SONIC'S SCHOOLHOUSE

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  Sonic's Schoolhouse é um software-jogo educativo lançado para PC no ano de 1996, voltado a um público infantil. É um jogo educativo com a presença do nosso ouriço. O jogo se ambienta numa escola, onde o jogador deve encarar lições de matemática, alfabeto e assimilação de palavras. É um jogo desconhecido, pois não é voltado ao tradicional público do ouriço.

Novidades

  O jogo se ambienta numa escola, com gráficos em primeira pessoa. Você não joga como Sonic: você é um dentre 10 animais (como boi, macaco, elefante, dentre outros). O ouriço vai auxiliar o jogador como guia, fornecendo dicas de como jogar. Você se movimenta para todas as direções, portanto é tridimensional. A escola possui gráficos simples e alguns quadros e desenhos pendurados. As lições ficam dentro de salas. Para entrar nelas, use as setas do teclado para andar e fique em frente à porta. Depois, usando o mouse, clique na porta para ela se abrir.

  São ao todo 6 portas principais. São duas para as salas de Matemática (Math), outra para a de assimilação de palavras (Reading) e outra para assimilação do alfabeto (Spelling). Por fim, há a sala onde se encontra o ônibus da escola e outra para onde há os mini-games. Na tela inicial, temos alguns elementos: em cima há um homem de palito. Clicando nele, você ativa o modo de dois jogadores. Clicando outra vez, ele volta a ser de um jogador. Clicando no animal ao lado do seu nome, ele faz uma pequena animação e caso você tenha liberado os outros animais, poderá escolher dentre 10 animais. Clicando na clave musical, você regula o volume do som. Clicando nos livros você vê escolhe as dificuldades. À direita temos um sinaleiro: você usará o verdade para entrar na escola; amarela para pausar; e a vermelha é para cancelar alguma ação. Por fim, há um mini game de gumball, muito simples.

 O jogo possui 5 níveis de dificuldade: jardim de infância, primeira série, segunda série, terceira série e quarta série. No jardim de infância, por exemplo, as lições são simples, como: "Qual número vem depois de 7?", "7, __, 8, 9". Já o da quarta série possui operações de multiplicação, divisão e pequenas equações de primeiro grau: "12 + __ __ = 35".

  Cada sala possui 10 lições, que ficam no quadro-negro. Para realizar a tarefa, você deve ler a lição e procurar a resposta. De que modo? Em cada sala, em variados lugares haverá vários números (Math), Letras (Spelling) ou Símbolos (Reading) espalhados. Fique em frente do que você deseja e clique. O item selecionado ficará piscando na tela de cima. Após, tome cuidado com Dr. Robotnik: ele rouba o item de você. Fique em frente ao quadro negro e clique no local que você deseja ficar o item! Lembre-se que nas lições onde há mais de um item ao mesmo tempo, você tem que clicar no lugar certo. Ex: 7 x 9 = __ __. Você pode clicar no 3 e depois clicar na segunda opção. E depois escolher o 6. Feita a lição, o quadro receberá um ícone do animal que você está jogando e uma nova sala será aberta. Nessa sala, pode haver mais uma lição. Resolva-a e uma nova sala se abre, onde você pode coletar um ícone do Sonic, do ônibus ou uma chave.

  São ao todo 3 ícones do Sonic, 3 ônibus e 1 chave. A cada lição resolvida você ganha uma bola para a gumball machine. São 10 lições por sala, totalizando 40 lições por série, ou 200 lições no total. O ícone do Sonic serve para você tentar um dos mini-games. O ícone do ônibus dá direito a um passeio educativo, onde você vai aprender mais sobre o mundo dos animais (no jardim de infância, o vídeo é com uma lição  mais simples, na quarta série já é mais científico). A chave não sabemos para quê serve.

Sobre o jogo

  As lições são fáceis, mesmo proporcionalmente à dificuldade. Os gráficos são extremamente simples, bem como todo o jogo. Você pode se movimentar usando o teclado (as setas) ou pode ser usar somente o mouse, usando um dos direcionais que o jogo oferece. Haverá vários Sonics espalhados pelo jogo. Eles ficam correndo, pulando...

Uma proposta a educadores

  Testamos o jogo com uma criança de 4 anos, que não conseguiu jogar sozinha, entretanto, com a ajuda de um adulto se divertiu muito com as lições. Você que tem uma escola de crianças, poderá distribuir este jogo para as crianças até a segunda série. Certamente elas se divertirão muito e deixarão o professor em paz. Numa aula de 45 minutos é possível tranquilamente a criança fazer no mínimo duas lições.

  O idioma do jogo é em inglês, entretanto, poucas vezes se requer o uso do idioma, especialmente nas lições mais fáceis. Então, no Brasil e Portugal a lição do alfabeto e das assimilação de palavras podem ser usados como complemento à aula de inglês, que exige um vocabulário relativamente curto e abre uma brecha para o professor ensinar novos vocabulários.

Mini-games

  O jogo possui dois mini-games sem nome. O primeiro deles é uma espécie de jogo da memória. Haverá vários pontos de interrogação. O jogador clica num deles e surge uma figura (Sonic, Tails, Knuckles, Dr. Robotnik, Palm Tree, Sunflower e Ring). Depois, basta decorar as posições e achar duas figuras iguais. O outro mini-game é uma corrida para pegar anéis, mas não pode deixar o Dr. Robotnik tocar no jogador, ou se não ele roubará os anéis.

Considerações Finais

  Como jogo educativo, Sonic Schoolhouse cumpre bem o seu papel. É equilibrado e é muito útil para ser utilizado nas escolas e em casa para assimilação do aprendizado. Com operações matemáticas básicas e ortografia, mesmo sendo inglês pode-se tirar proveito para quem não fala esse idioma: serve para aprendizado. Não cabe aqui comentar gráficos, diversão, jogabilidade ou afins, pois não é o mesmo tipo de jogos que estamos acostumados a jogar. O público alvo poderíamos dizer que é para crianças de 4 a 10 anos.

Curiosidades

Sprites de Sonic Xtreme: o game utiliza no Sonic o sprite do jogo Sonic Xtreme. Não é poligonal, é apenas um sprite 3D bem simples, com poucas cores.

Quadros: os quadros do jogo variam segundo a dificuldade. Os quadros do jardim de infância, por exemplo, são pequenos desenhos ou figuras de animais desenhadas. Já os da quarta série possuem fotos de personagens no espaço e desenhos mais complexos. É possível alterar o quadro clicando na figura correspondente.

Certificado: é possível imprimir um certificado do número de gumball machines coletadas. Para isso basta clicar na máquina de gumball no início do jogo e apertar na impressora. O certificado dirá: "XXX has collected x gumballs".

Aprendendo pronúncia com o ouriço: que tal aprender a pronúncia de inglês com o ouriço? Explore o CD e abra a pasta "wave" e escute o ouriço contando os números e pronunciando o alfabeto. É possível assistir aos vídeos na pasta "avi".

Sonic barbeiro: dentro do ônibus, se você clicar nos animais ou no Sonic, uma animação mostrará o ônibus em movimento. O motorista é o Sonic, contudo o ônibus corre a toda velocidade e quase bate num carro.

Resumo Técnico

Capa do Jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic's Schoolhouse
Plataforma: Windows PC CD-ROM
Gênero: Educativo
Distribuidora: Bap Interactive
Desenvolvedora: Orion Interactive
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: ??/11/1996
 
  Avaliação  Prós/Contras
Nota: 7,5
Prós: gênero educativo, ótimo para ser usado em escolas ou em casa como complemento de estudo

Contras: falta mais elementos para atrair a criançada... quem sabe um vídeo dos jogos do Sonic?

Por Hyper Knuckles
Atualizado em: 03/04/2013