a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
PROTÓTIPO DO SONIC 1
 


 

 

  O protótipo do Sonic 1 do Mega Drive, ainda não revelado em rom, traz algumas curiosidades. Neles temos fases com outros nomes, partes que não foram para o jogo final, tais como itens, pedaços de fases, inimigos inexistentes, além de uma Green Hill completamente diferente da que conhecemos.

O começo de tudo

  Antes de tudo, muito primitivamente, praticamente só em fase de concepção, o conceito do game do Sonic seria algo completamente diferente do que restou ao final. Isso porque o personagem teria um visual relativamente diferente, além de o game envolver uma banda musical e uma personagem baseada na Madona. Ainda bem que esse conceito foi abandonado!

Imagens do protótipo

  Primeiro, vamos ver algumas fotos e mais informações:

   Acima temos uma foto do que seria a primeira Green Hill Zone. Conforme se nota, a fase parece ser mais bem elaborada, com gráficos melhores (apesar da má qualidade da foto), com cenários do Background que não existiram na fase final do jogo. Dá para notar em belo destaque a fase Scrap Brain, ou talvez Marble Zone ao fundo. Abaixo dois sprites criados a partir da imagem acima (por Lucas P.):

  A autenticidade desta foto foi confirmada pelo próprio Yuji Naka em entrevista:

"In 1990 the team created a demo for a toy show. There was no TGS, so the major show to go to at the time was this toy show. So they used this as a playable demo to show what Sonic would be like and to show the breakneck speed that Sonic has. This actually has got seven layers of background scrolling – the trees one layer… a lot of effort went into creating it. I am looking for this ROM. It’s gone. Nowhere to be found."

   Na foto acima, já temos uma outra Green Hill, dessa vez mais parecida com a que conhecemos, com o background do jogo final, com as palmeiras do jeito que está o jogo que conhecemos. Porém, nela se destaca esse item, que é uma bola na qual o Sonic anda em cima.

   Mais uma outra foto do Beta. Essa é a  Clock Work, a fase que nós conhecemos por Scrap Brain. Conforme nota-se, a fase já começa dentro do laboratório, com gráficos diferentes da Scrap Brain final. Além disso, nota-se que o W não aparece no nome, isso é um bug que ocorre com a fonte do jogo. Por esse motivo a fase foi trocada para Scrap Brain. A foto não possui o marcador de vida do Sonic.

   Ainda outra foto do Beta. Esta foto mostra a Marble Zone primitiva. Dá para se perceber que no fundo aparecem uma espécie de "planetas", e também dá para perceber que os badniks eram diferentes dos atuais. Esta foto não mostra evidências que havia lava na Marble Zone primitiva. Não é 100% comprovada.

   A foto de cima também rola na Internet, mas não tem origem comprovada.

   Mais uma foto do beta. Cá pode-se perceber que o chefe da Green Hill tinha a bola de ataque diferente da que conhecemos. Essa foto é 100% comprovada conforme se nota num comercial de Portugal do Mega Drive.

A imagem acima é extraída de um scan de uma revista japonesa da época (scan mais abaixo).

Outras informações

  As outras informações de que se dispõe a respeito do protótipo do Sonic 1 são as informações das revistas da época, antes do lançamento. É válido lembrar que tem muita mentira e boatos, e por isso não se pode levar ao pé da letra tudo o que se sabe sobre este protótipo.

  Entre as diferenças, estão coisas bobas, como os monitores de itens, com outro design, as flores das fases, que aliás, aproxima muito o Sonic 1 com o Sonic CD, pois o protótipo do Sonic CD é realmente mais parecido com o Sonic 1. Abaixo, uma foto da Green Hill:

Fases

  As fases do jogo são as mesmas do Sonic 1, algumas com outro nome:

- Green Hill: possui poucas diferenças em relação à fase final (da versão final)
- Marble Zone: aparentemente igual à fase final
- Labyrinth Zone: padrão gráfico diferente (veja foto abaixo)
-
Star Light Zone: aparentemente igual à fase final
- Sparkling Zone: seria a 'Spring Yard', com trechos bem diferentes (veja fotos abaixo)
- Clock Work Zone: diferente de 'Scrap Brain', fase correspondente

Fotos

 

Curiosidades

  Se você quiser saber mais sobre o protótipo do jogo, leia o review feito pela revista Videogame (a qual usamos como fonte para alguma das fotos desta seção), na qual você poderá notar alguns erros (é claro, trata-se de um preview), mas que serve como uma boa base. Esse review você encontra em nossa seção "Scans de Revistas": Clique aqui. E apenas para encerrar, lembre-se de que a rom da internet que se chama "Sonic 1 Beta" é um hack, e não é, por este motivo, o Beta do jogo.

  No Sonic 1 final é possível ver a bola do chefe da Green Hill Zone que ficaria no Beta. Isso em câmera lenta, pois a bola no Beta era de uma cor só com uma parte branca no canto. No Sonic 1 a cor oscila e em câmera lenta é possível ver a cor do Beta.

A revelação de Naka em 2011...

  Em 27 de Junho de 2011, Yuji Naka revelou do nada informações preciosas sobre o protótipo do Sonic 1. O criador do Sonic disse em entrevista, que o primeiro protótipo do Sonic foi uma exibição numa feira de brinquedos em 1990. Eles haviam elaborado apenas um game-protótipo. Yuji Naka não revelou maiores detalhes a respeito. Foi dada a idéia de adicionar este protótipo ao Sonic Mega Collection, mas infelizmente não foi mais localizado nos arquivos da Sega...

Fonte: http://www.tssznews.com/2011/06/27/naka-interview-early-sonic-1-prototype-lost-intended-for-sonic-mega-collection/

A quase revelação em 2012...

  Em fevereiro de 2012 um vídeo causou rebuliço nos fóruns ligados ao Sonic na Internet. Tratava-se de uma suposta rom que teria sido obtida com o tão sonhado Sonic 1 Beta. Ocorre que depois o vídeo foi desmentido.

Scans de Revistas da Época

 

Por: Hyper Knuckles
Colaboração de: LinkGreen, Lucas Dash e Afonso G.
Atualizado em: 13/07/2013