Preview do Sonic Frontiers

 

Durante a Sonic Central de 2021 na comemoração do aniversário do Sonic, uma novo jogo 3D do Sonic foi anunciado: Sonic Frontiers.

Durante uma entrevista exclusiva ao site Sonic Stadium, Takashi Iizuka, líder da Sonic Team, falou um pouco sobre o passado recente do ouriço e também comentou sobre o que está por vir. Confiram um apanhado da entrevista:

  • Iizuka disse que Sonic Colors, Generations e Mania foram muito bem recebidos pelos fãs, porém a série Boom nem tanto devido aos jogos desastrosos, e para evitar que tal fiasco ocorresse novamente, ele decidiu mudar para a América;
  • Sonic Origins, a nova coletânea dos jogos clássicos do Sonic, não rodará em emuladores, e terão suporte completo de resolução 16:9;
  • Devido ao sucesso do Sonic Mania, Takashi Iizuka pretende expandir a série 2D no futuro;
  • O sucesso do filme do Sonic foi tão grande que o interesse na franquia aumentou muito e por isso o desenvolvimento do Sonic Colors: Ultimate e Sonic Origins foi iniciado, contudo, a lista de jogos que podem ser trazidos do passado para hardwares modernos ainda não foi fechada;
  • Nem o estilo do Sonic Colors nem o do Forces será o futuro da série Sonic. Cada jogo terá a sua atmosfera e estilo que melhor se encaixará a cada jogo;
  • A equipe de produção do Sonic 2022 está tomando o seu tempo e liberdade para criar algo novo e desafiador. Através de tentativas e acertos, a equipe está tentando trazer um novo jogo;
  • Assim como o Sonic Adventure pavimentou os fundamentos dos jogos do Sonic nos últimos 20 anos, Iizuka espera que o Sonic 2022 faça o mesmo para os próximos jogos.

A Sega registrou a marca Sonic Frontiers no Japão e nos Estados Unidos recentemente, mais precisamente no dia 22 de Outubro, mas só recentemente foi descoberto pelo público. Será que finalmente temos o nome do novo jogo do Sonic previsto para 2022 e que até então estava sendo chamado de Sonic Rangers?

Então o trailer oficial de anúncio foi revelado, mostrando mais do open world que o jogo seria:

Agora que já temos o trailer, o site oficial do Sonic Frontiers nos rendeu as primeiras informações do jogo:

Mundos irão colidir nesta nova aventura do Sonic.

Uma experiência como nunca vista antes, acelere à novas alturas e experiencie a emoção de alta velocidade em uma zona aberta de liberdade.

Batalhe poderosos inimigos enquanto você corre através da Starfall Islands, uma terra cheia de florestas densas, cachoeiras exuberantes, desertos escaldantes e mais!

No final de 2022, acelere por este novo mundo.

Ao que tudo parece, teremos o primeiro jogo do Sonic open world. Algo que que lembra muito Zelda Breath of the Wild.

Junto, temos também mais informações vindas da Polygon:

Sonic Frontiers está sendo produzido por Sachiko Kawamura e Morio Kishimoto, e está sendo escrito por Ian Flynn (o responsável por comics do Sonic na IDW), que trará uma história inédita.

Apenas para referência, Morio Kishimoto foi o Lead Game Designer do Sonic and the Secret Rings, Black Knight e Colors, tem envolvimento no Sonic 4 e foi diretor do Sonic Lost World e Sonic Forces.

De acordo com Takashi Iizuka:

Sonic Frontiers é um grande salto para frente na série Sonic, entregando um gameplay envolvente e uma experiência que pode ser aproveitada por fãs de longa data e entusiastas de jogos de ação/aventura.”

A história seguirá Sonic e seus amigos logo após o Dr. Eggman perder o controle de uma “tecnologia ancestral”.

Em Sonic Frontier, o grande arqui-inimigo do Sonic, Dr. Eggman, descobre uma tecnologia ancestral na Starfall Islands e instala o seu programa de IA, SAGE, para hackeá-la e roubá-la. Contudo, existe mais nessa tecnologia do que o doutor pensou, e as consequências vem logo em seguida. Sonic deve correr contra o tempo para descobrir a verdade, salvar seus amigos e talvez salvar a si próprio, tudo ao mesmo tempo.

Temos também um vídeo mostrando os cenários do jogo:

De acordo com a conferência de investidores da SEGA de Dezembro, o plano inicial era de lançar o Sonic Frontiers no aniversário de 30 anos do Sonic, ou seja, em 2021, porém decidiram adiar o jogo para o final de 2022, pois julgaram que a qualidade do jogo não estava boa o suficiente:

Originalmente foi planejado para ser lançado este ano, nos 30 anos do Sonic, mas nós adiamos o lançamento por um ano para poder dar um polimento melhor no jogo. Não apenas para esse jogo, mas durante a fase de desenvolvimento, nós estamos conduzindo cada vez mais análises para melhorar a qualidade de um jogo antes do lançamento, coisas como introduzir testes externos para feedback, e eu acredito que o jogo sairá bom e tenho grandes expectativas para ele.

Será que depois de tantos lançamentos desastrosos de jogos do Sonic de baixa qualidade a SEGA finalmente resolveu dar mais carinho a produção deles ao invés de simplesmente lançá-los? Vale lembrar que o Sonic Forces e o Mania também não foram lançados nas datas comemorativas do ouriço, mas sim 1 ano depois, assim como será o Frontiers.

Seja como for, parece que estão tentando criar um jogo que valerá o seu preço:

Para a estratégia de preço, nós achamos que estamos num ponto onde precisamos repensar. Por exemplo, para um novo jogo do Sonic, já que estamos focando mais na qualidade e gastando uma certa quantia de dinheiro no desenvolvimento, nós acreditamos que é necessário manter o preço mantendo o valor da franquia num nível mais alto, ao invés de baixar o preço no lançamento para vencer mais unidades.

Finalmente depois de décadas de existência, a SEGA finalmente criou vergonha na cara e resolveu traduzir pelo menos as legendas do Sonic Frontiers para o nosso português. Parece que finalmente fomos descobertos pelo ouriço azul:

A má notícia é que serão apenas as legendas que estarão no nosso português, infelizmente ainda não teremos as vozes do jogo traduzidas para o nosso idioma, mas já é um bom começo.

Parece que a expansão das mídias sociais do Sonic para o Brasil foi apenas o primeiro passo para algo maior.

Katie, responsável pelas mídias sociais americanas do Sonic, confirmou em seu Twitter pessoal, que desde o começo do desenvolvimento do Frontiers, várias equipes estavam tentando colocar mais localizações para o jogo:

E mais tarde confirmou que a versão em português já estava decidida desde o começo da produção do jogo:

Finalmente depois de meses de silêncio temos algo para ver. Acaba de ser revelado o primeiro trailer de gameplay do Sonic Frontier, um teaser apenas, mas é possível ver um pouco do combate e movimentação pelo mundo. Confiram:

Com a IGN First começando, já temos várias novidades sobre o Sonic Frontiers.

Começando com o vídeo de gameplay de quase 7 minutos:

O jogo parece ter grande enfoque em exploração, quebra-cabeças e coletar power ups. Podemos ver alguns corações sendo coletados, o que talvez indique que o Sonic terá uma barra de vida ao invés de perder os anéis. Já os anéis, que estão presentes no jogos, ainda não se sabe para o que servem. Assim como alguns tokens roxos logo no começo do vídeo.

Como de esperado, o jogo estilo mundo aberto, existe uma vastidão de espaço para ser explorada. Grandes marcadores brancos estão espalhados, eles aparentam indicar que ali existe algum evento para ser interagido. Algo como uma máquina a ser ativada, um puzzle a ser resolvido ou algo do tipo.

Quanto ao Sonic, podemos ver alguns movimentos de parkour, corrida parede acima, escalando paredes, homing attacks, escorregar por rails, boost, side step, entre outros.

Com relação a história, temos apenas o que o narrador comenta no começo do vídeo, onde o Sonic se encontra preso em uma ilha misteriosa e começa a explorar.

Desta vez temos um vídeo de 6 minutos do Sonic Frontiers focado no combate, onde podemos ver o Sonic usando diversas habilidades para lidar com os inimigos:


É possível notar o Sonic usando não apenas Homing Attacks, mas também chutes, socos, stomps e até mesmo disparando rajadas de projéteis. A habilidade de criar um círculo de energia ao redor do alvo parece ser bem útil, pois o lança par ao alto, deixando-o vulnerável a ataques.

Agora temos a preview do Sonic Frontiers feita pela IGN. Boa parte do mostrado no jogo já foi revelado nos outros 2 trailers, mas uma parte ou outra é nova:

De acordo com a preview, a música tem esse tom misterioso de propósito, foi uma escolha artística feita para criar um ambiente estranho.

A ideia era criar um jogo de ação em 3D em uma espaço amplo e bem aberto.

Em termos de história, Sonic, Tails e Amy são sugados por um buraco de minhoca e Sonic acaba separados dos seus amigos e tudo o que se tem é a voz de uma I.A. guiando o Sonic para coletar todas as esmeraldas do caos.

Vários puzzles simples estão espalhados pela fase e são usados para destrancar novas áreas.

Em termos de combate, Sonic pode até mesmo bloquear ataques inimigos com o tempo correto de reação e existem várias formas de derrotar cada inimigo.

Inimigos derrotados dropam xp e você usa essa experiência para destravar novas habilidades na skill tree.

Confirmado que a build que foi disponibilizada para a IGN é uma build antiga.

Um dos funcionários da IGN resumiu bem o que parece ser o gameplay loop do Frontiers:

Basicamente: explore o mundo > encontre e resolva os puzzles para abrir novas áreas do mapa > encontre os coletáveis para melhorar os seus atributos > derrote os chefes para ganhar portal gears > use os portal gears para destravar as fases lineares do jogo > complete as fases lineares para conseguir as esmeraldas do caos.

Vídeos de gameplay:

 

Algumas imagens:

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 07/06/2022
Atualizado em: 07/06/2022