SONIC GENERATIONS (3DS)

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Estamos no final de 2010, semanas antes do lançamento do Sonic Colors, rumores começam a surgir a respeito de um jogo novo do Sonic, que então era chamado de Sonic Birthday, um possível remake de fases antigas em 3D. Tais rumores causaram grande furor dentre os fãs, mas logo a SEGA tratou de colocá-los de baixo dos panos alegando ser apenas um erro de comunicação.

  No ano seguinte, seria o tão aguardado aniversário de 20 anos do Sonic, desde o lançamento de seu primeiro jogo, Sonic the Hedgehog para o Mega Drive em 1991, e a SEGA tratava de deixar os fãs atentos, pois ela havia prometido revelar grandes surpresas logo no começo deste emblemático ano. Março de 2011 e nada oficial havia saído da empresa e os rumores de um tal de Sonic Generations começavam a ficar mais constantes, até que chegou o dia em que tudo foi revelado e um jogo com remakes de fases antigas dos jogos do ouriço azul foi confirmado para PlayStation 3, XBox 360 e Nintendo 3DS e mais tarde viria a ser confirmado para PC.

  Sendo o primeiro jogo do Sonic para o portátil 3D da Nintendo; Sonic Generations, ou Sonic Generations: Blue Adventures, como é conhecida a versão no Japão, é uma versão diminuta da versão para consoles de mesa. Diferente de suas versões maiores, Sonic Generations para Nintendo 3DS não conta com fases em perspectiva tridimensional, logo, o gameplay do Sonic Moderno é muito similar aos da série Advance e Rush, que também estrelaram nos portáteis da Nintendo.

Enredo

  No passado, Sonic estava em Green Hill, partindo em uma jornada para acabar com os planos do Dr. Robotnik quando vê surgir no céu uma criatura de sombras. De volta ao presente, Tails está preparando uma festa surpresa para Sonic, que logo aparece e descobre da festa antes mesmo que todos os convidados cheguem, mas então a mesma criatura de sombras de antes surge e suga Tails e Sonic para um limbo sem cor ou vida. Sonic descobre lugares que já visitou neste limbo e começa a perceber que algo não está certo. Ele e Tails contarão com a ajuda de parceiros mais que especiais para descobrir o que está havendo.

Novidades

Sonic Generations traz de volta fases e locais marcantes da série. Há uma Zona para cada jogo da série principal, com dois atos cada. O primeiro ato estrelando o Sonic Clássico e o segundo, o Sonic Moderno. Jogar com o Sonic Clássico é bem parecido com jogar um Sonic de Mega Drive, ou Master System em um ambiente 3D. Porém nesse jogo, Sonic Clássico aprende alguns truques com seu eu mais velho com o passar do jogo, tais como o Homming Attack e o uso dos Wisps.

Já jogar com o Sonic Moderno tem uma jogabilidade muito parecida com a do Sonic Rush e Sonic Colors para o Nintendo DS, ou as seções em perspectiva 2D do Sonic Unleashed. Diferente do Sonic Colors e Rush, a barra de boost é preenchida coletando anéis em vez de Wisps ou fazendo truques no ar. A versão de 3DS não possui alguns elementos das versões para console. O Hub World não existe, as Red Rings foram completamente removidas, não é possível personalizar skills ou alterar a música que tocará durante a fase. Por outro lado, o jogo possui um modo Sound Test que funciona com o 3DS fechado, em stand-by, e com fones de ouvido, como um tocador de música e um sistema de Tesouros. Além disso, as cutscenes não são animadas, mas seguem um modelo parecido com o do Sonic Rush

Itens

Também diferindo da versão para consoles, aqui ambos os Sonics dividem os mesmos itens, exceto pelos escudos, Power Sneakers e os Wisps, que são exclusivos do Sonic Clássico. Ambos Sonics conseguem os itens estourando monitores espalhados pelas fases.

Super Ring: confere dez anéis extras.

Power Sneakers: aumenta a velocidade do Sonic por vinte segundos.
Invencibility: Torna Sonic invulnerável por 20 segundos. Quando ativo, inimigos são destruídos ao tocá-los e não se afoga.
1-Up: Garante uma vida extra.
Shield: Dá ao Sonic um escudo que o protege do próximo dano.
Lightning Shield: Além de proteger Sonic do próximo dano, ele puxa os anéis próximos.
Red Wisp (Sonic Clássico): Somente encontrado em Tropical Resort, dá ao Sonic a habilidade de se transformar em uma bola flamejante de fogo.
Cyan Wisp(Sonic Moderno): Disponível apenas em Tropical Resort, permite Sonic se transformar um raio laser que ricocheteia entre paredes.

Personagens

Sonic The Hedgehog: Personagem protagonista do jogo e também o único personagem jogável, porém de duas maneiras diferentes. Sonic Clássico e Sonic Moderno possuem personalidades e jogabilidade diferente um do outro. O Super Sonic também está presente, mas na versão 3DS apenas na Time Eater.

Miles “Tails” Prower: Fiel parceiro do Sonic, Tails está sempre disposto a ajudar seu amigo. Apesar de não jogável, tanto Tails Clássico quanto Tails Moderno têm papéis muito importantes no enredo do jogo.

Fases

  Nesta versão o Hub World não está presente e as fases são selecionadas através de um menu. Cada Zona contém dois atos mais um Special Stage. O primeiro ato sempre jogado pelo Sonic Clássico e o segundo ato e Special Stage pelo Sonic Moderno.

Green Hill

1° Ato: A clássica Green Hill do Sonic the Hedgehog do Mega Drive está de volta. Tendo o mesmo percurso, caminhos e passagens da versão de Mega Drive.

2° Ato: Deixando a nostalgia de lado, aqui você vai acelerar sem parar por uma fase completamente nova, e desviando de totens gigantes.

Casino Night

1° Ato: Diferente da Green Hill, aqui a fase é completamente diferente, mas as Slot Machines, bumpers e máquinas de pinball ainda estão presentes, com a adição de roletas gigantes.

2° Ato: Casino Night é uma fase agitada para o Sonic Moderno, há vários caminhos diferentes e é cheia de Rails.

Mushroom Hill

1° Ato: Mushroom Hill se mantêm muito parecida com sua versão do Mega Drive.

2° Ato: Assim como no segundo ato no Mega Drive, aqui as árvores e folhas estão secas. Descubra cavernas secretas e delize em incríveis sessões 3D.

Emerald Coast

1° Ato: Primeira fase nova para o Sonic Clássico. Aqui você poderá jogar com elementos já consagrados da fase, como os marcadores de pulo.

2° Ato: Dando um ar novo à fase através do Boost, corra por praias, montanhas e não deixe a baleia assassina te pegar!

Radical Highway

1° Ato: Deixando de lado que o Sonic pôs o pé nessa fase e sim o Shadow, se aventure por um ato frenético e cheio de inimigos e plataformas flutuantes.

2° Ato: Corra por uma cidade cheio de desfiladeiros, rails e inimigos, o jogador precisa ficar atento para não cair em uma das armadilhas da fase.

Water Palace

1° Ato: Tome cuidado para não se afogar nas seções subaquáticas e com as bombas que os badniks jogarão em você. Sonic também pode ativar uma máquina que cria bolhas e usá-las de plataforma.

 2° Ato: Com o Sonic Moderno, você vai se sentir como em um verdadeiro Sonic Rush. Corra sobre a água com o boost, mas cuidado para não trombar com a parede e afundar.

Tropical Resort

1° Ato: Use o Red Wisp para chegar a lugares altos e enfrentar seções aéreas, mas cuidado com as bombas do Eggman.

2° Ato: Use o Cyan Wisp para ricochetear nas paredes e atingir plataformas mais altas e use as bexigas ao seu favor.

Special Stage

  Cada Zona possui um Special Stage muito similar ao de Sonic Heroes. Não é preciso métodos para acessá-los, basta selecioná-lo do menu de fases.
As esferas preencherão a barra de boost do Sonic, use-o para alcançar a Esmeralda.

Chefes e Rivais

  Assim como na versão para os consoles, os Chefes podem ser enfrentados nos Boss Gates, mas diferente dos consoles, no 3DS os rivais também são enfrentados neles.

Big Arm

  O chefe final do Sonic 3 é o primeiro chefe desse jogo. Primeiramente ele tenta esmagar Sonic com os punhos, mas depois de quatro hits, os espinhos na mão do robô crescem e agora ele tenta socar e agarrar Sonic. São necessários oito hits para vencê-lo.  Nesse Boss Gate também é possível enfrentar Metal Sonic como rival. O desafio consiste em vencê-lo em uma corrida por Casino Night. Cuidado com o Boost dele, pois pode lhe fazer perder anéis e tempo.

Biolizard

Seus golpes são os mesmos que em Sonic Adventure 2, mas agora ele pode atacar e soltar esferas de energia com a cauda. Depois de alguns hits, bolhas rosas vão aparecer pelo campo, use o Homming Attack nelas para chegar ao núcleo do Biolizard e causar dano. Antes do último hit, flutue Sonic entre as bolhas para chegar no núcleo e dar o golpe final. Neste Boss Gate, Shadow pode ser confrontado como rival. Você vai correr contra ele em uma corrida por Radical Highway, então cuidado com os precipícios e plataformas flutuantes.

Egg Emperor

No controle do Egg Emperor dessa vez está o Eggman em pessoa. Ele tentará parar o Sonic com arranhões no ar e mísseis. Após algum tempo, a batalha trocará de plataforma e agora é possível destruir os canhões que atiram mísseis, use o Boost para atingi-lo. Nesse Boss Gate você vai encontrar Silver como rival e, estranhamente, você vai correr contra ele em Tropical Resort. Silver usará seus poderes de teletransporte para tomar vantagem sempre que puder, então atinja-o com o Boost para atordoá-lo.
 

Time Eater

Diferente da versão para consoles, a troca de personagens é feita automaticamente pelo jogo. Quando jogando com o Sonic Clássico, desvia dos projeteis que o Time Eater lançará para impedir Sonic e quando chegar perto, use o Homming Attack para acertar o núcleo. Jogando com o Sonic Moderno, use o boost para alcançar Time Eater em um ambiente 3D, quando se aproximar, um Quick Event onde o jogador precisa apertar algum direcional e B ao mesmo tempo acontecerá e se bem sucedido, deixará o Time Eater vulnerável; use o Boost para atingi-lo. É a única fase que você joga com o Super Sonic.

Missões e Coletáveis

  Contendo um total de 100 missões que podem ser liberadas cumprindo certos objetos dentro do jogo ou através de Coins do Nintendo 3DS, que o jogador consegue andando com o 3DS em stand-by no bolso. Elas servem para destravar conteúdo bônus do jogo, como Artworks, modelos 3D dos personagens e até músicas para serem usadas no Sound Test.

  Missões também servem para destravar imagens de plano de fundo para o Profile Card, que funciona com ID do jogador, contendo informações de melhor pontuação, personagem favorito, a quanto tempo joga tempo; e pode ser passada para outros jogadores através da função StreetPass do Nintendo 3DS ou se conectando através do Versus Mode.

Versus Mode

  Talvez a melhor função da versão de 3DS do jogo que ficou de fora das versões para console. O Versus Mode é um modo de jogo que permite dois jogadores se enfrentarem em uma corrida por qualquer um dos atos disponíveis no jogo, exceto chefes. O Versus Mode pode ser jogado tanto localmente ou usando uma conexão Wi-Fi para jogar online. Jogando online, o jogador recebe duas opções, a de Grand Prix, onde pode-se enfrentar qualquer pessoa no mundo é escolhido, ou o Friend Match, que o jogador pode enfrentar pessoas que já tenham sido adicionadas como amigo no sistema do Nintendo 3DS.

Ficha Técnica

 Capa do Jogo  Dados
Nome: Sonic Generations
Plataforma: Nintendo 3DS
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Dimps e Sonic Team
Idioma: Inglês, Francês e Espanhol
Data de Lançamento: 22/12/2011

 

 Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 7,0 Prós: Uma homenagem aos jogos do Sonic, principalmente os portáteis. Modo competitivo online.

Contras: Muito conteúdo na versão para PS3 e 360 ficou de fora. Os coletáveis não chamam a atenção suficiente para se manter jogando.

Som: 8,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,25

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Por Tokii
Atualizado em: 07/04/2013