Não
há muitas informações sobre os protótipos do Sonic Rush, o que indica que a
versão final do game não difere muito, afinal, do que tenha sido divulgado
durante sua elaboração. Contudo, a versão do game exibida na E3 2005 nos
fornece bastante informações e traçar algumas diferenças para a versão
final.
Panorama
das principais diferenças
Abaixo segue
um quadro com as principais diferenças notadas entre as versões finais e a
divulgada na E3 2005:
- A
tela-título é diferente. Ela apresenta aqueles famosos "espinhos" e zig-zags
dos jogos do ouriço e hexágonos com as cores azul e roxo, e a música que
toca é diferente, bem diferente das músicas temática da versão final,
parecendo música de GBA;
- Sonic é o único jogável, não há qualquer menção à Blaze;
- Sonic é ligeiramente mais rápido nessa Demo, e ele pode usar o Nitro Boost
no ar, o que é bem legal;
- O Homing Attack é feito apertando A+A, e não A+L, como na versão final;
- A voz do Sonic nessa Demo é diferente, e ele só fala "YEAH!" e "ALRIGHT!";
- A animação do Sonic olhando pra cima é diferente
(foto acima), ele fica balançando a
cabeça e mostra um sinal com o dedo para trás;
- A animação do Sonic tentando retomar o equilíbrio
(acima) é diferente, tanto de
frente, quando de costas;
- Ao fazer um
Grind em algum Rail (corre-mão), não há animação de faísca;
- A barra de Boost se enche sozinha enquanto Sonic corre, e ao chegar no
máximo, mesmo ela piscando, Sonic não ganha boost infinito;
- Não há entrada pra Special Stages e nem nenhuma Item Box (monitores), só
Rings;
- Aquele anel
(foto acima) que é colorido e faz o Sonic dar um impulso com estrelinhas não
possui animação nessa Demo;
- Só existem 2 fases jogáveis nessa Demo, Leaf Storm Act e Leaf Storm Boss;
- Leaf Storm Act é na verdade Leaf Storm Act 2 da versão final, e não o Act
1;
- O Boss é idêntico e faz os mesmos ataques, mas ele não fala nada, e
explode com 4 ataques;
- A música tema de Leaf Storm Act é uma versão primitiva da música de
entrada da Blaze na história do Sonic da versão final, mas parece música de
GBA;
- A música do Boss é diferente da versão final, e após levar 2 golpes, ela
muda pra um remix da música tema de Leaf Storm Act;
- Há um bug em que Sonic pode afundar no cenário se ele correr demais,
aconteceu comigo uma vez, confira abaixo:
A rom dumpada
O pessoal da Sonic Retro e Hidden Palace conseguiu fazer com que essa rom
fosse jogável. Assim, as informações que temos da rom jogável são as
seguintes:
- A rom dessa demo pesa exatamente 64 MB, mesmo tamanho da rom de Sonic Rush
Final.
- Detalhes da ROM: alterada pela última vez em 15/11/2007 às 08:50 (GMT),
dumpada por Lighting para o site Hidden Palace, no mesmo ano.
- Tamanho: 64,00 MB
- Tipo de save: Sem save
- Código da ROM: ASCJv224
- Apresentação no hardware do Nintendo DS: A Demo possui o mesmo ícone da
versão final e a mesma descrição, "SONIC RUSH, SEGA", tudo igualzinho.
Informações da Sonic
Retro sobre a ROM
- Segundo eles, a ROM carrega um sprite set completo de Sonic Advance 3 (GBA);
- Ainda segundo a Sonic Retro, a ROM possui 7 Zonas parcialmente programadas
em seus dados, sendo que apenas 2 fases extras podem ser jogadas, são Zone 2
Act 1 (Water Palace?) e Zone 7 Act 1 (Dead Line?)
Suposições
Analisando as informações e os conteúdos da ROM, pode-se supor que o Sonic
Rush foi pretendido para ser mais um jogo para o GBA, pelos sprites de Sonic
Advance 3 e pela trilha sonora produzida pela demo, que está longe da
qualidade que um NDS poderia suportar, parecendo mesmo música de GBA. Ou
ainda em virtude de que os sprites do Sa3 foram usados como place holders,
até os modelos finais ficarem prontos.