Review do Sonic X Shadow Generations
Durante o evento da Sony: State of Play, que aconteceu no dia 31 de Janeiro de 2024, um trailer do Sonic Generations começou a passar, mas ele teve uma surpresa quando o Shadow apareceu do nada e mudou o rumo da história, e com isso o Sonic X Shadow Generations foi oficialmente anunciado:
Algo que só foi surpresa para quem não estava a par dos vazamentos, mas que foi muito bem vindo para qualquer fã do Shadow, e de Sonic em geral.
O anúncio veio seguido do ano do Shadow, como foi divulgado pela SEGA, e se tratava de uma campanha que duraria o ano todo com eventos no mundo real e com o Shadow em relevância em todos os lugares, tudo isso em preparação para a sua tão antecipada aparição no terceiro filme do Sonic, o qual ganharia o primeiro trailer meses depois.
Muito tempo se passou e pouco se falou do Sonic X Shadow Generations, pois o foco estava na campanha do ano do Shadow (Fearless – Year of the Shadow).
Em Maio, foi mostrado um teaser da animação que explicaria os acontecimentos antes do jogo, algo que já é comum nos jogos atuais do Sonic.
Em Junho, durante a Summer Game Fest, um novo trailer foi revelado e nele continham mais sobre as novas partes do Shadow e com um teaser fortíssimo no fim dele. Ainda não se sabia o que era na época, mas muito se falou a respeito. Além da data de lançamento que seria 25 de Outubro de 2024:
Como o jogo sairia ainda no mesmo ano, passaram-se meses sem que nada de significante fosse revelado, até que no dia do início da Gamescom, a SEGA simplesmente soltou um trailer que fez o hype ir as alturas. Algo que provavelmente é o melhor trailer já feito para um jogo do Sonic:
O nível de confiança que o trailer demonstrava chegava a vazar pelo monitor. O estilo, a atitude, as poses, a música, tudo ali gritava que a Sonic Team estava confiante no jogo que tinham. Algo que não se via há anos.
Estava claro que algo incrível estava por vir, mas ninguém estava realmente preparado.
Enredo oficial Padrão dos jogos atuais do Sonic, a história que precede o jogo em si é contada por mídias externas, e no caso do Sonic X Shadow Generations, isso aconteceu por uma série de 3 curtas animados que foram postados na internet. Elas mostram o motivo do Shadow decidir voltar para a Ark tanto tempo depois: Agora cabe ao Shadow descobrir quem ou o que estava de volta na Ark. Além disso, a SEGA decidiu ampliar significativamente a relevância dos Chao, tanto que eles foram introduzidos para serem encontrados no Sonic Generations e até ganharam um manga oficia que foi postado online, contando o que eles estavam fazendo enquanto o Sonic e o Shadow corriam pra salvar o dia (lembrando que é um manga, então deve ser lido na orientação japonesa, ou seja, da direita para esquerda, como mostrado na segunda imagem abaixo):
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Novidades
O Generations original roda à parte, como se estivesse sendo emulado, tanto que o Sonic X Shadow Generations fecha para que o Sonic Generations possa rodar, coisa que não acontece se você escolher jogar o Shadow Generations. Do lado do Sonic, muito pouco mudou, o jogo em si continua exatamente o mesmo. Mesmas fases, mesmo jogo incrível que foi lançado a 13 anos atrás, incluindo os problemas, porém tudo com gráficos melhorados, as cutscenes foram todas redubladas, o que foi um ponto de discussão na internet, os Chao foram adicionados para serem encontrados em todos os atos principais e a habilidade Arrancada Vertical (Drop Dash), foi adicionada ao Sonic Moderno e pode ser equipada no Sonic Clássico.
Sem dúvidas a grande novidade aqui é o Shadow Generations que de Generations só tem o nome e o fato de trazer fases antigas de volta, pois o jogo se parece muito mais com o que seria um Shadow Frontiers, tanto que usa a mesma engine. O Espaço Branco, equivalente do Hub World do Sonic Generations, é muito mais parecido com o que seria uma das ilhas do Sonic Frontiers, onde você tem um espaço aberto e em 3D para você explorar, encontrar fases, desafios, personagens, entre outros.
Mas, de longe, a maior novidade são os Doom Powers. Conforme você avança no jogo, novos poderes são destravados para o Shadow. Poderes que se assemelham aos Wisps, mas sem ser algo que parece artificial ou forçado e que funcionam de forma muito mais natural e fluída. |
Requerimentos Para poder jogar o Sonic X Shadow Generations no seu computador, você precisa de:
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Espaço Branco, desafios e Zonas
Para começar, ele é totalmente em 3D, permitindo que você se mova livremente. Claro que de início, apenas uma pequena parte está disponível, assim como no Sonic Generations, mas a cada zona que você completa, um novo poder do Doom será desbloqueado, assim como uma nova parte do Espaço Branco. A melhor comparação que se pode fazer é com o Sonic Frontiers. O Espaço Branco é basicamente uma mini ilha onde você encontra tudo do jogo aqui. Há muito para se encontrar aqui, escondido por todos os lados, inclusive nos céus. Procure por peças de máquinas, caixas, Dispositivos Seladores de Poder, personagens, zonas, desafios, Portais de Desafio e balões que carregam páginas do diário do Gerald. Tudo muito bem espalhado e muito bem escondido. Assim como no Generations original, tudo começa branco e sem vida, e conforme você vai completando os atos e os desafios de ato, a cor vai voltando ao mundo e os personagens vão aparecendo ao lado da entrada de cada zona, mas ao contrário do Sonic Generations, eles não dão dica sobre a fase (você que se vire pra achar as chaves das caixas), mas sim falam coisas importantes sobre a história.
Pegar anéis é bem simples e direto, ao ativar o desafio todos os anéis do Espaço Branco somem e uma trilha de anéis, plataformas e obstáculos aparece, agora você tem um tempo determinado para coletar a quantidade de anéis exigida, enquanto você cruza pelo Espaço Branco. Já o desafio de caça ao relógio, um relógio sairá voando do local do desafio até algum lugar no Espaço Branco, agora você tem apenas alguns segundos para correr e chegar até o relógio e então você ganha um tempo extra enquanto o relógio foge para uma nova localização, corra atrás dele novamente por quantas vezes forem necessárias. O último desafio fará você ter que pegar o relógio cerca de 10 vezes em um lugar cada vez mais alto e difícil.
São ao todo 6 zonas com 2 atos cada, sendo o primeiro totalmente em 3D e o segundo totalmente em 2D, mas mesmo o ato 2 tendo um foco maior em plataforming que o ato 1, ele foi feito de forma muito melhor, pois agora ele valoriza a velocidade muito mais do que o Sonic Generations. Depois da metade do ato 1 das primeiras zonas, você será sugado pelo Olho do Doom para uma dimensão diferente, uma versão caótica da Radical Highway repleta de partes estroboscópicas que se movem de forma digna do primeiro filme do Dr. Strange.
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Chefões
São dois desafios para cada ato, e após completar ambos do mesmo ato, a chave será liberada. Você precisa de 3 chaves para abrir um portal de Chefão. Cada chefão é uma recriação de um chefão já enfrentado na série Sonic, o único realmente novo é o chefão final. São todos incríveis e muito bem feitos e adaptados/melhorados com relação as suas versões originais.
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Atos de Desafio
São 2 desafios por ato e após completar 2 do mesmo ato, a chave será destravada e você poderá pegá-la. Ao contrário de algumas missões do Sonic Generations, aqui elas são todas muito divertidas e foram feitos de forma que valorizam a velocidade e as habilidades do Shadow, e você não tem que ficar lidando com mecânicas inventadas que quebram o ritmo do jogo.
Vale lembrar que existem chaves de caixa aqui e que a Zona Doom cria um terceiro portal para um novo desafio em cada ato que são mais difíceis e não são necessários para continuar a história. Depois de vencer um desses desafios, toque o sino no portal e corra para pegar a nota musical e destravar mais itens de coleção. Como já dito, ativar a Zona Doom, fará com que um terceiro portal apareça. Esse portal é um desafio de dificuldade alta, porém é totalmente opcional. Completá-los não destravará uma nota musical e você não encontrará chaves de baús neles. |
Coletáveis
Para começar, em todos os 2 ato de cada zona e em todos os Desafios de Atos (com exceção dos Difíceis), existem 3 chaves para serem coletadas. Elas vem em 3 cores: amarelo para destravar músicas, azuis para destravar artes e verdes para destravar coisas relacionadas a histórias ou biografia de personagens. Agora, explore cada canto do Espaço Branco em busca de caixas para usar as suas chaves e destravar a sua coleção. São ao todo 96 chaves que abrirão as 96 caixas de coleção escondidas.
Vasculhe os céus no Espaço Branco em busca de balões sendo carregados, destrua-os usando a Lança do Chaos para coletar páginas do diário do Gerald. Com a chegada da DLC do Sonic 3 o Filme, a fase nova possuí um total de 6 posters espalhados por ela. Colete-os para destravá-los na Sala de Coleção. |
Conteúdo Extra
Para começar, skins para todos os 3 personagens. O Sonic Clássico tem uma skin do Sonic Jam, que foi dada de graça para quem se inscreveu para newsletter no site oficial do Sonic dentro do tempo estipulado, mas que também estava disponível para ser comprada e a partir do dia 17 de Janeiro de 2025 passou a ser gratuita para baixar. Agora, a versão Digital Deluxe, que custa cerca de 100 reais a mais, ela veio com a skin do Terios para o Shadow (Terios é uma das versões betas do Shadow), assim como a fase extra que seria lançada no final do ano com o tema do filme do Sonic 3. Além disso, ela veio com a infama prática de destravar o jogo 3 dias antes, coisa que não costuma ser bem vista. Por fim, para quem comprou o jogo antes do lançamento, uma skin do Sonic Adventure foi dada para o Sonic Moderno.
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Análise Geral
O último jogo estrelando o ouriço negro foi lançado a quase 20 anos atrás e a sua recepção foi muito mais polarizada por conta de vários fatores, mas não há dúvidas que acertaram desta vez. Shadow Generations é muito mais próximo do Sonic Frontiers do que do Sonic Generations. É uma evolução do que tentaram fazer no Frontiers. É o Espaço Branco servindo como uma ilha e as zonas sendo praticamente o equivalente aos Ciberespaços.
Todos os atos são bem elaborados e fazem bom uso das habilidades novas do Shadow, até mesmo os atos 2, que são em 2D, ficaram interessantes e divertidos, mais do que os do Generations original. Nem de longe dá pra chamar de filler. Claro que ter um segundo ato em 3D seria melhor, mas ainda assim ficaram bons. A quantidade de caminhos alternativos é tão grande que é impossível ver todos logo de cara, e alguns deles estão escondidos bem na cara.
Em termos gráficos é um aprimoramento em comparação com o Generations original, mas as animações estão melhores do que nunca. As expressões faciais do Shadow estão lindas, algo que não se via na série Sonic desde o Sonic Unleashed. Os personagens não parecem mais robôs falando um com os outros. O contraste fica fortíssimo quando comparado com o Sonic Generations (especialmente nas partes onde você salva os personagens). As CGs estão com um nível muito alto também, coisas como iluminação, movimento, física de objetos como cabelo e roupas, entre outros.
Simplesmente vale a pena voltar e falar com cada personagem ao completar uma zona, que é quando novas conversas são destravadas, ao contrário do Sonic Generations, onde os personagens só dão informações sobre a fase (o que até ajuda a achar os Anéis Estrela Vermelhos). Na sequência final do jogo, após derrotar o chefão final, é muito difícil não se emocionar com o Shadow tendo que ver a Maria ir embora de novo.
Do lado dos remixes, eles ficam um pouco a conta do gosto pessoal, alguns ficaram simplesmente a melhor versão daquela música, como a Supporting Me, mas o uso meio exagerado de Dubstep em algumas das músicas provavelmente vai incomodar quem não gosta.
Simplesmente tudo neste jogo é um aprimoramento com relação ao Sonic Frontiers. Level design melhorado, mais intuitivo e rico em caminhos alternativos, cutscenes com grande qualidade, animações como nunca vistas antes na série, desafios divertidos e que valorizam a velocidade, o Espaço Branco, história, realmente tudo. O maior problema do Shadow Generations é que ele é meio curtinho, mas pelo menos é mais divertido que o Sonic Generations. Um grande problema do Shadow Generations é o mapa do Espaço Branco. Ele é fixo e não dá pra fazer nada com ele, você não pode movê-lo, podendo apenas dar zoom e é difícil enxergar as coisas ali, especialmente as caixas de coletáveis. Simplesmente não se pode interagir com o mapa de nenhuma forma.
Com relação aos Chao, é interessante e até divertido caçá-los nas fases. A maioria está bem escondida, mas tem alguns que são de doer (como aquele que foge de você na Sky Sanctuary ato 1), enquanto que outros são até engraçados (como aqueles que se disfarçam na frente dos posters de “missing” do Mighty e do Ray na City Escape). O Sonic Generations foi um remaster que deu certo. Ele foi feito da maneira correta e não de forma desastrosa como foi o Sonic Colors Ultimate. As cutscenes foram de fato refeitas e não fazendo upscaling usando IA.
Cada jogo novo do Sonic parece ignorar por completo o que aconteceu no passado, sendo que no máximo faziam uma referência aqui ou outra ali e nada muito profundo acontecia. É só ver o que aconteceu com o Tails no Sonic Forces. Então, desde o Frontiers a Sonic Team vem se importando e muito com a continuidade, tanto que já contrataram 2 especialistas de lore para a série Sonic exatamente para servirem de consulta quando forem fazer um novo jogo. E o que isso tem a ver com as mudanças na Amy (e também no Knuckles)? Simples, a Amy e o Knuckles que temos hoje, em questão de personagem e personalidade são completamente diferentes do que eles eram 13 anos atrás. A realidade desses personagens é outra atualmente. Amy não tem mais como único traço de personalidade ser tarada pelo Sonic (o que tornava impossível ter os 2 em uma cena por mais de 5 segundos), e o Knuckles não é mais um descerebrado que é o centro das piadas. E suas versões atuais não são mais assim, basta ver como eles são tratados no Sonic Frontiers. Não existe prova maior da mudança do Knuckles do que a animação Divergence, que foi lançada antes do Frontiers.
Enfim, um jogo que não tem o Sonic como personagem principal, sendo lançado em pleno 2024 e sendo bem recebido pela crítica e fãs. Se isso não for um indicativo de que estamos vivendo uma verdadeira renascença da série Sonic eu não sei mais o que dizer. O futuro da série Sonic nunca foi tão promissor. |
Curiosidades
-Algo que foi descoberto logo nos primeiros dias de jogo, você pode usar a Lança do Chaos para negar a perda de velocidade do Shadow no ar, permitindo que você vá muito mais longe e crie cortes de caminho insanos. Os speedrunners nunca foram tão felizes. -No dia 23 de Janeiro de 2025, de acordo com o relatório fiscal da SEGA, o Sonic X Shadow Generations ultrapassou a marca de 2 milhões de cópias vendidas. -Finalmente temos uma versão em HD da Maria e do Gerald: |
Ficha Técnica | |
Capa do jogo | Dados |
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Nome: Sonic X Shadow Generations Plataformas: Playstation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, Epic e Steam Gênero: Plataforma/Ação Distribuidora: SEGA Desenvolvedores: Sonic Team Idioma: Multi-Idiomas Data de Lançamento: 25/10/2024 ou 22/10/2024 com a versão Deluxe |
Avaliação | Prós/Contras |
Gráficos: 10 Som: 9 Jogabilidade: 10 Diversão: 10 Nota Final: 10 |
Prós: um aprimoramento claro dos jogos recentes do Sonic, alto nível de diversão, boa história, excelente animações, personagens interessantes, boa dificuldade, momentos memoráveis e recriações de fases e batalhas contras chefões de alto nível.
Contras: o jogo é curto. |
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 15/12/2024
Atualizado em: 23/01/2025