SONIC MEGA COLLECTION PLUS

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Devido ao sucesso dos jogos do Mega Drive, que até hoje movem muitas gerações e é ainda a principal referência dos jogos do Sonic, a Sega fez uma série de coletâneas: a primeira delas foi Sonic Mega Collection, para GameCube e posteriormente foi a vez de Sonic Mega Collection Plus, dessa vez para Playstation 2 e Xbox. E em 2006 foi também lançado para PC.

Jogos inclusos

  Esta coletânea traz os seguintes jogos:

Mega Drive:

- Sonic The Hedgehog
- Sonic The Hedgehog 2
- Sonic The Hedgehog 3
- Sonic & Knuckles
- Sonic Spinball
- Sonic 3D Blast
- Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
- Blue Sphere (destravável)
- Knuckles in Sonic 2 (destravável)
- Sonic 3 & Knuckles (destravável)
- Flicky (destravável)
- Ristar (destravável)
- The Ooze (destravável)
- Comix Zone (destravável)


Game Gear

- Sonic The Hedgehog
- Sonic Chaos
- Sonic Blast
- Sonic Labyrinth
- Sonic Drift
- Dr. Robotnik's Mean Bean Machine

  Forma assim, um total de 20 games, sendo 14 de Mega Drive e 6 de Game Gear. Muitos jogos da trilogia 8 bits ficaram de fora. A diferença para o Sonic Mega Collection reside no jogo Ooze e Comix Zone, que vêm mesmo nas versões não japonesas e nos extras. E também nos jogos do Game Gear.

Menus

  O jogo possui os seguintes menus: Manuals (pelos quais você pode conferir o scan de alguns manuais dos jogos do Mega Drive), Games (onde você seleciona o jogo), Extras (onde há opções como vídeos, fotos, dentre ouros) e Options (onde é possível escolher o idioma, configurar o som e afins). A Sega acrescentou um ótimo sistema de salvar e carregar os jogos em todos os games da coletânea, ou seja, você pode gravar o game numa fase e depois carregá-la, continuando o game, exatamente do momento em que ele havia sido salvo (sistema semelhante aos saves e loads de emuladores do PC).

Extras

- Manuais originais de todos os jogos
- Hints (segredos e dicas que vão surgindo)
- Artworks dos personagens da série Sonic
- Fotos de gibis do Sonic (um gibi completo) e capas de todos os gibis já lançados, todos da Archie Comics
- Diversos trailers referente ao game Sonic Heroes

  Os extras são legais, mas nada de muito extraordinário. As fotos dos gibis podem ser aumentados (com zoom) mantendo pressionado o R1 ou diminuídos mantendo pressionado o L1. É importante frisar que quando há o Zoom não há distorção alguma na imagem tanto dos manuais quanto das fotos. Um belo trabalho da Sega.

    Sobre as fotos elas mostram uma galeria com os personagens principais da série Sonic, além de biografias dos principais personagens, scans de um gibi inteiro do Sonic (senão me engano é o número 1) e fotos de todas as capas dos gibis do Sonic e outros personagens (como Knuckles) já lançados até aqui.  Quanto aos vídeos, são todos referentes ao Sonic Heroes. Alguns mostram o jogo ainda em fase de produção com storyboards e etc, enquanto outros mostram a abertura do game e tal. Bonitos, mas nada de excepcional.

Análise Técnica

    A Sega, felizmente, fez um excelente trabalho nesta coletânea e a emulação dos games do Mega Drive no Playstation 2 ficou bastante sólida e graficamente idêntica aos jogos rodando em sua plataforma original, especialmente na versão do Xbox.  Entretanto, o jogo veio com o formato alterado, para tentar ter ganho no gráfico. É o mesmo que acontece quando se joga num emulador em tela cheia. Forma-se uma borda, mas pode-se controlar o "zoom", fazendo com que a tela fique maior (com menos gráfico) ou menor (com mais gráfico). A versão para PC vem com uma resolução muito baixa, apenas 640x480.

   Nos sons há grandes críticas ao jogo, especialmente para a versão do Playstation 2. E falhas graves, como delay. Além do delay, que já é algo ruim, a qualidade não ficou 100% igual. É simplesmente maravilhoso jogar os games Sonic com o controle Dual Shock 2 do PS2. Há quem considere que seja melhor que jogar no controle original do Mega Drive. A engine ficou bem fiel.

Versão para PC

  A Sega da Europa lançou o game também para PC, numa adaptação que ficou incrivelmente grande, sendo em DVD-ROM, e que a qualidade da emulação foi mediana, sendo inclusive inferior a qualquer emulador que se encontra pela internet. No Brasil infelizmente a coletânea não foi lançada, de modo que quem quiser jogar os clássicos do Sonic no PC ou são obrigados a usar emuladores ou são obrigados a pegar uma cópia do jogo.

Destravando os jogos secretos

  Para destravar os jogos secretos, basta abrir os jogos abaixo no número de vezes pedidas. Como assim abrir? Simplesmente acessar. Não é preciso jogar, nem nada.

Ativando Blue Sphere: jogue 20 vezes o Sonic 1 e 20 vezes o Sonic 3D.
Ativando Sonic 2 & Knuckles: jogue 20 vezes Sonic 2 e Sonic Spinball.
Ativando Sonic 3 & Knuckles: jogue 20 vezes Sonic 3 e 20 vezes Sonic & Knuckles.
Ativando Ristar: para ativar o game Ristar, você tem que jogar o Sonic 1  & Knuckles, Knuckles in Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles e Flicky 30 vezes cada um.
Ativando Flicky: jogue 30 vezes Dr. Robotnik Mean Bean Machine.

Curiosidades

Sega e coletâneas: Sonic Mega Collection foi o primeiro de uma série de coletâneas que a Sega produziu. Foram ao todo 3 jogos somente de coletânea: Sonic Mega Collection, Sonic Mega Collection Plus e Sonic Gems Collection. Por fim, tem ainda os jogos extras de Sonic Adventure DX e Sonic Adventure 2 Battle.

Sonic CD: boatos dizem que Sonic CD foi feito para ser incluído, mas como não conseguiram emular satisfatoriamente, acabaram cancelando.

Super Monkey Ball Deluxe: O jogo veio também em combo com o jogo Super Monkey Ball Deluxe para Xbox.

CD-ROM ou DVD-ROM: A versão americana do game para PC trazia originalmente em seus impressos que o jogo era em formato CD-ROM, mas o game foi feito em formato DVD-ROM.

Ashura: o bug do Ashura no Sonic 2 também pode ser feito em Sonic Mega Collection Plus!

Ficha Técnica

  Capa do jogo  Ficha técnica

Nome: Sonic Mega Collection Plus!
Plataforma: Playstation 2, Xbox e PC
Gênero: Coletânea
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês e Japonês
Data de Lançamento: 02/11/2004 (XB/PS2); 31/04/2006 (PC)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,5
Som: 6,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Nota Média: 8,1
Nota Geral: 8,0

Prós: a emulação ficou boa, vem com bons extras, os jogos selecionados são bons.

Contras: faltou Sonic CD e os extras dele foram retirados (no SMC havia vídeos do Sonic CD), falhas no som, extras liberados quando se joga muitas vezes; a resolução de PC é muito ruim (640x480).

Por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 05/12/12