SONIC ADVENTURE

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  O ano é 1998 e todos os fãs do Sonic sonhavam com um jogo de Sonic totalmente em 3D, que seguisse seu estilo tão aclamado, a velocidade. Enquanto o Dreamcast ainda estava em fase de produção e seu nome era Katana, a Sonic Team já fazia projetos para o jogo que marcou uma incrível passagem do ouriço, de 2D para 3D. E foi em 1998, no Japão que vem a nascer enfim o primeiro jogo do Sonic verdadeiramente em 3D, após o fracasso do projeto Sonic X-Treme do Saturn. Nasce Sonic Adventure, um tipo de game que reúne diversos tipos de desafios num só: velocidade, ação e vários outros atributos que fazem dele um dos melhores jogos de Sonic até hoje.

Novidades

  Sonic Adventure inovou em todos os aspectos. O objetivo é o mesmo: tentar divertir a todos, mas com certeza de uma forma diferente dos jogos antigos. O visual dos personagens mudaram bastante, todos ganharam um estilo mais radical, principalmente Sonic que ficou com uma aparência mais radical que o clássico. Temos também um grande acervo de personagens que podem ser escolhidos, seis ao total, cada um com sua própria história, mas que no final acabam se entrelaçando formando todo um único enredo.

  As músicas são alucinantes, abrangendo vários estilos musicais para cada fase ou evento. Cada personagem possui uma música tema com estilo totalmente cantada, que simboliza exatamente o jeito de ser de cada um. O que também não poderia passar por despercebido são as vozes que os eles agora possuem. A dublagem, que já havia sido usada em SegaSonic the Hedgehog e Sonic CD de modo bem tímido, é agora usada plenamente por meio das cutscenes do jogo. As animações da cutscenes são um tanto estranhas, não sendo muito naturais, mas as vozes se encaixam bem a cada personagem. O mais legal disso é que no menu de opções você pode escolher que tipo de dublagem você quer: a japonesa ou americana e também pode colocar legendas com uma grande variedade de idiomas.

  A jogabilidade teve um grande salto, pois num mundo onde tudo era 2D e bastava apenas movimentar-se para frente e para trás, mudou completamente para um espaço totalmente ambientalizado em 3D, tendo uma variedade de caminhos possíveis. Mesmo assim, tudo foi preservado o máximo possível para que o jogador se adapte ao controle rapidamente. Para ajudar a matar o inimigo rapidamente, Sonic possui uma nova habilidade que viria a ser mantida até hoje na série: o Homing Attack, em que ao pressionarmos o botão de pulo duas vezes, ele vai para frente com uma velocidade considerável matando algum inimigo que esteja próximo instantaneamente. Também não poderíamos esquecer do Spin Dash e dos Power Up (ou Level Up, o manual chama de Level Up, mas o pessoal acostumou a chamar de Power Up). Power Up são diversos itens que você pega ao longo do jogo, ganhando novos ataques.

  O jogo agora possui duas divisões de fases. Adventure Fields e Action Stages. Os Adventure Fields são locais onde você pode interagir com as pessoas, outra novidade do jogo, já que até então o mundo de Sonic só tinha Eggman como humano. Os Adventure Fields são os pontos de acesso às fases propriamente ditas, agora chamadas de Action Stages. São 3 Adventure Fields. Explore, converse com as pessoas e fique de olho nas dicas dadas pelas Hint Orb para saber onde ir. Em cada Action Field você tem uma missão a cumprir. Caso consiga, você ganhará um emblema. Esse emblema serve para ativar novos menus no jogo. Consiga todos e descubra incríveis novidades! Há também inúmeros mini-games no jogo, conforme será exposto mais abaixo.

  Em Sonic Adventure, existe também o modo Trial. Nele, você terá um mapeamento de todos os mini-games do jogo e as fases de ação, podendo escolher qualquer dessas fases e jogos sem precisar ir ao Adventure Field. Cada fase possui 3 missões, logo, 3 emblemas. Nos Adventure Fields também têm 3 emblemas em cada um.

 Outra grande novidade do jogo são os Chao Garden que são lugares onde você cria seus Chao, surgidos neste games e que viriam a aparecer em Sonic Adventure 2 e na série Advance. Os Chao são como bichinhos virtuais que você deve criar. Há um Chao Garden em cada Adventure Field. Ao longo dos Aventure Field você poderá achar ovos especiais, que farão Chaos de diferentes cores. É como se fosse um Tamagochi: você precisará alimentar, dar carinho e muito mais. Logo abaixo você aprenderá melhor.

  Podemos ver outras diferenças em relação aos clássicos, como o Score que só é mostrado no final da fas o tempo. Mesmo passando de 10 minutos, a fase continua normalmente e Sonic não morrerá, como nos jogos antigos. Os itens por meio de monitores continuam no jogo, como o Rings, Speed Shoes, Invencibilidade, mas alguns Shields (escudos) sumiram, sobrando apenas dois: o Normal Shield e o Lightning Shield, todos com as mesmas funções. Outro monitor que simplesmente "desapareceu" foi o monitor do Eggman, aquele que lhe faz perder seus anéis. Ainda sobre os monitores, temos algumas novidades: eles estão numa forma mais "arredondada" dando um visual mais moderno e basta o Sonic encostar neles para você pegar o item. O monitor de Invencibilidade teve uma leve mudança. Ao invés de serem estrelas que seguem Sonic, agora é um flash redondo de luz que fica em volta do mesmo. Houve mudanças nos monitores de Rings. Temos monitores de cinco, dez, vinte rings e um monitor de "?" Rings. Ou seja, ao pegar esse monitor, um numero randômico de Rings será ganho, desde uma Ring até cinqüenta delas. O mais novo monitor é o monitor da bomba. Quando você o destrói, todos os inimigos que estão próximos de você explodem no exato momento. As molas continuam, mas temos a adição de Dash Panels, que são "pranchas" que estão fixadas ao chão. Por exemplo, quando Sonic encosta numa dessas pranchas, ele é jogado pra frente ganhando uma velocidade absurda. Eis a relação completa dos itens do jogo e dos Power Up (ou Level Up), extraídos do manual do jogo:

  Existe também uma nova personagem, que não é jogável e que aparece apenas para fins de enredo em cutscenes: Tikal, uma eqüina. Tikal veio do passado para ajudar Sonic a derrotar o novo inimigo Chaos (a outra grande novidade do game) e absorver o poder positivo das Esmeraldas do Caos. Para isso, ela te indicará os caminhos a seguir através de uma esfera luminosa presente ao longo do jogo. São os Hint Orb. Sem eles você não saberá para onde ir, qual missão cumprir. Existem também pequenas telas que servem para mostrar a sua localização no Adventure Field. Elas se chamam Hint Box.

  Quanto aos menus do jogo, eles são num total de 4:

Adventure: É onde se desenrola o jogo, acessando os Adventure Fields e os Action Fiels. Inicialmente só o Sonic estará disponível, os demais serão liberados à medida que se avança no jogo.
Trial: Neste menu você pode acessar diretamente os Action Fields ou os Mini-Games, sem precisar passar pelo Adventure Fiel.
Options: Configure controle, idioma, som e uma série de outros itens. São os seguintes sub-itens: Sound Test, Message Settings, Sound Output, File Change.
Internet: Servia para acessar a página online de Sonic Adventure, com uma série de itens disponíveis para download.

Enredo

  O enredo de Sonic Adventure explica a origem das Esmeraldas do Caos e a origem de Knuckles. Ele se ambienta no presente, mas o enredo começa no passado. Tudo é revelado por meio de cutscenes. Tudo começa há uns 3000 anos atrás, em um momento de um grande conflito, um grupo dos echidnas levantou-se de uma tribo guerreira. A tribo dos echidnas ganhou esta força sob a liderança de Pachacamac, um cacique no comando do poder, faminto para herdar o trono de paz de sua mãe amada. Não satisfeito meramente com  o domínio dos países vizinhos, Pachacamac procurava conquistar o mundo inteiro, e seu desejo louco por poder conduzem-lhe ao altar das sete Esmeraldas…

  Duas forças estiveram entre Pachacamac e o poder das sete Esmeraldas: um espírito de água do guardião e a própria filha de Pachacamac, Tikal. Tikal havia aprendido sobre a sabedoria e a literatura da tribo dos echidnas de sua avó, e era uma seguidora de seus ensinos pacifista, ao contrário das táticas agressivas de seu pai Pachacamac. Após auxiliar o espírito misterioso de água (Chaos) e as pequenas criaturas chao que habitam o altar das Esmeraldas, Tikal permaneceu contra seu pai e tentou parar seu ataque. Neste momento, como Pachacamac e os guerreiros da tribo dos echidnas se mantiveram no ponto inicial do altar da Esmeralda, Tikal esteve entre eles e as Esmeraldas. Pachacamac requisitou seus homens tirar de lado sua filha através da força, e o ataque seguiu, enfurecendo o espírito de água, que, absorvendo o poder das sete Esmeraldas, se transformou em um monstro gigante e dizimou a civilização inteira dos echidnas. Tudo havia saído de controle...

  Em seu desespero para acabar com Chaos, Tikal rezou para que as almas dela mesma e do monstro serem seladas dentro da Esmeralda Mestre, se oferecendo assim em sacrifício para que tudo voltasse ao normal. O espírito terrível de água seria conhecido desde então como Chaos, e as sete Esmeraldas como os Esmeraldas do Caos. O sacrifício de Tikal dá certo e Chaos é selado na Esmeralda Mestre. Os poucos sobreviventes do clã dos echidnas aceitaram então guardiar a Esmeralda Mestre de modo que o poder dentro dela nunca fosse liberado outra vez pelo mundo. As criaturas chao que tinham habitado o altar da Esmeralda enfrentaram uma extinção quase total, mas os espécimes sobreviventes encontraram lugares novos para viver e, pelos anos progrediram, seus números cresceram uma vez outra vez. Knuckles, por sua vez, é o último sobrevivente dos Echidnas e mantém a guarda da Master Emerald (como ocorrido em Sonic 3 & Knuckles).

  Uns 3000 anos mais tarde… agora no presente, um gênio mau, Dr. Eggman está em Station Square, e em seu incansável plano de construir a sua cidade, Eggmanland, instala sua base Final Egg próxima às antigas ruínas Mystic Ruins. Nestas ruínas, ao escavá-las, uma tabuleta misteriosa é descoberta e decifrada. Conta a história do Chaos e a queda da civilização dos echidnas. Eggman fica interessado e acha que se despertar de novo o Chaos, poderá conquistar a Station Square. Eggman desperta o Chaos, mas como o monstro é incontrolável. A situação sai de controle. Advinha a quem cabe agora combater não só a Eggman, mas também ao Chaos? Isso mesmo, um certo ouriço azul, acompanhado de outros companheiros: Tails, Knuckles, Big the Cat, E-102 e Amy.

  Tikal aparece em forma de espírito e diz a Sonic que Chaos precisa ser selado na Esmeralda Mestre, mas Sonic diz que isso só iria pará-lo por um tempo e que eles deveriam tomar uma atitude definitiva para tirar todo o ódio dentro de Chaos. Tails percebeu que o monstro só absorveu o poder negativo das Esmeraldas e Sonic absorve então o positivo para transformar-se em Super Sonic e vai atrás de Chaos. Depois dessa batalha, Chaos percebe que seus protegidos, os Chao, estão seguros, e que tudo mudou desde a catástrofe anterior, e então cessa seus ataques. Com este enredo, após tantos anos, fica explicada a origem das Esmeraldas (e por que elas se chamam do Chaos), de Knuckles e da Master Emerald.

Análise Técnica

  Sonic Adventure não usou nem a metade de todo o potencial de Dreamcast em sua parte gráfica. Mas isso não significa que o jogo possui gráficos ruins. Podemos ver gráficos bem definidos e com bastante cores, processando muito polígonos por segundo, mas sem deixar uma queda brusca de Frames, tornando o jogo mais dinâmico. Mas mesmo assim, o gráfico poderia ser um pouco melhor, as vezes o personagem anda mesmo estando parado, o que é realmente estranho. Sonic Adventure possui sérios problemas de câmera, levando a inúmeros bugs. Essa parece ser a sina de Sonic Adventure: inaugurou o mundo 3D de Sonic, ao mesmo tempo que mostrou que Sonic 3D tem problemas sério de Câmera que não serão resolvidos nos próximos jogos... O jogo peca por ter cenários construídos à medida que você se aproxima da tela, de modo que o cenário não está carregado por inteiro, mas vai se carregando aos poucos, à medida que você avança pela fase. Se você for numa velocidade natural, isso não será muito perceptível, mas se estiver rápido, vai ver como o cenário se constrói aos poucos. Isso é nítido, por exemplo, nas fases do Tails. As cutscenes, muito bem elaboradas, são bem bonitas, mas as expressões dos personagens são primitivas. Não há sincronia entre a fala e a movimentação das bocas, além de gerar várias expressões faciais um tanto estranhas, que tira a naturalidade... tudo bem, estamos em 1998... mas poderia ter sido melhor.

 A jogabilidade de Sonic Adventure não é ruim, mas como foi dito, o jogo peca devido a ter muitos bugs, especialmente na Câmera. A Câmera pode ser refinada com ajustes manuais, de modo que se você perder o campo de visão, pode acionar a Câmera manualmente para ajustá-la. Quanto às músicas, estão ótimas. Se encaixam bem com as fases e com os personagens e transmitem uma ótima sensação. É uma das melhores trilhas da série. Apesar de todas as falhas (na câmera, bugs, cutscenes falhas), Sonic Adventure oferece um ótimo fator replay. Como as fases são curtas, é divertido jogar o game várias vezes...

Personagens e Habilidades

 Cada personagem possui um estilo de jogo totalmente diferente, então suas habilidades são bastante diferenciadas. O mais legal de tudo isso é que o game apresenta Powers Up, que são itens que fazem o personagem ganhar uma habilidade, ou aprimorar uma existente. Maior parte dos Powers Up estão localizados em Adventure Fields. Antes de listar todos os personagens, abaixo estará os movimentos básicos, ou seja, aqueles movimentos que todos podem fazer.

Movimentos Básicos:

Pulo: Aperte o botão "A" para fazer seu personagem pular e alcançar plataformas distantes ou destruir inimigos e monitores.

Pegar Objeto: Caso encontre algum objeto misterioso, talvez você possa pegá-lo. Aperte "Y" para pegar o item. Caso queira soltá-lo, aperte "B" ou "X". Você pode arremessar o item para longe caso aperte "B" ou "X" enquanto corre ou apertando "B" ou "X" enquanto pula.

Personagens

Sonic the Hedgehog: Os estágios de Sonic são baseados na velocidade. Todas suas fases são rápidas do início ao fim, com um clima alucinante e radical. Seus golpes são

Homing Attack: Ao apertar o botão “A” enquanto pula, Sonic irá como um foguete, pegando um grande impulso. Usando esse ataque perto de algum inimigo, Sonic irá persegui-lo até o destruir. Isso também pode ser usado em monitores. Tome cuidado, às vezes Sonic falhará no seu ataque, girando em torno do inimigo sem atacá-lo. Para parar isso, aperte “B” ou “X” e pule em seguida para não ser atingido.

Spin Dash: O ataque clássico de Sonic não poderia ser esquecido. Segurando “B” ou “X” por um certo tempo, Sonic irá mandar o Spin Dash. Ao soltar o botão, você ganhará uma velocidade bem grande e destruirá inimigos e itens pela frente. Para ganhar uma velocidade absurda concentre o Spin Dash rapidamente, solte o botão e logo em seguida que Sonic estiver no formato de bola, aperte “B” ou “X” novamente para que ele levante pegando um grande impulso. Fazendo isso direto, você consegue passar de alguma fase em pouquíssimo tempo.

  Sonic possui ao total três Powers Up. Eles são:

Light Speed Shoes: Um par de tênis novo que lhe possibilita executar sua mais nova habilidade: Light Speed Dash. Para executar um, segure “B” ou “X” até que uma aura azul envolva completamente Sonic e ele diga “Ready!”. Ao soltar o botão, Sonic dirá “Go!”, pegando um bom impulso. Mas não é para isso que esse golpe serve. Na maioria das fases, existem várias linhas de Rings, ao usar esse ataque em frente a essas linhas, Sonic irá percorrer o trajeto da mesma. Isso é muito útil para acessar áreas secretas.

Crystal Ring: Este Power Up é uma pulseira azul que Sonic usa para diminuir o tempo de execução de seu Light Speed Dash. Além disso, enquanto você carrega, pequenas “bolinhas” irão envolver Sonic. Caso algum inimigo tente chegar perto de você, essas bolinhas irão atacar o inimigo.

Ancient Light: Com certeza o melhor Power Up do ouriço. Com ele você pode executar o melhor golpe de Sonic: Light Speed Attack. Segure “B” ou “X” como se fosse carregar um Light Speed Dash, mas ao usar em um ou mais inimigos, Sonic irá acertar todos e não irá parar até que todos os inimigos próximos tenham sido destruídos.

  Sonic é o único que vira Super em Sonic Adventure DX. Ocorre que a sistemática do Super Sonic é bem diferente da série clássica. Você joga apenas na fase final, não sendo possível se transformar em Super Sonic nas fases normais do game. Contudo, nos arquivos do game, é possível achar um áudio não utilizado, em que a Tikal diz "Gather 50 rings, and press the Action button while you jump. You'll transform into Super Sonic! But watch out for your ring consumption.", o que indica que originalmente o game teria Super Sonic no estilo clássico. Os Estágios Especiais também sumiram, sendo que o Super Sonic decorre das esmeraldas coletadas ao longo do jogo.

Miles "Tails" Prower: Seu jogo é bastante simples. Em toda fase de Tails, Sonic irá te desafiar para uma corrida. Chegar primeiro que ele ao final da fase é a sua missão. Para saber se você está na frente, um indicador no canto inferior da tela mostra o quanto falta para a fase terminar e a posição de Tails e Sonic. Para chegar primeiro, abuse dos atalhos e de suas habilidades!

Tails Attack: Ao apertar “B” ou “X”, Tails irá girar com uma grande força e seu rabo fará o mesmo. Acertando algum inimigo, ele será destruído na hora. Ataque muito útil.

Voar: Ao segurar o botão “A” enquanto pula, Tails irá voar com a força de suas duas caudas. Com isso, você pode pegar os atalhos aéreos, arcos de cor verde e preta que ficam no céu. Pegando-os, você consegue uma grande vantagem. Tome cuidado, pois Tails fica cansado ao voar e isso faz ele cair imediatamente. Caso queira pousar, solte o botão ou vá apertando “B” ou “X”.

  Os Powers Up de Tails são bastante úteis. Eles são:

Jet Anklet: Um upgrade no tênis de Tails que lhe dá a possibilidade de voar mais rápido que o normal.

Rythnm Badge: Uma espécie de broche que se torna possível executar o Tails Rapid Attack. Segurando “B” ou “X”, Tails irá rodar sem parar, assim destruindo inimigos. Soltando o botão, Tails para de girar.

Knuckles the Echidna: O estilo de game do Eqüina se baseia na caça. Em todas as fases você terá de procurar pelos pedaços da Master Emerald. Para ajudar, um pequeno radar de esmeraldas fica bem embaixo na tela, quanto mais próximo de um pedaço você estiver, a esmeralda no radar ficará maior e um barulho indicando a localização da esmeralda irá soar muito rápido. Knuckles tem golpes bem diferentes como:

Knuckles Attack: Apertando “B” ou “X” Knuckles irá socar. Apertando três vezes seguidas, ele irá fazer um combo super destrutivo. Ótimo golpe para destruir inimigos.

Planar: Knuckles pode planar! Para fazer isso, basta segurar “A” enquanto pula. Tente usar esta habilidade em lugares altos, pois você poderá explorar cada canto da fase tranqüilamente.

Escalar: Dependendo do tipo de parede, Knuckles poderá escalá-la. Para fazer isso, basta pular em cima dela e Knuckles ficará agarrado na parede. Caso queira sair da parede, aperte “A”.

  Os Powers Up de Knuckles são:

Shovel Claws: São garras de Metal que servem exclusivamente para cavar. Apertando “A” e “B” ou “A” e “X” simultaneamente, Knuckles irá cavar o local. Você poderá achar desde pequenas quantidades de Rings até um pedaço da Master Emerald. Lembre-se de que Knuckles não pode cavar em todos os terrenos possíveis.

Fighting Gloves: Essas luvas não são essenciais para Knuckles, mas ajudam bastante. Ao pegar as luvas, Knuckles poderá mandar seu ataque mais poderoso: Maximun Heat Knuckles Attack. Para isso, segure “B” ou “X” até um som confirmar que seu ataque esta carregado. Assim seus socos sairão com um poder destrutível.

Amy Rose: A ouriça rosa voltou de Sonic CD e Sonic Drift para enfim ser jogável num game de ação. Em todo o jogo Amy tem apenas uma missão: fugir de Zero, um robô que quer seqüestrá-la de qualquer jeito. Para impedi-lo, você tem a ajuda de um martelo muito poderoso. Sua fase termina assim quando você agarra o balão vermelho, que se localiza bem no final. Amy possui vários golpes. Eles são:

Piko Piko Hammer Attack: Apertando “B” ou “X”, Amy dará uma martelada. Apertando “B” ou “X” enquanto pula, Amy irá martelar em pleno ar. Esse ataque é útil para derrotar inimigos e impedir que Zero lhe pegue. Assim que ele se aproximar de você, martele-o.

Hammer Jump: Quando Amy estiver em alta velocidade, aperte “B” ou “X” e Amy irá martelar o chão, pegando assim um grande impulso. Essa habilidade é difícil de ser executada, mas é muito boa para alcançar lugares distantes.

  Os Powers Up de Amy são:

Warrior Feather: Uma pena que faz Amy executar seu Spin Hammer Attack. Para fazer isso, segure “B” ou “X” e rode seu direcional analógico. Dependendo da direção que você roda, Amy irá girar com seu martelo, e qualquer inimigo que esteja próximo com certeza será destruído.

Long Hammer: Um novo Martelo para Amy, que faz ela acertar inimigos e monitores de uma distância um pouco maior. Não é um upgrade totalmente necessário, mas é muito bom.

E-102 Gamma: Um robô criado por Eggman que não sabe ao certo qual a sua finalidade... bem no fim ele vai acabar ajudando Sonic e os outros. Suas fases são com certeza umas das mais legais e mais fáceis de todos os personagens. Em todas as suas fases, você tem um tempo que vai caindo. Quando ele chegar a zero, você perde. Para que isso não aconteça, você terá que destruir tudo o que vê pela frente: Monitores, Inimigos, etc... Quando mais itens destruir de uma vez só, mais tempo ele ganha.

Atirar: Ao segurar “B” ou “X”, uma espécie de laser vermelho irá sair de E-102. Se você virar seu analógico enquanto se move, o laser também irá se mexer. Quando o laser encosta em algum inimigo ou monitor, uma mira ficará focada neste item. Ao soltar o botão, E-102 atira neste item. Tente mirar em vários inimigos e depois atire, pois assim você ganha mais segundos de bônus.

  Seus dois Powers Up são:

Jet Booster: Segurando o botão “A” enquanto pula, E-102 irá flutuar com a ajuda deste novo item. Esse Power Up é extremamente obrigatório para passar de fases que tenham muitos precipícios.

Gun Upgrade: Com Este Power Up, E-102 poderá mirar em mais inimigos e atirar em todos eles sem problemas.

Big the Cat: Um gato totalmente lesado surge como um novo personagem. Seu estilo de jogo é o mais chato e demorado que faz você ficar preso numa fase durante muito tempo. Seu objetivo é pescar seu amigo Froggy, um sapo que está sempre fugindo de Big. Para pescá-lo, você tem que explorar a fase e achar o lago em que ele esteja nadando. Após isso, você tem que jogar sua vara de pesca e esperar que ele a morda. O mais difícil é trazer ele para a superfície. Fazendo isso, você termina a fase. Seu principal golpe é:

Vara de Pesca: Ao apertar o botão “B” ou “X” próximo de algum inimigo ou monitor, Big irá bater com muita força usando sua vara de pesca, destruindo seu alvo. Para pescar, segure “B” ou “X” e uma mira vai aparecer em sua tela. Jogue o anzol dentro da água. Caso queira puxar seu anzol de volta, vá apertando “B” ou “X”. Caso Froggy morda a isca, segure para baixo e movimente a vara de leve para um dos lados para ele fisgar. Quando isso acontecer, aparecerá "Hit" na tela. Observe a barra de energia. Não deixe que ela chegue até em cima, ou você morrerá. Espere às vezes o Big descansar antes de voltar a puxar. Para auxiliar fique apertando para baixo, puxe ele com muita calma até a superfície. Se tentar ir rápido demais, Froggy irá soltar a isca.

  Big é o que mais possui Powers Up. Eles são:

Life Belt: Power Up que faz Big boiar na água. È bastante útil em lugares onde o acesso é difícil. Para submergir segure “A”. Caso queira voltar à superfície, solte o botão.

Power Rod: Uma nova vara de pesca para Big, que possui uma grande força e uma distância maior ainda para pescar. É um Power Up opcional, porém muito útil.

Lure Power-Up: São quatro ao total. Esses são os únicos Powers Up que são encontrados em Action Stages e não em Adventure Fields. Não são de muita utilidade, a não ser que você queira pegar todos os emblemas do jogo com Big. Com esses quatro Powers Up, você poderá pescar peixes mais pesados.

Action Stages

  Cada personagem possui uma fase diferente de outro, pois seus estilos não são os mesmos. Mesmo que seja a mesma fase, o cenário e objetivo são totalmente diferentes. Por exemplo, você poderá ir a IceCap com Sonic, Tails e Big. Mas os lugares em que os personagens irão freqüentar serão totalmente diferentes um do outro. É isso que faz de Sonic Adventure um jogo difícil de se enjoar. Cada fase tem três missões. Para zerar o game, basta você fechar uma única vez. As fases ficam localizadas dentro dos Adventue Fields, e só poderão ser acessadas uma outra vez, geralmente, após você fechar o jogo. Mas algumas ainda ficam nos Adventure Fields mesmo assim, podendo jogá-las novamente. As fases do jogo são:

Emerald Coast: Quem diria, uma praia dentro de um hotel! Emerald Coast é talvez a fase mais querida do game. Quem joga se enlouquece por seu visual, suas cores e sua velocidade alucinante.

Sonic: Essa será a sua primeira fase e de quebra você verá a velocidade que o jogo possui. A melhor parte é quando você foge da baleia selvagem, que destrói toda a ponte. Aqui, a velocidade predomina.
E-102: Você quase nunca terá problemas, principalmente nesta fase. Só tome muito cuidado, pois o tempo é curto.
Big
: Com ele, essa será sua última e pior fase. Emerald Coast possui muitos lagos e até achar Froggy num deles é realmente difícil.

Windy Valley: Fase tão veloz quanto a primeira, mas com mais obstáculos.

Sonic: Com certeza a melhor parte é a última. Você irá correr em uma pista cheia de loopings aéreos. A sensação de velocidade é incrível. Aqui o risco de queda é muito grande, então fique bem atento.
Tails: Você apostará uma corrida contra Sonic na pista de loopings aéreos. Já que Sonic é mais rápido, abuse da sua habilidade de vôo para cortar caminho na pista e pegar os anéis que lhe dão velocidade. Só não caia, senão você irá morrer na hora.
E-102
: Procure destruir todos os inimigos e até os pequenos moinhos de vento. Eles também lhe dão tempo extra para continuar a fase.

Casinopolis: Talvez a fase mais lenta, mas uma das mais divertidas.

Sonic: Sua missão será encher o banco com pelo menos 400 Rings. Para isso pegue muitas e volte para depositá-las no banco. Você terá duas máquinas de Pinball à sua disposição. Uma delas é do próprio Sonic e a outra máquina é do Nights! Uma dica: pegue menos que 100 Rings no pinball e perca suas três chances. Você será jogado na “lixeira” e lá é o lugar ideal para pegar as 400 Rings.
Tails: Você apostará uma corrida contra Sonic, na lixeira, aproveite para voar pelos corredores, pois você ganhará uma velocidade muito grande.
Knuckles
: Você terá de procurar os pedaços da Master Emerald na entrada do cassino. Uma dica: As vezes, um pedaço da Master Emerald pode estar dentro da estátua dourada de Sonic. Para quebrá-la, soque o pedaço de sua bota que está mais escuro.

Icecap: Lembra-se desse nome? Isso mesmo, é a Icecap de Sonic 3! Essa grande homenagem é muito bem representada. A fase é difícil, mas o clima de nostalgia é o que mais encanta.

Sonic: Tome cuidado nas duas primeiras áreas, pois nelas existem muitos espinhos. A terceira área é a mais legal de todas. Uma avalanche vai acontecer e você irá descer com uma prancha de Snowboard alucinadamente! Faça manobras na rampa para ganhar mais velocidade.
Tails: Chegue primeiro que Sonic ao final da fase, descendo a montanha com o Snowboard. É um pouco difícil, então evite bater nas paredes e sempre utilize as rampas para fazer manobras e pegar velocidade.
Big
: Não será nada fácil achar Froggy por aqui. Tente pular em cima do piso de gelo que está rachado no começo da fase. Você irá quebrá-lo e talvez Froggy esteja por lá.

Twinkle Park: Esta fase parece um grande parque de diversões, com direito a carrinhos de bate-bate e montanha russa!

Sonic: Assim que começar a fase, destrua um inimigo no carro e pule em cima do mesmo. Tome cuidado com a pista de Kart, pois você pode cair a qualquer momento.
Amy:  Fuja pela primeira vez do robô Zero em Twinkle Park. A sala cheia de espelhos pode te confundir, fazendo você se chocar com algum inimigo e perder Rings. Fique atento também com alguns pisos que são falsos.
Big
: Nada de mistérios, a fase começa com uma grande piscina à sua frente. Froggy estará lá. Em pouco tempo você irá pescá-lo.

Speed Highway: Talvez a melhor fase.

Sonic: A velocidade é incrível! A melhor parte é quando Sonic desce um prédio inteiro a pé! Desvie das pilastras e evite pular assim que os helicópteros estiverem próximos.
Tails: Essa será sua última fase e você terá de chegar ao final dela primeiro que Eggman. Speed Highway possui muitos atalhos em que você pode cortar um caminho absurdo, porém eles são um pouco difíceis de acesso. Todo cuidado é pouco, pois Tails pode cair a qualquer hora.
Knuckles
: Você terá de procurar os pedaços da Master Emerald na cidade. Tome cuidado com os carros que passam pela rua. Alguns dos pedaços podem estar dentro de alguns inimigos ou em algum objeto de cenário.

Red Mountain: Uma montanha cheia de lava e muito desafio.

Sonic: A fase é cheia de atalhos e monitores de vida. Fique atento no piso logo depois das molas. Haverá um caminho com vários anéis. Use o Light Speed Dash e vá para um caminho com monitores de vida e Rings.
Knuckles: Procure pelos pedaços da Master Emerald cavando nas pilastras. Você talvez encontre algo por lá além de Rings.
E-102
: Prossiga e tome cuidado com a parte cheia de lava. Qualquer erro e você perderá suas Rings. 

Sky Deck: Uma fase toda mecânica com muitos desafios.

Sonic: Tome cuidado com o canhão que sempre vai mirar em você. Em alguma parte da fase, seu objetivo será destruí-lo. Utilize os foguetes que ao invés jogarem Sonic para o alto, irão em direção ao canhão. O canhão será destruído quando você conseguir acertar seu centro.
Tails: Aposte uma corrida contra Sonic e chegue primeiro. Voe passando de uma plataforma para a outra e tome cuidado para não ser atingido pelo canhão e cair. 
Knuckles
: Essa fase será o seu pesadelo. Uma alavanca central regula a fase. Ao virar a alavanca para a esquerda, a fase toda cai para a esquerda. O problema é que as esmeraldas estão muitas vezes em algumas portas de ferro. Para abri-las, você terá que virar a fase no local adequado.

Lost World: Um templo muito estranho e bonito cheio de quebra cabeças, riachos, pedras envoltas de fogo e muito desafio!

Sonic: Na primeira parte, encha a sala com água apertando vários botões redondos. Depois, pule na “cobra” que está “nadando” sobre a água. Pule nas plataformas que possuem botões quadrados. São três botões diferentes. Apertando todos, você abre uma porta. Fuja da pedra que está rolando e tente pegar as Rings que estão no caminho. Depois, você irá parar num lugar cheio de painéis na parede e vários botões. Ao apertar o botão, o painel muda. Apertando várias vezes, todas os painéis irão se alinhar e você vai poder andar sobre eles. Ao chegar no final da fase, você verá um grande mosaico de Chaos.
Knuckles: O problema é só para o Sonic, porque para Knuckles a fase é sossegada e tranqüila. Você fica apenas num cenário restrito da mesma.

Final Egg: Fase dentro da nave de Eggman, que possui vários itens tecnológicos.

Sonic: Você estará à um passo do confronto final. Tome cuidado com as plataformas que flutuam e ficam se mexendo regularmente. Você pode cair a qualquer momento.
Amy: Fuja mais rápido do que nunca de Zero e preste bastante atenção na sala que possui varias portas. Quebre a certa e prossiga até achar o balão.
E-102
: Esta fase será um treinamento. Você tem que apenas chegar ao final e destruir um bonequinho do Sonic. Aproveite, e destrua os bonecos de Tails e Knuckles que estão no meio do caminho para ganhar mais tempo.

Hot Shelter: Única fase em que Sonic não participa. Hot Shelter é um lugar cheio de mecanismos e engrenagens à mostra.

Amy: Fuja de Zero, como sempre. Seja rápido na parte em que as portas estão fechadas. Procure a alavanca e rode-a para esquerda ou para direita até que a porta abra. Depois você terá que fazer um pequeno Puzzle. Ache os cubos coloridos e encaixe-os em suas respectivos buracos que estão no chão.
E-102: Tome cuidado para não cair facilmente e prossiga destruindo tudo o que vê para ganhar mais tempo.
Big
: Froggy estará localizado no centro da fase. Chegue até uma sala oval e aperte o interruptor que está no meio. O local irá encher-se de água e Froggy virá junto com a água. Aproveite e pesque-o.

Adventure Fields

  Como dito antes, Adventure Fields são cenários interativos onde a história do jogo inteiro se desenvolve. Você comanda os personagens nela e pode explorar, como se fosse um RPG. São neles que você tem acesso à todas as fases do jogo e aonde você pega os Powers Up. Você também pode conversar com as pessoas do lugar apertando “B” ou “X”. Caso você não saiba para onde tem que ir, procure por um Hint Orb, ele lhe dará uma dica e você se localizará melhor no jogo. Ao total são três Adventure Fields, cada um com um número de fases. Eles são:

Station Square: Primeiro Adventure Field para a maioria dos personagens. Uma cidade muito movimentada, cheia de carros pessoas e prédios. Em Station Square, temos acesso às fases: Emerald Coast, Casinopolis, Twinkle Park e Speed Highway.

Mystic Ruins: Uma floresta muito extensa e cheia de mistérios. Em Mystic Ruins, podemos encontrar a casa de Sonic, o Workshop de Tails, a Angel Island (parte superior de Mystic Ruins) e uma imensa floresta que possui no centro uma “pirâmide” muito misteriosa. A floresta parece mais um labirinto, então preste atenção antes de percorrer seu caminho, senão você ficará perdido. Em Mystic Ruins temos acesso às fases: Wind Valley, IceCap, Red Mountain, Lost World e Final Egg (com Sonic e Amy).

Egg Carrier: A nave de Eggman também é um Adventure Field! O mais interessante é que além de não possuir nenhuma pessoa neste local, a nave pode mudar seu formato. Apertando um botão debaixo da poltrona de Eggman, na sala principal, Egg Carrier irá mudar seu formato. Quem sabe assim você poderá achar algo de importância por aqui. Egg Carrier tem acesso às fases: Sky Deck, Hot Shelter e Final Egg (com E-102).

Chefes

  Como todo jogo de Sonic que se preze, os chefões não poderiam ficar de fora. Apesar do pulo de 2D para 3D, nada totalmente desafiador, você consegue derrotá-los sem muita dificuldade. Como o jogo tem um inimigo a mais, o Chaos, ele será também chefe e ele evolui conforme o número de esmeraldas que ele possui. Os chefes são:

Chaos

Chaos 0: Forma inicial de Chaos. Você o enfrenta apenas com Sonic. Acerte seu cérebro e não o ataque quando ele virar uma poça d’água. Desvie de seus socos e ataque novamente. Ele irá subir nos postes. Desvie de seus socos novamente e espere Chaos cair. Acerte-o novamente.

Chaos 2: É a forma de Chaos quando ele absorve o poder de duas Chaos Emeralds. Você o enfrenta com Knuckles. Tentar acertá-lo normalmente é inútil. Desvie de seus socos e no momento certo em que Chaos 2 baixar a guarda, ataque no cérebro. Quando ele se transformar numa bolha d’água, mantenha distância para não ser atingido e perder Rings. Quando a bolha estourar, ela irá espalhar-se no chão. Não encoste de maneira alguma na água, senão você irá perder Rings mais uma vez.

Chaos 4: É a forma de Chaos quando absorve o poder de quatro Chaos Emeralds. Você poderá enfrentá-lo com Sonic, Tails e Knuckles. Chaos 4 parece mais um tubarão. Seu confronto contra ele será na cachoeira de Mystic Ruins. Sempre fique em cima das folhas. Chaos 4 tentará lhe derrubar. Se cair, pule em cima de outra folha, pois se ficar muito tempo na água, seu personagem afunda e perde Rings. Tome cuidado com seus socos de alta distância e principalmente com uma onda de energia que virá em sua direção. Quando ele emergir um pouco seu corpo, não perca tempo e ataque-o sem dó.

Chaos 6: É a forma de Chaos quando absorve o poder de seis Chaos Emeralds e Froggy. Você o enfrenta com Sonic, Knuckles e Big. Com Sonic e Knuckles, tome cuidado com o piso de vidro, pois uma parte dele está quebrada e se você cair nela, perde Rings. Eggman irá jogar pequenos robôs flutuantes que soltam gelo. Desvie das ondas de energia de Chaos 6 e de seus tentáculos. Pule no robô que solta gelo, para ele ficar parado no chão. Pegue-o e taque em cima de Chaos. Ele irá ficar congelado. Aproveite para atacar. Com Big o sistema é um pouco diferente. Você terá de pescar Froggy com Chaos 6 em pleno movimento. É realmente bem difícil, mas existe uma dica: Assim que começar, mire em Froggy e jogue sua isca rapidamente nele. Assim que ele morder, puxe o anzol com pequenos intervalos de tempo. Froggy irá sair de Chaos 6 bem facilmente.

Perfect Chaos: É a forma final de Chaos, quando ele absorve o poder das sete Chaos Emeralds. Você o enfrenta com Super Sonic! Para derrotá-lo, é simples, mas ao mesmo tempo é desafiador. Você começa com 50 Rings. A cada segundo que passa, uma Ring é descontada de seu marcador. Quando ele chegar a zero, Sonic perde seus poderes de super, volta ao normal e morre. Para evitar isso, pegue as Rings que estão no cenário. Passe pelos Dash Panels espalhados no cenário e desvie de todos os ataques de Chaos. Se você tiver velocidade o suficiente, Super Sonic será envolto por uma camada azul, quando isso acontecer, ele irá perfurar Chaos, atingindo seu cérebro. Caso o contrário, Sonic irá sair de dentro do Perfect Chaos e nada acontecerá. Faça esse processo seis vezes, para derrotá-lo. Lembre-se que a cada vez que você o machuca, mais difícil ainda será acertá-lo de novo.

Eggman

Egg Hornet: Será sua primeira luta contra Eggman. Você pode enfrentá-lo com Sonic e Tails. Egg Hornet irá soltar vários mísseis, fuja de todos. Logo em seguida, ele irá jogar a nave com toda força em você. Desvie de seu golpe e Eggman ficará preso ao chão por pouco tempo. Aproveite esse espaço de tempo para bater nele.

Egg Viper: Último chefe de Sonic. Egg Viper é bem complicado. Para fugir de seus tiros logo no começo, corra em zig-zag. Assim que ele vir para próximo da plataforma, ataque-o. Depois, Eggman irá concentrar um laser bastante grande. Para fugir é só correr de um lado para o outro. Depois Eggman irá dar uma brecha. Use Homing Attack nos mecanismos de sua nave até chegar ao bigodudo. Acerte-o e repita o processo. Logo em seguida, Egg Viper ficar na sua frente, mandando tiros de laser. Desvie de todos e fique parado. Eggman irá jogar um "pião" cheio de espinhos. Tente pular no centro dele para que Sonic não fique girando muito. Assim que o pião voltar para Eggman, pule e acerte-o. Quando você destruí-lo por completo, não pense que tudo estará terminado. Ele tentará te atacar. Para que isso não aconteça, fique correndo entre as plataformas. Assim que ele vier em sua direção, use um Homing Attack para chegar na plataforma do lado e evitar ser atingido por Egg Viper.

Egg Walker: Último chefe de Tails. Egg Walker é bastante fácil. Ele irá jogar bombas em sua direção. Para evitar isso, fique embaixo dá máquina, até ela levantar o um pé. Ela irá pisar no chão com muita força. Pule para não ser atingido pela onda que se forma e aproveite para usar o Tails Attack no pé, que agora está com defeito. Assim Eggman cairá e você poderá batê-lo sem dificuldades. Tome cuidado, pois logo em seguida, Eggman irá fazer isso vários com vários pés ao mesmo tempo. Bata em todos que estejam com defeito e Eggman cairá de novo.

Robôs de Eggman

E-101 Beta: Primeiro chefe de E-102. Não há nada de difícil. Desvie de seus mísseis, prenda o alvo nele e atire.

E-103 Delta: Cuidado com seus tiros. Tente mirá-lo de longe. Assim que prender a mira nele, atire sem dó.

E-104 Epsilon: Fique atento, pois E-104 voa e atira. Pule e focaliza sua mira nele. Desvie de seus tiros e atire logo em seguida

E-105 Zeta: É um robô bem grande. Ande pela plataforma, desvie de seus tiros e mísseis e atire nos canhões.

E-101 MK II: É o último chefe de E-101. Não adianta atirar nele normalmente, pois E-101 irá desviar dos golpes. Espere-o vir com tudo para cima de você. Desvie e atire nas suas costas. Em seguida, ele mandará vários mísseis. Mire e atire em todos, senão eles ficarão te perseguindo. Quando E-101 vier para cima de você de novo, faça o mesmo processo. Depois ele irá sumir e aparecer no céu. Desvie de seus tiros concentrados e mantenha uma boa distância, pois eles fazem uma explosão bem grande. Seguindo esses passos, você o derrota.

Zero: Único chefe que Amy enfrenta. Zero irá mirar em você com o laser, bata nele antes que atire.Logo em seguida, ele vai pular e fazer uma onda. Pule por cima da onda e acerte-o. Para poder acertá-lo em cheio, você tem que ir empurrando Zero para a cerca eletrificada. Quando conseguir, ele vai ter uma pane e ficará desligado. Aproveite para batê-lo antes que Zero e recupere. Faça isso três vezes para derrotá-lo.

 Na história, você também enfrenta, Knuckles, Sonic e E-102, dependendo de cada personagem (por exemplo, há um repeteco da briga do Sonic e Knuckles em Sonic Adventure). Eles não são como chefes, pois são realmente fácil de ganhá-los. Você apenas tem que acertá-lo três vezes. Todos seus golpes são previsíveis então você terá a vitória em pouco tempo.

Sub Games ou Minigames

  Sub Games são vários Minigames presentes em Sonic Adventure. Cada um é mais divertido que o outro. Geralmente eles são parte de uma fase, mas depois podem ser acessados de modo separado. Cada personagem tem seu próprio Sub Game, menos em Twinkle Circuit,  que é uma pista de kart em que todos podem se aventurar. Os Sub Games são:

IceCap: É o Snowboard da fase IceCap. Este Sub Game pode ser jogado com Sonic e Tails. Para um desafio maior, o Sub Game possui vários arcos em pontos estratégicos. Passando por algum arco, um placar será criado no canto superior direito da tela. Quanto mais arcos você passar, mais pontos você irá ganhar no final da fase. Se você demorar muito tempo para passar por algum arco, a contagem some. Use as rampas para fazer manobras.

Sand Hill: Outro Sub Game de com prancha, mas num lugar cheio de areia. Jogável com Sonic e Tails. Tem o mesmo esquema da IceCap, mas é mais difícil, pois as pilastras que erguem da areia podem lhe atrapalhar.

Sky Chase 1: Talvez o melhor Sub Game! Você pilota um avião e tem que atirar nos aviões inimigos e em tudo que queira te destruir. Jogável com Sonic e Tails. Apertando o botão "A", "B", "X" ou "Y", o Tornado irá atirar. Segurando um desses botões e focalizando seus inimigos com um pequeno alvo que está logo à frente do avião, seu inimigo ficará rastreado. Soltando o botão, um tiro de laser irá perseguir e destruir seu inimigo. O ataque é fatal. Tente destruir praticamente tudo, pois assim você ganha muitos pontos.

Sky Chase 2: Igual ao Sky Chase 1, a diferença é que você joga à noite e a fase é um pouco mais difícil, tendo mais inimigos. No final, você enfrenta a Egg Carrier. Atire primeiro em seus lançadores de mísseis. Quando a parte da frente da nave abrir, atire bastante e depois desvie do laser.

Hedgehog Hammer: Quem não conhece aqueles jogos antigos em que você tem que martelar esquilinhos que ficam se escondendo? O sistema é o mesmo. Este Sub Game é jogável com Amy. Acertando uma marretada em Sonic, você ganha 100 pontos. Acertando em Super Sonic, você ganha 500 pontos. Acertando Eggman, você perde 100 pontos. Tente usar o Spin Hammer Attack, assim você vai acertar praticamente todos os bonecos. Isso pode ser muito útil... ou não.

Twinkle Circuit: Sub Game jogável com todos os personagens. Pegue seu carrinho futurístico e venha para Twinkle Circuit! É uma pista só com apenas três voltas, mas mesmo assim, é um Sub Game divertido. Cada personagem tem seus status diferentes dos outros. Sonic é muito rápido, porém Knuckles é o mais balanceado, sendo o melhor de todos. Evite bater nas paredes senão sua velocidade é totalmente reduzida.

Chao Garden

 Chao Garden é um lugar onde você pode criar as novas criaturinhas que aparecem em Sonic Adventure: Chao (lembrando que quando falamos Chao, falamos das crituras e Chaos quando falamos do grande espírito que você enfrenta no jogo). Em cada Adventure Field é possível encontrar um Chao Garden. Os três são interligados, ou seja: se eu tenho um Chao que está no Chao Garden da Station Square eu posso levar para o Chao Garden da Mystic Ruin. Para isso, basta ter visitado o local ao menos uma vez. Em cada Chao Garden, existem dois ovos. Dependendo da maneira que você os choca, nasce um Chao diferente.

 Os Chaos surgem de um ovo. É preciso jogá-lo contra a parede para chocá-los. É possível haver Chaos de diferentes cores, coletando alguns ovos secretos ao longo do jogo. Em cada Adventure Field há um ovo. Veja a localização dos mesmos:

Station Square: Está dentro de uma loja, em exibição. Para pegá-lo, primeiro pegue a pedra próxima ao City Hall, vá até a loja e solte a pedra dentro da loja. Pegue o ovo, e isso fará a porta fechar. Use a pedra para abrir a porta novamente. Agora é só pegar o ovo novamente.
Mystic Ruins: vá até a cachoeira, empurre a pedra que está para fora e espere um ovo cinza sair de cima da cachoeira. É só levá-lo ao Chao Garden.
Egg Carrier: no local das celas onde Amy esteve presta, há um ovo preto.

  Para levá-los até o Chao Garden é preciso carregá-los e apenas se dirigir a um dos jardins. Você pode também vendê-los para ganhar dinheiro. Os chaos parecem mais como um tamagochi. Você tem que alimentá-lo, fazer carinho, e assim seu bichinho de estimação irá gostar de você. Se ele passar fome, for maltratado e não deixá-lo dormir, ele com certeza terá muita raiva de você. Todos os personagens podem cuidar dos Chaos.

  Nos Chao Garden, existem Chaos Races, que são pistas onde seus Chaos podem apostar corridas contra outros Chaos. Para melhorar os status de seu Chao é simples: quando você destrói algum robô de uma fase, dele sairá um animalzinho. Você pode carregar dez ao total. Quando você visitar um Chao Garden, esses animais serão soltos. Entregando um para o seu Chao, ele irá ganhar características desse animal, tanto físicas como em seus atributos. Cada fase possui alguns tipos específicos de animais. Nas Chaos Races, existem várias divisões de pistas. Se seu Chao nada muito bem, você pode colocá-lo numa pista em que o principal é nadar. Ganhando uma corrida, seu Chao ganha uma medalha. Ganhando vários campeonatos, você irá ganhar os emblemas dos Chaos Garden.

  Depois de algum tempo, seu Chao irá encasular-se. Isso pode ser bom ou ruim. Se você cuidou muito bem dele, com certeza ele ira renascer e assim ficará mais esperto, começará a andar e poderá cruzar com outro Chao. Caso tenha o maltratado muito, do casulo não sairá nada, significando que ele morreu. Cada Chao pode renascer pelo menos 2 vezes. Depois eles morrem. O VMU não é obrigatório, mas é um aparelho essencial para quem quer um Chao muito bom. Nos Chao Garden, você pode transferir seu pequeno animal de estimação para o VMU. Assim você pode treiná-lo para seu Chao ficar muito forte. Lembre-se que enquanto seu Chao estiver no VMU, ele sumirá no game. Para trazê-lo de volta para um Chao Garden, conecte o VMU no seu controle de Dreamcast e vá à máquina que transfere seu Chao do VMU para o Dreamcast, e vice-versa.

Dubladores

  Eis os dubladores do game (fonte: http://sonic.wikia.com/wiki/Sonic_Adventure):

Personagem Dublador Inglês Dublador Japonês
Sonic the Hedgehog Ryan Drummond Junichi Kanemaru
Miles "Tails" Prower Corey Bringas Kazuki Hayashi
Knuckles the Echidna Michael McGaharn Nobutoshi Canna
Amy Rose Jennifer Douillard Taeko Kawata
Big the Cat Jon St. John Shun Yashiro
Tikal Elara Distler Kaori Asō
Dr. Eggman Deem Bristow Chikao Ōtsuka
E-102 Gamma Steve Broadie Jōji Nakata
Pachacamac Steve Broadie Tōru Ōkawa
Locutor da Station Square Lani Minella Kaho Kōda
Locutor da Mystic Ruins Steve Broadie Nobutoshi Canna
Locutor do Twinkle Park Lani Minella  
E-103 Delta   Jōji Nakata
Voz do computaor da Final Egg Lani Minella Kaho Kōda
Voz dos Menus Lani Minella
Chao Tomoko Sasaki

Curiosidades

MultiTemas: Sonic Adventure foi o primeiro jogo do ouriço em que foi possível baixar conteúdos online para fazer alterações. Você pode baixar um save para seu VMU com todos os emblemas, ou então pode baixar vários temas para a Station Square: Natal, Ano Novo, Helloween e etc...

Believe in myself: Há quem diga que a música Believe in Myself (tema do Tails) é um remix da Bridge Zone de Sonic 1 8 Bits.

Elementos de História da América: Além disso, outro fato é muito interessante. Boa parte da história do jogo foi baseada na civilização dos incas e maias. Existe uma "pirâmide" chamada Tikal, cujo nome é da Eqüina que tem um papel muito importante na história. Essa pirâmide está localizada em Mystic Ruins e se parece muito com a pirâmide real. Não só a pirâmide como a floresta que a envolve é muito bem representada. E o mais curioso, a pirâmide vista de frente, se parece muito com o Chaos 0, o último chefe do jogo em sua primeira forma.

Cameo de Nights: como já dito no desenrolar das fases, na fase de cassino há um cameo de Nights. Trata-se de um pinball temático de Nights, de onde você pode acessar uma espécie de jardim onde há o próprio Nights. A música, é claro, é também do game Nights.

Solo fértil: é possível achar vários itens no Chao Garden. É possível achar até mesmo invencibilidade ou Speed Shoes.

Músicas de Sonic 3D Blast: duas músicas deste jogo são um remix em 128 kbps e com novos efeitos sonoros de músicas de Sonic 3D Blast do Mega Drive: Windy Valley, na sua terceira parte com o Sonic (ou a corrida de Tails VS Sonic) usa a uma música de Green Grove Ato 1; e Twinkle Park na parte da corrida (primeira parte da fase com o Sonic) usa a música de Panic Puppet Ato 1;

Imagens do beta: no vídeo de abertura do jogo é possível visualizar por alguns instantes imagens do Beta do jogo, como por exemplo a Windy Valley, ao aparecer o Big. Veja o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=E71YqXXQoUU.

Trilhas não usadas: Explorando o CD do jogo no Windows, é possível ver os arquivos e verificar na parte de Áudio alguns arquivos não usados: são trilhas de Nights, Sonic R e Sonic CD. Eles funcionam quando se baixam alguns eventos pela internet, embora já estejam no jogo desde o princípio. Agradecimentos à DLAO.

Relançamento: Sonic Adventure foi relançado para PSN, Xbox Live e PC Steam. Mas apesar de chamar Sonic Adventure, a versão usada é na realidade de Sonic Adventure DX. O DLC Sonic Adventure DX apenas acrescenta os logos de Sonic Adventure DX e o modo Mission.

Imagens Secretas: Como uma espécie de plus, ao colocar o CD de Sonic Adventure num Computador é possível visualizar imagens que servem como wallpapers.

Um jogo marcante: segundo a lista do livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die, Sonic Adventure está incluído junto de Sonic the Hedgehog.

Dica troll: Assim como em Sonic 3D Blast, uma dica fake de Sonic Adventure circulou muito entre os gamers. A dica mandava segurar durante a tela de créditos do jogo todos os botões do controle. Com isso Eggman seria jogável... só que não.

Chao in Space: Na Casinopolis há um cartaz para um filme chamado "Chao in Space".

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Adventure
Plataforma: Dreamcast
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês/Japonês
Data de Lançamento: 23/12/1998 (Japão)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 9,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,7
Nota Final: 9,0

Prós: Mudança de plataforma, 2D para 3D, sem perder o seu principal objetivo: divertir. Jogabilidade ótima mesmo nos momentos de maior velocidade. Trilha sonora excelente. Personagens com vozes em dois tipos de dublagem para escolher: em inglês ou japonês.

Contras: Câmera do jogo não ajuda nos momentos certos. Bugs por causa da alta velocidade. O gráfico poderia ser um pouco melhorado. Falta de um modo para 2 jogadores.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Dark Fou-Lu
Atualizado por: HKº
Atualizado em: 25/07/2015