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        Introdução ao Museu: O início à 1993
 

O INÍCIO DA SAGA SONIC

Com 16 Bits e 512 cores e canais de áudio, este é o incrível e poderoso Mega Drive e este é o jogo do ano nos Estados Unidos! Preste atenção, porque ele é quase Super Sônico.... (trecho da propaganda do Mega Drive com o jogo Sonic the Hedgehog, colaboração de Rodrigo M.)

   "A primeira propaganda do jogo Sonic The Hedgehog para Mega Drive enchia os olhos de qualquer criança ávida por jogos eletrônicos! 'Quero ver se você é rápido', era o que o ouriço dizia. Desde que eu o joguei pela primeira vez, pude ver a perfeição que era, a inesquecível música de Green Hill, o cenário tropical, os gráficos bem definidos para um jogo de apenas 4 Mb, as noções de profundidade da fase, a incrível velocidade de processamento do jogo, que não dava slowdown de jeito nenhum, o design das fases e dos personagens, tudo isto não só encantou todas as crianças que o jogavam como também todos os críticos da época, porque em 1991, isto era sem dúvida revolucionário." (Comentário de Nelson Henrique Andrade Silva).

    A alta qualidade foi mantida nos anos seguintes, com Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles, Sonic Adventure 1 e 2, entre tantos outros. Apresentaremos aqui uma reunião dos principais acontecimentos da Saga Sonic, desde quando surgiu até os dias atuais, e será indispensável relacionarmos o tempo todo ao contexto histórico dos mundos dos games em cada época.

ANOS 80 - SURGE A SEGA

  Nos anos 80 uma companhia em plena expansão dos negócios, resolve entrar no então inovador mundo dos games. Em 1983 a empresega Sega Enterprises do Japão (SEGA - SErvice GAmes) lança o seu primeiro console: SG-1000.  O tempo passa e vem 1986, em que a empresa resolve competir efetivamente contra sua rival japonesa, a Nintendo. O SG-1000 não faz muito sucesso e a empresa lança o SEGA Mark III, que é o nome do Master System no Japão. Apesar de não ter conseguido bater a Nintendo, o Master se popularizou muito, principalmente na Europa.

    Mas a SEGA tinha um pequeno problema: a Nintendo tinha um mascote (Mario), um jogo que realmente era um grande sucesso de vendas. Não só a Nintendo, mas a CAPCOM, apesar de não trabalhar com consoles, também tinha o seu jogo matador: Mega Man. Era justamente disto que a Sega precisava: um jogo matador que conseguisse ameaçar o reinado da então “imbatível” Nintendo. Mas quem seria este mascote e como seria?

O PRIMEIRO MASCOTE

    Em 1986 que ele apareceu, mas com certeza a primeira tentativa de um mascote para a Sega foi o Alex Kidd, que teve vários jogos lançados para o Master System e até um para o Mega, em 89 (vide lista abaixo). Ele seguia bem o estilo do Mario: bem infantil e colorido. Mas não teve a aceitação esperada, não emplacando muito. Então a tentativa de conseguir um grande símbolo para a Sega ficaria para mais tarde...

Alex Kidd in Miracle World (1986) – Master System

Alex Kidd the Lost Stars (1986) – Arcade

Alex Kidd BMX Trial (1987) – Master System

Alex Kidd the Lost Stars (1988) – Master System

Alex Kidd in the Enchanted Castle (1988) – Mega Drive - a versão americana data de 1989

Alex Kidd High Tech World (1989) – Master System

Alex Kidd in Shinobi World (1990) – Master System

 

  O primeiro mascote da Sega embora tenha sido o Alex Kidd, o que fez um relativo sucesso foi o robô opa-opa, mas precisamente em 1987. Mas esse sucesso se deve a série Zillion que estreou em 1987 e esse mascote era um dos personagens, aliais essa série teve dois jogos para o Master system em 1987 e esse mascote sua própria série de jogos intitulada: Fantasy Zone. (colaboração de: Guilherme). Eis os jogos que foram lançados:

 

-Fantasy Zone (1986)- Arcade e Master System
-Fantasy Zone II (1987)- Master System
-Fantasy Zone III: The Maze
-Super Fantasy Zone (1988)- Mega Drive

1989 - SURGE O MEGA DRIVE E COM ELE A “LENDÁRIA” GUERRA DOS 16 BITS

     Vendo que não iria superar a Nintendo no mercado dos 8 bits, a Sega decidiu desenvolver um sistema de 16 bits, surgindo assim o Mega Drive em 1989. Este possuía uma arquitetura real de 16 bits, gráficos realmente revolucionários, 512 cores e até som estéreo. Pode-se dizer, sem dúvida, que a Nintendo ficou na encolha quando o Mega Drive foi lançado, porém ela já estava neste momento desenvolvendo o seu novo sistema: o Super Nintendo.

    Jogos melhores eram cada vez mais requisitados. Dizem que apesar da Nintendo ter reafirmado a sua superioridade com o Super Nintendo, e ter dominado o mercado, não conseguiram bater o Mega Drive em números de vendas, sendo este o videogame de 16 bits mais vendido da história, tendo vendido até 1995 16 milhões do consoles em todo o mundo.

   Segue um trecho da revista Ação Games, número 100, a respeito do Mega Drive quando foi lançado: “(...) um console realmente inovador, com capacidade gráfica e sonora compatível com os arcades da época, paleta de 512 cores e cenários com vários planos de imagem – o que tirava o aspecto ‘chapado’ que os games tinham até então. Seu processador, o Motorola 68000 era o mesmo utilizado pelo Macintosh (...)”

1990 – COMEÇAM OS PREPARATIVOS...

    Não tinha jeito! Para competir com a Nintendo era preciso não só um, mas vários jogos realmente destruidores! Mas principalmente um personagem cativante, que pudesse prender a atenção do jogador por vários e vários dias, atendendo a todas as idades. Foi com esta necessidade que surgiu um projeto para fazer este tão esperado jogo. Então em 1990 foi criada a Sonic Team, divisão especial da SEGA para criar o seu novo e definitivo mascote.

    Mas quais seriam as suas características? Como ele seria, qual a sua cor, como seria o formato do jogo e como ele faria para atingir todas as faixas etárias? Tudo isto começou a ser pensado pela equipe de mais ou menos 15 pessoas designada para fazê-lo, dentre as quais estava um jovem programador chamado Yuji Naka, ou Yu2, como era chamado. Este é considerado o pai do Sonic.

    Então começaram as criações do jogo. Eles viram como necessidade um jogo que mostrasse as grandes habilidades do seu novo console. O Mega Drive, apesar de não ter um processador muito poderoso, nem uma palheta de cores grande, comparado com o Super Nintendo tinha a mais rápida velocidade de processamento dos consoles (aproximadamente 7,6 Mhz contra 3,58 Mhz do Super Nintendo; o Mega Drive era um verdadeiro “Porshe” para a época). Assim, deveria ter um jogo que realçasse a velocidade do console. O personagem teria como característica principal ser rápido. Então pensaram em um coelho, mas desistiram da idéia.

    Nesta época, no Japão um bichinho de estimação estava fazendo muito sucesso: era um rato ouriço, uma espécie que mesclava um rato com o ouriço. Sua aparência é realmente de um rato, mas tem espinhos por todo o corpo, por isso o Sonic não se parece tanto com um porco-espinho. Juntando esta característica com a de outras espécies de ouriço (como por exemplo a habilidade de se enrolar quando vê algum perigo e ficar mesmo da forma de uma bola) nasceu o personagem. Segue abaixo uma reportagem da Revista Ação Games, obtida com a ajuda de nosso visitante Gustavo:

    E qual seria o nome? A equipe pensou em Super Sonic, mas acharam muito complicado e abreviaram apenas para Sonic. Quanto à cor do personagem é muito fácil, dá até para deduzir. O logo da SEGA é azul, por que o mascote também não seria azul? A música, que é um dos pontos fortes do primeiro jogo (será que existe algum ponto fraco?) foi composta por uma famosa banda de J-pop chamada Dreams Come True. As músicas foram feitas especialmente para o jogo, tudo isto fazia parte do projeto Sonic Team, que levou 14 meses para terminar o projeto e o jogo.

    Mas, por incrível que pareça, a primeira aparição do Sonic em algum game não foi em Sonic the Hedgehog, e sim no famoso jogo de corrida Rad Mobile da SEGA, desse mesmo ano. Nele Sonic aparece pendurado em um chaveirinho, que fica pendurado no retrovisor do carro. Esse jogo foi um dos maiores sucessos da SEGA na época. Veja acima uma foto do jogo.

1991 - SURGE SONIC THE HEDGEHOG

//Lançamentos

23/06: Sonic the Hedgehog (Mega Drive)
25/10: Sonic the Hedgehog (Master System)
28/12: Sonic the Hedgehog (Game Gear)
??/??: Waku Waku Sonic Patrol Car

//Notícias

23 de junho de 1991 - Esta data é um grande marco para história dos games. É neste dia que é lançado, primeiramente nos EUA e Europa, o jogo Sonic the Hedgehog, o qual foi lançado no Japão apenas no dia 26 de julho numa segunda versão, com pequenas alterações. O jogo revolucionou tudo o que se entendia por game. Revistas da época, como Super Game, relatavam o game sempre com o mesmo pensamento: "os gráficos eram fantásticos e continham vários planos de fundo, o que tirava o aspecto 'chapado' que os jogos tinham até então. Todos juravam que o jogo tinha pelo menos 8 MB. Todos ficaram maravilhados quando descobriram que o jogo tinha apenas 4 MB, vendo que não era necessário muito para ter um jogo bom". O enredo do jogo era que o personagem, Sonic, teria que derrotar o perverso Robotnik e recuperar as seis esmeraldas caóticas por meio de mundos cheio de obstáculos, anéis e armadilhas.

 Alguns meses depois, no segundo semestre, foi a vez do Master System ganhar a sua própria versão do jogo, que foi lançada em 25 de outubro na Europa e no Brasil. A razão de ter saído antes aqui e na Europa é porque o Master não fez sucesso nos EUA e Japão, bem diferente daqui. O jogo foi depois lançado igualzinho em 28 de dezembro para Game Gear, no Japão. Também em dezembro, o jogo foi lançado para Game Gear na Europa e EUA.

  Ainda em 1991, sai um fliperama infantil do Sonic no Japão (aqueles que se põe a criança para brincar no carrinho): o Waku Waku Sonic Patrol Car: Sonic é um policial (patrulheiro) e você deve perseguir os bandidos de carro. E com o uso do Sega Mega Modem, também conhecido para cá como Mega Net, os fãs teriam o game Sonic Eraser, que seria um game de Tetris on line, mas o seu projeto foi cancelado. Nos EUA, pegando carona no sucesso do Sonic, é lançado o primeiro comic do ouriço, feito por Francis Mao intitulado "Sonic the Hedgehog". Foram poucas edições lançadas.

1992 - O OURIÇO MOSTRA SUA CARA!

//Lançamentos

25/10: Sonic the Hedgehog 2 (Master System)
29/10: Sonic the Hedgehog 2 (Game Gear)
21/11: Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)

//Notícias

  O primeiro semestre de 1992 não conheceu nada do Sonic. Revistas do mundo todo começam a cogitar a possibilidade de um game do Sonic em que o ouriço viajaria através do tempo, indo ao passado e ao futuro para deter os planos de Dr. Robotnik. As expectativas começam a crescer.

  Em 25 de outubro o jogo Sonic the Hedgehog 2 finalmente é lançado, no entanto, apenas para Master System em 25 de outubro, mais uma vez na Europa e no Brasil. Depois, foi a vez do Game Gear ganhar a versão do jogo na Europa em 29 de outubro e nos EUA e Japão em novembro. Sonic deveria agora resgatar o seu grande companheiros Miles "Tails" Prower, uma raposa de dois rabos, que foi raptado pelo Dr. Robotnik... o projeto de viagem no tempo não era para o Master System...

  Mas a Sonic Team não podia descansar, afinal a versão mais esperada estava por vir. Por isso o grupo passou a trabalhar duro para lançar mais um game de sucesso, o que viria a se tornar Sonic the Hedgehog 2, lançado no dia 21 de novembro de 1992, no Japão. Nos EUA, a data foi dia 24 de novembro (o chamado "Sonic Twosday", um trocadilho com Sonic Two e Tuesday - Terça feira - dia de lançamento do jogo), e que veio a se tornar um dos maiores sucessos do Mega Drive, e muitos dizem que ele é o maior clássico dos jogos do Sonic e o melhor jogo do Mega Drive. Curiosidade: houve relatos de brigas pelo cartucho quando esse se esgotava nas lojas.O game, entretanto, não trouxe a esperada viagem no tempo, que viria a ser utilizada mais tarde em 1993, com Sonic CD.

  O segundo jogo do ouriço trouxe muitas inovações: Sonic ganhava um novo golpe, o famoso spindash; o personagem que aparecia na versão 8 bits era agora jogável, assim, Sonic contava com um ajudante: Miles "Tails" Prower, uma raposa que apareceu para inovar ainda mais o game, permitindo com que o jogador pudesse jogar em duas pessoas (numa divertida batalha, com a tela dividida ou um controlando o Sonic e outro o Tails); o game possuía menos atos por fases, agora eram 2 (exceto algumas fases), o que permitiu um maior número de fases e desafios; e por fim as esmeraldas agora eram em número de sete, e havia uma recompensa para aquele que conseguisse pegar todas: este poderia se tornar o Super Sonic, que era o Sonic totalmente mais forte e invencível, de cor dourada, que deixava o game mais rápido do que nunca!

  A vontade de jogar o game era tanta, que mesmo antes do jogo sair, já existiam cópias de versões beta (o protótipo) do jogo circulando no m ercado negro. Essa versão tinha algumas fases que não foram para a versão final do game, como Wood Zone, a misteriosa Hidden Palace (ver MISTÉRIOS), dentre outras. Ainda em 1992, Sonic chegava mais uma vez ao mundo dos quadrinhos, agora com o mangá não oficial de uma revista japonesa chamada Shogaku-Yononsei, com muito humor e ação.

1993 - SONIC: BOOM DE SUCESSO

//Lançamentos

??/03: SegaSonic Cosmo Fighter Galaxy Patrol (Arcade)

??/06: SegaSonic the Hedgehog (Arcade)
23/09: Sonic CD (Mega CD)
25/10: Sonic Chaos (Master System)
23/11: Sonic Spinball (Mega Drive)
23/11: Sonic Chaos (Game Gear)
??/??: Dr. Robotnik's M. Bean Machine (Mega Drive)
??/12: Dr. Robotnik's M. Bean Machine (Game Gear)

//Notícias

 

 Vendo a sua receita crescer com a venda dos jogos do Sonic e com o uso dos direitos autorais sobre o ouriço, a Sega resolve investir pesado em Marketing. O ano foi reconhecido como o apogeu da Sega na década de 90. A empresa havia patrocinado inteiramente uma corrida de Fórmula 1, conhecida como o circo do dinheiro. O GP da Europa, vencido pelo nosso querido Ayrton Senna, possuía por todo lado letreiros da Sega com fotos do ouriço. O troféu inclusive era uma cópia do Sonic, para estranhamento do nosso eterno piloto. A equipe Willians, melhor absoluta no ano e campeã com Alan Prost (que por pouquíssimo não perdeu para Senna) foi também patrocinada pela Sega, que inseriu seus letreiros nos macacões dos pilotos, ao longo do carro e também no capacete, onde uma foto do Sonic se destacava na parte de cima.

  Nos EUA, a Archie Comics compra o direito de fazer uma série de quadrinhos do ouriço, baseado numa história totalmente a par dos games. Assim, nasce as mais famosas comics do Sonic, que fez um enorme sucesso e é ainda publicada hoje em dia. Na Europa, outra editora publicava comics do Sonic: Fleetway, com os conhecidos "Sonic the Comic", lançados na Inglaterra.

  Março de 1993 conta ainda com mais um fliperama ao estilo de Waku Waku Sonic Patrol: SegaSonic Cosmo Fighter. Também em Arcade infantil, com cabine própria, imitando uma nave, você comanda Sonic numa nave para destruir Eggman e seus inimigos.

  Em Junho, é lançado o jogo SegaSonic the Hedgehog, o primeiro game do Sonic de Arcade. O jogo trazia mais dois personagens para a saga: Mighty the Armadillo e Ray the Squirrel. É um game bem rápido, e com bastantes efeitos sonoros, aproveitando a capacidade do Sega System 32. O jogo se destaca pelo fato do jogador não precisar coletar os anéis quando atingido, mas sim perda da barra de energia.

  São lançados os dois primeiros desenhos animados do ouriço, ambos pela produtora DiC. O primeiro é o Adventures of Sonic (Aosth), aproximadamente em setembro de 1993, considerado mais engraçado e infantil e Sonic the Hedgehog (conhecido como SatAM), também exibido em setembro de 1993, com bastante ação e doses de humor baseado na Archie Comic. Ambos os desenhos não contam as histórias dos games e alguns de seus personagens apareceram nos dois jogos do ouriço do Mega Drive neste ano.

  A Sega nessa época resolvera lançar um videogame de CD, aumentando a capacidade do Mega. Eis que surge o Mega CD ou Sega CD, o primeiro videogame de CD da empresa, lançado em 23 de setembro no Japão, Outubro na Europa e 19 de novembro nos EUA. O console rendeu um dos maiores games do Sonic em 2D: Sonic CD. Este talvez tenha sido sem dúvida o jogo que mostrava todo o potencial do console. O jogo contava com seqüências em anime de altíssima qualidade, como não poderia deixar de ser, pois foi produzida por ninguém mais, ninguém menos que a Toei Animation, mesma produtora de Dragon Ball, Digimon e Sailor Moon (para quem não sabe, após a tela título do Sonic CD, aparece um anime do Sonic). O game também trazia uma inovação: o modo Time Attack, feito para quebrar tempos nas fases do jogo.

  Nesse game pode-se viajar pelo tempo, indo ao passado ou ao futuro, o que aumenta o número de estágios por ato. Os gráficos, apesar de tudo, seguem a linha do primeiro jogo, em  91. O ponto mais forte do jogo é sem dúvida a trilha sonora. Todas as músicas foram muito bem feitas, com destaque à música tema Sonic Boom na versão americana e You Can Do Anything na versão japonesa. Ainda havia uma nova personagem, mas esta é seqüestrada por Metal Sonic (um novo robô de Robotnik): Amy, uma ouriça que é fã do Sonic. O jogo trazia uma bela trilha sonora e punha fim ao grande mistério do ano anterior: cadê o jogo que contaria com viagens no tempo? Provavelmente este jogo seria o Sonic 2, mas acabou sendo adaptado pela Sega do Japão para ficar adiado para bombar no Sega CD.

  Outros dois jogos do Sonic eram lançados para Mega Drive. O primeiro é um jogo produzido pela Sega da América em que o Sonic se transformava numa bola de pinball, enquanto tinha que deter inúmeros obstáculos. Uma mistura de ação e pinball, com o jogo Sonic Spinball, lançado em 23 de novembro nos EUA e dias depois na Europa e finalmente em 10 de dezembro no Japão. O segundo game do ano para o Mega Drive era um hack do game Puyo Puyo, um puzzle de muito sucesso no Japão, mas pouco conhecido no Ocidente. O game era Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, estrelado pelo grande vilão, em que você tem que juntar 4 beans de cores iguais, para detonar a masmorra do inimigo. Um jogo light, para diversão em família. Foi lançado em novembro nos EUA e Europa. O jogo foi adaptado também para Game Gear, com gráficos mais fracos e alguns modos extras e foi lançado em dezembro nos EUA. Sonic Spinball também ganhou sua versão 8 bits, mas não foi neste ano ainda.

  No mundo dos 8 bits, além de Dr. Robotnik' Mean Bean Machine para Game Gear, foi também lançado o jogo Sonic Chaos. Uma aventura inédita, não lançada para Mega Drive e que possibilitava agora que o Tails fosse jogável também no mundo dos oito bits. Além disso, a Sega adicionou o SpinDash finalmente ao jogo. E como grande diferencial em relação ao Sonic 2 do Mega Drive, Tails poderia agora voar com o comando do usuário por um certo limite de tempo. O jogo foi lançado primeiramente no Brasil e Europa para Master System (lembrando que esse videogame só fez sucesso na Europa e Brasil) em 25 de outubro. Depois, para Game Gear sob o mesmo nome em 23 de novembro, no mesmo mês também na Europa e sob o nome Sonic & Tails no Japão em 19 de novembro.

  O ouriço faz duas aparições especiais em jogos da Sega: Daytona USA para Arcade e em Shinning Force II. O Mc Donald's dos EUA e do Japão lança o ouriço como surpresa no Mc Lanche Feliz.

  No ano de 1993 a Sega lança o Sega Mega Play, uma plataforma de Arcade baseada no Mega Drive, em que era possível inserir 4 jogos simultaneamente. Os games eram adaptações de jogos do Mega Drive. No Sega Mega Play, o Sonic ganhou dois jogos: o Sonic 1 e o Sonic 2, bem adaptados para o sistema de Arcade.

 

 

Continuar (Parte 2)