SONIC PINBAL PARTY

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Sonic Pinball Party é um jogo de pinball, envolvendo os personagens da saga Sonic, além de personagens dos jogos NiGHTS into Dreams, Samba de Amigo e Chu-Chu Rocket, todos da SEGA. Diferente de Sonic Spinball, que é um jogo de ação com estilo de pinball, Sonic Pinball Party é, de fato, um jogo de pinball. Foi lançado em 2003, 10 anos após o lançamento de Sonic Spinball (1993).

Novidades

  Sonic está de volta ao mundo do pinball, mas desta vez o jogo é puramente pinball, a bolinha não é mais o próprio Sonic, como em Sonic Spinball e você não pode controlá-la livremente. O jogo tem o mesmo princípio que o pinball de arcade, você controla apenas os flippers e pode balançar a mesa, mas nesse jogo não há tilt, então pode bater na mesa à vontade.

  O jogo possui sete menus iniciais: Arcade, onde você joga livremente nas mesas do Sonic, NiGHTS ou Samba de Amigo, até perder todas as suas bolas, Story, onde você joga o modo história, Tutorial, onde Omo Chao lhe ensinará tudo sobre todas as três mesas, Party, onde você pode jogar três mini games em multi players, e Tiny Chao Garden, onde você cuida de seu Chao, Casinopolis, onde você pode torrar os seus anéis em apostas, e Option, onde você configura os botões, a linguagem, ouve o Sound Test e liga ou desliga a ajuda durante o jogo.

  Como este jogo é para um vídeo game, é possível que existam coisas nele que não são possíveis no mundo real, pelo menos ainda, como por exemplo inimigos espalhados pela mesa, isso ocorre nas mesas do Sonic e do NiGHTS, onde eles podem ser destruídos para ganhar pontos e outros bônus. Assim como os inimigos, também é possível a existência de chefes, que são como os inimigos, porém mais difíceis de se destruir, também são encontrados nas mesas do Sonic e do NiGHTS.

  Existem alguns mini games no jogo que fazem parte do Casinopolis, eles servem para você fazer apostas com seus anéis, podendo ganhar muito mais do que apostou, ou perder tudo, dependerá apenas da sua sorte e habilidade.

  O jogo possuí sistema de salvamento, que permite salvar o Story Mode antes do último desafiante que você enfrentou, além do Tiny Chao Garden, o total de anéis que possui e também pode salvar apenas um jogo por vez no modo Arcade, mas este é salvo no exato ponto em que parou e caso queira começar um jogo novo, você deverá deletar o que estava jogando antes e caso inicie um jogo no Story Mode, seu jogo salvo no Arcade Mode também será deletado.

 

  A tela do jogo é simples, no topo da tela está o painel onde aparece sua pontuação, o número de bolas extras e várias outras informações. Na parte de baixo da tela, caso você deixe ativo a opção Chao Navi, no menu Option, haverá uma barra preta, que informa o que você deve fazer a cada instante. Na parte debaixo da tela aparecerá o relógio indicando o tempo restante do modo em que se encontra e também outros tipos de informações, como o número de anéis ou fichas, ou ainda a vitalidade de Eggman. A tela do jogo não mostra a mesa por completo, portanto a câmera acompanhará automaticamente a bola.

 

Enredo

 

  Tudo estava em paz depois que Sonic frustrou novamente os planos do terrível gênio do mau Dr. Eggman, mas isso não duraria muito, pois o vilão resolveu atacar Casinopolis e todos os inocentes animais que lá estavam foram transformados em robôs escravos e como se isso não bastasse, Tails e Amy sofreram lavagem cerebral e estão do lado do doutor. Novamente está nas mãos de Sonic parar mais este plano de Eggman e salvar o dia, mas a única maneira de fazer isso será entrando no torneio Egg Cup de Pinball.

Pinball? O que é isso??

  Se você nunca jogou pinball na sua vida ou não tem noção dos termos usados nesse tipo de jogo, recomendo que leia esta parte, lembrando que existem milhares de tipos diferentes de mesa, o que possibilita inúmeros tipos de artifícios, portanto descreverei os mais comuns:

  •   Plunger: é o lançador de bolas, geralmente localizado na parte inferior no canto direito da mesa, ele é responsável por colocar as bolas novas em jogo. Em algumas mesas quanto maior a força que o jogador usar no plunger mais alto a bola irá na mesa, podendo assim alcançar certos lugares ou ganhar bônus. Neste jogo, em todas as mesas, o plunger não pode ser carregado, um simples toque no botão e a bola já é lançada com a força máxima;

  •   Flippers: são as únicas coisas que você controla na mesa, geralmente encontrados na parte de baixo da mesa, próximo da saída, é com eles que você rebate a bola para cima acertando os alvos da mesa e evitando que a bola saia de jogo. Normalmente as mesas possuem apenas dois, um de cada lado da saída principal da mesa, mas algumas podem possuir um ou até mesmo quatro próximos da saída, além de outros espalhados pela mesa;

  •   Holes: são pequenos buracos existentes nas mesas, onde você deve acertar a bola para ganhar pontos, bônus ou cumprir desafios;

  •   Drop Targets: são pequenos painéis, que quando a bola os acerta eles afundam na mesa, e geralmente uma luz próximo dele acende. Eles costumam aparecer em grupos de no mínimo dois e quando você acertar todos, você receberá uma bonificação e todos os alvos retornam a posição inicial para serem acertos novamente;

  •   Ligths: são pequenas luzes espalhadas por toda a mesa, normalmente aparecem antes de rampas, loops, drop, targets, lanes e holes, e quando você acender todas, receberá algum bônus;

  •   Ramps: como o próprio nome diz, são rampas que elevam a bola acima da mesa e ela percorre por um determinado caminho. É necessário mira e velocidade para que a bola percorra tais rampas;

  •   Loops: são caminhos arredondados, que normalmente existem nas partes altas da mesa, são similares às rampas, porém estas estão no mesmo nível da mesa e é necessário menos força na bola para que ela os percorra;

  •   Springs: localizados um pouco acima dos flippers, são normalmente triangulares. Quando a bola as acertar pela parte de dentro, ela será rebatida na direção oposta;

  •   Bumpers ou Kickers: normalmente são redondos. Eles são pequenos rebatedores que quando a bola os acerta, rebatem ela para a direção oposta com um aumento de velocidade. Normalmente são encontrados em grupos e valem pontos quando acertos;

  •   Return Lanes: encontradas um pouco acima dos flippers, atrás das springs, elas são pequenas passagens verticais onde a bola se encaixa e desce perdendo velocidade, voltando gentilmente aos flippers;

  •   Exit Lanes: são idênticas às return lanes, porém elas se encontram nas extremidades esquerda e direita da mesa e caso a bola passe por elas, será jogada na saída da mesa;

  •   Exit: como em todo o jogo, há uma maneira de você perder vidas, no caso do pinball você perde as bolas, e a exit é, como o nome já diz, a saída da mesa, ou seja, se a bola cair nela estará perdida para sempre, porém como nos outros jogos, é possível ganhar bolas extras. Esta saída sempre se localiza na parte mais baixa da mesa, logo abaixo dos flippers;

  •   Kickbacks: localizados nas exit lanes, eles são uma espécie de salvação, para evitar que você perca a bola, quando eles estão ativos e a bola cair na exit lane, os kickbaks rebaterão a bola de volta à mesa evitando que caia na saída;

  •   Ball Saver: é uma espécie de bônus, que se consegue de várias formas, enquanto este bônus estiver ativo e a bola cair na saída da mesa, você não perderá a bola e ela será relançada no plunger, mas cuidado, pois este bônus dura pouco tempo;

  •   Locker: uma espécie de trava que, depois de ativo, prende a bola na mesa e uma nova é lançada no plunger, mas você não perde a bola. Este tipo de estrutura serve para ativar o multiball, onde você joga com três bolas ao mesmo tempo, portanto quando você prender a terceira bola, as três serão liberadas. Aproveite bem este momento, pois é fácil ganhar pontos;

  •   Field Multiplier: toda vez que você acertar um bumper, matar um inimigo, etc, você ganha uma determinada pontuação e realizando certos feitos, tal pontuação poderá ser dobrada, quadruplicada e octuplicado, mas tal bonificação dura apenas 120 segundo e é renovada a cada vez que aumentar o field multiplier;

  •   Bonus Multiplier: toda vez que perder uma bola, todos os seus pontos acumulados serão adicionados à sua pontuação final e depois multiplicado pelo bonus multiplier. Esse bônus é inicialmente 1 e pode ser dobrado várias vezes, passando para 2, 4, 8 e assim por diante, para isso você deve cumprir determinados desafios. Após perder a bola esse bônus volta a 1 e você deve começar tudo novamente;

  •   Nudge: nos jogos de pinball do mundo real, é possível bater, balançar e levantar a mesa para mudar a direção da bola e neste jogo também é possível fazer isto, porém se fizer isso várias vezes uma aviso escrito TILT, aparecerá na mesa e todos os seus flippers ficarão presos, impedindo que você os use, culminando na perda da bola, felizmente isso não acontece nesse jogo, portando não tenha dó em socar a mesa.

Mesas

  São 3 tipos de mesas, cada uma com um design diferente das outras, que podem ser jogadas no modo Arcade, uma do Sonic, outra do NiGHTS e outra do Samba de Amigo:

1. Sonic: esta mesa é baseada nas fases do jogo Sonic Advance e todos os cenários e músicas são referentes a esse jogo. São um total de 8 fases diferentes, mas a mesa não sofre alterações em sua estrutura, muda-se apenas as cores e alguns detalhes do cenário, as fases são: Neo Green Hill Zone, Secret Base Zone, Casino Paradise Zone, Ice Mountain Zone, Angel Island Zone, Egg Rocket Zone, X-Zone e The Moon Zone, esta última fase só pode ser acessada caso você entre no Ring Mode em todas as fases anteriores e pegar um total de 500 anéis até o final da X-Zone, feito isto, tal fase ficará habilitada para o resto do jogo atual. Seu objetivo principal é derrotar Eggman, mas você não é obrigado a fazer isso. Essa mesa possui 3 flippers, os dois básico na parte de baixo da mesa e um no canto direito no centro da mesa, possui também 3 entradas de rampas e 2 loops: a primeira da direita, logo acima do flipper central está o loop do EGG, um pouco a esquerda está a rampa que possui duas flechas nela, mais à esquerda, acima dos Chao está a rampa EXTRA BALL, logo à esquerda dos Chao, está a rampa do MULTIBALL e encostado no canto esquerdo está o loop do RING. O Feature Hole, fica no alto da mesa no canto direito e para acertá-lo envie a bola pelo loop do EGG, quando o buraco estiver aberto. Existem 5 lanes próximo aos flippers, 3 de retorno e 2 de saída, apenas a última da direita e da esquerda são saídas. Logo abaixo do personagem no centro da mesa existem 7 luzes no formato das Esmeraldas do Caos, 6 pequenas e 1 grande, as seis pequenas indicam em qual fase você está e a grande, com um "S" nela, indica se o Ball Saver está ativo ou não, se a luz estiver acesa é porque está ativo, quando o Ball Saver estiver acabando essa luz começará a piscar até se apagar. Esta mesa possui 4 modos diferentes:

  Normal Mode: este é o modo básico da mesa e o melhor para se conseguir pontos, também é o único que permite acessar todos os outros modos, segue abaixo o que pode ser feito nesse modo:

  •   Shoot Bonus: toda vez que for lançar um bola nova, aparecerão duas opções para você escolher, escolha uma e você receberá um dos seguintes bônus: Small Bônus (300 pts), Big Bônus (30.000pts), Super Kickback (adiciona 5 kickbacks), Long Ball Saver (evita que você perca a bola por 120 segundos), Backup (ativa o Super Kickback mais 30 segundos de Ball Saver), Ring Light (acende uma das luzes do Ring), Egg Light (acende uma das luzes do Egg) e Random Light (acende uma luz qualquer na mesa);

  •   Extra Ball: você pode ganhar bolas extras jogando a bola na rampa central 20 vezes, mas você deve fazer isto usando o flipper central. A forma mais fácil de fazer isso é lançar a bola, com o flipper direito, pelo loop do Ring, fazendo a volta completa e então usar o flipper central para mandar a bola para a rampa de Extra Ball;

  •   Field Multiplier: acione as três luzes logo acima dos rebatedores para acionar o Field Multiplier e para conseguí-lo envie a bola pela rampa da direita, aquela com duas flechas. Este bônus dobra todos os pontos conseguidos na mesa, dura 120 segundos e pode ser dobrado várias vezes seguidas;

  •   Combo: envie a bola pelas rampas com uma diferença de no máximo 5 segundos para executar um Combo, para ganhar pontos, que são cumulativos;

  •   Skill Shoot: envie a bola direto do plunger para uma das rampas, para ganhar um bônus de 100 mil pontos;

  •   Kickback: acenda as 5 luzes das lanes, formando a palavra Sonic e os kickbacks aparecerão nas exit lanes. Toda a vez que você apertar o botão dos flippers, as luzes mudarão de posição, indo na direção do flipper, ou seja, se você apertar o botão do flipper da direita, as luzes acesas e apagadas mudarão para o lado direito, evitando assim que você tenha que jogar a bola nas saídas;

  •   Lit Bonus: acenda as três luzes de qualquer rampa e acumule pontos;

  •   Bonus Multiplier: acerte o buraco do Chao de cima 5 vezes e multiplique seus pontos;

  •   Random Feature: acerte todos os Zone Targets, localizados abaixo do flipper central e acerte a bola no Feature Hole para ganhar um bônus aleatório, mas isso funciona apenas se o buraco não esteja aberto para iniciar outro modo, como o Ring ou o Egg;

  •   Jackpot: é a melhor forma de se conseguir quantias absurdas de pontos, para iniciá-lo acerte todos os Zone Drops e acerte a Feature Hole. nas duas primeiras vezes que repetir este procedimento, você apenas ganhará um bônus qualquer, porém na terceira vez começará o Jackpot. Sua bola ficará dourada e você ganhará uma bola extra, infelizmente neste modo não é possível fazer mais nada além de ganhar pontos e bolas extras. Passe a bola por qualquer rampa ou loop e você aumentará o Jackpot, quando quiser recebê-lo basta acertar os rebatedores 10 vezes e a pontuação ganha dobrará. Repita esse processo várias vezes e a pontuação será multiplicada por 128, permitindo que ganhe mais 1 bilhão de pontos a cada 10 acertos nos rebatedores. Dica: quando conseguir colocar a bola no meio dos três rebatedores, fique batendo na mesa de todos os lados para que a bolinha rebata várias e várias vezes. O Jackpot ficará ativo até você perder a bola. Tudo isto com a trilha sonora da Spring Yard Zone do Sonic 1 do Mega Drive;

  •   Multiball: nada mais é do que um Jackpot com três bolas ao mesmo tempo, para ativá-lo basta acender as três luzes do buraco Intergalatic, localizado na parede da esquerda, e o bloqueador aparecerá no final da rampa da esquerda, então acerte a bola na rampa da direita três vezes, a cada vez uma bola ficará presa e outra será lançada, quando as três estiverem presas, elas serão liberadas. Este modo ficará ativo até que você perca duas bolas. Caso nunca entre neste modo até a Casino Paradise, ao iniciar esta fase, o bloqueador já estará ativo e duas bolas já estarão presas, necessitando de apenas mais uma. Infelizmente este modo ficou mal feito, pois como a tela não mostra toda a mesa ela seguirá sempre a bola mais próxima da saída da mesa, ou seja, você não consegue visualizar a trajetória de todas as bolas, impedindo que você controle elas com perfeição. Tudo isto ao som de Open Your Heart;

  •   Character Change: inicialmente, Sonic estará no centro da mesa, para mudá-lo basta acertar três vezes o Swap Target logo acima dos Chao, o tema do alvo muda conforme o tema da fase, inicialmente são três coqueiros, após isso o personagem mudará para Tails e algumas cores da mesa também mudarão. Caso repita o processo, o personagem mudará para Knuckles, depois Amy e então volta para Sonic. Os mini games mudam conforme o personagem no centro da mesa. Na última fase, The Moon Zone, o único personagem disponível é o Super Sonic e não há como mudar;

  Egg Mode: para acessar este modo você deve acender as três luzes enviando a bola pelo Egg loop, no lado direito, após isso basta acertar o Feature Hole e Eggman aparecerá em cima de algum buraco da mesa. Para derrotá-lo basta acertar o buraco onde ele está flutuando, inicialmente você precisará acertá-lo apenas uma vez, mas a cada vez que você passar todas as fases e voltar a primeira, Eggman ficará mais resistente e você terá que acertá-lo uma vez a mais. Tudo isto ao som do tema do chefe de Sonic 1 do Mega Drive. Você tem 120 segundos para destruí-lo, caso seu tempo acabe e você já infringiu danos nele, na próxima vez que entrar nesse modo ele reterá o dano já causado. Depois de derrotá-lo começará o Stage Clear, onde uma pontuação de um pouco mais de 700 mil aparecerá no alto da tela e começará a decrescer, acerte a bola por qualquer rampa ou loop para ganhar a pontuação que estiver aparecendo, excelente maneira de conseguir pontos. Este modo dura 60 segundo e o Ball Saver estará sempre ativo. Terminado o tempo você irá para a próxima fase, mas caso queira passar logo de fase, acenda todas as luzes dos drop targets ZONE e você irá imediatamente para a próxima fase. Tudo isto ao som de Super Sonic Racing.

  Ring Mode: para acessá-lo basta acender as 5 luzes do loop da esquerda, depois acerte a bola no Feature Hole, então vários anéis aparecerão ela tela, eles valem muitos pontos e se regeneram depois de pegos. Esse modo dura 120 segundos. Os anéis servem para o Chao Garden e o Casinopolis. Lembre-se que você deve entrar neste modo em todas as fases para acessar a última fase, The Moon Zone. Tudo isto com a trilha sonora da Star Light Zone do Sonic 1 do Mega Drive.

  Mini Game Mode: para acessá-lo acerte o buraco do Chao de baixo três vezes e um mini game randomicamente será iniciado. Cada mini game exige que você acerte um determinado alvo, que será indicado no início do mesmo, mas seja rápido, pois há limite de tempo. Os tipos dos mini games variam de acordo com o personagem no centro da mesa, assim como as músicas e a pontuação.

2. NiGHTS: mesa baseada nas fases do jogo NiGHTS into Dreams do SEGA Saturn, são ao todo 7 fases: Spring Valley (the IDEAL), Splash Garden (the AFFECTION), Mystical Woods (the POSSIDILITY), Frozen Bell (the CONSCIOUSNESS), Soft Museum (the CONFUTION), Stick Canyon (the REVIVAL), e Twin Seeds (the GROWTH), esta última fase só poderá ser acessada se você entrar no Chip Mode em todas as fases anteriores e pegar no mínimo um total de 500 chips até o final da Stick Canyon, feito isto, tal fase ficará habilitada para o resto do jogo atual. Seu objetivo nesta mesa é destruir Wizeman o chefe de Twin Seeds, mas você não é obrigado a fazer isso. Considerada a mesa mais fácil do jogo e a mais bela, ela possui 4 flippers, 2 na base e 2 no centro, além de 3 entradas de rampas e 2 loops: na parede da direita, logo acima do Ideya está uma entrada da rampa do Field Multiplier, logo à esquerda está o loop do DRMY, à esquerda do centro está a rampa da Extra BALL, logo à esquerda está o loop do CHIP e no canto esquerdo está a outra entrada da rampa do Field Multiplier. Existem 4 lanes próximo aos flippers, 2 de cada lado sendo que a última da esquerda e da direita são saídas. Logo abaixo da foto no centro da mesa, existem 5 luzes e 1 símbolo roxo, as luzes indicam quantos Ideyas você já capturou e o símbolo roxo indica se o Ball Saver está ativo, assim como na mesa do Sonic, este símbolo começará a piscar quando o Ball Saver estiver acabando. Esta mesa possui 6 modos diferentes:

  Extra Ball: para ganhar uma bola extra faça a bola passar pela rampa central 10 vezes, isso pode ser feito em qualquer modo com exceção do Normal Mode.

  Normal Mode: assim como na mesa de Sonic, daqui você parte para todos os outros modos, segue abaixo as bonificações que você pode conseguir neste modo:

  •   Shoot Bonus: assim como na mesa do Sonic, você pode escolher uma bonificação aleatória toda vez que lançar uma bola, as bonificações são as mesmas, apenas adaptadas para esta mesa, por exemplo, ao invés de poder ganhar Ring Light, você ganhará Chip Light. Você também ganha uma Shoot Bonus no início do Boss Mode;

  •   Field Multiplier: dobre a pontuação que você ganha na mesa girando a pequena placa que existe na grande rampa, não importa por qual lado você jogue a bola, o que importa é a força com que a bola gira a placa, quando a bola passar pela placa uma barra começará a ser carregada no topo da tela, preencha esta barra e ganhe o Field Multiplier, que é cumulativo, faça isso pela segunda vez e os pontos serão quadruplicados e assim por diante. Esta bônus dura apenas 120 segundos, portanto aproveite bem;

  •   Kickback: acenda as 4 luzes das lanes, formando a palavra Dash e os kickback aparecerão nas exit lanes. Toda a vez que você apertar o botão dos flippers, as luzes mudarão de posição, indo na direção do flipper, ou seja, se você apertar o botão do flipper da direita, as luzes acesas e apagadas mudarão para o lado direito, evitando assim que você tenha que jogar a bola nas saídas;

  •   Combo: realizado da mesma forma que na mesa do Sonic, faça a bola percorrer os loops ou rampas seguidamente, com uma diferença de 3 segundos, para ganhar muitos pontos que são cumulativos;

  •   Skill Shot: faça a bola passar pelo loop do DRMY assim que ela sair do plunger para faturar 100 mil pontos;

  •   Lit Points: toda vez que você acender todas as luzes de uma seqüência, você acumulará pontos;

  •   Bonus Multiplier: você pode dobrar seus pontos acumulados acertando todos os ECN drop targets e jogando a bola pelo loop do DRMY;

  •   Random Feature: acerte o buraco do Ideya, para ganhar um bônus aleatório;

  •   Jackpot: acerte o buraco do Ideya pela quinta vez para iniciar este modo, a bolinha ficará dourada, você ganhará uma bola extra e o Jackpot será iniciado, ele ficará ativo até você perder a bola, infelizmente não é possível fazer mais nada neste modo a não ser ganhar pontos. A cada vez que a bola passar por um loop ou rampa você acumulará pontos. Para ganhar os pontos acumulado você deve acertar a bola três vezes em qualquer buraco da mesa, a cada vez que fizer isso os pontos acumulados serão dobrados, faça isso várias vezes seguidas e o multiplicador chegará a 128 e depois de mais alguns Jackpots ganhos, a pontuação ganha por cada Jackpot ultrapassará 1 bilhão. Esta é a melhor maneira de se conseguir uma pontuação absurda. Tudo isto com a trilha sonora da Spring Yard Zone do Sonic 1 do Mega Drive;

  •   Multiball: passe a bola pela rampa central e ela ficará presa no Ball Lock e uma nova será lançada automaticamente, repita esse processo três vezes e então o multiball começará e durante este modo o Jackpot estará ativo e as regras são as mesmas. Este modo ficará ativo até que você perca duas bolas. Infelizmente este modo ficou mal feito, pois como a tela não mostra toda a mesa ela seguirá sempre a bola mais próxima da saída da mesa, ou seja, você não consegue visualizar a trajetória de todas as bolas, impedindo que você controle elas com perfeição. Tudo isto ao som de Open Your Heart;

  Dualize Mode: para entrar neste modo acenda as 3 luzes no centro da mesa acertando o centro da tenda azul, chamada de Ideya Palace. Este modo dura 180 segundos, é muito tempo, agora você deve capturar o Ideya que se localiza no buraco acima do flipper central da direita. São ao todo 5 Ideyas e você precisa capturar todos para enfrentar o chefe Nightmaren e você inicia todas as fases com 1 Ideya já capturado. O motivo de você começar com 1 Ideya é... que você é o escolhido! Deste modo você também poderá acessar os Mini Game Mode, Chip Mode e Acrobat Mode, então o Dualize Mode é quase como um Normal Mode.

  Chip Mode: idêntico ao Ring Mode da mesa do Sonic, porém ao invés de anéis, aparecerão fichas azuis, mas elas tem o mesmo valor dos anéis para o Chao Garden e o Casinopolis. Para acessá-lo basta acender as 4 luzes do loop do Chip, depois acerte a bola no buraco Symbol, localizado no centro do loop do DRMY e finalmente este modo começará. Pegue quantas fichas puder no limite de 120 segundos. Lembre-se que você deve acessar este modo em todas as fases para ter acesso a última fase, Twin Seeds Zone. Tudo isto com a trilha sonora da Star Light Zone do Sonic 1 do Mega Drive.

  Acrobat Mode: este modo serve apenas para conseguir muitos pontos. Para acessar este modo acerte a bola três vezes no buraco do Pian, localizado no centro da rampa da EXTRA BALL. Agora você tem 30 segundos para fazer a bola mover-se acrobaticamente, realizando movimentos pré-estabelecidos, existem ao todo 30 tipos diferentes de acrobacias, então boa sorte. Algumas acrobacias são simples, como acertar os buracos da mesa ou fazer a bola percorrer as rampas e loops ou deixar a bola ser relançada no plunger. Tudo isso ao som do tema de Chu-Chu Fever.

  Mini Game Mode: para acessá-lo acerte a bola três vezes no buraco do Enemy, acendendo as luzes formando a palavra AIR, localizado entre os loops do DRMY e Chip e um mini game randomicamente começará. Preste atenção, pois o jogo dirá onde você deve acertar a bola para ganhar o jogo, mas seja rápido, pois há tempo limite.

  Nightmaren Mode: após capturar os 5 Ideyas, você ainda deve fazer mais duas coisas antes de entrar nesse modo: acender todas as luzes do loop do DRMY, depois acertar novamente o Ideya Palace e finalmente você será levado ao estágio do chefe. A mesa sofrerá uma mudança de tema, a bola será relançada e todos os buracos serão desativados. Agora você deve acertar o chefe que está localizado onde era o buraco do Simbol, no centro do loop do DRMY, existem três formas diferentes de fazer isso: a primeira é acertar diretamente o buraco, causando apenas 12,5% de dano, outra forma é jogar a bola no loop do DRMY, causando 25% de dano, isto é chamado de Para Loop e por último faça a bola subir pela rampa da esquerda do Field Multiplier para causar 37,5% de dano, a casa decimal da porcentagem não aparece, mas ela existe. Para derrotar o chefe cause 100% de dano nele e tudo estará acabado. Caso perca a bola, você simplesmente voltará ao modo normal, mas não perderá uma bola. Tudo isto ao som de NiGHTS vs Reala. Os chefes das fases são: Gillwing, Puffy, Clawz, Gulpo, Jackle, Reala, e Wizeman. Após derrotar o chefe o Stage Clear começará, e da mesma forma que na mesa de Sonic, um pontuação de um pouco mais de 1 milhão aparecerá no alto da tela e começará a decrescer, faça a bola passar pelos loops e rampas para ganhar a pontuação exibida, não precisa se preocupar muito, pois o Ball Saver estará ativo por todo o tempo. Assim que a pontuação chegar zerar, você irá para a próxima fase. Tudo isto ao som de Dreams Dreams.

 

3. Samba de Amigo: mesa baseada no jogo Samba de Amigo do Dreamcast, ela, sem dúvidas a mesa mais difícil deste jogo, pois além de ser pequena, é difícil conseguir o kickback, não há como ganhar bolas extras e o Ball Saver só funciona em um dos modos do jogo, apesar de tudo isso, é uma mesa bem feita e simétrica, com exceção do buraco do Song Play que fica em uma saída à direita. Seu objetivo é conseguir nota A em todas as músicas do Fever Mode, mas você não é obrigado a fazer isso. Esta mesa possui 2 rampas e 2 loops: as rampas estão no parte de baixo e parecem interrogações, os loops estão na parte de cima da mesa, um na parte externa e outro na interna. Existem 5 lanes próximo aos flippers e apenas o do canto esquerdo e direito são saídas. Para habilitar esta mesa, vença Knuckles no Story Mode. Esta mesa possui 4 diferentes modos:

  Song Select Mode: este é o modo normal desta mesa, neste modo você pode escolher a música que será tocada no Song Play Mode e no Fever Mode, acertando os rebatedores que existem no loop interno da mesa, no meio destes rebatedores está o Pose Man, dependendo de quais rebatedores você acertar, ele mudará de pose e é essa pose que determina qual música será tocada, as músicas disponíveis são: Burning Hearts (Burning Rangers), We are Burning Rangers (Burning Rangers), Vamos a Carnaval (Samba de Amigo), Mambo de Verano (Samba de Amigo), Chu-Chu Rocket (Chu-Chu Rocket), Chu-Chu Fever (Chu-Chu Rocket), Phantasy Star On Line (Phantasy Star On Line), Can Still See the Light (Phantasy Star On Line) e Dreams Dreams (NiGHTS into Dreams). Abaixo segue algumas bonificações dessa mesa:

  •   Kickback: acerte as duas rampas em forma de interrogação para acionar o kickback que aparecem nas exit lanes, isso pode ser feito em qualquer modo;
  •   Shoot Bonus:  assim como nas outras mesas, você pode escolher uma bonificação aleatória toda vez que lançar uma bola, as bonificações são Big Bonus (30.000 pts) e Small Bonus (300 pts);

  Song Play Mode: para iniciar este modo, basta acertar a bola pelo loop externo 3 vezes de cada lado e então acerte a bola no buraco do Song Play. Neste modo todas as luzes de todas as rampas e loops ficarão acendendo no mesmo ritmo da música tocada e você deve acertar a bola em todas as rampas e loops indicadas o mais rápido possível, será algo bem complexo e que exigira grande precisão, mas caso consiga acertar todas as rampas e loops indicados muito rapidamente, você terá um breve tempo, antes do início da próxima seqüência, onde todas as luzes ficarão acesas e se você acertar a bola em qualquer uma delas ganhará um Jackpot de até um pouco mais de de 1 milhão. Assim que terminar o tempo você receberá uma pontuação referente a porcentagem da quantia de acertos. Durante este modo o Ball Saver ficará ativo todo o tempo.

  Fever Mode: você deve acender todas as luzes nas lanes e formar a palavra FEVER, mas cuidado, pois se a bola passar por um letra acesa ela irá se apagar, lembre-se de que você pode alternar as luzes acesas e apagadas apertando os botões dos flippers, depois de acender as luzes você deve acertar a bola no buraco do Song Play. Durante este modo, o jogo de pinball será suspenso e dois indicadores, em forma de maracas, aparecerão na tela, tais maracas são controladas pelos mesmos botões dos flippers, então a música começará a tocar e várias bolinhas marrons, representando o ritmo da música, surgirão no centro da tela em direção a uma das maracas e você deve apertar o botão para agitar as maracas quando estas bolinhas estiverem bem no centro delas, caso erre você ouvirá um belo "BOO". Assim que terminar a música você receberá uma porcentagem como nota e essa porcentagem será multiplicada por 100 mil e somada aos seus pontos, porém se sua porcentagem for de 100%, o que é muito difícil, você receberá 2 milhões. Sem dúvidas conhecer o ritmo das músicas irá ajudar muito neste modo.

  Letter Collect Mode: acertando os rebatedores, em torno do Pose Man, por 30 vezes, habilitará este modo. Agora você deve acertar os rebatedores que possuem as luzes acesas, para formar o nome de algum personagem do Samba de Amigo e ganhar pontos, mas para isso você dispões de apenas 60 segundos. É possível habilitar este modo durante o Song Play Mode, mas este modo só iniciará quando o Song Play Mode terminar. Os nomes dos personagens são: Amigo, Rio, Bingo, Bongo, Linda, Chumba e Wamba.

Story Mode

  Este modo é bem difícil e um pouco frustrante, mas quem disse que jogar pinball era fácil? Neste modo você encara a história do jogo e enfrentará alguns participantes em duras competições, através da mesas do Sonic e do NiGHTS, portanto recomendo que treine no modo Arcade antes de tentar a sorte aqui, no final de cada etapa algo pode ser habilitado:

  •   Knuckles: sim o echidna será seu primeiro desafiante, como sempre ele quer mostrar a Sonic que pode derrotá-lo. Sua tarefa é bem simples, conseguir 10 milhões de pontos, uma forma bem simples de fazer isso é ficar derrotando Eggman e ganhar pontos no Stage Clear. Após derrotá-lo você habilitará a mesa Samba de Amigo;

  •   Tails: algo de estranho ocorre com a raposa, seus olhos... estão vermelhos. Sua tarefa é de conseguir 15 milhões de pontos em menos de 5 minutos, mas desta vez você iniciará a mesa na fase Casino Paradise, repita o processo acima duas vezes e você conseguirá tal pontuação. Depois de derrotá-lo, Tails voltará ao normal com um pouco de amnésia e você habilitará o jogo Slots do Casinopolis;

  •   Amy: outra com olhos vermelhos, Eggman trabalhou muito desta vez. Agora a disputa será na mesa de NiGHTS e tudo o que você tem que fazer é derrotar o primeiro chefe, Gillwing. Depois de derrotá-la, Amy volta ao normal e diz a Sonic que Eggman está usando uma máquina para fazer lavagem cerebral nos participantes do torneio e depois disso você habilitará o jogo Bingo do Casinopolis;

  •   Metal Sonic: para vencê-lo você deve passar todos as fases da mesa do Sonic, com exceção da The Moon Zone. Apenas tenha calma e paciência para passar este desafio;

  •   Eggman: como sempre, com o fracasso de todos os seus lacaios, o doutor resolve cuidar de Sonic pessoalmente, o desafio consiste em ver quem marca mais pontos em 5 minutos, porém como Eggman nunca joga limpo, ele começa com 200 mil pontos. No final dos 5 minutos, Eggman terá exatos 30 milhões de pontos, ou seja, você terá que fazer mais de 30 milhões de pontos para vencê-lo. A melhor forma é sem dúvidas ficar entrando no Egg Mode e derrotar Eggman o mais rápido possível, pois toda vez que ele é derrotado você ganha 10 milhões de pontos, mais o que você pode ganhar no Stage Clear, significa que você precisa derrotá-lo no máximo três vezes. Há uma forma muito mais rápida porém mais difícil de conseguir os pontos necessários que é o Jackpot, isso se você for bom em mandar a bola para os rebatedores.

Modo Multi Players

  O game também conta com um ótimo modo "Versus" para até quatro jogadores, mas infelizmente todos os jogadores precisam ter seus próprios cartuchos e como já era previsto, todos são baseados em pinball. São três jogos, sendo dois contra e um cooperativo:

  •   Hot Potato: várias bombas em forma de bolas aparecem nas mesas e você deve se livrar delas o mais rápido possível, acertando a bola em um dos três buracos no topo da mesa, que mandam as bombas para os outros jogadores. Aquele que ficar com três bombas na mesa ao mesmo tempo é desclassificado, mas ainda continuará jogando, podendo enviar inofensivas bolas pretas para atrapalhar os outros. Ganha o último jogador que sobreviver sem juntar três bolas bombas na sua mesa.

  •   Hockey: todos os jogadores ficam na mesma mesa, porém cada jogador pode ver apenas seu próprio gol, então várias bolas, prateadas e douradas são jogadas na mesa, seu objetivo é usar seus flippers para rebater as bolas para o gol dos outros jogadores, evitando que entrem no seu. Cada jogador começa com 100 pontos e perde 1 ponto para cada bola prateada que entrar em seu gol ou 3 pontos caso entre uma bola dourada, e toda vez que alguma bola entrar, uma nova será lançada do seu plunger. O jogador que tiver seus pontos zerado será desclassificado e vence o último que perder todos os seus pontos ou aquele que tiver mais pontos no final do tempo.

  •   Ladder Climb: o único jogo cooperativo deste modo, os jogadores devem se unir para fazer a bola subir o máximo possível por uma longa passagem vertical. Em cada parte dos muros opostos existem vários flippers, um de cada cor, sendo que cada cor corresponde a um jogador e todos devem se unir para subir o máximo que puderem com a bola. Caso a bola comece a cair pelo centro da mesa, aperte o botão do flipper rapidamente para magneticamente atrair a bola para ele. No final do tempo a pontuação corresponderá a altura máxima que a bola atingiu.

Tiny Chao Garden

  Sim o Chao Garden está presente neste jogo, mas em uma versão mini. Se trata de um pequeno jardim, onde você cuida de seu Chao. Os Chao são uma espécie de bichinho virtual e você deve cuidar dele como se fosse um animal de estimação de verdade, alimentando ele, acariciando, brincando, etc. Assim que entrar pela primeira vez você verá um ovo no centro dele, leve a mãozinha até o ovo e acaricie ele, usando o botão A, até que o ovo rache e seu Chao nascerá. No canto direito da tela você verá os status do seus Chao como, os níveis dele, seu nome e a quantidade de anéis que você dispõe, para mudar o nome do Chao basta clicar em cima de seu nome. Ele começará com status de criança e com todas as barras no nível 1, não há como mudar o status de criança no Tiny Chao Garden, para isso você deve transferi-lo par o Sonic Adventure 2 - Battle  do Game Cube. Pressione o botão R para aparecer no canto esquerdo o menu com frutas e brinquedos que você pode comprar para seu Chao, as frutas servem de alimento e para cada fruta que você der as barras de nível dele subirão ou descerão dependendo de qual fruta ele comer, os brinquedos  aparecerão com o tempo e variam de cornetas e patos infláveis até televisores, podem aparecer também alguns ovos, mas eles não terão utilidade se você não tiver um Game Cube para transferi-los. Mas nada disso é de graça tudo tem seu preço e é pago em Anéis e para conseguir mais Anéis você pode escolher entre duas opções: pegá-los durante o jogo ou jogar um dos dois mini games que são os dois Game Boys coloridos no alto da tela do Tiny Chao Garden. 

  O Game Boy branco o leva para um curioso jogo, onde várias fichas vermelhas ou verdes vão descendo do teto, sua missão é eliminá-las antes que atinjam o final da parte quadriculada e libertar os agrupamentos de anéis presos entre elas, os agrupamentos podem ser de 1, 5 ou 10 anéis. Novas fileiras de fichas descem conforme o tempo passa. Na parte de baixo da tela estará seu Chao, você poderá movimentá-lo para os lado usando o direcional e ele pode arremessar fichas verdes ou vermelhas dependendo do botão apertado, aperte A para lançar fichas vermelhas e B para lançar fichas verdes, acerte uma ficha da mesma cor de um agrupamentos de 10 fichas, ou mais, e elas sumirão, mas elas devem estar conectadas na horizontal ou vertical, quando um agrupamento de anéis estiver livre, eles cairão e você deve colocar seu Chao debaixo deles para pegá-los. É possível mudar a cor das fichas deixando-as presas entre fichas da outra cor, isso vale para linhas ou colunas inteiras, mas as fichas presas só mudarão de cor quando você acertar um ficha nelas. Caso alguma ficha fique flutuando quando as outras desapareceram, elas serão puxadas para cima e poderão criar aglomerados e desaparecerem. Enquanto as fichas estão desaparecendo, seu Chao não pode jogar mais fichas, portanto você deve esperar que as fichas parem de se mover para arremessar mais. Assim que você liberar todos os agrupamentos de anéis, você passará de fase, são ao todo 4 fases sendo que a velocidade em que as fichas descem aumenta a cada fase.

  O Game Boy roxo o leva para o famoso jogo da memória, onde as cartas serão revelado por um breve instante no início do jogo e depois elas viram, então seu Chao muito gentilmente entra em cena e modifica a posição de algumas cartas e então começa o jogo. Você deve formar pares iguais para ganhar Anéis. Existe uma pontuação para cada cor no tabuleiro, caso você forme um par e as duas cartas estiverem na parte azul você ganha 1 + 1 Anéis, ou seja 2, se uma das cartas está na parte rosa e outra na azul sua recompensa será de 3 + 1 Anéis, ou seja 4 Anéis, e se uma das cartas estiver na parte vermelha e outra na azul você ganha 5 + 1 Anéis, resultando em 6 Anéis, e assim por diante. Se você errar três vezes estará acabado o jogo, mas caso consiga acertar todos os pares você receberá uma recompensa extra para cada erro não cometido.

  Para mais informações sobre o Tiny Chao Garden, olhe o detonado do site.

Casinopolis

  Aqui você pode gastar seus anéis em verdadeiros jogos de cassino, porém todos baseados em pinball, que servem como uma forma alternativa de se conseguir anéis para o Tiny Chao Garden. Cream e seu fiel Chao, Cheese, serão seus guias (e eu que pensava que ela fosse muito nova para esse tipo de coisa...). Como estes jogos são de cassino, significa que você pode sair com menos anéis do que quando entrou, tudo vai depender da sua habilidade e sorte, em qualquer um dos três jogos existentes o formato da mesa é idêntico e simples, todas a vez que perder uma bola você deve pagar 1 anel por uma bola nova e você deve acertar um dos buracos nos cantos de cima da mesa para fazer as apostas, ou seja, você precisa ter uma reserva de anéis antes de entrar aqui. Os jogos são:

  Roulette: neste jogo você deve fazer apostas nos números da roleta e para isso você deve acertar a bola em um dos buracos de aposta. Quando iniciar o jogo você aposta 25 anéis, depois você deve apostar mais 1 anel cada vez que acertar o buraco de aposta, então um número será sorteado aleatoriamente e será marcado na roleta, você tem 120 segundos para fazer o máximo de apostas que puder. Cada vez que você apostar em um número, uma luz colorida acenderá nele, essa cor depende do número de vezes que você apostou em tal número: a primeira vez ficará vermelho claro, se conseguir apostar pela segunda vez, no mesmo número, ele ficará amarelo e se conseguir pela terceira vez, no mesmo número, ele ficará verde. Quando o tempo acabar, você deve acertar o buraco de aposta pela última vez, ou perder a bolinha, depois do último número ser apostado a roleta começará a girar, um número será sorteado e você receberá um prêmio de acordo com a cor do número:

  • Vermelho escuro: você não ganha anéis;

  • Vermelho claro: você ganha 2x25, ou seja, 50 anéis;

  • Amarelo: você ganha 4x25, ou seja, 100 anéis;

  • Verde: você ganha 8x25, ou seja, 200 anéis.

  Slots: uma máquina diferente das usuais. Ela consiste em duas partes, na primeira você tem um determinado tempo, não mostrado, para acertar a bola nos apostadores, quando fizer isso uma vez, você apostará 1 anel apenas na linha central, quando fizer pela segunda vez, você apostará um total de 2 anéis em todas as linhas e quando fizer pela terceira vez, apostará um total de 3 anéis em todas as linhas e diagonais. Depois que fizer suas apostas livremente ou o tempo acabar, a máquina começará a girar, agora você tem duas opções: ou você espera pacientemente que a máquina pare de girar sozinha, ou você acerta os apostadores, porém desta vez é grátis, e faz uma coluna parar de girar, mas lembre-se toda vez que perder a bola deverá pagar 1 anel para repor, seja qual for sua opção, você receberá seu prêmio de acordo com a formação feita. Os personagens da máquina são todos do jogo Chu-Chu Rocket do Dreamcast, existem 3 cores de ratos 1 planeta e 1 gato, ainda não descobri quanto e quando você ganha anéis, mas com certeza conseguindo 3 figuras iguais em um das linhas ou diagonais apostadas dará algum lucro. Este jogo é habilitado quando você derrotar Tails no Story Mode.

  Bingo: este é sem dúvidas o mais fácil e rentável dos três jogos do Casinopolis. Você receberá uma cartela com 25 números aleatórios e você deve formar uma linha, coluna ou diagonal para formar o Bingo. O princípio é o mesmo da roleta, você paga 20 anéis para começar o jogo, mais 1 anel para cada bola nova e deve acertar o buraco de apostas, mas desta vez é de graça, para sortear um número de 0 a 30, caso tenha o número em sua cartela ele será marcado, quando você conseguir marcar 4 números da mesma linha ou coluna, ou 3 caso seja a diagonal, linha ou coluna centrais, aparecerá o aviso na tela que você está por um número para fazer o Bingo, uma vantagem é que o número central da cartela já vem marcado. Seu prêmio vária muito neste jogo, conforme você vai fazendo as apostas seu prêmio máximo vai diminuindo pouco a pouco, inicialmente você pode ganhar 20x30x1, ou seja, "míseros" 500 anéis, mas isso só é possível se você fizer Bingo nos 5 primeiros número sorteados, após isso, o número 20 começa a decrescer em 1 a cada número sorteado, quando ele atingir 10 o número 30 também cairá para 10, portanto a sorte é um grande aliado aqui. Se você formar dois bingos ao mesmo tempo, seu prêmio será dobrado e se fizer três ao mesmo tempo, será triplicado. O prêmio máximo que se pode tirar é conseguir um bingo duplo quando o oitavo número for sorteado, e o prêmio será de 18x30x2, ou seja, 1080 anéis, mas isso requer sorte. Este jogo é habilitado depois de vencer Amy no Story Mode.

Análise Técnica

  Analisando este jogo como um jogo de pinball, o que de fato ele é, é muito bom, os gráficos são limpos, as mesas bem desenhadas e a física do jogo é boa. As mesas tem um bom nível de desafio, os vários cenários delas são muito bonitos e a trilha sonora é muito boa, com exceção da mesa do Sonic que foi baseada no Sonic Advance 1, o pior da série Advance, mas os remix em algumas partes compensam essa defasagem. Se você é fan de Sonic, NiGHTS ou Samba de Amigo e adora pinball, esse jogo é perfeito para você. Uma coisa que fez falta no jogo é o recurso de Rumble, ou o famoso "tapa" de games de Pinball, quando a bola fica parada, ou até mesmo para mudar o seu rumo.

Ficha Técnica

Nome: Sonic Pinball Party
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: Pinball
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento: ??/07/2003
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,0 Prós: gráficos muito bons e bem acabados, boa trilha sonora e vários tipos de jogos.

Contras: infelizmente escolheram justo a trilha sonora do Sonic Advance 1 para a mesa do Sonic, que é a pior trilha sonora da série Advance e o jogo possui apenas três tipos diferentes de mesa, deixando-o com poucas opções.

Som: 9,0
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,0
Nota Geral: 9,0

Por: Skar