SONIC THE HEDGHEOG GENESIS

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  Quando todos esperavam algo novo em Game Boy Advance, especialmente depois do sucesso de Sonic Rush, a Sega solta o anúncio do jogo Sonic the Hedgehog. Isso mesmo! Sonic the Hedgehog, o velho clássico do Mega Drive, onde tudo começou. Trata-se de um relançamento do game, com o add-on de alguns extras. Entretanto, o jogo foi um verdadeiro fiasco, com péssimo controle, péssima engine, péssima música. A única coisa que salvou foram os gráficos, porque esses não há como perder! O jogo utiliza a base da engine dos demais jogos da série Advance, mas infelizmente não deu certo.

Novidades

  É o próprio clássico do Sonic 1, com os seus elementos típicos: espinhos, inimigos, paredes secretas, obstáculos e muito mais. O personagem sobrevive dos anéis. A lógica é a mesma de todos os jogos do Sonic: o objetivo do jogador deve ser o de pegar o máximo de anéis em menor tempo. Ficou sem anel, o personagem morre, e o jogo recomeça. A novidade no novo velho jogo é a opção de bateria, que permite você continuar o jogo mais tarde, na fase em que parou.

  O jogo é constituído de um menu inicial com três opções:

Original Mode: é o próprio modo de jogo do Mega Drive. As tradicionais 6 fases do mesmíssimo jeito.
Anniversary Mode: é o novo modo deste jogo, em que você joga nas mesmas 6 fases, mas poderá usar o SpinDash.
Juke Box: habilitado após terminar o jogo com todas as esmeraldas, nada mais é do que um Sound Test, onde você pode ouvir todos os efeitos sonoros e músicas de fundo do jogo.
Option: menu bem simples, onde você apenas opta se quer jogar com efeitos sonoros (SE) ou música de fundo (BGM)

  A tela de jogo da nova versão ficou mais enxuta e simples que a do Mega Drive, mas isso traz um certo agrado, visto que as fontes são menores e isso dá uma poluição menor no jogo. Como a tela é curta, todo aproveitamento de espaço é bem vindo, e fontes menores ressaltam melhor o cenário. Vamos aos elementos: o Score representa a sua pontuação. Você ganha ponto toda vez que destrói um inimigo e ao final da fase, quando será computado o seu bônus pelo número de anéis coletados (100 por anel) e pelo tempo (até 30 segundos ganha bônus de 50 mil pontos). O segundo elemento é o Tempo. Você tem 10:00 minutos para terminar a fase, sendo que quando for atingido esse tempo, o personagem morrerá e será dada a tela de Time Over. O terceiro elemento é o contador de anéis. Ele conta o número de anel que o personagem tem no momento. Quando um inimigo lhe tirar todos os anéis, o contador volta do zero, mas há a possibilidade de resgatar alguns. Na primeira vez que você atinge 100 e 200 anéis você adquire uma vida extra. Por fim, na tela ao lado temos o contador de vidas, que chega até zero. Após isso é dado o Game Over, com a possibilidade do personagem ganhar um Continue (3 vidas extras).

  Ao longo de cada fase alguns elementos comuns estarão presentes. Além dos anéis, que impedem o personagem de morrer ao ser atingido por um inimigo ou obstáculo, temos também as molas. As molas servem para dar um impulso para que você atinja áreas secretas. As molas vermelhas dão mais impulso que as molas amarelas. Existe também postes ao longo de todas as fases. Quando você atingi-lo, seu jogo estará salvo e quando você morrer, você volta nele (exceto para o Game Over). É preciso tomar cuidado com os espinhos, pois dependendo do jeito que você cai sobre eles, primeiro você perderá os anéis e depois morrerá, pois nem sempre é fácil sair deles. Chama a atenção também os monitores distribuídos ao longo das fases em locais visíveis e secretos. Eles são num total de 5:

 Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras;

 Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, for esmagado ou se for afogado na Labyrinth Zone.

 Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.
 Shield (Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido não perde anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá;
 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente;

  As fases são dividas em atos - subfases. Ao final dos atos 1 e 2 de todas as fases você encontrará uma placa. Essa placa indica a conclusão da fase. No final dos atos 3, após derrotar o chefão, você encontrará com uma cápsula que após aberta, liberará os animais que haviam sido prendidos pelo vilão do jogo.

Enredo

  Na Ilha do Sul todos viviam tranquilamente até aparecer um cientista maluco, Dr. Robotnik. Com o objetivo de dominar o mundo, Robotnik capturou inúmeros animais para usá-los em sua nova experiência: ele quer formar um exército de robôs (os badniks) comandados por esses animais, que ficarão presos dentro deles. Enquanto isso, ele terá tempo de sobra para procurar as místicas Chaos Emeralds (em português: Esmeralda do Caos ou Esmeralda Caóticas). Essas pedras possuem um poder desconhecido, mas sabe-se que quem as possuir terá uma grande fonte de energia ao seu dispôr.

  O único que poderá deter este plano é o ouriço azul Sonic the Hedgehog. Graças à sua velocidade, ele enfrentará todos os badniks, que após destruídos, liberam o animal que os comandavam. Mas Sonic terá que enfrentar várias vezes o Dr. Robotnik. O desafio está lançado. Será o ouriço forte e esperto o suficiente para pôr fim aos planos de Robotnik?

Análise Técnica

  Com o devido respeito: nós sempre buscamos ressaltar o lado positivo de cada jogo do Sonic. E justamente por isso mantemos nossa indignação: é a pior adaptação de um jogo de um sistema para o outro. Ficou simplesmente horrível. Os gráficos são bonitinhos, como já eram no Mega Drive. E a fonte da tela de jogo melhorou. No entanto, a jogabilidade ficou péssima. A engine do jogo é muito estranha, parece um fan game. Os pulos, spindash, e até mesmo a movimentação normal, como nas pontes, ficou muito estranho. O som ficou horrível, bem pior que no Mega Drive. Os efeitos sonoros parecem de Master System. O jogo foi bom pela opção de salvamento, mas pecou por ser muito mal adaptado. E tem falta de extras, já que é um game antigo que todos já jogaram, tinha que haver algo mais, além do SpinDash para trazer a atenção de todos.

Personagens e habilidades

  Você joga com o Sonic e o vilão é o Dr. Robotnik. Robotnik é o nome que se deu na América, mas no Japão o vilão sempre foi conhecido como Dr. Eggman. Nos jogos atuais do Sonic, desde Sonic Adventure, mesmo nas versões americanas, se abandonou o uso do nome Dr. Robotnik, embora curiosamente em Sonic Adventure 2, o seu avô se chame Dr. Gerald Robotnik. A explicação é que Robotnik seria o sobrenome, e Eggman provavelmente o apelido do vilão, cujo nome seria Ivo. O Sonic possui algumas habilidades especiais:

 Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B
Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior impulso vai conseguir. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

Fases

  O jogo possui 7 fases. Cada uma é dividida em atos, sendo em número de 3 até a sexta fase, e num único ato para a sétima fase. Você sempre enfrenta o chefe no Ato 3.

Green Hill Zone - Uma paisagem tropical, típica de ilha, repleta de loopings e paredes que escondem acessos secretos. Dica: para acessar as passagens secretas pegue velocidade, e faça o uso do giro-supersônico para quebrar. Não são todas as paredes que possuem isso. Dica: Alguns monitores ficam escondidos nas palmeiras. Antes do chefe, no terceiro ato, há uma invencibilidade escondida na palmeira logo no início da ponte. Para pegá-la, você terá que pegar impulso, voltando um pouco para trás. Chefe: facílimo: basta subir numa das plataformas e acertá-lo quando a bola estiver do lado oposto. Após isso lembre-se de correr para o outro lado tomando cuidado para não ser atingido. Basta acertar o chefe 8 vezes e você já terá ele destruído.

Marble Zone - uma linda fase que esconde palácios construídos de mármore. O fogo poderá ser um grande obstáculo, tome sempre cuidado para não cair nele. Cuidado com os morcegos e com os espinhos que aparecem de vez em quando. Dica: lembre-se sempre de procurar os acessos secretos que escondem vários itens: há um logo no início do primeiro ato. Dica: cuidado com a minhoca robô: lembre-se de acertar a sua cabeça. Chefe: aproveite logo que ele surgir para acertá-lo o tanto quando puder. Quando ele subir para cima de uma das plataformas ele vai jogar um fogo que se espalha pela plataforma toda. Você tem que pular para a outra plataforma e de lá acertar ele. Oito batidas e pronto!

Spring Yard - cenário de fim do dia, com muitas luzes e molas. É preciso tomar muito cuidado, pois em vários pontos você pode cair num abismo e morrer. Cuidado com os espinhos, que nesta fase estão espalhados de modo diferente: em pedras flutuantes e em obstáculos giratórios. Dica: em algumas paredes há acessos secretos com anéis e monitores. Dica: cuidado para não ser esmagado pelas plataformas móveis. Chefe: é um dos mais difíceis do jogo. Logo que ele surgir, procure acertá-lo ao máximo, e quando ele estiver para se abaixar, não o atinja mais por baixo porque ele usará um espinho que vai destruir pouco-a-pouco a plataforma. Aproveite quando ele se abaixar para acertá-lo, mas acerte-o e use o direcional para voltar para a plataforma, caso contrário você vai escapar do cenário. Lembre-se: você tem que ser rápido, pois pode ficar sem ter chão para pisar, pois a cada vez que o chefão se abaixa, ele destrói um pedaço da plataforma. São 8 batidas.

Labyrinth Zone - primeira fase aquática do jogo, repleta de obstáculos. Dica: logo no início do ato 3 você vai ficar caindo pelo riacho infinitamente. Você precisa chegar na segunda plataforma e acionar o botão (para chegar nela, basta pular, sem usar o direcional). Dica: cuidado com os inimigos que surgem do chão: para identificá-los eles deixam parte do seu corpo para fora. Dica: cuidado com os eixos giratórios com uma pedra de espinho na ponta. Às vezes é melhor ter calma, e ficar o mais próximo possível do eixo central para continuar atravessando o cenário. Dica: para recuperar o fôlego, procure as bolhas de ar, que ficam espalhadas em vários locais. Apenas as bolhas grandes dão ar. Elas surgem de um aglomerado de bolhas. Chefe: você o enfrentará andando pelo cenário. Por isso é preciso ter calma, pois tem realmente muitos obstáculos. Não é preciso bater no chefe, basta você desviar dos obstáculos. O chefe fugirá quando você chegar até a parte final da fase.

Star Light - fase de cenário noturno, cheia de loopins e inimigos-bombas. Tem também muitos locais com perigo de escapar do cenário. Dica: em alguns locais você só consegue prosseguir se ficar na gangorra: para isso, pule do lado em que não há o obstáculo e fique nele até ter impulso suficiente para chegar na plataforma. Dica: com os inimigos-bomba, espere eles se acenderem e então escape um pouco para que os pedaços dele não te atinjam. Chefe: no cenário do chefe haverá três gangorras. Robotnik passará por elas e deixará uma pedra-espinho que se destruirá. Tome cuidado com os seus destroços. Quando ele soltar essas pedras-bombas sobre um lado da gangorra, você tem duas opções: você pode pular no lado oposto para que elas atinjam o chefe quando ele passar por cima ou senão, você pula no lado oposto, e vai para o outro lado, e lá você ganhará impulso suficiente para alcançar o chefe.

Scrap Brain - a penúltima fase fase do jogo. É um laboratório maluco, com muitos obstáculos, choques, raios, fogo e inimigos. Cuidado com as tochas de fogo e com os esmagadores. Dica: na parte externa, tome cuidado com as plataformas que se abrem e fecham, para que você não pule justo na hora em que elas forem abrir. Essa fase não tem chefe. O terceiro ato é apenas uma transição, que você pode seguir por dois caminhos: por cima ou por baixo.

Final Zone - um único ato e zero anéis para você enfrentar o chefão final, que não é difícil. Robotnik surgirá por meio das plataformas. Sempre fique no lado da direita, pois lá você nunca será acertado. Quando as plataformas surgirem, você terá que usar um pouco de intuição porque Robotnik sempre estará numa delas. Quando for criado as bolas de eletricidade, você tem que procurar qual delas têm mais espaço entre si e procurar ficar nesse local e pular quando eles chegarem perto. Cuidado! Na versão do GBA, quando as bolas estão se formando, você não pode pular sobre elas. Depois, corra novamente para a direita. Oito batidas e você terá fechado o jogo!

Juke Box

 É uma espécie de Sound Test que é habilitado no menu inicial onde você pode ouvir todos os efeitos sonoros e músicas do jogo. Esta opção é habilitada em duas partes: para habilitar os efeitos sonoros (SE) termine o jogo com todas as esmeraldas no Original Mode e para habilitar as músicas de fundo (BGM) termine o jogo no Anniversary Mode com todas as esmeraldas. Não há nenhum sinal da trilha sonora original, da versão do Mega Drive, que a SEGA havia prometido colocar neste jogo.

Special Stage

  Quando você termina os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis, ao final da fase você encontrará um anel gigante logo acima da placa. Entre dentro dele: ele fará o acesso a uma fase secreta chamada Special Stage. São seis no total. O Estágio Especial é um labirinto gigante cheio de anéis e que guarda a Esmeralda do Caos. Para você acessá-la, será preciso destruir a sua proteção, que é composta de pedras especiais. Basta encostar nelas para desaparecerem. Após isso é só resgatar a esmeralda! Elementos do Estágio Especial: "Up" e "Down", modifica a velocidade de rotação do estágio; "R", rotaciona o estágio para o lado inverso; Estrela, ajuda a pular; e, finalmente, Goal, faz você cair fora. Coletando mais de 50 anéis (não há como contar) você consegue um Continue (+3 vidas) e juntando mais de 100 você ganha uma vida extra. Você ouvirá uma musiquinha quando isso ocorrer. Somente conseguindo as seis Esmeraldas do Caos você terá o final verdadeiro do jogo, pois elas serão usadas para restaurar a destruição feita por Eggman.

Curiosidades

Versão Japonesa: o jogo foi baseado no Rev. 01 do Sonic 1, no qual as nuvens de fundo em Green Hill se movimentam.
Plataformas: próximo do final do ato 2 da Green Hill, antes do túnel em forma de S invertido, existem duas plataformas flutuantes que permitem você passar por cima desse túnel, tais plataformas não existem na versão original do Mega Drive.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic the Hedgehog Genesis
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 14/11/2006
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 5,0
Jogabilidade: 3,0
Diversão: 6,0
Nota Geral: 5,2
Prós: modo de salvamento, spindash e menu inicial.

Contras: engine do jogo é absolutamente horrível, bugs estão por toda a parte, inclusive na seqüência final do jogo e a jogabilidade é péssima. Além disso o jogo conta como muitos slowdowns.

Por: HKº
Colaborador: Skar
Atualizado em: 03/07/2015