SONIC BATTLE

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 Sonic Battle é o primeiro jogo de luta do Sonic lançado para um console caseiro. Experiência semelhante outrora só ocorrera com Sonic the Fighters, para Arcade. Porém, diferentemente de Sonic the Fighters, Sonic Battle é um jogo de luta que mistura uma série de elementos de RPG e ação.

Novidades

  Ao contrário de Sonic the Fighters, este jogo, também, não se resume apenas ao combate mano-a-mano, mas sim lutas em grupo podendo chegar a quatro lutadores ao mesmo tempo. Apesar dos personagens serem em 2D os ringues são em 3D, simples devido a limitações do próprio Game Boy Advance, permitindo mover-se em qualquer direção. Os ataques são de grande impacto, podendo nocautear os adversários facilmente, além de estarem muito bem desenhados e com efeitos muito bons.

  Os personagens falam durante o jogo, principalmente durante as lutas, mas não são apenas gritos como em Sonic Advance 3, são frases completas, deixando as lutas mais realistas.

 O jogo possui sete menus iniciais: Story Mode, aqui você conhece a história do jogo e adquiri os Skills de Emerl, Battle Mode, aqui você batalha livremente, podendo escolher todos os personagens jogáveis e pode jogar contra outros jogadores, Challenge Mode, aqui você escolhe um personagem e um nível de dificuldade e enfrentará um desafio de cinco lutas seguidas contra vários personagens, Training, onde você pode treinar livremente com qualquer personagem habilitado, Mini Games, aqui estão os Mini Games que você vai destravando ao longo do jogo, é possível jogar apenas um sozinho e todos os outros são multi-players, Battle Record, onde ficam gravados seus dados das batalhas como tempo de jogo, tempo de luta, dano infringido, dano recebido, personagem mais usado, etc, e Options, onde você pode mudar a linguagem do jogo, ouvir o Sound Test e deletar seu jogo salvo.

  Pela primeira vez Shadow, Rouge, E-102 Gamma e Chaos 0, aparecem no Game Boy Advance e o que é melhor são jogáveis.

  O jogo possuí sistema de salvamento, que permite salvar o jogo no último local que você visitou no Story Mode, além dos Skills de Emerl, sua pontuações no Challenge Mode, seus dados no Battle Record e os recordes do Mine Hunt.

 A tela do jogo está com um bom design. No canto superior esquerdo estão as informações do seu personagem, Nome, Barra de Vitalidade, que é a grande e laranja, ela indica quanto de dano o seu personagem pode receber antes de ser nocauteado, quando ela ficar completamente vermelha você é nocauteado, e logo acima está a Barra Ichikoro, a pequena e verde, ela só tem utilidade quando estiver completa, quando isto ocorrer o personagem ficará piscando e o próximo ataque especial que ele executar será nocaute instantâneo, caso acerte, e a barra se esvaziará. Existem três maneiras de preencher esta barra: apanhar, defender ataques ou usar o Heal. No outro canto está o Marcador de Tempo, caso esteja jogando com tempo ele irá marcar quanto ainda resta até o termino da luta. Na parte inferior da tela estão os rostos dos personagens que estão na luta e ao lado sua pontuação, a cor dos números indica o time que cada personagem está, caso esteja jogando com times.

 

Enredo

 

  Tudo começa com Eggman tentando usar um antigo e misterioso robô, datando de 4000 anos atrás, para conseguir as Esmeraldas do Chaos e derrotar Sonic, mas o robô não obedece a seus comandos, então o vilão resolve se desfazer dele, mas antes, cria vários robôs baseados neste milenar robô, chamados E-121 Phi, que usam pedaços das Esmeraldas do Caos como fonte de energia e podem copiar os movimentos dos outros lutadores. Sonic encontra tal robô abandonado na praia, consegue estabelecer uma ligação com ele e o leva para Tails dar uma olhada, mas neste meio tempo Shadow e Rouge aparecem e eles estão muito interessados neste robô. Quais seriam suas intenções? O que esse robô tem de especial? Por que todos estão atrás dele?

Movimentos do jogo

  Como todo jogo de luta, há uma grande quantia de movimentos e ataques durante as lutas que serão descritas a seguir:

  Toda vez que uma batalha começar ou você for nocauteado a tela ao lado aparecerá, nela você deve escolher os ataques especiais para seu personagem usar durante a luta, primeiramente você escolhe qual será usado no chão, depois qual será usado no ar e finalmente qual será auto-defendido, você não pode escolher duas vezes o mesmo especial. A auto-defesa funciona da seguinte maneira: vamos supor que você escolha deixar a auto-defesa para o Shot, então toda a vez em que seu personagem for atingido por um Shot, seja ele qual for, ele irá defender automaticamente, não importa a situação, você pode estar levando um combo aéreo e mesmo assim seu personagem irá defender. É possível rotacionar a câmera para o outro lado e para isso basta apertar rapidamente o botão L duas vezes. Abaixo estão os movimentos e ataques que todos os personagens podem realizar e quais são os mais recomendados para colocar em Emerl:

 Run: é a capacidade de locomoção do personagem e para andar basta segurar o direcional em qualquer direção.

 Recomendações: Ultimate, Shadow e Sonic.

 Dash: é a habilidade de ganhar impulso repentinamente, para isto basta apertar rapidamente o direcional duas vezes na direção desejada.

 Recomendações: Gamma e Shadow.

 Jump: é a capacidade de saltar do seu personagem e para isto basta apertar o botão A enquanto estiver no chão.

 Recomendações: Ultimate, Cream e Shadow.

 Air Action: é o movimento que o personagem executa no ar, para isto basta apertar o botão A enquanto estiver no ar.

 Recomendações: Ultimate, Sonic e Shadow.

 Guard: é a capacidade de defesa do personagem, para defender aperte o botão L, mas só é possível fazer isto no chão, e o personagem fará uma breve bola de energia ao seu redor, caso alguém o acerte enquanto estiver defendendo, você desarmará seu oponente deixando-o vulnerável por um breve instante, tempo o suficiente para começar um combo. Quanto maior o power descrito na carta, mais tempo dura a defesa

 Recomendações: Chaos 0 e Gamma.

 Heal: é a velocidade com a qual seu personagem regenera sua vitalidade e preenche a barra Ichokoro, para fazer esta habilidade basta apertar e segurar o botão L enquanto estiver no chão. Durante o Heal você pode rotacionar livremente a câmera ao redor do seu personagem e para isto basta apertar o direcional para a direita ou esquerda.

 Recomendações: Ultimate, Cream e Gamma.

 1st Attack: é o primeiro ataque do combo básico do personagem, para fazê-lo basta apertar o botão B enquanto estiver no chão.

 Recomendações: Ultimate, Amy e Chaos 0.

 2nd Attack: é o segundo ataque do combo básico do personagem, para fazê-lo aperte o botão B duas vezes seguidas enquanto estiver no chão.

 Recomendações: Ultimate, Chaos 0 e Amy.

 3rd Attack: é o terceiro ataque do combo básico do personagem, para fazê-lo aperte o botão B três vezes seguidas enquanto estiver no chão.

 Recomendações: Amy e Chaos 0.

 Heavy Attack: é o ataque que finaliza o combo básico, usado para arremessar seu oponente contra paredes, causando assim mais dano, para isto basta apertar o botão B quatro vezes seguidas enquanto estiver no chão. Outra forma de usar esta técnica é apertar rapidamente o direcional para cima, ou para baixo, ou para frente e o botão B. Para evitar se chocar contra a parede, caso você leve um golpe deste, basta segurar o direcional para o lado oposto ao qual foi arremessado, por exemplo, vamos supor que você seja arremessado para cima, então você deve segurar para baixo antes de bater na parede, caso faça isso corretamente seu personagem pegará impulso na parede ao invés de bater nela, evitando assim levar mais dano, e subirá em perseguição a quem o arremessou na parede, permitindo que você use o Aim Attack.

 Recomendações: Ultimate, Shadow e Amy.

 Upper: é o golpe básico para arremessar seu oponente para cima, basta segurar para trás enquanto executar o combo básico e ao invés de usar o Heavy Attack você usará o Upper. Outra forma de usar esta técnica é apertar rapidamente o direcional para trás e o botão B enquanto estiver no chão.

 Recomendações: Ultimate, Sonic e Rouge.

 Dash Attack: é o ataque que o personagem pode executar durante seu Dash e para isto basta apertar o botão B durante o Dash.

 Recomendações: Ultimate e Rouge.

 Air Attack: é o ataque básico que seu personagem executa no ar e para isto basta apertar o botão B enquanto estiver no ar.

 Recomendações: Tails, Cream e Shadow.

 Aim Attack: é o ataque avançado do jogo, pode somente ser usado após arremessar seu oponente contra a parede usando o Heavy Attack ou quando você é arremessado contra uma parede, mas consegue reagir. Quando arremessar seu oponente aperte o direcional na direção em que o arremessou e seu personagem dará um enorme salto em sua direção, quando se aproximar dele pressione o botão B para desferir este poderoso golpe, jogando seu oponente contra o chão. A maioria dos personagens consegue acertar este ataque no chão.

 Recomendações: Shadow, Knuckles e Amy.

 Shot: é a habilidade especial do personagem em atacar a distância, para executar este ataque aperte o botão R. Pode ser usado tanto no chão como no ar, depende da sua escolha.

 Recomendações: Ultimates, Sonic, Tails e Cream.

 Power: é a habilidade especial do personagem em atacar a curta distância, são muito mais poderosos que os Shots e para executar tal habilidade basta apertar o botão R. Pode ser usado tanto no chão como no ar, depende da sua escolha.

 Recomendações: Bonus, Combos, Ultimate, Shadow, Chaos 0 Air, Cream e Sonic Air.

 Set: também conhecida como Tap, esta é a habilidade especial do personagem em plantar uma armadilha que detona quando um oponente se aproxima dela, é possível usar apenas uma por vez e para isto basta apertar o botão R. Toda vez que for atingido por esta habilidade, a tela ficará totalmente branca por alguns segundos, como se seu personagem ficasse cego por um instante. Pode ser usado tanto no chão como no ar, depende da sua escolha.

 Recomendações: Ultimate Cream, Rouge, Tails e Knuckles.

Personagens

  São 10 personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles, Shadow, Rouge, Amy, Cream, E-102 Gamma, Chaos 0 e Emerl, cada um deles possui técnicas únicas e personalizadas:

 Sonic the Hedgehog: com sua velocidade sônica ele é um bom personagem para começar a jogar. Sem dúvidas ele é o mais fácil de se executar combos.

 Prós: excelente corredor, todos seus ataques possuem boa velocidade, facilitando muito criar combos, e dano moderado. O Air Action é ótimo para escapadas e seus ataques especiais podem acertar várias vezes.

 Contras: Dash horrível, Heal pior ainda, sendo o pior do jogo, seus ataques podem ter boa velocidade, mas a falta de dano dificulta os nocautes. Para ter êxito com ele deve-se saber usar sua velocidade para executar os combos, caso contrário ele pode facilmente ser nocauteado.

 Miles "Tails" Prower: o pequeno gênio usará várias de suas invenções em seus ataques. Especialista em ataques aéreos e a distância, com um pouco de treino e paciência é fácil executar combos fatais.

 Prós: seus ataques acertam múltiplas vezes, seu Air Attack é muito bom podendo ser usado infinitamente, seu Dash Attack arremessa Tails para o ar junto com o oponente, enquanto que o Shot é muito poderoso podendo acertar o oponente várias vezes causando um bom dano e com sua Trap teleguiada, fica melhor ainda. Ao contrário do que as estatísticas mostram, o Air Action é muito bom para fugas.

 Contras: sem dúvidas a falta de força dele é o grande vilão para executar nocautes facilmente, mas nada que um bom combo bem sincronizado não resolva, com um pulo fraco, estranhamente ele não consegue ganhar grandes alturas mesmo usando o Air Action, seu Dash não é melhor que o de Sonic e o Power tem pouco dano, além de ser difícil de acertar.

 Knuckles the Echidna: a equidna é puro poder, porém lhe falta velocidade.

 Prós: sua força é boa e seus ataques tem um grande impacto e com um bom Heal que regenera a Ichikoro rapidamente facilita os nocautes. Seu Shot poder ser lentos, mas caso acertem farão bom dano além de poderem acertarem várias vezes, enquanto o Dash Attack e o Ground Power, que também são lentos, tem o mesmo efeito de um Heavy Attack, permitindo usar o Aim Attack nocauteando com certeza e no Air Power, Knuckles descerá girando e se enterrará, saindo alguns segundos depois acertando o oponente por baixo, é possível controlá-lo enquanto estiver debaixo da terra. Sua Trap tem a capacidade de se enterrar ficando completamente invisível.

 Contras: lento e com um pulo fraco, seus ataques básicos são horríveis, pois o fazem andar para frente, além de serem lentos, dificultando iniciar combos. Tudo o que faltou a Equidna foi maior velocidade em seus ataques.

 Shadow the Hedgehog: o mais rápido do jogo e também um dos mais fortes. É o personagem mais usado devido ao seu estilo, velocidade e poder, ele pode ser uma arma mortal se bem usado.

 Prós: ataques rápidos e poderosos, seu Chaos Control é sem dúvidas uma arma poderosa. Com um Dash muito rápido, um ótimo Jump e um eficaz Air Action, é fácil para Shadow perseguir seus adversários. Seu Aim Attack é instantâneo, rápido, forte e muito difícil de contra-atacar. Seu Power é extremamente poderoso e o Ground Power pode ser carregado, segurando o botão R, com isso Shadow ficará invisível e andará na direção apontada até que se solte o botão.

 Contras: péssimo Heal, Upper e seu Run é tão rápido que ele tem problemas em parar. O Heavy Attack pode ser poderoso, mas é lento.

 Rouge the Bat: um dos personagens mais difíceis de se acostumar, ela é bem única em seus movimentos, mas não deixa de ser uma ótima lutadora.

 Prós: possuidora do Dash Attack mais mortal do jogo, um Jump que a faz flutuar vagarosamente até o chão e o Air Attack mais fácil de se usar infinitamente, tornam ela um boa lutadora. Seu Ground Power é muito rápido e devastador causando o mesmo afeito do Heavy Attack, permitindo usar o Aim Attack em seguida e a Trap dela também é teleguiada, mas esta vai pelo ar, o que é ótimo para evitar Aim Attacks.

 Contras: lhe falta força, o que dificulta os combos de nocaute, seu Jump é difícil de controlar, o Guard dura pouco, o que é bom apenas para começar a usar o Heal, e seu Shot é simplesmente horrível.

  Amy Rose: surpreendemente um dos melhores lutadores do jogo, pois é muito fácil começar e manter combos com ela.

 Prós: um bom Run e Heal, seus ataques básicos são os mais rápidos do jogo, assim como o Heavy Attack. O Dash Attack pode ser difícil de acertar, mas possui o mesmo efeito de um Heavy Attack, permitindo usar o Aim Attack em seguida. Os Powers acertam várias vezes causando um bom dano.

 Contras: pouco dano nos ataques básicos, Jump fraco e Air Action também. Os Shots possuem pouco dano, mas arremessam o oponente para cima, o que pode resultar em um combo e a Trap é muito lenta, mas tem um bom dano.

 Cream the Rabbit: até em um jogo de luta ela consegue ser doce e meiga, mas não se deixe enganar, pois ela luta muito bem. O mais estranho é que Cream não encosta um dedo sequer nos adversário, todos os seus ataques são executados por Cheese, seu Chao de estimação.

 Prós: possuidora do melhor Jump do jogo, que junto com seu Air Action e Air Attack permitem que ela fique um bom tempo no ar. Seu Heal é um dos melhores do jogo carregando ambas as barras em uma ótima velocidade. O Aim Attack é instantâneo, porém de curto alcance e fraco. Os ataques especiais são seu ponto forte, rápidos e com bom dano, o Shot é muito rápido, podendo ser usado seguidamente, o Power arremessa seus oponentes para longe e suas Traps são extremamente fortes, duas dela nocauteiam qualquer um. Sem dúvidas é muito fácil ganhar uma luta com ela usando apenas ataques especiais.

 Contras: seus ataques básico são lentos, dificultando iniciar combos, assim como seu Run, o Dash decepciona um pouco, o Guard dura muito pouco e a Ground Trap é lenta.

 E-102 Gamma: estranhamente ele não possui nenhuma lembrança do que ocorreu em Sonic Adventure e Eggman o chama de Chaos Gamma. Gamma é puro poder, mas nenhuma velocidade, ele possui uma técnica especial quando é nocauteado: auto-destruição, portanto saia de perto ou defenda, pois o dano é alto. Para habilitar Gamma vença-o no Story Mode de Sonic

 Prós: todos seus ataques possuem um dano muito alto, com apenas seu combo básico mais o Heavy Attack e o Aim Attack, é possível nocautear o adversário. Seu Dash é o melhor e mais duradouro do jogo e o Heal recupera a vitalidade muito rápido. O Shot é muito poderoso e pode ser carregado segurando o botão R, o que resulta em um disparo mais longo, rápido e muito mais forte, com apenas dois de poder máximo você nocauteia o adversário, e o Power é uma espécie de auto-destruição, a contagem regressiva é lenta, mas o dano é alto, porém sua vitalidade é reduzida ao mínimo, entretanto seu Heal pode facilmente recuperar esse dano e usar o Power novamente.

 Contras: todos seus ataques são muito lentos, os mais lentos do jogo, tornando difícil começar um combo, é mais fácil usar direto o Heavy Attack do que começar com o 1st Attack, mas nada que muito treino não resolva. A Trap é fraca, difícil de acertar e explode sozinha.

 Chaos 0: sim Chaos está presente no jogo e o que é melhor, é um personagem jogável! Pode-se dizer que ele é um personagem especial, pois sua única aparição no Story Mode é no do Emerl, ele possui uma música especial e o Handicap está tão a favor dele que ele pode facilmente nocautear o Ultimate Emerl com apenas um golpe. Para habilitá-lo vença-o no Story Mode do Emerl.

 Prós: seu combo básico só é mais lento que o de Amy e o dano é um pouco menor que o de Gamma. Um Heal um pouco mais fraco que o de Gamma, um Dash que o torna invulnerável e a melhor defesa do jogo fazem dele um oponente difícil de nocautear. O Shot é rápido e com dano moderado, o Power é muito devastador, além de jogar o adversário para longe e quando ele usa a Trap fica invulnerável por um segundo.

 Contras: o pior Run, Jump e Air Action do jogo, sem dúvidas seu grande ponto fraco é sua locomoção, parece que ele pesa 1 tonelada. O Heavy Attack pode ser forte e ter bom alcance, mas é lento e a Trap, apesar de acertar várias vezes, tem pouco dano.

 Gizoid "Emerl": personagem central do jogo, ele é um lutador personalizável, pois inicialmente ele não possui técnicas próprias, o que ele faz é copiar as técnicas dos outros personagens e usar como se fossem dele, ou seja, você pode deixá-lo, por exemplo, com o pulo do Sonic, o vôo do Tails, o soco do Knuckles e assim por diante, e ele copia a técnica fielmente, incluindo a voz do personagem. Com o passar do tempo os Skills Raros começarão a aparecer e aí sim ele adquiri algumas técnicas próprias, mas todas baseadas em outros personagens. Sua força e velocidade dependerão apenas dos Skills colocados nele, ou seja, cabe a você decidir quais habilidades são melhores para cada movimento do jogo e forem bem escolhidas, ele será o lutador supremo.

Skill Points

  Conforme você for vencendo batalhas você ganhará Skills Points que são os pontos necessários para usar os Skills de Emerl, é como se fosse a experiência dele, cada Skill possui um nível que é definido pelo número de estrelas que existem no topo da carta, cada estrela equivale a 5 Skill Points. Os níveis variam de 0 a 6, portanto existem Skills que necessitam de 30 Skill Points para serem usados. Há um limite de Skill Points que é de 500, após alcançar este limite não há como aumentar. Ao final de cada luta você receberá um determinado número de Skill Points dependendo da sua performance durante a luta ou quando adquirir uma Esmeralda do Caos:

  • 1 ponto caso vença a luta;

  • 2 pontos caso vença a luta sem ser nocauteado;

  • 3 pontos caso vença uma luta contra 2 robôs Phi sem ser nocauteado;

  • 5 pontos caso vença a luta sem levar golpes, ou seja, de Perfect;

  • 6 pontos caso vença uma luta contra 2 robôs Phi sem levar golpes, ou seja, de Perfect;

  • 10 pontos quando adquirir uma Esmeralda do Caos.

Skills

  Na maioria das batalhas que você vencer, irá receber uma espécie de carta, como o da foto ao lado, estas cartas são as habilidades que Emerl captura dos outros lutadores. Cada Skill possui três atributos: Nível, representado pelo número de estrelas no topo da carta, onde cada estrela equivale a 5 Skill Points, Power, que representa o dano da habilidade e Speed, que representa a velocidade da habilidade, infelizmente essas estatísticas não são muito confiáveis, pois nem sempre o Skill corresponde a ela, um grande exemplo disso são as Traps da Cream, com apenas duas você nocauteia qualquer um, mas seu power, na carta, é o mesmo do Sonic que precisa de várias pra nocautear alguém. Após capturar um Skill você poderá usá-lo quando quiser, desde que possua Skill Points suficientes para isso. Para modificar as habilidades do Emerl basta apertar o botão R durante os Story Modes, fora de batalha, para abrir seu menu. Lá você encontrará todas as habilidades do jogo, como Run, Dash, 1st Attack, etc, divididos em três categorias, Move, Attack e Others. Em Move estão todos os movimentos do jogo como o Run, Dash, Jump, etc, escolha uma opção e carregue uma das habilidades que possuir. Em Attack, estão todos os ataques de Emerl desde os básicos como o 1st Attack, 2nd Attack, etc, até os especiais, Shots, Powers e Traps. Em Others estão as habilidades Fight Pose, Attack Support, Strenght Support, Other Support, Color 1, Color 2, Color 3. Existem ao todo 308 Skills. O Skill que você ganhará no final da luta é definido no início dela, portanto não importa o que você faça durante a luta o Skill que você ganhará será o mesmo e não há como mudá-lo mesmo que você desligue o Game Boy ou reinicie a luta, a única exceção são para os Skill Raros.

Skills Raros

  Existem várias habilidades que são consideradas raras. Tais habilidades são difíceis de se conseguir e são mais poderosos que os comuns. Como o próprio nome diz os Skill Raros são raros, mas há uma forma de diminuir esta raridade que é vencer as batalhas de Perfect, ou seja, sem levar nenhum golpe, caso consiga isso os Skills que você ganhará no final da batalha poderão ser trocados por um raro. Como já foi dito, mesmo que você desligue seu Game Boy o Skill que você ganhará na próxima luta será o mesmo, portanto uma forma fácil de conseguir ganhar sempre de Perfect é ficar reiniciando a luta, caso você receba um ataque. As habilidades raras podem ser divididas em quatro tipos: Raro, Combo, Ultimate e Bonus.

  Skill Raros: todos estão na categoria Others e são os Attack Supports, que aumentam o dano de todos os ataques de Emerl, Strenght Support, que aumentam a defesa de Emerl, Other Support, que modificam algo em Emerl, as modificações podem ser: aumentar sua velocidade de locomoção, ou aumentar a sua aceleração, ou aumentar ou diminuir o efeito da gravidade, ou aumentar a velocidade de recarga da barra Ichikoro a cada golpe que levar ou defender, e Color 1, Color 2 e Color 3, que modificam as cores do corpo de Emerl, o que permite personalizá-lo, diminuindo as chances que alguém tenha um Emerl igual ao seu. As Fight Pose não são habilidades raras, ninguém sabe ao certo, mas alguns dizem que essas habilidades melhoram algo em Emerl, tipo aumentar o dano, ou a velocidade, etc, porém nada confirmado, além de pequenas modificações, como na cor dos olhos do robô, de acordo com a carta.

  Combo Skills: todas estas habilidades são Ground Power e todas são de nível 6, ou seja, precisam de 30 Skill Points para serem usadas. Existem 9 tipos de Combo Skills, um para cada personagem do jogo. Estas habilidades nocauteiam o oponente caso acerte o combo completo. Tal combo é automático, ou seja, uma vez iniciado não há como parar, quando usado Emerl irá desferir os três primeiros ataques básicos do personagem escolhido várias vezes seguidas a uma velocidade extremamente alta e depois usará algum golpe para finalizar, este golpe varia de acordo com o personagem do Skill escolhido. Apesar de ser um Ground Power ele não é considerado como ataque especial, portanto não poderá ser auto-defendido, mas caso esteja com a barra Ichikoro carregada será nocaute instantâneo. Não é possível adquirir estas habilidades ganhando lutas, a única forma de consegui-las é via código que deve ser usado no Story Mode do Emerl, na parte da Sonic Team que fica em Central City, segue abaixo a lista dos códigos:

Sonic: 75619
Tails: OTrOl
Knuckles: yU3Da
Shadow: ArmIa
Rouge: AhnVo
Amy: alogK
Cream: ZAhan
Gamma: tSueT
Chaos 0: EkiTa

  Ninguém ainda conseguiu entender a lógica de todos os códigos, os mais visíveis são o do Shadow que é Maria, o de Chaos que é quase Tikal e o de Tails é quase Robot, e não é possível consegui-los durante o jogo.

  Ultimate Skills: são as habilidades supremas que Emerl desenvolve a partir das habilidades dos personagens, a grande maioria é baseada no Sonic. Existe um para cada parte de Move e Attack, ou seja, existem 20 Ultimate Skills e todos são de nível 6. Teoricamente eles são extremamente poderosos e fatais, mas na prática não é bem assim, a maioria é muito mais forte que os outros como por exemplo os Shots, que podem facilmente nocautear usando apenas uma vez, em compensação algumas habilidades como o Dash e as Traps não são tão poderosos assim, pois ambos são uma ampliação das habilidades do Sonic, ou seja o Dash do Shadow e do Gamma são melhores e as Traps da Cream causam muito mais dano. Alguns Ultimate Skill são considerados como Shot, ou seja podem nocautear o oponente caso esteja com a barra Ichikoro cheia, mas também podem ser auto-defendidos, no caso são o 3rd Attack e o Upper. Outra enorme vantagem é que existem algumas dessas habilidades que não gastam a barra Ichikoro e são considerados como ataques especiais, nocauteando instantaneamente, são: 3rd Attack, Upper e Air Power!

  Bonus Skills: são as habilidades de nocaute que Emerl desenvolve a partir de técnicas dos personagens. Elas estão nas partes de Air Shot, Ground Power, Air Power e Ground Trap, existem 9 tipos, uma para cada personagem do jogo e todas são de nível 6, ou seja, precisam de 30 Skill Points. Estas habilidades são ampliações de um ataque especial dos personagens, o que resulta em ataques muito poderosos e destrutivos, alguns apenas tem sua duração aumentada, outros são uma junção de duas habilidades do personagem e outros tem sua área de efeito aumentada, mas a maioria desses Skills são muito poderosos, podendo nocautear facilmente com um único ataque. Estes Skills são os mais raros que existem, devido ao seu enorme poder. Misteriosamente estas habilidades não possuem nomes e no seu lugar está escrito "???".

Ringues

  As fases neste jogo são os ringues, são um total de 11 mais um secreto. Não há muito o que dizer sobre eles, pois a única diferença entre eles são a localização dos morros, caixas e paredes para se jogar os oponentes, além do tamanho do ringue:

Emerald Beach: fase bastante espaçosa com algumas rochas para se jogar os oponentes. Normalmente Sonic é encontrado aqui, mas no Story Mode de Emerl Tails também será encontrado aqui. Localização: Emerald Town, próximo ao mar, no canto esquerdo e direito.

Tails' Lab: laboratório do pequeno gênio, ele é pequeno e com apenas dois tanques para servirem de parede. Normalmente Tails é encontrado aqui, porém no Story Mode de Emerl aqui será o Virtual Training. Localização: Emerald Town em frente ao próprio laboratório do Tails, que fica um pouco acima da praia.

Chao Ruins: fase de tamanho médio com com várias pedras como obstáculo. Normalmente Knuckles é encontrado aqui. Localização: Holy Summit, próximo das ruínas ao lado da casa de Knuckles.

Battle Highway: fase de porte médio com vários obstáculos. Normalmente Shadow é encontrado aqui. Localização: Central City, no canto direito na Central Highway.

Club Rouge: fase de porte grande com algumas paredes e um bloco no centro. Normalmente Rouge é encontrada aqui. Localização: Night Babylon, no casino.

Amy's Room: fase comprida, mas estreita e cheia de cubos espalhados por ela. Normalmente Amy é encontrada aqui. Localização: Central City, em frente ao prédio rosa.

Library: a menor fase do jogo, com apenas quatro cubos encostados na parede. Normalmente Cream é encontrada aqui. Localização: Central City, em frente ao grande prédio central, no Central Lab.

Metal Depot: fase comprida e estreita com vários containeres no caminho. Normalmente Gamma é encontrado aqui. Localização: Gimme Shelter, dentro de Night Babylon.

Holy Summit: fase de porte grande, ela é a mais diferente de todas, pois nela existem buracos ao invés de elevações. Fase exclusiva de Chaos 0. Localização: Holy Summit, na parte mais alta, na Crater.

Colosseum: fase de porte médio com um design interessante, possui quatro grandes blocos. Esta fase só é acessível no Story Mode pelo Virtual Training. 

Death Egg: fase final do jogo ela é completamente plana, restando apenas os limites da fase como parede. Localização: Death Egg, no alto do Holy Summit ao lado da Crater, mas só é acessível no Story Mode do Emerl.

Green Hill: não poderia faltar uma fase parecida com a querida Green Hill, comprida, porém estreita esta fase lembra os velhos tempos. Fase disponível apenas no Battle Mode e para destravá-la basta terminar o Story Mode.

Modos do Jogo

  Story Mode: é aqui que a história do jogo se desenrola e é o único modo onde é possível conseguir os Skills para Emerl e modificá-los. São oito Story Modes ao todo, um para cada personagem: Sonic, Tails, Rouge, Knuckles, Amy, Cream, Shadow e Emerl. Em cada um deles você alterna entre jogar com o personagem principal ou Emerl. A cada Story Mode vai sendo revelado pouco a pouco o que é o misterioso robô apelidado de Emerl e porque todos estão atrás dele, misturando RPG e ação. Inicialmente apenas o Story Mode de Sonic estará habilitado, assim que terminá-lo o de Tails será habilitado e assim sucessivamente. Durante os Story Modes, fora das lutas, você andará pelos mapas, que são como adventure fields, porém bem mais simples, e neles você vai encontrando no locais pré-definidos os outros personagens e assim o jogo vai se desenrolando. Os mapas são: Emerald Town, Holy Summit, Central City, Night Babylon e Gimme Shelter. Seu jogo é salvo ao final de cada luta e a qualquer momento você poderá parar de jogar um Story Mode para começar outro do início, caso faça isso seus Skill Points e Skills serão salvos. Caso tenha dificuldade em algum Story Mode, consulte o nosso detonado.

  Battle Mode: neste modo você poderá lutar livremente com qualquer personagem que esteja habilitado, caso escolha jogar com Emerl ele estará com os mesmos Skills da última vez que você jogou o Story Mode. Pode-se jogar até quatro lutadores ao mesmo tempo, sendo possível jogar contra o próprio computador ou contra outras pessoas, mas para isso cada um deve ter seu próprio cartucho. Na tela de seleção de personagens pressione o botão L para  escolher os mapas em que ocorrerão as lutas e pressione L novamente para voltar a tela de seleção de personagens. Na mesma tela de seleção de personagens pressione o botão R para acessar a parte de regras e modo de jogo, lá haverão as seguintes opções: Rule, onde você define a regra da batalha, se ela será KO, Survival ou Time, Tag, onde você decide se a batalha será em equipes ou não, Interval, onde você determina o tempo máximo para um jogador nocauteado voltar ao jogo, Auto Handicap, que ativa ou desativa o handicap, e COM, onde você escolhe o nível de dificuldade do computador.

  Challenge Mode: neste modo você pode gravar suas melhores pontuações jogando com todos os personagens habilitados, escolha seu personagem e depois o nível de dificuldade. Você enfrentará cinco lutas consecutivas contra vários adversários, cada personagem possui as lutas pré-definidas, ou seja, você sempre enfrentará os mesmos adversários. Após cada luta será exibido um resumo da sua pontuação com os seguintes quesitos: Battle Time, indica o tempo que a luta demorou, você perde 100 pontos a cada segundo,  Special Attack KO count, indica o número de nocautes que você realizou usando ataques especiais, 1000 pontos para cada nocaute,  Down count, indica o número de vezes que você foi nocauteado, você perde 1000 pontos para cada vez, Offensive hit %, indica o percentual de acerto dos seus ataques, 100 pontos a cada 1%, Bonus, são os pontos extras pelo seu desempenho: Battle under 60 sec, 10000 pontos caso ganhe a luta em menos de 1 minuto, All KO with S attack, 10000 caso todos os seus nocautes sejam por ataques especiais, No KO with S attack, 10000 caso todos os seus nocautes sejam por ataques normais,  Zero down count, 10000 pontos caso não seja nocauteado, All attack landed, 10000 pontos caso todos os seus ataques sejam realizados no chão, No damage, 10000 pontos caso ganhe de perfect, ou seja, sem levar nenhum golpe, e  Only one to KO, 10000 pontos caso seja o único lutador a conseguir nocautes.

  Training: neste modo você poderá treinar livremente com qualquer personagem que esteja habilitado, escolha qual personagem deseja ser, contra quem deseja lutar, quais serão suas ações: ficar parado, pulando, correndo, defendendo, usando o 1st Atack, ideal para treinar defesas ou contra-ataques, o Heavy Attack, ideal para treinar o contra-ataque nas paredes, ou o Upper, depois escolha em qual fase deseja jogar e aperte o botão Start para iniciar o treino. Durante a luta aperte o botão Star para voltar a tela de opções e selecione Finish para sair desse modo.

Mini Games

  Também conhecido como Party Mode, neste modo você poderá jogar os mini games que, ao contrário do Battle Mode, necessita de apenas um cartucho e até quatro pessoas podem jogar. Apenas um está habilitado inicialmente e todos os outros mini games são destravados durante os Story Modes. Os mini games são:

Soniclash!: para 2 a 4 jogadores. Sonic, Tails, Knuckles e Shadow rolam por uma plataforma plana, onde alguns cilindros, brancos e vermelhos, aparecem aleatoriamente pela plataforma. Seu objetivo é jogar seus adversários para fora dessa plataforma colidindo com eles e para ajudar pressione o botão A no momento em que for acertar seu adversário, para girar mais rapidamente, aumentando a sua força. O jogo tem duração por tempo e este é definido pelo jogador no início da partida. Ganha aquele que for derrubado menos vezes da plataforma. Este mini game já vem habilitado.

Fly & Get: para 2 a 4 jogadores. Tails, Cream, Gamma e Rouge voam através de um percurso vertical com obstáculos, como plataformas, anéis e minas. Para voar aperte repetidamente o botão A. Seu objetivo é juntar 20 anéis antes de seus oponentes, mas se tocar em uma mina você perderá 5 anéis e se cair na parte de baixo da tela, será lançado, com tudo, para o topo dela. Use as plataformas para pular e pegar impulso. Para habilitar este mini game, termine o Story Mode do Tails.

Mine Hunt: apenas para 1 jogador. Este mini game nada mais é do que uma versão do famoso Campo Minado. Você está em um campo quadriculado de 12x10 onde existe um determinado número de minas escondidas nele, seu objetivo é cavar todos os quadradinhos vazios, mas se cavar e encontrar uma mina é fim de jogo. Posicione o cursor onde deseja cavar e aperte o botão A para Knuckles cavar ali e se você acertar um quadrado sem mina, Knuckles irá automaticamente cavar todos os quadradinho seguros em volta desse, depois disso alguns números aparecerão nos últimos quadradinhos cavados, estes números indicam quantas minas estão nas proximidades daquele quadradinho. Seu desafio agora é tentar adivinhar quais os quadrados não possuem minas e terminar de cavá-los. Caso suponha que exista uma mina em um determinado quadradinho, coloque o cursor sobre ele e aperte o botão B, para colocar um Chao em cima, impedindo que Knuckles cave ali. Se conseguir encontrar todos os quadradinhos sem minas, você irá para o próximo nível e assim por diante. No primeiro nível são 10 minas e elas aumentam em 1 a cada nível. Seus três melhores recordes ficarão salvos, podendo passar para seus amigos. Para destravar este mini game, termine o Story Mode do Knuckles.

Speed Demon: para 2 a 4 jogadores. Shadow, Sonic, Tails e Amy correm por uma Radical Highway, cheia de speed boosters, rampas e obstáculos. Os personagens correm automaticamente para a direita e você deve passar pelos speed booster para ganhar velocidade, pelas rampas para dar grandes saltos desviando dos obstáculos, que por sua vez, retardam seu progresso. Quando pegar impulso em uma rampa, aperte o botão A para realizar uma manobra no ar para ganhar um bom impulso. O vencedor será aquele que cruzar a linha de chegada primeiro e como prêmio NIGHTS aparecerá voando para o vencedor. Para habilitar este mini game, termine o Story Mode do Shadow

Treasure Island: para 2 a 4 jogadores. Amy, Cream, Knuckles e Rouge percorrem um campo quadrado, baseado em um dos ringues do jogo, e nesse campo estão escondidos gemas gigantes embaixo da terra. Seu objetivo é desenterrar três gemas, antes de seus adversários e para fazer isso basta andar pelo terreno e apertar o botão A para cavar. Todos os personagens possuem um radar, muito parecido com o de Knuckles na série Adventure, que apita conforme você vai se aproximando de uma gema, quanto mais próximo, mais rápido ele apita. Para habilitar este mini game termine o Story Mode da Amy.

Virtual Training

  Antes de tudo um aviso muito importante: a inteligência artificial do computador neste modo nesse modo é extremamente alta, um pequeno deslize e você será facilmente nocauteado e terá que começar tudo desde o início, portanto muito cuidado. Só é possível entrar neste modo no Story Mode de Emerl, indo ao laboratório do Tails. Trata-se de um treinamento intensivo para despertar uma habilidade suprema de Emerl, ou seja caso consiga sair vitorioso, sua recompensa será um Ultimate Skill, mas não será tarefa fácil. Todas as lutas serão de três personagens contra você, podendo inclusive aparecer personagens repetidos, mas você nunca enfrentará o próprio Emerl, o único personagem raro de aparecer é o Chaos 0, mas sua presença pode ser notada pela sua música exclusiva. Uma vez iniciado, não há como parar, se desistir terá de iniciar tudo desde o começo, portanto pense bem antes de começar. Segue abaixo os outros problemas:

  1. Como a inteligência artificial dos personagens está muito alta, se um deles começar um combo em você, os outros dois aproveitarão e emendarão um combo junto ao outro personagem, tornando-o fatal;

  2. A cada Round o número de vidas aumentam, ou seja, se você estiver no 3º Round todos terão três vidas e assim por diante, mas o máximo de vidas são 15;

  3. Na primeira vez que entrar serão apenas 5 Rounds, depois de vencê-los, quando entrar novamente neste modo serão 10, depois 15 e depois disso serão sempre 20. A partir do 6º Round você ganhará um Skill comum de cada lutador que você venceu ou um único Skill raro;

  4. Se você achou fácil até aqui, então aí vai o maior problema de todos: apesar do que o contador de vidas diz, se você for nocauteado uma única vez, este modo é automaticamente encerrado, ou seja, se você estiver no último Round e alguém, por sorte, lhe acertar um ataque especial com a Ichikoro cheia, acabou. Felizmente você não perde os Skill que ganhou durante este modo.

  Apesar de tudo isto citado acima, não é impossível finalizar este modo. Há uma forma relativamente fácil de sair vitorioso, mas para isso você deve modificar seu Emerl, deixando o mais próximo possível disso:

  • Run: Ultimate ou Shadow;

  • Dash: Gamma ou Shadow;

  • Jump: Ultimate, Cream ou Shadow;

  • Air Action: Ultimate, Shadow ou Tails;

  • Guard: Rogue ou Cream;

  • Heal: Ultimate, Gamma ou Chaos 0;

  • Air Attack: Tails ou Cream;

  • Ground Power: Sonic Combo;

  • Attack Support: Emerl ou Rouge;

  • Strenght Support: o maior que tiver;

  • Other Support: Speed Up ou Acceleration Up.

  Os outros Skill não mencionados não importam. A estratégia básica a ser usada neste modo é: ficar correndo e desviando até surgir a oportunidade ideal para pegar os três personagens ao mesmo tempo com o Combo Skill, pois não é possível ganhar lutando normalmente, lembre-se são três contra um, e assim que tiver tempo, corra e use o Heal. Mesmo usando esta estratégia, ainda existe um grande e explosivo problema chamado E-102 Gamma, lembre-se que ele explode quando é nocauteado e como não se pode parar o combo até que ele termine sozinho, há a possibilidade que sua explosão o pegue, por isso recomendo que use o Sonic Combo, pois o último ataque é o Ground Shot de Sonic e isso faz você ir para trás saindo assim da área de dano da explosão, é por esse motivo também que se deve usar um Attack Support muito baixo ou nenhum, para certificar que você nocauteie Gamma no final do combo, evitando que ele exploda durante. A escolha da Guard de nível baixo é pelo motivo da pouca duração, diminuindo assim o tempo entre o fim da defesa e o inicio do Heal, pois você só deve defender caso seja sua última opção, do contrário corra ou pule. Às vezes os personagens ficam parados e não vão para cima de você enquanto você executar o combo e se isso ocorrer com Gamma, ao invés de iniciar um novo combo e correr o risco que ele exploda, use o Air Attack para nocauteá-lo, pois muito raramente o computador defende este tipo de ataque.

  Para os fãs da Rouge aqui vai uma dica ainda melhor: use a mulher-morcego e use e abuse do Tails Rouge. Depois saia correndo para não haver a explosão. (Por YagoSonic)

Dicas de Combate

  •   Para os que estão no começo do jogo, use e abuse do Ground Shot e Air Power padrões do Emerl, pois eles são muito fortes para Skill padrões e podem nocautear em quatro ou cinco ataques;

  •   Evite começar um combo básico de frente ao seu oponente, pois ele provavelmente irá defender, procure usar um Air Attack antes para tentar desarmá-lo;

  •   Defenda sempre que possível, pois é uma excelente forma de iniciar combos;

  •   Todos os personagens possuem um combo fatal e todos são bem semelhantes: use o combo básico, depois use o Heavy Attack para arremessar seu oponente contra uma parede, persiga-o, use o Aim Attack e enquanto ainda estiver no ar use um ataque especial de grande poder, por exemplo, com Sonic use o Air Shot, com Shadow o Ground Power e assim por diante, procure pelo melhor especial de cada personagem;

  •   O computador nunca defende o Air Attack, Combo Skills e ataques especiais, a menos que ele auto-defenda, portanto essas são ótimas maneiras de conseguir nocautes facilmente;

Destraváveis

  Existem algumas coisas para se destravar neste jogo:

  •   E-102 Gamma: vença-o no Story Mode de Sonic;

  •   Chaos 0: vença-o no Story Mode de Emerl;

  •   Fly & Get: termine o Story Mode de Tails;

  •   Mine Hunt: termine o Story Mode de Knuckles;

  •   Treasure Island: termine o Story Mode de Cream;

  •   Speed Demon: termine o Story Mode de Shadow;

  •   Green Hill: termine o Story Mode de Emerl;

  •   Diário de Gerald Robotnik: termine pela segunda vez os Story Modes e no final de cada aparecerá uma parte do diário.

Curiosidades

  Existem alguns truques e glitches neste jogo que valem a pena ser comentados:

  •   Cuidado ao usar o Air Action de Gamma ou o Ultimate Air Power, pois se for nocauteado enquanto executar estas habilidade, o personagem ficará flutuando para sempre e não responderá mais a seus comando até o final da luta;

  •   Existem algumas batalhas que mesmo quando você desiste, sai vencedor delas, um exemplo, é a luta no Story Mode da Rouge onde você deve desviar dela por dois minutos;

  •   Quando estiver jogando com Amy e estiver usando o Ground Power, você pode alcançar uma velocidade absurda fazendo o seguinte: use o Dash e no exato momento em que terminar, use o Ground Power e Amy sairá girando a uma enorme velocidade;

  •   Existem alguns textos de Skills que estão trocados e isso ocorre em vários idiomas.

Análise Técnica

  Graficamente o jogo ficou muito bom, os personagens estão bem desenhados, assim como seus golpes. Infeliz marca dos jogos do Sonic pro Game Boy Advance, a trilha sonora desaponta em sua maioria, isso é compensado pelo fato dos personagens falarem durante o jogo. A jogabilidade é boa e os comandos bem simples, deixando o jogo mais prático. O estilo pseudo-3D dos cenários deixa o jogo com uma boa movimentação, apesar das fases serem simples, mas os sprites 2D confundem um pouco.

Curiosidades

Descubra o nome do robô antes do Sonic nomeá-lo: antes de ir para a praia depois de sair do laboratório de TAILS entre de novo no LAB (pela 2ª vez) e veja ele vai dizer: Hi! Emerl! Do you want to train? (Colaboração de Chaos the Water)

Ficha Técnica

Nome: Sonic Battle
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento: ??/12/2003
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,0 Prós: um jogo de luta bem feito com ótimos efeitos visuais, por Emerl ser um lutador personalizável o jogo mais interessante ainda.

Contras: a maioria das músicas são maçantes e os ringues são muito simples.

 

Som: 8,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Geral: 8,5

Por: Skar