ESPECIAL SEGA CD

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)


  Lançado em 1992, é acoplado ao Mega Drive por uma porta de expansão localizada na parte lateral do MD, ficando apoiado sobre o sistema do Sega CD. Este sistema, que empregava CD como os “armazéns” dos jogos, permitiam algo inédito: rodar filmes digitalizados durante o game, ou seja, imagens eram digitalizadas (cenários e até mesmo atores) e incorporadas ao jogo. Como possuíam seus dados armazenados em um CD-Rom, poderiam ser feitos jogos com diferentes situações de jogo, como em Sonic CD, que desfruta de diferentes situações, indo para o passado, possibilitando um amplo “gameplay”.

Memória

  Utiliza a memória compartilhada do Mega Drive, sendo adicionado chips auxiliares de memória, para evitar travamentos no jogo.

Processador Central (CPU)

  O Sega CD desfruta do mesmo processador utilizado pelo Mega Drive, o Motorola 68000 (processamento com 16 bits), este por sua vez, opera à uma freqüência de 12,5 MHz. Essa velocidade é exigida, já que o game precisa ser extraído do CD-Rom a uma alta velocidade, para que o game não fique lento, assim como processar os dados que irão para a tela, com a “inteligência artificial” do game.

Processador Gráfico

  Juntamente com o processador central, o Sega CD possui um processador gráfico ASIC de alta resolução de imagem, sendo capaz de processar cerca de 30.000 polígonos (não tenho total certeza se é esse o número exato...).

Processador de Áudio

  Compartilha o processador do Mega Drive, da Zilog®, o Z80, com 6 canais de áudio PCM. Assim, é possível escutar CD’s de áudio no Sega CD, além de músicas de fases dos jogos possuírem qualidade digital.

CD-ROM

  Com uma capacidade de armazenamento de cerca de 650 Mb, os jogos desenvolvidos para o Sega CD podem ter diferentes situações (gameplays) fazendo com que o jogo se torne mais empolgante. Armazena dados, não só como os do jogo, como músicas no formato (geralmente) CDA, vídeos, etc... a velocidade de rotação de um CD-Rom pode chegar ao dobro da velocidade em um “drive” de CD-Player, cerca de 2,5 velocidades (2,5X).

Por Sonigor
Atualizado em: 07/04/2010