SONIC THE HEDGEHOG (2006) |
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Em 23 de junho de 1991, o mundo dos games conhecia aquele que mais tarde se tornou um dos maiores mascotes de games de todos os tempos: Sonic the Hedgehog. Poucos jogos conseguiram se manter ativos durante anos com tantos títulos, fracassos, acertos. Em comemoração aos 7 anos do ouriço em 1998, a Sega decidiu inaugurar a nova geração dos jogos do personagem: nascia Sonic Adventure. Um jogo rápido, tridimensional, que trazia todo o universo Sonic the Hedgehog aos novos e potentes videogames. Sonic Adventure buscou adaptar o universo clássico do Sonic para os novos videogames. Em 2006, ao completar 15 anos, a Sega buscou inaugurar a nova geração dos jogos do Sonic: nascia o jogo Sonic the Hedgehog, apelidado pelos fãs de "Sonic Next-gen" ou "Sonic 2006". O novo título, sugestivo... igualzinho ao título do primeiro jogo do personagem, visava justamente a ser um marco na nova geração dos super-videogames. Porém, as coisas não deram muito certo, como em Sonic Adventure. O jogo foi lançado apenas para Playstation 3 e Xbox 360. Novidades
Num primeiro momento se cogitou que o game seria uma espécie de remake do primeiro jogo do Sonic para Mega Drive. Quando veio a E3 e com a liberação de novas imagens, vídeos e detalhes, se viu que isso não tem nada a ver. O jogo é de fato uma nova geração de jogos do Sonic. Ele reconstrói o enredo da Saga, assim como fizera Sonic Adventure. Para começar, o game já traz 3 novos personagens: um ouriço prateado de nome Silver, uma princesa (!) chamada Elise e um ouriço chamado Mephiles (veja mais abaixo a ficha de cada). Os cenários são muito bem construídos, as texturas ficaram ótimas. As construções, inimigos, enfim, tudo está muito bem desenhado e lembra o Sonic Adventure, de modo bem realista e com belos gráficos. O jogo lembra muito Sonic Adventure. Poderíamos a arriscar em dizer - e não estaríamos errados - que o jogo é um novo Sonic Adventure (ao menos essa era a proposta do jogo). Um grande exemplo é a volta do conceito de Adventure Fields de Sonic Adventure. Agora chamados "Town Stages", neles você vai interagir com o mundo exterior e servem de ligação entre as fases de ação. Nos Town Stages é possível conversar com as pessoas, fazer missões e desafios e comprar itens. O jogo possui os mesmos elementos dos jogos do Sonic anteriores. De Sonic Adventure veio o checkpoint. De Sonic Heroes vieram as molas com as estrelas na ponta e os anéis coloridos no ar, que servem para dar impulso. E surgiram alguns elementos novos, como caixas e paredes quebráveis com todos os personagens. Uma novidade no jogo é que agora os rings acumulados ao final das fases podem ser usados para comprar power ups e alguns itens (como Shields), nas Town Stages, conceito que vai ser reutilizado em vários outros jogos do Sonic. Durante todo ano de 2006, ouvimos a Sega falar, várias vezes, que esse jogo seria a nova escrita dos jogos de Sonic. Que o nosso ouriço voltaria as glórias e tudo aquilo. Criou-se uma expectativa enorme com o jogo e não demorou até que o site oficial japonês fosse ao ar. Foi o estopim para o fãs. Em todos os fóruns de Sonic, não havia dia que um fã não postava um conteúdo "roubado" da página oficial do jogo. Desde uma simples imagem da Amy com um olho vermelhado até uma imagem da Blaze com o Silver, já era notícia do dia e criava-se milhares de teorias sobre a história. Não só a história, mas também sobre a jogabilidade. A Sega dizia que a câmera seria refeita e que não teria mais bugs. Os próprios vídeos mostravam uma câmera "funcional", mas a felicidade só durou até o jogo sair. A Sega conseguiu passar uma imagem de que tudo estava perfeito, mas não estava. Problemas rotineiros continuavam. A famosa câmera dos jogos 3d de Sonic é bem conhecida. Ela representa tudo do que não se deve ser uma câmera para que o jogo funcione corretamente. Parece um terceiro elemento do jogo, a verdade é que parece que existe alguém atrás do personagem guiando, porque ela não funciona direito. Na hora de pular ou de girar a câmera é problemática. Sonic 2006 conseguiu ter uma câmera pior que a câmera de Sonic Adventure, o que parecia impossível. Embora exista uma leve melhora com "solidez" do jogo ainda temos um grande problema na hora de correr. Não é possível dizer se intencional ou não, mas quando o personagem começa a correr, é muito fácil perder o controle do mesmo e acabar caindo em um buraco ou mesmo batendo na parede (o personagem não perde anéis, mas fica piscando), o que, aliás, é um outro defeito do jogo: o péssimo caminho das fases, embora com backgrounds bem construídos. Todas as fases possuem diversos caminhos, mas é quase impossível ir pelos atalhos sem se deparar com bugs, que não são poucos, nem vários, mas sim MUITOS. Por outro lado, a adição do "blur", efeito que desfoca a tela enquanto se movimento, foi uma adição ao jogo. Ele aprimora a sensação de velocidade, dando a sensação que você está, literalmente, voando. Sonic, por si só, não consegue chegar a velocidade máxima sozinho. É preciso o auxilio "dasher" ou alguma habilidade para alcançá-la, mas no entanto, os "dasher" não aparecem com muita freqüência e para alcançar a velocidade máxima seria preciso parar para executar o Spin dash, que retira a dinâmica do jogo. O jogo também não ajuda para ter uma sensação de velocidade, visto que você tem que ir devagar para poder desfiar dos buracos, que te fazem parar constantemente por conta (e ainda mais com os bugs). Outra grande crítica ao jogo, são os loadings. São muito grandes e realmente demorados, o que atrapalha muito quem está acostumado com um jogo rápido e dinâmico como Sonic. As cutscenes, ao menos são puláveis, o que faz o jogador que quer ir direto à ação poder pulá-las. Enredo
O jogo se ambienta na cidade de Soleanna, uma cidade litorânea, onde vive a Princesa Elisa. Tudo começa numa noite do Festival do Sol. Princesa Elise aparece em público, e eis que surge um exército de robôs de Dr. Eggman. No meio dessa confusão, a Princesa Elise dá um jeito de salvar a esmeralda do caos azul (que o enredo não esclarece como foi lá parar). Elise guarda um segredo e Eggman logo resolve raptar a princesa para pôr em ação o seu mais novo plano, que tem ligação a esse segredo. Acontece que o segredo da princesa provavelmente está relacionado ao "Iblis Trigger", um evento ou alguém que levou às "Chamas do Desastre", um acontecimento que envolveu a morte de muitas pessoas e a Princesa há 10 anos teve alguma relação para parar isso. Eggman rapta a princesa e quando Sonic descobre todos esses planos já é tarde demais. Enquanto isso, Sonic terá problemas com Silver, um misterioso ouriço místico, que pensa que o Sonic quer destruir o planeta e que seria talvez a própria volta do Iblis Trigger. O que são as Chamas do Desastre? As Chamas do Desastre foram criadas em laboratório há 10 anos atrás num laboratório de Solenna no projeto Solaris, e acabaram provocando a morte do Pai de Elise, monarca de Soleanna, que antes de morrer pediu à sua filha que jurasse segredo sobre o assunto. Acontece que provavelmente as Chamas do Desastre foram guardadas dentro de Elise, e só podem ser despertadas se a princesa chorar. O plano de Eggman visa justamente libertar essas Chamas, a fim de que ele as domine e possa exercer o seu poder. Sonic terá uma longa missão pela frente. Shadow e o ouriço Silver entrarão nessa história toda. Iblis Trigger, que não é o Sonic, como Silver pensava, será libertado novamente e em união com Mephiles, um ouriço do mal, dará origem a Solaris, que está disposto a destruir tudo. Modos de Jogo
Como ocorreu em Sonic Adventure DX e em Sonic Adventure 2 Battle, o jogo tem dois modos principais de game: Single Player e MultiPlayer. No modo Single Player teremos o modo de jogo normal, onde o jogador encontrará os Town Stages ("Adventure Fields") e os Action Stages (as fases propriamente ditas) inseridos dentro do enredo do game, além de vencer as 100 missões secretas. O modo Single Player é composto de Episodes. São 3 episódios: Sonic, Shadow e Silver. Inicialmente somente o Episódio Sonic é liberado. O outro modo é o Multi Player, que será composto de dois sub-modos:
Personagens
Você pode jogar com 3 personagens principais nos 3 episódios que já relatamos: Sonic, Shadow e Silver. Existem os que são chamados de "Amigos", que em determinada fase, você poderá controlá-los e fazer certos eventos ou dependendo do próprio curso da história, jogará com eles. Neles é que aparecem os nossos conhecidos Tails (jogável de novo sem naves), Knuckles, Rouge e outros. Segue a lista de personagens a seguir:
Habilidades Cada personagem principal tem movimentos e habilidades específicas. Além de power-ups, que você pode comprar a medida que completa o jogo. Nem todos os Power Ups são obrigatórios, mas aqueles que são o próprio jogo vai indicar para você comprar. As chamadas "gemas", por exemplo, são totalmente dispensáveis, embora úteis. Vamos a todas as habilidades (por Paulo Ulisses e Fábio Ulisses, os comandos estão indicados pelo Playstation 3, mas são equivalentes no Xbox 360).: 1. Sonic the Hedgehog Pulo: Pressione X, para Sonic
pular. Power Ups (comprados): Light Chip: Disponível na loja após fazer a
primeira missão de Sonic. Com ela é possível fazer o Light Dash: aperte quadrado
perto de uma fileira de anéis, e Sonic irá mover-se através deles. Preço: 100
Rings. 2. Miles "Tails" Prower Pulo: Pressione X, para Tails
pular. 3. Knuckles the Echidna Pulo: Pressione X para
Knuckles pular. 4. Shadow the Hedgehog Pulo: Pressione X para Shadow
pular. Power Ups (comprados): Air Chip: Disponível na loja após completar a
primeira fase (White Acropolis). Com ela é possível fazer o Light Dash: aperte
quadrado perto de uma fileira de anéis, e Shadow irá mover-se através deles.
Preço: 100 Rings. 5. Rouge the Bat Pulo: Pressione X para Rouge pular. 6. E-123 Ômega Pulo: Pressione X para Omega pular. 7. Silver the Hedgehog Pulo: Pressione X para Silver pular. Power Ups (comprados): Single-Layered Extreme: Com ele é possível fazer
o Hold Smash: solte todos os objetos que está levitando de uma vez, segurando
quadrado, e soltando depois. Preço: 200 Rings. 8. Blaze the Cat Pulo: Pressione X para Blaze
pular. 9. Amy Rose Pulo: Pressione X para Amy pular. Os veículos de Shadow
Shadow poderá usar modernos veículos para chegar a áreas secretas. São ao todo quatro modelos: Hover Vehicle (própria área cheia de areia ou terrenos alagados, pois ele é flutuante), Glider (de muita velocidade, será útil para desviar dos inimigos), Buggy (ideal para terreno comum, será usado para abrir novos caminhos) e Bike (uma incrível moto muito rápida). Quando Shadow estiver equipados nele, uma barra vermelha aparecerá no canto direito inferior. Ela representa a blindagem de proteção do veículo. Provavelmente se for esgotada, ele pode explodir. Os gráficos É confuso analisar os gráficos do jogo. Os modelos poligonais dos personagens principais estão espetaculares: Sonic, Shadow, Elise, Tails, Knuckles entre outros, estão muito bem estruturados e com uma animação suave, que na hora do jogo fica harmonioso. No entanto, um dos rumores que diziam que o jogo seria jogável durante a noite, dependendo do relógio do console, era falso (embora existam imagens). O jogo conta com o motor de física “HAVOC” que foi usado em outros grandes jogos, mas neste jogo, é pouco usado. Apenas é visto quando objetos são destruídos, ou quando controlamos objetos usando o Silver. Os cenários possuem Hi-res textures, ou seja, você pode se aproximar do cenário e olhar fixamente as texturas que dificilmente você irá ver aqueles "polígonos' de fotos aumentadas. A beleza em si só também é magnífica, temos cenários, que caracterizam a marca Sonic e a Sega conseguiu manter aquele "velho" intacto mesmo com os grandes problemas da câmera ou pára controlar o seu personagem, é impossível, você não ficar deslumbrado com os cenários do jogo. isso tudo ajuda na perfeição, que a Sega estava tentando impor ao jogo. Este é o principal ponto positivo do jogo. Retrata um conceito de realismo, que veio a ser abandonado com outros jogos mais tarde. Jogabilidade
Eis sem dúvida alguma o ponto mais fraco do jogo. A engine de Sonic Next-gen infelizmente ficou muito falha e é notável que a Sega deveria e poderia ter feito uma revisão antes de lançar o jogo. Você só tem a noção exata dos problemas da engine e de jogabilidade do jogo ao jogá-lo, pois olhando o game em vídeos, é muito difícil imaginar quão fraca é a jogabilidade. A câmera melhorou em alguns aspectos relação aos jogos 3D anteriores, o que é bom constar. Mas em outros piorou - e muito. Especialmente no que tange ao controle de câmera. Em SADX, por exemplo, a câmera é falha, mas manualmente pode corrigir-se algumas falhas. Em Sonic Next-gen isso é um pouco mais difícil. De modo geral, a jogabilidade piorou muito. O Sonic é bem difícil de controlar, especialmente quando você precisa cair em algum lugar em específico ou está correndo. Outro problema sério do jogo é o fato de que o jogo apresenta longos e intermináveis loadings e também pelo fato de que a câmera do jogo é uma das mais mal programadas da série Sonic. E olha que quem jogou SADX, deve ter sofrido muito com a câmera mal programada. Uma coisa interessante é a velocidade progressiva do jogo. Em Sonic Next-gen fica mais do que ressaltado que o Sonic é o personagem mais veloz. Isso gera o inconveniente de que especialmente Silver e os outros fiquem extremamente lentos. A velocidade do game como um todo, entretanto, aumenta progressivamente, de modo que ao chegar em White Acropolis o game vai ficando cada vez mais rápido. Além disso o jogo apresenta muitos, mas realmente muitos bugs. Do começo ao fim do jogo. Alguns fazem com que o jogador tenha que dar Restart, outros fazem com que você esteja andando no meio da água, e acabe se afundando. Às vezes se escapa do cenário ou ainda a seqüência de comandos automáticos do jogo apresenta falha. Um aspecto bom é que as habilidades e shields que podem ser comprados com os anéis certamente ajudam a dar um novo ar ao jogo. O Shadow teve sua jogabilidade diferenciada em relação ao Sonic. Silver é muito criticado por ser um personagem lento. O seu estilo de jogabilidade é bem diferente dos demais personagens, o que exigirá uma adaptação do jogador. Uma grande crítica ao jogo é o fato da velocidade dos jogadores ter sido bem reduzida em relação aos jogos anteriores. O objetivo era de justamente facilitar a jogabilidade. Mas será que deu certo? Sons A trilha sonora de Sonic Next-gen é bem diferente do estilo de Sonic Adventure. Há muitos vocais. Apesar de ser diferente, é encantadora. His World ainda é lembrada por muitos como uma das melhores músicas da série Sonic. Eis outro ponto muito positivo do jogo. As músicas das fases também são ótimas, o que deixa o jogo bem agradável. Novas Habilidades
Todos os personagens têm uma barrinha de energia. Para o Silver, essa barra serve para aprimorar suas habilidades paranormais. Quando ele levita, por exemplo, essa barra vai se gastando de modo rápido. Mas ela é rapidamente preenchida à medida que se destrói badniks, obstáculos e ao se coletar anéis. Para o Sonic e Shadow, a barra demora mais para se encher. Sonic possui novas habilidades como Tornado Kick, movimento similar ao seu "Finish Blow" em Sonic Battle. Existem outras habilidades, mas você precisa comprá-las no shopping do jogo. O mesmo para Shadow The Hedgehog O shopping do jogo é praticamente a mesma coisa que o Black Market, mercado usado para comprar itens para os Chaos em Sonic Adventure Dx e Adventure 2 Battle. Quando você terminar uma fase, você salvará anéis. Se você terminou a fase com 143 anéis, você terá 143 anéis para comprar itens. Existem outras habilidades que só estarão disponível com a finalização do jogo. Town Stages
As fases do jogo são divididas entre cenários de interação e investigação, os Town Stages (equivalentes aos Adventure Fields) e em fases de ação, os Action Stages. Nos Town Stages, os personagens vão interagir com as pessoas na rua, exatamente como em Sonic Adventure. O primeiro cenário dos Town Stages lembra muito a Station Square. Nele há uma praia num belo cenário, com construções que lembram exatamente as do jogo Sonic Adventure. As fases de ação estarão escondidas dentro dos estágios como em Sonic Adventure DX. As pessoas poderão te ajudar a localizá-las. À medida que você avançando pelas fases de ação, novos detalhes do enredo serão revelados. O jogo segue um caminho diferente para cada personagem, portanto, como em Sonic Adventure DX, cada personagem poderá ter fases diferentes com meios de acessar diferentes. Todos os Town Stages, são voltados ao reino de Soleanna.
Há ainda diversas mini-missões nos Town Stages. Algumas são obrigatórias. O jogo vai indicar quais são. Action Stages
Há ao todo 10 diferentes fases de ação. A entrada para as fases é feita através de portais localizados nos action Fields (Town Stages), e as fases são enormes, com muitos puzzles, e muita ação. O Sonic por exemplo possui algumas partes em que ele fica correndo sozinho e que o jogador deve apenas desviar dos obstáculos. Nas fases serão encontrados muitos badniks, anéis, powerups, e às vezes alguns sub-chefes. Essas fases escondem 100 mini-missões que você terá que desvendar. Isso significa que o rumo do jogo poderá ser alterado pela capacidade de percepção do usuário. Não será rápido para fechar o game com todas as missões. Isso é certamente um incentivo muito grande ao jogo, que possivelmente demorará bem mais que Sonic Adventure DX para ser concluído. Nas fases você poderá coletar os famosos itens escondidos nos monitores, tradição dos jogos do Sonic, além de usar os "dashers" para ganhar uma velocidade extra. Ao final de cada fase um rank será elaborado com base no número de inimigos destruídos, tempos, anéis e score.
Recordando que o jogo se desenvolve em episódios. São 3 iniciais: Sonic, Shadow e Silver. Após fechar eles, vem o Last Episode, o episódio final.
Fotos
Para PC?
Inicialmente os boatos corriam para dizer que o game
seria lançado também para PC. Havia até a data: março de 2007.
Depois disso houve um silêncio. Depois, novamente voltaram os
boatos, cada um com uma data fixa. Entretanto, recentemente, a Sega
confirmou que não haverá o jogo para PC. Não POR ENQUANTO, o que não
impede que o jogo venha a
ser produzido futuramente.
Conclusão Sonic the Hedegehog ou Sonic Next-gen é um dos games do Sonic de análise mais controvertida. Há os mais ferrenhos críticos ao game e há também aqueles que defendem o jogo. Os críticos dizem que tirando o fato de ser um jogo do ouriço, absolutamente nada atrairia o público a um game como foi Sonic Next-gen. Já os defensores dizem que as falhas do jogo são acostumáveis e que ao final tem-se em mãos um ótimo jogo. Em que lado você se posiciona? Jogue e conclua por si! Curiosidades DLCs e Cenas dos Betas: Em um DLC recentemente liberado, para se jogar no modo Very Hard Missions, é possível ver alguns robôs que apareciam nas imagens dos antigos previews, e, portanto, do Beta do jogo, como robôs em Crisis City e Flame Core, além do monitor de Invencibilidade. Next-gen, foi, aliás, um dos primeiros jogos do Sonic a trabalhar com o sistema de DLCs, com o jogador podendo acrescentar novas coisas ao jogo. Inclusive neste do modo Very Hard Missions há partes com o Shadow que não existem no jogo normal. Itens retirados: hackeando o jogo, usuários do site Sonic Cult descobriraram que o game teria um Power UP do Silver chamado de "Speed Up", que seria comprado na loja. Haveria também como comprar músicas como "Sonic Adventure Music Part 1"e "Sonic Adventure 2 Music". Falha na dublagem: quando a Rouge volta para o presente (pode ser visto no vídeo aos 2:25), ela pergunta "Have you retrieved the Book of Darkness?", mas na legenda aparece "Have you retrieved the Scepter of Darkness?". Pela história do jogo, ele devia ter falado Scepter em vez de Book. Agradecimentos ao Loki_GFS. Troféus A versão de PS3 não tem troféus. Somente a de Xbox 360, que possui os Achievements.
Resumo Técnico
Por: HKº |