Após a Sega
passar a fabricar jogos para outros sistemas, quem mais se beneficiou foi o
pequeno Game Boy Advance. E foi nele, que em 2001, tivemos o primeiro jogo do
Sonic para um Nintendo: Sonic Advance. Sonic Advance é um jogo em 2D, com o
visual dos personagens no estilo Sonic Adventure, resultando num dos jogos
preferidos para o portátil da Nintendo.
Novidades
Sonic está de volta ao
mundo 2D. Desta vez com várias novidades, desde os padrões gráficos de todo o
jogo, até as habilidades de cada personagem. Os sprites dos personagens estão
muito melhores e agora eles estão sempre em movimento, até mesmo quando estão
parados.
O jogo possui cinco menus iniciais:
Game Start, onde você joga o modo história, VS, que é o modo multi
player do jogo permitindo que se jogue com até 4 pessoas, Time Attack,
que serve para registrar seus melhores tempos com cada personagem em todas as
fases com exceção da X-Zone e The Moon Zone, Options, para você modificar
algumas configurações do jogo como a dificuldade, linguagem, etc, e Tiny Chao
Garden, onde você cuida de seu Chao.
Os badniks estão com visual novo e
muito mais difíceis, pois agora eles atacam mirando em você e vão infernizar a
sua vida, mas há algumas recompensas: ao longo das fases, há vários anéis
espalhados. Quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos: quando
atingido, basta recuperar parte dos anéis de volta e seguir em frente. Além
disso, há os postes de salvamento de jogo espalhado por todas as fases, com
exceção da fase Egg Rocket, que salvam a partida momentânea. Os itens são aquela
ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores. Basta
estourá-los e se beneficiar do item que estiver dentro. Os itens do jogo são:
5 Rings: dá
5 Anéis extras.
10 Rings: dá
10 Anéis extras.
?
Rings: dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5,
10 ou 20.
Shield:
escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao invés
dos seus Anéis quando for atingido.
Lightning Shield:
escudo magnético, além de proteger seus Anéis quando você for atingido,
também atrai para você os Anéis nas suas proximidades, mas ao contrário
do que ocorre no Sonic 3 & Knuckles, este escudo funciona debaixo da
água.
Invencibilidade:
torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não protege
contra esmagamentos, afogamentos ou quedas em precipícios.
Speed Shoes:
antes chamado "Power Sneakers", com este item o personagem fica bem mais
veloz que o normal por aproximadamente 20 segundos.
1-UP: dá uma
vida extra.
Outros elementos que aparecem no
jogo são as placas de fim de ato. Elas servem para mostrar que o ato foi
concluído e estão sempre no final do primeiro ato de cada zona, com exceção da
Egg Rocket. Nos atos de chefe, que são sempre o segundo, no lugar da placa
aparecerá uma cápsula de aprisionamento de animais que Eggman jogará após ser
derrotado. Basta acionar o seu botão e liberar assim os animais aprisionados.
As fases são grandes, porém bem mais rápidas que as da série clássica, além de
estarem com um visual mais moderno.
O jogo possuí sistema de salvamento, que
permite salvar as fases com todos os personagens, tornando dispensável o uso de
continues, além de salvar as esmeraldas pegas, os seus tempos no Time Attack e o
Tiny Chao Garden.
A tela do jogo sofreu alterações com relação à série clássica
do Mega Drive, mas continua com o mesmo esquema. No canto superior esquerdo está
o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você
ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200 anéis. Acima deste à direita
esta o campo Score onde é computado a pontuação do jogador, sendo que
cada inimigo destruído dá 100 pontos, e se forem destruídos vários em seqüência
pode-se chegar a 10 mil pontos. Ao final da fase será feita a contagem de
pontos, onde serão analisados o tempo de conclusão: até 1:00 dá 50 mil pontos,
de 1:00 a 1:30 dá 10 mil pontos, mais a quantia de Anéis que você terminou a
fase onde cada Anel vale 100 pontos. Abaixo está o campo Tempo, você tem
10:00 minutos como sempre. Por fim, há o campo de contador de vidas, que
após zerado, dá o Game Over. Para continuar é preciso ter um Continue,
que você adquire pegando o Chao durante os Special Stages.
Enredo
O incansável vilão Dr. Eggman
está de volta com seu plano de sempre, adquirir as 7 Esmeraldas do Caos para
conseguir o poder supremo e dominar o mundo e para isso ele segue transformando
os inocentes bichinhos amigos de Sonic em robôs maléficos para ajudarem em seu
diabólico plano. Cabe aos nossos valentes heróis: Sonic, Tails, Knuckles e Amy
evitar que este plano seja bem sucedido e salvar o mundo novamente.
Personagens e Habilidades
São quatro personagens jogáveis: Sonic,
Tails, Knuckles e Amy, porém desta vez eles estão com várias habilidades
trazidas diretamente da série Adventure:
Sonic
the Hedgehog: personagem principal do jogo, é o mais ágil e suas
habilidades são voltadas para velocidade permitindo terminar as fases
com mais rapidez. Sonic pode deslizar pelos Rails, que são os corrimãos,
cortando caminho ou atingindo lugares inacessíveis.
Miles
"Tails" Prower: inseparável
amigo de Sonic ele também está a fim de frustrar os planos de Eggman.
Suas habilidades não são voltadas para velocidade, mas sim para
locomoção o que da uma grande vantagem à pequena raposa. Ainda é
possível controlar seu vôo e nadar livremente, dentro do limite de oito
segundos aproximadamente, além da possibilidade de usar suas caudas para
atacar.
Knuckles
the Echidna: antes
rival de Sonic agora grande companheiro. Ele utilizará toda sua
força para evitar que Eggman consiga as esmeraldas. Suas habilidades
facilitam a destruição de inimigos e conseqüentemente do próprio Eggman,
elas se mantém as mesmas da série clássica com algumas adições, como nadar,
boiar e socar.
Amy Rose: grande fã de Sonic, ela nunca descansa em sua busca pelo
seu grande amor e não perdoa aqueles que querem fazer mal a Sonic,
portanto ela lutará bravamente para ajudá-lo a salvar o mundo. Amy
possui uma grande variedade de habilidades, seu ponto fraco é que ela
não sabe girar como os outros personagens, portanto ela depende de seu
martelo Piko Piko para derrotar os inimigos, ela também pode escorregar
pelos corrimãos (Rails), se bem que ela faz isso de uma forma meio
estranha.
Spin
Jump: quando Sonic, Tails ou Knuckles pulam, eles viram uma
verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta
pressionar A.
Spin:
quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará
essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos
facilmente
SpinDash:
segure para baixo, e com ele segurado, aperte A. Quanto mais você
apertar esse botão, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade
você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar
inimigos.
Insta-Shield:
quando você aperta o botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do
Sonic gerará uma pequena energia que servirá para ampliar sua área de
dano, que auxilia muito a destruição dos inimigos. Essa habilidade é
exclusiva do Sonic.
Air
Dash: para realizar esta manobra basta pular e enquanto estiver no
ar pressione rapidamente duas vezes para a direita ou esquerda e Sonic
ganhará impulso na direção desejada. Muito útil para ganhar impulso ou
passar por cima de obstáculos. Habilidade exclusiva do Sonic.
Slide:
aperte três vezes o botão B para Sonic realizar esta manobra. Primeiro
ele rolará, depois dará uma cambalhota e por fim uma poderosa rasteira
destruindo tudo em seu caminho. Muito útil para acertar inimigos a curto
alcance. Habilidade, também, exclusiva do Sonic.
Backward
Jump: aperte duas vezes o botão B e enquanto Sonic executa a
cambalhota aperte o botão A para que ele salte para trás.
Sonic
Grind: para realizar esta manobra, pule no início do Rail
(corrimão), mas você deve vir com impulso, caso contrário Sonic não
subirá. Depois de subir no Rail pressione para trás para diminuir a
velocidade e pressione para frente para acelerar sua descida.
Sonic
Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte o
botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente para
alcançar locais altos.
Rushing
Attack: aperte o botão B para executar este ataque. esta é a única
forma de acertar Eggman na batalha final. Habilidade única do Super
Sonic.
Tails
Fly: basta ficar apertando em seguida o botão de pulo repetidamente,
para voar livremente, mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: são
aproximadamente oito segundos. É possível destruir inimigos enquanto
voa, basta acertá-los com os rabos. Habilidade única do Tails.
Tails
Swim: com sua habilidade de raposa, Tails consegue nadar muito bem.
Quando estiver na água, basta apertar repetidamente os botões de pulo
para sair nadando no estilo cachorrinho com Tails. O fôlego do garoto
também não é ilimitado aqui: são os mesmos oito segundos. Habilidade
exclusiva do Tails
Tail
Swipe: para usar esta habilidade pressione o botão B enquanto
estiver no chão e Tails usará suas poderosas caudas para destruir o que
estiver em seu alcance.
Glide:
Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais
longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar.
Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo.
Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível
destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
Climb:
outra
habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos
de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais
secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o
personagem contra uma parede, mas isso só funciona em paredes verticais.
Float:
Knuckles agora sabe como lidar com a água, assim que ele entrar na água
começará a boiar instantaneamente e subirá até a superfície, permitindo
que você nade livremente sem afundar. Para fazê-lo descer aperte para
baixo.
Knuckles
Swim: a equidna também sabe nadar, mas não como Tails. Knuckles nada
de uma forma semelhante ao seu planar, sempre para baixo, mas mesmo
assim é uma excelente habilidade permitindo que você passe pela água sem
maiores dificuldades. Para fazer isto basta apertar o botão de pulo duas
vezes. Você não poderá destruir badniks com esse golpe, mas pode grudar
nas paredes e escalar sem problemas.
Punch:
agora você pode usar os poderosos punhos de Knuckles para devastar tudo
pela frente. Para isso basta apertar repetidamente o botão B e Knuckles
irá desferir uma seqüência de três poderosos socos.
Amy
Jump: como Amy não sabe rolar como os outros personagens ela pula
normalmente e não pode atacar os inimigos assim.
Super
Pulo: Amy pode usar seu poderoso martelo para dar saltos maiores que
o normal, para isso basta segurar para baixo e apertar o botão B.
Super
Spring Jump: Amy pode dobrar a altura e a velocidade que as molas
dão, para isto basta acertar uma martelada na mola.
Giant
Steps: como Amy ainda não sabe rolar seu Spin Dash é bem diferente.
Consiste em um simples pulinho para frente com um bom impulso. Para
fazê-lo segure para baixo e aperte o botão de pulo, mas este não pode
ser carregado como o Spin Dash.
Head
Slide: caso depare com um inimigo enquanto estiver executando o
Giant Steps, pressione o botão B e Amy escorregará com a cara no chão
destruindo o que estiver pela frente. Aparentemente ela não gosta muito
desta habilidade.
Hammer
Attack: enquanto estiver no chão pressione o botão B para que Amy
use seu martelo. Pressione o botão B duas vezes seguidas para um combo.
Super
Hammer Attack: Amy não pula girando como os outros personagens e
para destruir seus inimigos ela usa seu Piko Piko Hammer para atacar.
Para executar esta habilidade basta pular e apertar o botão B, mas
cuidado ela só consegue usar esta habilidade uma vez por salto.
Mid-Air
Hammer Swirl: pule e enquanto estiver no ar segure para baixo e
aperte o botão B. Amy descerá girando com seu martelo e destruirá o que
estiver em seu caminho.
Amy
Grind: para realizar esta manobra, pule no início do Rail
(corrimão), mas você deve vir com impulso, caso contrário Amy não
subirá. Depois de subir no Rail pressione para trás para diminuir a
velocidade e pressione para frente para acelerar sua descida.
Amy
Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte o
botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente para
alcançar locais altos.
Fases
São 7 ao todo, cada uma está dividida em
2 atos, e mais uma fase extra apenas para Sonic e apenas se você coletou todas
as 7 esmeraldas. A SEGA fez uma homenagem e relembrou fases marcantes da série
clássica do Sonic, pois a maioria das fases são muito semelhantes as fases dos
jogos do Sonic 1, 2 e 3 & Knuckles.
Neo
Green Hill:
uma homenagem a imortal Green Hill do Sonic 1 do Mega Drive. Você começa em uma
praia e vai até as colinas verdejantes. Por ser a primeira fase do jogo ela não
apresentará grande dificuldade, aproveite para se acostumar com a jogabilidade e
as novas habilidades dos personagens. Chefe: Eggman virá com uma espécie
de tanque com um enorme martelo que fica batendo de um lado para o outro. Eggman
andará de um canto ao outro da tela, basta pular em cima do tanque, tomando
cuidado com o martelo ou para não ser atropelado. Depois de oito golpes você o
derrotará e a cápsula com os bichinhos cairá do céu no centro da tela.
Secret
Base: você se depara com uma base secreta do vilão, logo de início use as
roldanas para entrar na base. Esta fase possuí vários tubos, ganchos balançando
no teto para se agarrar e poços de lava. Cuidado com as toupeiras que saem dos
buracos. Chefe: alguns fãs de Sonic reconhecerão esta engenhoca de um
jogo bem antigo do Master System. Eggman ficará pulando sobre uma mola,
aproveite enquanto ele está no chão para acertá-lo, ele dará três pequenos pulos
e no quarto dará um salto gigante sumindo da tela, fique andando, pois ele
tentará cair em cima de você, e na hora em que ele for cair no chão pule ou você
será atingido pelo terremoto. Oitos golpes como sempre e você será o vencedor.
Casino
Paradise: fase muito parecida com a Casino Night do Sonic 2 do Mega. Existem
rebatedores, flippers, balões, barcos vikings e vários outros elementos para
você se divertir, mas infelizmente não há como fazer apostas de anéis como no
Sonic 2. Existem alguns caminhos que passam pela frente do cenário, são
excelentes cortes de caminho, assim como os balões para auxiliar seus pulos e
alcançar lugares mais altos. É possível andar sobre as letras, para isto espere
que fiquem acessas. Resumindo esta fase mistura elementos da Casino Night com a
Carnival Night do Sonic 3. Chefe: este é um pouco complicado, aparecerão
oito tubos, dois em cada lado da tela, e Eggman se esconderá neles e ficará
passando por eles. Basta acertá-lo oito vezes para acabar com esse
esconde-esconde, mas não será tão simples assim, pois junto com Eggman passará
em outra direção uma bola de ferro para tentar te enganar ou acertar. A melhor
estratégia é ficar abaixado no chão entre os dois tubos de baixo e esperar uma
chance de acertá-lo.
Ice
Mountain: fase de gelo com trechos aquáticos. Algumas partes desta gélida
montanha estão cobertas de neve dificultando sua passagem. Quebre as pedras para
descobrir caixas de itens ou molas escondidos dentro. Infelizmente alguns
trechos de água são obrigatórios em ambos os atos, portanto cuidado para não se
afogar. Chefe: você está dentro da água enquanto Eggman está grudado no
teto, a única maneira de respirar aqui é saindo da água, mas não se desespere,
pois como sempre Eggman acabará lhe ajudando. O vilão usará uma broca para
causar um tremor no teto fazendo com que estalactites caiam na água, e é nessa
hora que você neve agir, pule em cima das estalactites e pule para acertar o
vilão, repita este processo até acertá-lo oito vezes e pronto. Este chefe será
bem fácil com Knuckles e Amy, pois Knuckles pode ficar boiando e tudo o que você
tem que fazer é ficar pulando no chefe, já Amy consegue acertá-lo pulando do
chão mesmo sem precisar usar as estalactites e com o Super Pulo ela consegue
sair da água para respirar.
Angel
Island: de
volta ao céus, esta fase está nas alturas, um deslize e você terá um pouso
infeliz bem lá em baixo. Nesta fase você percorrerá ruínas de uma antiga
civilização, com direito a cachoeiras de areia, segure-se bem nas barras no teto
para não despencar num precipício, aproveite as correntes de ar ascendentes para
pegar uma carona e pule em nuvens fofas que servem de trampolim. Muito cuidado
nesta fase. Chefe: o que é isso? Knuckles se rebelou novamente? Mas
espere... têm algo de estranho! Esta luta será parecida com a histórica luta
entre Sonic e Knuckles no Mega Drive. Para derrota-lo, primeiramente, basta
acertá-lo quatro vezes o que não será muito difícil, evite ficar próximo dele
para não levar socos e quando o acertar saia de perto, pois ele ira pular e
planar para trás de você ou usar o Spin Dash. Após acertá-lo quatro vezes ele
explodirá e revelará sua verdadeira forma: MECHA KNUCKLES, sim ele voltou! Agora
para acabar de vez com ele acerte-o mais quatro vezes, mas desta vez não será
tão fácil, pois agora ele está mais rápido e lançará mísseis teleguiados em
você, para desviar destes basta pular sobre eles. Novamente Amy terá vantagem
neste chefe, pois mesmo quando Mecha Knuckles pula ou usa o Spin Dash você
poderá acertá-lo com o martelo.
Egg
Rocket e Cosmic Angel: finalmente você alcança a base de Eggman, mas não
será fácil pegá-lo. Apesar destes
dois atos possuírem nomes e formatos
completamente diferentes eles formam a mesma zona e só existe um chefe que está
no fim e Cosmic Angel. Egg Rocket, fase gigante que começa na base de
lançamento do foguete de Eggman e logo você entra neste e você perceberá o
lançamento. Agora olhe para o marcador de tempo, ele está em contagem
regressiva, isso significa que você tem que correr para a próxima parte do
foguete para não cair no espaço quando ele se separar! Esta fase será difícil e
longa, e se você morrer, terá de recomeçar do último local de separação que
você passou, pois não existem postes de salvamento neste ato. Existem 2
separações e você tem 5 minutos para chegar ao fim de cada uma e depois da
segunda separação você deve chegar até a entrada final do foguete que o levará
para o próximo ato. Cosmic Angel é uma fase no espaço com direito a
inversão de gravidade. A grande dificuldade deste ato é a enorme quantidade de
badniks que existem nela, portanto tenha muito cuidado. Chefe: o mais
difícil do jogo, você está em uma pequena ponte que balança facilmente, Eggman
está em uma máquina agarrada a ponte, esta máquina é coberta de espinhos com
exceção do vidro onde está Eggman, mas esta parte fica virada para baixo,
impedindo que você o acerte. Ele ficará andando de um lado para o outro da ponte
e para acertá-lo você deve pular bem alto e cair o mais próximo possível da
máquina, isso fará com que ela vire, esta é a sua chance de acertá-lo mas você
deve ser rápido, pois Eggman ira desvirar assim que alcançar o outro lado da
ponte. Fazer isso não será fácil, pois freqüentemente sairão três bolas de
energia lentas em sua direção, são difíceis de desviar e quando você acertar
Eggman ele começará irá de um lado ao outro da ponte a uma grande velocidade.
Oito golpes e estará acabado essa conturbada zona.
X-Zone:
a última fase do jogo e possui apenas um ato. tudo o que você tem que fazer é
passar por três chefes e fim de jogo. Chefe 1: reconhece de algum lugar?
Sim é o primeiro chefe do primeiro jogo do ouriço, será fácil derrota-lo
principalmente se você usar as habilidades de cada personagem. Eggman tentará te
acertar com uma bola de ferro fazendo um pêndulo com ela, use as plataformas
para acertá-lo e desvie do pêndulo, acerte-o quatro vezes e corra para o
próximo. Chefe 2: novamente familiar? Sim é o primeiro chefe de Sonic 2,
acerte-o sem problemas quatro vezes, desviando da sua broca na ponta, mas
cuidado, pois quando acertá-lo pela terceira vez ele lançará a broca para tentar
te acertar. Chefe 3: após o aquecimento Eggman resolve jogar sério. Ele
estará dentro de uma máquina que fica sempre em um dos cantos da tela, uma parte
desta máquina fica girando em volta do vilão impedindo que você o acerte. Fique
no canto oposto da tela e espere, abaixado, pelo seus quatro ataques:
Eggman
aparecerá e simplesmente voará para o outro lado da tela, aproveite e
acerte-o;
A parte
rotatória abaixará e soltará uma bola que virá quicando em sua direção,
apenas pule para desviar;
A nave
disparará um raio laser muito próximo do chão ou um pouco mais alto, em
ambos os casos apenas se abaixe;
Uma mão
aparecerá na ponta da nave e ficará mirando em você, depois de um tempo ela
dispara em alta velocidade para te pegar, pule por cima dela e corra para
acertar Eggman que estará vulnerável. Caso a mão te pegue Eggman ficará te
chacoalhando até você perder todos os Anéis e depois te jogará para cima,
enquanto ele vai para o outro canto da tela.
Após oito golpes
a nave começa a explodir o que inicia uma explosão em cadeia com o satélite,
então seu personagem corre para se salvar, pula do satélite e cai no Tornado.
Final bem semelhante ao Sonic 2.
The
Moon: fase secreta do jogo, acessível apenas se você coletou as 7 esmeraldas
e terminou o jogo com todos os personagens. Passe novamente a X-Zone com Sonic e
ao derrotar Eggman você percebe que ele foge para a lua, Sonic então se
transforma em Super Sonic e segue o vilão. Ao chegar a lua um aviso de perigo
ficará piscando e então Eggman aparecerá com seu robô gigante. Logo você
perceberá que não é possível voar livremente, Sonic ficará rente ao chão, mas
poderá pular. Para derrota-lo basta usar o Rushing Attack, aperte o botão B, em
direção a cabeça do robô oito vezes, mas cuidado com as mãos dele, elas podem
não te machucar, mas irão te atrasar. Lembre-se que a transformação em Super
consome Anéis a cada segundo e se eles acabarem Sonic morrerá. Os ataques de
Eggman são:
Constantemente sairá uma espécie de cápsula da nave que tentará te prender,
use o Rushing Attack e quebre a cápsula antes que ela te pegue, com isso
Anéis sairão da cápsula, essa é a única forma de conseguir Anéis nessa fase.
Caso ela te pegue fique apertando o botão de pulo e direcional para quebrar
a cápsula, mas neste caso ela não soltará Anéis;
Os braços
começarão a perfurar o solo jogando pedras em você, desvie delas ou use o
Rushing Attack pra quebrá-la;
Um laser
sairá da cabeça do robô, percorrendo o chão e logo depois explosões
ocorreram no chão, então pule para desviar.
Fim de jogo,
você acaba de destruir Eggman e salvar o mundo novamente. Agora é só curtir o
verdadeiro final do jogo.
Special Stage
Para entrar nos Estágios Especiais você
deve pular nesta mola especial
,
que está escondida em algumas fases ao longo do jogo, são 7 ao todo, caso tenha
dificuldade em acha-las consulte nosso
detonado. Esta mola o lançará até o espaço onde você descerá por um túnel 3D
a bordo de uma prancha. O estágio é bem parecido com o do Kncukles Chaotix do
SEGA 32X. Sua missão é pegar o número de anéis estipulado antes dos Check Point,
que são 2 no total, caso chegue ao Check Point e não tiver o número mínimo de
anéis estipulado, você será jogado para fora do estágio. Desvie das minas para
não perder anéis, pegue as molas para ganhar impulso e pegar anéis facilmente e
tente pegar o Chao que existe nos estágios para ganhar um continue. Durante os
estágios aparecerão umas esferas douradas, passe por dentro elas e aperte o
botão B para realizar uma manobra radical e ganhar muitos Anéis. Segure o botão
A caso queira acelerar sua queda e também para passar por locais estreitos. Uma
vez que você pegar a esmeralda o jogo apenas a salvará depois que você concluir
a fase. As esmeraldas são coletivas ou seja você só precisa pegar uma vez cada
uma e ela contará para todos os personagens, não importa com qual personagem
você a pegue. Infelizmente apenas Sonic pode adquirir sua forma Super, que
também foi redesenhada, parecendo mais com o Hyper Sonic, e também só é possível
jogar com o Super Sonic na última fase do jogo, bem no estilo Adventure mesmo.
Modo Multi Players
O game também conta com um ótimo modo "Versus" para até quatro jogadores. Há o
modo Single Game Pack, em que só é necessário um cartucho para se jogar com até
quatro pessoas, em uma disputa de quem pega mais anéis pela fase, sendo que
também vale pular nos adversários para roubar seus anéis. Já no modo Multi Game
Pak, é necessário que cada jogador tenha seu próprio cartucho, e pode-se jogar
nos modos Race e Chao Hunt. No modo Race os jogadores disputam uma
corrida em qualquer fase do jogo, com exceção da X e The Moon e todas as caixas
de itens ficarão alternando de item constantemente, sendo que existem novos
itens para ajudar ou atrapalhar seu oponente, como por exemplo, há um item que
inverte os controles do seu oponente, outro que trás seu oponente para perto do
seu personagem, etc. No modo Chao Hunt você deve procurar e pegar os Chao
espalhados pela fase, são quatro fases: Forest Chao Garden, Factory Chao Garden,
Pinball Chao Garden e Space Chao Garden, cada uma destas fases são baseadas nas
já existentes no jogo, por exemplo a Forest Chao Garden é baseada na Neo Green
Hill, a Factory Chao Garden é baseada na Secret Base, a Pinball Chao Garden é
baseada na Casino Paradise e a Space Chao Garden é baseada na Cosmic Angel. Há
um determinado tempo neste modo e no final deste quem tiver mais Chaos ganha,
mas não é tão simples assim, pois é possível roubar os Chaos do seu oponente e
para isso basta acerta-lo. Neste modo também existem caixas de itens, mas aqui
elas aparecem em qualquer lugar da fase e desaparecem depois de um curto tempo.
Há possibilidade de se montar uma equipe nesse modo, (dois contra um, dois
contra dois, ou três contra um, dependendo do número de jogadores). Nos jogos em
equipe, cada personagem tem uma ação particular que pode fazer ao companheiro
(exemplo: se o Sonic estiver girando e seu companheiro o toca por trás, é
instantaneamente jogado em disparada para frente).
Tiny Chao Garden
Sim o Chao Garden está presente neste jogo, mas em uma versão
mini. Se trata de um pequeno jardim, onde você cuida de seu Chao. Os Chaos são
uma espécie de bichinho virtual e você deve cuidar dele como se fosse um animal
de estimação de verdade, alimentando ele, acariciando, brincando, etc. Assim que
entrar pela primeira vez você verá um ovo no centro dele, leve a mãozinha até o
ovo e acaricie ele, usando o botão A, até que o ovo rache e seu Chao nascerá. No
canto direito da tela você verá os estatos do seus Chao como, os níveis dele,
seu nome e a quantidade de anéis que você dispõe, para mudar o nome do Chao
basta clicar em cima de seu nome. Ele começará com estatos de criança e com
todas as barras no nível 1, não há como mudar o estatos de criança no Tiny Chao
Garden, para isso você deve transferi-lo par o Sonic Adventure 2 - Battle do
Game Cube. Pressione o botão R para aparecer no canto esquerdo o menu com frutas
e brinquedos que você pode comprar para seu Chao, as frutas servem de alimento e
para cada fruta que você der as barras de nível dele subirão ou descerão
dependendo de qual fruta ele comer, os brinquedos aparecerão com o tempo e
variam de cornetas e patos infláveis até televisores, podem aparecer também
alguns ovos, mas eles não terão utilidade se você não tiver um Game Cube para
transferi-los. Mas nada disso é de graça tudo tem seu preço e é pago em Anéis e
para conseguir mais Anéis você pode escolher entre duas opções: pegá-los durante
o jogo ou jogar um dos dois mini games que são os dois Game Boys coloridos no
alto da tela do Tiny Chao Garden.
O Game Boy branco será o famoso jogo do "papel", "tesoura" e
"pedra", mas de uma forma diferente, na parte de baixo da tela estão as
figuras que você dispõe e na parte de cima ficarão passando as figuras
que você deve eliminar. Para elimina-las você deve disparar uma das três
figuras da parte de baixo na sua equivalente acima, lembrando que
"papel" vence "pedra", "pedra" vence "tesoura" e "tesoura" vence
"papel". Para cada acerto você ganha inicialmente 1 Anel e conforme você
vai passando de nível a pontuação vai aumentando, para cada empate você
não ganha nem perde Anéis e para cada erro você perde um cartão sendo
que você tem um limite máximo de cinco cartões. Cada vez que você passa
de nível além de ficar mais difícil, seu tempo aumenta em poucos
segundos, portanto quanto mais rápido você for maior será a quantia de
Anéis que você poderá conseguir, mas não é possível ganhar mais que 99
Anéis neste modo.
O Game Boy roxo o leva para o famoso jogo da memória, onde as
cartas serão revelado por um breve instante no início do jogo e depois elas
viram, então seu Chao muito gentilmente entra em cena e modifica a posição de
algumas cartas e então começa o jogo. Você deve formar pares iguais para ganhar
Anéis. Existe uma pontuação para cada cor no tabuleiro, caso você forme um par e
as duas cartas estiverem na parte azul você ganha 1 + 1 Anéis, ou seja 2, se uma
das cartas está na parte rosa e outra na azul sua recompensa será de 3 + 1
Anéis, ou seja 4 Anéis, e se uma das cartas estiver na parte vermelha e outra na
azul você ganha 5 + 1 Anéis, resultando em 6 Anéis, e assim por diante. Se você
errar três vezes estará acabado o jogo, mas caso consiga acertar todos os pares
você receberá uma recompensa extra para cada erro não cometido.
Para mais informações sobre o Tiny Chao
Garden, olhe o
detonado do site.
Curiosidades
É possível jogar com Sonic e Tails
juntos, para isso vá a tela de seleção de fases, coloque o cursor sobre
Sonic e aperte para cima, depois coloque o cursor em cima de Tails e aperte
para baixo, depois coloque o cursor sobre Knuckles e aperte L, depois
coloque o cursor sobre Amy e aperte R e por último coloque o cursor sobre
Sonic e aperte A. Se fizer tudo certo você ouvirá um som de Anel e assim que
escolher uma fase Tails estará seguindo Sonic. Infelizmente não é possível
pegar uma carona para voar. Se você jogar na X-Zone com este código, assim
que terminar a fase e Sonic sumir da tela, Tails ficará parado no canto da
tela enquanto são computados os pontos! Este código não funciona na The Moon
Zone.
O personagem Metal Knuckles apareceu
apenas em Sonic R e Sonic Advance.
Quatro em uma fase? Num comercial
do jogo, é possível ver na mesma fase Sonic, Tails, Knuckles e Amy. No YouTube,
o comercial pode ser visto no link
http://www.youtube.com/watch?v=Csv_Ina41no (ver em 0:25).
Análise Técnica
Os gráficos deste jogo são muito bons,
os personagens estão com o padrão gráfico no estilo Adventure, os backgrounds
das fases são muito bem feitos com várias cores e muito bem detalhados, as
engenhocas de Eggman estão mais reais e os badniks também. As músicas do jogo
decepcionam um pouco, são remix dos jogos do Mega sem muita criatividade. Com
relação a jogabilidade ela é bem diferente, muito estranha à primeira vez e
inferior a dos outros jogos do ouriço. As fases estão com ótimas cores, são mais
longas, mas também são mais rápidas. A maior defasagem deste jogo é, justamente,
em relação à velocidade, que ao invés de ser o ponto forte do jogo, acabou sendo
o ponto fraco, pois o jogo é lento.
Sonic N
O game Sonic N, de Nokia N-Gage,
foi lançado em 07 de Outubro de 2003, como um port do game Sonic Advance. O jogo
apresenta as mesmas características da versão de Game Boy Advance, com duas
opções de tela: uma de tela cheia e outra parcial, formando bordas.
Evidentemente por ser uma plataforma mais fraca que o Game Boy Avance, o jogo
(através do gráfico e sons) é mais "fraco" e não permite qualquer tipo de
conexão com outro N-Gage, não tendo, portanto, Multiplayer. Mas o desenho do
mapa das fases é rigorosamente o mesmo. A única diferença é que a versão de
N-Gage não tem Tiny Chao Garden.
Sonic Advance para Android (2011)
Em 2011 o Sonic Advance ganhou no Japão sua versão de Android. O jogo foi
bastante reduzido para ser jogável no sistema de celulares. O som foi reduzido
para qualidade midi e roda em 30 frames por segundo. O mais curioso é a
substituição de alguns remixes do Sonic 1 e Sonic 2, presentes na versão
original no chefe final (com um trecho do chefe da Green Hill Zone e Emerald
Hill Zone). Ao invés de usar um remix da trilha original - como na versão do
Game Boy Advance - o jogo usa um remix da música do chefe de Sonic 4 Episode 1.
Confira as diferenças você mesmo no vídeo acima.
Ficha Técnica
Capa do jogo
Dados
Nome: Sonic Advance
Plataforma:Game Boy
Advance
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega e THQ
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento:
??/12/2001 07/10/2003 (N-Gage)
Avaliação
Prós/Contras
Gráficos: 9,0
Prós: gráficos muito bons e vários personagens com grande
variedade de movimentos.
Contras: faltou mais velocidade no jogo, a trilha sonora deixa a
desejar e a jogabilidade não é muito boa.
Som: 7,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 8,0
Nota Geral: 8,0
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Atualizado em:
23/02/2018