
JATT-ARPL - Scrap Brain BP
BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da
Labirinth (monitor óculos não faz nada)
A82A-NPPA - Monitor "S" no começo
da Green Hill 1 (monitor S não faz nada)
Sonic the Hedgehog
Rev 01
KATT-ARNL - Green Hill de
noite
JATT-ARNW - Marble Zone de noite
ZATT-AGN4 - Marble Zone alá
Green Hill
ZATT-AGPL - Spring Yard Brasil
KATT-ARPL - Spring Yard de noite
KATT-ARNW - Labirinth Zone cinza (igual à
Scrap Brain 3 final)
ZATT-AGPW - Scrap Brain 1 de ouro e de dia
KATT-ARPW - Scrap Brain BP
A82A-NPPA - Monitor "S" no começo da Green
Hill 1 (monitor S não faz nada)
BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da
Labirinth (monitor óculos não faz nada)
Vídeo de demonstração:
http://www.youtube.com/watch?v=BrAu46YrGDQ. Incrível, não? Você não
precisa hackear o Sonic 1 para jogá-lo de modo diferente
OBS: alguns
códigos do REV 00 também funcionam no REV 01 e vice-versa... os códigos
do "Sonic the Hedgehog" funcionam em ambas as versões
Sonic the Hedgehog 2
Existem dois
tipos de códigos para o Sonic 2, dependendo da versão do jogo. Tente sempre o
primeiro código (Rev 01, a mais comum). Se este não der, utilize o segundo (Rev
00), quando houver.
1) Códigos Gerais
AH99-8AH4 - Debug mode (não
precisa do código mestre)
SAST-DA1A / SATA-DATJ - cada anel conta como 8
JW3A-CA4J / JW3A-CA4Y - vidas infinitas
FVVT-CAE2 - pulo alto
EBVT-CAE2 - super pulo e o Sonic flutua na água
CBVT-CAE2 - mega pulo e o Sonic flutua na água
ALTA-CA8N / ALTA-CA82 - fique invencível e invisível depois de ser atingido.
Tem que ter anéis.
ALTA-CA9J / ALTA-CA9Y - uma vez invencível, fique invencível para o resto
da fase
AH2T-CAH6 / AH2T-CAHN - precise de só um anel para ativar fase especial
ACZT-CACA / ACZT-CACN -
Super Sonic sem esmeraldas e anéis (é bugado, o Sonic não fica amarelo e é
preciso usar o debug mode porque o sprite trava)
SEST-D11A - Não pode
receber anéis, exceto pelos monitores
SAST-D11A - Cada anel
conta como 20
00448A:0003 (Patch Code) -
Jogar com o Sonic e Tails na Death Egg
2) Fases Secretas
Para ativar as fases
secretas de Sonic 2, você precisa inserir o código genie, e depois acessar a
seleção de fases e ativar o Debug Mode e entrar nas fases que for pedido,
com A + Start. Só funciona na Rev. 01:
ACLA-ATD4 - vá à
Hidden Palace! Ative a seleção de fases. Depois ative o Debug Mode. Depois
de tudo aplique o código e entre com A + START em Death Egg só funciona na Rev
01
ACLA-AED8 - Emerald Hill
com as cores da Wood Zone (acesse no Sound Test, pelo mesmo procedimento acima)
ACLA-AWD8 - Emerald Hill
com música de Sky Chase e o Tails nos ícones de vida (acesse Sound Test, mesmo
procedimento)
CNWT-JJHT - Hill Top com as cores
da Emerald Hill
CAWT-J0E6 - Emerald Hill com as
cores de Hill Top
CJWT-JYGN - Metropolis com as
cores de Sky Chase
CNWT-KAHE - Wing Fortress com as
cores de Death Egg
ABBT-CYA2 - de Hidden Palace Zone
1 pule para Oil Ocean Zone 1
ABBT-CTBG - de Metropolis Zone 1
pule para Hidden Palace Zone 1
VBCT-BC6E - Sem água na Hidden
Palace
VDAA-BC84 - Hidden Palace sem
fundo (você não morre no abismo)
TDAA-A8R0 - Limitar Hidden Palace
ACGT-64EW - Colocar placa de fim
de ato na Zone 1
JCGT-7ANR - Colocar a placa na
posição certa
AJ0A-AEB4 - Mudar a paleta de
cores de Hidden Palace Zone 1
Sonic 2 Beta
1) Códigos Gerais
AFMA-K6LL - Colocar a
cápsula de aprisionamento no final do ato 1 de Hidden Palace.
XC0T-AAC4 -
corrige o bug de 100 anéis (ganha vida em vez de tocar outra música)
NN7T-AAA4 - inicia
com 99 vidas
SC0T-BAVC - cada
anel conta como 8
2) Fases Perdidas
AA7A-ANGY - fase
perdida com a música de Emerald Hill 2P AA7A-AWGY - fase perdida com a música de Sky Chase
AA7A-AGGY - fase
perdida com a música de Oil Ocean
AA7A-ACGY - fase
perdida com a música de Emerald Hill
OBS: acesse-as na Green Hill
Zone Stage 0 com A+Start
Sonic 2 Early Prototype
AH99-8AH4 -
Debug Mode, para ativá-lo basta apertar A + START na tela título ou
qualquer fase (na seleção de fases)
A9AT-CAG2 -
Adicione o crocodilo e outros caracteres na Emerald Hill
JATT-ARNL -
cenário "noturno" (com bugs)
GATT-ARNJ
- cores diferentes (Emerald Hill fica com cor de "deserto").
A82A-NPPA - 2
players (acesse segurando A+B+START se tiver debug mode) só nas fases
Scrap Brain, Green Hill, Final Zone e Star Light.
JATT-ARNP - jogue
com cures diferentes KITT-ARNL - jogue sem objetos, apenas anéis
Sonic the Hedgehog 3
1) Códigos Gerais
AH99-8AH4 - Debug mode (não
precisa do código mestre)
AA6T-AAXC - código para seleção de fases
- Segure A+START na tela título
SCGT-DAYL - cada anel conta como 8
AWHA-CA92 - não perde
anéis
ACGA-AA8T - 1 esfera
para pegar a esmeralda
BLGT-CAE0 - vida extra depois de dez anéis em vez de 100
HCGT-DAZY - 16 vidas extras depois de 200 anéis
9L5A-CBHN - os "Super Rings" valendo 999 anéis
AJZA-CA8N - Super Sonic não perde anéis com o tempo
AJ3A-CA7A - vidas infinitas
ATST-CA38 - caminhe sobre a água
FFFF0A:0004 (Patch Code) - Desativar
Insta-Shield e bug na Angel Island
JT4T-AA3C - bug na tela-título e fases não entram
2) Menus do Sonic 2
ET6T-AADL - acesse o menu
de Options de Sonic 2. Basta entrar no modo Competition
DT6T-AADL - acesse a tela
de 2P VS. Basta entrar no modo Competition.
Curiosidade: é
possível fazer a seleção de fases no menu de Options do Sonic 2. Ele ativará
o Sound Test (19, 65, 09, 17). No Sound Test (seleção de fases também), é
possível ainda ativar o Debug Mode (1, 9, 9, 2, 1, 1, 2, 4). O Código de
Super Sonic não dá certo.
3) Acessar as fases de
Sonic & Knuckles
ABZA-AJE8 - Flying Battery
Act 1
AFZA-AJFA - Flying Battery
Act 2
ABZA-ARFL - Mushroom
Valley Act 1
AFZA-ARFN - Mushroom
Valley Act 2
ABZA-ATFR - Sandopolis Act
1
AFZA-ATFT - Sandopolis Act
2
ABZA-AWFW - Lava Reef Act
1
AFZA-AWFY - Lava Reef Act
2
ABZA-AYF0 - Sky Sanctuary
Act 1
AFZA-AYF2 - Sky Sanctuary
Act 2
ABZA-A0F4 - Death Egg Act
1
AFZA-A0F6 - Death Egg Act
2
ABZA-A2GG - The Doomsday
ABZA-AJE8 + W4ZT-LE0R
+ 3CZT-LJ8W - Flying Battery Act1 100% liberada
AFZA-AJFA + W4ZT-LE1G
+ 3CZT-LJ9L - Flying Battery Act2 100% liberada
Como acessar:
você vai usar o código genie e entrar na fase correspondente na seleção de
fases. As fases que não aparecem, acompanhe a imagem abaixo. A Lava Reef
entra no primeiro 2P VS, a Sky Sanctuary no segundo, a Death Egg no terceiro
e Doomsday no Sound Test.
Sonic & Knuckles
AH99-8AH4 - Debug mode (não
precisa do código mestre)
CEMA-B6JY - muitos coisas são invisíveis, até mesmo anéis
Z2GT-CA5W - super velocidade
HXRT-AA6A - tempo infinito
NTPT-CA50 - Super Knuckles e Super Sonic não perdem anéis com o tempo
RGSA-A6YY - Só precise de 1 esfera azul para a esmeralda na fase especial
4ANA-CRAO - super salto (Sonic)
2ANA-CWAO - hiper salto (Sonic)
AANA-C4A0 - mega salto (Sonic)
PV5T-CRCR - super salto (Knuckles)
AB5T-CWCR - hiper salto (Knuckles)
AB5T-C2CR - mega salto (Knuckles)
AANT-CAGY + AB6A-CAHR - fique Super Sonic sem qualquer esmeralda
AB6A-CACL + AB6A-CAHR - fique Super Kncuckles sem qualquer esmeralda
CA7T-AAE4 - "Noob Saibot" Sonic/Tails/Knuckles
com cor preta
AANA-DYYY - não gire
quando pular
AWXT-CADA - chuva de anéis quando Sonic é atingido
AENT-CAHL - 1 anel para virar Super Sonic
AF6A-CADA - 1 anel para virar Super Knuckles
Sonic 2 & Knuckles
HWLX-GA2Y - tempo infinito
AE5X-AAFY - comece com só 1 vida em vez de 3
JV1D-CA6W - vidas infinitas
ABWD-C2DC - mega pulo
RE8A-A60W + RE8A-A60G - seleção de
fases
AB6X-ATBR - vá para Hidden Palace (ative Debug Mode
e selecione Special Stage com A + Start)
AB6X-ACBR - Emerald Hill com as cores da Wood Zone
Sonic 3 & Knuckles
Tente os códigos de Sonic 3 e
Sonic & Knuckles
AWXT-CAXA - Anéis não giram
quando você é acertado (Bem inútil)
AALA-AAA8 - Música
continua quando o jogo é pausado
AAXT-CBA4 - Pés do Sonic
sem girar
AAXT-CEA4 - Pés do Sonic
sempre girando
ZA7T-AAY8 - Personagens
brancos
AAPT-CEB0 - Sonic não pode
pegar anéis, mas também não é atingido por inimigos (sprite parado)
AWXT-CAAY - Anéis voam
para cima quando é atingido
AA7T-AAP2 - Jogar de "noite"
AANA-DYY2 - Ao pular
o personagem vira para a esquerda
96BA-CAG6 - Mantenha
escudos (fogo, água, raio) quando bater
AAMA-DAAC - Spin Dash só
rola no lugar
RENT-C6V6 - Sonic sempre
pode usar Fireball (pule 2x)
RENT-C6YA - Sonic sempre
pode saltar em dobro (pule 2x)
AAPT-DBHT - Aperte para
baixo para Spindash
ABNT-CA54 - Tails corre
mais rapidamente
ACCT-CA2R - Não pode se
afogar
SBJA-HAV2 - Anéis valem 8
nas fases especiais para Sonic
SBJA-HAV8 - Anéis valem 8
nas fases especiais para Tails
AX99-8AAL - Sonickles ou Blue Knuckles! Entre no slot do Sonic e você terá a cor do Sonic no
sprite do Knuckles. (aparecerá a opção 04 na seleção de fases
006B68:0A94 - Red Sonic. Entre com Knuckles e
você jogará com o Sonic vermelho (Patch Code).
Y26A-AAAG - Sonic negro. Com esse código
Sonic ficará com sprite preto.
AP2A-DAEE - Ao planar, o Knuckles irá subindo
ao invés de descer!
WAPT-D2B0 - Super velocidade (vale para todos
os personagens); OBS: o sprite do personagem fica "louco"
AX5S-8AC9 - Super Sonic Azul
(o sprite travará, use com Debug Mode junto)
1APT-CBH0 -
Esmeralda fácil. Basta na fase apertar PARA BAIXO quando o personagem estiver
parado. Porém com o código ativado não poderá dar SpinDash. Recomendável após
ter as 7 Esmeraldas, desativar o código. É possível apertar para baixo em
movimento.
Os códigos abaixo só
funcionam em emuladores. Não são códigos Genie.
00380A:0A49 -
Dark Sonic
011816:07D0 - Super Salto 1
011816:09C0 - Super Salto 2
011816:0D00 - Super Salto 3
011816:1A00 - Super Salto 4
00380A:4E96 - Shadow
0119DC:0000+011A3E:0000 - Hyper Sonic
0119EA:0001 - Hyper Sonic com 1 anel
015140:0000 - Super Tails
015148:0000 - Super Tails com 1 anel
01784A:0000+0178EE:0000 - Hyper Knuckles
017860:0001 - Hyper Knuckles com 1 anel
011B76:6064 - Não perder anel
Sonic Spinball
AFBT-4AHR - comece com 1 vida em vez de 3
AKBT-4AHR - comece com 2 vidas
AZBT-4AHR - comece com 5 vidas
A7BT-4AHR - comece com 7 vidas
AXBA-4A4T - vidas infinitas
AFBT-5N7G - comece em Lava Powerhouse
AKBT-5N7G - comece em the Machine
APBT-5N7G - comece em Showdown
AC1T-NHGF - Sem criaturas
na primeira fase
AXST-8A5L - Bolas
ilimitadas em todos os rounds bônus
Sonic 3D Blast
AJCA-AABY - demonstração ininterrupta
AJLA-AACG - "congele" animações
AJNA-AA32 - seleção de fases
AJNA-AAWT - Sonic invisível
MA3A-AAAT - SpinDash eterno (inclusive para a
demonstração)
AADA-AAAE - Saltar de nível
.: CÓDIGOS GENIE PARA 32X |
Knuckles' Chaotix
Códigos Genie para 32X são muito
raros de achar porque não foram feitos originalmente, eles foram criados por
fãs! Os códigos foram descobertos
pelo usuário Tony Headstrom, conforme colocado no fórum Sonic Retro. Existe
um código para a versão Americana (NTSC) e outro para as demais (incluindo a
brasileira, Pal).
1) NTSC
SAXT-DTWA - Anéis contam como 4
AL2A-EA2J - Tempo Infinito
BC2A-EB2L - Tempo Infinito/Contador de Anéis não chegará a zero
RE8T-A6XN + AN8T-AAE0 - Ative o Level Select
RFHA-A6TY + RFHA-A6W8 + AJLT-CA8W - Ative o Debug
Mode
AAPT-CAF4 - Chame o parceiro sem perder 10 anéi
SAPT-CNF2 - Ganhe 10 anéis ao chamar o seu parceiro (incompatível com
o acima)
SAPT-CNF2 + NTPT-CAF4 - Ganhe 100 anéis ao chamar o seu
parceiro (incompatível com o AAPT-CAF4)
AC9A-BAGR - Super pulo do Knuckles
AEYA-CAG2 + AEDA-CADJ + AEET-CABA - Acesse o
Special Stage com apenas 1 anel2)
PAL
AL2A-EA68 - Tempo Infinito
SAXT-DTWW - Cada anel conta como 4
BC2A-EB7A - Tempo infinto + "anéis infinitos" (o
contador não zera)
Fonte:
http://info.sonicretro.org/Cheat_Codes:Knuckles%27_Chaotix
.: COMO UTILIZAR OS CÓDIGOS EM
EMULADORES? |
1.
No Gens
1. Vá ao meno File (Arquivo) >>
Game Genie
2. Digite o código em
"CODE"
3. Depois aperte em ADICIONAR (ADD)
4. Depois dê OK e abra o jogo
2. Kega Fusion
1. Vá ao menu File (Arquivo) >>
Game Genie/PAR
2. Digite o código em
"CODE"
3. Depois aperte em ADD CODE
4. Depois dê OK e abra o jogo
Obs: em ambos casos você tem que
ter carregado a rom. No caso do Kgen 98, aperte ESC após carregar a ROM e faça
o procedimento. Depois de ter seguido os passos, aperte ESC de novo.
|