SONIC SATAM 

Sonic SatAM  Sonic Ova's   Adventures of Sonic  Sonic Underground  Sonic X Sonic Boom Página Inicial

  Ainda em 1993, poucos dias após ser exibido o desenho Adventures of Sonic, veio ao ar em 18/09/1993 um desenho com o nome "Sonic the Hedgehog", também produzido pela DiC Entertainment, sendo por isso o segundo desenho do Sonic. O desenho acabou ficando conhecido como Sonic SatAM, isso porque era transmitido nos Estados Unidos aos Sábados (Saturday) de manhã (AM). No Brasil, Sonic SatAM foi transmitido pelo SBT, diariamente no Bom Dia & Cia, por volta de 2002/2003. Nunca foi transmitido na Rede Globo, como consta no Wikipedia (e vira e mexe alguns visitantes nossos mandam e-mail pedindo para incluir esta informação). Atualmente Sonic SatAM ficou rapidamente disponível no NetFlix Brasil em Fevereiro e Março de 2014, mas já foi retirado. Hoje pode ser encontrado no serviço Now da Net TV e no serviço da Claro TV Ondemand.

  Sonic SatAM é uma adaptação do mundo da Archie Comics, então recém lançada, trazendo a história de Sonic, Tails e os guerreiros da liberdade, que vivem no planeta Móbius para defender a ordem e a paz, contra as maldades de Eggman. Assim, a temática do desenho foge bastante da dos games do Sonic, embora alguns personagens tenham aparecidorei

 como coadjuvantes no game Sonic Spinball, lançado em 1993 (Antoine, Robotor, Bunnie e Sally). Foram ao todo lançados apenas 26 episódios com duração aproximada de 20 minutos (com exceção de dois episódios), distribuídos em apenas 2 temporadas. O desenho ficou inacabado, havendo rumores sobre a existência de uma terceira temporada, reforçada por um dos produtores do desenho (Ben Hurst), e pelo fato de que o desenho termina com uma sugestão de continuidade. É um desenho com um foco completamente diferente de Adventures of Sonic. Aqui há muito mais ação e Dr. Robotnik é representado de forma bem maldosa, como será visto.

Enredo

  Sonic, Sally e seu computador Nicole, Bunnie, Antoine, Tails, Rotor e Dulcy formam uma equipe chamada "Guerreiros da Liberdade". Eles vivem num planeta chamado Móbius. Tudo começa na cidade de Mobotropolis, a qual era governada pelo "rei" (que o desenho não diz o nome, mas é pai de Sally Acorn, uma das personagens do desenho, como o sobrenome de Sally é Acorn, alguns chamam de Rei Acorn, já que este seria seu sobrenome). Tudo ia bem, até que Julian Ivo Robotnik, um antigo aliado do rei, aplica um golpe de estado, e derruba o rei do poder.

  Quando isso acontece, ele se auto proclama Dr. Robotnik e transforma a cidade de Mobotropolis na Cidade dos Robôs, a Robotropolis. Lá, ele captura animais inocentes e os transformam em robôs, através do robotizador. Ele conta com a ajuda de seu sobrinho, Snively, que é quem realmente comanda os planos de Robotnik. É nesse momento que surge o papel dos guerreiros da liberdade: eles têm como missão acabar com Dr. Robotnik e recuperar o rei, que é o pai de Sally, cujo paradeiro ninguém conhece (somente revelado nos últimos episódios). Assim, para que Robotnik domine o planeta, ele precisa vencer definitivamente os Guerreiros da Liberdade.

  Mas os guerreiros não lutam sozinhos, eles contam também com a ajuda de objetos e da tecnologia. A Sally usa o seu computador, Nicole, para ajudar nos momentos mais difíceis e decifrar enigmas; Sonic conta com a ajuda dos anéis de força, que aumentam ainda mais a sua força e velocidade; os guerreiros ainda têm a ajuda do tio do Sonic, Chuck, que foi robotizado por Robotnik, mas que com o tempo aprendeu a se controlar e acaba dando cobertura aos guerreiros da liberdade. Além disso, durante a série, aparecem vários personagens que ajudarão os guerreiros.

  Os guerreiros da liberdade moram em Knothole, uma floresta de Móbius. Porém, Sonic & Cia não são os únicos guerreiros da liberdade, pois existem no total 5 grupos diferentes no planeta. Esses 5 grupos vão se unir mais tarde para acabar de vez com Robotnik. Será que conseguirão? O desenho termina com a derrota de Robotnik e um olho misterioso. Isso ia ser a introdução para a terceira temporada, que acabou não sendo feita.

Personagens

  Sonic SatAM conta com poucos personagens. Cada um possui uma personalidade própria, e o seu papel para salvar Móbius de Robotnik. Os personagens são representados de forma quase caricata, como Sonic sendo um orgulhoso e teimoso, e Tails o pequeno gênio rejeitado por ser novo demais e que precisa mostrar que não é apemas uma criança. No meio de tudo isso, há personagens engraçados, como o medroso Antoine, que trará momentos de risadas.

Nome: Sonic the Hedgehog

História: Sonic é o personagem central do desenho. Extremamente orgulhoso e teimoso, não gosta de qualquer um que discorde dele, sendo extremamente temperamental. O ouriço, entretanto, pode se dar ao luxo de ser assim, pois é extremamente veloz, e utilizando os anéis de força, fica praticamente invencível. O seu temperamento leva várias vezes os guerreiros a enrascadas. Sonic tem uma certa paixão por Sally Acorn. O Sonic é apaixonado por chili-dogs, um cachorro quente apimentado.

Nome: Sally Acorn

História: É a outra personagem principal do desenho, junto com Sonic. Sally é a filha do rei de Mobotropolis, logo, é a princesa Sally. Sua função é de auxiliar o Sonic e os guerreiros da liberdade. Enquanto Sonic é todo emoção e não pensa de forma fria, cabe a Sally o papel de pensar melhor nos planos e segurar o ímpeto de Sonic. Ela possui um computador pessoal com uma grande inteligência artificial, Nicole, que será muito útil para desvendar enigmas e mistérios. Extremamente inteligente, ele sempre arma planos para deter Robotnik. É apaixonada pelo Sonic, embora nem sempre admita.

Nome: Tails

História: Tails é uma raposa de dois rabos, doce e calmo, que quer sempre ajudar os guerreiros da liberdade, ainda que nem sempre nos melhores momentos. Tails é sempre rejeitado por ser jovem demais. Por isso mesmo, o seu papel é apenas de auxiliar os guerreiros com pequenas tarefas, certamente contrariado. Tails é retratado de forma bem infantil, e muitas vezes ele apenas quer apenas chamar a a atenção dos outros. Não é um inventor como em Sonic X.

Nome: Rotor Walrus

História: Rotor é uma morsa, cujo papel é auxiliar os guerreiros da liberdade com as engenhocas, pois é um excelente mecânico. Por isso mesmo, sua principal habilidade é de consertar e criar máquinas. Ele ganhou dois traços diferentes na série. A foto ao lado é da primeira temporada. Ele foi um cameo no game Sonic Spinball.

Nome: Dulcy the Dragon

História: Dulcy é o que todos acreditavam ser, a última de todos os dragões. Porém, ao longo da série se descobre que há mais dragões além de Dulcy. De temperamento forte, quer ser amiga de todos, embora às vezes se meta em confusão. Dulcy ajuda muito os guerreiros da liberdade, ainda que apenas transportando os guerreiros. Dulcy é muito atrapalhada, gerando várias cenas de humor. Além disso, ela não cospe fogo, como todos os dragões e isso a deixa sempre muito frustrada.

Nome: Antoine Depardieu

História: Antoine é o personagem mais engraçado da série e garante muita diversão a todos. Uma raposa, com forte sotaque francês e de origem nobre, por isso mesmo, nunca consegue fazer nada direito. Medroso e atrapalhado, Antoine ganhou até mesmo um episódio próprio. É apaixonado por Sally, e acaba não tendo utilidade alguma aos guerreiros! Apareceu no jogo Sonic Spinball.

Nome: Bunnie the Robot

História: Bunnie é uma coelha que foi salva por Sonic quando estava prestes a ser robotizada por Robotnik. Por esse motivo, metade do seu corpo é robô e metade é animal. Durante toda a série ela sonha em poder voltar a ser "normal", mas o seu lado de robô faz com que seja uma ajuda indispensável aos guerreiros. Doce e meiga, Bunnie é muito emotiva. Ela aparece no game Sonic Spinball.

Nome: Tio Chuck

História: Chuck é o tio de Sonic. Ele foi robotizado por Robotnik e perdeu o seu lado "humano" (ou ouriço?). No início da série ele atrapalhava muito os guerreiros, porque fazia as ordens de Robotnik. Mas com o tempo ele aprendeu a se controlar e redescobriu seu lado ouriço e passou a ajudar os guerreiros da liberdade, revelando os segredos de Robotnik. Apesar dos guerreiros tentarem de tudo, ele não volta  a ser ouriço.

Nome: Dr. Robotnik

História: É o grande vilão do desenho, que vive na cidade dos robôs. Ele captura os animais da floresta para poder robotizá-los e dessa maneira torná-los escravos dele. Os seus traços são os mesmos do Robotnik de Sonic Spinball. No seu passado ele era Julius (ou Julian), um subordinado do rei de Mobotropolis, e que deu um golpe de estado no rei, tendo todo o poder nas suas mãos. Ao contrário de Adventures of Sonic, Robotnik não é engraçado e atrapalhado, mas sim um vilão malvado.

Nome: Snively

História: Snively é o sobrinho de Robotnik. É ele quem faz a maioria dos planos de pegar o Sonic, sendo indispensável ao Robotnik. Ele odeia seu tio, mas o teme, e por isso segue suas ordens. Acaba por ser um personagem cômico, pois transpira por todos os cantos do seu corpo.

  Outros personagens vão aparecer durante o desenho. Entre os destaques, temos o pai da Sally, o Rei (cujo nome não foi dito), que estava preso dentro de uma outra dimensão, junto com Naugus, um mago que se tornará o grande rival de Robotnik e o provável vilão do Sonic na terceira temporada; Ari, líder de um dos grupos de Guerreiros da Liberdade, que de início irá atrapalhar os personagens, depois passando a auxiliá-los. Esses personagens porém são insignificantes.

Sobre o desenho

  Os traços dos personagens estão muito bem feitos, mas o desenho falhou com as características psicológicas dos personagens. Exemplo: o Sonic é um egoísta, chato, orgulhoso e que só pensa em si. Tails é praticamente uma criança mimada inútil. Seu enredo não possui nenhum tipo de ligação com os games, apesar de ter elementos do Sonic Spinball. No Brasil o desenho não caiu muito na graça dos fãs, mas nos EUA existe um grande movimento de fãs da série, a tal ponto de conseguirem contato com a produtora para obter informações secretas.

  Além disso, os personagens são mal apresentados. A Dulcy, por exemplo, surgiu do nada na segunda temporada, sem uma introdução. Mas, vale destacar as cenas de humor e as batalhas entre Sonic e Robotnik, o que garante um pouco de sucesso à série. Entre os elementos, temos os anéis de poder (ou força), que garantem mais velocidade ao Sonic, vários cenários externos e histórias paralelas (como os vários grupos de guerreiros da liberdade), além de alguns episódios que são apenas de humor. Alguns episódios possuem ligação entre si, sendo, portanto, necessário ver em ordem correta.

  Comparando com Adventures of Sonic, é um desenho com um foco completamente diferente. É muito mais baseado em ação do que em diversão. Além disso os episódios possuem seqüência, diferentemente de Aosth. Também há poucos elementos de referências em relação aos games. Os traços ficaram bem mais caprichados do que os de Adventures of Sonic. Os robôs, por sua vez, não são significativos como em Adventures of Sonic e são swatbots, conceito que veio a ser mais explorado na série só a partir de Sonic Adventure e principalmente Adventure 2 e Sonic 2006.

Prós x Contras

Prós: bastante cenas de ação; cenários externos; histórias paralelas; grande presença de personagens; os traços bem desenhados; entre outros.

Contras: fuga total com o enredo original dos jogos; não há a presença das esmeraldas; o Sonic é um egoísta  e orgulhoso, enquanto que o Tails é uma criança que não ajuda em nada (exceto num episódio perto do fim em que Tails se mostra realmente inteligente).

Episódios

  Sonic SatAM seria feito em 3 temporadas, porém, não se sabe exatamente o motivo, só foi transmitido pela televisão as temporadas 1 e 2, de modo que o desenho restou inconcluído. Alguns fãs conseguiram algumas informações sobre a terceira temporada, sobre o que falaremos logo mais. Abaixo, você confere a lista de episódios e clicando nos links, poderá verificar um resumo de cada episódio.

*Obs: os nomes em português seguem o nome dado no Brasil. Os que estiverem em inglês, são episódios cujo resumo foi tradução de sites americanos.

1ª Temporada: Resumo dos Episódios

1 - Sonic Bum!
2 - Sonic e Sally
3 - Ultra Sonic
4 - Sonic e os pergaminhos secretos
5 - Super Sonic
6 - A corrida
7 - Ligado no Sonic
8 - O rock do Sonic
9 - O pesadelo do Sonic
10 - A cidade subterrânea
11- Sub Sonic
12 - Um amigo diferente
13 - A batalha

2ª Temporada: Resumo dos Episódios

14 - Conversão do Sonic
15 - Game Guy
16 - No Brainer
17 - De volta para o passado I
18 - De volta para o passado II
19 - Dá um tempo Antoine! e Caçador de fantasmas
20 -  Dulcy
21 - O Vórtex
22 - O estranho casal e Robeca
23 - O uivo dos lobos
24 -  Drood Henge
25 - Spy Hog
26 - Projeto: Juízo Final

Mídia

Abertura Americana
Abertura Brasileira
Abertura brasileira (mp3) - DelArt: "O mais veloz que há".
Canal de YouTube com alguns episódios

SatAM no Brasi

  Sonic SatAM foi um dos desenhos do Sonic que ficou mais conhecido no Brasil, especialmente porque foi o primeiro a ser novamente transmitido após Aosth, que teve uma curta duração na Globo. O desenho só possui 26 episódios, por isso foi exibido por inteiro no Brasil, pelo SBT. Abaixo seguem os dubladores (Fonte: Wikipédia):

  • Sonic: Manolo Rey
  • Sally: Adriana Torres/Fernanda Crispim
  • Tails: Christiane Monteiro
  • Antoine: Mauro Ramos
  • Bunnie Rabbot: Fernanda Fernandes/Flávia Saddy
  • Dr. Robotnik: Isaac Bardavid
  • Snively: Mário Jorge Andrade
  • Rotor: Sérgio Stern
  • Tio Chuck: Miguel Rosenberg
  • Dulcy: Márcia Morelli
  • Ixis Naugus: Orlando Drummond
  • Rei Acorn: Márcio Simões
  • Ari Ram: Waldyr Sant'anna

  O estúdio de dublagem é o carioca DelArt. O desenho foi também distribuído pelo jornal Estado de São Paulo (Estadão), por volta de 1995/1996, através de VHS, que contava com uma dublagem diferente da utilizada pelo SBT. Devido a escassez de informações, não temos a informação de qual estúdio dublou esta versão. Eis um vídeo com a dublagem distribuída pelo Estadão:

  Especula-se que que o Soic foi dublado pelo Ordeban Junior ou Tatá Guarnieri; o Tails seria Fátima Noya e a Sally Tânia Gairdajii. Agradecimentos ao Miguel Lobo.

Sonic SatAM em Portugal

  Em Portugal não há informações clara sobre qual canal passou o desenho nos anos 90. Atualmente consta que está passando ou passou no canal KidsCo. Abaixo seguem os dubladores (Fonte: Wikipédia):

  • Sonic: Manuel Arouca
  • Sally: Sandra de Castro
  • Tails: Maria Lemes
  • Antoine: Manuel Cavaco
  • Bunnie: Cláudia Cadima
  • Dr. Robotnik: Víctor Norte
  • Snively: Manuel Cavaco
  • Rotor: José Jorge Duarte
  • Tio Chuck: Paulo Oom
  • Dulcy: Mafalda Braxeira

Dubladores nos EUA

  • Sonic: Jaleel White
  • Sally: Kath Soucie
  • Tails: Bradley Pierce
  • Antoine: Rob Paulsen
  • Bunnie Rabbot: Christine Cavanaugh
  • Dr. Robotnik: Jim Cummings
  • Snively: Charlie Adler

Letra do tema do desenho

Ele é veloz
Sonic, o ouriço
Já foi, já passou por nós
Sonic, o ouriço
Sonic, é o raio azul
Sonic, e vai de norte a sul
Sonic, é o mais veloz que há
Lá vem com todo gás
Sonic, o ouriço
Alguém ficou pra trás
Sonic o Ouriço
Sonic, é o raio azul
Sonic, e vai de norte a sul
Sonic, é o mais veloz que há
É o mais veloz que há
É o mais veloz que há

Letra do tema do desenho em inglês

Blue streak, speeds by
Sonic the Hegdehog.
Too fast, for the naked eye,
Sonic the Hegdehog.
Sonic, he can really move.
Sonic, he's got an attitude.
Sonic, he's the fastest thing aliiiieiiiive.
Look out, when he storms through,
Sonic the Hedgehog.
Don't doubt, what he can do,
Sonic the Hedgehog.
Sonic, he can really move.
Sonic, he's got an attitude.
Sonic, he's the fastest thing alive.
He's the fastest thing alive.
He's the fastest thing aliiiiiiiiiive!

Curiosidades

Episódio Nº: 11 - Warp Sonic - neste episódio, ocorre um erro de sincronismo na história. O novo personagem que entra (Griff), apresenta-se como sendo Griff por volta dos 4 minutos e 40 segundos, e Sally apresenta-se a ela e a Sonic, mas não Antoine! Um pouco mais à frente, quando eles vão a descer para Lower Mobius, quando Antoine começa a ficar histérico com medo de que se iriam perder, Griff diz: "Não te preocupes Antoine", isto aos 6 minutos mais ao menos, sem nunca ninguém ter dito o nome dele! Uma pequena falha na história, digamos.

Segredos

  Pouco se tem informações sobre a misteriosa terceira temporada. Tão pouco se sabe se essas são verdadeiras ou não. Mas o que se pode encontrar na web, são as informações abaixo. Se você tem maiores informações, contate-nos! A terceira temporada teria algumas diferenças. Uma delas é que o grande inimigo de Sonic não seria Sonic nem Snively, e sim Naugus, o qual eram os olhos aparecidos no episódio 26. Snively tenta tomar todo o poder para si, mas está prestes a perder para os guerreiros. Para evitar isso ele entra no Vórtex. Lá dentro, está Naugus torturando Robotnik e se divertindo com isso. Snively livra Naugus, e acaba livrando também Robotnik e o rei. Agora, Naugus assume o controle e usa Robotnik e Snively como seus subordinados e tenta atrair Sally usando o rei como isca. A temporada seria a volta do rei, alguns episódios onde aprenderíamos mais sobre Robotnik e Snively e os guerreiros finalmente triunfariam de vez! Alguns sites dizem que Knuckles aparece em Sonic SatAM (Na Terceira Temporada Secreta) em um episódio, mesmo tendo diferenças entre a data de criação do personagem e a data de criação do desenho.

  A informação de que o vilão na terceira temporada seria Naugus foi reforçada através da revelação de uma suposta entrevista dada por Ben Hurst, um dos produtores do desenho. Robotnik não teria morrido, mas apenas preso como prisioneiros. Naugus teria sido libertado por Snively, que estava com segundas intenções. Claro que no meio dessa trama toda, Sonic venceria este novo vilão.

  Em alguns sites da internet, sobretudo o antigo e bom site Sonic HQ, é possível ver informações sobre um desenho (o qual não se sabe o nome dele) do Sonic com as mesmas referências de Sonic SatAM. Havia o Dr. Eggman (Ou Robotnik, como foi chamado) e seu robotizador e também haviam os guerreiros da liberdade (Que eram chamados de Time Da Liberdade). Encontrei também algumas imagens (Não Screenshots, mas sim montadas) por alguns sites que mostram o Time Da Liberdade e o robotizador de Robotnik. Esse desenho - se é que existe e não é um fake - não se passou alguma vez na televisão oficialmente. Nele havia Sonic (Em um estilo bem mais diferente do que o de Sonic SatAM), e outros personagens desconhecidos; mas o time é composto por 5 personagens, o que inclui uma que seria a Sally do desenho original. Também há uma foto do Sonic com ela, tentando beijá-la (Mas ela coloca um peixe na frente e ele beija o peixe). Diz-se que este era o protótipo do desenho, que foi bem alterado até virar a versão que hoje conhecemos. Agradecimentos ao Miguel Lobo pelas imagens acima.

   Alguns fãs entraram em contato com o produtor da trilha sonora - Michael Tavera - do desenho para ele enviar um CD com a trilha do game e ele incluiu uma série de músicas que foram compostas para o desenho, mas que não foram utilizadas. Já se tinha conhecimento da possibilidade de existência de tais músicas, faltava apenas ter a confirmação. Michael Tavera chegou a enviar um CD com as músicas, que foram ripadas e disponibilizadas pelo pessoal do site http://www.saturdaymorningsonic.com/media/soundtrack/

sallyconcept sallyconcept2  bunnyconcept  robotnikconept  supersonic  robotnikschicken

  Em Junho de 2014 um misterioso usuário no Ebay vendeu supostos concept arts do desenho, que mostram os personagens com traços bem diferentes. O que chama a atenção é que a Sally seria uma humana. Nunca ninguém confirmou isso, mas o fato é que já faz alguns anos que se acha à venda no Ebay concept arts originais do desenho. Confira as fotos acima.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 29/04/2016