O universo dos jogos esportivos do Sonic

O universo dos jogos esportivos do Sonic

O céu azul, o gramado verde, rios e pontes das primeiras versões de Sonic marcaram uma geração inteira. A clássica franquia da Sega disputou fãs diretamente como Super Mario Bros, da concorrente, Nintendo, numa época em que quase todos os gráficos pareciam com Minecraft, ou pior.

Entretanto, se engana quem pensa que Sonic apenas corria por vales verdejantes e enfrentava vilões de bigodes assustadores. Embora estes jogos não sejam populares (ou realistas) o suficiente para entrarem no ramo de Esports betting, oferecem uma variação de jogabilidade interessante para quem já está saturado do jogo tradicional.

Breve História

 A primeira versão da franquia Sonic foi lançada em 1991 pela japonesa Sega, para rodar no Sega Genesis, o competidor direto da Nintendo, na época. Sem dúvida, os anos 90 foram a década de ouro da franquia, que lançou mais de 40 títulos durante este período, para Mega Drive, Master System e PC.

Assim como seus “rivais” bigodudos, Sonic sobreviveu entrou para a nova geração de videogames e conta com inúmeras continuações e spin-offs. Entretanto, a transição de Sonic para a nova geração de videogames foi bastante “espinhosa”.

As apostas da companhia estavam, principalmente, em dois consoles que não vingaram: Dream Cast e Sega Saturn. Por este e outros motivos, a Sega abandonou o mercado de consoles. A franquia passou por uma crise de popularidade, embora tenha sido recuperada pelo Xbox 360, em 2006.

De Rivais à Aliados

Com a retirada da Sega do mercado de consoles, Sonic estava finalmente livre para viver outras aventuras. O primeiro jogo onde os dois personagens apareceram lado a lado foi lançado em 2007, inspirado nas Olímpiadas de Pequim (2008). Desde então, os personagens dividem releituras de todos os jogos olímpicos. 

Mantendo a Forma

Se você já cansou de gramados verdejantes e vilões barrigudos, não faltam opções envolvendo nosso simpático ouriço. São aproximadamente 175 jogos diferentes onde o nosso mascote azul é um dos protagonistas (muitos desses jogos fan games ou os jogos de mobile e Sonic Cafe). Tem pinball, tênis, corrida e aventura tipo capa-e-espada. Neste artigo, focaremos nos jogos esportivos, especialmente as reedições de Olimpíadas. Saiba mais sobre eles abaixo.

Mario & Sonic London 2012 Olympic

  • Plataforma: Wii e Nintendo 3DS

Este jogo foi uma publicação conjunta da Nintendo com a Sega e faz parte da série de jogos “Sonic & Mario”. O jogo mistura uma série de personagens de ambos os universos, como Bowser, Knuckles, Tails, Yoshi, etc. O jogo para Wii inclui 30 eventos esportivos olímpicos, como campeonatos de badminton, vôlei e hipismo.

Já a versão para 3DS tem mais de 50 esportes, tanto para jogo individual como para vários jogadores. A profusão de personagens populares não foi suficiente para garantir o sucesso do título, que foi recebido com pouco entusiasmo pelo público e pela crítica.  

Mario & Sonic at the Sochi 2014 Winter Game

  • Plataforma: Wii U

Este é o quarto lançamento dentro do universo “Mario & Sonic” e traz 16 eventos esportivos, além de oito “Dream Events”. Dentre os eventos esportivos, tem hóquei, diferentes modalidades de ski e snowboard, além de biatlon e trenó com quatro tripulantes. Os Dream Events são eventos esportivos reimaginados dentro do universo “Mario & Sonic”, como um jogo curling ambientado em Green Hill Zone, Sonic’s Figure Skating Spectacular e Mario’s Figure Skating Spectacular.  

Mario & Sonic at the Rio Olympic Games (2016)

  • Plataformas: Wii U e Nintendo 3DS

A nova edição dos jogos olímpicos dedicada aos carismáticos heróis dos videogames traz placares online para os 14 esportes incluídos no jogo, além de versões especiais. Você pode jogar nos modos Quick Play, Versus e Road to Rio.

O modo Versus está restrito ao multiplayer local, enquanto o modo Quick Play é excelente para jogar ocasionalente. Já o modo Road to Rio tem o formato de campanha. Para alguns críticos, está é uma das melhores versões desde que Mario & Sonic passaram a disputar jogos olímpicos, com as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020

  • Plataforma: Nintendo Switch

Esta edição traz mais de 30 esportes, incluindo surfe e skate. As tradicionais Provas Fantásticas fazem parte do repertório, além um modo campanha ambientado em 1964, com visual retrô e jogos em 2D. Você pode jogar com controles diferentes, em modo multijogador e também online, com a tela dividida.

Sega Superstars Tennis

  • Plataforma: Wii

Este jogo foi lançado em 2008 e tem pouco apego ao realismo do esporte, que guarda pouca semelhança com os jogos que estamos acostumados na TV. Entretanto, o jogo tem qualidade gráfica bastante razoável para a época. O cenário das quadras inclui características familiares, como as cascatas de Green Hill Zone e os barrancos de terra quadriculada.

Além disso, a jogabilidade está repleta de movimentos especiais e truques que nada tem a ver com o esporte de verdade. Esta versão tem oito jogadores, além de quadras e músicas para desbloquear. Apesar de não ser a opção mais moderna na prateleira, pode ser divertido retornar aos gráficos e jogabilidade de quase 15 anos atrás.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

One Response to O universo dos jogos esportivos do Sonic

  1. S.T.K. disse:

    Esqueceu de citar o Winter Games do Wii em 2009!
    Referente a série crossover com o Mario eu joguei alguns jogos e confesso que não me empolgou muito por causa da dificuldade! Conseguir o melhor ranking para chegar no pódio tem que fazer uma partida praticamente perfeita com quase nenhum erro e isso é uma tarefa bastante difícil!
    Já o jogo Sega Superstars Tennis eu joguei bem mais e gostei bastante! Não só pelo crossover em si das franquias da Sega que é algo muito bacana como também as missões a serem realizadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *