CÓDIGOS PARA GAME GENIE DO SONIC

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

    Game Genie é um acessório do Mega Drive, Master System e Game Gear que serve para fazer truques inéditos, através de códigos. Usando o Game Genie é possível fazer raridades, como por exemplo jogar Hidden Palace em Sonic 2 final ou jogar com o Sonic sombra, dentre outros. Funciona também nos emuladores Gens e Kgen, os quais você aprende mais para baixo. No caso dos 8 bits, não funciona no emulador Meka, por não ter esta função.

.: CÓDIGOS GENIE PARA MASTER SYSTEM E GAME GEAR

Sonic 1

007-01A-3BE - vidas infinitas
3A0-21C-2A2
- nunca perca anéis
003-F8C-3B7
- pare o tempo
093-7DE-E66
- comece com 9 vidas
003-8CE-5D4 + 033-88E-91A - comece em Bridge Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 063-88E-91A - comece em Jungle Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 093-88E-91A - comece em Labyrinth Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 0A3-88E-91A - comece em Labyrinth Zone, Act 2
003-8CE-5D4 + 0C3-88E-91A - comece em Scrap Brain Zone, Act 1
003-8CE-5D4 + 0F3-88E-91A - comece em Sky Base Zone, Act 1
0A7-16B-A29 + 4D7-17B-F77 - jogue na Green Hill Zone com a música da Marble Zone
035-E7A-E6A
- Green Hill "noturna"
009-1AA-6E2 - Sky Base sem raios
056-EAA-E62 - Jungle Zone "noturna"
007-5DA-E68 - Labyrinth Zone 1 sem água
007-82A-E68 - Labyrinth Zone 2 sem água
007-A7A-E68 - Labyrinth Zone 3 sem água
046-A3A-D5A - Bridge Zone 2 sem correr o cenário
047-12A-6E2 - Jungle Zone 2 sem correr o cenário

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YEYIcKqKNgU

Sonic 2

009-04F-3BE - vidas infinitas
3A7-E4C-2A2 - não perca anéis
092-B8D-E66 - começar com 9 vidas
001-12D-3B7 - parar o tempo
3E2-E4D-3B4 + 012-E5D-E69 - começar no act 2
3E2-E4D-3B4 + 022-E5D-E69 - começar no act 3

Sonic Chaos

008 3BD E6E - Tempo infinito
3A9 DCB 2A2 - nunca perca anéis
996 93C E66 - comecar com 99 vidas (Sonic)
994 23E E66 - começar com 99 continues (Sonic)
996 99C F7E - começar com 99 vidas (Tails)
994 28E F7E - começar com 99 continues (Tails)
3A6 24E 2A2 - começar com vidas infinitas
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Sonic em Gigapolis Zone
056 93C E66 + 3D6 9EC 08F - Sonic em Sleeping Egg Zone
056 93C E66 + 006 9EC 08F - Sonic em Mecha Green Hill Zone
056 93C E66 + 3C6 9EC 08F - Sonic em Aqua Planet Zone
056 93C E66 + 056 93C E66 - Sonic em Electric Egg Zone
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Gigapolis Zone
056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Sleeping Egg Zone
006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Mecha Green Hill Zone
3D6 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Aqua Planet Zone
006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Electric Egg Zone

Sonic Triple Trouble

003 E0E E6E - vidas infinitas
99A E6E E66 - comece com 100 vidas
3A8 E4C 2A2 + 3A8 E7C 2A2 - anéis infinitos
3E3 A4E 082 + 023 A5E F77 + 003 A6E A2D - termine a primeira parte do ato, e já pule direto ao próximo
0AA EBE E6E - comece com 10 continues
3A5 60E 2A2 - continues infinitos
00F 88D 3B7 - tempo infinito

.: CÒDIGOS GENIE E PRO ACTION REPLAY PARA MEGA DRIVE

Sonic the Hedgehog

ATBT-AA32  - código mestre - deve ser feito antes de aplicar qualquer código
AE0T-CABE - uma vez invencível, sempre invencível (pegue um monitor)
SCRA-BAX0 - cada anel conta como 8 
HCRA-BAX0 - cada anel conta como mais de 1000
GJ6A-CA7A - vidas infinitas (não perde vida quando você morre) 
AY3T-BA4R - comece com 5 esmeraldas
DDLT-AAGL - pulo super alto
BDLT-AAGL - super pulo
AEOT-CABY - quando pegar o "velocidade" fique até o final da fase
AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)

Sonic the Hedgehog Rev 00

JATT-ARNC - Green Hill de noite
JATT-ARNW - Marble Zone de noite
YATT-AGNW - Marble alá Green Hill
YATT-AGPC - Spring Yard Brasil
JATT-ARPC - Spring Yard de noite
JATT-ARNL - Labirinth Zone cinza (igual à Scrap Brain 3 final)
YATT-AGPL - Scrap Brain 1 de ouro e de dia
JATT-ARPL - Scrap Brain BP
BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da Labirinth (monitor óculos não faz nada)
A82A-NPPA - Monitor "S" no começo da Green Hill 1 (monitor S não faz nada)

Sonic the Hedgehog Rev 01

KATT-ARNL - Green Hill de noite
JATT-ARNW - Marble Zone de noite
ZATT-AGN4 - Marble Zone alá Green Hill
ZATT-AGPL - Spring Yard Brasil
KATT-ARPL - Spring Yard de noite
KATT-ARNW - Labirinth Zone cinza (igual à Scrap Brain 3 final)
ZATT-AGPW
- Scrap Brain 1 de ouro e de dia
KATT-ARPW - Scrap Brain BP
A82A-NPPA - Monitor "S" no começo da Green Hill 1 (monitor S não faz nada)
BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da Labirinth (monitor óculos não faz nada)

 Vídeo de demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=BrAu46YrGDQ. Incrível, não? Você não precisa hackear o Sonic 1 para jogá-lo de modo diferente
 OBS: alguns códigos do REV 00 também funcionam no REV 01 e vice-versa... os códigos do "Sonic the Hedgehog" funcionam em ambas as versões

Sonic the Hedgehog 2

 Existem dois tipos de códigos para o Sonic 2, dependendo da versão do jogo. Tente sempre o primeiro código (Rev 01, a mais comum). Se este não der, utilize o segundo (Rev 00), quando houver.

1) Códigos Gerais

AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)
SAST-DA1ASATA-DATJ - cada anel conta como 8
JW3A-CA4J / JW3A-CA4Y - vidas infinitas
FVVT-CAE2 - pulo alto
EBVT-CAE2 - super pulo e o Sonic flutua na água
CBVT-CAE2 - mega pulo e o Sonic flutua na água
ALTA-CA8N / ALTA-CA82 - fique invencível e invisível depois de ser atingido. Tem que ter anéis.
ALTA-CA9J / ALTA-CA9Y  - uma vez invencível, fique invencível para o resto da fase
AH2T-CAH6 / AH2T-CAHN - precise de só um anel para ativar fase especial
ACZT-CACA / ACZT-CACN - Super Sonic sem esmeraldas e anéis (é bugado, o Sonic não fica amarelo e é preciso usar o debug mode porque o sprite trava)
SEST-D11A - Não pode receber anéis, exceto pelos monitores
SAST-D11A - Cada anel conta como 20
00448A:0003 (Patch Code) - Jogar com o Sonic e Tails na Death Egg

2) Fases Secretas

  Para ativar as fases secretas de Sonic 2, você precisa inserir o código genie, e depois acessar a seleção de fases e ativar o Debug Mode e entrar nas fases que for pedido, com A + Start. Só funciona na Rev. 01:

ACLA-ATD4 - vá à Hidden Palace! Ative a seleção de fases. Depois ative o Debug Mode. Depois de tudo aplique o código e entre com A + START em Death Egg só funciona na Rev 01
ACLA-AED8
- Emerald Hill com as cores da Wood Zone (acesse no Sound Test, pelo mesmo procedimento acima)
ACLA-AWD8 - Emerald Hill com música de Sky Chase e o Tails nos ícones de vida (acesse Sound Test, mesmo procedimento)
CNWT-JJHT - Hill Top com as cores da Emerald Hill
CAWT-J0E6 - Emerald Hill com as cores de Hill Top
CJWT-JYGN - Metropolis com as cores de Sky Chase
CNWT-KAHE - Wing Fortress com as cores de Death Egg
ABBT-CYA2 - de Hidden Palace Zone 1 pule para Oil Ocean Zone 1
ABBT-CTBG - de Metropolis Zone 1 pule para Hidden Palace Zone 1
VBCT-BC6E - Sem água na Hidden Palace
VDAA-BC84 - Hidden Palace sem fundo (você não morre no abismo)
TDAA-A8R0 - Limitar Hidden Palace
ACGT-64EW - Colocar placa de fim de ato na Zone 1
JCGT-7ANR - Colocar a placa na posição certa
AJ0A-AEB4 - Mudar a paleta de cores de Hidden Palace Zone 1

Sonic 2 Beta

1) Códigos Gerais

AFMA-K6LL - Colocar a cápsula de aprisionamento no final do ato 1 de Hidden Palace.
XC0T-AAC4 - corrige o bug de 100 anéis (ganha vida em vez de tocar outra música)
NN7T-AAA4
- inicia com 99 vidas
SC0T-BAVC - cada anel conta como 8

2) Fases Perdidas

AA7A-ANGY - fase perdida com a música de Emerald Hill 2P
AA7A-AWGY - fase perdida com a música de Sky Chase
AA7A-AGGY - fase perdida com a música de Oil Ocean
AA7A-ACGY - fase perdida com a música de Emerald Hill

OBS: acesse-as na Green Hill Zone Stage 0 com A+Start

Sonic 2 Early Prototype

AH99-8AH4 - Debug Mode, para ativá-lo basta apertar A + START na tela título ou qualquer fase (na seleção de fases)
A9AT-CAG2 - Adicione o crocodilo e outros caracteres na Emerald Hill
JATT-ARNL - cenário "noturno" (com bugs)
GATT-ARNJ - cores diferentes (Emerald Hill fica com cor de "deserto").
A82A-NPPA - 2 players (acesse segurando A+B+START se tiver debug mode) só nas fases Scrap Brain, Green Hill, Final Zone e Star Light.
JATT-ARNP - jogue com cures diferentes
KITT-ARNL - jogue sem objetos, apenas anéis

Sonic the Hedgehog 3

1) Códigos Gerais

AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)
AA6T-AAXC - código para seleção de fases - Segure A+START na tela título
SCGT-DAYL - cada anel conta como 8 
AWHA-CA92 - não perde anéis
ACGA-AA8T - 1 esfera para pegar a esmeralda
BLGT-CAE0 - vida extra depois de dez anéis em vez de 100 
HCGT-DAZY  - 16 vidas extras depois de 200 anéis 
9L5A-CBHN - os "Super Rings" valendo 999 anéis
AJZA-CA8N -  Super Sonic não perde anéis com o tempo
AJ3A-CA7A - vidas infinitas 
ATST-CA38 - caminhe sobre a água
FFFF0A:0004 (Patch Code) - Desativar Insta-Shield e bug na Angel Island
JT4T-AA3C - bug na tela-título e fases não entram

2) Menus do Sonic 2

ET6T-AADL - acesse o menu de Options de Sonic 2. Basta entrar no modo Competition
DT6T-AADL - acesse a tela de 2P VS. Basta entrar no modo Competition.

  Curiosidade: é possível fazer a seleção de fases no menu de Options do Sonic 2. Ele ativará o Sound Test (19, 65, 09, 17). No Sound Test (seleção de fases também), é possível ainda ativar o Debug Mode (1, 9, 9, 2, 1, 1, 2, 4). O Código de Super Sonic não dá certo.

3) Acessar as fases de Sonic & Knuckles

ABZA-AJE8 - Flying Battery Act 1
AFZA-AJFA - Flying Battery Act 2
ABZA-ARFL - Mushroom Valley Act 1
AFZA-ARFN - Mushroom Valley Act 2
ABZA-ATFR - Sandopolis Act 1
AFZA-ATFT - Sandopolis Act 2
ABZA-AWFW - Lava Reef Act 1
AFZA-AWFY - Lava Reef Act 2
ABZA-AYF0 - Sky Sanctuary Act 1
AFZA-AYF2 - Sky Sanctuary Act 2
ABZA-A0F4 - Death Egg Act 1
AFZA-A0F6 - Death Egg Act 2
ABZA-A2GG - The Doomsday
ABZA-AJE8 + W4ZT-LE0R + 3CZT-LJ8W - Flying Battery Act1 100% liberada
AFZA-AJFA + W4ZT-LE1G + 3CZT-LJ9L - Flying Battery Act2 100% liberada

Como acessar: você vai usar o código genie e entrar na fase correspondente na seleção de fases. As fases que não aparecem, acompanhe a imagem abaixo. A Lava Reef entra no primeiro 2P VS, a Sky Sanctuary no segundo, a Death Egg no terceiro e Doomsday no Sound Test.

Sonic & Knuckles

AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)
CEMA-B6JY - muitos coisas são invisíveis, até mesmo anéis
Z2GT-CA5W - super velocidade
HXRT-AA6A - tempo infinito 
NTPT-CA50 - Super Knuckles e Super Sonic não perdem anéis com o tempo
RGSA-A6YY - Só precise de 1 esfera azul para  a esmeralda na fase especial 
4ANA-CRAO - super salto (Sonic)
2ANA-CWAO - hiper salto (Sonic)
AANA-C4A0 - mega salto (Sonic)
PV5T-CRCR - super salto (Knuckles)
AB5T-CWCR - hiper salto (Knuckles)
AB5T-C2CR
- mega salto (Knuckles)
AANT-CAGY + AB6A-CAHR - fique Super Sonic sem qualquer esmeralda 
AB6A-CACLAB6A-CAHR - fique Super Kncuckles sem qualquer esmeralda 
CA7T-AAE4 - "Noob Saibot" Sonic/Tails/Knuckles com cor preta
AANA-DYYY - não gire quando pular
AWXT-CADA - chuva de anéis quando Sonic é atingido
AENT-CAHL - 1 anel para virar Super Sonic
AF6A-CADA - 1 anel para virar Super Knuckles

Sonic 2 & Knuckles

HWLX-GA2Y - tempo infinito 
AE5X-AAFY  - comece com só 1 vida em vez de 3 
JV1D-CA6W - vidas infinitas 
ABWD-C2DC - mega pulo
RE8A-A60W + RE8A-A60G - seleção de fases
AB6X-ATBR - vá para Hidden Palace (ative Debug Mode e selecione Special Stage com A + Start)
AB6X-ACBR - Emerald Hill com as cores da Wood Zone

Sonic 3 & Knuckles

Tente os códigos de Sonic 3 e Sonic & Knuckles

AWXT-CAXA - Anéis não giram quando você é acertado (Bem inútil)
AALA-AAA8 - Música continua quando o jogo é pausado
AAXT-CBA4 - Pés do Sonic sem girar
AAXT-CEA4 - Pés do Sonic sempre girando
ZA7T-AAY8 - Personagens brancos
AAPT-CEB0 - Sonic não pode pegar anéis, mas também não é atingido por inimigos (sprite parado)
AWXT-CAAY - Anéis voam para cima quando é atingido
AA7T-AAP2 - Jogar de "noite"
AANA-DYY2  - Ao pular o personagem vira para a esquerda
96BA-CAG6 - Mantenha escudos (fogo, água, raio) quando bater
AAMA-DAAC - Spin Dash só rola no lugar
RENT-C6V6 - Sonic sempre pode usar Fireball (pule 2x)
RENT-C6YA - Sonic sempre pode saltar em dobro (pule 2x)
AAPT-DBHT - Aperte para baixo para Spindash
ABNT-CA54 - Tails corre mais rapidamente
ACCT-CA2R - Não pode se afogar
SBJA-HAV2 - Anéis valem 8 nas fases especiais para Sonic
SBJA-HAV8 - Anéis valem 8 nas fases especiais para Tails
AX99-8AAL
- Sonickles ou Blue Knuckles! Entre no slot do Sonic e você terá a cor do Sonic no sprite do Knuckles. (aparecerá a opção 04 na seleção de fases
006B68:0A94 - Red Sonic. Entre com Knuckles e você jogará com o Sonic vermelho (Patch Code).
Y26A-AAAG - Sonic negro. Com esse código Sonic ficará com sprite preto.
AP2A-DAEE - Ao planar, o Knuckles irá subindo ao invés de descer!
WAPT-D2B0 - Super velocidade (vale para todos os personagens); OBS: o sprite do personagem fica "louco"
AX5S-8AC9 - Super Sonic Azul (o sprite travará, use com Debug Mode junto)
1APT-CBH0  - Esmeralda fácil. Basta na fase apertar PARA BAIXO quando o personagem estiver parado. Porém com o código ativado não poderá dar SpinDash. Recomendável após ter as 7 Esmeraldas, desativar o código. É possível apertar para baixo em movimento.

  Os códigos abaixo só funcionam em emuladores. Não são códigos Genie.

00380A:0A49 - Dark Sonic
011816:07D0 - Super Salto 1
011816:09C0 - Super Salto 2
011816:0D00 - Super Salto 3
011816:1A00 - Super Salto 4
00380A:4E96 - Shadow
0119DC:0000+011A3E:0000 - Hyper Sonic
0119EA:0001 - Hyper Sonic com 1 anel
015140:0000 - Super Tails
015148:0000 - Super Tails com 1 anel
01784A:0000+0178EE:0000 - Hyper Knuckles
017860:0001 - Hyper Knuckles com 1 anel
011B76:6064 - Não perder anel

Sonic Spinball

AFBT-4AHR - comece com 1 vida em vez de 3 
AKBT-4AHR - comece com 2 vidas 
AZBT-4AHR - comece com 5 vidas 
A7BT-4AHR - comece com 7 vidas 
AXBA-4A4T - vidas infinitas 
AFBT-5N7G - comece em Lava Powerhouse 
AKBT-5N7G - comece em the Machine
APBT-5N7G - comece em Showdown
AC1T-NHGF - Sem criaturas na primeira fase
AXST-8A5L - Bolas ilimitadas em todos os rounds bônus

Sonic 3D Blast

AJCA-AABY - demonstração ininterrupta
AJLA-AACG - "congele" animações
AJNA-AA32 - seleção de fases
AJNA-AAWT - Sonic invisível
MA3A-AAAT - SpinDash eterno (inclusive para a demonstração)
AADA-AAAE - Saltar de nível

.: CÓDIGOS GENIE PARA 32X

Knuckles' Chaotix

 Códigos Genie para 32X são muito raros de achar porque não foram feitos originalmente, eles foram criados por fãs! Os códigos foram descobertos pelo usuário Tony Headstrom, conforme colocado no fórum Sonic Retro. Existe um código para a versão Americana (NTSC) e outro para as demais (incluindo a brasileira, Pal).

1) NTSC

SAXT-DTWA - Anéis contam como 4
AL2A-EA2J - Tempo Infinito
BC2A-EB2L - Tempo Infinito/Contador de Anéis não chegará a zero
RE8T-A6XN + AN8T-AAE0 - Ative o Level Select
RFHA-A6TY + RFHA-A6W8 + AJLT-CA8W -  Ative o Debug Mode
AAPT-CAF4 - Chame o parceiro sem perder 10 anéi
SAPT-CNF2 - Ganhe 10 anéis ao chamar o seu parceiro (incompatível com o acima)
SAPT-CNF2 + NTPT-CAF4 - Ganhe 100 anéis ao chamar o seu parceiro (incompatível com o AAPT-CAF4)
AC9A-BAGR - Super pulo do Knuckles
AEYA-CAG2 + AEDA-CADJ + AEET-CABA -  Acesse o Special Stage com apenas 1 anel

2) PAL

AL2A-EA68 - Tempo Infinito
SAXT-DTWW - Cada anel conta como 4
BC2A-EB7A - Tempo infinto + "anéis infinitos" (o contador não zera)

Fonte: http://info.sonicretro.org/Cheat_Codes:Knuckles%27_Chaotix

.: COMO UTILIZAR OS CÓDIGOS EM EMULADORES?

1. No Gens

1. Vá ao meno File (Arquivo) >> Game Genie
2. Digite o código em "CODE"
3. Depois aperte em ADICIONAR (ADD)
4. Depois dê OK e abra o jogo

2. Kega Fusion

1. Vá ao menu File (Arquivo) >> Game Genie/PAR
2. Digite o código em "CODE"
3. Depois aperte em ADD CODE
4. Depois dê OK e abra o jogo

Obs: em ambos casos você tem que ter carregado a rom. No caso do Kgen 98, aperte ESC após carregar a ROM e faça o procedimento. Depois de ter seguido os passos, aperte ESC de novo.