DETONADO DE SONIC RUSH ADVENTURE

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  Bem vindos ao detonado do Sonic Rush Adventure. Aqui mostrarei o passo a passo do modo história, para onde ir, onde estão escondidas as Ilhas Ocultas, onde encontrar o Johnny, além de muitas outras informações a respeito do jogo. Espero que seja de grande ajuda.

  Índice
  1. Enredo
  2. Sobre o Jogo
  3. Sobre o Detonado
  4. Menu
  5. Caixas de Item
  6. Personagens
    1. Habilidades
    2. Diferenças Entre os Personagens
  7. Tension Gauge e Manobras (Tricks)
  8. Sistema de Pontuação (Rank)
  9. Locais e Pessoas de Southern Island
  10. Sistema de Navegação
  11. Embarcações
    1. Wave Cyclone
    2. Ocean Tornado
    3. Aqua Blast
    4. Deep Typhoon
  12. Passo a Passo e Carta Náutica
    1. Plant Kingdom
    2. Machine Labyrinth
    3. Coral Cave
    4. Haunted Ship
    5. Blizzard Peaks
    6. Sky Babylon
    7. Pirates' Island
    8. Final Boss: Big Swell
    9. Extra Zone: Deep Core
  13. Localização das Ilhas Ocultas e Estágios Especiais
  14. Estágios Especiais
  15. Time Attack
  16. Multi Players
  17. Destraváveis

  1. Enredo (retirado do site americano da SEGA)
  Certo dia, um misterioso sinal de energia apareceu no radar de Tails, então ele rapidamente chamou Sonic para que fossem investigar. Conforme eles voavam mar a dentro, uma tempestade surgiu do nada e os tirou do curso. Logo Tails perdeu o controle e eles cairam em parafuso em uma ilha. Ambos sairam ilesos do acidente, mas estavam completamente perdidos, então sairam em busca de ajuda. Rapidamente eles encontraram uma excitante guaxinim chamada Marine, que os contou que estavam em Southern Island. Ela não parava de falar um segundo e estava doida porque seus sonhos de navegar pelo mundo terem naufragado. Tails, que é um ás em consertar coisas, se ofereceu para reconstruir o barco de Marine na esperança que isso os ajudasse a encontrar um maneira de volta para casa. Enquanto Sonic explorava a ilha em busca de Materias Primas, Tails começou a contruir quatro embarcações e rapidamente os terminou. Com estes rápidos navios de ação, Sonic crusou os mares como um foguete onde descobriu não apenas ilhas ocultas, mas um bando de piratas em busca de (você tem três opções): a) Novas botas b) Um suculento abacaxi c) Um tesouro. Exato, esses trapaceiros, liderados pelo notório Capitão Whisker, tem pilhas de saque até onde se pode ver e ele não permitirá que alguém o atrapalhe, especialmente Sonic the Hedgehog! Mas ele é rápido e os piratas não conseguiram detê-lo ainda, pois eles querem tirar Sonic da caçada pelas jóias preciosas. Como se não bastasse, enquanto Sonic corria neste mundo caótico, Blaze aparece. O que a terá trazido de sua dimensão alternativa? Cabe a você desvendar este mistério!

  2. Sobre o Jogo

  Sonic Rush Adventure trás muitas novidades em relação ao seu antecessor, o Sonic Rush, a começar pelo esquema de encontrar as fases antes de poder jogá-las, isso além de dar um toque de exploração ao jogo, também permite que os mini-games se entrosem já que todas as fases do jogo são ilhas. Navegar a bordo de quatro embarcações diferentes, podendo ir a qualquer lugar do mapa, é sem dúvidas a grande novidade desse jogo, e cada uma possui um mini-game próprio e diferente, mas as novidades não param por aí, o jogo está muito mais voltado às manobras (tricks), pois além do sistema de manobras estar aprimorado, agora é possível formar combos para preencher ainda mais a Tension Gauge, existem mais objetos para fazer manobras, chamados de Gimmicks, e cada zona possuí seus próprios Gimmicks personalizados. As batalhas contra os chefes estão mais realistas, começando com o fato deles não terem que levar exatos oito golpes para serem derrotados, agora eles possuem uma barra de vida e mesmo depois dela ter se esgotado, você ainda precisará dar o golpe final, e tem mais, acabou aquele negócio de: "se você acertar o chefe sem estar girando, você sofrerá dano", pois agora se você acertar no ponto fraco do chefe é ele quem irá levar dano, não importa como você o acerte, girando, de cabeça, de costas, não interessa, porque é ele quem sai perdendo. Ainda sobre os chefes, agora todos eles usam as duas telas do Nintendo DS, alguns usam uma de cada vez, mas a maioria usa as duas ao mesmo tempo, deixando-os mais dinâmicos ainda. O começo dos atos, com exceção dos chefes, é no estilo do Sonic Advance 2 do Game Boy Advance, como uma largada. Depois de aparecer o nome da fase, aparecerá a palavra "Ready", ela dará três "pulinhos", então aparecerá escrito "GO" e você começará a correr, pressione para frente um pouco antes do "Ready" sumir, para largar com velocidade extra. Tal largada é realizada em cima de uma plataforma com um trampolim no final, este trampolim permite que você já comece o ato fazendo manobras, mas caso morra e volte ao início do ato, a plataforma não estará mais lá. Os extras do jogo são muitos e alguns devem ser destravados cumprindo as missões, dentre eles estão o Sound Test, todas as cutscenes e CGs do jogo, enfeites para a Southern Island, também existem 16 Ilhas Ocultas escondidas pelo mapa para você se divertir ainda mais. Não existe mais um modo história diferente para cada personagem, agora Sonic e Blaze viajam juntos e você pode selecionar qualquer um dele para jogar nas fases. O sistema de seleção de fases está mais prático, pois agora você pode parar de jogar em qualquer ato e continuá-lo mais tarde, você não é obrigado a jogar a zona inteira novamente caso, por exemplo, tenha parado no chefe daquela zona e você também pode selecionar fases através da carta náutica, mas caso faça isso, você passará a zona inteira e não apenas um ato, contudo você não pode selecionar os Estágios Especias. Lembrando que a qualquer momento você pode pausar o jogo e retornar para Southern Island.


  3. Sobre o Detonado

  Como o tema central do jogo é a navegação, então usarei durante o detonado algumas palavras referentes a isso, como por exemplo, usar os pontos cardeais como referência de direção, caso tenha alguma dúvida sobre eles, dê uma olhada na Rosa dos Ventos, ao lado, ela mostra para que lado fica cada ponto. O passo a passo dos chefes, foi feito na dificuldade Normal, sendo que a padrão do jogo é Easy (Fácil), portanto se estiver jogando no Easy, é provável que o chefe não use alguns dos ataques listados, você pode mudar a dificuldade falando com o Setter, que por sua vez encontra-se no quarto à direita na casa da Marine em Southern Island.

 
  4. Menu
  Para acessar o menu do jogo aperte o botão Y a qualquer momento em que esteja na Southern Island, ele possui 4 opções:
  •   Stage Select: permite jogar qualquer fase que já tenha completado ou ao menos encontrado;
  •   Sea Chart: visualiza toda a Carta Náutica e também pode selecionar uma fase através dela, use o direcional ou a Stylus pra movimentar o mapa, pressione o botão L para diminuir o zoom e o botão R para aumentar o zoom;
  •   Save: onde você salva o jogo, atenção, pois o jogo não é salvo automaticamente como em Sonic Rush, portanto você deve usar esta opção para salvá-lo;
  •   Itens: aqui você visualiza quantos materias de cada você possui, além das Esmeraldas do Caos e Sol e as Medalhas, que são adquiridas nas missões.

   As outras opções do jogo estão disponíveis na casa da Marine, em Southern Island, no quarto a direita fale com o coala Setter e ele mostrará as opções de configuração do jogo:

  •   Change Player Name: muda o nome do jogador;
  •   Options: está dividido em 3:
    •   Boss Dificulty: altera a dificuldade dos chefes entre Normal e Easy (Fácil), o padrão do jogo é Easy;
    •   Time Limit: liga ou desliga o tempo limite nas fases que é de 10 minutos;
    •   Clear Data: aqui você pode deletar seu save, existem duas opções:
      •   Delete Story Data Only: você deletará apenas o modo histrória do jogo e manterá seus recordes no Time Attack e as opções do Multi Players;
      •   Delete All Data: deleta o save por completo e parte do zero.

   Ainda neste mesmo quarto estão as opções do Time Attack e do Multi Players que serão descritas depois.


  5. Caixas de Item
 5 Rings: dá 5 Anéis extras.
 ? Rings: dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10, 30 ou 50.
 Shield: escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao invés dos seus Anéis quando for atingido.
 Magnet Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 & Knuckles, este escudo funciona dentro da água.
 Invencibility: torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não protege contra esmagamentos ou quedas em precipícios, porém por alguma razão protege contra afogamentos nesse jogo.
 1-UP: dá uma vida extra.
 High Speed: aumenta a velocidade que seu personagem executa as manobras (tricks).
 Tension Bonus: aumenta a Tension Gauge em 100%.
 Max Tension Bonus: enche por completo a Tension Gauge.
 ? Rings: da uma quantia aleatória de Anéis extras, iguais aos encontrados nas fases normais. Encontrado apenas nos mini-games.
 Score: aumenta sua pontuação por uma quantia aleatória. Encontrado apenas nos mini-games.
 Repair: repara sua embarcação por uma porcentagem aleatória. Encontrado apenas nos mini-games.
 Boost Up: carrega a barra de Boost do Wave Cyclone em uma porcentagem aleatória. Encontrado apenas no mini-game do Wave Cyclone.
 
  6. Personagens (retirado do site americano da SEGA)
  Assim como em Sonic Rush, apenas Sonic e Blaze são jogávies, porém Tails está presente no jogo, ajudando em vários momentos da história, temos a estréia da personagem Marine e dos vilões Capitão Whisker e Johnny:

 Sonic the Hedgehog: Sempre que alguma coisa errada acontece, Sonic entra em ação, e sem dúvidas uma enorme catástrofe está sendo tramada. Quando ele e Tails caem em Southern Island, Sonic tem a estranha sensação que não foi por acidente que eles foram parar nessa ilha. Se eles não agirem rapidamente, Sonic teme que eles nunca mais poderão voltar para casa, mas isso antes dele perceber que existem problemas muito maiores para se preocupar.

 Blaze the Cat: Blaze descende da realeza em um universo alternativo e ela nunca dispensa sua capa roxa, que levemente disfarça sua habilidade de manipular o fogo, afinal não a chamam de Blaze a toa! Quando encontra um inimigo, ela tira sua capa e cria feroses chamas ou dispara bolas de fogo de suas mãos. Ela é a guardiã das Esmeraldas do Sol e leva isso muito a sério. Quando ouviu sobre os piratas ladrões, ela viajou através das dimensões para investigar. Ela ficou surpresa ao ver Sonic, assim como Sonic ficou surpreso ao vê-la e quando Blaze lhe contou sua história, ambos perceberam que há muito mais em jogo do que eles pensavam!

Miles "Tails" Prower: Esta brilhante raposa de duas caudas é o melhor amigo do Sonic e um mecânico muito habilidoso. Quando ele e Sonic ficaram encalhados em Southern Island, Tails construíu embarcações na esperança que eles saíssem da ilha. Conforme Sonic lhe trazia novos materiais, ele construia quatro diferentes tipos de embarcações. Com estes, Sonic explorou as ilhas ao redor, onde descobriu um pilha de problemas!
Marine the Raccoon: Marine é uma amável guaxinim de Southern Island com uma paixão pelo mar. Ela faz todos a chamarem de capitã e construíu o barco de seus sonhos, então ela pode zapar através do mundo. Contudo, na viagem de inalguração do SS Marine, ela percebeu que havia esquecido algo importante em seu barco, os freios! Tails se ofereceu para ajudar reconstruir o barco e marine ficou tão excitada que não sabia se ria ou chorava, então ela apenas falou muito. Sonic e Tails não entendem metade do que Marine fala, mas é muito divertido tê-la por perto.
Captain Whisker: Este rude capitão dos piratas está acostumado a encontrar inimigos em alto mar, porém Sonic lhe representa um desafio único: ele não é apenas rápido, mas também é o mais destemido de todos! o Capitão tem pavio curto, principalmente quando é testado, mas felizmente sua tripulação é totalmente fiel, então ele é capaz de evitar Sonic e continuar sua busca pelo tesouro.
Johnny: O braço direito do Capitão Whisker, Johnny é um falastrão que não gosta de perder, nunca. Ele se sente em casa no mar e está sempre procurando por fortes oponentes para uma corrida, mas poucos eram corajosos o suficiente para desafiá-lo antes de Sonic fazê-lo. Terá Sonic encontrado um rival a altura?

 

  6.1. Habilidades
 Boost: quando Sonic corre em alta velocidade por muito tempo, ele entrará no Boost, que é quando sua velocidade aumenta muito. Existem várias formas de entrar no Boost, as mais comuns são, passar por aceleradores e bater em molas verticais, mas você também pode entrar neste modo apenas correndo por um bom tempo e quanto mais Anéis possuir, mais fácil será entrar neste modo.
 Spin Jump: quando Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B enquanto estiver no chão.

 Spin: quando Sonic estiver com velocidade, aperte para baixo e ele rolará pelo chão destruindo inimigos e obstáculos.
 Spin Dash: segure para baixo, e com ele pressionado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade para fazer subidas e acertar inimigos, mas você logo começa a perder velocidade.
 Jump Dash: para realizar esta manobra basta pular ou cair de uma plataforma e enquanto estiver no ar pressione o botão R e Sonic ganhará impulso na direção desejada. Muito útil para ganhar impulso ou passar por cima de obstáculos.
 Homing Attack: sonic disparará em direção a um inimigo próximo acertando-o em cheio, para fazê-lo basta pular ou cair de uma plataforma e próximo ao inimigo ou item apertar o botão R.
 Sonic Rail Trick: quando estiver deslizando por um rail aperte 3 vezes o botão R ou Y, para que Sonic execute 3 manobras valendo 1700 pontos, um total de 9 partes da Tension e levar a galera ao delírio.
 Air Trick: quando for arremessado para o ar, por uma mola, rampa ou qualquer outro objeto da fase, apertando várias vezes o botão B e Sonic fará várias manobras no ar, somando pontos e preenchendo a Tension Gauge.
 A Button Trick: manobra usada para finalizar um combo, quando estiver próximo de chão aperte o botão A, para fazer essa manobra, ganhar o combo acumulado e levar a galera ao delírio.
 Hop Jump: quando for arremessado para cima, segure para cima no direcional e aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e dar um pequeno salto para cima. Esta manobra também pode ser usada para finalizar o combo.
 Humming Attack: quando for arremessado para cima, aperte o botão R para Sonic dar um impulso para frente enquanto gira, podendo destruir inimigos e barreiras no caminho. Esta manobra também pode ser usada para finalizar um combo.
 Super Boost: quando você estiver no chão e pressionar o botão Y, Sonic criará uma explosão e correrá a uma velocidade incrível, muito maior que a do Boost simples, porém isso gasta a Tension Gauge, portanto faça manobras sempre que possível para ficar com a Tension cheia, é possível realizá-las nesse modo. Enquanto estiver nesta habilidade você fica invencível, contudo ainda morre pra esmagamentos, afogamentos e queda em precipícios.
 Boost: assim como Sonic, se Blaze correr em alta velocidade por muito tempo, ela também entrará no Boost, que é quando sua velocidade aumenta muito. Existe várias formas de entrar no Boost, as mais comuns são, passar por aceleradores e bater em molas verticais, mas você também pode entrar neste modo apenas correndo por um bom tempo e quanto mais Anéis possuir, mais fácil será entrar neste modo..
 Axel Jump: aperte o botão A ou B enqanto estiver no chão para Blaze pular e virar um pequeno tornado de fogo destruindo tudo o que há pela frente.
 Burst Spin: quando Blaze estiver correndo, segure para baixo para que ela vire um pequeno tornado de fogo e saia girando pelo chão, porém, ao contrário de Sonic, Blaze perde muita velocidade nesta manobra.
 Burst Dash: segure para baixo, e com ele pressionado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos, mas como blaze sai girando, ela logo começa a perder velocidade.
 Burst Hover: quando você pular ou cair de uma plataforma, segure o botão R para que Blaze ligue os jatos dos seus sapatos e comece a cair vagarosamente por no máximo 3 segundos, você pode controlar a direção que ela vai e se ficar pressionando várias vezes o botão R ao invés de segurá-lo por 3 segundos, prolongará a distância que ela pode alcançar.
 Blaze Rail Trick: quando estiver deslizando por um rail aperte 3 vezes o botão R ou Y, para que Blaze execute 3 manobras valendo 1700 pontos, um total de 9 partes da Tension e levar a galera ao delírio.
 Air Trick: quando for arremessado para o ar, por uma mola, rampa ou qualquer outro objeto da fase, apertando várias vezes o botão B e Blaze fará várias manobras no ar, somando pontos e preenchendo a Tension Gauge.
 A Button Trick: manobra usada para finalizar um combo, quando estiver próximo de chão aperte o botão A, para fazer essa manobra, ganhar o combo acumulado e levar a galera ao delírio.
 Axel Tornado: quando for arremessado para cima, segure para cima no direcional e aperte o botão R para Blaze parar instantaneamente de ir para frente e dar um enorme salto para cima, subindo cerca de 2,5 vezes mais alto que o Sonic. Esta manobra também pode ser usada para finalizar o combo e enquanto ela sobe pode destruir inimigos ou barreiras.
 Jump Step: quando for arremessado para cima, aperte o botão R para Blaze dar um forte impulso para frente ganhando muita velocidade, podendo destriur barreiras no caminho, mas não destrói inimigos, contudo você irá atravessá-los. Esta manobra também pode ser usada para finalizar um combo.
 Fire Boost: quando você estiver no chão e pressionar o botão Y, Blaze criará uma explosão e correrá a uma velocidade incrível, muito maior que a do Boost simples, porém isso gasta a Tension Gauge, portanto faça manobras sempre que possível para ficar com a Tension cheia, é possível realizá-las nesse modo. Enquanto estiver nesta habilidade você fica invencível, contudo ainda morre pra esmagamentos, afogamentos e queda em precipícios.
 
  6.2. Diferenças Entre os Personagens

  Existem outras diferenças entre o Sonic e a Blaze, além das habilidades citadas acima:

  •   Sonic: o mais rápido, porém difícil de se controlar no ar e não é muito bom em fazer manobras. Seu Homing Attack é excelente, inclusive contra os chefes;
  •   Blaze: não tão rápida quanto o ouriço, mas é fácil de ser controlada no ar e ótima para fazer manobras. Seu Axel Tornado se destaca muito por subir mais que o dobro que o Hop Jump do Sonic e ser excelente para cortar caminho ou ficar na parte mais alta das fases. Seu Burst Hover é muito útil, principalmente para evitar cair em precipícios. Curiosamente, Blaze consegue ficar 45 segundos de baixo da água, enquanto o Sonic aguenta apenas 30 segundos.

  7. Tension Gauge e Manobras (Tricks)

  Sonic Rush Adventure continua com o mesmo sistema de manobras que Sonic Rush, porém com algumas melhorias. As manobras são movimentos especiais realizados, em maioria, no ar usando uma combinação dos botões A, B e R. Elas servem para preencher a Tension Gauge, que se localiza no lado esquerdo da tela, essa gauge serve para você usar o Super/Fire Boost, é muito importante saber fazer manobras, pois é necessário usar a velocidade extra para conseguir os ranks S, jogar o Time Attack ou ainda jogar contra alguém no modo Multi Players. Ela possui 20 barras, mas são 3 níveis diferentes, totalizando 60 barras, você começa as fases com 1 nível completo, ou seja, 20 barras. Conforme você usa o Super/Fire Boost, a barra vai se esvaziando rapidamente e caso ela fique vazia, totalmente branca, você não poderá mais usar a velocidade extra, portanto você deve fazer manobras sempre que possível para manter a Tesion cheia. Quando você completar as 60 barras a Gauge ficará piscando, a estrela que há na ponta dela começará a girar e o seu personagem ficará oscilando de cor, indo para um tom de fogo e voltando ao normal, nesse ponto você tem 5 segundos para desfrutar do Super/Fire Boost ilimitados, ou seja, sem que a Tension se esvazie e caso realize manobras enquanto ela estiver piscando, a contagem recomeçará e assim sucessivamente, observe a estrela que há na ponta da Gauge, ela vai ficando lenta conforme passam os 5 segundos e quando parar, a Tension parará de piscar e podem acontecer duas coisas: caso tenha usado o Super/Fire Boost ela esvaziará até o segundo nível, porém caso não tenha usado, ela apenas parará de piscar e não esvaziará, ou seja, basta fazer uma simples manobra que ela voltará a piscar. Fazer manobras não é a única forma de manter a Tension cheia, outras formas são: derrotando inimigos, o que lhe garante 4 barras, mas caso derrote inimigos em sequência dentro de um curto espaço de tempo essa bonificação aumenta, exemplo: dois inimigos seguidos dão 10 barras (4x2+2), três em sequência dão 22 barras (4x3+10), quatro em sequência lhe garante 45 barras (4x4+29) e assim por diante. Outra forma é passar pelo check point que lhe garante 10 barras, além das caixas de item. Deve-se tomar cuidado, pois quando você for atingido por qualquer coisa e perder seus Anéis, você perderá também 15 barras da Tension Gauge.

  Para realizar as manobras, basta apertar o botão B várias vezes quando for arremessado para cima por algum objeto da fase, chamados de Gimmick, seja ele uma mola, um cogumelo, uma rampa, uma corda, etc, cada fase tem os seus próprios objetos, que serão relacionados no passo a passo. Conforme for apertando o botão B, a Tension Gauge vai preenchendo, cerca de 2 pontos a cada manobra e a grande novidade é que estrelas vão se acumulando no canto superior direito, logo abaixo do marcador de tempo, essas estrelas marcam o combo, então, quanto mais manobras você fizer em sequência, mais estrelas vão se acumulando. Você ganhará 3 barras da Tension Gauge para cada estrela ganha, porém para ganhar as estrelas, você deve finalizar o combo e para isso você deve pressionar o botão A ou o R antes de tocar no chão ou em alguma caixa de item, lembrando que se você bater em um espinho ou inimigo, demorar muito para executar outra manobra ou cair duas vezes seguidas no mesmo Gimmick, por exemplo, bate em uma mola que o lança para cima, executa algumas manobras cai em outra mola, continua fazendo manobras e depois cai de volta em uma dessas duas molas, você também perderá o combo, então as estrelas serão acrescentadas a Tension, cada uma dá 3 barras. Se você ficar fazendo manobras em cima do mesmo Gimmick, além de não valer para o combo, elas vão valendo cada vez menos pontos e Tension. É possível fazer manobras enquanto usa o Super/Fire Boost e caso acerte um inimigo, enquanto estiver usando o Super/Fire Boost, você continuará a realizar o combo normalmente. Deve-se tomar cuidado ao fazer manobras, pois você perde velocidade enquanto as executa. Infelizmente neste jogo existe um limite máximo de pontos para as manobras, que são considerados no final do ato para avaliar o seu rank e esse máximo é 20.000, portanto se ultrapassá-lo os pontos extras serão descartados. Existem combos avançados que resultam em mais pontos e Tension:

  • Avançado: aperte B várias vezes e depois o A;
  • R seguido de avançado: faça uma manobra com o R, depois aperte B algumas vezes e então A.
  • Avançado e meio: aperte B várias vezes, depois A, então R e várias vezes o B até atingir o chão;
  • Duplo Avançado: aperte B várias vezes, depois A, então R, depois B mais algumas vezes e por fim A

  Existem outras formas de fazer manobras, por exemplo, enquanto você desliza pelos rails, basta apertar os botões B ou R, para realizar as manobras, você pode fazer até três manobras seguidas. Em algumas fases existem locais específico para se fazer manobras, como por exemplo na Haunted Ship, na parte em que você é atirado pelo canhão e passa dentro dos arcos, ou ainda na Pirates' Island, quando você nada nas costas do golfinho e também passa por dentro dos arcos. No final de algumas plataformas existem rampas vermelhas que o lançam para frente e para cima, pressione o botão A próximo do final dela para dar um salto maior que é considerado uma manobra, e bem valiosa, também é possível fazer este tipo de manobra nos rails que terminam no ar, pressione o botão A bem próximo do fim deles.

  Apesar de não ser bem uma manobra, durante os atos, com exceção dos chefes, experimente cutucar o personagem com a Stylus enquanto estiver parado na tela de baixo. ^^


  8. Sistema de Pontuação (Rank)

  O sistema de pontuação continua presente, mas com algumas mudanças com relação ao do Sonic Rush. Durante os atos normais e as Ilhas Ocultas, são três quesitos analizados:

  •   Rings: é o total de Anéis que você termina o ato, são necessários no mínimo 100 para conseguir a nota máxima, que é de 5.000 pontos;
  •   Trick: é a pontuação em relação às manobras realizadas durante o ato, a nota máxima é de 20.000 pontos;
  •   Time: é a pontuação com relação ao tempo que levou para terminar o ato, você perderá 5.000 pontos a cada 10 segundos que passarem do tempo limite para conseguir a nota máxima que é de 85.000 pontos. O tempo limite varia em cada fase.

  Portanto o máximo de pontos que você pode fazer durante os atos é de 110.000. Com relação aos chefes, como não é possível fazer manobras neles, contam-se apenas os Anéis e o tempo para a nota e o limite de pontos que se pode fazer é 50.000, 5.000 pontos para os Anéis e 45.000 pontos para o tempo. As notas que você recebe são: C, B, A e S, a única vantagem em tirar uma nota alta é a quantidade de materias que você recebe, ou seja, se tirar nota C você ganhará apenas 1 material, B lhe garante 2 materias, enquanto que A lhe dá 3 materias e S fornece 4 materias. A pontuação de cada nota é:

  • Nos atos:
    • S: no mínimo 100.000 pontos;
    • A: entre 100.000 e 80.000 pontos;
    • B: entre 80.000 e 50.000 pontos;
    • C: menos de 50.000 pontos.
  • Nos chefes:
    • S: no mínimo 50.000 pontos;
    • A: entre 50.000 e 40.000 pontos;
    • B: entre 40.000 e 30.000 pontos;
    • C: menos de 30.000 pontos.

  Ou seja, durante os chefes, você precisa conseguir o máximo de pontos para tirar a nota máxima, portanto você precisará de aproximadamente 12 Anéis (50 na Extra Zone) e um excelente tempo para ganhar a nota S.

  Para conseguir a nota S, você deve encontrar o caminho mais curto de cada fase e evitar perder muito tempo fazendo manobras, procure fazer o Duplo Avançado, descrito acima. Infelizmente o caminho mais curto normalmente possui poucos Anéis, então você deve procurar pelas caixas de item de Anéis aleatórios, constumam haver algumas em pequenos desvios do caminho mais curto. Sem dúvidas a fase mais difícil de se conseguir a nota S é a Sky Babylon ato 2, onde você deve terminar em menos de dois minutos e vinte segundos para conseguir 75.000 pontos e com o máximo de pontos por manobras e Anéis.

 
  9. Locais e Pessoas de Southern Island

  Southern Island possui vários locais para se visitar e em cada local existe um coala... digo... um personagem que você encontrou durante suas viagens pelas outras ilhas e que vão para lá lhe ajudar em sua jornada de volta para casa. A maioria deles fornecem as missões que você deve cumprir para conseguir os enfeites da ilha e as Esmeraldas do Sol. Segue abaixo a lista dos locais e quais os personagens encontrados:

  •   Casa da Marine:
    •   Hall de entrada: logo na entrada ficam a Marine, o Tails e a Blaze:
        1.   Marine: ela fica com a listagem das missões, fale com ela e escolha qual missão deseja realizar, mais detalhes veja a seção das missões;
        2.   Tails: o mestre dos materiais, é com ele que você deve falar sempre que precisar construir algo ou melhorar alguma embarcação e ele lhe dará a listagem de materias necessários;
        3.   Blaze: nada de especial, com ela você pode apenas conversar para ter mais detalhes sobre a história do jogo.
    •   Quarto à direita: muitos passam por esse quarto, os que ficam aqui permanentemente são: Setter, a máquina de Multi Players e a do Time Attack, mas Tabby e Colonel também passam por aqui dependendo do ponto do jogo em que está:
      1.   Setter: provavelmente mora aqui, ele é o seu menu de opções, como já mencionado, ele também lhe fornece algumas missões;
      2.   Máquina de Multi Players: ela é o seu portal para jogar com outras pessoas através do mundo, para mais detalhes consulte a seção do Multi Players mais abaixo;
      3.   Máquina do Time Attack: usada para fazer seus recordes e depois postá-los na tabela de tempos mundial, consulte a seção do Time Attack mais abaixo para ver os detalhes;
      4.   Tabby: ele fica por aqui assim que você completa a Plant Kingdom, ele fornece as missões que enfeitam a Southern Island com animais;
      5.   Colonel: ele também fica por aqui logo após você completar a Machine Labyrinth e enquanto você não constrói o Deep Typhoon.

  •   Whale Point: local onde você faz o treinamento para se familiarizar com a jogabilidade e pode ganhar facilmente os materias Iron e Blue, fora isso nada de especial.

  •   Seagull Beach: por aqui fica Muzzy:
    1.   Muzzy: aparece depois que você derrota o Final Boss, fale com ele para ganhar missões e depois de completá-las fale novamente com ele para liberar as músicas do Sound Test, que são ouvidas com ele mesmo, algumas missões do Sound Test são fornecidas pelo Norman.

  •   Docas: vários personagens ficam nas docas:
    •   Wave Cyclone: por aqui ficam Kylok e Tabby:
      1.   Kylok: aparece depois que você encontrar a sua ilha, um pouco antes de chegar a Haunted Ship, ele fornece as missões que liberam as cutscenes e CGs do jogo, complete-as e depois fale com ele para vê-las;
      2.   Tabby: depois de sair da casa da Marine é para cá que ele vem, ele continuará fornecendo as missões que enfeitam a Southern Island com animais.
    •   Ocean Tornado: Gardon e Norman:
      1.   Gardon: aparece depois de completar a Coral Cave, é um dos personagens mais importantes, pois é ele quem lhe fornece as missões valendo as Esmeraldas do Sol, mais detalhes na seção dos Estágios Especiais;
      2.   Norman: aparece após você salvá-lo completando a Blizzard Peaks, ele fornece algumas missões para liberar as músicas do Sound Test e as missões mais difíceis, que são com as embarcações, mais detalhes na seção das Missões. Falando com Norman ele permite que você jogue o Time Trial com as embarcações.
    •   Aqua Blast: aqui encontram-se Colonel e Daikun:
      1.   Colonel: depois de sair da casa da Marine é para cá que ele vem, após um certo ponto do jogo ele lhe oferecerá enfeites para a Southern Island por um certo preço;
      2.   Daikun: ele ficará por aqui durante um tempo e depois segue para a doca do Deep Typhoon, ele fornecerá missões para construir coisas na Southern Island.
    •   Deep Typhoon: Daikun:
      1.   Daikun: depois de um tempo é para cá que Daikun se mudará permanentemente e continuará fornecendo as missões.

  •   ???: um lugar novo aparece depois que você consegue todas as Esmeraldas do Caos e do Sol...

  10. Sistema de Navegação
  Como a grande novidade desse jogo é a possibilidade de navegar até as ilhas para encontrá-las, é necessário um esquema de navegação, que felizmente é bem simples de ser usado. Basta ir até uma doca, depois vá até a embarcação e escolha Set Sail, então toque na tela, para ativar a Carta Náutica, agora use o direcional ou a própria Stylus para visualizar o mapa, pressione o botão "L" para afastar a câmera e o botão "R" para aproximá-la. Agora escolha uma ilha para ser o ponto de partida, as ilhas que você pode escolher, possuem a bolinha piscando em vermelho e a Stylus em cima , pegue a Stylus, toque na bolinha de onde deseja zarpar e arraste até onde deseja ir, depois de traçar, toque na bola vermelha para confrimar a rota ou no "X" azul para retraçá-la. Existem embarcações que possuem limitações quanto aos locais em que pode navegar, no mapa esses locais aparecerão em vermelho. No topo da tela, existe uma barra, ela indica a distância máxima que a embarcação pode atingir. Uma dica quando for traçar as rotas, procure fazê-las o mais reto possível, pois além do caminho ficar menor, as curvas aparecem nos mini-games e atrapalham um pouco. Os locais ainda não visitados são as partes azuis escuras do mapa e conforme você explora o mapa, vai revelando o terreno, então é possível encontrar locais rasos, névoa, gelo e bancos de areia. A névoa esconde as ilhas e o terreno, portanto sempre que encontrá-la no mapa, explore dentro dela, com certeza tem uma ilha oculta. Depois de encontrar uma ilha, você não precisa navegar até ela novamente para poder jogá-la mais tarde, você pode fazer isso usando a Seleção de Fases, localizada no menu. Durante o jogo as novas ilhas que você é obrigado a encontrar, ficarão marcadas no mapa por uma bandeira laranja.
 
  11. Embarcações
  Conforme você avança no jogo, novas embarcações serão nescessárias para alcançar as diversas ilhas espalhadas pelo mapa e então Tails começará a fazê-las, mas ele precisará dos materias que você consegue no final de cada fase. A cada nova embarcação construída a música da Southern Island ficará mais animada e empolgante (apesar de achar a quarta música a melhor, a última também é boa), cada embarcação possui seu próprio mini-game e características, algumas tem pouco alcance, outras não podem navegar em locais rasos nem no gelo e assim por diante. Todos os mini-games são jogados usando a Stylus. Depois de derrotar o Final Boss, você pode melhorar as embarcações falando com o Tails, mas você deve melhorá-las na mesma ordem em que foram construídas, ou seja, Wave Cyclone, Ocean Tornado, Aqua Blast e Deep Typhoon, cada embarcação pode ser melhorada duas vezes. O terreno, a tonalidade da água e condições climáticas dos mini-games, dependem única e exclusivamente do lugar onde você está passando no mapa, por exemplo, se a sua rota passar pela parte mais rasa do mar, aparecerão muitas ilhas no seu caminho, assim como se você for para a parte com neblina, ela aparecerá durante o mini-game, a neblina também pode aparecer no meio do nada, mas nas áreas marcadas no mapa ela será mais intensa, dificultando bastante a visão, com relação ao horário, ele é aleatório. Nesses mini-games a cada inimigo que você destrói ou Anel que você pega em sequência vai aumentando o seu combo e consequentemente a sua pontuação, você perde o combo quando é atingido, erra um disparo ou demora para aumentá-lo. Comum a todos os mini-games é a barra de vida que se encontra no canto superior esquerdo, ela idica quanto dano você pode levar antes de naufragar e caso isso aconteça, você voltará imediatamente para Southern Island e terá que retraçar a rota, felizmente você não perde vidas nos mini-games. Confira agora os detalhes sobre as embarcações e seus mini-games:
 
  11.1. Wave Cyclone

  Construído: logo no início do jogo, depois da fase de treinamento.

  Ilhas que pode zarpar: Southern Island, Plant Kingdom, Machine Labyrinth, Coral Cave, Haunted Ship, Kylok's Island, Daikun's Island, Hidden Island 2 e Hidden Island 16.

  Materias Necessários: 1 Blue e 1 Iron .

  Primeiro Upgrade: 3 Blue , 3 Iron e 3 Black . Torna o Boost mais eficiente, fazendo-o durar aproximadamente o dobro.

  Segundo Upgrade: 5 Blue , 5 Iron e 5 Black . Melhora ainda mais o Boost, fazendo-o carregar muito mais rápido e quando você atinge o máximo da Boost Gauge e ela se esgota, ao invés da barra diminuir pela metade, diminui apenas em 1/4.

  Descrição: a primeira embarcação do jogo, ele é o mais lento, tem o menor alcance e não pode navegar no gelo nem encontrar passagens submersas, mas, na opinião, é o mais divertido do jogo.

  Mini-Game: ele é controlado pela Stylus. Toque-a tela para acelerar e deslize-a para se mover lateralmente, mas cuidado, pois conforme você anda para os lados você perde velocidade. Quando atingir uma rampa, uma sequência de pontos aparecerá na tela, então deslize a Stylus passando pelos pontos até a seta, mas você deve seguir o caminho na direção correta antes de tocar na água e você executará uma manobra, na rampa existe uma seta indicando em qual direção a manobra deverá ser executada, porém as vezes duas sequências podem aparecer no ar ou uma interrogação no lugar da seta, fique atento, pois podem aparecer sequências de rampas, onde algumas delas estarão no ar (O.o). Tais manobras preenchem sua Boost Gauge que fica no canto superior direito da tela, você também a preenche pegando Anéis e destruindo inimigos. Esse Boost funciona da mesma forma que nas fases normais, deixa você super rápido e invencível, mas consome a barra, a menos que ela esteja piscando, para manter a barra sempre cheia, faça manobras, pegue Anéis ou destrua inimigos usando o Boost, para ativá-lo basta dar dois toques rápidos na tela ou precionar os botões L ou R, mas cuidado, pois esse Boost dura bem menos que o do jogo normal. Desvie das ilhas, pois não dá pra passar por elas, mesmo no Boost, se bater, você não levará dano, mas ficará encalhado e perderá tempo, mas se bater em um inimigo sem estar executando uma manobra ou usando o Boost levará dano, lembrando que a barra no canto superior esquerdo indica quanto dano você pode levar. Os obstáculos que você encontrará serão: pequenas ilhas, minas, aviões, naves e tubarões que saltam da água, com exceção das ilhas, todos podem ser rebatidos usando o Boost ou enquanto executa manobras, mas quando você rebate algum objeto você perde muita velocidade, então o ideal é desviar. Domine bem este Jet Sky, pois é com ele que você irá pegar as Esmeraldas do Caos, mais detalhes serão dados na seção dos Estágios Especiais.

  

  11.2. Ocean Tornado

  Construído: logo após Machine Labyrinth.

  Ilhas que pode zarpar: Southern Island, Plant Kingdom, Machine Labyrinth, Coral Cave, Haunted Ship, Kylok's Island, Hidden Island 2 e Hidden Island 16.

  Materias Necessários: 5 Green e 5 Bronze .

  Primeiro Upgrade: 3 Green , 3 Bronze e 3 Black . Aumenta o dano do canhão.

  Segundo Upgrade: 5 Green , 5 Bronze e 5 Black . Aumenta o dano da metralhadora e diminui o tempo de recarga de todas as armas.

  Descrição: a segunda embarcação do jogo, este é um verdadeiro navio de guerra, pois vem equipado com três poderosas armas, ele é mais rápido que o Wave Cyclone e pode ir bem mais longe, mas não pode navegar no gelo nem em locais rasos, além de também não encontrar passagens submersas.

  Mini-Game: Tails guiará a embarcação sozinho, então tudo o que você deve fazer é se preocupar em abater os inimigos e para isso basta tocar a tela onde deseja atirar. Logo no início a câmera irá se deslocar para lateral da embarcação, onde estão as armas que são três:

  1.   Metralhadora : ela dispara rapidamente e seu tempo de recarga é baixo, possui seis disparos, excelente para derrubar pequenos inimigos e desviar disparos, alguns inimigos possuem blindagem, então a metralhadora não causará danos neles, para acessá-la basta pressionar o direcional para a esquerda ou o botão X ou ainda tocar nela com a Stylus,
  2.   Canhão : ótimo para derrubar qualquer inimigo grande, pois é bem mais poderoso que a metralhadora, mas não pode atirar muito rápido e seu projétil é um pouco lento, portanto mire um pouco à frente do alvo para acertá-lo, para acessá-lo aperte o direcional para cima ou o botão Y ou ainda toque nele com a Stylus,
  3.   Lança-chamas : a melhor arma para coletar Anéis já que você pode deslizar a Stylus pela tela formando o rastro de fogo, porém o tempo de recargar é maior que o do canhão, portanto use com sabedoria, para acessá-lo aperte o direcional para a direita ou o botão A ou ainda toque nele com a Stylus.

   Para coletar Anéis basta atirar neles, com qualquer arma. Os inimigos que você encontrará serão: aviões, barcos, submarinos blindados, algumas naves e dois tipos de barco do mesmo porte do seu, todos eles lançam balas de canhão, torpedos ou minas, alguns são kamikases, então fique atento, mas é possível rebater ou destruir os disparos usando as armas. Sempre que destruir um inimigo, ilha ou bóia, Anéis sairão deles. Descobri recentemente que raramente a câmera pode inclinar um pouco para o lado da embarcação, ficando com uma visão na diagonal, isso pode dificultar as coisas.

  

  11.3. Aqua Blast

  Construído: logo após Haunted Ship.

  Ilhas que pode zarpar: Southern Island, Plant Kingdom, Machine Labyrinth, Coral Cave, Haunted Ship, Blizzard Peaks, Kylok's Island, Daikun's Island, Hidden Island 2 e Hidden Island 16.

  Materias Necessários: 1 Blue , 1 Iron , 2 Green , 2 Bronze , 5 Red e 5 Silver .

  Primeiro Upgrade: 3 Green , 3 Bronze , 3 Red , 3 Silver e 3 Black . Diminui pela metade o tempo recarga do laser.

  Segundo Upgrade: 5 Green , 5 Bronze , 5 Red , 5 Silver e 5 Black . Aumenta o dano do laser em aproximadamente 50%.

  Descrição: a terceira embarcação do jogo. Este flutua sobre a água podendo ir a qualquer lugar do mapa, inclusive no gelo, mas não pode encontrar entradas submersas. Ele é equipado com um poderoso laser que pode ser carregado para disparos mais poderosos e possui um sistema de defesa, onde ele gira, rebatendo qualquer inimigo ou disparo. Infelizmente o alcance do Aqua Blast não é tão grande quanto o do Ocean Tornado, então ele não pode navegar por grandes distâncias.

  Mini-Game: a embarcação anda para frente sozinho, você precisa apenas controlá-la para os lados, deslizando a Stylus. Conforme você mantém a Stylus na tela, uma barra no canto superior direito vai enchendo, ela é a energia do laser, quanto mais cheia estiver a barra, mais poderoso será o disparo, tal disparo sai em linha reta, portanto posicione bem a embarcação antes de disparar e para isso basta retirar a Stylus da tela por um breve instante. Você pode dar sucessivos toques na tela, para executar rápidos pequenos disparos. Mova a Stylus de um lado para o outro rapidamente, ou pressione L ou R, para fazer a embarcação girar e repelir qualquer inimigo ou ataque, mas você perderá velocidade. Os obstáculos que você encontrará serão: aviões, barcos, submarinos, naves, minas e pequenas ilhas, é possível rebatê-los girando a embarcação, com excessão das ilhas e se bater nelas você sofrerá dano.

  

  11.4. Deep Typhoon

  Construído: logo após Sky Babylon.

  Ilhas que pode zarpar: Southern Island, Plant Kingdom, Machine Labyrinth, Coral Cave, Haunted Ship, Blizzard Peaks, Pirates' Island, Kylok's Island, Hidden Island 2 e Hidden Island 16.

 Materias Necessários: 1 Blue , 1 Iron , 1 Green , 1 Bronze , 2 Red , 2 Silver , 5 Aqua e 5 Gold .

  Primeiro Upgrade: 3 Red , 3 Silver , 3 Aqua , 3 Gold e 3 Black . Melhora a armadura, diminuindo pela metade o dano que os inimigos lhe causam.

  Segundo Upgrade: 5 Red , 5 Silver , 5 Aqua , 5 Gold e 5 Black . Melhora mais ainda a armadura do submarino.

  Descrição: a quarta e última embarcação do jogo que possui um mini-game. Este submarino pode lançar torpedos com enorme precisão nos inimigos, é a mais rápida de todas as embarcações e possui o mesmo alcance do Ocean Tornado. Como se trata de um submarino ele não pode navegar em locais rasos, mas pode passar por debaixo do gelo e pode encontrar passagens submersas.

  Mini-Game: Novamente Tails guiará a embarcação sozinho, tudo o que você faz é atirar com os torpedos, mas não é tão simples assim, esse é na minha opinião o mais difícil dos mini-games. Quando um inimigo aparece na tela, duas marcas aparecerão nele, quando as duas marcas se encontrarem a mira será travada e ficará branca , somente então você deve tocar a tela com a Stylus em cima do inimigo e um torpedo será disparado, quanto mais próximo do centro da mira você tocar, mais pontos você ganhará. Caso toque a tela antes ou depois, o torpedo errará o alvo e o inimigo lhe atacará, mas, felizmente Tails pode conseguir desviar do ataque. Alguns inimigos possuem uma seta na mira deles, esses são os mais difíceis de acertar, pois você deve pressionar a Stylus na marca e deslizá-la na direção em que a seta aponta, para que a mira seja travada e então o torpedo será automaticamente disparado, nesses inimigos, quanto mais próximo do centro você tocar antes de começar a deslizar, mais rápido a mira será travada. Os obstáculos que você encontrará serão somente inimigos, como: minas, submarinos, tubarões e piranhas mecânicas. A grande dificuldade deste mini-game é quando múltiplos alvos aparecem na tela quase ao mesmo tempo e você deve atirar na mesma ordem em que apareceram, fica ainda pior quando aparecem os que possuem a seta na mira.

  
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Atualizado em: 21/04/2018