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Sonic, o Filme impulsiona popularidade da série e ganha espaço no meio digital de diferentes formas

Sonic, o Filme impulsiona popularidade da série e ganha espaço no meio digital de diferentes formas

Por Lucas Pedron


Fonte da foto: Unsplash

Enquanto a Nintendo nunca deixou Super Mário perder espaço no universo dos games, a Sega teve dificuldades para resgatar a popularidade que o Sonic tinha nos anos 90. Porém, recentemente, o personagem parece cada vez mais presente e ganhando espaço de diferentes formas. O sucesso do filme, por exemplo, fez com que ele conseguisse um feito que nem mesmo o popular encanador alcançou.

A receita de Sonic – O Filme ultrapassou a marca dos US$ 300 milhões e bateu diversos recordes de bilheteria, principalmente na categoria de filmes baseados em jogos de videogames. Se compararmos com a produção Super Mario Bros. de 1993, que arrecadou cerca de US$ 20 milhões, a vantagem do ouriço azul contra o maior adversário é gigantesca. Ou seja, mesmo com menor popularidade no mundo dos games, o Sonic conseguiu um feito surpreendente nas telonas.

O efeito desse sucesso está fazendo com que o personagem resgate a popularidade que tinha nos anos 90. Como qualquer um que acompanha nosso site sabe, o Sonic sempre foi o principal rosto da Sega e foi responsável pelo sucesso de vários consoles da empresa japonesa, desde o Mega Drive até o Master System (e perdeu o impulso no Saturn e Dreamcast, que teve vida relativamente curta). Após passar alguns anos sem chamar atenção, ele parece ter voltado com tudo, principalmente após o sucesso do filme.

Mais espaço no digital

Uma prova desse retorno bem-sucedido do Sonic é a popularização dele com os fãs de videogame. Por exemplo, na plataforma do YouTube, existem alguns canais que são totalmente dedicados ao personagem, seja trazendo novidades da saga, ou até mesmo produzindo vídeos com curiosidades. Algo que parecia pouco provável de acontecer nos anos 2000. Não seria nenhuma surpresa também ver que o Sonic está ganhando espaço novamente nas festas de aniversários. O uso de temas clássicos para esses eventos voltou a ganhar força recentemente. Assim, o personagem ganharia espaço até como tema em um convite interativo virtual da Invideo, que é uma plataforma para criar convites de festas personalizados que possui modelos que se enquadram em qualquer tema e ambiente. Ou seja, a saga do Sonic daria uma excelente temática para esses convites digitais, além do próprio evento em si.

Além disso, como já falamos por aqui, o personagem também vai entrar no universo do streaming. O seriado da Netflix pode não contar com Tyson Hesse, um dos principais responsáveis pelo redesign do Sonic no filme, mas ainda é uma produção que vai gerar expectativa. Afinal, as pessoas não acreditavam muito na produção para o cinema, e o resultado foi um sucesso.

O seriado deve estrear apenas em 2022, e o tema dele ainda não foi divulgado para o público. Apesar de existirem várias vertentes possíveis, é difícil imaginar qual caminho a Netflix vai tentar seguir com a produção. De qualquer forma, o fato de Sonic entrar para essa plataforma digital já é motivo para comemorar.

Sucesso em outros games

Além de ganhar espaço no streaming, nas plataformas de vídeo e até nos convites para festas, o Sonic também é homenageado no universo gamer. Podemos lembrar, por exemplo, que o jogo Fall Guys criou uma skin com o personagem azul em outubro do ano passado. Foi uma forma do estúdio MediaTonic prestar homenagem ao histórico herói. É impossível não notar a importância dessa ação.

Sonic está voltando com todas as forças, e resgatando uma grande parte do sucesso que tinha nos anos 90. Apesar de fazer um caminho diferente do Mário, que até hoje tem muitos jogos elogiados pela crítica, o ouriço azul abre espaço em um mercado que o rival nunca conseguiu. É um jeito audacioso, e até agora bem-sucedido, para relembrar a disputa saudável entre a Nintendo e a Sega.

Sonic nunca teve o nome de Mr. Needlemouse durante a sua criação

Durante um dos eventos de celebração dos 60 anos da SEGA, um teste online foi disponibilizado publicamente para testar o conhecimento dos fãs. E quando ninguém menos que Yuji Naka, um dos principais responsáveis pela criação do Sonic, tentou responder a esse teste, ele teve dificuldades em saber sobre esse tal de “Mr. Needlemouse”.

Tal nome surgiu pela primeira vez durante a produção do Sonic 4 lá em 2010, quando a SEGA da América revelou que Mr. Needlemouse teria sido um dos primeiros nomes que o Sonic recebeu durante a sua criação, porém isso nunca aconteceu! Tudo não passou de um erro de tradução que perdura a mais de uma década!

https://twitter.com/SonicJPNews/status/1353289643693895680
 

O erro era que a tradução do nome foi feita de forma parcial:
ハリ = needle
ネズミ = mouse

Mas combinados eles formam:
ハリネズミ = hedgehog

Nenhum dos criadores do Sonic estavam familiarizados com esse nome de Needlemouse! Eles o conheciam como Mr. Hedgehog (Harinezumi).

Agradecimentos ao SonicJPNews pela tradução.

Tyson Hesse não estará envolvido com a série do Sonic na Netflix

Tyson Hesse, um dos principais responsáveis pelo redesign do Sonic no filme, confirmou no fórum da Sonic Retro que não está envolvido de nenhuma forma com a produção da série animada que o Sonic ganhará na Netflix em 2022.

Com o nome de usuário de Boxer Hockey, Tyson disse que está ciente do projeto, mas não tem nenhum tipo de poder de decisão sobre ele. E ainda completou dizendo que ele não escolheria o universo clássico para a animação e que a SEGA nunca irá retornar com força total a era clássica, e como a divisão clássico/moderno não está ajudando a série Sonic, ele acredita que o melhor seria mergulhar de vez no Sonic moderno e fazê-lo ser tão bom e aceitado quanto o universo clássico.

A série do Sonic na Netflix continua sem um anúncio oficial, mas está mais do que confirmada extraoficialmente.

Série do Sonic na Netflix não será baseada nas comics da IDW

Ian Flynn, um dos grandes responsáveis pelas histórias do Sonic nas comics da IDW, confirmou em podcast que a série do ouriço, que foi acidentalmente anunciada na Netflix e que ainda não foi confirmada oficialmente de novo, não será baseada nas comics.

Alívio para alguns, tristeza para outros, ainda se mantém um mistério em qual universo do Sonic tal série da Netflix será baseada. Fiquem ligados que mais informações devem vir em breve.

Fonte: Sonic Stadium

Sucesso do filme do Sonic faz Sony preparar séries e filmes de outros jogos do Playstation

Sucesso do filme do Sonic faz Sony preparar séries e filmes de outros jogos do Playstation

Por Lucas Pedron

Fonte: Unsplash

Fonte da foto: Unsplash

O ano de 2021 promete ser marcado por parcerias entre os videogames, as séries e os filmes. Isso porque após o sucesso do filme do Sonic, que arrecadou mais de US$ 300 milhões em bilheteria no ano passado, a Sony começou a planejar a produção de filmes e seriados inspirados em jogos de sucesso do Playstation. A ideia é lançar, pelo menos, 10 títulos novos nos próximos anos, com alguns estreando nos meses seguintes.

Nos últimos anos, o sucesso dos videogames fez com que outras indústrias abrissem portas para este universo. Além de produtos e desenhos, a temática ganhou espaço também na indústria dos filmes e dos seriados. O próprio filme do Sonic surgiu no meio dessa empolgação, e conseguiu ter sucesso nas bilheterias com um personagem clássico dos videogames, mesmo que ele seja mais antigo.

Lançado em fevereiro do ano passado, Sonic conseguiu arrecadar US$ 306 milhões em bilheteria e bateu alguns recordes do cinema. A aventura foi tão bem-sucedida que os produtores confirmaram, no final de 2020, a produção de Sonic 2. A sequência do filme deve ser filmada nos próximos meses, mas deve chegar nas telonas apenas em 2022, com uma expectativa de que seja outro sucesso.

Entretanto, o filme do Sonic não foi o primeiro a conseguir bons números de bilheteria. Ainda em 2010, a produção Prince of Persia: As Areias do Tempo estreou nos cinemas e conseguiu arrecadar mais de US$ 330 milhões em bilheteria. Até hoje, é o filme inspirado em um game que conseguiu maior sucesso nas telonas, mesmo que tenha sofrido algumas críticas quanto a qualidade da produção e também da história.

Os projetos

Seguindo a ideia feita com o Sonic, alguns personagens devem sair do Playstation para experimentar a vida nos cinemas. Pelo menos, esse é o plano da Sony para os próximos anos. A empresa confirmou que são, pelo menos, sete séries e três filmes baseados em jogos exclusivos do PlayStation que vão ganhar vida. O primeiro, que é Uncharted, deve estrear ainda neste ano, e conta com o ator Tom Holland no papel de Nathan Drake.

Os diretores da gigante japonesa confirmaram que existe um projeto chamado Sony One, que deve fazer uma integração maior nas várias divisões da empresa. Ou seja, os títulos voltados para os videogames devem contar com pessoas que trabalham na parte de cinema da produtora. Isso promete facilitar esse caminho dos jogos de videogames para as telonas, o que é positivo para todos.

A excelente bilheteria conseguida por Sonic nos cinemas foi uma prova do potencial dessa temática, e isso ajudou a fazer com que a Sony unisse ainda mais os diferentes universos da empresa. Isso pode ser uma boa notícia para os fãs do jogo God of War, que sempre foi colocado como uma potencial franquia de cinema, porém nunca virou realidade. Agora, as possibilidades aumentaram consideravelmente.

Temática em alta

Os videogames estão ganhando cada vez mais espaço no mercado do entretenimento, principalmente pela diversidade dos jogos e o alcance com diferentes públicos. No final do ano passado, a busca pelos consoles da nova geração foi enorme e faltou estoque nas maiores lojas do país. Entretanto, o sucesso não é apenas nessa categoria de jogos com gráficos modernos. As plataformas de cassino online também estão ficando mais populares, principalmente pelas interatividades que os melhores sites oferecem. Todos os jogos de cassino online, desde o pôquer até o blackjack, possuem uma versão virtual com temáticas e funcionalidades que superam até mesmo os cassinos físicos. Também é possível citar o sucesso dos jogos para smartphones, que estão ficando cada vez mais modernos e exigentes com os dispositivos, justamente por serem os aplicativos mais baixados nas lojas virtuais.

Essa é a força do mercado dos games, que não para de crescer ao redor do mundo. Os números mostram isso melhor do que qualquer coisa, principalmente em 2020. Segundo pesquisa da Superdata, em alguns meses deste ano o gasto das pessoas com videogames no mundo superou a marca dos R$ 56 bilhões. Um número que deixa para trás várias outras indústrias, inclusive a do cinema.

O Sonic é um dos maiores personagens dos videogames, e conseguiu levar toda essa tradição e sucesso também para os cinemas. A Sony está tentando aproveitar essa onda, e parece disposta a levar alguns sucessos do Playstation também para as telonas. Uma notícia boa para os fãs dos games, que podem consumir conteúdos inéditos de personagens e histórias que ficaram marcadas apenas nos controles.

Novo ano, novos betas revelados

E mais uma vez, o pessoal do The Hidden Palace revelaram mais betas perdidos de jogos antigos do Sonic, similar ao que fizeram no final de 2019.

Desta vez os jogos foram: Sonic Adventure 2, Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine, Sonic Spinball e Sonic 1 do Mega.

Sim, finalmente o famoso beta do Sonic 1 com direito a UFOs na Marble Zone, Sparkling Zone e Clock ork foi encontrado! Confiram os principais detalhes de cada um deles:

Sonic Adventure 2:

  • Build data de Maio de 2001 e foi criada um mês antes do lançamento;
  • Todo os temas de DLC estão disponíveis e habilitados de início;
  • Os menus de tutorial estão bem bagunçados e pouco traduzidos;
  • Algumas funções de debug estão habilitadas;
  • A parte do míssil na Metal Harbor é bem mais difícil;
  • Final Rush tem vários efeitos sonoros diferentes;
  • Os Chao mudam mais rapidamente para a versão Hero ou Dark;
  • Chaos parecem não evoluir naturalmente nesta versão.


Sonic Spinball:

  • Datada de Setembro de 1993;
  • Músicas diferentes na tela de título, todas as esmeraldas coletadas, fugir do Rexxon com sucesso, saída dos bonus stages, completar a fase e sequência do final do jogo.

 

Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine:

  • Datada de 17 de Setembro de 1993;
  • Os créditos da staff original não estão presentes aqui;
  • A tela de quando se coloca o cartucho de uma região diferente também não existe aqui.

 

Sonic the Hedgehog (16 bits):

  • Datada de 1 de Maio de 1991;
  • O grito de SEGA não existe nessa versão;
  • Press Start Button está presente nesta versão;
  • O código de seleção de fases é apenas A+Start;
  • O nome original das fases Spring Yard e Scrap Brain estão na tela de seleção de fases;
  • Clock Work ato 3 e Final Zone não existem ainda;
  • Cada ato da Green Hill possuí um background levemente diferente do outro;
  • O Badnik Newtron é rosa;
  • O fundo da Labyrinth Zone é bem diferente e estático;
  • Ainda não existem água ou bolhas;
  • A zona não possuí um boss;
  • UFOs com animação estão presentes por todo o céu da Marble Zone;
  • Os atos 2 e 3 estão praticamente vazios e não existe um boss;
  • O fundo da Spring Yard, chamada de Sparkling Zone, é completamente diferente e com luzes neons que piscam;
  • O ato 2 estava sendo criado ainda e o ato 3 está completamente vazio e sem um chefe;
  • A Scrap Brain é chamada de Clock ork (Clock Work), pois a arte da letra W ainda não existia;
  • O fundo do ato 1 é diferente;
  • O ato 2 não tem fundo;
  • Todos os atos estão vazios de objetos;
  • O ato 3 não foi feito ainda.

E por agora é “só”. Finalmente o maior mistério do começo da série Sonic foi encontrado e revelado, e agora finalmente temos o famigerado beta do Sonic 1. Sem sombra de dúvidas muito mudou em um mês até o seu lançamento.

 

Retrospectiva Sonic 2020

E vai se encerrando o ano de 2020, o ano que não tem fim, o ano da pandemia, o ano em que o mundo virou de pernas para o ar. E o que 2020 guardou para a comunidade Sonic? Bom, não podemos deixar de iniciar nossa retrospectiva voltando para o filme do Sonic. Lançado em 14/02/2020, com direito a participação de Jim Carrey enquanto Dr. Robotnik, Sonic o Filme definitivamente não fez feio. Embora tenha mostrado um Sonic solitário e com sede de amigos, algo bem distinto da visão dos games, o Sonic do filme agradou tanto a fan base mais aficcionada do Sonic quanto o público eventual. Ocupando honroso espaço de destaque nos cinemas de 2020, justamente por conta da pandemia do novo coronavírus o filme do Sonic acabou sendo durante muito tempo o filme mais visto de 2020. A sua nota na crítica está de acordo com filmes do mesmo gênero e o filme acabou rendendo inclusive uma inútil tentativa de boicote proposta pelas alas mais radicais do feminismo, que não aceitaram o fracasso do Aves de Rapina, lançado quase que simultaneamente ao filme do Sonic. Com o filme do Sonic, uma série de produtos foram lançados: o filme estampou marcas de pão, uma tijela maluca da Movida que ninguém nunca viu mas diz a Movida Rent a Car que distribuiu, balde de pipoca no Cinemark, copo do Sonic no refrigerante Cini, sorvete do Sorvete Pardal, dentre outros produtos. 

Mas nem só de filme vive o ano da pandemia. Um ano em que várias pessoas perderam a vida, o ano foi marcado na comunidade Sonic pelo fim do site TSSZ News. No mundo dos games, lançamentos e anúncios foram adiados e em termos de Sonic nada de mais concreto foi divulgado.

O destaque foi para as Relíquias do passado. Em 2020 fomos brindados com muitas delas: mais recentemente foram divulgadas as músicas do beta de Sonic Adventure 2, uma modelagem do Sonic em 3D foi também revelada, assim como concept arts de Sonic Adventure. Descobrimos ainda os primeiros esboços do Fang the Weasel. Foram revelados detalhes do beta de Sonic Spinball, concept arts do Sonic 2. A música de encerramento do Sonic Ova, ou o que era até então chamado de Sonic the Movie nos EUA finalmente foi disponibilizada na íntegra. Sim senhores, em 2020 tivemos Look a Like full revelada, finalmente. 

No mundo dos betas foram descobertos dois jogos perdidos que não saíram do papel: em Treasure Tails o Tails estrearia o seu próprio game no Mega Drive; em Astropede, teríamos um jogo da mesma equipe dos jogos do Sonic, inclusive com o aproveitamento de cenários, como a Hidden Palace. 

No mundo dos esportes, após o sucesso do filme do Sonic e uma petição dos fãs da série Sonic, a equipe McLaren de Fórmula 1 decidiu exibir em seu museu o troféu do Sonic ganhado pela equipe pela vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio da Europa de 1993, patrocinado pela Sega.

E a Power Sonic? Completando 19 anos de site, seguimos sendo o site mais antigo de Sonic no Brasil e um dos mais antigos do mundo, ainda mais agora com a morte da TSSZ News. 

Ufa. Até que se pararmos para pensar, o ano em que o mundo virou pelo avesso não foi de todo ruim. Que ventos e vacinas nos aguardam em 2021? O que a Sega fará em 2021, nos 30 anos da série Sonic? E o novo filme do Sonic, como continuar o filme do Sonic sem cometer o erro de estragar a trilogia com um filme mal planejado? 

Nós da Power Sonic desejamos a todos os nossos visitantes, amigos e colaboradores um Feliz Ano Novo, um Feliz 2021, que em 2021 estejamos juntos novamente acompanhando esta série que tanto amamos. Feliz Ano Novo!

Rumor: Knuckles estará no segundo filme do Sonic

Rumores estão começando a surgir de várias fontes dizendo que o Knuckles estará no segundo filme do Sonic e que ele terá um papel importante, não sendo apenas um cameo como o Tails foi no primeiro filme.

Knuckles estará fiel ao que ele é nos jogos, podendo escalar e planar, e em termos de personalidade, ele será sério, mas ainda um pouco ingênuo no sentido de fácil de se enganar.

Outro detalhe que apareceu, é que a equipe de produção estaria escalando um personagem de suporte no filme, chamado Randall, que irá interagir apenas com os humanos, e nunca com o Sonic. E como se ainda não bastasse, parece que a produção está procurando um ator mais de peso para o filme, nomes como Samuel L. Jackson e Chris Rock foram mencionados, mas nada definido ainda.

Bom, parece que a produção do segundo filme do Sonic está começando, já que o filme está agendado para estrear em Abril de 2022.

Fonte: theilluminerdi