SONIC BOOM (PREVIEW)

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Inicialmente Sonic Boom era o nome do projeto da Sega para uma nova série de desenho animado do Sonic. Com a revelação oficial do projeto no dia 06 de fevereiro de 2014 descobriu-se que Sonic Boom não será apenas uma série de desenho, mas também uma ação integrada de Marketing em três níveis: série; game e brinquedos. Na parte de games, Sonic Boom é o terceiro e último jogo da parceria de exclusividade da Sega & Nintendo e será lançado em 2014 em data ainda não definida, para Wii U e 3DS na América e Europa, sob este título, e no Japão com o nome de Sonic Toon. Sonic Boom trabalha com um novo conceito de Sonic, que inicialmente se resumirá a um spin-off. Inicialmente cogitou-se ser um reboot da série, mas a própria Sega desmentiu a informação, assegurando que Sonic Boom será uma série à parte da trilogia principal de Sonic. Ao que tudo indicará será apenas um jogo para dar suporte à nova série de desenhos.

Primeiras informações: um novo conceito de jogo

  Sonic Boom será lançado para Wii U e 3DS em novembro de 2014 e a equipe ligada ao projeto é a da Sega of America e o jogo será produzido pela BigRedButton Entertainment (composta por pessoas da Naughty Dog, High Impact Games e Heavy Iron Studios) no Wii U e Sanzaru Games para 3DS e utilizará a moderníssima engine CryEngine 3, o que deve provocar um ótimo efeito visual. Em relação ao jogo, o nosso visitante Luan Aukar descobriu um trailer perdido na Internet que já mostrava imagens do jogo na demonstração da CryEngine 3 no início de 2013 (ninguém desconfiou se tratar de um jogo do Sonic):

  Em entrevista, um dos responsáveis pela Big Red Button confirma que a Sega se aproximou com a empresa em 2011, sinalizando que o projeto é mais antigo do que se pensa (o início de parceria remontaria a 2011).

  A revelação do game provocou um verdadeiro alvoroço entre os fãs, levando Knuckles e depois o próprio Sonic Boom a entrar nos Trendings Topics do Twitter em nível mundial. O visual dos personagens foi completamente remodelado: inicialmente se falou de Sonic, Tails, Knuckles e Amy como personagens do game (além do próprio Dr. Eggman, por evidente). Mais tarde outra personagem foi divulgada.

  Sonic ganhou pernas maiores e utiliza um cachecol e os seus braços estão agora azuis; Knuckles ficou bombadão, motivo que levou a inúmeras piadas no Facebook (tornando-se um verdadeiro meme) e a chegar aos Trending Topics; a Amy ficou mais magra e com um visual mais adulto; e Tails ficou o mais parecido com o visual clássico, embora tenha ganhado uma uma cinta para guardar ferramentas. Já Eggman ganhou um visual mais malvado e foi comparado pelos fãs como uma "coxinha" de ponta-cabeça. O game não contará com as Esmeraldas do Caos e será sob o ponto de vista da cronologia um  spin-off. Portanto, Super Sonic não é esperável para o jogo. No trailer revelado pela Sega, nota-se que a Amy está extremamente habilidosa e é possível ver num frame uma estátua de um Echidna.

  No comunicado de imprensa, a Sega revelou que a identidade visual de Sonic Boom traz os personagens inspirados em suas principais habilidades, sem alterar a sua personalidade originária. O protagonismo do game é de Sonic e a produção já informou que outros personagens poderão ser incorporados, sinalizando que o game está apenas em fase de projeto inicial, embora uma demo tenha sido já revelada em 2013 (como informamos mais acima).

  O game Sonic Boom oferecerá uma experiência “totalmente distinta” (expressão utilizada pela Sega), em torno da sua jogabilidade. O jogo vai misturar elementos tradicionais com novos elementos, com destaque ao Enerbeam. Em entrevista Stephen Frost esclareceu:

  "O Enerbeam é algo novo que os personagens conseguirão durante o jogo e que fornecerá novas habilidades de combate e interação com o ambiente, como o Sonic usando um chicote para agarrar em objetos ou tirar o escudo de inimigos. O jogo foi feito para ser jogado em equipe, você nem sempre estará com os 4 personagens juntos, mas terá no mínimo 2 para controlar, podendo trocar entre eles, como se você fosse resolver puzzles, onde você precisa de um personagem para chegar a uma certa parte e depois outro para prosseguir. Ou ainda criar combos para derrotar inimigos. Sonic é a estrela, sem dúvidas, mas neste jogo, todos os personagens foram elevados ao mesmo nível dele em termos de importância e habilidades, assim, quando estiver jogando com um amigo, você não ficará desanimado por não estar com o Sonic.

 O jogo será focado nos 4 personagens já revelados, porém existirão novos personagens e outros retornando das antigas, mas nenhum foi mencionado. Sonic Boom não terá modo multiplayer on-line, mas terá local. Este é o jeito que o jogo foi feito, onde você pode conversar com a pessoa ao seu lado, em momentos onde os personagens se separam e depois se reencontram, ou ainda um pai ajudando o filho a passar uma parte difícil."

Informações Pré-E3

  Antes da E3 foi revelado a presença de uma nova personagem, que veio a ser revelada completamente na E3. Além disso se revelou que o game terá um título diferente para o Wii U e 3DS. Para o Wii U o game se chamará Sonic Boom: Rise of Lyric e para 3DS Sonic Boom: Shattered Crystal. Além disso alguns gameplays caíram na web antes da E3 causou confusão entre os fãs, que ficaram insatisfeitos com o resultado. Além disso, os fãs notaram um silêncio de notícias que levou a especulações variadas, desde crise, até estratégia de marketing.

Os novos personagens: Sticks e os novos inimigos

  Conforme dito acima, nas primeiras informações foi revelado que o jogo teria "novos personagens". Dentre eles está a Sticks, que será personagem aliada de Sonic e a turma, com uma peculiar descrição dada por parte da Sega. Sticks será uma personagem "selvagem", que desenvolverá um laço de amizade mais próximo de Amy.

  Descrição oficial da personagem: “Na espera do super aguardado lançamento de Sonic Boom, o novo ramo no universo do Sonic the Hedgehog anunciado no começo deste ano, a SEGA tem o prazer de anunciar Sticks, a nova personagem que terá um papel importante em todas as versões de Sonic Boom, Sticks, é uma texugo da selva que passou toda a sua vida sozinha na natureza. vai aparecer na série da TV, no Wii U e no Nintendo 3DS, além de mercadorias do universo do Sonic Boom. Sitcks se uni a Sonic, Tails, Knuckles e Amy para formar o grupo principal através da franquia Sonic Boom. ‘Sticks é uma adição significativa no universo do Sonic Boom’, disse Hiroyuki Miyazaki, diretor de conteúdo da SEGA da América. ‘Ela trará uma personalidade peculiar e perspectiva a dinâmica do time, e estamos ansiosos para compartilhar mais sobre esta energética e divertida personagem com o mundo’”. Nas redes sociais, a comparação com a Marine foi inevitável.

  Mas há também novos inimigos: em ambas as versões, nossos heróis (Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Sticks), se unirão para derrotar o inimigos mais formidáveis que já enfrentaram. Lyric é uma criatura gigante parecida com uma cobra de uma raça antiga. Uma mente maligna que usa uma sofisticada armadura robótica para realizar seus planos diabólicos e que será uma força a ser considerada. Com grande ênfase no trabalho em equipe, Tails, Knuckles, Amy e Sticks terão suas importâncias elevadas, exaltando suas características e habilidades únicas. O objetivo aqui é impedir que Lyric aprimore seu exército de robôs e destrua o planeta, e a única forma de fazer isso é com trabalho em equipe. Qual o papel de Eggman e qual o detalhe do enredo, ainda não está claro. Ele é um dos vilões, mas se ele será um aliado de Lyric e qual a relação entre os dois, ainda não temos informações. Especula-se que Metal Sonic pode estar em Sonic Boom! Em um dos vídeos que rolaram na E3, o trailer oficial do jogo, olhos clínicos conseguiram localizar o Metal Sonic no trailer do 3DS:

metalsonicboom2 metalsonicboom

  Dentre outros personagens do game, há dois inimigos que parecem ser aliados de Lyric: Scuttle (esquerda) e Armorillo (direita):

Enemy - Scuttle_1401490786 Enemy - Armorillo_1401490770

Sonic Boom e a E3 2014: Informações comuns a ambas as versões

  O jogo não trabalhará com o conceito das Red Rings, mas sim com os chamados Power Crystals, que são procurados pelo vilão Lyric. Não se sabe ainda o que exatamente esses Power Crystals podem representar. Notou-se que os personagens dialogam muito durante o jogo, o que dividiu os fãs, que viram uma tentativa de humor, enquanto outros acharam realmente divertido. Dentre outros detalhes, tem-se:

* O jogo terá ao longo das fases upgrades para os personagens
* Todos os níveis do jogo são ligados pela história e sua localização (o que bate com a informação dada ao Sonic Boom desenho no comunicado de imprensa da Sega)
* Comumente você jogará simultaneamente com dois personagens, mas os 4 personagens podem aparecer em lutas contra chefes e momentos especiais
* Cumprindo com o que foi informado no comunicado de imprensa, o jogo vai explorar de modo especial a habilidade de cada personagem, novamente interligando-se com o desenho em que a personalidade dos personagens enfatizará suas habilidades
* Outros personagens da série CONFIRMADAMENTE aparecerão e serão revelados nos próximos meses
* O jogo se inspira em estilo de Sonic 2, Sonic Adventure e Sonic Generations
* Há determinados lugares do jogo em que você é obrigado a usar um dos personagens

  Em outra entrevista, Bob Rafaei da Big Red Button revelou que Sonic Boom "É um jogo mais linear, com um monte de pequenas áreas, não um mundo aberto. Queremos que os jogadores tenham um caminho claro a seguir, no entanto, os mundos possuirão diversas ramificações, permitindo atalhos para os jogadores mais veteranos. Mas ao mesmo tempo, queríamos que os jogadores menos habilidosos pudessem jogar sem muitos problemas." e que "Nem tudo vai girar em torno da velocidade. Nós também estamos focando num duro sistema de combate, com grandes diferenças de jogabilidade entre os quatro personagens." Outros detalhes adicionais:

* O jogo é, em sua maioria, para dois jogadores em modo cooperativo. Porém, em alguns momentos é possível que até quatro jogadores atuem simultaneamente.
* Caso você opte por jogar Sonic Boom sozinho, você poderá alternar entre os personagens.
* O desenvolvimento foi iniciado antes do acordo de exclusividade Nintendo. Dizem que de qualquer forma, o jogo poderia acabar chegando às plataformas da Nintendo. Em outras palavras, Sonic Boom começou como um jogo multiplataforma.
* Antes de realmente começarem a trabalhar no jogo, algumas regras foram definidas… Como seriam os mundos, como seriam os personagens, entre outras coisas.
* Big Red Button, SEGA e OuiDO (o estúdio de animação que está produzindo Sonic Boom) compartilharam idéias sobre o que adicionar ao jogo e ao desenho animado.
* Stephen Frost (o produtor de Sonic Boom) acha que eles estão construindo um jogo com um mundo maior do que eles costumam fazer.
* Stephen espera fazer mais jogos que se passem no mundo de Sonic Boom.
* Sonic Boom não vai substituir o Sonic atual, será como uma ramificação da franquia.
* Eles esperam atrair novos jogadores e ao mesmo tempo trazer algo novo para a franquia Sonic.

Sonic Boom após E3: Sonic Boom, Rise of Lyric (Wii U)

  Quanto à jogabilidade, o jogo utilizará uma jogabilidade semelhante à de Sonic Heroes: você poderá alternar os personagens durante o jogo, para passar cada local em específico com um determinado personagem. Deste modo, o jogo contará enfim com Tails, Knuckles e Amy novamente jogáveis (e o Tails sem qualquer nave). A Nintendo confirmou que o game não terá modo Multiplayer On-Line no Wii U.  No Wii U GamePad vai ser usado para exibir mapas e upgrades e outra função a ser revelada

 Na versão Wii U há uma curiosidade interessante. Diferentemente dos primeiros backgrounds divulgados e das imagens do 3DS, estes novos backgrounds e artworks aparentemente foram nomeados com nomes próprios, que podem indicar apenas a descrição do cenário ou quem sabe até o nome de fase. Estes nomes seriam:

guardian_fort3_1401481614 1. Guardian Fort
TR_CliffsSite_Color3_1401481739 2. CliffsSite
GolemRoom_GrownOver_Destroyed_ColorFinal_14014815663. Golem Room – Grown Over
cloud_city_FINAL_14014815594. Cloud City

   Como em Sonic Heroes, cada personagem terá uma habilidade enfatizada (o Sonic será o único a usar o boost, Knuckles será o mais forte e assim vai). Na versão de Wii U pelo menos dois personagens estarão sempre presentes na cena, sendo um controlado pelo computador e outro pelo jogador, podendo alternar quem comanda

Personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles e Amy. Sticks não será jogável no Wii U.

Sonic Boom após E3: Sonic Boom, Shattered Crystal (3DS)

Level Progression Slides10 - Lyric_1401490851 Level Progression Slides04 - Shadow_1401490832 Level Progression Slides02 - Jungle_1401490809

    Não se fala nada sobre ter ou não no 3DS o modo Multiplayer. Fala-se, contudo, que o jogo terá um modo Co-Op. Em uma entrevista ao The Guardian, o produtor informou que o jogo terá cenas em 2D e 3D e que trabalhará com conceitos de Sonic 2, Sonic Adventure e Generations. A personagem Sticks será jogável apenas no 3DS, no lugar de Amy.

  A Sticks, nova personagem de Sonic Boom, será jogável apenas na versão de 3DS no lugar da Amy. Ou seja, teremos a Amy no Wii U e a Sticks no 3DS. Somente um personagem será exibido na tela, sendo que é possível trocar o personagem por meio de toque na tela inferior. O pessoal da Sonic Paradise relatou também que na versão de 3DS haverá personagens desbloqueáveis, que você poderá jogar nas fases já anteriormente concluídas. Foi revelado também  o nome de um novo robô, o Buddy Bot, que o Tails utiliza em ataques especiais. o Tails usará veículos, inclusive se fala na volta do Sea Fox, o submarino usado no game Tails Adventures.

  A versão de 3DS usará as habilidades tradicionais, incluindo o Boost em alguns trechos, nas fases que utilizam um tubo (trechos típicos de velocidade). A versão de 3DS terá muitos itens coletáveis e conta com um nível que coloca os personagens para correrem um contra o outro, como em Sonic Rivals. Uma espécie de Rival Stage. Será possível conectar com a versão de Wii U para destravar conteúdos exclusivos.

Personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles e Sticks. Amy não será jogável.

Críticas à jogabilidade

  Após os primeiros vídeos, Sonic Boom causou divisão. Muitos fãs teceram profundas críticas, citando que o game não tem cara de jogo do Sonic e apresenta uma jogabilidade estranha. Para ajudar, na E3 o jogo também causou divisão. A equipe brasileira do site Uol acabou com o jogo, dizendo que estava repleto de bugs. Apesar disso, o site Destructoid considerou Sonic Boom de Wii U "Best of E3" 2014. A polarização Wii U x 3DS parece ser algo interessante: enquanto a versão Wii U parece estar mais aceitável, a versão de 3DS é a mais criticada pelos fãs. Stephen Frost, um dos produtores se manifestou quanto às críticas:

“Tentando não comentar muito por agora, já que algumas coisas demoram para se assentar e eu quero que as pessoas se acostumem com o que foi mostrado antes de eu tentar sair respondendo e tal. O que quero dizer é que as seções de velocidade não são apenas passagens isoladas para conectar os hubs as fases. Existem as seções de velocidade e tal, dentro das fases e hubs. Cada uma das fases que vocês viram no vídeo possuem seções de velocidade nelas. Nós apenas não as mostramos porque elas não estarão na E3.

A demo da E3 cobre as mesmas áreas que vocês viram no vídeo e elas foram escolhidas para deixar bem claro as diferenças entre o Sonic Boom e um jogo “normal” do Sonic feito pela Sonic Team. As fases escolhidas também mostram um visual mais obscuro com muito pouco de verde ou cores naturais, pois, novamente, nós queremos deixar bem claro a diferença entre os jogos. Isso não quer dizer que não temos áreas verdes, água ou coisas mais naturais, mas eu acho que é isso que as pessoas geralmente esperam nos jogos, então decidimos mostrar algo diferente.

A última coisa que quero é que as pessoas que não estão acostumadas ou não estão familiarizadas com Sonic, vejam a demo da E3 e digam ‘que parece o mesmo… eu não entendo como isso é diferente.’ Então, nós erramos no lado de ter certeza que tudo pareceria diferente do normal. As seções que escolhemos, como as partes específicas das fases, as lutas contra chefes e as seções de velocidade foram todas escolhidas para, de novo, representar diferenças claras entre este jogo e um jogo da franquia principal e também são ajustados para deixar isso bem claro para todos. Elas não representam o desafio final que você verá no jogo.

—–

Não há um botão para correr, mas existem boost pads, bouncepads e zip lines em cada fase para aumentar a sua velocidade. O andamento da fase é pensado. Existem áreas em que os inimigos deverão ser derrotados para se prosseguir no jogo e áreas onde os inimigos estão lá e você os enfrenta se quiser.Em relação a build, é claro, que é uma inicial. Todas as demos são, a menos que o jogo já esteja pronto. Demos são como fotos daquele momento, enquanto que a build continua a ser desenvolvida. Demos, quase sempre, refletem onde você estava, não para onde você vai… A menos, é claro, que o jogo esteja pronto. O que vocês verão na demo da E3 ainda está em Alpha.

—–

Obviamente estou desapontado que vocês não estejam se sentindo mais tão positivos como antes, mas eu espero que vocês possam segurar os julgamentos até que vejam mais sobre o jogo nas semanas e meses seguintes. Isso não quer dizer que vocês mudarão completamente de ideia, mas, por favor, tenham em mente que o que vocês verão na demo da E3 represente algo em torno de 15-20 minutos do jogo, se muito. E este não é um jogo onde você pode pegar o todo pelo que vocês viram até agora.

Claro, se você é aquele tipo de pessoa que adora jogar com velocidade ou correndo o tempo todo, então este jogo provavelmente não será o seu estilo e nada do que eu diga irá mudar isso. Isto é apenas um tipo diferente de experiência.

O propósito da demo da E3 é puramente e claramente mostrar elementos que se diferem dos jogos antigos do Sonic, bem como ser fácil o suficiente para que todos possam passar. O lado bom é que pessoas que não tinham interesse em Sonic antes, podem agora começar a se interessar baseado no que viram até agora. O lado ruim é que os fãs hardcore de Sonic podem ter visto esses novos elementos nessas seções das fases e extrapolado que o resto das fases serão iguais e se tornaram, como você, menos otimistas. Não é uma situação ideal, com certeza, mas é crucial para nós mostrar a nova direção do jogo, então é isso que estamos tentando fazer.

Enfim, estou divagando um pouco demais aqui. O ponto que eu estou tentando fazer é que eu espero que as pessoas não peguem esse pedaço de jogo que foi mostrado na demo e baseie que todo o jogo será dessa forma. Ainda tem muito chão até o lançamento e ainda temos muito para mostrar.”

A análise de quem jogou o game na E3

  Abaixo temos o resumo de alguns previews de quem jogou o game lá na E3. Eles trazem detalhes que os previews de grandes sites e as notícias de internet não informavam. Vale a pena dar uma olhada:

1. Uol sobre a versão Wii U: O Uol critica o game por ser apenas um repeteco dos típicos jogos de plataforma da geração PS3, Xbox 360. Ou seja, um personagem genérico que usa habilidades para destruir inimigos enquanto resolve pequenos desafios ao longo das fases. Muda-se apenas o sprite, mas a idéia continua a ser a mesma. O Uol relatou terríveis bugs de câmera. Eles destacaram que a jogabilidade deixou a desejar. E que definitivamente não parece um game de Sonic (http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/06/11/e3-no-wii-u-sonic-boom-pode-ser-o-ponto-mais-baixo-da-serie.htm)

2. Destructoid sobre a versão Wii U: Destacou que o game não tem "cara" de jogo do Sonic. Sente-se falta daquele estilo que marca o ouriço. Fez críticas à câmera do jogo e os combates contra inimigos. Elogiou a atuação do Enerbeam, dizendo que deu um acréscimo bacana ao jogo. Destacou que há muitos puzzles ao longo do jogo. Em síntese, viu um jogo "mais ou menos". (http://www.destructoid.com/sonic-boom-plays-pretty-much-exactly-as-i-expected-275760.phtml)

3. SegaBits sobre a versão 3DS: O jogo parece ter sido mais agradável que o de Wii U para o autor do preview da Sega Bits. Destaca que o game tem elementos típicos de jogos de Sonic e alguns novos elementos. Cita que o jogo traz todas as habilidades de sempre, até o Homming Attack. Mas esclarece que possui um ritmo mais lento. Eles destacaram também que cada personagem tem uma habilidade típica e que aparentemente nem todos os personagens jogarão todas as fases. Eles destacam também que os níveis estão bem grandes. Há também minigames ou puzzles, como a versão de Wii U. Na tela inferior do jogo, é possível tocar nos personagens para alternar o personagem com que você joga. Eles citam que existe também um nível de "Rivais", que se parece muito com o Sonic Rivals (e há poucos detalhes sobre isso na internet). (http://segabits.com/blog/2014/06/13/segabits-at-e3-preview-sonic-boom-shattered-crystal-3ds-draft/)

4. SegaBits sobre a versão Wii U: O preview destaca que o game é uma completa reinvenção do Sonic e que apesar de ter alguns trechos de velocidade, é nítido que o jogo não terá por foco a velocidade. Ele destaca que cada personagem possui habilidades próprias e destacadas. O demo disponibilizado na E3 deu pouco tempo de jogabilidade do Tails e Knuckles, de modo que o foco maior é em torno do Sonic. A fórmula dos cenários parece ser bem clara: explorar o cenário, destruir inimigos e resolver puzzles. O interessante do preview é que ele destaca que o Enerbeam terá funções diferentes por fase, o que será revelado no próprio jogo, para o personagem se situar. O preview destaca que os cenários estão gigantes e que essa é uma das demos mais demoradas já reveladas de jogos do Sonic, sinalizando que será um jogo lento. A pessoa que fez o preview gostou dos diálogos ao longo das fases e achou eles divertidos. (http://segabits.com/blog/2014/06/11/segabits-at-e3-preview-sonic-boom-rise-of-lyric-wii-u/)

Primeiro Trailer do game

  Curiosidade. No trailer há um momento em que os personagens caem todos de qualquer jeito e a Amy cai certinho. Existe uma cena parecida numa cutscene de Sonic 2006, em que o Sonic cai de um jeito muito parecido com a Amy em Sonic Boom: http://youtu.be/eQOrwPnp3Ks?t=5m16s. Agradecimentos ao João Victor Batista pela observação.

Trailer de Sonic Boom: Rise of Lyric (Wii U) E3

Trailer de Sonic Boom: Shattered Cristals (3DS) E3

Imagens

 

Vídeos e Cutscenes

  Várias cutscenes e gameplays do jogo caíram no YouTube. Bem diferente do estilo “robótico” de Sonic Adventure, com uma animação bem mais natural, as cutscenes mostram um pouco do que deve vir a ser o jogo e quem sabe o desenho. Para não ficar muito pesado, vamos apenas colar os links para você abrir diretamente no YouTube.

Cutscene e gameplay breve de Knuckles
Cutscene e gameplay breve de Amy
Gameplay breve do Sonic

Previsão de lançamento: Novembro de 2014
 

 Por: HKº
Atualizado em: 22/06/2014