Um ano após o lançamento de
Sonic Advance, foi a vez de Sonic Advance 2 sair para Game Boy Advance.
Trata-se de uma ótima continuação, bem melhor que a versão anterior,
cheio de novidades, mas tudo mantendo o mesmo estilo do jogo anterior. É a
série nova do Sonic com o estilo clássico e consagrado.
Novidades

Existe uma enorme quantidade
de novidades em relação ao jogo anterior desde pequenos detalhes como a
mudança de alguns sprites, onde agora é possível andar vagarosamente
com o personagem numa postura ereta e até mesmo quando os personagens
pulam e começam a cair eles param de girar fazendo uma posição de
pouso, caso o personagem fique nessa posição só será possível
acertar os inimigos caindo em cima deles, até a adição de novas habilidade
para todos os personagens, inclusive Eggman!
Com relação aos gráficos, eles
estão um pouco melhores que o jogo anterior, a grande novidade fica
por conta dos cenários das fases onde foi usado o Paralax (efeito em que
o fundo se move em plano diferente do Sonic e dos objetos da fase de forma
exuberante em certas fases).
Esse jogo foi feito
baseando-se na velocidade, para compensar a falta dela no jogo anterior,
de tão grande é a mudança que as fases começam como uma largada de uma
corrida, com direito a preparação do personagem, onde é possível largar com grande velocidade, para isto aperte
para frente, apenas, no mesmo instante em que o narrador disser "GO!",
isso exige um pouco de treino, mas é essencial no modo Time Attack, e a
chegada das fases também é como em uma corrida, ou seja, não existem
mais placas de conclusão de fase, e quanto mais rápido você cruzar a
linha de chegada mais pontos ganhará e assim que cruzar a chegada você
deve frear para parar em cima de uma das três cores de faixa, quanto mais
próxima a faixa for da chegada mais pontos você ganhará. As fases dos
chefes terminam assim que Eggman for derrotado.
As músicas estão bem melhores que
as do jogo anterior, sem remix e bem mais criativas. Alguns consideram que
este jogo tem a melhor trilha sonora da série Advance.

Este
jogo possui, de início 3 menus: Game Start, onde você joga o modo
história, Time Attack, onde você grava seus melhores tempos, mas
inicialmente só é possível jogar nas fases e não nos chefes, e Option,
que serve pra você mudar algumas opções do jogo, mas o Sound Test não
está habilitado logo de cara. O Tiny Chao
Garden se mantém o mesmo do jogo anterior, mas será habilitado mais tarde.
Os badniks estão mais
traiçoeiros do que nunca, sempre estão no lugar certo, prontos para te
pegarem e em algumas fases eles conseguem se camuflar com o cenário! Como
sempre os anéis estão no jogo, espalhados por todas as fases e
servem para te
proteger destes badniks e outras armadilhas e quanto mais se junta, menos
vulnerável se torna aos inimigos, pois quando atingido, basta recuperar
parte dos anéis em volta e seguir em frente. Agora existe apenas um poste
de salvamento durante cada fase e este se localiza exatamente no centro
delas, mas não é necessário tocar neles para os ativar, basta passar do
meio da fase. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos
dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que
estiver dentro e agora está muito mais fácil de pegá-los, pois agora
basta tocar neles, essa mudança é muito útil já que agora não se
precisa parar para estourá-los basta passar por eles. Os itens do jogo são:
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5
Rings: dá 5 Anéis extras. |
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10 Rings: dá 10 Anéis extras. |
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? Rings:
dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10
ou 20. |
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Shield:
escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao
invés dos seus
Anéis quando for atingido. |
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Lightning
Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis
quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas
suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 &
Knuckles, este escudo funciona debaixo da água. |
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Invencibilidade:
torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não
protege contra esmagamentos, afogamentos ou quedas em precipícios. |
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Speed
Shoes: antes chamado "Power Sneakers", com este item o
personagem fica bem mais veloz que o normal por aproximadamente 20
segundos. |
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1-UP:
dá uma vida extra. |
O jogo possuí sistema de
salvamento, que permite salvar as fases em que você parou com todos os personagens, tornando
dispensável o uso de continues, além de salvar as esmeraldas pegas, os
seus tempos no Time Attack e o Tiny Chao Garden.
A tela do jogo sofreu
novas alterações com relação ao jogo anterior, mas continua com o mesmo esquema. No canto superior esquerdo está
o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200
anéis. Logo abaixo está o campo Score onde é computado a pontuação do jogador,
sendo que cada inimigo destruído dá 100 pontos, e se forem destruídos
vários em seqüência pode-se chegar a 10 mil pontos. Ao final da fase será feita a contagem de pontos,
onde serão analisados o tempo de conclusão: até 0:30 dá 80 mil pontos, de
0:30 a 1:00 dá 50 mil pontos e assim sucessivamente, mais a quantia de Anéis que você terminou
a fase onde cada Anel vale 100 pontos. Na parte de cima no centro da tela está o campo Tempo, você tem 10:00 minutos como
sempre para terminar as fases.
Por fim, na parte de baixo da tela no canto esquerdo há o campo de contador de vidas, que após zerado,
dá o Game Over e não há continues nesse jogo.
Uma das maiores novidades neste jogo é uma nova habilidade chamada Boost Mode, que se trata
de uma explosão de velocidade, que felizmente todos os personagens podem
fazer. Esta explosão permite que você alcance velocidades incríveis,
muito superiores as do jogo anterior e quando seu personagem alcança
esse nível de impulso uma sombra, muito semelhante a do Hyper Sonic, é
criada e enquanto você permanecer em alta velocidade ela irá seguir seus
movimentos, quando esta sombra sumir significa que você perdeu muita
velocidade e terá de recuperar todo o impulso. Existem várias maneiras para
conseguir este feito, a básica é você correr bastante, de preferência
morro abaixo e quanto mais anéis você tiver mais rápido entrará neste
modo e mais difícil será perder a sombra, outra forma é utilizando os Speed Booster encontrados em vários
lugares ao longo das fases, ou ainda batendo em algumas molas verticais
que também lhe dão tal impulso. Enquanto estiver no Boost Mode se você
apertar o botão B seu personagem realizará um ataque em movimento e
ainda continuará em alta velocidade depois de executá-lo.
Foi adicionado ao jogo
outra nova
habilidade que todos os personagens podem realizar em qualquer direção,
chamada Mid Air Trick Attack, trata-se de um movimento realizado no ar
utilizando o direcional mais o botão R, com isso seu personagem
realizará uma manobra na direção apontada, mas esta habilidade só
funciona se seu personagem for arremessado para o alto por uma mola ou por
uma rampa ou ainda por pular no fim de um Rail.
As
novas habilidades não são apenas para os heróis, pois Eggman também
ganhou uma habilidade chamada Boss Pinch. Esse modo é ativado
quando você o acertar pela quarta vez, ou sexta no caso do Egg Bomber
Tank, e quando isso ocorrer, haverá uma mudança súbita na música e
Eggman começará a apelar, atacando com muito mais freqüência ou
mudando a sua tática. Essa habilidade existe em todos os chefes do jogo
tornando o desafio ainda maior.
Outra novidade também com relação aos
chefes é que todos eles são em movimento ou seja a tela se movimenta
sozinha para a direita enquanto Eggman corre nesta mesma direção e para
acerta-lo você deve primeiro alcançá-lo, os Anéis vão passando com o
tempo. Uma dica útil para quem não conhece bem os chefes é: acertar e
correr pro canto esquerdo da tela e esperar que mais Anéis apareçam.
Sabe
quando você fica muito tempo com seu personagem parado e ele começa a
bater o pé, apontar para frente, bocejar, etc? Isso é chamado de "Apeal"
e neste jogo para fazer o Apeal do seu personagem basta segurar para cima.
O Apeal do Knuckles também é um poderoso ataque e pode destruir badniks
facilmente.
Infelizmente não é mais possível rolar a tela ir para cima ou
para baixo.
Enredo
Novamente
Eggman ataca, mas desta vez seu plano foi melhor elaborado e além de
capturar os pequenos animais para fazer badniks também conseguiu capturar
Tails, Knuckles e a pequena coelha Cream e por alguma razão também quer
capturar a sua mãe. Os problemas não acabam aqui, pois Eggman
reconstruiu a Death Egg e está mais perigosa do que nunca. Cabe a Sonic
salvar seus companheiros e o mundo novamente. Conforme os personagens vão
sendo liberados, aparecerão cenas contando um pouco sobre história do jogo.
Personagens
e Habilidades
Desta vez são cinco personagens jogáveis,
mas não de início, é preciso habilitá-los durante o jogo, várias
novas habilidades e agora todos os personagens podem deslizar pelos Rails.
Sonic the Hedgehog: mais rápido do que nunca
agora suas habilidades foram aprimoradas para conseguir o máximo de
velocidade e derrotar Eggman tão rápido que ele nem
verá o que o acertou. Único personagem disponível de início e
somente ele pode salvar seus companheiros das garras do terrível
doutor. |
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Cream
the Rabbit: a novata da turma, doce e meiga, tudo o que a
pequena coelha quer é salvar sua mãe das garras do terrível
Eggman e para isso ela conta com a ajuda de seu inseparável amigo
Chao, Cheese, que ataca seus inimigos impiedosamente e juntos formam
uma dupla poderosa. Com suas grandes orelhas Cream também pode
voar! Ela é a primeira personagem a ser habilitada logo que você
derrota o primeiro chefe do jogo. |
Miles "Tails" Prower: também capturado
por Eggman, Tails tenta provar para si próprio que também pode dar
conta do vilão e sai em busca das esmeraldas para acabar com mais
este plano do incansável doutor. Para habilitá-lo vença o chefe da
Music Plant com Sonic. |
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Knuckles the Echidna: novamente enganado
pelo Eggman, Knuckles acaba sendo preso por uma de suas engenhocas e
cabe a Sonic a missão de salva-lo. A equidna não deixará isso
barato e correrá como nunca para mostrar a Eggman que ele não é
ingênuo. Para habilitá-lo vença o chefe da Sky Canyon com Sonic. |
Amy
Rose: misteriosamente
ela é uma personagem secreta neste jogo e está completamente fora
da história. A ouriça finalmente aprendeu a girar como os
outros personagens, mas mesmo assim não dispensa seu martelo Piko
Piko. Para habilita-la termine o jogo com todos os outros
personagens pegando as 7 esmeraldas. |
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Spin Jump: quando seu personagem pula, ele vira uma
verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta
pressionar A. |

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Spin: quando o personagem estiver com velocidade, aperte
para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e
destrói inimigos facilmente |
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SpinDash: segure para baixo, e com ele
segurado, aperte A. Quanto mais você apertar esse botão,
maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito
mais velocidade, para fazer subidas e acertar
inimigos. |

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Insta-Shield: quando você aperta o
botão de pulo duas vezes em seguida, o giro do Sonic gerará uma
pequena energia que servirá para ampliar sua área de dano, que auxilia muito a
destruição dos inimigos. Essa habilidade é exclusiva do Sonic. |
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Air Dash: para realizar esta manobra
basta pular e enquanto estiver no ar pressione rapidamente duas
vezes para a direita ou esquerda e Sonic ganhará impulso na
direção desejada. Muito útil para ganhar impulso ou passar por
cima de obstáculos. Habilidade exclusiva do Sonic. |

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Slide: aperte o botão B para Sonic realizar esta manobra. Sonic então dará uma
cambalhota e depois a rasteira. Muito útil para acertar inimigos a curto alcance.
Habilidade, também, exclusiva do Sonic. |
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Sonic
Boost Mode Attack: sonic irá desferir uma rasteira em alta
velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto
estiver no Boost Mode. |
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Homing Attack: sonic
disparará em direção a um inimigo próximo a ele acertando-o em
cheio, para fazer isto basta pula próximo a um inimigo e apertar o
botão A. |
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Bounce:
sonic fará uma parada total em sua velocidade e descerá rolando
até bater no chão, para realizar tal manobra basta pular e apertar
o botão B. Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão. |
|
Sonic
Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte
o botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente
para alcançar locais altos, mas não é possível fazer isto se o
Rail terminar no mesmo nível do chão. |
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Sonic
Air Trick Forward: pressione para frente no direcional e aperte
o botão R para Sonic dar um impulso para frente destruindo o que
estiver em seu caminho. |
|
Sonic
Air Trick Backward: apenas aperte o botão R para Sonic parar
instantaneamente de ir para frente e começar a ir para trás. |
|
Sonic
Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o
botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e ir
para cima. |
|
Sonic
Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o
botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e ir
para baixo destruindo tudo o que estiver em seu caminho e podendo
quebrar o chão. |
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Rushing
Attack: aperte o botão B para executar este ataque. Habilidade única
do Super Sonic e pode ser realizada em qualquer direção. |
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Tails Fly:
basta ficar apertando
em seguida o botão de pulo repetidamente, para voar livremente, mas a pequena raposa não tem
fôlego ilimitado: são aproximadamente oito segundos. É possível destruir inimigos
enquanto voa, basta acerta-los com os rabos. |
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Tail Swipe: para usar esta habilidade
pressione o botão B enquanto estiver no chão e Tails usará suas
poderosas caudas para destruir o que estiver em seu alcance. |
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Tails
Boost Mode Attack: Tails irá atacar com seus rabos em alta
velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto
estiver no Boost Mode. |
 |
Tails
Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o
botão R para Tails dar um pequeno impulso para cima e para frente,
mas logo ele começa a cair. |
 |
Tails
Air Trick Backward: apenas aperte o botão R para Tails mudar
bruscamente sua direção indo para trás. |
 |
Tails
Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o
botão R para Tails parar instantaneamente de ir para frente e dar
um impulso para cima. |
 |
Tails
Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o
botão R para Tails parar instantaneamente de ir para frente e
começar a descer. |
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Glide: Knuckles pode alcançar lugares
secretos e acessar determinados locais longínquos com maior
facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem
simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do
alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir
inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles. |
 |
Climb: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar
paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas
paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta
planar e direcionar o personagem contra uma parede, mas isso só
funciona em paredes verticais. |
 |
Drill
Claw: Knuckles irá parar e começar a descer em parafuso
destruindo tudo em seu caminho até
atingir o chão, para isto pule e aperte o botão B. Esta habilidade
pode ser usada para quebrar o chão. |
 |
Punch: agora você pode usar os
poderosos punhos de Knuckles para devastar tudo pela frente. Para
isso basta apertar o botão B e Knuckles irá desferir
uma seqüência de dois poderosos socos andando um pouco para
frente. |
 |
Knuckles
Boost Mode Attack: Knuckles irá desferir um poderoso soco em
espiral para frente em alta velocidade, para fazer isso basta
apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode. |
 |
Knuckles
Air Trick Forward: segure para frente no direcional e aperte o
botão R para Knuckles dar um impulso para frente destruindo o que
estiver em seu caminho, mas logo ele começa a cair e quando tocar
no chão começará a rolar. |
 |
Knuckles
Air Trick Backward: pressione o botão R para Knuckles mudar
imediatamente de direção indo para trás e destruindo o que
estiver em seu caminho e assim que tocar o chão começará a rolar. |
 |
Knuckles
Air Trick Upward: segure para cima no direcional e aperte o
botão R para Knuckles parar instantaneamente de ir para frente e
dar um upper flamejante pegando um pequeno impulso para cima. |
 |
Knuckles
Air Trick Downward: segure para baixo no direcional e aperte o
botão R para Knuckles parar instantaneamente de ir para frente e
começar a descer em parafuso destruindo o que estiver em seu
caminho podendo quebrar o chão. |
 |
Cream Fly:
Cream também pode voar, para fazer isto basta pular e ficar
apertando repetidamente o botão A, mas seu fôlego
também tem limite: aproximadamente 5 segundos. Ela alcança uma
velocidade muito superior a de Tails, mas não consegue
subir muito alto. Ela não pode atacar
seus inimigos enquanto voa. |
 |
Cream Fly
Attack: este é o ataque
que Cream pode realizar enquanto voa, basta apertar o botão B para
que a coelhinha pare de voar e comece a cair acertando os inimigos
caindo em cima. |
 |
Chao
Attack: pressione
o botão B enquanto estiver no chão ou durante o pulo para que
Cream ordene a Cheese atacar o inimigo mais próximo. Isso é
extremamente eficiente contra chefes e também pode ser usado para
pegar os SP Rings, mas você deve esperar um pouco para Cheese poder
atacar novamente. |
 |
Chao
Rolling Attack: pule
e pressione para baixo mais o botão B. Cheese irá girar em volta
de Cream destruindo tudo o que estiver ao seu alcance. |
 |
Cream
Boost Mode Attack: Cream irá saltar e Cheese rodará em volta
dela acertando o que estiver em seu caminho, tudo isto em alta
velocidade, para fazer isso basta apertar o botão B enquanto
estiver no Boost Mode. |
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Cream Air Trick
Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R
para Cream dar um pequeno impulso para cima e para frente, mas logo
ela começa a cair. |
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Cream Air Trick
Backward: pressione o botão R para Cream mudar de direção
bruscamente indo para trás. |
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Cream Air Trick
Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para
Cream parar instantaneamente de ir para frente e dar impulso para
cima |
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Cream Air Trick
Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R
para Cream parar instantaneamente de ir para frente e dar impulso
para baixo destruindo o que estiver em seu caminho. |
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Spin Dash: idêntico
ao dos outros personagens a única diferença é que ela carrega
como se fosse usar o Peel Out do Sonic CD, mas no fim sai rolando.
Basta se abaixar enquanto estiver parado e apertar várias vezes o
botão de pulo. |
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Hammer Attack: enquanto estiver no
chão pressione o botão B para que Amy use seu martelo para atacar. |
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Super Hammer Attack: pule e
aperte o botão A para que Amy pare de girar e bata com seu martelo,
muito útil para aumentar sua área de dano, mas ruim, pois ela para
de girar e ela só consegue usar
esta habilidade uma vez por salto. |
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Mid-Air Hammer Swirl: pule e enquanto
estiver no ar segure para baixo e aperte o botão B. Amy descerá
girando com seu martelo e destruirá o que estiver em seu caminho.
Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão. |
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Amy
Boost Mode Attack: Amy irá usar sua cabeça para atropelar o
que estiver em seu caminho em alta velocidade, para fazer isso basta
apertar o botão B enquanto estiver no Boost Mode. |
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Amy
Grind Trick: quando estiver bem próximo do final do Rail aperte
o botão A para saltar a uma altura maior que a normal, excelente
para alcançar locais altos, mas não é possível fazer isto se o
Rail terminar no mesmo nível do chão. |
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Amy Air Trick
Forward: segure para frente no direcional e aperte o botão R
para Amy parar dar impulso para frente destruindo o que estiver em
seu caminho. |
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Amy Air Trick
Backward: apenas aperte o botão R para Amy mudar
instantaneamente sua direção para trás. |
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Amy Air Trick
Upward: segure para cima no direcional e aperte o botão R para
Amy parar instantaneamente de ir para frente e ir para cima. |
 |
Amy Air Trick
Downward: segure para baixo no direcional e aperte o botão R
para Amy parar instantaneamente de ir para frente e começar a
descer rodando seu martelo e destruindo tudo em seu caminho podendo
inclusive destruir o chão. |
Fases
São 8 ao todo, cada uma está
dividida em 2 atos, e mais uma fase extra apenas para Sonic e apenas se
você coletou todas as 7 esmeraldas. As fases estão mais bem feitas e
mais difíceis, além de estarem bem mais tematizadas.
Leaf
Forest:
uma floresta verdejante
com muitos loopings gigantes e parafusos, curiosamente a única fase do
jogo que apresenta água e apenas no primeiro ato. Não será nenhum
desafio passar por essa fase. Chefe: Eggman ataca com seu Egghamer Tank II
e nele está presa Cream. Este chefe não será difícil, apenas observe a
freqüência com que Eggman ataca e calcule a hora exata de correr e
ataca-lo. Caso fique sem Anéis, basta ficar no canto esquerdo da tela
esperando, pois o vilão não consegue te acertar neste canto.
Hot Crater: a
melhor junção música e fase de toda a série Advance. Você agora entra
em uma cratera fervente, mas curiosamente não ha poços de lava. Esta
fase é, em sua maioria, descida permitindo alcançar facilmente
altíssimas velocidades. Chefe:
Egg Bomber Tank é o veículo que Eggman usará para tentar te parar. Para
destruí-lo acerte primeiramente oito vezes o cano do tanque, tomando
cuidado com as bombas que saem dele, depois disto o cano explodirá e
Eggman entrará no Pinch fazendo com que as bombas saiam com mais
freqüência.
Music
Plant: a fase mais bem tematizada de toda série Adventure.
Prepare-se para andar sobre partituras, teclados e cordas, saltar sobre
balões musicais, xilofones e pratos e passar por trompetes e flautas. Chefe: Eggman ataca com o Egg Totem e lá no alto está preso Tails. Este
chefe é um pouco complicado, fique aproximadamente no centro da tela e
espere que o vilão solte uma das três partes do centro, ela virá até
um certo ponto da tela e um pequeno canhão aparece e dispara em sua
direção, dois golpes neste canhão e ele será destruído, mas isso não
é necessário, basta pular em cima da parte que saiu do totem, tomando
cuidado com os espinhos ao seu redor, é possível pular pelo meio da
roda, e de lá pule direto em Eggman. Para te confundir as vezes podem
sair duas ou mais partes do totem e elas então trocam de lugar, mas nada
de muito especial.
Ice
Paradise: fase
noturna de
gelo com uma cidade ao fundo e muitas luzes, está zona é bem
cativante. Existem alguns escorregadores e partes congeladas do chão que
também o fazem escorregar dificultando sua passagem. Chefe: agora é a
vez de Eggman atacar com seu Aero Egg. Ele ficará voando no canto da tela
e você verá uma espécie de rabo na parte de trás da nave com um
trampolim na ponta. Para acerta-lo corra e pule neste trampolim e ele te
dará impulso para acertar o vilão, mas não será tão simples assim,
pois este trampolim inverte de vez em quando impedindo que você o use, e
o que é pior, Eggman soltará bombas de sua nave que explodem no chão
arremessando pedaços para o alto que são difíceis de desviar e isso
ainda não é tudo, pois quando ele entrar no Pinch as bombas cairão com
mais freqüência. Oito golpes e pronto.
Sky
Canyon:
voltando mais uma vez
para os céus, esta fase está repleta de moinhos de vento, ventiladores,
correntes de ar ascendentes, exaustores gigantes e caminhos vertiginosos
que dão a sensação de estar correndo pelas nuvens, mas muito cuidado,
pois um simples erro e você acabará lá em baixo. Chefe: Egg Saucer. Na
primeira vez em que você enfrentar este chefe com Sonic você verá que
Knuckles estará preso na máquina no lugar de Eggman e o mais estranho
para destruir este chefe você deve acertar Knuckles! Esta geringonça
consiste em uma roda gigante com três coisas nela: um braço com uma mão
na ponta, um canhão e a cápsula com Eggman ou Knuckles dentro e o pior é
que tudo isto gira no sentido horário para dificultar mais ainda.
Primeiramente recomendo que destrua o canhão para não se preocupar mais
com seus disparos acertando ele quatro vezes,
isso vai facilitar muito sua vida, depois disto preocupe-se apenas em
desviar dos ataques da mão, pois alguns ataques dela te matam
instantaneamente não importando quantos Anéis você tenha. Depois de
oito golpes tudo começa a explodir com Knuckles no meio!! Após as
explosões, a Equidna aparece correndo e gritando furiosamente atrás de
Sonic, sem dúvidas a cena mais cômica do jogo.
Tecno
Base: uma base de
alta tecnologia, onde se tem a impressão de se estar andando dentro de um
computador devido ao seu fundo ser cheio de chips e conexões. Fase cheia de cores,
pontes de lasers e pontes móveis. Muito cuidado nesta zona, pois os espinhos,
badniks e
os Speed Boosters são diferentes dos encontrados das outras fases e podem
facilmente se camuflarem com o cenário do fundo. Chefe: Egg-Go-Round (imagine a cena: em vez de
cavalinhos e pôneis no carrossel,
houverem... ovos....), pois bem esta e a geringonça da vez, consiste na
nave de Eggman correndo por um trilho no centro da tela com quatro braços
com plataformas nas pontas que ficam girando em volta da nave no sentido
horário, sendo que duas plataformas são cinza azuladas e duas amarelas e
no centro de cada uma delas há uma esfera azul. Aleatoriamente as luzes
das plataformas azuis ou amarelas vão piscar e então elas farão seus
movimentos, as plataformas azuis começam a girar impedindo que você suba
nelas e nas plataformas amarelas aparecem espinhos. Tudo o que você tem
que fazer é escolher o momento certo para subir nestas plataformas e
pular em Eggman, mas ainda existem mais problemas, a nave do vilão
também dispara contra você, portanto fique atento. Quando Eggman entrar
no Pinch, as plataformas começarão a girar no sentido
anti-horário dificultando muito. Em resumo esse é o chefe mais
complicado deste jogo.
Egg
Utopia:
novamente o Ovo da
Morte, Eggman nunca desiste dele. Está é uma fase típica de base seu
estilo é bem parecido com o do Sonic 3 & Knuckles, cheio de
armadilhas e com inversões de gravidade. Em várias partes você passa
por intercessões para chegar às em outras partes da nave, muito cuidado
nestas intercessões, pois elas são no meio do espaço, normalmente feita
através de Rails e um pequeno erro você pode acabar a deriva no espaço.
Chefe: nova geringonça: Egg Frog (imaginando um ovo com pernas de
sapo...), este chefe não é muito difícil, consiste na nave do Eggman
com duas pernas, parecendo um sapo, com rodas no lugar dos pés, nesta
faze é possível inverter a sua gravidade e para isso basta apertar para
cima ou para baixo, isso será muito útil para escapar de alguns ataques.
Seus ataques consistem em mudar a gravidade e soltar uma bomba napalm
fazendo o chão onde ele estava pegar fogo, inverta sua gravidade para
escapar deste ataque, ou então ele pode brecar sumindo da tela pelo lado
esquerdo e reaparecer no chão ou no teto tentando assim te atropelar com
as rodas das pernas, quando ele sumir corra e fique no canto direito da
tela. Oito golpes e você acaba com ele.
XX-Zone:
não é bem uma fase, mas sim uma seqüência de chefes. Aqui você enfrentará
novamente todos os chefes deste jogo, um seguido do outro, mas você
precisa acerta-los apenas quatro vezes cada com exceção do Egg Bomber
Tank e o Egg Saucer, que terão de ser acerto seis vezes, mas cuidado,
pois os chefes já vem no Pinch. Depois de destruir todos, seu personagem
finalmente pára de correr e diante dele surge um robô gigante! Sim este
é o chefe final. Para derrotá-lo acerte-o nos braços seis vezes em cada
e depois oito vezes na cabeça. Como sempre Eggman não ficará parado
esperando você bater nele, seus golpes consistem em atirar seus braços
em sua direção para acerta-lo, para saber quando ele fará isso fique
olhando para os braços dele, se algum estiver seguindo seus movimentos é
porque está prestes a disparar, além disso um laser sairá da cabeça do
robô e isso ainda não é tudo, pois você já deve ter reparado que seu
personagem não consegue pular alto o suficiente para acertar a cabeça do
robô, mas já deve ter reparado que as três plataformas laranjas sobem e
descem e são elas que você deve usar para acertar o robô, mas você
não deve ficar nas plataformas até elas alcançarem o teto, pois este
está cheio de espinhos, evite ficar em cima das plataformas enquanto elas
estiverem no chão, pois quando elas se soltam para começar a subir,
jogarão seu personagem para cima fazendo com que você perca a controle.
Não é obrigatório destruir os braços do robô, mas caso queira
acerte-os depois que forem disparados e longe das garras. Este
chefe é muito fácil com Cream e Tails.
True Area 53: sim o jogo ainda não acabou, que graça teria se
não houvesse uma fase secreta? Como sempre essa fase secreta serve apenas
para Sonic e se você tiver pego todas as esmeraldas com ele. Quando
entrar nesta fase uma pequena cena aparecerá mostrando a mãe de Cream
sendo raptada por algo invisível, então Sonic se transformando em Super Sonic
e parte em perseguição a ela. Quando Sonic a alcança essa coisa se torna visível
e então aparece a última nave de Eggman. Desta vez você pode se mover
livremente pela tela, seu único ataque é o Rushing Attack que pode ser
feito em qualquer direção. Desta vez Eggman se superou muito, pois não
é possível acertar a nave com o Rushing Attack e o doutor descobriu como
causar grandes estragos em Super Sonic, baseando-se na sua fraqueza, a
perda de Anéis por segundo. Seus ataques são lançar varias bolas de
energia que apenas retardam o Super Sonic, lançar mísseis teleguiados
que explodem com o tempo e o mais perigoso ataque: um raio de gelo que sai
do rabo da nave e caso este raio o acerte, Sonic será transformado em
picolé e a nave o sugará para dentro dela e então 10 Anéis serão
retirados de você. Para desviar do ataque do rabo basta esperar o momento
exato para usar o Rushing Attack, para cima ou para baixo, e atravessar o laser congelando, mas
mesmo assim Eggman tentará sugá-lo para dentro da nave e sua única
alternativa é ficar usando o Rushing Attack para trás. A única forma de
acertar o vilão é usando o Rushing Attack para rebater os mísseis
teleguiados na nave 12 vezes. Como sempre o Boss Pinch também existe aqui
e é ativado quando você acerta-lo pela oitava vez, desta vez além de
fazer todos os ataque de antes Eggman começará a girar a nave e a
jogará contra você retardando seus movimentos, mas nada de muito grave.
Special
Stage

Para entrar nos Estágios Especiais
você deve encontrar e pegar 7 SP Rings
,
que estão espalhados pela fase e terminar a fase sem morrer e caso morra
e já tiver passado do meio da fase, terá de reiniciar toda a fase, pois
você voltará no poste de salvamento e na grande maioria das fases não é
possível retornar ao começo sem reiniciar o jogo. É considerado o meio
de entrar nos estágios especiais mais difícil de todos os jogos do
ouriço. Para piorar você só pode pegar uma esmeralda por fase, ou seja,
se você pegar a esmeralda na Leaf Forest ato 1 e depois concluir o Stage
na Leaf Forest ato 2, será a mesma esmeralda, reduzindo bastante as
chances de você coletar as esmeraldas. Caso tenha dificuldade em achar
os SP Rings consulte nosso
detonado. Assim que terminar o ato com todos os Special Rings seu
personagem irá disparar a toda velocidade e entrará no estágio especial,
que consiste em um amplo espaço em 3D, onde você deve correr para pegar
300 anéis em menos de 120 segundos, estágio parecido com o do Sonic CD.
Infelizmente alguns estágios possuem menos de 300 Anéis, mas há uma
maneira de conseguir tal quantia: quando se pega cinco anéis em seguida,
com uma diferença de aproximadamente menos de dois segundos, o número 2
aparecerá em cima da cabeça de seu personagem e enquanto este número
estiver sobre sua cabeça significa que para cada anel que você pegar,
seu valor será multiplicado por 2 e caso consiga pegar mais cinco Anéis
enquanto este número estiver em sua cabeça ele aumentará passando para 3
e assim por diante. Durante o Special Stage você encontrará Anéis
simples e umas bolinhas pretas que valem 5 Anéis, existem também grandes
círculos vermelhos no chão que podem ser trampolins ou Speed Boosters e
também há o guardião da esmeralda que é um robô que ficará te seguindo o
tempo todo e se ele te acertar você perderá 10 Anéis e se não possuir
Anéis será expulso do estágio, mas você também pode acertá-lo pulando
nele. Para saber onde está esse robô haverá uma seta próximo a seu
personagem que sempre apontará para ele.
Modo Multi Players
O game também conta com um ótimo modo "Versus" para até
quatro jogadores. Há o modo Single Game Pack, em que só é necessário
um cartucho para se jogar com até quatro pessoas, em uma disputa de quem
pega mais anéis pela fase, sendo que também vale pular nos adversários
para roubar seus anéis. Já no modo Multi Game Pack, os jogadores
disputam uma corrida em qualquer fase do jogo, com exceção da XX e True
Area 53 e todas as caixas de itens ficarão alternando de item
constantemente, sendo que existem novos itens para ajudar ou atrapalhar
seu oponente, como por exemplo, há um item que inverte os controles do
seu oponente, outro que trás seu oponente para perto do seu personagem,
outro que deixa ele muito lento, etc.
Tiny Chao Garden
Novamente o Chao Garden está presente neste jogo e idêntico
ao jogo anterior, mudando apenas um mini-game. Se trata de um pequeno jardim, onde você cuida de seu
Chao.
Os Chaos são uma espécie de bichinho virtual e você deve cuidar dele
como se fosse um animal de estimação de verdade, alimentando ele,
acariciando, brincando, etc.
Assim que entrar pela primeira vez você verá um ovo no centro dele, leve
a mãozinha até o ovo e acaricie ele, usando o botão A, até que o ovo
rache e seu Chao nascerá. No canto direito da tela você verá os status
do seus Chao como, os níveis dele, seu nome e a quantidade de anéis que
você dispõe, para mudar o nome do Chao basta clicar em cima de seu nome.
Ele começará com status de criança e com todas as barras no nível 1,
não há como mudar o esta tos de criança no Tiny Chao Garden, para isso
você deve transferi-lo par o Sonic Adventure 2 - Battle do Game Cube. Pressione o botão R para aparecer
no canto esquerdo o menu com frutas e brinquedos que você pode comprar
para seu Chao, as frutas servem de alimento e para cada fruta que você
der as barras de nível dele subirão ou descerão dependendo de qual
fruta ele comer, os brinquedos aparecerão com o tempo e variam de
cornetas e patos infláveis até televisores, podem aparecer também
alguns ovos, mas eles não terão utilidade se você não tiver um Game
Cube para transferi-los. Mas nada disso é de graça tudo tem seu preço
e é pago em Anéis e para conseguir mais Anéis você pode escolher entre
duas opções: pegá-los durante o jogo ou jogar um dos dois mini games
que são os dois Game Boys coloridos no alto da tela do Tiny Chao Garden.
O Game Boy branco mudou de jogo, agora você deve pegar
os Anéis que estão no ar e para isso você controla Cream que usa uma
mola para atirar Cheese em direção dos Anéis, mas logo ele começa a
cair e você deve pegá-lo com a mola e arremessá-lo novamente, caso Cheese
caia no chão ele perderá uma vida e caso caia três vezes é fim de jogo,
se ele cair
sobre a cabeça de Cream, ela o jogará de volta na mola. Quando os Anéis da
primeira fila terminarem uma nova aparecerá em um lugar mais alto e assim por
diante, são 4 níveis, sendo que no terceiro aparecerá um balão para
atrapalhar e no quarto aparecerão dois balões e um Anel que vale por 10,
estes balões servem de rebatedores e se Cheese bater neles será jogado
para uma direção qualquer.
Segure o Botão B para Cream andar mais rápido e aperte o botão A no
momento em que Cheese cair na mola para arremessá-lo mais alto. O limite
de anéis que se pode pegar neste jogo é 113.
O Game Boy roxo o leva para o famoso jogo da memória,
onde as cartas serão revelado por um breve instante logo de início e
depois elas viram, então seu Chao muito gentilmente entra em cena e
modifica a posição de algumas cartas e então começa o jogo. Você deve
formar pares com figuras iguais para ganhar Anéis. Existe uma pontuação para cada
cor no tabuleiro, caso você forme um par e as duas cartas estiverem na
parte azul você ganha 1 + 1 Anéis, ou seja 2, se uma das cartas está na
parte rosa e outra na azul sua recompensa será de 3 + 1 Anéis, ou seja 4
Anéis, e se uma das cartas estiver na parte vermelha e outra na azul
você ganha 5 + 1 Anéis, resultando em 6 Anéis, e assim por diante. Se você
errar três vezes estará acabado o jogo, mas caso consiga acertar todos
os pares você receberá uma recompensa extra para cada erro não
cometido.
Para mais informações sobre o
Tiny Chao Garden, olhe o detonado
do site.
Destraváveis
Existem várias coisas para se
habilitar neste jogo:
-
Cream: derrote o chefe da
Leaf Forest com Sonic;
-
Tails: derrote o chefe da
Music Plant com Sonic;
-
Knuckles: derrote o chefe
da Sky Canyon com Sonic;
-
Tiny Chao Garden: termine
o jogo com as 7 esmeraldas com 1 personagem;
-
Estágio Secreto para Sonic:
termine o jogo com Cream, Tails e Knuckles e depois pegue as 7 esmeraldas com
Sonic e termine o jogo;
-
Sound Test: termine o
jogo com as 7 esmeraldas com dois personagens;
-
Time Attack nos Chefes:
termine o jogo com as 7 esmeraldas com três personagens;
-
Amy: termine o jogo com
as 7 esmeraldas com os quatro personagens.
Curiosidades
-
Este jogo apenas possui água na Leaf Forest ato 1 e mais estranho ainda é que todas as habilidades
com relação a água, como as habilidades de nadar do Tails e
Knuckles, foram retiradas do jogo, mas mesmo assim é possível morrer
afogado;
-
Os sprites de quando o
personagem fica se equilibrando na beira de algo também foram
retirados do jogo;
-
Neste jogo não é possível
fazer a tela rolar para cima ou para baixo, por causa dos Apeals;
-
No manual do game não é revelado
o nome da mãe de Cream, Vanilla, só revelado em Sonic X
-
O ring no contador de rings fica
girando proporcionalmente à velocidade do Sonic; quanto mais rápido,
mais rápido ele gira; quanto menos rápido, menos rápido ele gira
-
Nas cenas finais do Sonic Advance 2 quando termina como Super Sonic há
uma cena engraçada em que Tails aparece "zarolho" idêntico ao personagem
Nutty da série Happy Tree friends, seria alguma sátira que a Sega fez à
série, que a propósito virou jogo pela mesma? Veja as imagens e compare
para ver se não há alguma semelhança.
Análise
Técnica
Houve poucas mudanças
gráficas no jogo, os personagens sofreram algumas alterações e os
cenários de fundo ficaram mais realistas. As músicas estão bem melhores
e mais criativas que do jogo anterior. A jogabilidade também sofreu
melhora, estranhando-se menos na primeira vez que se joga. A melhora na
velocidade do jogo é algo facilmente notado, muito mais rápido e
alucinante do jeito que os fãs gostam.
Ficha
Técnica
Capa |
Dados |

|
Nome:
Sonic Advance 2 |
Plataforma:
Game Boy Advance |
Gênero:
Ação |
Distribuidora:
Sega e THQ |
Desenvolvedora:
Sonic Team |
Idioma:
Multi-Idiomas |
Data
de Lançamento: ??/12/2002 |
|
Avaliação |
Prós/Contras |
Gráficos: 9,0 |
Prós:
gráficos muito bons, vários personagens com grande
variedade de movimentos e a velocidade está excelente agora. Contras:
apesar das melhorias as músicas poderiam ser ainda melhores,o fato do jogo ser muito voltado para velocidade, houve uma
valorização muito grande apenas do Sonic nas fases e há uma dificuldade exagerada para acessar os Estágios Especiais.
|
Som:
8.5 |
Jogabilidade: 9,0 |
Diversão: 9,0 |
Nota Geral: 8,5 |
Diga não ao plágio,
cite a autoria!
Por: Skar
Atualizado em:
24/11/2018 | |