SONIC THE HEDGEHOG'S GAMEWORLD

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  O Sega Pico foi um console da Sega lançado originalmente no Japão, e que chegou a ser vendido inclusive no Brasil, no começo dos anos 90. Trata-se de um sistema 16 bits direcionado para crianças, que trabalha com uma interação com livros. Como funciona? Os jogos do Sega Pico, além de serem um cartucho, são também um livreto folheável, inclusive. O jogo interage reconhecendo o cartucho-livreto, que é sensível a toque. Assim, à medida que você vai jogando, você tem que ir passando as páginas do livro e usando a caneta especial do Sega Pico tocar nas partes indicadas do livro para abrir os mini-games e fazer a interação com o livro. O Sega Pico, por sua vez, se conecta na TV, de modo que você precisa ficar com ele próximo, para interagir com o livro e depois de selecionado o mini-game a jogar, olhar na TV e usar os botões do console para jogar.

Novidades

  Sonic the Hedgehog GameWorld foi lançado no Japão em 1994, tendo sido relançado nos EUA somente em 1996. Trata-se de um jogo composto por mini-games interativos, não tendo propriamente um enredo, sendo por isso um claro spin-off, destinado sobretudo ao público infantil. Apesar disso, o game é bem interessante, especialmente porque tem gráficos bem agradáveis. O game traz três personagens jogáveis: Sonic, Tails e Amy. Assim, GameWorld é o primeiro game do Sonic que tem a Amy como personagem jogável. Logo ao início, na tela de Bios os personagens aparecem em mini-sprite, interagindo com o logo Sega. Depois é dada a tela-título, com o Sonic, Tails e Amy gritando "Yay".

  Após a tela-título é possível selecionar o número de jogadores (1 ou 2); a dificuldade (Easy ou Hard, ambos facílimos) e depois a confirmação de jogo. Depois se seleciona com qual personagem se deseja jogar. Até aí se trabalha com a página inicial do livreto. Após isso deve-se virar o livreto para a página 1. Tanto na versão japonesa quanto na versão americana há um total de 5 páginas, mas há uma diferença grande da versão Japonesa para a Americana, como será visto logo mais.

   O Sega Pico trabalha com a caneta-mágica, que funciona como uma espécie de cursor, quando utilizada a área própria no Sega Pico, além de ser possível usá-la para clicar no livreto e selecionar os elementos interativos, que são previamente identificados com números (o manual do game facilita para saber onde é possível clicar). Além da caneta-mágica, há ainda os botões de direcional e o botão de ação. Cada mini-game do Sonic's GameWorld trabalha com um sistema diferente. Alguns jogos usam só a caneta, outros usam só o botão de pulo, outros só o direcional; outros usam um ou mais elementos.

Enredo

  É uma idéia não aplicável ao game. Não há enredo segundo os manuais oficiais.

Sobre o Game

  Os gráficos do game ficaram bem construídos, os sprites parecem superiores aos do Mega Drive, inclusive. Além disso, os backgrounds também chamam bem a atenção, cumprindo com a sua função de tornar o jogo mais agradável. Os mini-games são todos muito simples, mas o que é bacana é o fato de que enquanto você está na tela aguardando a seleção dos mini-games, é possível interagir com os 3 personagens do game (Sonic, Tails e Amy, mesmo que você tenha selecionado no início um deles para jogar), que irão dialogar. A Amy por exemplo numa das telas pergunta ao Sonic se ele não quer jogar com ela. Além disso há alguns animais da série que também interagem, inclusive um Flicky.

  Sobre o som do game, a única música conhecida é um remix da música tema de Sonic & Knuckles, mas ficou bem fraca. Quanto ao mais, a trilha sonora não desperta a atenção. O ponto forte quanto ao som é o fato de que todos os personagens possuem pequenas falas, inclusive o Dr. Robotnik. Assim, pode-se dizer que é o primeiro jogo da série que o Tails e a Amy falam, uma vez que Sonic já havia falado em Sonic CD e em SegaSonic. Quanto à jogabilidade, o game reconhece bem a caneta-mágica e a interação dos mini-games é fácil. Não há qualquer dificuldade. O jogo é até muito fácil, mesmo na dificuldade Hard. É um game divertido para se passar uma meia-hora, uma hora jogando-o.

Página 1

  A página 1 se ambienta num parque de diversões. Aproveite para passar a caneta em cima dos personagens e ver o que eles têm a dizer. Aqui vale apenas a diversão, não há como perder, se você perder um jogo, apenas deixará de ganhar pontuação, mas não há como perder vida ou algo assim. Há nesta página um total de 4 mini-games:

1. Sonic Ball. Uma barra irá correr de baixo para cima e você pode pará-la apertando o botão de ação. Repare que na barra há os símbolos X 10 30 50. Em baixo da rampa há uma mesa em que você deve tentar encaixar a bola num dos buracos para ganhar pontos e fazer o personagem avançar na corrida que se passa na tela superior. A barra irá correr e procure pará-la quando estiver em 50. O desafio é entre o personagem escolhido e Robotnik. Quem chega primeiro, ganha.

2. Sonic Race. Uma corrida de kart. Muito fácil, é só ficar apertando o botão de ação.

3. Tree Climb. Você irá controlar o coconuts, o clássico badnik da Emerald Hill Zone do Sonic 2. O objetivo é ver quem consegue chegar mais vezes ao topo da árvore. Para isso é só ficar apertando o botão de ação. Também é um desafio muito fácil.

4. Hoops. É o desafio mais difícil da página. Estamos num jogo de basquete e você tem que usar o direcional para apontar a direção da catapulta e apertar o botão de pulo para atirar a bola. Você tem que tentar fazer uma cesta. O detalhe é que as cestas ficam andando.

Página 2

  A página 2 também se ambiente em um parque de diversões, com outras opções de mini-games. Vale a mesma idéia anterior: interagir com os personagens e não há o que perder. Aqui há um total de 3 mini-games:

1. Toy Drop. Sabe aquelas máquinas que se usa para pegar pelúcias com uma garra? Trata-se de uma dessas e as pelúcias são os nossos personagens e animaiszinhos. É um pouco difícil pois a precisão da garra não é muito exata. Utiliza-se o botão de ação.

2. Flag. Agora é hora de testar as habilidades. Numa barra aparece uma cor de bandeira: verde ou roxa. Você tem que usar o direcional para fazer o Dr. Robotnik erguer uma delas. Esquerda faz erguer a bandeira roxa e direita a verde. É só obedecer aos comandos usando o direcional. Não há muita dificuldade.

3. Robotnik Bop. Novamente hora de testar as habilidades. Vários Doutores Robotniks irão aparecer e você tem que bater com um martelo na cabeça dele quando ele estiver bem em cima. Quanto mais porrada fizer, mais pontos você vai ganhar. Utiliza-se o botão de ação. Não há muita dificuldade.

Página 3: Versão Americana

  A página 3 na versão americana se passa numa espécie de laboratório científico. Há um total de 3 mini-games, valendo a mesma idéia que já foi dita na página 1 e página 2.

1. Sonic x Dr. Robotnik. Os grandes inimigos se encontram e hora de testar a sorte. Há uma barra com anel, o ícone do Sonic, ícone do Dr. Robotnik e um ponto de interrogação. Apertando o botão de ação, será selecionado um dos quadrados. Se cair o ícone do Sonic, o Sonic joga um anel no Robotnik, fazendo ele perder uma "vida" representada em flechas; se cair no do Dr. Robotnik, quem perde é o Sonic. Quem ficar sem vida primeiro, perde o jogo, mas é possível jogar de novo. O anel faz ganhar uma nova flecha e o ponto de interrogação pode dar qualquer um dos outros três itens de forma aleatória. Não é muito difícil. Utiliza-se o botão de ação.

2. Concentration. É hora de prestar atenção num clássico jogo da memória. Você tem algumas chances de errar (representadas nas estrelas, após perder todas as 9, você cai fora do jogo). O Dr. Robotnik irá te atrapalhar quando faltar apenas 4 cartas, dando um pulo e espalhando elas. É relativamente fácil. Utiliza-se a caneta-mágica.

3. Egg Switch. Um clássico jogo para testar sua percepção. O flicky irá aparecer num dos ovos e o Dr. Robotnik vai embaralhar eles. Você tem que advinhar em qual dos ovos ficou o Flicky. Acertando 3 vezes, você ganha. Muito fácil. Utiliza-se a caneta-mágica.

Página 3: Versão Japonesa

  A versão japonesa traz na página 3 um grande cassino, censurado na versão americana, para ficar politicamente correto. E sendo cassino, aqui não importa muito a habilidade. É apenas sorte (e um pouquinho de habilidade talvez). Há 4 mini-games. Como o nome é em japonês, vamos dizer o nome equivalente.

1. Slot Machine. Uma slot machine. Você pode apostar 1, 2 ou 3 "fichas" simultaneamente. Depois aperta Start com a caneta-mágica e você deve parar o slot clicando com a caneta mágica no local adequado. Se conseguir parar uma seqüência de 2 ou 3 personagens iguais, você ganha anéis. Torça para aparecer um Jackpot e você ganhar uns anéis extras. É bem difícil fazer parar 3 ícones iguais.

2. Concentration. O mesmo da página 3 americana.

3.  Roulette. As clássicas roletas de cassino. Você faz aqui uma aposta num dos ícones e a roleta irá girar a comando do jogador (usando a caneta-mágica). Se parar no personagem que você apostou, você ganha anéis.

4. Poker. Há quatro cartas de baralho, você deve tentar a sorte conseguindo uma seqüência de cartas iguais para ganhar anéis. Para isso usa-se a caneta-mágica clicando em START e depois em Bet.

Página 4: Versão Americana

  Agora acabaram os mini-games. É hora de desafiar Dr. Robotnik numa corrida para caçar os... diamantes (não é Esmeralda!). Mas antes, vamos à tela da página. É possível clicar nos personagens para ver eles falarem e é possível clicar no dirigível para ver os créditos do game. Clicando no Dr. Robotnik é aberto o desafio. Ele se passa numa espécie de tabuleiro que lembra muito o modo Battle da série Bomberman, inclusive com os sprites pequenos. Você tem que ir andando em direção das peças, usando o direcional e tocá-las, para jogá-las fora e conseguir o diamante, que estará escondido aleatoriamente em algumas delas. São 4 telas ao todo. Quem conseguir mais diamantes vence o desafio e você poderá ver a tela de comemoração. Cuidado que em cada tela há um desafio, se você tocar na bomba, furacão, redemoinho, você fica girando, dando tempo do Dr. Robotnik coletar mais itens. Para mudar a tela é só pegar as escadas.

Página 4: Versão Japonesa

  Na versão Japonesa ainda há mais mini-games. Lembra do laboratório? Pois é, na versão japonesa ele é a página 4. Ele traz os mesmos jogos. Na versão japonesa muda um pouco os desenhos, e muda um pouco os mini-games. São eles:

1. Sonic x Dr. Robotnik. Igual ao da página 3 americana, apenas muda os ícones.

2. Egg Switch. Igualzinho ao da página 3 americana, sem diferenças.

3. Jankenpon. Hora de desafiar Dr. Robotnik num Jankenpon. É absolutamente aleatório. O Dr. Robotnik começa com uma pose inicial que não corresponde ao que ele vai usar. Por isso se ele começar com pedra no sprite, nem adianta selecionar papel, porque pode ser que ele use a tesoura. Utiliza-se aqui a caneta mágica.

Página 5: Versão Americana

  A página 5 na versão americana é uma página em que você pode desenhar livremente ou então colorir os artworks oficiais do game, inserir os personagens nele, trocar a música, adicionar efeitos e etc.

Página 5: Versão Japonesa

 Como a versão japonesa tem a página do Cassino a mais, a 5 corresponde à 4 Americana, em que você enfrenta o Dr. Robotnik. Não há a página de desenho na versão japonesa.

Curiosidades

Censura? A versão americana não traz a página de cassino, talvez pelo fato de ser um game direcionado ao público infantil. Com isso a versão americana possui 3 mini-games a menos (Jan-ken-pon, Slot Machine e Roleta).

Dr. Eggman. A versão japonesa refere-se a Dr. Eggman e a americana a Dr. Robotnik, seguindo a tradição pré-Sonic Adventure, em que o vilão era chamado no Ocidente de Robotnik e no Oriente de Eggman.

Diferenças. Há muitas diferentes da versão japonesa para a versão americana. Os backgrounds e ícones usados nos mini-games são relativamente diferentes. Além disso, a tela de bios da versão americana é bem mais desenvolvida. A tela-título da versão japonesa, curiosamente, não utiliza o nome inglês, como era costume nos outros games do Sonic lançados no Japão. Além disso, no Concetration japonês há apenas 5 estrelas.

Ficha Técnica

  Capa do jogo

 Ficha técnica

http://powersonic.com.br/stuff/scans/capas/capa_gameworld.gif

Nome: Sonic the Hedgehog GameWorld

Plataforma: Sega Pico

Gênero: Aventura

Distribuidora: Sega

Desenvolvedora: Aspect

Idioma: Japonês ou Inglês

Data de Lançamento: ??/08/1994 Japão e ??/11/1996 EUA

 

  Avaliação

 Prós/Contras

Gráficos: 9,0

Som: 7,0

Jogabilidade: 8,0

Diversão: 8,0

Nota Média: 8,0

Prós: Mini-games divertidos, a presença da Amy como personagem, ótimos sprites, um estilo de game diferente.

Contras: Desafios muito fáceis e trilha sonora fraca.

Nota Geral: 8,0

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: HKº
Atualizado em: 28/09/2013