a a
 
 
 
 

 Protótipos dos Jogos    Fotos secretas    Sprites Perdidos    Mistérios    Teorias    Página Inicial

a
PROTÓTIPOS DO SONIC CD (CD SONIC)
 


 

 

  Os protótipos de Sonic CD sempre foram conhecidos na internet. Na realidade, no início dos anos 2000 conhecia-se apenas um protótipo, com o nome de "CD Sonic". Com o passar dos anos descobriu-se que havia diferentes estágios de desenvolvimento do CD Sonic, de modo que haveria várias versões dos protótipos: 409, 510, 712, 806 e 920, dentre outras. Claro, quanto maior o número, mais próximo da versão final de Sonic CD ficava-se.

  A origem mais remota do Sonic CD coincide com o desenvolvimento do Sonic 2, devido a uma teoria bastante plausível: o segundo jogo do Sonic estaria sendo feito pela Sega of Japan, mas esse jogo ficou muito grande, e acabou sendo guardado. Enquanto isso, coube à Sega of America a realização do jogo para o Mega Drive. O jogo da equipe do Japão acabou virando o Sonic CD e o da equipe da América virou o Sonic 2. Assim, a frente do Japão trabalhou no projeto para o Sega CD, enquanto que a frente dos Estados Unidos trabalharam para o Mega Drive, com o Sonic 2.

  Por isso então, que Sonic CD e Sonic 2 possuem ligações entre si, e é muito mais provável que o segundo jogo fosse o que mais ou menos conhecemos como Sonic CD. Basta lembrarmos que o game possui gráficos quase iguais aos do Sonic 1, fases em mesmo estilo, e a ausência de Tails no jogo.

  Reforços disso são revistas da época, que anunciaram o lançamento do jogo "Sonic II" para Sega CD. O protótipo do Sonic CD se chama CD Sonic, e nele há diferenças visuais, mas, mesmo assim, no jogo ficou em branco a pasta destinada à fase 2, pois na seleção de fases, é pulado da fase 1 - 3 para 3 - 1. Logo, é reforçado que haveria alguma fase que foi descartada (aumentando as cogitações de que seria uma fase do deserto, a famosa Dust Hill). Aliás, até mesmo sprites perdidos da possível fase 2 já foram encontrados por especialistas que vasculharam os protótipos.

  Feitas essas considerações, vamos agora falar um pouco sobre os protótipos do Sonic CD, recordando que as diferentes versões vão apresentar apenas diferenças bem sensíveis, algo próprio para quem gosta de explorar detalhes. Mas as versões apresentam um mesmo padrão do jogo, já bem próximo da versão final do Sonic CD. Logo, falaremos indistintamente do CD Sonic enquanto protótipo, sem explorar essas diferenças das versões.

Diferenças

    Vejamos então algumas diferenças no jogo:

1) Tela Título e detalhes gerais

  A tela título do jogo é diferente, e o nome seria CD Sonic e não Sonic CD. Além disso, durante as fases há diferença nos efeitos sonoros de passagem do tempo, e quando se pega uma placa de Past ou Future, não fica o marcador na parte debaixo do foto da fase.

  Pela foto acima você nota 3 diferenças. A primeira é a já citada da placa do tempo, a segunda é o monitor de tempo, que não possui utilidade no jogo, e a terceira é que quando você está com 0 anéis, no marcador de rings não é mostrado nada, ele nem fica piscando, diferente do Sonic CD final. A placa do Sonic no act 1 é diferente. O Special Stage não está no jogo, pois ele ainda estava em programação, possuindo apenas um demo, não jogável. O resto são mínimos detalhes

2) Monitores misteriosos

  A foto acima é do Sonic 1, num bug que ocorre com a placa da fase. Note claramente que existem ícones de monitores inexistentes, tais como um S, um óculos, entre outros. Esses mesmos monitores estão presentes no Sonic CD beta (foto ao lado)! Incluindo outros monitores, todos sem funções, a maioria apenas deixa o Sonic invencível e mais rápido. Isso leva a desconfiar, por exemplo, ainda mais como o Sonic CD seria uma seqüência de Sonic 1.

3) Fases

  As fases também tiveram muita modificação do CD Sonic para o Sonic CD. Primeiro, vamos falar a nível gráfico. Em Palmtree Panic há muito pouca diferença. A diferença mais significativa está na Amy, que possui cores e desenho diferente. Em Collision Chaos também há pouca e insignificativa diferença. Em Tidal Tempest os gráficos estão mais bonitos, mais limpos, a água é mais clara, e a cor da fase em geral é diferente. Após isso vem Quartz Quadrant, que possui um pouco de diferença nos objetos da fase em geal. Em Wacky Worckbench a diferença está no gráfico de fundo, e no Past a paleta é diferente. Stardust Speedway é uma fase que está mal acabada, com vários bugs gráficos, como uma paleta azul que passa pela fase. E finalmente, Metallic Madness! Essa é a fase que possui mais diferenças gráficas, principalmente no act 2 e no Future da fase.  Já a nível técnico, existem vários ítens diferentes e novos em fases, que assim como em Sonic 2 Beta, não é muito necessário listarmos tudo, pois a maioria é item que foi aperfeiçoado ou parte que não é acessível.

4) Vídeo de abertura

  Para poder visualizar o vídeo no emulador Gens, é necessário que você esteja com a opção PERFECT SYNCHRO (SLOW) ativada, no menu CPU. Assim, após o demo do Special Stage, passará o vídeo da abertura. A música que toca é a You Can Do Anything, a mesma da versão japonesa. O vídeo está em qualidade melhor, além de ter trechinhos que não tem na versão final. Abaixo segue uma foto do vídeo na versão Beta.

5) Mercury Mine?

  Pois bem, todos sabem que a versão final de Sonic CD traz a pasta R2 em branco (na versão de PC). Essa pasta é o que todos acreditam que seria preenchida por uma fase de deserto. Mas alguns locais divulgam que na realidade a fase seria a Mercury Mine. Mas tudo isso não passa de um HACK de uma das versões Betas do Sonic CD. Não existe a Mercury Mine nos jogos oficiais.

Scans de Revistas da Época

Sprites Perdidos

 

 

 

 

 

Vários sprites perdidos, a palheta está incorreta.

 

Tem alguns que não são desconhecidos:

- Sonic parando, olhando pra cima, quando sai do planeta, dentre outros.

 

 

 

 

 

 

 

Sprites perdidos de Sonic caindo, não se sabe ao certo onde seria usado, não se encaixa com nenhuma fase ou Special Stage.

 

Sonic espirrando, possivelmente seriam usados após Sonic ser congelado em um cubo nos estágios finais.

 

Sonic batendo as mãos enquanto corre, há uma pequena possibilidade de ser usado na Tidal Tempest quando e se Sonic vai rio acima.

 

Sonic sendo eletrocutado, possivelmente durante a Metallic Madness (no raio do encolhimento). Talvez mais tarde tenham mudado para a versão sem o esqueleto.

 

 

 

 

 

 

Provavelmente um obstáculo durante o Special Stage, devido ao seu formato vertical.

 

Sprites da Amy com corações nos seus olhos.

Curiosidades - versão beta 510

  Conta-se que a versão Beta 510 do CD Sonic teria sido adquirida no Ebay diretamente de uma versão "original" (entenda-se, de alguém que trabalhou na Sega) por um brasileiro. Ele foi responsável por distribuir esta versão. Curiosamente esta versão foi disponibilizada apenas no formato iso/mp3, não sendo a versão BIN/CUE como disponibilizado nos demais protótipos.

 

 

 

  A versão beta 510 apresenta um outro estágio de desenvolvimento das músicas, não necessariamente melhores, mas diferentes. Confira nos vídeos acima: 1) uma versão alternativa da música de abertura 2) a música do Special Stage, que é uma versão extendida, em uma versão bem mais longa que a final (que fica repetindo em looping quando a música chega ao final) e 3) uma versão diferente da música do Speed Shoes.

Protótipo de 4 de dezembro 1992

 

  Em 2019 foram obtidos alguns protótipos então desconhecidos, dentre eles um de Sonic CD. Dentre as diferenças mais notáveis, encontra-se a diferença no logo da Sega na chamada do jogo, algumas diferenças nas músicas, no vídeo da abertura e a primeira fase é chamada no Time Attack de "Salad Plain", as fases não possuem os títulos de chamada e a animação da transição no tempo é diferente, além de várias outras diferenças. Mais detalhes e fotos podem ser vistas no https://hiddenpalace.org/Sonic_the_Hedgehog_CD_(Dec_4,_1992_prototype), do qual pegamos como fonte o vídeo acima.

Por: HKº
Atualizado em: 15/01/2022