Sonic Battle é o primeiro jogo de
luta do Sonic lançado para um console caseiro. Experiência semelhante
outrora só ocorrera com Sonic the Fighters, para Arcade. Porém,
diferentemente de Sonic the Fighters, Sonic Battle é um jogo de luta que
mistura uma série de elementos de RPG e ação.
Novidades

Ao contrário de Sonic the
Fighters, este jogo, também, não se resume apenas ao combate mano-a-mano,
mas sim lutas em grupo podendo chegar a quatro lutadores ao mesmo tempo.
Apesar dos personagens serem em 2D os ringues são em 3D, simples devido
a limitações do próprio Game Boy Advance, permitindo mover-se em
qualquer direção. Os ataques são de grande impacto, podendo nocautear os
adversários facilmente, além de estarem muito bem desenhados e com
efeitos muito bons.
Os personagens falam
durante o jogo, principalmente durante as lutas, mas não são apenas
gritos como em Sonic Advance 3, são frases completas, deixando as lutas
mais realistas.
O
jogo possui sete menus iniciais: Story Mode, aqui você conhece a
história do jogo e adquiri os Skills de Emerl, Battle Mode, aqui
você batalha livremente, podendo escolher todos os personagens jogáveis
e pode jogar contra outros jogadores, Challenge Mode, aqui você
escolhe um personagem e um nível de dificuldade e enfrentará um desafio
de cinco lutas seguidas contra vários personagens, Training, onde
você pode treinar livremente com qualquer personagem habilitado, Mini
Games, aqui estão os Mini Games que você vai destravando ao longo do
jogo, é possível jogar apenas um sozinho e todos os outros são
multi-players, Battle Record, onde ficam gravados seus dados das
batalhas como tempo de jogo, tempo de luta, dano infringido, dano
recebido, personagem mais usado, etc, e Options, onde você pode
mudar a linguagem do jogo, ouvir o Sound Test e deletar seu jogo salvo.
Pela primeira vez Shadow,
Rouge, E-102 Gamma e Chaos 0, aparecem no Game Boy Advance e o que é
melhor são jogáveis.
O jogo possuí sistema de
salvamento, que permite salvar o jogo no último local que você visitou
no Story Mode, além dos Skills de Emerl, sua pontuações no Challenge
Mode, seus dados no Battle Record e os recordes do Mine Hunt.
A
tela do jogo está com um bom design. No canto superior esquerdo estão as
informações do seu personagem, Nome, Barra de Vitalidade,
que é a grande e laranja, ela indica quanto de dano o seu personagem
pode receber antes de ser nocauteado, quando ela ficar completamente
vermelha você é nocauteado, e logo acima está a Barra Ichikoro, a
pequena e verde, ela só tem utilidade quando estiver completa, quando
isto ocorrer o personagem ficará piscando e o próximo ataque especial
que ele executar será nocaute instantâneo, caso acerte, e a barra se
esvaziará. Existem três maneiras de preencher esta barra: apanhar,
defender ataques ou usar o Heal. No outro canto está o Marcador de
Tempo, caso esteja jogando com tempo ele irá marcar quanto ainda
resta até o termino da luta. Na parte inferior da tela estão os rostos
dos personagens que estão na luta e ao lado sua pontuação, a cor dos
números indica o time que cada personagem está, caso esteja jogando com
times.
Enredo
Tudo começa com Eggman tentando usar um antigo e misterioso robô,
datando de 4000 anos atrás, para conseguir as Esmeraldas do Chaos e
derrotar Sonic, mas o robô não obedece a seus comandos, então o vilão
resolve se desfazer dele, mas antes, cria vários robôs baseados neste
milenar robô, chamados E-121 Phi, que usam pedaços das Esmeraldas do
Caos como fonte de energia e podem copiar os movimentos dos outros
lutadores. Sonic encontra tal robô abandonado na praia, consegue
estabelecer uma ligação com ele e o leva para Tails dar uma olhada, mas
neste meio tempo Shadow e Rouge aparecem e eles estão muito interessados
neste robô. Quais seriam suas intenções? O que esse robô tem de
especial? Por que todos estão atrás dele?
Movimentos do jogo
Como todo jogo de luta, há
uma grande quantia de movimentos e ataques durante as lutas que serão
descritas a seguir:
Toda vez que uma batalha começar ou você for
nocauteado a tela ao lado aparecerá, nela você deve escolher os ataques
especiais para seu personagem usar durante a luta, primeiramente você
escolhe qual será usado no chão, depois qual será usado no ar e
finalmente qual será auto-defendido, você não pode escolher duas vezes o
mesmo especial. A auto-defesa funciona da seguinte maneira: vamos supor
que você escolha deixar a auto-defesa para o Shot, então toda a vez em
que seu personagem for atingido por um Shot, seja ele qual for, ele irá
defender automaticamente, não importa a situação, você pode estar
levando um combo aéreo e mesmo assim seu personagem irá defender. É
possível rotacionar a câmera para o outro lado e para isso basta apertar
rapidamente o botão L duas vezes. Abaixo estão
os movimentos e ataques que todos os personagens podem realizar e quais
são os mais recomendados para colocar em Emerl:
 |
Run:
é a capacidade
de locomoção do personagem e para andar basta segurar o
direcional em qualquer direção. |
Recomendações: Ultimate,
Shadow e Sonic. |
 |
Dash:
é a habilidade de ganhar impulso
repentinamente, para isto basta apertar rapidamente o direcional
duas vezes na direção desejada. |
Recomendações: Gamma e
Shadow. |
 |
Jump:
é a capacidade de saltar do
seu personagem e para isto basta apertar o botão A enquanto
estiver no chão. |
Recomendações: Ultimate,
Cream e Shadow. |
 |
Air Action:
é o movimento que o personagem
executa no ar, para isto basta apertar o botão A enquanto
estiver no ar. |
Recomendações: Ultimate,
Sonic e Shadow. |
 |
Guard:
é a capacidade de defesa do
personagem, para defender aperte o botão L, mas só é possível
fazer isto no chão, e o personagem fará uma breve bola de
energia ao seu redor, caso alguém o acerte enquanto estiver
defendendo, você desarmará seu oponente deixando-o vulnerável
por um breve instante, tempo o suficiente para começar um combo.
Quanto maior o power descrito na carta, mais tempo dura a defesa |
Recomendações: Chaos 0 e
Gamma. |
 |
Heal:
é a velocidade com a qual seu
personagem regenera sua vitalidade e preenche a barra Ichokoro,
para fazer esta habilidade basta apertar e segurar o botão L
enquanto estiver no chão. Durante o Heal você pode rotacionar
livremente a câmera ao redor do seu personagem e para isto basta
apertar o direcional para a direita ou esquerda. |
Recomendações: Ultimate,
Cream e Gamma. |
|
1st Attack:
é o primeiro ataque do combo
básico do personagem, para fazê-lo basta apertar o botão B
enquanto estiver no chão. |
Recomendações: Ultimate,
Amy e Chaos 0. |
|
2nd Attack: é o segundo
ataque do combo básico do personagem, para fazê-lo aperte o
botão B duas vezes seguidas enquanto estiver no chão. |
Recomendações: Ultimate,
Chaos 0 e Amy. |
|
3rd Attack: é o terceiro
ataque do combo básico do personagem, para fazê-lo aperte o
botão B três vezes seguidas enquanto estiver no chão. |
Recomendações: Amy e Chaos
0. |
|
Heavy Attack: é o ataque
que finaliza o combo básico, usado para arremessar seu oponente
contra paredes, causando assim mais dano, para isto basta
apertar o botão B quatro vezes seguidas enquanto estiver no
chão. Outra forma de usar esta técnica é apertar rapidamente o
direcional para cima, ou para baixo, ou para frente e o botão B.
Para evitar se chocar contra a parede, caso você leve um golpe
deste, basta segurar o direcional para o lado oposto ao qual foi
arremessado, por exemplo, vamos supor que você seja arremessado
para cima, então você deve segurar para baixo antes de bater na
parede, caso faça isso corretamente seu personagem pegará
impulso na parede ao invés de bater nela, evitando assim levar
mais dano, e subirá em perseguição a quem o arremessou na
parede, permitindo que você use o Aim Attack. |
Recomendações: Ultimate,
Shadow e Amy. |
 |
Upper:
é o golpe básico para arremessar
seu oponente para cima, basta segurar para trás enquanto
executar o combo básico e ao invés de usar o Heavy Attack você
usará o Upper. Outra forma de usar esta técnica é apertar
rapidamente o direcional para trás e o botão B enquanto estiver
no chão. |
Recomendações: Ultimate,
Sonic e Rouge. |
 |
Dash Attack:
é o ataque que o personagem pode
executar durante seu Dash e para isto basta apertar o botão B
durante o Dash. |
Recomendações: Ultimate e
Rouge. |
 |
Air Attack:
é o ataque básico que seu
personagem executa no ar e para isto basta apertar o botão B
enquanto estiver no ar. |
Recomendações: Tails,
Cream e Shadow. |
 |
Aim
Attack: é o ataque
avançado do jogo, pode somente ser usado após arremessar seu
oponente contra a parede usando o Heavy Attack ou quando você é
arremessado contra uma parede, mas consegue reagir. Quando
arremessar seu oponente aperte o direcional na direção em que o
arremessou e seu personagem dará um enorme salto em sua direção,
quando se aproximar dele pressione o botão B para desferir este
poderoso golpe, jogando seu oponente contra o chão. A maioria
dos personagens consegue acertar este ataque no chão. |
Recomendações: Shadow,
Knuckles e Amy. |
 |
Shot:
é a habilidade especial do
personagem em atacar a distância, para executar este ataque
aperte o botão R. Pode ser usado tanto no chão como no ar,
depende da sua escolha. |
Recomendações: Ultimates,
Sonic, Tails e Cream. |
 |
Power:
é a habilidade especial do
personagem em atacar a curta distância, são muito mais poderosos
que os Shots e para executar tal habilidade basta apertar o
botão R. Pode ser usado
tanto no chão como no ar, depende da sua escolha. |
Recomendações: Bonus,
Combos, Ultimate, Shadow, Chaos 0 Air, Cream e Sonic Air. |
 |
Set: também conhecida como
Tap, esta é a habilidade
especial do personagem em plantar uma armadilha que detona
quando um oponente se aproxima dela, é possível usar apenas uma
por vez e para isto basta apertar o botão R. Toda vez que for
atingido por esta habilidade, a tela ficará totalmente branca
por alguns segundos, como se seu personagem ficasse cego por um
instante. Pode ser usado
tanto no chão como no ar, depende da sua escolha. |
Recomendações: Ultimate
Cream, Rouge, Tails e Knuckles. |
Personagens
São 10 personagens
jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles, Shadow, Rouge, Amy, Cream, E-102 Gamma,
Chaos 0 e Emerl, cada um deles possui técnicas únicas e personalizadas:
Sonic
the Hedgehog: com
sua velocidade sônica ele é um bom personagem para começar a
jogar. Sem dúvidas ele é o mais fácil de se executar combos. |
 |
Prós:
excelente corredor, todos seus ataques possuem boa velocidade,
facilitando muito criar combos, e dano moderado. O Air Action é
ótimo para escapadas e seus ataques especiais podem acertar
várias vezes. |
Contras: Dash horrível, Heal pior
ainda, sendo o pior do jogo, seus ataques podem ter boa
velocidade, mas a falta de dano dificulta os nocautes. Para ter
êxito com ele deve-se saber usar sua velocidade para executar os
combos, caso contrário ele pode facilmente ser nocauteado. |
 |
Miles
"Tails" Prower: o
pequeno gênio usará várias de suas invenções em seus ataques.
Especialista em ataques aéreos e a distância, com um pouco de
treino e paciência é fácil executar combos fatais. |
Prós:
seus
ataques acertam múltiplas vezes,
seu Air Attack é muito bom podendo ser usado infinitamente,
seu Dash Attack arremessa Tails para o ar junto com o oponente,
enquanto que o
Shot é muito poderoso podendo acertar o oponente várias vezes
causando um bom dano e com sua Trap teleguiada, fica melhor
ainda. Ao contrário do que as estatísticas mostram, o Air Action
é muito bom para fugas. |
Contras: sem dúvidas a falta de força
dele é o grande vilão para executar nocautes facilmente, mas
nada que um bom combo bem sincronizado não resolva, com um pulo
fraco, estranhamente ele não consegue ganhar grandes alturas
mesmo usando o Air Action, seu Dash não é melhor que o de Sonic
e o Power tem pouco dano, além de ser difícil de acertar. |
Knuckles
the Echidna: a
equidna é puro poder, porém lhe falta velocidade. |
 |
Prós:
sua força é boa e seus ataques tem um grande impacto e com um
bom Heal que regenera a Ichikoro rapidamente facilita os
nocautes. Seu Shot poder ser lentos, mas caso acertem farão bom
dano além de poderem acertarem várias vezes, enquanto o Dash
Attack e o Ground Power, que também são lentos, tem o mesmo
efeito de um Heavy Attack, permitindo usar o Aim Attack
nocauteando com certeza e no Air Power, Knuckles descerá girando
e se enterrará, saindo alguns segundos depois acertando o
oponente por baixo, é possível controlá-lo enquanto estiver
debaixo da terra. Sua Trap tem a capacidade de se enterrar
ficando completamente invisível. |
Contras: lento e com um pulo fraco,
seus ataques básicos são horríveis, pois o fazem andar para
frente, além de serem lentos, dificultando iniciar combos. Tudo
o que faltou a Equidna foi maior velocidade em seus ataques. |
 |
Shadow the Hedgehog:
o mais rápido do jogo e também um dos mais fortes. É o
personagem mais usado devido ao seu estilo, velocidade e poder,
ele pode ser uma arma mortal se bem usado. |
Prós:
ataques rápidos e poderosos, seu Chaos Control é sem dúvidas uma
arma poderosa. Com um Dash muito rápido, um ótimo Jump e um
eficaz Air Action, é fácil para Shadow perseguir seus
adversários. Seu Aim Attack é instantâneo, rápido, forte e muito
difícil de contra-atacar. Seu Power é extremamente poderoso e o
Ground Power pode ser carregado, segurando o botão R, com isso
Shadow ficará invisível e andará na direção apontada até que se
solte o botão. |
Contras: péssimo Heal, Upper e seu
Run é tão rápido que ele tem problemas em parar. O Heavy Attack
pode ser poderoso, mas é lento. |
Rouge
the Bat:
um dos personagens mais difíceis de se acostumar, ela é bem
única em seus movimentos, mas não deixa de ser uma ótima
lutadora. |
 |
Prós:
possuidora do Dash Attack mais mortal do jogo, um Jump que a faz
flutuar vagarosamente até o chão e o Air Attack mais fácil de se
usar infinitamente, tornam ela um boa lutadora. Seu Ground Power
é muito rápido e devastador causando o mesmo afeito do Heavy
Attack, permitindo usar o Aim Attack em seguida e a Trap dela
também é teleguiada, mas esta vai pelo ar, o que é ótimo para
evitar Aim Attacks. |
Contras: lhe falta força, o que
dificulta os combos de nocaute, seu Jump é difícil de controlar,
o Guard dura pouco, o que é bom apenas para começar a usar o
Heal, e seu Shot é simplesmente horrível. |
 |
Amy Rose: surpreendemente um dos melhores lutadores do jogo,
pois é muito fácil começar e manter combos com ela. |
Prós:
um bom Run e Heal, seus ataques básicos são os mais rápidos do
jogo, assim como o Heavy Attack. O Dash Attack pode ser difícil
de acertar, mas possui o mesmo efeito de um Heavy Attack,
permitindo usar o Aim Attack em seguida. Os Powers acertam
várias vezes causando um bom dano. |
Contras: pouco dano nos ataques
básicos, Jump fraco e Air Action também. Os Shots possuem pouco
dano, mas arremessam o oponente para cima, o que pode resultar
em um combo e a Trap é muito lenta, mas tem um bom dano. |
Cream
the Rabbit: até em um jogo de luta ela consegue ser doce e
meiga, mas não se deixe enganar, pois ela luta muito bem. O mais
estranho é que Cream não encosta um dedo sequer nos adversário,
todos os seus ataques são executados por Cheese, seu Chao de
estimação. |
 |
Prós:
possuidora do melhor Jump do jogo, que junto com seu Air Action
e Air Attack permitem que ela fique um bom tempo no ar. Seu Heal
é um dos melhores do jogo carregando ambas as barras em uma
ótima velocidade. O Aim Attack é instantâneo, porém de curto
alcance e fraco. Os ataques especiais são seu ponto forte,
rápidos e com bom dano, o Shot é muito rápido, podendo ser usado
seguidamente, o Power arremessa seus oponentes para longe e suas
Traps são extremamente fortes, duas dela nocauteiam qualquer um.
Sem dúvidas é muito fácil ganhar uma luta com ela usando apenas
ataques especiais. |
Contras: seus ataques básico são
lentos, dificultando iniciar combos, assim como seu Run, o Dash
decepciona um pouco, o Guard dura muito pouco e a Ground Trap é
lenta. |
 |
E-102
Gamma:
estranhamente ele não possui nenhuma lembrança do que ocorreu em
Sonic Adventure e Eggman o chama de Chaos Gamma. Gamma é puro
poder, mas nenhuma velocidade, ele possui uma técnica especial
quando é nocauteado: auto-destruição, portanto saia de perto ou
defenda, pois o dano é alto. Para habilitar Gamma vença-o no
Story Mode de Sonic |
Prós:
todos seus ataques possuem um dano muito alto, com apenas seu
combo básico mais o Heavy Attack e o Aim Attack, é possível
nocautear o adversário. Seu Dash é o melhor e mais duradouro do
jogo e o Heal recupera a vitalidade muito rápido. O Shot é muito
poderoso e pode ser carregado segurando o botão R, o que resulta
em um disparo mais longo, rápido e muito mais forte, com apenas
dois de poder máximo você nocauteia o adversário, e o Power é
uma espécie de auto-destruição, a contagem regressiva é lenta,
mas o dano é alto, porém sua vitalidade é reduzida ao mínimo,
entretanto seu Heal pode facilmente recuperar esse dano e usar o
Power novamente. |
Contras: todos seus ataques são muito
lentos, os mais lentos do jogo, tornando difícil começar um
combo, é mais fácil usar direto o Heavy Attack do que começar
com o 1st Attack, mas nada que muito treino não resolva. A Trap
é fraca, difícil de acertar e explode sozinha. |
Chaos
0: sim Chaos está presente no jogo e o que é melhor, é um
personagem jogável! Pode-se dizer que ele é um personagem
especial, pois sua única aparição no Story Mode é no do Emerl,
ele possui uma música especial e o Handicap está tão a favor
dele que ele pode facilmente nocautear o Ultimate Emerl com
apenas um golpe. Para habilitá-lo vença-o no Story Mode do Emerl. |
 |
Prós:
seu combo básico só é mais lento que o de Amy e o dano é um
pouco menor que o de Gamma. Um Heal um pouco mais fraco que o de
Gamma, um Dash que o torna invulnerável e a melhor defesa do
jogo fazem dele um oponente difícil de nocautear. O Shot é
rápido e com dano moderado, o Power é muito devastador, além de
jogar o adversário para longe e quando ele usa a Trap fica
invulnerável por um segundo. |
Contras:
o pior Run,
Jump e Air Action do jogo, sem dúvidas seu grande ponto fraco é
sua locomoção, parece que ele pesa 1 tonelada. O Heavy Attack
pode ser forte e ter bom alcance, mas é lento e a Trap, apesar
de acertar várias vezes, tem pouco dano. |
 |
Gizoid
"Emerl":
personagem central do jogo, ele é
um lutador personalizável, pois inicialmente ele não possui
técnicas próprias, o que ele faz é copiar as técnicas dos outros
personagens e usar como se fossem dele, ou seja, você pode
deixá-lo, por exemplo, com o pulo do Sonic, o vôo do Tails, o
soco do Knuckles e assim por diante, e ele copia a técnica
fielmente, incluindo a voz do personagem. Com o passar do tempo
os Skills Raros começarão a aparecer e aí sim ele adquiri
algumas técnicas próprias, mas todas baseadas em outros
personagens. Sua força e velocidade dependerão apenas dos Skills
colocados nele, ou seja, cabe a você decidir quais habilidades
são melhores para cada movimento do jogo e forem bem escolhidas,
ele será o lutador supremo. |
Skill Points
Conforme você for vencendo
batalhas você ganhará Skills Points que são os pontos necessários para
usar os Skills de Emerl, é como se fosse a experiência dele, cada Skill
possui um nível que é definido pelo número de estrelas que existem no
topo da carta, cada estrela equivale a 5 Skill Points. Os níveis variam
de 0 a 6, portanto existem Skills que necessitam de 30 Skill Points para
serem usados. Há um limite de Skill Points que é de 500, após alcançar
este limite não há como aumentar. Ao final de cada luta você receberá um
determinado número de Skill Points dependendo da sua performance durante
a luta ou quando adquirir uma Esmeralda do Caos:
-
1 ponto caso vença a
luta;
-
2 pontos caso vença a
luta sem ser nocauteado;
-
3 pontos caso vença
uma luta contra 2 robôs Phi sem ser nocauteado;
-
5 pontos caso vença a
luta sem levar golpes, ou seja, de Perfect;
-
6 pontos caso vença
uma luta contra 2 robôs Phi sem levar golpes, ou seja, de Perfect;
-
10 pontos quando
adquirir uma Esmeralda do Caos.
Skills
Na maioria das batalhas que você vencer, irá receber uma espécie de
carta, como o da foto ao lado, estas cartas são as habilidades que Emerl
captura dos outros lutadores. Cada Skill possui três atributos: Nível,
representado pelo número de estrelas no topo da carta, onde cada estrela
equivale a 5 Skill Points, Power, que representa o dano da
habilidade e Speed, que representa a velocidade da habilidade,
infelizmente essas estatísticas não são muito confiáveis, pois nem
sempre o Skill corresponde a ela, um grande exemplo disso são as Traps
da Cream, com apenas duas você nocauteia qualquer um, mas seu power, na
carta, é o mesmo do Sonic que precisa de várias pra nocautear alguém.
Após capturar um Skill você poderá usá-lo quando quiser, desde que
possua Skill Points suficientes para isso. Para modificar as habilidades
do Emerl basta apertar o botão R durante os Story Modes, fora de
batalha, para abrir seu menu. Lá você encontrará todas as habilidades do
jogo, como Run, Dash, 1st Attack, etc, divididos em três categorias,
Move, Attack e Others. Em Move estão todos os movimentos
do jogo como o Run, Dash, Jump, etc, escolha uma opção e carregue uma
das habilidades que possuir. Em Attack, estão todos os ataques de
Emerl desde os básicos como o 1st Attack, 2nd Attack, etc, até os
especiais, Shots, Powers e Traps. Em Others estão as habilidades
Fight Pose, Attack Support, Strenght Support, Other Support, Color 1,
Color 2, Color 3. Existem ao todo 308 Skills. O Skill que você ganhará
no final da luta é definido no início dela, portanto não importa o que
você faça durante a luta o Skill que você ganhará será o mesmo e não há
como mudá-lo mesmo que você desligue o Game Boy ou reinicie a luta, a
única exceção são para os Skill Raros.
Skills Raros
Existem várias habilidades
que são consideradas raras. Tais habilidades são difíceis de se
conseguir e são mais poderosos que os comuns. Como o próprio nome diz os
Skill Raros são raros, mas há uma forma de diminuir esta raridade que é
vencer as batalhas de Perfect, ou seja, sem levar nenhum golpe, caso
consiga isso os Skills que você ganhará no final da batalha poderão ser
trocados por um raro. Como já foi dito, mesmo que você desligue seu Game
Boy o Skill que você ganhará na próxima luta será o mesmo, portanto uma
forma fácil de conseguir ganhar sempre de Perfect é ficar reiniciando a
luta, caso você receba um ataque. As habilidades raras podem ser
divididas em quatro tipos: Raro, Combo, Ultimate e
Bonus.
Skill Raros: todos estão na categoria Others e são os Attack
Supports, que aumentam o dano de todos os ataques de Emerl,
Strenght Support, que aumentam a defesa de Emerl, Other Support,
que modificam algo em Emerl, as modificações podem ser: aumentar sua
velocidade de locomoção, ou aumentar a sua aceleração, ou aumentar ou
diminuir o efeito da gravidade, ou aumentar a velocidade de recarga da
barra Ichikoro a cada golpe que levar ou defender, e Color 1,
Color 2 e Color 3, que modificam as cores do corpo de Emerl,
o que permite personalizá-lo, diminuindo as chances que alguém tenha um
Emerl igual ao seu. As Fight Pose não são habilidades raras,
ninguém sabe ao certo, mas alguns dizem que essas habilidades melhoram
algo em Emerl, tipo aumentar o dano, ou a velocidade, etc, porém nada
confirmado, além de pequenas modificações, como na cor dos olhos do
robô, de acordo com a carta.
Combo Skills: todas estas habilidades são Ground Power e todas
são de nível 6, ou seja, precisam de 30 Skill Points para serem usadas.
Existem 9 tipos de Combo Skills, um para cada personagem do jogo. Estas
habilidades nocauteiam o oponente caso acerte o combo completo. Tal
combo é automático, ou seja, uma vez iniciado não há como parar, quando
usado Emerl irá desferir os três primeiros ataques básicos do personagem
escolhido várias vezes seguidas a uma velocidade extremamente alta e
depois usará algum golpe para finalizar, este golpe varia de acordo com
o personagem do Skill escolhido. Apesar de ser um Ground Power ele não é
considerado como ataque especial, portanto não poderá ser auto-defendido,
mas caso esteja com a barra Ichikoro carregada será nocaute instantâneo.
Não é possível adquirir estas habilidades ganhando lutas, a única forma
de consegui-las é via código que deve ser usado no Story Mode do Emerl,
na parte da Sonic Team que fica em Central City, segue abaixo a lista
dos códigos:
Sonic: |
75619 |
Tails: |
OTrOl
|
Knuckles: |
yU3Da
|
Shadow: |
ArmIa
|
Rouge: |
AhnVo
|
Amy: |
alogK
|
Cream: |
ZAhan
|
Gamma: |
tSueT
|
Chaos 0: |
EkiTa |
Ninguém ainda conseguiu
entender a lógica de todos os códigos, os mais visíveis são o do Shadow
que é Maria, o de Chaos que é quase Tikal e o de Tails é quase Robot, e
não é possível consegui-los durante o jogo.
Ultimate Skills: são as habilidades supremas que Emerl desenvolve
a partir das habilidades dos personagens, a grande maioria é baseada no
Sonic. Existe um para cada parte de Move e Attack, ou seja, existem 20
Ultimate Skills e todos são de nível 6. Teoricamente eles são
extremamente poderosos e fatais, mas na prática não é bem assim, a
maioria é muito mais forte que os outros como por exemplo os Shots, que
podem facilmente nocautear usando apenas uma vez, em compensação algumas
habilidades como o Dash e as Traps não são tão poderosos assim, pois
ambos são uma ampliação das habilidades do Sonic, ou seja o Dash do
Shadow e do Gamma são melhores e as Traps da Cream causam muito mais
dano. Alguns Ultimate Skill são considerados como Shot, ou seja podem
nocautear o oponente caso esteja com a barra Ichikoro cheia, mas também
podem ser auto-defendidos, no caso são o 3rd Attack e o Upper. Outra
enorme vantagem é que existem algumas dessas habilidades que não gastam
a barra Ichikoro e são considerados como ataques especiais, nocauteando
instantaneamente, são: 3rd Attack, Upper e Air Power!
Bonus Skills: são as habilidades de nocaute que Emerl desenvolve
a partir de técnicas dos personagens. Elas estão nas partes de Air Shot,
Ground Power, Air Power e Ground Trap, existem 9 tipos, uma para cada
personagem do jogo e todas são de nível 6, ou seja, precisam de 30 Skill
Points. Estas habilidades são ampliações de um ataque especial dos
personagens, o que resulta em ataques muito poderosos e destrutivos,
alguns apenas tem sua duração aumentada, outros são uma junção de duas
habilidades do personagem e outros tem sua área de efeito aumentada, mas
a maioria desses Skills são muito poderosos, podendo nocautear
facilmente com um único ataque. Estes Skills são os mais raros que
existem, devido ao seu enorme poder. Misteriosamente estas habilidades
não possuem nomes e no seu lugar está escrito "???".
Ringues
As fases neste jogo são os
ringues, são um total de 11 mais um secreto. Não há muito o que dizer
sobre eles, pois a única diferença entre eles são a localização dos
morros, caixas e paredes para se jogar os oponentes, além do tamanho do
ringue:
Emerald
Beach:
fase bastante espaçosa
com algumas rochas para se jogar os oponentes. Normalmente Sonic é
encontrado aqui, mas no Story Mode de Emerl Tails também será encontrado
aqui. Localização: Emerald Town, próximo ao mar, no canto esquerdo e
direito.
Tails'
Lab: laboratório
do pequeno gênio, ele é pequeno e com apenas dois tanques para servirem
de parede. Normalmente Tails é encontrado aqui, porém no Story Mode de
Emerl aqui será o Virtual Training. Localização: Emerald Town em frente
ao próprio laboratório do Tails, que fica um pouco acima da praia.
Chao
Ruins: fase de
tamanho médio com com várias pedras como obstáculo. Normalmente Knuckles
é encontrado aqui. Localização: Holy Summit, próximo das ruínas ao lado
da casa de Knuckles.
Battle
Highway:
fase de porte médio
com vários obstáculos. Normalmente Shadow é encontrado aqui.
Localização: Central City, no canto direito na Central Highway.
Club
Rouge: fase de
porte grande com algumas paredes e um bloco no centro. Normalmente Rouge
é encontrada aqui. Localização: Night Babylon, no casino.
Amy's
Room: fase
comprida, mas estreita e cheia de cubos espalhados por ela. Normalmente
Amy é encontrada aqui. Localização: Central City, em frente ao prédio
rosa.
Library:
a menor fase do jogo, com apenas quatro cubos encostados na parede.
Normalmente Cream é encontrada aqui. Localização: Central City, em
frente ao grande prédio central, no Central Lab.
Metal
Depot: fase comprida e estreita com vários containeres no caminho.
Normalmente Gamma é encontrado aqui. Localização: Gimme Shelter, dentro
de Night Babylon.
Holy
Summit:
fase de porte grande,
ela é a mais diferente de todas, pois nela existem buracos ao invés de
elevações. Fase exclusiva de Chaos 0. Localização: Holy Summit, na parte
mais alta, na Crater.
Colosseum:
fase de porte médio
com um design interessante, possui quatro grandes blocos. Esta fase só é
acessível no Story Mode pelo Virtual Training.
Death
Egg:
fase final do jogo ela
é completamente plana, restando apenas os limites da fase como parede.
Localização: Death Egg, no alto do Holy Summit ao lado da Crater, mas só
é acessível no Story Mode do Emerl.
Green
Hill:
não poderia faltar uma
fase parecida com a querida Green Hill, comprida, porém estreita esta
fase lembra os velhos tempos. Fase disponível apenas no Battle Mode e
para destravá-la basta terminar o Story Mode.
Modos do Jogo
Story Mode: é aqui que a história do jogo se desenrola e é o
único modo onde é possível conseguir os Skills para Emerl e
modificá-los. São oito Story Modes ao todo, um para cada personagem:
Sonic, Tails, Rouge, Knuckles, Amy, Cream, Shadow e Emerl. Em cada um
deles você alterna entre jogar com o personagem principal ou Emerl. A
cada Story Mode vai sendo revelado pouco a pouco o que é o misterioso
robô apelidado de Emerl e porque todos estão atrás dele, misturando RPG
e ação. Inicialmente apenas o Story Mode de Sonic estará habilitado,
assim que terminá-lo o de Tails será habilitado e assim sucessivamente.
Durante os Story Modes, fora das lutas, você andará pelos mapas, que são
como adventure fields, porém bem mais simples, e neles você vai
encontrando no locais pré-definidos os outros personagens e assim o jogo
vai se desenrolando. Os mapas são: Emerald Town, Holy Summit, Central
City, Night Babylon e Gimme Shelter. Seu jogo é salvo ao final de cada
luta e a qualquer momento você poderá parar de jogar um Story Mode para
começar outro do início, caso faça isso seus Skill Points e Skills serão
salvos. Caso tenha dificuldade em algum Story Mode, consulte o nosso
detonado.
Battle Mode: neste modo você poderá lutar livremente com qualquer
personagem que esteja habilitado, caso escolha jogar com Emerl ele
estará com os mesmos Skills da última vez que você jogou o Story Mode.
Pode-se jogar até quatro lutadores ao mesmo tempo, sendo possível jogar
contra o próprio computador ou contra outras pessoas, mas para isso cada
um deve ter seu próprio cartucho. Na tela de seleção de personagens
pressione o botão L para escolher os mapas em que ocorrerão as
lutas e pressione L novamente para voltar a tela de seleção de
personagens. Na mesma tela de seleção de personagens pressione o botão R
para acessar a parte de regras e modo de jogo, lá haverão as seguintes
opções: Rule, onde você define a regra da batalha, se ela será KO,
Survival ou Time, Tag, onde você decide se a batalha será em
equipes ou não, Interval, onde você determina o tempo máximo para
um jogador nocauteado voltar ao jogo, Auto Handicap, que ativa ou
desativa o handicap, e COM, onde você escolhe o nível de
dificuldade do computador.
Challenge Mode: neste modo você pode gravar suas melhores
pontuações jogando com todos os personagens habilitados, escolha seu
personagem e depois o nível de dificuldade. Você enfrentará cinco lutas
consecutivas contra vários adversários, cada personagem possui as lutas
pré-definidas, ou seja, você sempre enfrentará os mesmos adversários.
Após cada luta será exibido um resumo da sua pontuação com os seguintes
quesitos: Battle Time, indica o tempo que a luta demorou, você
perde 100 pontos a cada segundo, Special Attack KO count, indica
o número de nocautes que você realizou usando ataques especiais, 1000
pontos para cada nocaute, Down count, indica o número de
vezes que você foi nocauteado, você perde 1000 pontos para cada vez,
Offensive hit %, indica o percentual de acerto dos seus ataques, 100
pontos a cada 1%, Bonus, são os pontos extras pelo seu
desempenho: Battle under 60 sec, 10000 pontos caso ganhe a luta
em menos de 1 minuto, All KO with S attack, 10000 caso todos os
seus nocautes sejam por ataques especiais, No KO with S attack,
10000 caso todos os seus nocautes sejam por ataques normais, Zero
down count, 10000 pontos caso não seja nocauteado, All attack
landed, 10000 pontos caso todos os seus ataques sejam realizados no
chão, No damage, 10000 pontos caso ganhe de perfect, ou seja, sem
levar nenhum golpe, e Only one to KO, 10000 pontos caso seja o
único lutador a conseguir nocautes.
Training: neste modo
você poderá treinar livremente com qualquer personagem que esteja
habilitado, escolha qual personagem deseja ser, contra quem deseja
lutar, quais serão suas ações: ficar parado, pulando, correndo,
defendendo, usando o 1st Atack, ideal para treinar defesas ou
contra-ataques, o Heavy Attack, ideal para treinar o contra-ataque nas
paredes, ou o Upper, depois escolha em qual fase deseja jogar e aperte o
botão Start para iniciar o treino. Durante a luta aperte o botão Star
para voltar a tela de opções e selecione Finish para sair desse modo.
Mini Games
Também conhecido
como Party Mode, neste modo você poderá jogar os mini games que, ao
contrário do Battle Mode, necessita de apenas um cartucho e até quatro
pessoas podem jogar. Apenas um está habilitado inicialmente e todos os
outros mini games são destravados durante os Story Modes. Os mini games
são:
Soniclash!: para 2 a 4 jogadores. Sonic,
Tails, Knuckles e Shadow rolam por uma plataforma plana, onde alguns
cilindros, brancos e vermelhos, aparecem aleatoriamente pela plataforma.
Seu objetivo é jogar seus adversários para fora dessa plataforma
colidindo com eles e para ajudar pressione o botão A no momento em que
for acertar seu adversário, para girar mais rapidamente, aumentando a
sua força. O jogo tem duração por tempo e este é definido pelo jogador
no início da partida. Ganha aquele que for derrubado menos vezes da
plataforma. Este mini game já vem habilitado.
Fly
& Get: para 2 a 4 jogadores. Tails, Cream, Gamma e Rouge voam
através de um percurso vertical com obstáculos, como plataformas, anéis
e minas. Para voar aperte repetidamente o botão A. Seu objetivo é juntar
20 anéis antes de seus oponentes, mas se tocar em uma mina você perderá
5 anéis e se cair na parte de baixo da tela, será lançado, com tudo,
para o topo dela. Use as plataformas para pular e pegar impulso. Para
habilitar este mini game, termine o Story Mode do Tails.
Mine
Hunt: apenas para 1 jogador. Este mini game nada mais é do que uma
versão do famoso Campo Minado. Você está em um campo quadriculado de
12x10 onde existe um determinado número de minas escondidas nele, seu
objetivo é cavar todos os quadradinhos vazios, mas se cavar e encontrar
uma mina é fim de jogo. Posicione o cursor onde deseja cavar e aperte o
botão A para Knuckles cavar ali e se você acertar um quadrado sem mina,
Knuckles irá automaticamente cavar todos os quadradinho seguros em volta
desse, depois disso alguns números aparecerão nos últimos quadradinhos
cavados, estes números indicam quantas minas estão nas proximidades
daquele quadradinho. Seu desafio agora é tentar adivinhar quais os
quadrados não possuem minas e terminar de cavá-los. Caso suponha que
exista uma mina em um determinado quadradinho, coloque o cursor sobre
ele e aperte o botão B, para colocar um Chao em cima, impedindo que
Knuckles cave ali. Se conseguir encontrar todos os quadradinhos sem
minas, você irá para o próximo nível e assim por diante. No primeiro
nível são 10 minas e elas aumentam em 1 a cada nível. Seus três melhores
recordes ficarão salvos, podendo passar para seus amigos. Para destravar
este mini game, termine o Story Mode do Knuckles.
Speed
Demon: para 2 a 4 jogadores. Shadow, Sonic, Tails e Amy correm por
uma Radical Highway, cheia de speed boosters, rampas e obstáculos. Os
personagens correm automaticamente para a direita e você deve passar
pelos speed booster para ganhar velocidade, pelas rampas para dar
grandes saltos desviando dos obstáculos, que por sua vez, retardam seu
progresso. Quando pegar impulso em uma rampa, aperte o botão A para
realizar uma manobra no ar para ganhar um bom impulso. O vencedor será
aquele que cruzar a linha de chegada primeiro e como prêmio NIGHTS
aparecerá voando para o vencedor. Para habilitar este mini game, termine
o Story Mode do Shadow
Treasure Island: para 2 a 4
jogadores. Amy, Cream, Knuckles e Rouge percorrem um campo quadrado,
baseado em um dos ringues do jogo, e nesse campo estão escondidos gemas
gigantes embaixo da terra. Seu objetivo é desenterrar três gemas, antes
de seus adversários e para fazer isso basta andar pelo terreno e apertar
o botão A para cavar. Todos os personagens possuem um radar, muito
parecido com o de Knuckles na série Adventure, que apita conforme você
vai se aproximando de uma gema, quanto mais próximo, mais rápido ele
apita. Para habilitar este mini game termine o Story Mode da Amy.
Virtual Training
Antes de tudo um aviso muito importante: a inteligência artificial do
computador neste modo nesse modo é extremamente alta, um pequeno deslize
e você será facilmente nocauteado e terá que começar tudo desde o
início, portanto muito cuidado. Só é possível entrar neste modo no Story
Mode de Emerl, indo ao laboratório do Tails. Trata-se de um treinamento
intensivo para despertar uma habilidade suprema de Emerl, ou seja caso
consiga sair vitorioso, sua recompensa será um Ultimate Skill, mas não
será tarefa fácil. Todas as lutas serão de três personagens contra você,
podendo inclusive aparecer personagens repetidos, mas você nunca
enfrentará o próprio Emerl, o único personagem raro de aparecer é o
Chaos 0, mas sua presença pode ser notada pela sua música exclusiva. Uma
vez iniciado, não há como parar, se desistir terá de iniciar tudo desde
o começo, portanto pense bem antes de começar. Segue abaixo os outros
problemas:
-
Como a inteligência
artificial dos personagens está muito alta, se um deles começar um
combo em você, os outros dois aproveitarão e emendarão um combo
junto ao outro personagem, tornando-o fatal;
-
A cada Round o número
de vidas aumentam, ou seja, se você estiver no 3º Round todos terão
três vidas e assim por diante, mas o máximo de vidas são 15;
-
Na primeira vez que
entrar serão apenas 5 Rounds, depois de vencê-los, quando entrar
novamente neste modo serão 10, depois 15 e depois disso serão sempre
20. A partir do 6º Round você ganhará um Skill comum de cada lutador
que você venceu ou um único Skill raro;
-
Se você achou fácil
até aqui, então aí vai o maior problema de todos: apesar do que o
contador de vidas diz, se você for nocauteado uma única vez, este
modo é automaticamente encerrado, ou seja, se você estiver no último
Round e alguém, por sorte, lhe acertar um ataque especial com a
Ichikoro cheia, acabou. Felizmente você não perde os Skill que
ganhou durante este modo.
Apesar de tudo isto citado
acima, não é impossível finalizar este modo. Há uma forma relativamente
fácil de sair vitorioso, mas para isso você deve modificar seu Emerl,
deixando o mais próximo possível disso:
-
Run: Ultimate
ou Shadow;
-
Dash: Gamma ou
Shadow;
-
Jump: Ultimate,
Cream ou Shadow;
-
Air Action:
Ultimate, Shadow ou Tails;
-
Guard: Rogue
ou Cream;
-
Heal: Ultimate,
Gamma ou Chaos 0;
-
Air Attack:
Tails ou Cream;
-
Ground Power:
Sonic Combo;
-
Attack Support:
Emerl ou Rouge;
-
Strenght Support:
o maior que tiver;
-
Other Support:
Speed Up ou Acceleration Up.
Os outros Skill não
mencionados não importam. A estratégia básica a ser usada neste modo é:
ficar correndo e desviando até surgir a oportunidade ideal para pegar os
três personagens ao mesmo tempo com o Combo Skill, pois não é possível
ganhar lutando normalmente, lembre-se são três contra um, e assim que
tiver tempo, corra e use o Heal. Mesmo usando esta estratégia, ainda
existe um grande e explosivo problema chamado E-102 Gamma, lembre-se que
ele explode quando é nocauteado e como não se pode parar o combo até que
ele termine sozinho, há a possibilidade que sua explosão o pegue, por
isso recomendo que use o Sonic Combo, pois o último ataque é o Ground
Shot de Sonic e isso faz você ir para trás saindo assim da área de dano
da explosão, é por esse motivo também que se deve usar um Attack Support
muito baixo ou nenhum, para certificar que você nocauteie Gamma no final
do combo, evitando que ele exploda durante. A escolha da Guard de nível
baixo é pelo motivo da pouca duração, diminuindo assim o tempo entre o
fim da defesa e o inicio do Heal, pois você só deve defender caso seja
sua última opção, do contrário corra ou pule. Às vezes os personagens
ficam parados e não vão para cima de você enquanto você executar o combo
e se isso ocorrer com Gamma, ao invés de iniciar um novo combo e correr
o risco que ele exploda, use o Air Attack para nocauteá-lo, pois muito
raramente o computador defende este tipo de ataque.
Para os fãs da Rouge aqui
vai uma dica ainda melhor: use a mulher-morcego e use e abuse do Tails
Rouge. Depois saia correndo para não haver a explosão. (Por YagoSonic)
Dicas de Combate
-
Para os que estão no
começo do jogo, use e abuse do Ground Shot e Air Power padrões do
Emerl, pois eles são muito fortes para Skill padrões e podem
nocautear em quatro ou cinco ataques;
-
Evite começar um combo
básico de frente ao seu oponente, pois ele provavelmente irá
defender, procure usar um Air Attack antes para tentar desarmá-lo;
-
Defenda sempre que
possível, pois é uma excelente forma de iniciar combos;
-
Todos os personagens
possuem um combo fatal e todos são bem semelhantes: use o combo
básico, depois use o Heavy Attack para arremessar seu oponente
contra uma parede, persiga-o, use o Aim Attack e enquanto ainda
estiver no ar use um ataque especial de grande poder, por exemplo,
com Sonic use o Air Shot, com Shadow o Ground Power e assim por
diante, procure pelo melhor especial de cada personagem;
-
O computador nunca
defende o Air Attack, Combo Skills e ataques especiais, a menos que
ele auto-defenda, portanto essas são ótimas maneiras de conseguir
nocautes facilmente;
Destraváveis
Existem algumas coisas para
se destravar neste jogo:
-
E-102 Gamma:
vença-o no Story Mode de Sonic;
-
Chaos 0:
vença-o no Story Mode de Emerl;
-
Fly & Get:
termine o Story Mode de Tails;
-
Mine Hunt:
termine o Story Mode de Knuckles;
-
Treasure
Island: termine o Story Mode de Cream;
-
Speed Demon:
termine o Story Mode de Shadow;
-
Green Hill:
termine o Story Mode de Emerl;
-
Diário de
Gerald Robotnik: termine pela segunda vez os Story Modes e no
final de cada aparecerá uma parte do diário.
Curiosidades
Existem alguns truques e
glitches neste jogo que valem a pena ser comentados:
-
Cuidado ao
usar o Air Action de Gamma ou o Ultimate Air Power, pois se for
nocauteado enquanto executar estas habilidade, o personagem ficará
flutuando para sempre e não responderá mais a seus comando até o
final da luta;
-
Existem
algumas batalhas que mesmo quando você desiste, sai vencedor delas,
um exemplo, é a luta no Story Mode da Rouge onde você deve desviar
dela por dois minutos;
-
Quando estiver
jogando com Amy e estiver usando o Ground Power, você pode alcançar
uma velocidade absurda fazendo o seguinte: use o Dash e no exato
momento em que terminar, use o Ground Power e Amy sairá girando a
uma enorme velocidade;
-
Existem alguns
textos de Skills que estão trocados e isso ocorre em vários idiomas.
Análise Técnica
Graficamente o jogo ficou
muito bom, os personagens estão bem desenhados, assim como seus golpes.
Infeliz marca dos jogos do Sonic pro Game Boy Advance, a trilha sonora
desaponta em sua maioria, isso é compensado pelo fato dos personagens
falarem durante o jogo. A jogabilidade é boa e os comandos bem simples,
deixando o jogo mais prático. O estilo pseudo-3D dos cenários deixa o
jogo com uma boa movimentação, apesar das fases serem simples, mas os
sprites 2D confundem um pouco.
Curiosidades
Descubra o nome do robô antes
do Sonic nomeá-lo: antes de ir para a praia depois de sair do
laboratório de TAILS entre de novo no LAB (pela 2ª vez) e veja ele vai
dizer: Hi! Emerl! Do you want to train? (Colaboração de Chaos the Water)
Ficha Técnica
 |
Nome: Sonic
Battle |
Plataforma:
Game Boy Advance |
Gênero: Ação |
Distribuidora:
Sega |
Desenvolvedora:
Sonic Team |
Idioma:
Multi-Idiomas |
Data de Lançamento:
??/12/2003 |
|
Avaliação |
Prós/Contras |
Gráficos: 9,0 |
Prós: um jogo de luta bem
feito com ótimos efeitos visuais, por Emerl ser um
lutador personalizável o jogo mais interessante ainda.
Contras: a maioria das
músicas são maçantes e os ringues são muito simples.
|
Som:
8,0 |
Jogabilidade: 9,0 |
Diversão: 9,0 |
Nota Geral: 8,5 |
Por: Skar |
|