SEGASONIC THE HEDGEHOG |
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SegaSonic the Hedgehog é o nome de um jogo do Sonic lançado para Arcade (Sega System-32) no ano de 1993 (embora a sua tela-título mencione 1992), que traz três personagens jogáveis: Sonic e os novatos Ray e Mighty. É um game pouco conhecido dos fãs, pois nunca mais foi relançado, além de o seu fliperama ter tido uma tiragem muito baixa, fazendo dele um dos jogos mais perdidos da série Sonic. Apesar disso, recomendamos conhecer um pouquinho mais sobre o jogo, porque vale a pena. É um grande game para a sua época como será demonstrado a seguir. Novidades
SegaSonic inova do começo ao fim. Em primeiro lugar, o jogo é ambientado num sistema tridimensional, em que temos uma perspectiva do personagem olhado num ângulo lateral, podendo ele se locomover por todas as direções, contudo, predominantemente em uma só direção. De modo que é um jogo de plataforma tridimensional com perspectiva 2D. Não apenas isso. Em relação os jogos do Sonic de então, ele possui diversas adaptações para ser jogado em Arcade. A primeira dela é o fato de que os anéis dão energia ao personagem de uma forma diferente: os personagens têm literalmente uma barra de energia, que é aumentada à medida que se coletam anéis. Ao encostar em algum obstáculo, ao invés de perder anéis, como é de costume, o personagem diminui a barra de energia, até ela ficar zerada. Após se zerar a barra de energia e sofrer algum dano, lá se vai a sua ficha. Além do mais, cada fase possui elementos próprios que não encontramos em outros jogos do Sonic. Ao invés de catapultas, monitores, postes de estrela, estágios especiais, badniks, temos apenas correria total: o jogo inteiro sempre tem algo correndo atrás dos personagens. É cenário que se desmancha, furacão, lava, estalactites, etc. Mas não basta fugir! É preciso desviar de todos os obstáculos, que não são poucos: penhascos, espinhos, choques, fogo, barreiras, paredes falsas, redemoinhos, areia movediça, dentre outros. A tela-título não apresenta opções. Basta inserir as fichas e apertar o botão de início. É possível jogar com até duas pessoas simultaneamente (observações mais abaixo). Cada um joga com um personagem diferente.
Ao lado vemos a tela de jogo, que é bem simples. O canto superior é limpo, não tendo marcador de tempo, nem de pontuação. No canto inferior, temos dois campos. O da direita é o do segundo jogador, em que aparece o ícone do personagem, o nome, a barra de energia e o número de anéis coletados desde o início do jogo. No canto esquerdo temos os dados do primeiro jogador. O jogo não possui vida. É ilimitado (depende de ficha, é uma ficha por vida). E o personagem morre não por ficar sem anéis, mas por ficar sem barra de energia. Cair em penhascos, algo muito comum no jogo, diminui muito a barra de energia, mas não faz o personagem morrer imediatamente. Os anéis servem, então, para aumentar essa barra de energia, além de serem um critério de pontuação ao final, para o rank do jogo. Quanto mais anéis, melhor o rank do usuário. Cada fase possui um número x de anéis para serem coletados. Ao final de cada fase, será feita a contabilidade dos anéis coletados, e se o usuário tiver coletado mais de 50% de anéis, ocorre o Bonus Ring. Com isso, o número de anéis coletados aumenta significativamente, ajudando muito no rank. Ao longo das fases setas auxiliarão o jogador a se locomover. Quando o jogador estiver jogando sozinho, na tela do segundo jogador será apresentada a tela "Insert Coin" ou se o usuário tiver depositado uma ficha, para apertar Start. O segundo jogador pode entrar em qualquer momento do jogo, entretanto, se for na parte das animações, ele só entrará após começar a fase. Para entrar no jogo basta inserir uma ficha (ou um crédito, nos fliperamas mais modernos), e apertar o botão de Início. Um dos grandes destaques do jogo são as várias animações que aparecem ao longo das fases, como será mais exposto na parte da Análise Técnica. Outro grande destaque você deve ter notado na foto acima. Quem são esses dois jogadores? Pois bem, o jogo possui três jogadores: Sonic, Ray e Mighty. Ambos são personagens inéditos na série até então. Em termos de habilidades, possuem as mesmas do Sonic, portanto, é praticamente só o sprite que diferencia esses três personagens. Até mesmo o tênis dos personagens são iguais. Como o jogo funciona na máquina de fliperama? Pois bem, há apenas um botão de ação e uma espécie de rodela que se desloca em todas as direções. É por meio dela que você se move. Dá um pouquinho de trabalho, mas depois se adapta fácil. Há uma espécie de tutorial logo ao início do jogo ensinando a se jogar. 2 ou 3 personagens
Na versão Beta do jogo SegaSonic é naturalmente jogável com até 3 pessoas simultaneamente. Logo, seria possível jogar os três personagens ao mesmo tempo. Talvez pela inviabilidade para a própria cabine do Arcade, isso foi modificado na versão final, de modo que o jogo naturalmente só possui 2 personagens. Mas é possível alterar a configuração do game para disponibilizar 3 personagens simultaneamente. Isso provavelmente só foi feito nas cabines produzidas com 3 conjuntos de botões, o que não era o comum, dado o espaço maior. Agradecimentos ao Tadeu Ferreira.
Em nossa versão anterior deste review havia um erro de informação sobre essa história dos 2 ou 3 personagens. Enredo
O jogo não tem um enredo em específico. Uma vez que não há manual do jogo, o enredo é narrado por meio de um vídeo após o jogador escolher os seus créditos e é puramente dedutivo. Tudo começa em mais um dos planos do Dr. Eggman, o terrível vilão, que sempre quer arrumar um pretexto para deter Sonic, o ouriço. Dessa vez o cientista teve um plano praticamente infalível: ele instalou numa ilha qualquer toda uma fortaleza, feita especialmente para testar o Sonic. Desertos com areias movediças, pontes que se quebram acima de um grande penhasco, um vulcão em plena erupção, paredes de espinhos, dentre outras armadilhas foram especialmente instaladas para deter Sonic, que dessa vez está acompanhado de Mighty, the Armadillo e Ray, the Squirrel. Será que Sonic, Mighty e Ray conseguirão sobreviver a essa seqüência de explosões e armadilhas? Para se garantir, Eggman tem um triunfo final: se eles conseguirem passar de tudo isso, um sistema de auto-destruição será acionado e Sonic e os outros só terão 20 segundos para escapar. Após isso, a grande Torre de Eggman será destruída. Será que o Sonic escapa dessa? Análise Técnica
Graficamente o jogo manda muito bem. Os gráficos são realmente bons, muito limpos, de boa qualidade. O jogo possui muitas cores (16 bits) e um visual tipicamente de cartoon. Por essa razão, não se espere do jogo um cenário com texturas e backgrounds realísticos, pois a sua ambientação é típica de cartoons e animes. Aliás, os próprios personagens possuem expressão facial nas situações normais da fase, algo inédito nos jogos do Sonic, pois até então essas expressões só ocorriam quando se ficava perto de penhascos ou afins. Assim, os personagens podem se assustar com algumas armadilhas e se atrapalharem um pouco. Mas o grande destaque são as animações (mini cutscenes). O jogo possui várias animações. Já no começo do game, uma animação mostra os comandos do jogo. Ao início de cada fase, Eggman aparece de sua Torre para provocar os personagens. Com um botão, ele aciona o sistema de armadilhas e aí é correria para todo lado. Ao final de cada fase, Eggman aparece em seu laboratório irritado, mas logo começa a rir, pois os desafios continuam. Outro grande destaque são as curiosas imagens ao final do jogo. São um pouco caricatas, o que dá um toque de humor no jogo, especialmente com o seu final inusitado, que você vai descobrir ao jogar. Do ponto de vista sonoro, as músicas ficaram razoáveis. São um pouco enjoáveis, mas nada que atrapalhe. O que é o ponto positivo são os efeitos sonoros, que merecem elogios. Explosões, choques, rachaduras, pontes caindo, tudo possui um ótimo efeito sonoro. E outro grande destaque é que o jogo possui vozes sintetizadas, gravadas pelos mesmos dubladores de Sonic Adventure. Assim, Sonic é dublado por T. Kusao e Eggman por M. Satoh, já falecido. Já Ray é dublado por Hinako Yoshino e Mighty por Yusuke Numata. A jogabilidade é o ponto fraco do jogo. O personagem se locomove por meio de uma esfera redonda (uma rodela), que funciona com o mesmo princípio de um mouse tradicional: o personagem tem que rolar essa esfera em direção ao lugar desejado. Isso pode estranhar no começo, mas depois se torna fundamental quando o personagem aprende a jogar. Um ponto negativo é que o personagem é muito lento quando anda somente em uma direção. Assim, ele se locomove muito mais rápido quando se anda em diagonal. O jogo possui apenas dois botões, bem simplificados: a esfera para direcionar o jogador e um botão de ação. De modo que o usuário não fica sofrendo com comandos, tendo que manusear apenas dois botões. Quanto a bugs e afins, o jogo simplesmente não apresenta. Personagens e Habilidades
O jogo possui 4 personagens: Sonic, Mighty, Ray e Dr. Eggman. Dr. Eggman é o tradicional vilão: é um cientista que sempre quer acabar com os planos de Sonic, e dessa vez ele resolveu acabar com o ouriço com um grande desafio - uma ilha repleta de obstáculos. No entanto, Dr. Eggman sempre subestima o poder do ouriço. Sonic é o nosso velho ouriço azul. Com sua velocidade e habilidade vai se livrar de todos os obstáculos de Eggman até encontrá-lo pessoalmente em sua Torre. O novato Mighty the Armadillo é um tatu vermelho, que não possui nenhuma habilidade diferente em relação ao Sonic. Já o novato Ray the Squirrel é um esquilo amarelo. Parece o Tails, mas neste jogo também não possui nenhuma habilidade em específico. Os três personagens possuem a mesma habilidade: é uma espécie de ataque giratório, que não tem nome definido porque o game não tem manual. Poderíamos chamá-lo de spin-attack, que possui uma cor para cada personagem: azul para Sonic, amarelo para Ray e vermelho para Mighty. Basta apertar o botão de ação/ataque para acioná-lo. Esse ataque é ao mesmo tempo o pulo do personagem. Logo, para se livrar das grades na primeira fase e para pular dos obstáculos no chão, o jogador usará o mesmo botão. Não há SpinDash (até porque o game é muito dinâmico). Fases O jogo possui 7 fases. Não são longas e nem poderia sê-lo, uma vez que Arcade são jogos rápidos, já que o jogador joga de pé. É possível fechar o jogo em menos de 20 minutos na primeira vez. No entanto, o usuário precisará de muitas fichas, pois as fases são cheias de obstáculos. Para quem joga pela primeira vez, umas 10 fichas dependendo da habilidade do jogador é o mínimo que será necessário para fechar o jogo. As fases possuem cenários variados e são todas muito bem construídas. A lógica das fases é sempre a mesma: sempre há alguma coisa perseguindo os personagens, e no meio disso há desafios que variam segundo a fase. Há no game apenas um chefe. Conheça cada uma das fases:
Volcanic Vault: Sonic acabou de ser preso por Eggman, que o deixou em pleno vulcão dentro de uma sala com uma parede móvel cheia de espinhos, preso por uma grade e com muita lava pelo lado. O único jeito de escapar é atacando a grade com o botão de ataque. Após isso, basta entrar na sala ao lado. Eggman aparecerá e fará Sonic e os outros caírem numa outra parte da ilha, onde uma grande bola de fogo vai perseguir os personagens. Basta correr nessa parte, pegando os anéis. Depois, uma catapulta jogará o personagem automaticamente para cima. Na próxima parte, para abrir as grades, corra na esteira. Desvie do fogo pulando e tome cuidado com as explosões de magma. Depois, fuja novamente do magma, tomando cuidado com as explosões e os trechos sem pisos. Escapado dessa parte, Sonic está salvo. Essa fase tem um total de 65 anéis.
Icy Isle: Sonic escapou dessa. Mas Eggman não sossega. Agora estalactites cairão do céu, e é preciso ser rápido. Cuidado com os blocos móveis. E fique de olho: a parede de baixo é falsa. Após escapar dessa, Sonic chega a um local cheio de neve, e agora o piso começará a cair. Encoste nos amontoados de neves para pegar anéis secretos. Depois use os escaladores para escapar. Cuidado com os espinhos. Na parte das plataformas móveis, tome espaço, volte um pouco e saia correndo e sem parar pule para as plataformas. Depois pule para o outro lado novamente. Essa é uma das fases mais fáceis para se coletar anéis. Essa fase tem um total de 65 anéis.
Desert Doge: Há quem diga que essa fase seria a Dust Hill e a fase que aparece no comercial do Sonic 1. Estamos agora num deserto. Com direito a areia movediça e também com trechos em que a areia vai ceder. Tome muito cuidado. Você será perseguido por uma grande rodamoinho. Os anéis estão escondidos nos amontoados de areia. Para se livrar mais fácil das areias movediças, fique pulando. Na parte dos monstros, vá correndo em diagonal, que não há problema. Essa fase tem um total de 87 anéis.
Trap Tower: Estamos agora dentro de uma perigosa torre, em que o Sonic será perseguido por rodas de engrenagem. Tome cuidado com com os geradores de energia, ou se não tomará um belo de um choque. Na parte dos esmagadores espere eles se levantarem para passar. Fique de olho nos containeres, eles escondem anéis. Para pegar, quebre-os. Depois, Sonic precisará subir por uma escada. Cuidado com as explosões, desvie com cuidado. Essa fase tem um total de 40 anéis.
Landslide Limbo: Agora estamos num outro trecho externo, andando nas alturas, em um cenário que lembra um deserto. É uma das fases mais difíceis. Dessa vez o que vai perseguir o Sonic é uma pedra. Cuidado com o penhasco. Há um trecho que tem pequenos buracos. Nessa parte siga primeiro pela direita, para coletar anéis. Depois siga pela esquerda, para coletar mais anéis. Passado isso, vem um perigoso trecho em que a terra vai ceder mais rápido pelos cantos. Siga pelo meio. Depois, tome cuidado na subida, para desviar do fogo. Passado isso é a vez de enfrentar o único chefe do jogo. É uma geringonça cheia de artefatos. Acerte-a 10 vezes próximo ao meio dela ou nos lugares que disparam fogo, evidentemente após parar de sair fogo. Você vai gastar algumas fichas nesse chefe... passado ele, acabou a fase. Essa fase tem um total de 39 anéis.
Wild Water Way: Estamos agora na parte aquática, que circunda a Torre de Eggman. É a fase mais bela. Primeiro você começa numa estreita ponte, que evidentemente vai caindo aos poucos. Após isso o Sonic cai num lago, em que uma espécie de barco com serra e uma hélice vai seguir o Sonic. É possível pegar vários anéis na água. Toda vez que tiver uma tartaruga, pule para cima dela, que ela vai soltar anéis. As casas dos monstros marinhos também estão cheias de anéis. Destrua-as e colete. Cuidado com as bombas, elas explodem no local em que faz sombra. Escapado disso, vem o pior trecho da fase. Após escalar uma parede em que fissuras vão arrebentar jatos d'água, o Sonic vai precisar pular entre tábuas para subir a correnteza, o trecho mais difícil do jogo. Passado isso, é a vez de subir outro paredão e passar por mais um trecho igual. Essa fase é outra que é fácil de coletar anéis. Essa fase tem um total de 65 anéis.
Eggman's Tower: Apesar de todos os obstáculos, o Sonic conseguiu chegar à Torre de Eggman. E não espere moleza, afinal, Eggman deixou todos os tipos de obstáculos possíveis e imagináveis. Para começar um grande carro com a cara de Eggman vai seguir o Sonic, enquanto ele tem que passar entre obstáculos móveis com espinhos, tendo que esperar a hora exata para passar. Depois disso, é preciso subir a escada. Sonic chegará à sala de Eggman por um acesso externo. A escada externa, entretanto, vai ceder. Seja rápido no trecho externo, para não cair no meio do caminho. Passado isso, novos desafios dentro da torre e mais um trecho de escada até chegar finalmente à sala de Eggman.
Eggman toma um susto, pois não esperava que Sonic chegasse até ali. Eggman aciona um comando de auto-destruição da Torre em 20 segundos. Nesse momento, Sonic tem apenas 20 segundos para escapar. O número aparecerá na tela, e se o Sonic não conseguir, é Game Over. Game Over na certa, pois essa fase não tem Continue. Se você tiver créditos, vai perdê-lo, vai ser dada a tela: You Failed. Não bem perdê-los, mas se for usar, vai ter que usar para começar o jogo de novo. Para escapar da torre, aqui vai uma dica: somente ande em diagonal, que é o jeito que o Sonic corre mais rápido. Sempre fique no canto direito, pois após passar as escadas virá um pequeno trecho reto, em que você terá três segundos para sair de fora da fortaleza. Saindo para fora da fortaleza, Sonic, Mighty e Ray conseguem escapar da explosão. Quanto a Eggman, esse conseguiu escapar antes, mas será que vai escapar ileso? Considerações finais SegaSonic the Hedgehog é um game perdido no tempo. Não foi ainda trazido em nenhuma coletânea e é absolutamente desconhecido por muitos fãs do ouriço, por ser um jogo perdido no tempo e de difícil emulação. O jogo é bem equilibrado, com ótimos desafios e possui cenas finais muito legais. O jogo é o primeiro a ter voz nos personagens e foi antecedido por um protótipo, do qual a estrutura básica foi utilizada. SegaSonic, enfim, não faz feio. Para quem está a fim de um jogo diferente do Sonic, fica aí a recomendação. A diversão é garantia! Curiosidades Primeiro jogo com vozes: SegaSonic é o primeiro jogo do Sonic com vozes. Nele já foi escolhido T. Kusao para dublar o Sonic e M. Satoh para dublar Dr. Eggman. O Mighty foi dublado por Y. Numato e Ray por H. Kanamaru. Personagens Perdidos: Mighty voltou a ser utilizado somente mais uma vez no jogo Knuckles' Chaotix, em que ele possuía uma habilidade nova, que é a de apoiar os pés sobre as paredes para ganhar impulso. Quanto ao Ray, nunca mais foi utilizado em qualquer outro jogo. Protótipo x Versão Final: No protótipo seria possível jogar 3 usuários ao mesmo tempo naturalmente. Além disso, o protótipo teria só 4 fases, as quais viraram 5 fases no jogo final (uma das fases foi desmembrada em duas), sendo que apenas Eggman's Tower e Wild Water Way não estavam presentes no protótipo. Deserto: como todos sabem o jogo Sonic 1 possuía em seu comercial um deserto em que o Sonic quebrava um cacto. Esse deserto do comercial é incrivelmente parecido com a fase Desert Dodge. 1992 ou 1993?: O jogo foi lançado no final de 1993, entretanto no game foi colocada a data "Sega 1992". Em 1992 sequer o protótipo havia sido feito. Adaptação difícil. O fato de se usar uma esfera para mover os personagens tornou o game difícil de ser adaptado. Essa teria sido a razão segundo Yuji Naka para não lançar o game para Sonic Gems Collection. Eis o trecho da entrevista (fonte: http://xbox.gamespy.com/articles/654/654750p2.html): GameSpy: What about the very rare Sega Sonic the Hedgehog arcade game? Did you consider including that? Also, did you do any work on that game yourself? Naka That's another one that was developed outside of my control. It was done by part of the Sega arcade division at the time. We did think about adding it to Gems Collection, though, but we couldn't implement it in the end because the game used a trackball control scheme that is very, very difficult to replicate with a standard controller. It is a pretty fun and unique little game, though. Imagens
Ficha Técnica
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