SONIC GEMS COLLECTION

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial


  Sonic Gems Collection foi o último jogo de uma série de coletâneas lançadas para os jogos 128 bits. Primeiro tivemos Sonic Mega Collection, seguido de Sonic Mega Collection Plus, que juntos trouxeram todos os jogos do Mega Drive (excluídos Knuckles Chaotix e Sonic CD) e 6 jogos do Game Gear. Para completar os jogos que faltaram, a Sega lançou Sonic Gems Collection, que ainda assim não trouxe todos os jogos que faltaram.

Jogos inclusos

  Como já havia os jogos do Mega Drive na coletêna Sonic Mega Collection, dessa vez a Sega não os incluiu, justamente para poder dar espaço a mais jogos. São eles:

- Sonic CD (baseada na versão PC)
- Sonic R (baseada na versão PC)
- Sonic the Fighters
- Sonic the Hedgehog 2/Game Gear
- Sonic Spinball/Game Gear
- Sonic Triple Trouble
- Sonic Drift 2
- Tails' Sky Patrol
- Tails Adventures
- Vectorman (destravável)
- Vectorman 2 (destravável)
- Bonanza Bros (destravável) - apenas na versão japonesa
- Streets of Rage (destravável) - apenas na versão japonesa
- Streets of Rage 2 (destravável) - apenas na versão japonesa
- Streets of Rage 3 (destravável) - apenas na versão japonesa

Novidades

  A escolha dos jogos foi feita baseada nos anseios dos fãs. Desde Sonic Jam os fãs sempre esperaram a volta de Sonic CD, pedido este que foi atendido em Sonic Gems Collection. Não que a Sega não quisesse antes, mas sim porque segundo os boatos ela não havia conseguido emular antes. Sonic R nunca foi pedido pelos fãs, mesmo porque sempre teve para PC e não teria por que lançar novamente. Por sua vez, o Sonic the Fighters também sempre foi requisitado, por ser muito de difícil encontrar os seus Arcades. Por fim, os jogos do Game Gear que faltaram foram incluídos para que todos pudessem conhecê-los. Mas faltou o Sonic 1, o clássico, o que é praticamente imperdoável.

  Sonic CD teve seus vídeos refeitos em full screen, e Sonic the Fighters ganhou a opção para se lutar com Eggman, coisa que não temos no Arcade. E como não poderia deixar de ser, o game tem os tradicionais extras (imagens, manuais escaneados, etc). Sonic Gems Collection foi lançado em diversos continentes, mas gerou-se uma grande polêmica quanto às versões lançadas. Na América apenas foi lançada a versão de Game Cube do game, enquanto na Europa e no Japão foi lançada também uma versão para Playstation 2.

  O jogo Sonic the Fighters foi completamente adaptado para funcionar em versão console, visto o jogo ser de Arcade. Na tela título não há apenas uma opção, mas abre-se a opção de um modo Versus e o modo Arcade, pelo qual você joga contra o computador (para passar pelas fases). Evidentemente não há mais telas de "Insert your coin", substituídas por "Pres Start Button". Há também um Menu de Opções e ao se pausar o jogo é possível consultar todos os golpes dos personagens.

   O jogo possui vários destraváveis: trilhas sonoras, jogos, artworks, demos de jogos, vídeos, dentre outros. Veja uma tabela com todos os destraváveis do jogo, traduzida do site Gamespot.com pelo nosso visitante Filipe Jesus: Destraváveis de Sonic Gems Collection

Menus do Jogo

  O jogo apresenta 4 menus: Games (onde você escolhe os jogos), Manuals (um scan dos manuais dos jogos que vem na coletânea, no qual você dar zoom e mover a imagem pela tela), Museum (remetendo a Sonic Jam, onde você encontra aquilo que nos outros Sonic Mega Collection no menu Extras, como artworks, trilhas sonoras, dentre outros), Extras (no caso do Sonic Gems Collection, o Extra como Menu tem somente Hints - dicas dos jogos - e Credits - o staff do jogo). Tudo, é claro, é destravado com o tempo.

Análise Técnica

  Os gráficos ficaram bons. Dessa vez a emulação ficou melhor que a de Sonic Mega Collection e Mega Collection Plus. O Sonic the Fighters ficou muito bem adaptado, talvez tenha sido o jogo que ficou melhor adaptado. O Sonic R ficou igualzinho ao que já conhecíamos, porém jogá-lo com um controle do Playstation 2 por exemplo, é algo quase impossível. Porém, o Sonic CD foi sacrificado um pouco, com a retirada de efeitos de glitch em Tidal Tempest, compensada com um efeito ao se sair da água e pelos vídeos, que foram adaptados para full screen, ficando sensacional. Sonic CD ficou com uma resolução que deixa a desejar.

  Os sons ficaram bem adaptados, não tivemos as falhas de Sonic Mega Collection Plus. Entretanto, ponto negativo para a Sega por não ter dado a opção ao usuário para selecionar a versão do Sonic CD, de modo que só é possível selecionar a trilha americana. Sobre a jogabilidade não há o que comentar, visto que a Engine ficou muito boa. O que prejudica mesmo são os controles dos novos videogames, que não são feitos para jogos de plataforma (especialmente os de Playstation 2).

Curiosidades

Diferenças regionais: A versão japonesa traz também uma das séries de maior sucesso do Mega Drive, que é a Steets of Rage, além do jogo Bonanza Bros. Além disso se você jogar no Playstation 2 japonês você vai jogar Sonic CD japonês. No GameCube abre-se apenas o soundtrack japonês, mas não o jogo. Nos consoles Americanos e Europeus abre o Sonic CD americano. Infelizmente não tem como escolher.

Efeito de Tidal Tempest: Em Sonic CD perdeu-se o efeito do Glitch na fase Tidal Tempest. Com esse efeito a água tem uma coloração diferente nos 4 tempos diferentes. Em Gems Collection perdeu-se esse efeito, mas ganhou-se um efeito ao sair da água pelo menos.

Knuckles' Chaotix: existem boatos que dizem que Knuckles Chaotix foi feito para ser lançado nesta coletânea.

Sonic R: em Sonic R do GameCube é possível jogar até 4 jogadores, enquanto no Playstation 2 só tem 2 jogadores.

Xbox: boatos dizem que o jogo seria lançado também para o Xbox.

Dr. Robotonic: o erro da versão de Arcade do game Sonic the Fighters continua em Gems Collection: Dr. Robotnik é chamado de Dr. Robotonic.

Música Japonesa de Sonic CD: há uma possibilidade de ativar a trilha japonesa. Recebemos diversos e-mails, cada um relatando um método diferente. Não pudemos testar todos. Dentre os relatos, um pede para ser editada a iso da versão Européia de Sonic Gems Collection, em um Editor Hexadecimal. Depois é só procurar "BMG_US" na linha 1353439A e substituir o "US" por "JP". Outro relato mais simples diz que basta configurar no caso Playstation 2, o sistema para o padrão Europeu, ou seja Pal. Um relato diz para mudar apenas a configuração do console no Playstation 2, numa função em cima do relógio, para colocar Chinês Tradicional ou Japão (tem que ser feito na tela de Bios). Recebemos um e-mail dizendo que não existe tal possibilidade e que as dicas aqui dadas não funcionam. Infelizmente não temos os consoles para testar. Se você conseguiu com sucesso tocar a trilha japonesa no console, por favor relate para nós.

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Gems Collection
Plataforma: Game Cube e Playstation 2
Gênero: Coletânea
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês e Japonês
Data de Lançamento: 17/08/2005
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 8,5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Nota Média: 9,2
Nota Geral: 8,5

Prós: ficou melhor que SMC e SMC+.

Contras: mancaram no Sonic CD.

Por: Hyper Knuckles
Fonte das imagens: Sonic World
Atualizado em: 17/07/11