SHADOW THE HEDGEHOG

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Estamos em 2005 e Sonic Heroes havia sido o primeiro jogo do Sonic multiplataformas fora dos consoles da Sega. A idéia do jogo era trazer o espírito de equipe, tentando ser fiel ao seu estilo clássico. As opiniões ficaram divididas... muitos gostaram do título, outros acharam uma decepção, mostrando uma possível queda da Sonic Team a partir dele. O pavio da bomba já estava curto. E explodiu justamente nas mãos do game "Shadow The Hedgehog": mais um título que tira Sonic como protagonista e coloca Shadow e sua misteriosa história como o centro das atenções. A polêmica foi maior do que nunca, já que Shadow ganhava um jogo solo portando armas. Conheça melhor sobre o jogo em nossa análise.

 

Novidades

 Shadow foi o terceiro ouriço da história de Sonic e sua turma (a segunda foi Amy). Apareceu em Sonic Adventure 2, junto de Rouge. O personagem possuía um ego diferente de Sonic, ganhando assim muitos fãs. Ao que tudo indica, Sonic Adventure 2 seria seu primeiro e último game. Porém, ele apareceu a seguir em Sonic Battle e depois em Sonic Heroes, onde Rouge encontra Shadow trancafiado numa cápsula. Ao longo da história, Shadow descobre vários clones, e fica em dúvida se é realmente o original ou não, pois sofre de uma tremenda amnésia. A história acaba não sendo resolvida. Pouco antes do lançamento do jogo, a Sega fez uma enquete perguntando qual seria o seu personagem preferido, tirando Sonic. Não deu outra: Shadow foi o ganhador. Levando em conta toda essa popularidade e uma história "interminada", a Sonic Team fica com a missão de criar um jogo que leva como título seu próprio nome: "Shadow The Hedgehog".

 Shadow The Hedgehog é feito da mesma engine de Sonic Heroes, sem dúvida. O gráfico é o mesmo, a movimentação é a mesma, o cenário é parecido em diversos pontos. Porém, o game possui aspectos que diferem de tudo o que já se tenha visto em jogos da franquia Sonic. E qual o principal? Shadow agora usa armas e veículos em sua vantagem. Como não poderia deixar de ser, o uso das armas despertou críticas tanto de politicamente corretos, quanto daqueles que criticavam não o uso da arma em si, mas o modo como isso foi usado no game.

  Em Shadow the Hedgehog, o futuro de Shadow está em suas mãos. As ações que você faz nas fases implica em sua personalidade, levando ele a ser malvado, bom ou nenhum dos dois no final da história. E o sistemas de fases é bem interessante. Ele se resume em três missões: uma boa, uma ruim e uma neutra. Ao pausar o jogo, é possível ver quais são as três missões. Você tem toda a liberdade de escolher a missão, ou mudá-la durante a fase. E é dependendo da missão feita, que um outro rumo é tomado. Caso numa fase a missão "ruim" tenha sido feita, a história toma um rumo diferente, chegando numa fase diferente. A cada missão feita, um caminho diferente é tomado, levando a uma grande variedade de fases e de finais. Ao total, são onze finais. É esse sistema em que você pode dominar o rumo da história e do jogo que faz de Shadow the Hedgehog um game bem atípico na série Sonic.

 As missões são variadas. Shadow terá desde completar a fase normalmente, até coletar itens espalhados ou exterminar um número exato de inimigos. Completando uma missão, um caminho é tomado até a outra fase. A atitude de Shadow que é neutra muda de acordo com o caminho. É possível misturar no meio do jogo o caminho bom ou ruim: tudo depende das missões. Caso uma missão ruim seja feita, você irá subir para o lado mau. Se uma missão boa é feita, você volta a ficar neutro e vice-versa. Caso uma missão neutra seja feita, ela não mudará seu caminho. O sistema é um pouco complicado no começo, mas depois é fácil de se acostumar. O interessante é que os itens que todos conhecemos (como molas, monitores e checkpoints) receberam um visual mais "dark", assim como as fases. Shadow às vezes se lembra de algo, fazendo você jogar uma fase de seu Flashback. A ajudante sempre será Maria, resgatando novamente Sonic Adventure 2.

 Em Shadow The Hedgehog, vários inimigos estarão por todas as fases. A maioria deles possuem armas. Para evitar perder Rings, ou completar sua missão, derrote-os. Ao acertar o inimigo uma barra verde aparece em cima do mesmo, indicando sua vida, igualzinho visto em games de luta de rua. Alguns inimigos demoram mais para serem destruídos e podem contra-atacar. A novidade é que mesmo tomando dano, Shadow perde no máximo 10 Rings do que tem ao total, trabalhando com uma sistemática diferente dos demais jogos do Sonic.

 Outros personagens da série aparecem para ajudar. Correndo numa fase você pode se encontrar com Sonic, pedindo para que você extermine aliens. Caso aceite sua ajuda, Sonic irá te seguir e atacar os monstros e assim você seguirá o bom caminho. Eggman também aparece pedindo sua ajuda. Caso aceite, você talvez esteja seguindo pelo mau caminho. Se nenhum dos dois parecerem úteis, é possível recusar ajuda de ambos e possivelmente seguir um caminho neutro. Assim, sua personalidade vai se completando de fase em fase.

 Ao acertar um inimigo, ou quebrar caixas, algumas armas podem cair. Você pode pegá-las. A variedade é boa: desde placas de trânsito, até grandes bazucas. E elas contam com um sistema de mira, que focaliza algum inimigo, bastando apenas atirar, até que sua vida acabe. Mesmo assim, é preciso usar cada arma com sabedoria, pois existe um número limitado de balas. Para recarregá-las, basta encontrar outra arma do mesmo tipo no chão. Pegando uma arma do tipo diferente, a sua outra arma é descartada. Quando Shadow está sem armas, ele pode mandar uma seqüência de chutes e socos.

 Shadow também usa o poder do Caos, que é muito útil! Esse poder se resume em dois golpes: Chaos Control e Chaos Blast. Para utilizá-los, é preciso carregar uma das duas barras que estão nos cantos da tela. Cada barra representa um lado. Fazendo ações más, a barra vermelha carrega, possibilitando o Chaos Blast, ataque que machuca diversos inimigos e que pode ser usado até que a barra esgote. Fazendo ações boas, a barra azul carrega, possibilitando o Chaos Control, ataque que faz Shadow voar numa velocidade incrível, cortando um grande pedaço das fases e exterminando inimigos pelo caminho. Não podemos nos esquecer também dos ataques clássicos, como Homing Attack e o Spin Dash, que também se fazem presentes.

 A tarefa é bem difícil quando se trata de exterminar um certo número de inimigos. As vezes, um pequeno grupo acaba sendo passado por despercebido. É possível voltar no mesmo local, usando os Checkpoints. Ao parar num Checkpoint, uma pequena tela abre, mostrando todos os Checkpoints da fase. É possível transportar para qualquer um deles, desde que você tenha passado por ele apenas uma vez: outra novidade típica do jogo. Como já é de costume, os emblemas também marcam sua presença. Pegando todos, habilita-se o modo Very Hard, igual visto em Sonic Heroes. E o modo 2 Players também aparece. Dois jogadores escolhem várias versões do Shadow, dentre elas andróides que usam apenas uma arma e confrontam-se numa fase. O objetivo é eliminar o oponente. Infelizmente o modo é lento e muito cansativo. Como última novidade, como será visto no enredo, o inimigo do game não é o nosso querido Dr. Eggman, mas sim um novo inimigo chamado Black Doom.  

Enredo  

 Shadow estava confuso diante de toda a situação. Seria ele mais um robô? Seria ele o verdadeiro Shadow? Nada sabia, sua amnésia não o deixava agir. Eis que surge Black Doom, um monstro de aparência demoníaca, dizendo a Shadow que seus mistérios poderiam ser resolvidos, caso ele entregasse as sete Esmeraldas do Caos para este ser misterioso. Apesar de toda a dúvida, Shadow seguiu em frente, rumo a Westopolis, onde se localiza uma Esmeralda. Westopolis estava sofrendo uma guerra. Um exército de aliens do Black Doom, chamado Black Aliens havia chegado e destruído tudo, e os soldados da Gun tentam detê-los. E agora? O que fazer? Trabalhar para Black Doom, salvar o mundo ou continuará em dúvida? A escolha é toda sua...

Análise Técnica

  Shadow The Hedgehog desaponta o jogador em vários quesitos. Começando pelos gráficos. O modelo dos personagens e dos backgrounds são os mesmos de Sonic Heroes, que foi tão criticado. Ainda assim, a qualidade do gráfico caiu bastante. Os personagens estão um pouco melhores, mas principalmente o cenário está cheio de serrilhados e texturas irreconhecíveis. Algumas armas são mal feitas e gigantes demais. Realmente um vexame... Sem contar que os Slowdowns são freqüentes na versão de Playstation 2 (sendo menos notado nas demais), quando existem vários elementos na tela. Já as CG's ficaram perfeitas. A qualidade delas aumentou quase o dobro de Sonic Heroes. Infelizmente são poucas existentes no jogo. Os Loadings são freqüentes e demorados em cutscenes pequenas.  

 A câmera pode ficar falha em alguns pontos. Ainda é possível ajeitá-la usando o analógico, mas quando se está numa situação difícil, e a câmera falha, o erro pode ser grande, fazendo você perder Rings ou vidas. A jogabilidade é um ponto difícil. A movimentação é mais "pesada" que Sonic Heroes, o que pode atrapalhar muito no começo. Mas isso é um benefício, pois no Heroes, apenas um toque no analógico, seu time poderia perder toda a direção e cair facilmente. Devido aos Slowdowns, a movimentação pode ficar um pouco confusa. Erros de colisão em alta velocidade são no mínimo estranhos. Shadow simplesmente pára, sem cair no chão e perde sua velocidade por completo. O sistema de mira de algumas armas falham. Armas como bazucas não miram automaticamente nos inimigos. Não é possível travar a mira em um inimigo em específico. Ao menos o sistema de especiais foi muito inteligente e são muito úteis.

 O som do game é bom, mas deve em outros fatores. A trilha sonora é muito boa, trazendo um ritmo Hardrock e Techno. Tudo no estilo mais Dark possível. Os riff's de guitarras são excelentes, e algumas músicas tratam-se de remixes do game Sonic Adventure 2. Mesmo assim, elas são repetitivas e outras assustadoras. Cada final recebeu uma música tema bem legais: cada música combina com o final correspondente. No que tange à dublagem, a dublagem americana recebeu uma nova equipe: dubladores do desenho Sonic X substituíram os que encarregavam-se com os jogos. Personagens como: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Rouge tiveram suas vozes trocadas. A voz de Eggman também recebeu um outro dono, pois seu antigo e ótimo dublador Drew Bristow havia falecido à época, fazendo seu último trabalho em Sonic Advance 3. A movimentação da boca é excelente, sem dúvida, mas algumas vozes são totalmente irritantes, como a do Charmy. Como sempre, a melhor escolha são as vozes japonesas. Sem dúvida a melhor voz é de Shadow. Os efeitos sonoros como Rings ainda são os mesmos. Os efeitos das armas e dos golpes são bons, mas alguns são estranhos. Os carros fazem o mesmo barulho, não importando a velocidade.

 O game recebeu também um modo 2 Players, muito fraco por sinal. Nele, os jogadores podem escolher entre o Shadow da versão Heroes / Shadow, o Shadow da versão Adventure 2 e também alguns robôs, que só podem carregar uma arma em especial. A variedade de fases é pouca e a música é a mesma em todas. A tela é dividida e o cenário é gigante, dificultando completar a missão: eliminar o seu rival, o que demora muito. Não existe um radar indicando as posições e é difícil saber se os dois estão no mesmo lugar. Achar uma arma é um pouco complicado e os comandos parecem ficar mais ainda. O Slowdown é absurdo. Exterminar seu inimigo é uma tarefa difícil, pois precisa-se machucá-lo sem Rings. Esse modo definitivamente não é aconselhado.

 As missões são os diferentes do jogo. Existem várias: Coletar itens espalhados pela fase, exterminar um número de monstros, coletar Rings ou terminar a fase normalmente. Alguns lugares se repetem às vezes, o que faz a impressão de que você acabou de passar por esta área há poucos segundos; por isso, cada missão requer muita paciência, mas pode trazer muita diversão em maioria dos casos. Mesmo assim, existe o risco de esquecer algo pelo caminho. Para isso, o CheckPoint é a solução. Com ele você pode retornar em algum ponto específico da fase. O que quebra a velocidade do game é justamente procurar por esses itens ou monstros. Existem caminhos múltiplos, fazendo com que a fase tenha de ser mais explorada. As armas lhe ajudam em muitos casos e os carros são bastante lentos. É possível achar armas especiais ou cortar caminho coletando cinco chaves douradas espalhadas pela fase. Além de toda essa ajuda, alguns personagens estarão lhe esperando num ponto da fase. Cada um representa um lado. Cabe a você decidi-lo. O que mais irrita é quando você decide seguir um lado e, mais à frente, o personagem do lado oposto está te esperando e a missão é trocada automaticamente, fazendo você pausar o game para trocar a missão mais de uma vez.

 Os chefões são irritantes e desnecessários. É difícil acertar alguns deles, mas outros são fáceis demais. Usando o Chaos Control, é possível deixar o chefe imóvel e sua munição fica infinita. Esse quesito ficou devendo bastante. É possível ao todo onze finais. Os dez primeiros são bem parecidos. Completando-os, o modo Last poderá ser acessado, trazendo a última fase e o chefe final. Após isso, o verdadeiro final é revelado. Zerando o game, é possível habilitar extras, como armas com um poder bem destrutivo (como a Shadow Rifle), ou bem hilárias, como a Chaos Launcher (uma arma que atira Omochaos voadores). Além desses extras, é possível rever as cutscenes no modo Options. Existe um modo em que é possível selecionar as fases jogadas, para pegar seus emblemas. Coletando todos os emblemas, ou seja, tirando Rank A em tudo, habilita-se o modo Very Hard. É um modo bem simples, mas que influencia o fator Replay.

Personagens e Habilidades

  Em Shadow The Hedgehog, apenas Shadow é jogável. Além das armas e da ajuda de seus amigos, Shadow conta com alguns golpes e dois poderes em especial.

Shadow The Hedgehog: É o personagem principal. Black Doom pode revelar todo o mistério do ouriço contanto que ele colete as sete Esmeraldas do Caos. Cabe a você decidir qual caminho será o correto para Shadow.

Pular: apertando o botão "A", Shadow pula no formato de uma bola, acertando inimigos.
Spin Dash: Segurando o botão "X", é possível usar o Spin Dash, para destruir inimigos e pegar maior velocidade. Também é possível passar por lugares estreitos.
Somersault: Apertando o botão "X" numa certa seqüência, Shadow manda várias acrobacias que destroem inimigos.
Homing Attack: Apertando o botão "A" enquanto pula, Shadow usa o Homing Attack. Ele é útil para destruir inimigos e passar por diversos obstáculos.
Light Speed Dash: Apertando o botão "X", próximo à uma fileira de Rings, Shadow usa o Light Speed Dash. Útil para descobrir atalhos e desviar de obstáculos
Triangle Jump: Usando um Homing Attack em direção à alguma parede, é possível ficar grudado nela e andar por alguns segundos ou ir "quicando" entre as paredes, a medida em que se aperta o botão "A" e alguma direção desejada.
Combo: Apertando o botão "B" enquanto Shadow não possui armas, ele pode mandar uma seqüência de socos e chutes que machucam o inimigo.
Pegar Arma: apertando o botão "X" próximo à uma arma, Shadow pode pegá-la.
Pegar ou jogar objetos: Apertando o botão "X", próximo a algum objeto. Shadow pode pegá-lo. Se o objeto for grande, como o caso de um carro, Shadow pode arremessá-lo nos oponentes.
Atirar: Apertando o botão "B" enquanto Shadow está com alguma arma, ele atira.
Chaos Control: Ataque especial que só pode ser usado quando a barra azul está cheia. Apertando "Y", Shadow é envolvido por uma aura azul e começa a voar rapidamente por toda a fase, destruindo objetos e inimigos, até que a barra acabe. Caso seja usada em chefes, o tempo para e sua munição fica infinita até que a barra acabe.
Chaos Blast: Ataque especial que só pode ser usado quando a barra vermelha está cheia. Apertando "Y", Shadow é envolvido por uma aura vermelha e faz uma grande explosão, destruindo tudo o que há em sua volta, o ataque pode ser usado várias vezes, até que a barra acabe.  

Fases

  O sistemas de fases daqui é um pouco diferente e bem interessante. A próxima fase dependerá do caminho que você seguir. Pegando o mau caminho, a fase é bem diferente do bom caminho, e vice-versa. As fases foram divididas em três lados. Ainda existe o Last Side, que traz uma fase extra além do chefe final. Enfim, para fechar o jogo, tudo que é preciso é escolher o seu caminho no jogo, seguir os diferentes caminhos e ao final do jogo, você ainda vira Super Shadow. Eis as fases:

Neutral Side

Westopolis: É a primeira fase do game, onde os caminhos começarão a ser decididos. Uma cidade parcialmente destruída. Tome cuidado com algumas luzes que chegam do céu. Elas explodem parte do cenário, podendo lhe machucar.

Neutral Mission:  O objetivo é chegar ao Goal Ring, localizado no final da fase.
Hero Mission: O objetivo é eliminar todos os aliens, 45 ao total.
Dark Mission: O objetivo é eliminar todos os soldados da Gun. 35 ao total.

Glyphic Canyon: Parece ser um lugar próximo à Angel Island, dominado pela Black Arms. Durante a fase, alguns tornados irão lhe levar para outras áreas. Muitas minhocas saem da terra, elas são bem fortes. Fique sempre atento

Neutral Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Glyphic Canyon.
Hero Mission: O objetivo é eliminar todos os aliens. 60 ao total
Dark Mission: O objetivo é acionar todas as Power Jewels, orbs verdes que estão espalhados pela fase. São 5 ao total  

Prison Island: Você está pronto para explorar as ruínas da prisão secreta da GUN que explodiu em Sonic Adventure 2? Evite encostar no líquido venenoso.

Neutral Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Glyphic Canyon.
Hero Mission: O objetivo é procurar pelos cinco discos que contém informações secretas para a GUN.
Dark Mission: O objetivo é eliminar todos os soldados da Gun. 40 ao total.

Sky Troops: Uma fase no céu, localizado logo acima de Glyphic Canyon.

Neutral Mission: O objetivo é localizar a nave de Eggman, que está no final da fase.
Hero Mission: O objetivo é destruir as cinco Power Jewels localizadas pela fase.
Dark Mission: O objetivo é destruir a frota de naves de Eggman. 5 ao total.

Iron Jungle: Eggman possui uma base secreta, dentro de uma floresta. Esteja pronto para procurá-la! Tome cuidado com alguns robôs do Shadow que surgem pela fase.

Neutral Mission: O objetivo é chegar até a base de Eggman, que está localizada no final da fase.
Hero Mission: O objetivo é procurar e destruir um grande balão que está pela fase.
Dark Mission: O objetivo é eliminar os soldados da GUN. 28 ao total.  

Lava Shelter: Última fase do lado neutro. A fase passa-se dentro de uma outra base de Eggman, agora localizada entre as lavas.

Hero Mission: O objetivo é chegar até Eggman. Para isso, basta seguir até o final da fase.
Dark Mission: O objetivo é ativar os 5 sistemas de defesa da fase, atingindo-os.

Hero Side

 

Lethal Highway: Uma rodovia de Westopolis está próxima de ser totalmente destruída pela Black Arms. Cuidado para não cair nos precipícios.

Hero Mission: O objetivo é destruir uma nave alienígena que sobrevoa por toda a rodovia.
Dark Mission: O objetivo é fugir da cidade, chegando até o final da fase.

Circus Park: Uma fase muito estranha. Um parque construído por Eggman, lotado de Rings.

Neutral Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Circus Park.
Hero Mission: Missão muito difícil. O objetivo é coletar 400 Rings que estão espalhadas pela fase.
Dark Mission: O objetivo é eliminar todos os soldados da GUN. 20 ao total.

Mad Matrix: Shadow entra dentro de um mundo virtual, num dos computadores de Eggman.

Neutral Mission: O objetivo é escapar do mundo digital, apenas chegando ao final da fase.
Hero Mission: O objetivo é desativar os quatro terminais do mundo digital.
Dark Mission: O objetivo é detonar 30 bombas espalhadas pelo mundo digital.

Death Ruins: Está na hora de explorar antigas ruínas pelo mundo.

Hero Mission: O objetivo é destruir todos os aliens. 50 ao total.
Dark Mission: O objetivo é escapar das ruínas, chegando ao final da fase.

Space Gadget: Fase que se passa fora da colônia espacial da Ark, em pleno espaço!

Neutral Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Space Gadget.
Hero Mission: O objetivo é chegar ao final da fase em menos de 5 minutos.
Dark Mission: O objetivo é destruir as unidades de defesa do local. 6 ao total.

Lost Impact: A fase trata-se de um Flash Back na história de Shadow, em que o ouriço possui lembranças com Maria.  

Neutral Mission: O objetivo é chegar até o Professor Gerald Robotnik, que está localizado no final da fase.
Hero Mission: O objetivo é destruir os Chaos artificiais. 35 ao total.

Cosmic Fall: Ark está quase caindo! Você só tem apenas 15 minutos para completar a fase.

Hero Mission: O objetivo é achar a sala de computadores, que está localizada no final da fase.
Dark Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Cosmic Fall

Final Haunt: Último estágio do lado herói, que se passa dentro de um grande cometa!

Hero Mission: O objetivo é chegar a Black Doom, que está localizado no final da fase.
Dark Mission: O objetivo é ativar uns geradores espalhados pela fase. 4 ao total.

Dark Side

Digital Circuit: Outra fase que se passa num mundo digital.

Hero Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Digital Circuit.
Dark Mission: O objetivo é destruir o núcleo do programa, que está localizado no final da fase.

Cryptic Castle: Um castelo pertencente a Eggman, cheio de fantasmas e coisas assombrosas.

Neutral Mission: O objetivo é escapar do castelo, chegando ao final da fase.
Hero Mission: O objetivo é achar Cream e Cheese, que estão localizados em algum lugar de Crypit Castle.
Dark Mission: O objetivo é acender todas as lanternas gigantes. 5 ao total.

Central City: Uma cidade muito grande...Seria a Station Square?

Hero Mission: O objetivo é sugar pequenas bombas que estão espalhadas pela fase. 20 ao total.
Dark Mission: O objetivo é espalhar bombas pela cidade. 5 ao total.

The Doom: Outra missão no passado. Mais um Flash Back de Shadow com Maria, na base espacial da ARK.

Neutral Mission: O objetivo da missão é escapar do local junto de Maria.
Hero Mission: O objetivo é curar os pesquisadores do local, usando pequenas cápsulas de cura. 10 ao total.
Dark Mission: O objetivo é exterminar todos os soldados da GUN. 60 ao total.

The ARK: Mais uma fase próxima da ARK! É a única fase em que a missão do lado herói não existe.

Neutral Mission:  O objetivo da missão é chegar à colônia, que está localizada no final da fase.
Dark Mission: O objetivo é atirar em todos os sistemas de defesa do local. 4 ao total.

Air Fleet: Em Air Fleet, o presidente está fugindo de todo o caos. Cabe a você decidir se quer salvá-lo ou não.  

Neutral Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de Air Fleet.
Hero Mission: O objetivo é destruir os aliens da Black Arms. 35 ao total
Dark Mission: O objetivo é destruir a embarcação em que localiza-se o presidente.

GUN Fortress: Localize a fundo uma base super secreta da GUN.

Hero Mission: O objetivo é achar a Esmeralda do Caos que está localizada em algum lugar de GUN Fortress.
Dark Mission: O objetivo é destruir os três computadores que estão localizados na fase.

Black Comet: Último estágio do lado Dark. A fase também se passa no gigante cometa.

Hero Mission: O Objetivo é chegar ao centro do cometa, que está próximo do final da fase.
Dark Mission: O Objetivo é exterminar os soldados da GUN. 50 ao total.

Last Side

The Last Way: Fase final do game. Extremamente complicada e difícil.

Last Mission: O objetivo é chegar ao final da fase. Lá, todas os mistérios serão revelados

Chefes

 

Chefes

 Um dos motivos de se reclamar do jogo: ou são fáceis demais ou difíceis demais. O Chaos Control inverte as cores (propositalmente), deixa sua arma infinita, mas quando ativa é difícil de achá-lo, pois quase tudo fica branco. Todos os chefes quando chegam à metade da energia tem o pinch, que é só mais um ataque, na lista abaixo tem todos.

Black Bull 1 e 2: Aparece depois de Lethal Highway (Sonic te ajudará) e Death Ruins (Rouge te ajudará), um grande monstro gigante, só dê ataques diretos no olho dele, pois tiram sua energia, nunca fique debaixo dele, o mais fácil é o de Death Ruins, pois ele fica parado, enquanto que o de Lethal Highway fica em constante movimento (o que fica difícil acertá-lo).

Egg Breaker 1, 2 e 3: Chefes das Fases Cryptic Castle (Amy te ajudará), Mad Matrix (Espio te ajudará) e Iron Jungle (Omega te ajudará), uma nova invenção do Eggman, lembra o Egg Emperor; o de Cryptic Castle derrote os robôs, pegue a sua arma e "meta" chumbo no Doutor, no de Mad Matrix, o mesmo, só que a arma é um canhão, que tira bastante energia, mas é difícil de acertar, o de Iron Jungle use a arma da Gun atrás de você logo no começo, pois ele estará em uma Plataforma, no Pinch ele desce e então, já era.

Heavy Dog/Blue Falcon: praticamente igual, só que um flutua e o outro voa, está na fase The Doom e The Ark (Doom Eye te ajudará) (The Ark é só se você fizer o lado Dark). É uma nova máquina de batalha da Gun, execute Homming Attacks nas suas armas, quando cair, pegue a arma, que é um canhão de mira guiável, agora é só atirar na cabine e nas outras armas (quando elas caírem, recarregue a arma).

Sonic and Diablon 1, 2 e 3: Sim, o Sonic é um chefe, mas ele só será importante nos CG\'s do chefe, pois se tira energia do Diablon, uma máquina de Guerra da GUN, com o Commander a controlando, aparece nos Finais do jogo 1 (GUN Fortress Misson Dark), 3 (Black Comet Misson Dark) e 9 (Final Haunt Misson Dark), Doom Eye te ajudará, o modo mais rápido de acabar com eles é executando Homming Attacks na cabeça quando ele realizar ataque e conseqüentemente ele retirará o escudo.

Egg Dailer 1, 2, 3 e 4: mais uma invenção do Eggman, aparece no Final 4 (Black Commet Misson Hero) (ajudado por Knuckles), 5 e 6 (Lava Shelter Misson Hero e Dark) (Omega te ajudará), e 7 (Cosmic Fall Misson Dark), a cabine está acoplada a 4 pernas com rodas, seus ataques são como caça níquel, você pode manipular o resultado executando Homming Atacks em 3 botões na sua frente, seus ataques contra você e ao seu favor são:

Misson Fever: atira mísseis guiáveis, contra ele os mísseis ataca a parte de baixo da máquina
Bomb Fever: Joga bombas, contra você ele percorre o cenário inteiro jogando bombas, a seu favor a máquina cai e solta a bomba (cuidado pra ela não te atingir)
Pawn Fever: Robôs do Eggman apareceram e te atacaram, só acontece contra você
Rings Fever: do meio do cenário sai montão de rings, mas elas desaparecem fáceis, pegue-as rápido
Shadow Fever: enche a Barra vermelha, possibilitando o uso do Chaos Blast

Black Doom: ele tinha que ser chefe, aparece nos finais 2 (Gun Fortress Misson Hero - Rouge te ajudará), 8 (Cosmic Fall Misson Hero - Vector te ajudará) e 10 (Final Haunt Misson Hero - Sonic te ajudará); use as armas espalhadas no cenário dentro de caixas, se não tiver mais, só dá pra atacar com o Homming Atacks, ataque-o só quando ele parar de atacar, quanto mais você tirar energia, mais difícil fica, pois ele cria fantasmas dele que atacam.

Devil Doom (Final Black Doom): Chefe da Last Story, lutará com ele como Super Shadow, ataque com o Chaos Spear (segure B) à máxima potência, seu ponto fraco é o olho aberto, quando atinge um olho, Doom eye vai pro outro olho que fica no lado oposto na segunda cabeça, mas tudo que é bom tem preço, você começa com 50 anéis e diminui a cada segundo, estoure os balões laranja e ganhe 20 anéis e destrua os objetos que Devil Doom joga pra cima e carregue a barra vermelha, assim, ele cairá mais rápido, mas ele faz alguns Chaos Control trocando de lugar. O seu Chaos Control é carregado tirando energia dele e é o único bom, mas mesmo assim consome anéis, sendo uma desvantagem.

Ajudantes

  Shadow não encara tudo sozinho nesta aventura. Personagens estão para levá-los para o lado bom, ou para o lado errado. Cabe a você decidir. Os ajudantes são:

Sonic The Hedgehog: O herói supersônico aparece em maioria das fases, guiando Shadow para que ele seja bom. Suas fases são: Westopolis, Lethal Highway, Final Haunt e Space Gadget.

Miles Tails Prower: A raposa prodígio tenta convencer Shadow a seguir o melhor caminho. Suas fases são: Circus Park e Air Fleet.

Knuckles The Echidna: Knuckles também está nessa! Suas fases são: Glyphic Canyon, Central City e Black Comet.

Amy Rose: Amy dessa vez não está atrás de Sonic e sim ajudando Shadow! Suas fase é a Cryptic Castle.

Vector The Crocodile: Vector ajuda Shadow apenas em Cosmic Fall. O mais irritante é ele falando "FIND THE COMPUTER ROOM!"...

Espio The Cameleon: O camaleão ninja é também só aparece em uma fase. A Mad Matrix.

Charmy The Bee: Simplesmente o personagem mais irritante. Felizmente, só participa da fase Prison Island.

Rouge The Bat: A famosa morcego e talvez única amiga de Shadow ajuda ele em fases como: Digital Circuit, Death Ruins e Gun Fortress.

Maria: Maria ajuda Shadow nas fases em que o ouriço consegue lembrar de seu passado. Elas são: The Doom e Lost Impact.

Omega: O robô está de volta, ajudando Shadow nas fases: Iron Jungle e Lava Shelter.

Eggman: Como sempre, Eggman quer levar a melhor. Ele não te ajuda, apenas te assiste por uma telinha nas fases: Cryptic Castle, Circus Park, Sky Troops, Iron Jungle e Lava Shelter.

Black Eye: Black Eye trata-se de um olho de Black Doom que lhe vigia. Ele está presente em quase todas as fases. Elas são: Westopolis, Glyphic Canyon, Digital Circuit, Lethal Highway, Prison Island, Central City, The Doom, Sky Troops, Mad Matrix, Death Ruins, The ARK, Air Fleet, Space Gadget, Gun Fortress, Black Comet, Cosmic Fall e Final Haunt.

Black Doom: Não aparece em nenhum ponto do jogo para lhe ajudar, mas manda seu olho, para vigiar Shadow.

Curiosidades  

Marketing: Apesar do que a crítica diz sobre o Shadow, a Sega não deixou de lançar produtos sobre o game, como suas OST's (Original Sound Tracks). Jun Senoue, o compositor das músicas e também guitarrista, ganhou da ESP Guitars uma guitarra do game. Além disso, a Sega fez um controle totalmente personalizado pra o Playstation 2, muito bonito. Nele a foto do Shadow está estampada. Além disso, o desenho dos botões estão diferentes, e a localização do botão "Start" e "Select" também é diferente.

Jogos violentos: no Brasil recentemente a justiça proibiu a comercialização de alguns jogos considerados violentos. Calma, Shadow não foi proibido. Na reportagem exibida no Jornal da Noite edição de 25/01/2008 no momento em que a matéria anunciava alguns efeitos dos jogos, como "explosão", neste exato momento uma cena do game Shadow the Hedgehog ilustrou a reportagem.

 

Cenas cortadas: os dois cutscenes acima foram cortados na versão final do game.

Referência a Yuji Naka: Alguns soldados da G.U.N. dizem "Mr. Yuji Naka is all right!".

Referências? Algumas fases do game levam nomes similares às de Sonic Adventure 2: Glyphic Canyon (Wild Canyon), Lethal Highway (Radical Highway), Prison Island (Prison Lane), Sky Troops (Sky Rail), Iron Jungle (Iron Gate), Space Gadget (Crazy Gadget), Cosmic Fall (Cosmic Wall), Lost Impact (Lost Colony), e Final Haunt (Final Rush/Chase).

Meme: Neste game o Vector fala a frase "Find the computer room!" que virou um meme na Internet: http://knowyourmeme.com/memes/find-the-computer-room

Marketing retrô: Imortalizada nos anos 90, a frase "Welcome the the next level" era usada pela Sega em seu marketing. O Sonic diz essa frase no jogo.

Último da geração: Na Sonic Boom de 2013, Takashi Iizuka considerou Shadow the Hedgehog como o último game da segunda geração de Sonic (a geração Dreamcast).

Músicas não usadas: a música Broken seria usada no jogo, mas acabou sendo cortada; o mesmo com a música Who I am.

Cutscenes da versão japonesa: as cutscenes da versão japonesa traduzidas inglês trazem um enredo e falas relativamente diferentes da versão ocidental do game. Felizmente algum mito da Internet fez um boa demonstração neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qeHZkHxv-ao. Agradecimentos ao William Assunção.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Shadow The Hedgehog
Plataforma: Playstation 2 / Xbox / Game Cube
Gênero: Ação / Aventura
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês/Japonês
Data de Lançamento: 15/11/2005
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 7,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 8,0
Nota Média: 7,5
Nota final: 7,0

Prós: Um game do ouriço que revela finalmente sua história. Sistema de fases muito interessantes. Trilha sonora boa. Múltiplos finais. CG's perfeitas. Boa variedade de fases. Idéia de perder apenas 10 Rings ao se machucar ajudou e muito.

Contras: Câmera não ajuda em nada. Slowdowns. Gráfico está ruim, principalmente por parte do cenário. Alguns erros de som. Idéia de armas é estranha, assim como a mira. Chefes chatos e sem graças. Missões são boas, mas requerem muita paciência. Os personagens aparecem trocando as missões sozinho. Modo 2 Players é horrível. Game desapontou, poderia ser muito melhor se fosse melhor trabalhado

Review Por: Dark Fou-Lu
Agradecimentos:
Uchii Daisuke
Atualizado em: 03/06/2017