SONIC HEROES |
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Sonic Heroes foi o primeiro jogo do Sonic lançado após a morte do Dreamcast e com um grande diferencial: foi lançado simultaneamente para Game Cube, Xbox e Playstation 2, em datas muito próximas. Logo que foi lançado, Sonic Heroes foi divulgado como um spin-off e assim se apresentou. Ocorre que com o lançamento dos jogos da mesma era que vieram a seguir, notou-se que a Sega utilizou o ponto de enredo usado por Sonic Heroes, aproveitando-o em Shadow the Hedgehog e demais jogos subsequentes. A partir daí, contrariamente ao que afirmava-se neste review anteriormente, Sonic Heroes não é mais considerado um spin-off, mas um jogo da segunda era de Sonic. É um jogo um tanto dividido entre os fãs: há quem adore e há quem odeie. O jogo foi um dos poucos games do Sonic também adaptados para PC, numa adaptação muito bem feita. Este review serve às três versões do jogo: PS2, Game Cube, Xbox/PC (a versão de PC e Xbox são iguais). Novidades O game traz inúmeras novidades. Para começo de conversa, você não joga com apenas um único personagem. Os personagens jogam em trios que se denominam times. Cada componente dos times tem uma habilidade em específico: Vôo (Fly), Poder (Power) e Velocidade (Speed). As habilidades remetem, é óbvio, aos personagens principais: Sonic (Velocidade), Tails (Vôo) e Knuckles (Poder). Por essa razão, o logotipo do jogo é uma espécie de três esferas estilizadas, onde cada uma representa uma habilidade: a azul representa a velocidade, em alusão ao Sonic; a amarela representa o vôo, em alusão ao Tails; e a vermelha representa o poder, em alusão a Knuckles. Assim, durante as fases o jogador irá escolher qual o personagem-habilidade mais adequado para o momento. Em áreas sem muitos inimigos vale a pena usar a formação de velocidade. Nas áreas com muitas barreiras e inimigos, vale a pena usar o personagem de força. E nos paredões e acessos secretos vale a pena usar a formação de vôo. Às vezes o jogo terá alguns itens que trocarão automaticamente a formação, especialmente nas primeiras fases. De todo modo, vai da conveniência do jogador escolher qual o personagem mais adequado para todas as situações. Há ao todo 4 times, cabendo aqui antes algumas considerações. A primeira de todas é a volta dos Chaotix à tela dos games. Existe assim um time formado por Vector (Poder), Charmy (Vôo) e Espio (Velocidade), o Team Chaotix. Outra novidade é a volta de Shadow. Todos haviam pensado que ele havia morrido em Sonic Adventure 2, entretanto, o personagem estava em estado de hibernação no laboratório de Eggman. Quem está de volta também é o Big the Cat, para compor a habilidade de Poder no time da Amy. Por fim, temos também um novo jogador: E-123 Omega, um robô não muito útil. Passando à consideração dos times, são eles: Team Sonic (Sonic, Tails e Knuckles), Team Chaotix (Espio, Charmy e Vector), Team Rose (Amy, Cream e Big the Cat) e Team Dark (Shadow, Rouge e E-123 Omega). Cada time tem seu enredo próprio, que se inter-relacionam, com exceção do Team Chaotix, que tem um enredo totalmente à parte. As fases são longas, cheias de mini desafios dentro delas, como pequenas corridas dentro de veículos, inclusive com tomada de tempo própria. Os elementos dos jogos do Sonic estão todos presentes: anéis (que como todos sabem serve para evitar que o personagem morra), itens (velocidade, vida extra, anéis, dentre outros, que ficam dentro de balões e em monitores), molas e tem também alguns elementos novos. Um deles são círculos coloridos, que quando o personagem passa por dentro deles, dá mais velocidade e impulso, além de anéis aéreos de velocidade para os personagens de habilidade de vôo (esses anéis também têm em Sonic Adventure, nas fases do Tails). Além disso, tem também pontos de interrogação dentro de cada fase, que contêm instruções, além de pequenos hologramas que substituem os tradicionais postes dos jogos clássicos, fazendo com o que o personagem volte a partir deles, caso morra. Um outro item inédito são os Level Balls, que são bolas que aumentam o nível de poder do personagem, ressaltando as suas habilidades. Cada personagem do trio tem direito a 3 level balls por fase. Quanto mais você distribui os personagens, mais levell balls para cada um você vai conseguir. Eles são das cores das habilidades, de modo que a azul vai para o personagem de velocidade, mesmo que você esteja numa formação de Poder, por exemplo. As level balls você consegue detonando inimigos e também em lugares secretos. Um dos elementos novos do jogo é uma barra de energia, que é preenchida à medida que se pega anéis (igualzinho ao SegaSonic para Arcade) e se destrói inimigos. Quando esta barra estiver cheia, através de um botão é possível acionar a habilidade especial do Team Blast, que destrói todos os inimigos em volta. As esmeraldas do Caos também estão no jogo, de modo que é possível virar Super Sonic, porém o Super Sonic é limitado à Last Story e somente o Sonic pode virar Super. Elas ficam dentro dos estágios especiais das fases pares. Para acessar o estágio especial, basta pegar uma chave que fica dentro de uma jaula, geralmente em lugares escondidos. Para quebrar a jaula, use o personagem de Poder. Os inimigos são uma versão melhora de badniks: são robôs. Os personagens de Poder, geralmente conseguem derrotar direto. Os de Velocidade geralmente precisam acertá-los 2 ou 3 vezes (aparecerá num balão) e os de Vôo podem atirar os outros jogador contra os robôs para deixá-los tontos. São fáceis de derrotar. O inimigo do jogo é o Dr. Eggman, que aparecerá a cada a 2 fases com uma engenhoca maluca. Você contará também com a ajuda do Omochao nos menus do jogo. Mas não é possível interagir com ele, chutando-o ou fazendo qualquer coisa afim. Conforme já dito, o jogo também foi adaptado para PC, apresentando menos bugs e falhas do que a adaptação de Sonic Adventure DX. Itens Não existe mais em Sonic Heroes os Upgrade Itens. Não é preciso pegar mais nada para ganhar novas habilidades. Entretanto, o jogo reúne agora váriosnovos itens e objetos à sua disposição. Itens: Rings:
Nem precisava
falar! Todos já sabemos que sem rings você morre com um ataque. Colete o máximo. Objetos: Cannon:
atiram os
personagens para qualquer direção desejada. Switchs: Switchs são comandos que você tem que acionar para abrir alguma coisa. Normal
Switch: Este é
um switch normal, pode criar trilhas de anéis, ativarem elevadores, ativar
ventiladores, abrir portas, é só passar por cima. Menus do Jogo O jogo conta com quatro menus, são eles: 1P Play, 2P Play, Extras e Options. Após escolher o modo de 1P, aparecerá a tela para a escolha do slot do jogo. O 1P Play tem os modos de jogo Story e Challenge: Story Mode: é o modo onde se desenvolve o jogo. São ao todo 4 possibilidades de jogo com diferentes níveis de dificultade. Cada time possui pequenas diferenças nas fases, que, entretanto, são as mesmas para todos. Acompanhe a seqüência de cutscenes para compreender o enredo e o acontecimento do jogo. Challenge: equivale aos tradicionais Time Attacks, em que você vai jogar para melhorar seu rank nas fases, e também para fazer o menor tempo possível. É um modo ideal para quem quer só jogar as fases para se aperfeiçoar. Tem ainda o menu Tutorial, em que o Omochao vai ensinar o jogador a conhecer o game e seus comandos.
Action Race - Pequenas corridas nos
cenários das fases. No Menu Extra, temos o GC Theatre, que contém os cutscenes à medida que se vai liberando e também o Audio Room, que é Sound Test. Por fim, Options, que é o menu de configuração e ajustes. O Audio Setting, em que você pode selecionar entre som mono (melhor caso você esteja numa televisão mono, porque todos os canais de som saem na caixa de som única), stereo (2 canais de som) e Dolby Pro Logic II. Em Game Data você pode configurar os slots do jogo. Em Language Setting temos 6 opções de idiomas. Por fim temos o Rumble Setting e Deflicker. Enredo
Conforme dito, cada time tem seu próprio enredo, sendo que todas as histórias levam ao mesmo final. O enredo principal do jogo, do Team Sonic, se inicia quando Eggman, em mais de um dos seus planos, diz a Sonic que está desenvolvendo uma poderosa arma, e deu um desafio ao ouriço de em 3 dias impedir a arma de ser acionada. Para isso, Sonic contará com a ajuda de Tails e Knuckles. O Team Rose entra com um enredo no mínimo inusitado: Amy está à procura do seu eterno amor, o Sonic, enquanto que Big está procurando Froggy e Cream procurando Chocola, o irmão gêmeo de Cheese, seu Chao de estimação. Papo vem, papo vai, todos chegam à conclusão de que Froggy, Sonic e Chocola podem estar juntos, e se unem para procurá-los. Isso porque um jornal mostra o Sonic correndo com Chocola e Froggy na mão. Será que o ouriço raptou eles? Isso fará com que o Team Rose enfrente o Team Sonic. O Team Dark começa quando Rouge invade a base de Eggman à caça de algo valioso. Ela chega ao laboratório de Eggman, onde descobre que Shadow está em estado de hibernação. Entretanto, um incidente acontece: um robô de Eggman, E-123 Omega parece descontrolado. Shadow está com amnésia e não se lembra do que havia ocorrido antes. Por esta razão, Rouge se aproveita para colocar todos contra Eggman e convida todos a combaterem junto o Dr. Eggman.O Team Chaotix é uma equipe de detetives. Os negócios iam mal, faz tempo que não aparecia ninguém. Eis que de repente Charmy surge com tudo com uma nova missão. A pessoa prometeu pagar muito bem. Tudo que eles precisam fazer é obedecer essa pessoa. O enredo dos quatro se interagem, e todos acabam chegando ao mesmo destino. O enredo é transmitido no jogo através de uma seqüência de vídeos muito bem feita. Na realidade, todos são levados a chegar até um misterioso robô. Entretanto, as aparências podem enganar, sobretudo em Sonic Heroes. Descubra, jogando! Análise Técnica
O jogo se desenvolveu com ótimo padrão gráfico, graças aos cenários amplos das fases, e seus diferentes backgrounds. As fases são bem longas, cheias de mini-desafios, bem distribuídas e com múltiplas possibilidades de caminho. As músicas do jogo são agradáveis, enquanto que a jogabilidade é razoavelmente boa. No restante, o jogo foi bem feito, bem finalizado, mas com algumas observações necessárias: a versão do Game Cube foi a considerada melhor das 3 versões e a do Playstation 2 foi considerada a mais fraca. Além do mais, é comum durante o jogo alguns momentos de lentidão, especialmente no Playstation 2. Entretanto, o problema de Sonic Heroes é o conjunto. Os gráficos são legais, os sons também, a diversão é garantida, tem extras, entretanto, o conjunto, o todo forma um jogo que na realidade se torna um tanto enjoativo, além de ter um enredo um tanto viajado. O conjunto do jogo não é tão bom, o que faz a divisão entre os fãs: há os que adoram o jogo, como dissemos, e os que odeiam. Personagens e Habilidades
Aqui cabe uma atenção especial. Como dissemos são 4 times com três personagens cada. Assim, no Story Mode você terá 4 opções de jogo, cada um com pequenas peculiarides, mesmo que nas mesmas fases. Cada personagem-habilidade tem uma ou mais habilidades especiais, e todos sozinho têm algumas habilidades em comuns. Vamos primeiro conhecer os personagens. Sonic the Hedgehog: o nosso tradicional
ouriço volta a Sonic Heroes para deter o misterioso de plano de Dr. Eggman. Amy the Rose: a simpática ouriça rosa
estará à procura do Sonic para se casar com ele. Será que vai dar certo? Shadow: Shadow estava em estado de
hibernação no laboratório de Eggman e está com amnésia. Espio: um detetive de ações pensadas e
muito reflexivo. Seu estilo calmo não impede ele de buscar desafios. Vamos agora às habilidades e comandos. O primeiro deles é a troca de personagens. Ela varia segundo o videogame. Basta reparar no ícone do canto superior direito qual o botão que está relacionado a cada uma das habilidades. Depois, basta apertar e quando os personagens estiverem no solo, automaticamente trocará de personagem. As formações, como dissemos são 3: Velocidade, Vôo e Poder. Cada personagem tem também um botão próprio de ataque. A ação pode ser acionada usando o botão de pulo, apertando-o duas vezes. Eles variam segundo o console, portanto, confira o manual do seu jogo. Vamos nos referir genericamente a botão de Ação quando formos falar das habilidades. As habilidades são específicas para cada tipo de personagem e algumas são específicas do personagem. Mas há uma habilidade comum: é a Team Blast. Na barra de tensão, quando esta for toda preenchida será possível acionar o Team Blast, um ataque que acaba com todos os inimigos ao redor, que é diferente para cada equipe. Basta apertar o botão que for indicado. Após o Team Blast, os ataques dos personagens do Team Sonic ficam ressaltados. O Sonic, por exemplo, pode fazer um ataque que se assemelha ao Lightning Attack do Sonic Adventure 2. Existe um modo de preencher facilmente a barra de tensão: basta ficar apertando o botão de ataque. O truque dá melhor com a formação de vôo se você ficar mandando ataque e ao mesmo tempo apertando o botão de trocar de personagem. Habilidades da Formação de Velocidade Rocket Acel: é um ataque em que os membros
da equipe atiram o líder para a frente, para destruir inimigos. Para fazê-lo,
segure o botão de ataque e quando todos se juntarem, solte-o. Habilidades da Formação de Vôo Ascending Flight: o personagem da formação
de vôo pode carregar os outros por um tempo limitado que aparecerá numa barra de
energia. Basta segurar o botão de pulo e ir para a direção desejada. Habilidades de Formação de Poder Auto Homing: basta se aproximar de um
robô, e os outros componentes atacarão ele (pouco recomendável, às vezes falha). Fases
As fases de Sonic Heroes são bem longas. Talvez sejam as maiores fases de jogos do Sonic. São grandes, cheias de caminhos alternativos, e cheias de mini-desafios dentro. Algumas são tão demoradas, que o jogador pode querer desistir de jogar inicialmente. São ao todo 14 fases, sendo que podemos considerar que há 7 cenários. Isso porque é como se houvesse dois atos de 7 fases. Os cenários são semelhantes, só o que acontece é uma seqüência natural, mudando um pouco o background e os inimigos. Assim, as fases vão se relacionando. Por isso vamos explicá-las, duas-a-duas. As fases contam com vários tele-transportes secretos, que fazem você pular boa parte das fases. Lembre-se que as esmeraldas estão nos estágios especiais das fases pares. A cada duas fases é a vez de enfrentar Dr. Eggman. Veja mais detalhes no Detonado do jogo. Sea Gate: Uma fase especial, só jogável com Team Sonic (Tutorial) e Team Rose (no começo da Story Rose), aqui você aprenderá as habilidades principais. 1. Seaside Hill: Como já era de se
esperar, esta fase é a capa do jogo. Nesta fase haverá muitos loopings que você
pode pegar itens, também nesta fase já se apresentam a maioria dos itens no
jogo: Invencibilidade, Escudos, loopings, molas, canhões, dentre outros. Seu
trunfo nesta fase será a habilidade na corrida, onde terá varias partes
dependendo disso. 3. Grand Metropolis: Você pode notar que
nesta fase há pisos azuis que aumentam sua velocidade. Será útil para alcançar
lugares altos. Em algumas partes você terá de destruir inimigos para ativar
pontes. 5.
Casino Park: Nesta fase já se pode ver algumas referências a Casinopolis de
SADX, inclusive o Pinball, mas agora com uma diferença, você descerá em alta
velocidade, tentando não cair. Esta pode ser uma das fases mais difíceis de
conseguir rank A no jogo, mas nada comparada à próxima. 7. Rail Cannyon: Lembra Sky Rail de Sonic
Adventure 2. Aqui será praticamente a mesma coisa dele: deslizar por trilhos,
sempre com cuidado com trens e trilhos destruídos. Haverá partes de usar canhões
para subir e também mudar trilhos com Switchs. Cuidado com trens e Rhinos, o
objetivo da maioria dos times é chegar até a Terminal Station. 9. Frog Forest: Isso mesmo! Uma floresta
de sapos. Será preciso algumas vezes driblá-los e por outras interagir com eles.
Dica: com o Team Chaotix passe entre os sapos com o Espio invisível (neste time,
os sapos NÃO PODEM TE VER). Lembra Green Forest. Se eles te verem, irá chover,
fazendo as plantas crescerem. 11. Hang Castlle: Esta pode ser a fase
mais difícil do jogo, pois agora haverá novos Switchs, que virarão você de ponta
cabeça, fazendo você percorrer um percurso bem maior. 13. Egg Fleet: Uma das melhores fases:
combinará tudo que você aprendeu, agora com uma novidade: canhões. Também há uma
super novidade: você pode destruir naves. É só usar a Rocket Accel. Chefes São ao todo 7. Dr. Eggman cada hora surge com uma engenhoca diferente. São eles: Egg Hawk: uma nave gigantesca. O chefe será combatido por
etapas. Primeiro desvie dos tiros e depois acerte-o. Last e Super Hard O jogo contém ainda um modo de jogo secreto, Last, que só será liberado se você conseguir as sete esmeraldas do caos. Neste modo é revelado um novo fato e descobre-se um novo vilão. Tudo o que podemos dizer para evitar spoiler, é que este modo tem mais um chefe, e nele acontece algo inusitado. Para acessá-lo, entre na tela de seleção de times e escolha Last. Já o Super Hard é um modo liberado após conseguir todos os ranks A e como o nome já lembra, é ainda mais difícil. Estágio Especial
Para quem pensou que os estágios especiais haviam sido abolidos dos jogos do Sonic, esta é para surpreender a todos: eles estão de volta! Primeiro de tudo como acessa? Para acessar é preciso pegar uma das chaves que estão em todas as fases e não levar nenhum dano, ou seja, não perder anéis após isso. Se você fizer isso, após completar a fase, você chegará ao estágio especial, que é um longo túnel cheio de esferas, e que quanto mais rápido você for, quanto mais esferas você tiver, mais prêmios conseguirá. E nas fases de número par, além dos prêmios como vidas extras, você pode ganhar também a esmeralda do caos. Mas é só nas fases pares. E lembrando que independe o time que você pegar. Se você pegar com o Chaotix tudo, por exemplo, aproveitará a todos. Cuidado com as bombas e use e abuse do personagem de velocidade e a habilidade de ataque. As esferas vermelhas dão mais ponto e fazem você correr mais rápido. Quanto mais você pegar em seqüência, melhor será. Após pegar todas as esmeraldas e fechar com todos os personagens, será liberado um novo modo de jogo. Curiosidades Sonic Heroes no Guiness: Sonic Heroes havia entrado no livro dos recordes de games como o jogo de plataforma com maior número de personagens jogáveis (17 ao todo), representando a volta dos Chaotix, com exceção de Mighty. Team Chatix: na capa brasileira do game para PC foi grafado o nome da equipe Team Chaotix errado, faltando a letra o.
Partes secretas: restam no game algumas partes secretas, que são resquícios do Beta. Essas partes podem ser acessadas, por exemplo, na versão de PC usando-se editores. Acima temos alguns trechos com o Team Rose nessas áreas. Lista original de personagens: Shiro
Maekawa revelou em 2018 que o game Sonic Heroes teria ainda mais equipes e
personagens, alguns deles bem surpreendentes. Segundo ele, essa seria a equipe
de personagens original de Sonic Heroes: Idade da Rouge: idade dos personagens é sempre um tema polêmico, pois alguns manuais divergem entre si. No caso de Rouge, os manuais costumam apontar 18 anos. No manual do Sonic Heroes, porém, consta que a idade da Rouge é 17 anos. Ficha Técnica
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