Segundona: A divisão na comunidade Sonic

Mais uma edição da nossa coluna semanal, a Segundona. Agradecemos a todos que participaram, no Facebook e aqui no site, da primeira edição na semana passada. Se você ainda não viu, veja em https://www.powersonic.com.br/segundona-como-e-quando-voce-conheceu-o-sonic/. Na coluna de hoje, vamos tratar de um assunto polêmico…

A divisão na comunidade Sonic
Por: HKº

Sonic-tails-cosplay-shame-1a

Desde que a série Sonic começou a apresentar sinais nítidos de decadência após o Sonic Heroes, é notável, principalmente aqui no Brasil, que existem 2, 3 ou mais categorias de fãs do Sonic. Os primeiros são os classicistas, aqueles que acham que a era de ouro do Sonic foi no Mega Drive e Game Gear/Master, quando teve os melhores jogos do Sonic, sucesso absoluto e diversas ações de Marketing da Sega. Para eles a série desandou, mas ainda curtem os jogos mais novos, embora vejam de um modo mais crítico.

Alguns classicistas são mais extremos e é o que foi apelidado na comunidade de “haters”. Para eles, a série Sonic definitivamente morreu após Sonic Heroes ou alguns até antecipam a Sonic Adventure. Acreditam que a Sega não deu conta de evoluir o Sonic para as novas plataformas sem perder a essência do ouriço. Acham que um ou outro jogo nesse meio tempo foi bom, mas que o saldo em geral é negativo. A Sega perdeu a dose e definitivamente não conseguiu tocar sua principal franquia com a evolução dos videogames. Em fóruns de Sonic os haters estavam sempre à frente de acaloradas discussões na linha de frente com os fanboys…

E os fanboys? Para eles todos os jogos do Sonic são ótimos. A IGN, Gamespot e outros sites e haters injustiçam a série ao tratar com excessivo rigor os jogos do Sonic. Acusam que enquanto fãs de outras franquias procuram cercar a franquia para defendê-la, os fãs de Sonic são os primeiros a saírem gritando por aí que a série está mal e que os jogos são um lixo. A mídia é que é injusta. A série, como qualquer outra série de games, tem altos e baixos, mas é um sucesso. Se vende, é o que basta. Procuram sempre paparicar a Sega, para demonstrar apoio incondicional.

E é claro que existem aqueles alheios a tudo isso, que pura e simplesmente procuram curtir a série e os jogos que entendem bons e divertidos e são fãs da série, mas sem se apegar a um lado ou outro. São mais independentes e levam em conta o fator diversão que os jogos provocam.

Com Sonic Boom, muitos parecem ter assumido uma linha mais crítica à série e aos rumos tomados pelo Sonic. É como se estivesse surgindo uma espécie de “neo haters”, pessoas que até então ainda se mantinham num posicionamento mais neutro, embora crítico, mas que viram em Sonic Boom o estopim e a gota derramada para lançar pesadas críticas ao rumo da série. E você? Você se identifica com algum desses padrões? Já lidou com algum dos estereótipos aqui descrevemos? O que você acha dessa divisão na série Sonic, isso é bom ou ruim? O espaço está aberto à discussão.

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

13 Responses to Segundona: A divisão na comunidade Sonic

  1. Anderson disse:

    Eu sou independente, gosto do jogo se ele me agradar. E sou fã do personagem, então sou do grupo dos neutros 😀

  2. NiGHTSR3 disse:

    Majestade (HK°), nesse assunto eu estou de “NiGHTS”. “Sou nem um e nem outro”. Totalmente independente.

  3. Marcelo Malaman disse:

    Admito que seja grande fã do Sonic. Não tenho uma era favorita pra mim tanto faz sendo da era clássica ou moderna desde que me divirta está bom.
    Defendo o Sonic Unleashed de PS2 em que muitos dizem ser um dos piores jogos da séria, mas quando o jogava em meu PS2 me divertia muito.Concordo que as vezes vc morre por nada e as grandes fases do werehog mas mesmo assim me divertia muito até meu CD Riscar e eu não pude mais Jogar 🙁

    Também sou fã de Phantasy Star,Crazy taxi, e os grandes clássicos do Mega drive

  4. Edwardud disse:

    Eu faço parte de um grupo meio fanboy, meio hater e meio neutro kkkkkkk. A parte do Fanboy e do Hater está mais ligada à personalidade do sonic. Eu curto demais o personagem e não gosto quando descaracterizam a imagem q eu tenho dele sabe, mas isso não impede em nada de eu curtir um bom jogo.

  5. B. Casais (Comet) disse:

    Fico em um neutro, mas em certas redes sociais e em certas páginas por aí, tem uma boa quantidade de fanboys, que ficam a admirar Sonic Boom…

  6. R_Chaos disse:

    Sinceramente o Sonic Boom, decepcionou por não explorar o que poderia oferecer. O Lost World trouxe coisas boas aplicadas, apesar da lentidão do Sonic, que me incomoda muito. enquanto o Boom trouxe varias idéias boas que não foram exploradas nos jogos.

    Sonic Boom poderia ter ficado só no cartoon, que é ótimo, e ter esperado mais um pouco para ser lançado como um jogo com mais personalidade. (obs:acho que fui Fanboy agora xD)

  7. Flame Haze disse:

    Ah cara… O Sonic clássico foi indiscutivelmente épico e vencedor na sua era, fez do mega drive o sucesso que foi, sem o Sonic Classico o Megadrive teria sido outro Master System, ou seja, teria fracassado.

    O Sonic da era Adventure foi indiscutivelmente épico para quem ja era fã, mas foi um game que não serviu para salvar o Dreamcast, ele fracassou, bem como todos seus excelentes exclusivos também fracassaram, até Shenmue fracassou. A galera queria mesmo é um Playstation 2 para jogar Winning Eleven e outros jogos mais realistas, principalmente FPS e jogos de ação cheio de violencia. Houve uma mudança bem significativa no gosto dos jogadores, e Sonic Adventure mesmo sendo meio violento e “dark” não conseguiu salvar o Dreamcast. E o pior é que a coisa que o povo que não era fã de Sonic mais gostou foi o Shadow, ou seja, nem do Sonic foi. Tentaram fazer o Shadow The Hedgehog bem dark, com armas, o mais realista possivel e tal, e tambem não deu certo porque não é a especialidade da Sonic Team, a jogabilidade ficou bem ruim, os graficos nada surpreendentes, as fases confusas, enfim, não agradou por diversos erros tecnicos.

    Sonic Heroes não é um game épico, mas ainda sim é um game pra se respeitar, porque foi o primeiro contato de uma geração que nunca foi fã da SEGA e do Sonic, e que começou a gostar de Sonic a partir desse jogo. É quase certo que aqueles que já eram fãs de Sonic e da SEGA se desagradaram com este jogo, pois ele foi o primeiro a sair fora de uma plataforma da SEGA, em enredo e ele foi bem decepcionante se comparado a Sonic Adventure 2, em jogabilidade ele foi bem decepcionante se comparado a Sonic Adventure e os Sonic classicos, pois, o Tails não voa, ele se quer fica com os pes no chao. O Knuckles não plana, e o Sonic não corre. Tudo que eles fazem é sempre juntos, SEMPRE, eles batem juntos, correm juntos, voam juntos, planam juntos… Isso tudo era muito diferente pra quem ja era fã de Sonic. Já pra quem nunca foi isso tudo foi muito inovador e divertido. Povo que nunca tinha jogado Sonic na vida e começou a partir de Sonic Heroes, teve uma ideia de que Sonic era um mundo cheio de personagens doidos, e assim que passaram a sugir tantos fanchars. Antes de Sonic Heroes não tinha. Então o Sonic Heroes é isso, é um divisor de águas enterra o Sonic da SEGA feito para consoles SEGA, e ao mesmo tempo ressuscita o Sonic para um novo publico.

    Depois dele tivemos a SEGA tentando trazer o publico antigo do Sonic de volta, e ao mesmo tempo não perder o novo, e ainda tentar de novo conquistar novos gamers, fascinados por games de ação, tiro, violencia e realismo. O jogo se chama Sonic the Hedgehog (ou Sonic 06). Infelizmente por ser pretensioso demais, e por se chama SONIC THE HEDGEHOG (um nome que eleva a expectativa de todos os insatisfeitos com Heroes) o game foi uma GRANDE DECEPÇÃO para este publico mais antigo fã da SEGA. Não só de enredo, como de jogabilidade… Já para esse publico que não era fã da SEGA e conheceu Sonic a partir de Sonic Heroes ele era mais de boa, pois tinha muitos personagens de novo, e dava para fazer coisas loucas com eles e talz, tinha o Shadow, o Silver, e etc. Pra esse publico foi mais de boa, mas não tão de boa assim tb, alguns reclamaram muito do enredo. E pros caras q nunca jogaram Sonic na vida na epoca, bem, esses passaram longe, o game foi um dos primeiros a sair pra geração PS360 e ninguem quase ngm tinha esses consoles, e quando foram ter, a fama desse jogo ja tava pior que a fama do guaraná Dolly. Portanto, Sonic The Hedgehog 06 foi um fiasco.

    Já o Sonic Unleashed não foi um game que atraiu muitos fãs novos de Sonic, mas ajudou a trazer alguns antigos, e agradou varios dos que se tornaram fãs a partir de Sonic Heroes. O Charme do jogo são os cenários e a jogabilidade extremamente rapida. Infelizmente o game afasta um pouco jogadores iniciantes, principalmente crianças, por causa da dificuldade exagerada, principalmente nas fases do Werehog… E isso é um assunto que poucos comentam, poucos notam: O game É DIFICIL. E algumas pessoas nem conseguem acompanhar a velocidade do Sonic que ja sentem tontura, isso é serio gente, quase ngm comenta mas é serio, eu acredito que 1 cada 5 pessoas novatas em jogos (crianças) nem consigam jogar esse jogo por causa da velocidade do Sonic. Este jogo foi um fiasco para criar novos fãs, atrair as crianças etc, mas agradou alguns dos veteranos dos 2 tipos (tipo A: fãs da SEGA e Sonic e tipo B: fãs de Sonic a partir de Sonic Heroes).

    No Sonic Generations consertaram isso colocando bem mais ”paredes” nas fases, armadilhas, inimigos, plataformas de um modo que vc n fique só correndo correndo correndo correndo, e tenha q fazer coisas diferentes, o jogo é bem mais jogavem, e tambem bem mais facil, pois n tem que ficar pegando medalhas e nem jogar ocm o Werehog, alias, as proprias fases do Sonic são bem mais faceis.
    Bem, o Sonic Generations é um game que apela para o saudosismo, ele é muito bom por mexer com o sentimento das pessoas, mas se sonic herois tivesse apenas fases novas e não tivesse o Sonic classico incluso, ele ainda seria um bom jogo, mas sem o mesmo apelo. Sonic Generations fracassa em atingir um novo publico, não atrai crianças, só agrada aos veteranos.

    Sonic Lost World: este foi feito pra agradar as crianças, tão somente isso. Conseguir fãs novos de Sonic. Fãs antigos se dividem entre adorar e odiar o jogo.

    Sonic Boom: nova tentativa para agradar crianças, trazer um publico novo e talz… So que ocm bem mais esforço agora, pois até desenho fizeram… Infelizmente temo pelo futuro do Sonic se der certo, pois é bem diferente do Sonic da minha infancia… Mas ainda sim estarei la pra curti-lo como ele for, porque eu amo o Sonic.

    Sonics de Wii: são spinoffs feitos pra agradar as crianças e faze-las gostar do Sonic, criar novos fãs.

    Abraços.

  8. Radical893 disse:

    Sou classicista com orgulho!

  9. Goku disse:

    Usar a palavra “neo hater” é um ato meio tendencioso.

    Como super fã do Sonic, inclusive dos jogos modernos, digo que não da pra defender um treco ruim como Sonic Boom. ‘Hater’ denota aquele que odeia algo sem nenhuma razão lógica pra odiar, apenar odeia porque acha divertido odiar. Aqui não é o caso, existem motivos óbvios do pq de Sonic Boom ser uma merda.

    Bem que as antigas comunidades do Orkut diziam: apoiem as distorções… e um dia até o mais fanboy vai quebrar a cara. Dito e feito kkkk

  10. Biruta th disse:

    pra mim sonic sempre foi bom passou por complicações mas continua bem. sempre curti os games do sonic e concordo que com o lançamento do boom muita gente começou a assumir seu lado entre os fãs. eu continuo neutro e pra mim sonic boom nem foi uma decepção (até porque eu nem esperava nada desse jogo) como é um spin-off não temo por enquanto que sonic mude e começe a ter games ruins pq nem foi a sonic team que fez o boom. no caso do lost world eu curti mesmo sendo um fã des de o mega drive. nem entendo como tem gente (tipo a ign)que o odeia pq ele é muito bem feito e divertido. o desenho do boom ta bem divertido e engraçado. estou curtindo muito a sticks (embora ainda sinto um q de marine nela kkkkk). toma que pelo menos o desenho continue a se dar bem pq gostei muito. vamos ver qual é a do sonic runners se ainda é um rumor ou é serio. e se rolar bora ver se vai usar a formula do sonic lost world ou do unleashed.

  11. HK° disse:

    Bacana ver a opinião de todos. O Flame Haze fez um ótimo texto. Lembrando que fizemos apenas um estereótipo, é claro que é complexo e simples demais resumir todo mundo em um certo tempo. O objetivo foi mais ou menos mostrar os tipos de fãs do Sonic. Fico feliz que tenham gostado e pela interação 🙂

  12. Brian Eduardo disse:

    sou Fanboy

  13. O Soberbo disse:

    Espero que um dia a sega resolva ganhar dinheiro e de um reboot no sonic 4 com o sonic classico, coma física classica do jogo, que por sinal, é melhor do que a física de todos os demais jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *