a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
PROTÓTIPOS DO SONIC 2 (SONIC 2 EARLY PROTOTYPE E SONIC 2 BETA)
 


 

 

  Os protótipos do jogo Sonic 2 foram os mais conhecidos pelos fãs. Por várias razões. Primeiro porque o Sonic 2 foi um dos jogos que mais teve variação dentre as fases de desenvolvimento e protótipo até chegar às versões finais. Tudo isso está relacionado com uma teoria de que o Sonic 2 seria um jogo muito maior e seria para Sega CD. Vamos explicar com mais calma

Contexto Histórico

  Até o ano de 2006, se tinha conhecido apenas o Sonic 2 Beta e se falava no Sonic 2 Alpha, que seria a versão anterior àquela que foi chamada de Sonic 2 Beta. Cogitava-se que o Sonic 2 Alpha teriam viagens no tempo. Ocorre que tudo foi desmistificado quando finalmente o tão esperado primeiro protótipo do Sonic 2 foi revelado a público.

O que não ficou comprovado e ficou perdido no tempo

  Todas as revistas de 1992 eram certas no sentido de que: o Sonic 2 teria viagens no tempo. E isso é muito mais que uma mera teoria, pois é possível até mesmo estabelecer uma ordem lógica entre as fases do Sonic 2 para demonstrar que poderia ter havido passado, presente e futuro. O que se diz é que como o jogo estava ficando muito grande, o projeto de viagens no tempo foi suspenso e utilizado no game Sonic CD. E o novo Sonic ganhou então um novo personagem, Tails.

Versões

   Existem dois protótipos revelados do Sonic 2: Sonic 2 Early Prototype e Sonic 2 Beta. O Sonic 2 Early Prototype, como o nome lembra, é o protótipo mais antigo conhecido. Foi transformado em rom no ano de 2006. Ele parece ter sido feito em cima do Sonic 1, ao qual se acrescentou novos sprites e cenários. O segundo protótipo é o Sonic 2 Beta, conhecidíssimo, afinal, durante muitos anos só se teve acesso a ele. Diz a lenda que o jogo teve a sua rom convertida por um chinês, mas o cartucho do Sonic 2 Beta foi distribuído ilegalmente por empresas piratas antes do lançamento do Sonic 2. Era comum locadoras terem o Sonic 2 Beta, antes mesmo de lançarem o Sonic 2. O Sonic 2 Beta já é bem mais desenvolvido, apresenta mais fases que o Sonic 2 final, embora algumas fases estejam inacessíveis. Vamos falar agora por ordem.

1. Sonic 2 Early Prototype (Sonic 2 Alpha)

  Já há muito se comentava acerca do Sonic 2 Alpha. Todas as cogitações eram possíveis. Muitos imaginavam que nele teria a viagem do tempo, tal como as revistas da época anunciavam. A coisa tomou um novo rumo quando o webmaster do site www.hiden-palace.org adquiriu no valor de 1.500 dólares (uns 3.000 reais) um dos primeiros cartuchos do Sonic 2. Esse cartucho é anterior ao Sonic 2 Beta que a internet havia conhecido.

  A sua rom já foi disponibilizada. O Sonic 2 Early Prototype foi apelidado de Sonic 2 Alpha e não tem nada a ver com o Alpha que todos esperavam e cogitavam antes do ano de 2006, ou seja, com viagens no tempo ou algo do gênero. Talvez ela tenha sido tão primitiva, que seja anterior a essa idéia. O Sonic 2 Early Prototype pode ser visto no seguinte vídeo, em que a atriz que fez o seriado infantil Clarissa joga o game num programa de TV americano:

  Sonic 2 Alpha foi feito em cima do Sonic 1. Prova disso são vários elementos e fases, conforme se verá a seguir. Uma curiosidade é que a fase Labyrinth Zone no Sonic 2 Alpha corresponde na realidade à Marble Zone do Sonic 1, com base nas posições dos anéis.

Diferenças para a versão final

  E o que tem o Sonic 2 Early Prototype de diferente? Em primeiro lugar as músicas são as do Sonic 1, porque provavelmente foi feito em cima do Sonic 1. As fases não têm chamadas. As placas de fim de ato são diferentes das que foram parar no Sonic 2 final, conforme se vê na Emerald Hill Act 1. O que muda muito são os sprites, que são bem diferentes e há muitos sprites que não são usados no Sonic 2 final, que são iguais aos do Sonic 2 Beta (veja uma tabela logo abaixo).

  Sobre sprite, uma curiosidade é o sprite que está presente quando o Sonic está correndo e bate numa parede. O Sonic cai, faz uma cara de coitado... veja na foto acima.

As fases

  O Sonic 2 Early Prototype, ou simplesmente Sonic 2 Alpha para ficar mais fácil, possui 6 fases, todas feitas em cima das fases do Sonic 1. Para acessar a seleção de fases, na tela título faça CIMA, CIMA, CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO, BAIXO, CIMA, A+START. Abrirá a tela de seleção de fases do Sonic 1. Pois bem, a Green Hill é a própria Green Hill, toda recortada e bugada (vide fotos acima), ainda que acessível. A Marble Zone dá acesso à Chemical Plant, que pega o ato 1 relativamente bem, embora não dê para chegar até o final. O ato 2 é bugado e ato 3 equivale ao ato 2 da Chemical Plant final, mas bugado. O background da fase é de cor rosa, porque aparentemente é uma mistura da Chemical Plant, Marble Zone e Spring Yard.

  A Spring Yard cede lugar à Hidden Palace, que foi mantida igualzinha no Sonic 2 Beta no ato 1. A fase fica inacessível quando se chega a um túnel tampado por uma pedra que lembra a Master Emerald. Mas é possível passar por ela. Basta dar um SpinDash, no entanto, não há construção de fase abaixo. Veja mais detalhes na parte do Sonic 2 Beta, que foi onde essa fase se consagrou. O ato 2 é bugado, assim como o ato 3. Uma curiosidade é que aparentemente a Hidden Palace foi feita em cima da Labyrinth Zone e não Spring Yard, embora no menu seja Spring Yard. Isso se denota pela música e pelo fato de que ao carregar um estado de save da Labyrinth em cima da Spring Yard, demora para o jogo travar ou às vezes nem trava.

A Labyrinth Zone está toda bugada, nos seus três atos, porém contêm elementos da Chemical Plant (foto 3 abaixo). É possível acessar alguns trechos da Chemical Plant e explorar um pouco a fase com Debug Mode. A Star Light dá lugar à Emerald Hill, que é a única fase que ficou pronta. A Emerald Hill contém vários badniks que não tem no Sonic 2 final e diferença na posição de alguns anéis e badniks.

  A Scrap Brain dá lugar à Hill Top, que é acessível no ato 1. O fogo não faz o Sonic perder anéis e a fase está inacabada. O ato 2 também está inacabado e o ato 3 está bugado. Finalmente, a Final Zone dá lugar ao background de Hill Top, mas logo dá um bug que deixa  a tela rosa. O Estágio Especial é inacessível.

Extra: Jogue na Labyrinth Zone (por ****EU*****)

  O usuário ***EU**** do extinto Power Sonic Fórum nos mandou como jogar na fase Labyrinth Zone. Você precisa  pegar um editor de roms. Siga os passos abaixo à risca:

Abra o Kega ou outro emulador que tenha suporte a arquivo save GSX ou GS3; Abra o Sonic 2 Early Prototype com debug ativo (vide seção Game Genie) na Chemical Plant (Marble Zone); Na Chemical do early com debug ativo, crie um save no formato ou GSX ou GS3; Abra um editor hexadecimal (recomendação- ESEII); 5°-Va no dado 12288 (se for no ESEII, coloque isso em "va para"); terá escrito 02, modifique para 01 e salve; carregue o save modificado no early mesmo; se a fase tiver um efeito subaquático no fundo está certo; com o debug, morra; Pronto! Aí esta a Labytinth jogável!

Secretos

  O primeiro monitor de Dr. Eggman só veio a aparecer em Sonic 3. Em Sonic 2 Early, porém, aparece um monitor de Eggman, que não serve para nada. Ele está na Green Hill Zone Ato 2, no lugar do monitor de "Speed Shoes", próximo à parede quebrável. O monitor não faz nada... (Colaboração de Heloísa).

  Assim como ocorre ao se usar o debug mode em Sonic 1, em Sonic 2 Early Prototype há também outros elementos na placa de fim de ato que poderiam ser itens para os monitores do jogo. Eis uma imagem desses itens, feita pelo nosso visitante MCS, disponibilizado em seu blog, do qual fazemos a transcrição do conteúdo, com algumas edições, sob autorização:

  O que vemos nas duas imagens são telas de computadores do jogo, cortadas no meio. Isso fica muito claro pelo contorno e pelo tamanho dos quadrados. Três deles são bem conhecidos: o computador de super-velocidade, o escudo e a invencibilidade que continuam idênticos à versão final do game. Mas há três computadores completamente desconhecidos, e que não aparecem na versão final. Editando as imagens quebradas, pude restaurar seu aspecto original, e os resultados foram estes:

Argola Vermelha: Um computador com uma argola vermelha dentro, e com borda também vermelha. Acho que talvez seria usado para ganhar mais moedas que o normal, talvez 20, 25 ou 50, já que o desenho é idêntico ao computador de moedas normal. Seria talvez um atalho para a fase de bônus? Lembra também aquela argola usada em Knuckles' Chaotix (que quando você é atingido, todos os anéis ficam concentrado num só). Será que essa idéia passou a ser considerada aqui?
Trampolim: Só havia a metade esquerda desta imagem disponível nas imagens do Debug Mode. Então tive que “espelhar” a imagem, criando a parte direita dela. O que vemos é um computador com um trampolim, idêntico ao que Sonic usa durante o jogo. Sendo assim, talvez seu uso seria para pular mais alto (super-pulo). Este computador secreto já havia sido descoberto na versão Beta de Sonic 2, o que leva a crer que por pouco não foi utilizado na versão final do jogo.
Interrogação: Esse aqui é o computador da versão final de Sonic 2, aquele que nos dá um item randomicamente no vs mode. O problema é que ele não aparece no modo 2 players da versão Alpha, o que pode levantar algumas questões. Será que este computador realmente foi planejado desde o começo para ser usado apenas no 2 players mode ou seria mais um computador do modo normal, usado para itens randômicos? Eu acho o mais provável a 1ª hipótese, mas não descarto a 2ª.

  E não pára por aí não. Voltei a jogar esta versão durante a construção deste post, e descobri mais 3 computadores. Ainda não fiz a “restauração deles” mas vou citá-los. Um deles é o de Tails, que aparece nesta versão e te dá uma vida. O do Dr. Robotnik que citamos logo acima, ao falar da Green Hill Zone e que também aparece também na versão Beta. Em Sonic 3 seu uso foi de perder todas os anéis. O último dos 3 é um computador com uma imagem estática, diferente do que aparece na versão Beta. Pode ser apenas a imagem estática que se alterna com a do item, mas também pode ser algum outro computador. É parecido com o monitor do debug mode do Sonic 1. Veja-os na imagem abaixo:

Por: MCS (publicação autorizada)
Visite:
http://passagemsecreta.wordpress.com
 

Considerações finais

  Sobre o Sonic 2 Early prototype são essas as considerações. Cabe a ressalva, mais uma vez, de que o jogo não apresenta qualquer indício de viagens no tempo. O que se crê é que esse protótipo seja tão primitivo, que essa viagem no tempo ainda nem tivesse sido cogitada. Aliás, o jogo sequer teria sido feito para o Sega CD, como se diziam as revistas da época. É realmente um protótipo do protótipo. Vamos agora ao protótipo que já era conhecido de todos desde os anos noventa.


2. Sonic 2 Beta

  O Sonic 2 Beta já era um velho conhecido, pois durante muito tempo só ele era conhecido. O Sonic 2 Beta se destaca pela grande quantidade de fases, o que leva a crer que o jogo poderia ter viagens no tempo. Explicaremos tudo isso com mais calma numa parte dedicada especialmente a isso, logo mais abaixo. Por enquanto vamos tecer comentários sobre o protótipo.

Diferenças para a versão final

  Iguais às do Sonic 2 Alpha, acrescentando-se o fato de que o Tails faz o Sonic perder anéis. Assim se você estiver com anéis e o Tails encostar num inimigo, você perde anéis. No entanto, após zerar e o Tails morrer, o Sonic não morre. O Tails também perde o escudo (Shield). Uma outra curiosidade, é que como o Sonic 2 Alpha parece também ter sido baseado no Sonic 1 (ou seja, no edit do Sonic 1 feito no Sonic 2 Alpha), podemos notar que o Sonic 2 Beta ainda foi editado em cima, pois quando se está com o Debug Mode e fica sem anéis, o Sonic não morre, igualzinho ocorre no Sonic 1.

   Existem outras diferenças dentro do jogo: as músicas possuem um ritmo ou uma mixagem um pouco diferente do que veio a ser utilizada na versão final. Vemos claramente isso na Metropolis Zone, Hill Top e na música do chefe. Um bug que ocorre é quando você pega 100 anéis. Ao invés de tocar o som de vida, toca o som de Death Egg (diferente um pouco). Possivelmente erro de programação, talvez seria para acionar o som de vida e aciona o da fase. O jogo, aliás, só tem um chefe, na Emerald Hill. Ouça a sua música:

Faça download aqui

OBS: o som do personagem morrendo é do Tails.

Fases

  O Sonic 2 Beta contém várias fases, a maioria não funciona. Você pode ver a relação de todas, através da foto da seleção de fases (abaixo):

  A Green Hill equivale à Emerald Hill, já com a música da versão final, igualzinho ao Sonic 2 Alpha, mas apenas com a placa de fim de ato diferente e sem chefe. A Emerald Hill está acabada, com as mesmas diferenças do Sonic 2 Alpha (novos badniks e posições diferentes de anéis e badniks). A Wood Zone é uma fase exclusiva do Sonic 2 Beta e uma das fases perdidas na história dos jogos do Sonic. Acredita-se que seria o passado de Metropolis, pois a música é a de Metropolis. Não está finalizada e o ato 2 está bugado. Metropolis possui algumas diferenças de background e na música e na própria construção da fase (a fase está bem inacabada). O ato 2 possui uma plataforma própria (veja foto acima). A Hill Top está acabada, tanto ato 1, quanto ato 2, com pequenas diferenças em relação à versão final. Destaque ao ato 2, que tem placa de fim de ato.

 

  Finalmente chegamos à fase mais famosa dos jogos do Sonic: Hidden Palace. Hidden Palace está ainda no Sonic 2. Sua música está no Sound Test (música 10) e seus restos mortais podem ser acessados de diversos modos, com destaque ao Game Genie. É uma fase com belos gráficos e inacabada. Ela termina com uma pedra sobre um túnel. Essa pedra não é a Master Emerald. Segundo se acredita, Hidden Palace só seria acessível com o Super Sonic e somente ele poderia quebrar essa pedra para continuar a fase. É possível seguir adiante, onde a fase terá alguma continuação após o túnel, com a utilização do Debug Mode, mas logo depois a construção da fase acaba. A música da fase é a da Mystic Cave do modo 2 players e foi mudada quando a fase foi para o Sonic 2 (aí, você vai precisar ver o review do jogo!). A fase está igualzinha à do Sonic 2 Alpha.

  A próxima é a Oil Ocean, parecida em visual com a do Sonic 2, com a música da Casino Night 2 players. Tem alguns itens a mais na fase, como uma bola rolando quando você aciona um botão e a fase está com bastantes partes diferentes e está inacabada. Depois temos Hill Top. A mixagem da música está um pouco diferente e ela possui uma plataforma que não foi utilizada na versão final. Trata-se do segundo bondinho, à esquerda. Na versão Beta há uma cilada: o jogador cai numa gangorra em cima da lava. Para sair, se faz como nas gangorras normais, mas em cima está cheio de espinhos...  na versão final isso foi trocado simplesmente por um badnik e uma plataforma, sem existir essa gangorra (colaboração do JLMM).

A próxima é Dust Hill, mas não tem nada a ver com deserto. A Dust Hill para quem não sabe é uma fase do deserto perdida no tempo e que não se sabe ao certo se é hoax ou não. A Dust Hill que temos aqui é a Mystic Cave com visual igual ao do Sonic 2 final, mas bem diferente na construção e está inacabada.

  A próxima fase é a Casino Night. Totalmente diferente, inacabada e com a música um pouco diferenciada. Depois vem a Chemical Plant igualzinha ao Sonic 2 final e acabada, também sem chefe no ato 2. Depois vem Genocide City, inacessível nos atos 1 e 2, com a música da Chemical Plant.

  Neo Green Hill Zone equivale à Aquatic Ruin, cenários iguais e músicas iguais. Acabada e com pequenas diferenças na construção, também sem chefe no ato 2. Death Egg Ato 1 e 2 inacessíveis e sem músicas. Finalmente, o Special Stage, inacessível.

Informações

 Existe uma teoria de que o segundo jogo do Sonic estava sendo feito pela Sega of Japan. Porém, esse game acabou ficando longo demais, não dando tempo de lançar em 92, como anunciado, e acabou sendo guardado para mais tarde ser lançado, como Sonic CD. Enquanto isso, a Sega of America ficou responsável então por fazer esse jogo.

  Porém, assim como no Sonic CD é possível viajar no tempo, ao que tudo indica, seria isso também possível no Sonic 2 Beta. E esta é uma teoria bem provável. Basta nos lembrarmos, que algumas fases possuem ligações entre si. Deste modo, entre algumas fases - passado e futuro - possivelmente teríamos:

Emerald Hill (Passado) - Neo Green Hill (Futuro)
Hidden Palace (Passado) - Oil Ocean (Futuro)
Wood Zone (Passado) -  Metropolis (Futuro)

 A respeito desta teoria, veja um comentário tirado da seção Mistérios:

"Mark the Echidna: na época seria lançado um segundo Sonic, com uma engine 'X'. Aí, a Sega of America (SoA) usou essa engine separadamente da Sega of Japan (SoJ). Por falta de espaço para a viagem no tempo, a SoJ quis esperar até o Sega CD sair, mas a SoA quis ir mais rápido, e deletou a viagem no tempo e colocou o Tails para diferenciar o jogo. Isso explica a relação entre Wood Zone e Metropolis, e porque a Wood foi deletada (eles queriam que ninguém soubesse disso). Isso também explica porque o Sonic 2 foi feito pela SoA. E o porquê de ter uma foto do Tails falando: "See You in the next game" no Sonic CD, sendo que ele não aparece lá." Fonte: Mistérios

  Os scans de revistas abaixo reforçam essa teoria. No primeiro scan é ressaltado todos os elementos que descrevem o jogo Sonic CD como sendo o Sonic 2! E mais, que o jogo poderia ser previsto para um videogame de CD. Isso reforça o fato de que o Sonic CD seria de fato o Sonic 2. E que o primitivo Sonic 2 teria alguns elementos semelhantes aos do Sonic CD, mas já para o Mega Drive, conforme denotamos no segundo scan, que embora seja dirigido à versão do Game Gear, reforça de todo modo a possibilidade de viagens no tempo no Sonic 2.

Modo 2 Players

  Quem acreditava que era impossível jogar no modo de 2 Players em Sonic 2 Beta está enganado!! O cheat é ativado quando, na tela de seleção de fases, você selecionar a fase com B. Obs: pouquíssimas fases funcionam neste modo. Caso a fase tiver, ela será iniciada normalmente. É possível jogar com o Debug Mode no modo 2Players. Para isso, basta fazer o Debug Mode e apertar A+START na tela título. Depois, selecione a fase segurando A+B.

Colaboração de Miles "Tails" Prower

Sonic 2 VS Sonic 2 Beta

  Ao concluir o jogo, várias fases foram cortadas e a Sega of America esqueceu vários elementos do protótipo do jogo. Entre os elementos, experimente ouvir no Sonic 2 a música 10. Essa música seria de Hidden Palace. E Hidden Palace, está sim dentro de Sonic 2 final, mas é somente acessível com códigos de game genie (veja em: Dicas). A fase está sem gráficos (veja foto acima). É possível acessar as titles de outras fases, fazendo várias combinações de Game Genie.

Scans do chip do game

  Abaixo segue as imagens do chip do game:

 

Comparação de Sprites

 Os sprites de Sonic 2 Beta apresentam uma ligeira diferença para os sprites do Sonic 2 final. Conheça-as abaixo:


 
Beta Beta Beta
Final Final Final

3. Sonic 2 Beta 4

  O Sonic 2 Beta 4 é um game em que é possível estudar bem a transição do Sonic 2 Beta para Sonic 2 Final. O menu de seleção não respeita a ordem das fases e nem alguns nomes.

  Seria baseado no Early Prototype.

Green Hill Zone ACT 1 e 2
Metropolis Zone ACT 1, 2 e 3
Hill Top Zone ACT 1 e 2
Hidden Palace Zone ACT 1 e 2  (Bloqueado!)
Oil Ocean Zone ACT 1 e 2
Dust Hill Zone ACT 1 e 2  (Mistery cave)
Casino Night ACT 1 e 2
Chemical Plant ACT 1 e 2
Neo Green Hill Zone ACT 1 e 2 (Aquatic ruins)
Sky chase zone
Sky Fortress
Death Egg

  O Hidden palace foi retirado faz tempo, o menu de seleção é diferente do atual e ainda parece com o do Sonic 1. Olhando mais veremos o nome de Dust Hill (Zona da Colina de Poeira?) que não tem nada a ver com uma zona de caverna. Colaboração de Gilmar.

Curiosidades

  Várias pessoas estudam os protótipos dos jogos do Sonic. O trabalho mais notável no Brasil é de Esrael, cujo site é http://sonichacking.com/. Ele desenvolveu a rom Sonic 2 Delta, a qual remonta com aspectos personalizados, o que poderia ser o Sonic 2 Beta se fosse completo. É bem interessante. Neste site ele mostra várias combinações de Game Genie para você acessar os restos de outras fases do Beta que ficaram na versão final do jogo.

Possível Indício de Viagem no Tempo

  Como todos sabemos, o Sonic 2 ao ser anunciado nas revistas de games da época, prometia-se ter viagens no tempo. Daí veio a famosa teoria de que o verdadeiro Sonic 2 seria o que virou o Sonic CD. Mas ao mesmo tempo, mesmo no Sonic 2 que restou da Sega of America, houve quem entendesse também termos elementos suficientes para comprovar um possível projeto original de viagens no tempo. Um indício que restou disso é a música DF, que pode ser ouvida no Sonic 2 Beta, que é bem semelhante ao som que o Sonic faz em Sonic CD ao viajar no tempo. Confira você mesmo!

Scans de Revistas da Época

 

 

 

Por: Hyper Knuckles
Colaboração de: LinkGreen, Heloísa,
MCS e Ultimate JL
Atualizado em: 15/02/2014