Durante a Sonic Central de 2021 na comemoração do aniversário do Sonic, um novo jogo 3D do ouriço foi anunciado: Sonic Frontiers. Era a nova aposta da série Sonic: entrar na onda dos mundos abertos, o que já era pedido há um bom tempo por parte dos fãs e era isso o que estávamos prestes a ganhar. Algo que parecia ser uma mescla de Zelda: Breath of the Wild com Shadow of the Colossus. Será que a mistura daria certo? Essa era a pergunta mais badalada antes do lançamento. O game foi lançado para todos os consoles atuais: Playstation 4 e 5, Xbox One e Series, Nintendo Switch, Steam e Epic.
Para piorar, os primeiros vídeos de gameplay que vimos (cortesia da IGN) não inspiraram confiança. Era uma build mais antiga, detalhe que só seria descoberto bem depois. Diante disso as primeiras impressões eram bem negativas. Parecia um mundo sem vida, entediante e sem rumo.
As primeiras gameplays que víamos das demos nos eventos não ajudaram muito. Já que nada podia ser filmado oficialmente, tudo o que tínhamos eram filmagens das telas e a distância. Meses se passaram para que tivéssemos os primeiros trailers oficiais mostrando gameplay do jogo e, quase que instantaneamente, a impressão sobre o Frontiers começou a mudar significativamente.
Novidades
Sem sombra de dúvidas a maior novidade é que temos o primeiro jogo do Sonic em mundo aberto. Na verdade, mundo semi aberto, como os desenvolvedores chamavam no começo, algo que ficou confuso antes do lançamento, mas que faz sentido. Afinal você pode andar livremente por cada ilha, mas para ir de uma ilha a outra você precisa se teleportar.
Assim como era de se esperar, a forma como você joga é bem diferente de qualquer outro jogo do Sonic. Afinal, você não corre por um percurso pré-definido para chegar até a plaquinha de fim de ato o mais rápido possível. Agora você tem uma ilha enorme para explorar e você decide o caminho. Você escolhe como quer fazer para chegar até os objetivos e em qual ordem fazê-los.
Logo, outra grande novidade é que o jogo possui combate. Sonic não apenas pula nos inimigos, ou usa o Ataque Direcionado, agora você possui ataques, de fato, combos e coisas do tipo. Tem até mesmo uma barra de combo que quando completa libera um tipo de super combo.
E já que o jogo possui uma ênfase em combate, os inimigos acabam se tornando algo mais do que uma mera distração. Existem basicamente 3 camadas de inimigos: comuns, guardiões e titãs. Cada um deles com um nível de complexidade cada vez maior, tanto que sempre que você se aproxima de um guardião, acontece uma apresentação dramática do mesmo. Já os titãs são os chefes finais de cada ilha e você precisa das 7 Esmeraldas do Caos para ter alguma chance contra eles.
Uma novidade interessante é o modo simulador. Sempre que você encontra um inimigo ou tem uma tela de carregamento, você pode pular para o simulador, que é uma arena de treino, onde você pode testar uma habilidade em particular ou aprender a combater um inimigo específico, ou ainda fazer desafios de combos e movimentação avançada.
Se existem inimigos complexos para lutar, o Sonic precisa de habilidade e golpes mais elaborados para dar conta do recado e, para isso, o jogo conta com uma árvore de habilidades onde é possível destravar não somente novas habilidades para o ouriço azul, mas também novos golpes e extensores de combos, todos com animações muito boas e impactantes. E possível criar combos complexos que chegam perto do que dá para fazer num Devil May Cry.
Impossível não mencionar os controles! Sonic Frontiers conta com um esquema igual ao dos jogos de tiro, onde você controla o personagem usando o WASD + mouse (ou equivalentes nos controles).
O nível de customização nas opções é algo jamais visto na série Sonic. Não somente você pode vincular até 2 botões para cada ação, mas também pode personalizar aspectos do jogo, coisas como velocidade máxima do Sonic, aceleração, velocidade de giro, entre outros. Você pode, literalmente, customizar a sua experiência.
Por fim, outra novidade é o toque de RPG que colocaram, em que alguns dos coletáveis são trocados por melhorias nos atributos do Sonic: velocidade, capacidade de anéis, dano e defesa.
Mas é claro que mesmo com tantas mudanças, as fases recorrentes da série ainda existem. Elas são os Ciberespaços, que são jogados do jeito que qualquer fã de longa data está acostumado a jogar.
E com tantas mudanças, a tela em si é bem diferente dos demais jogos do Sonic:
-Bem no topo da tela à esquerda temos os Rings, que neste jogo funcionam como uma barra de vida. Ao ser atingido serão descontados anéis (conforme o tipo de dano), não havendo a sistemática dos anéis perdidos se espalharem;
-Logo abaixo temos a quantidade de Engrenagens de Portal que você possui (explicaremos mais tarde);
-Mais em baixo temos a quantidade de Chaves de Cofre que você possui (explicaremos mais tarde);
-Por fim abaixo das chaves temos a quantidade de itens Mnemônicos que você possui;
-No topo da tela ao centro, temos a bússola, que mostra pontos importantes para a história;
-No canto direito do topo da tela, temos a sua missão atual;
-Em baixo e na esquerda, temos os níveis dos status do Sonic: potência, defesa, velocidade e máximo de Rings;
-Já no canto inferior direito, temos um círculo que mostra quantos pontos de habilidade você tem e quanto falta para ganhar o próximo ponto. E ao seu lado temos o velocímetro.
Requerimentos mínimos para PC
Para rodar o Sonic Frontiers em seu PC, ele precisa no mínimo de:
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
SO: Windows 10
Processador: Intel Core i5-3470 or AMD Ryzen 5 1400
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 660, 2 GB or AMD Radeon HD 7870, 2 GB
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 30 GB de espaço disponível
Outras observações: 720p Low @ 30 FPS. Requires a CPU which supports the AVX and SSE4 instruction set.
720p @ 60 FPS
Requerimentos Recomendados
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
SO: Windows 10
Processador: Intel Core i5-6600 or AMD Ryzen 5 2600
Memória: 12 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070, 8 GB or AMD Radeon RX Vega 56, 8 GB
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 30 GB de espaço disponível
Outras observações: 1080p High @ 60 FPS. Requires a CPU which supports the AVX and SSE4 instruction set.
1080p @ 60FPS
História
Tudo começa com o Dr. Eggman encontrando uma espécie de portal estranho e usando o seu programa Sage para hackeá-lo e ganhar acesso a todos os seus segredos. Contudo, o sistema de defesa do lugar é muito mais avançado do que o doutor esperava e acaba neutralizando a sua tentativa e o sugando para dentro de um local estranho que é conhecido como Ciberespaço. Isso faz com que tudo se reative e as Esmeraldas do Caos sejam chamadas de volta para essas ilhas misteriosas que acabaram de despertar.
Claro que o Sonic e seus amigos detectaram o sumiço repentino das esmeraldas e o Tails conseguiu rastreá-las até a Starfall Island, que aparentam ter aparecido do nada. Junto da Amy e do Sonic, eles viajam com o Tornado para as ilhas.
Mal sabem eles que um de seus conhecidos já descobriu os perigos que essas ilhas possuem: Knuckles já estava preso em suas ruínas, como mostrado na fantástica animação Prólogo: Divergence:
Ao se aproximar das ilhas, um surto de energia atinge o Tornado e uma espécie de portal se abre sugando todos para dentro dele. Sonic então se vê sozinho num lugar estranho, o Ciberespaço. Familiar a princípio, mas diferente ao mesmo tempo. Não demora muito para que o ouriço consiga escapar sem problemas.
Agora ele se vê em um local completamente diferente, enquanto que uma voz misteriosa vem do céu e diz para o Sonic que ele é a chave e deve recuperar as Esmeraldas do Caos. Sem muita escolha, o ouriço resolve adotar este plano e parte rumo ao desconhecido em busca dos seus amigos e das esmeraldas.
Personagens, habilidades e atributos
No lançamento do Sonic Frontiers, apenas no Sonic era um personagem jogável. Porém cerca de um ano depois, com o lançamento da terceira atualização gratuita, Tails, Knuckles e Amy também se tornaram personagens jogáveis! O que é algo incrível, já que a última vez que eles foram jogáveis em um jogo 3D principal da série Sonic, foi em 2006 no famigerado Sonic 06.
Eles não são meros clones do Sonic. Apesar de possuírem algumas habilidades em comum, cada personagem tem habilidades próprias que fazem sentido a cada um deles. Claro que o Sonic, como sendo o personagem principal, é o que tem o maior número delas.
Sonic the Hedgehog: o único personagem jogável no lançamento. Tails, Amy, Knuckles, Big the Cat e o Dr. Eggman estão no jogo, juntos da Sage, uma nova personagem que causa grandes problemas para o ouriço durante a sua aventura nas Ilhas Starfall.
Depois de se perder dos seus amigos e acabar num lugar completamente estranho, o ouriço agora precisa encontrá-los, pegar as Esmeraldas do Caos e achar um jeito de consertar toda essa situação. Mal sabe ele os enormes mistérios que o aguardam.
Sonic já chega com várias de suas habilidades clássicas, como o Ataque Direcionado, a Arrancada Suave e até mesmo o Drop Dash, mas com a ajuda da árvore de habilidades, novos truques serão adicionados ao arsenal do ouriço.
Pulo e Pulo Duplo: apertando o botão de Pulo enquanto estiver no chão, Sonic pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Para fazer o Pulo Duplo, basta apertar o botão de Pulo enquanto estiver no ar.
Turbo: conhecido como Boost, em inglês, basta segurar o botão de Turbo no chão e o Sonic começará a disparar em alta velocidade. A barra com a carga total do Turbo aparecerá ao lado do Sonic, cuidado para não deixá-la se esgotar por completo, pois você ficará vários segundos sem poder usar a habilidade. Usar o Turbo no ar dará apenas um impulso instantâneo, mas forte e também fará o Sonic ganhar altura. Carregar o máximo de anéis ativará o Turbo Potente, que faz com que ele dure muito mais e seja mais forte. Você pode aumentar o tamanho da barra coletando os Novos Kocos e falando com o Koco Ancestral.
Turbo Foguete: espalhado por alguns ciberespaços da terceira atualização estão algumas cápsulas verdes que, quando tocadas, farão o Sonic disparar para frente em alta velocidade enquanto deixa um rastro de fogo. A diferença é que este Turbo é mais rápido que o Turbo normal e permite que o Sonic atropele inimigos. Continue segurando o botão de Turbo para manter o Turbo Foguete ativo pelo máximo de tempo possível.
Atacar/Ataque Direcionado: o combo básico do Sonic. Pressione o botão de ataque várias vezes e o Sonic disparará em direção ao inimigo no qual a mira está travada e começará a disferir golpes contra o mesmo. Esta ação também serve como o Ataque Direcionado, que permite que o Sonic vá com tudo em direção ao alvo marcado.
Drop Dash: a habilidade que veio para ficar. Pule, pule novamente no ar e enquanto estiver no ar, aperte e segure o botão Pulo novamente. Assim que tocar no chão, o Sonic disparará para frente com impulso extra. Pode parecer uma habilidade inútil neste jogo, mas não a subestime, pois é um poderoso extensor de combo.
Pisada: padrão nos jogos 3D atuais do Sonic, pressione o botão da Pisada enquanto estiver no ar para que o Sonic perca todo o seu momento horizontal e dispare em direção ao chão causando dano ao que estiver no caminho. A Pisada é necessária para derrotar alguns inimigos. Segurar o botão da Pisada fará com o que o ouriço use 3 pisadas em sequência, sendo que a terceira liberará uma onda de choque que causa muito dano ao redor.
Arrancada Suave: uma tradução interessante para o Light Speed Dash, use esta habilidade quando próxima a anéis e o Sonic disparará seguindo a trilha de anéis até o fim. É especialmente útil quando você é atingido e quer recuperar os anéis rapidamente.
Deslocamento Rápido: mais um clássico dos jogos 3D do ouriço. Pressione um dos botões de Deslocamento Rápido para se mover rapidamente para o lado desejado. Ótimo para mudar para corrimãos paralelos ou mudar rapidamente de direção. Especialmente útil durante os seus combos, pois serve para desviar de ataques e criar oportunidades de ataque.
Aparatar: habilidade nova, mas ainda inicial. Ao segurar ambos os botões de Deslocamento Rápido, o Sonic entrará no modo de aparatar (não funciona se estiver em corrimãos). Neste estado, você poderá repelir qualquer tipo de ataque, corpo a corpo ou projétil. Necessário para algumas missões ou para lidar com alguns inimigos. Não existem limitações para esta habilidade, nada como tempo correto para usar ou não funcionar se for atingido nas costas.
Arrancada Direcionada: uma habilidade extra oficial que nasceu como um bug e que foi adotada tanto pela comunidade quanto pelos desenvolvedores. Ao usar o Ataque Direcionado contra um alvo e, antes de atingí-lo, usar o Turbo enquanto estiver no ar, o Sonic será lançado na direção em que você estava indo enquanto mantém o momento que você tinha, resultando em uma velocidade absurda, permitindo que você atinja alturas incríveis ou ganhe muita velocidade.
Giro Pelo Ar: mais uma tradução interessante, desta vez para o Spindash, existem duas formas de usar esta habilidade. A primeira forma é a clássica, enquanto estiver parado, segure o botão da Pisada e depois o botão do Giro Pelo Ar e então solte o botão da Pisada. A segunda forma é simplesmente segurar o botão do Giro Pelo Ar enquanto estiver correndo ou no ar. Esta habilidade funciona como uma forma de Turbo, tanto que consome a sua barra de Turbo, porém você pode causar dano aos inimigos ao atropelá-los. Esta habilidade precisa ser destravada conseguindo Rank S em todos os Desafios do Ciberespaço e precisa ser habilitada nos menus para ser usada nos Ciberespaços.
Ciberloop: a primeira habilidade inédita do Sonic Frontiers. Aprendida gratuitamente logo no começo do jogo, segure o botão do Ciberloop enquanto anda e o Sonic deixará um rastro de luz em seu caminho. Feche o rastro e solte o botão para que tudo o que estiver dentro do laço seja jogado para cima. Ótimo para abrir a guarda ou expor inimigos, ou ainda ativar objetos de missões. Fazer um laço sem nada nele fará com que anéis ou até mesmo sementes ou Mnemônicos saiam do chão. Fazer um símbolo de infinito com o Ciberloop fará com que o seu Turbo dure infinitamente por um tempo limitado.
Impulso Espectral: Atacar inimigos sem tomar dano e sem que o tempo se esgote, fará com que a sua barra de combo aumente e, ao chegar ao máximo, o Impulso Espectral se ativa, tornando os ataques do Sonic mais poderosos. Custa 3 pontos de habilidade.
Explosão Sônica: segure o botão da Explosão Sônica enquanto estiver no ar para disparar diversas rajadas de energia no seu alvo. Causa muito dano e é ótimo para carregar a barra do combo ou causar dano a uma distância segura. Custa 5 pontos de habilidade.
Truque Aéreo: ao ser lançado por certos tipos de mola, arco ou rampa, você poderá fazer truques no ar usando os botões para movimentar o Sonic. Quanto mais truques fizer antes de tocar no chão, mais pontos de habilidades você ganhará. Portanto preste atenção caso alguma mola ou arco tenha um brilho estranho, pois eles são feitos para habilitar os truques. Custa 5 pontos de habilidade.
Impulso Radical: durante um combo, rapidamente pressione e solte um dos botões de Deslocamento Rápido e em seguida o de Ataque, pare realizar um ataque em zigue-zague. Excelente para ser usado após desviar de um ataque inimigo, pois o Sonic é invulnerável durante esta manobra. Custa 10 pontos de habilidade.
Combo automático: como o nome sugere, esta habilidade habilita a opção de combos automáticos, ou seja, apenas ficar apertando o botão de Ataque, fará com que o Sonic use todo o seu arsenal de habilidades já destravadas, você ainda precisará desviar manualmente de ataques, porém, todos os seus ataques causarão menos dano. Fique atento, pois essa opção será automaticamente ativada ao aprender o Combo automático. Custa 20 pontos de habilidade.
Pisada: permite que você execute a Pisada durante os combos, causando bastante dano. Basta apertar o botão de Pisada durante um combo. Custa 10 pontos de habilidade.
Ciberloop Rápido: ao pressionar o botão do Ciberloop durante um combo, você fará um Ciberloop rápido ao redor do alvo, porém só pode ser usando enquanto a barra da habilidade estiver no máximo e azulada. Para recarregar a barra, execute mais ataques. Uma habilidade que parece boba no começo, mas é um extensor de combo poderosíssimo, tanto que colocaram um limite de uso nela. Não a subestime. Custa 20 pontos de habilidade.
Chute Giratório: um chute em loop excelente para se aproximar do alvo. Caso você queira pular de um alvo para outro em estilo e causando mais dano que um ataque normal, esta habilidade está pronta para isso. Perfeito para ser usado após habilidades de longo alcance, como o Tiro Teleguiado, Explosão Sônica ou Golpe Cruzado. Para usar, basta pressionar o botão de Turbo no ar e o botão de Pisada. Custa 30 pontos de habilidade.
Tiro Teleguiado: usar o Turbo no ar e apertar o botão de Ataque logo em seguida fará o Sonic se afastar do alvo e disparar uma série de esferas de energia contra o mesmo. Ótima para fazer dano a distâncias seguras ou para acertar aquele alvo que está prestes a lhe atacar. Custa 30 pontos de habilidade.
Golpe Giratório: excelente para causar dano massivo contra um alvo e qualquer outro que esteja perto o suficiente. Esta habilidade é ótima para encerar combos contra guardiões ou titãs antes que eles mudem de fase ou fujam, pois ela paralisa o tempo. Para executar, segure o botão de Pulo durante um combo. Custa 40 pontos de habilidade.
Esmagada de Recuperação: habilidade de contra ataque. Nem sempre o Sonic perde os anéis logo que é atingido, as vezes, ele é jogado para longe e perde os anéis ao bater no chão. Então caso falhe em desviar ou aparatar algum ataque inimigo e você for jogado para longe, segurar o botão de Pulo quando o aviso aparecer impedirá a sua queda e lançará um contra ataque de alto dano contra o alvo. Custa 50 pontos de habilidade.
Pancada Fatal: funciona apenas contra alguns inimigos. Quando a barra de vida do seu alvo ficar baixa, o aviso para usar a Pancada Fatal aparecerá, então segure o botão do Ciberloop e aperte o botão da Pisada para executar um ataque fatal contra o alvo. Destravada ao salvar a Amy.
Chute Ciclone: segurar o botão de Ataque durante um combo, fará com que o Sonic execute o Chute Ciclone, que causa menos dano que o Golpe Giratório, porém tem uma área de dano maior e joga o alvo para cima (a menos que seja um guardião ou titã), o que o deixa vulnerável a mais ataques. Destravada ao salvar o Knuckles.
Golpe Cruzado: durante um combo aéreo, aperte o botão de Turbo mais o de Pulo para executar esta habilidade, onde o Sonic se moverá ao redor do alvo enquanto dispara várias ondas de energia contra o mesmo. Destravada ao salvar o Tails.
Amy Rose: adicionada como personagem jogável na terceira atualização, a ouriço rosa finalmente saiu do banco e foi para a ação.
A primeira personagem jogável no modo Outra História. Cabe a Amy descobrir o que aconteceu com as Esmeraldas do Caos, que misteriosamente mudaram de lugar, e ajudar os Kocos para conseguir desvendar os mistérios por trás de todas as mudanças.
A ouriço é a rainha da verticalidade. Com o seu pulo triplo em conjunto com o Pulo Alto Carteado, Amy consegue atingir alturas incríveis. Usando suas cartas para atacar e flutuar lentamente no ar, é possível ir bem longe sem tocar no chão, mas não se engane, seu Martelo Pico Pico está presente, porém é usado apenas em algumas habilidades.
Pular: habilidade básica, pressione o botão de pulo enquanto estiver no chão e a Amy dará um salto simples, sem girar, mas indo mais alto que o pulo dos demais personagens, então tome cuidado para não trombar com inimigos, pois você se machucará.
Pulo Duplo: pressione o botão de Pulo enquanto estiver no ar e a ouriço dará um pequeno salto no ar, ganhando mais altura e desta vez girando, podendo causar dano ao inimigos e obstáculos.
Flutuação Carteada: apertando o botão de Pulo uma segunda vez enquanto estiver no ar você pode saltar novamente enquanto as cartas giram ao seu redor causando dano. Sempre que estiver no ar, segure o botão de Pulo para cair lentamente.
Turbo: basta segurar o botão de Turbo no chão e a Amy começará a disparar em alta velocidade. A barra com a carga total do Turbo aparecerá ao lado do personagem, cuidado para não deixá-la se esgotar por completo, pois você ficará vários segundos sem poder usar a habilidade. Usar o Turbo no ar dará apenas um impulso instantâneo, mas forte e também ganhará altura.
Ataque Direcionado: sim, a Amy também possui o Ataque Direcionado e é idêntico ao do Sonic. Ao chegar perto de um alvo válido, uma mira aparecerá e então pressione o botão do Ataque Direcionado para que a Amy dispare em direção ao alvo, atingindo-o com tudo.
Deslocamento Rápido: pressione um dos botões de Deslocamento Rápido para se mover rapidamente para o lado desejado. Ótimo para mudar para corrimãos paralelos ou mudar rapidamente de direção. Especialmente útil durante os seus combos, pois serve para desviar de ataques e criar oportunidades de ataque.
Ciberloop: a primeira habilidade para se destravar. Segure o botão do Ciberloop enquanto anda e a Amy deixará um rastro de luz em seu caminho. Feche o rastro e solte o botão para que tudo o que estiver dentro do laço seja jogado para cima. Ótimo para abrir a guarda ou expor inimigos, ou ainda ativar objetos de missões. Fazer um laço sem nada nele fará com que anéis ou até mesmo sementes saiam do chão. Fazer um símbolo de infinito com o Ciberloop fará com que o seu Turbo dure infinitamente por um tempo limitado. Custa 1 ponto de habilidade.
Cibermartelo: pressione o botão do Ciberloop enquanto estiver parado, tanto no chão quanto no ar, e a Amy dará uma martelada no chão criando um ciberloop em formato de coração e revelando segredos específicos. Procure pelos marcadores de tesouro roxos e os atinja com o Cibermartelo. Uma barra aparecerá no lado direito da tela mostrando quanta carga desta habilidade você tem. Pegue anéis ou ataque inimigos ou objetos para recarregar a barra, mas só funciona se ela estiver vermelha. Custa 15 ponto da habilidade.
Pisada Carteada: pressione o botão da Pisada enquanto estiver no ar para que a Amy perca todo o seu momento horizontal e dispare em direção ao chão causando dano ao que estiver no caminho e a tudo ao seu redor ao tocar no chão. Custa 5 pontos de habilidade.
Pulo Alto Carteado: segure o botão da Pisada Carteada após usá-la para a ouriço dar um grande salto vertical, indo mais alto que o salto normal dela, permitindo ir ainda mais alto com o salto triplo. Custa 20 pontos de habilidade.
Ataque Carteado: pressione o botão do Ataque Direcionado quando não houver alvos marcados para que a Amy crie um leque de Cartas da Sorte para frente. Este é o ataque básico da ouriço e pode ser usado 3 vezes em sequência para criar um combo. Custa 5 pontos de habilidade.
Giro Carteado: Segure o botão do Ataque Carteado após o terceiro ataque para que a Amy gire por um tempo, mas tome cuidado, pois se girar demais a ouriço ficará tonta e não poderá se mexer por um bom tempo. Você pode andar livremente enquanto gira. Custa 10 pontos de habilidade.
Giro Carteado Infinito: aumenta a velocidade de movimento durante o Giro Carteado enquanto estiver com o máximo de anéis e permite que a Amy gire para sempre sem ficar tonta. Custa 30 pontos de habilidade.
Alvos Múltiplos: quando a mira do Ataque Direcionado aparecer, segure o botão dele ao invés de apenas apertar e a Amy travará a mira em vários alvos ao mesmo tempo, e ao soltá-lo, ela atacará todos os alvos marcados de uma vez. Custa 10 pontos de habilidade.
Giro Pelo Ar: existem duas formas de usar esta habilidade. A primeira forma é a clássica, enquanto estiver parado, segure o botão da Pisada e depois o botão do Giro Pelo Ar e então solte o botão da Pisada. A segunda forma é simplesmente segurar o botão do Giro Pelo Ar enquanto estiver correndo ou no ar. Esta habilidade funciona como uma forma de Turbo, tanto que consome a sua barra de Turbo, porém você pode causar dano aos inimigos ao atropelá-los e é mais potente que o Turbo. Custa 40 pontos de habilidade.
Turbo Carteado Giratório: este é o equivalente do Turbo Potente do Sonic. Basta usar o Turbo quando estiver com o máximo de anéis e a Amy usará o seu martelo para criar uma roda de cartas e sair a toda velocidade. Segure o botão da Pisada enquanto estiver no chão para ajudar a fazer curvas. Custa 50 pontos de habilidade.
Aparagem: ao segurar ambos os botões de Deslocamento Rápido, a Amy entrará no modo de aparatar (não funciona se estiver em corrimãos). Neste estado, você poderá repelir quase qualquer tipo de ataque, corpo a corpo ou projétil. As limitações são que você não pode aparatar grandes disparos de energia e a habilidade dura no máximo 3 segundos. Custa 10 pontos de habilidade.
Aparagem Venenosa: uma melhoria da Aparagem, agora sempre que a Amy aparatar um inimigo, ele ficará envenenado, levando dano por alguns segundos. Custa 30 pontos de habilidade.
Knuckles the Echidna: segundo personagem jogável no modo Outra História, é hora do guardião da Esmeralda Mestre deixar de ser um mero coadjuvante e partir pra briga.
A missão do Knuckles é abrir caminho para o Tails poder fazer a parte dele, então encontre e destrua as Formas de Impacto para ajudar a chegar até as esmeraldas.
Muito do gameplay do Knuckles foi baseado no Adventure 2, onde ele usa os seus punhos para atacar e pode se transformar em uma broca em algumas habilidades. Como era de se esperar, a equidna pode planar e escalar por algumas paredes.
Pulo: pressione o botão de Pulo enquanto a echidna estiver no chão para que pule girando, causando dano no que estiver no caminho.
Pulo Duplo: pressione o botão de Pulo enquanto estiver no ar para que o Knuckles dê um pequeno salto ganhando mais altura.
Planar: após um Pulo Duplo, segure o botão de Pulo para que o Knuckles comece a planar para frente, enquanto cai lentamente.
Ataque Direcionado: assim como o Sonic e a Amy, Knuckles também possui o Ataque Direcionado e é idêntico ao dos outros personagens. Ao chegar perto de um alvo válido, uma mira aparecerá e então pressione o botão do Ataque Direcionado para disparar em direção ao alvo, atingindo-o com tudo.
Escalar Parede: pule em direção a uma parede vermelha ou verde para que Knuckles grude nela e comece a se mover por ela. Você pode usar o Turbo aqui para ir mais rápido.
Turbo: basta segurar o botão de Turbo no chão e o Knuckles começará a correr em alta velocidade. A barra com a carga total do Turbo aparecerá ao lado do personagem, cuidado para não deixá-la se esgotar por completo, pois você ficará vários segundos sem poder usar a habilidade. Usar o Turbo no ar dará apenas um impulso instantâneo, mas forte e também ganhará altura.
Deslocamento Rápido: pressione um dos botões de Deslocamento Rápido para se mover rapidamente para o lado desejado. Ótimo para mudar para corrimãos paralelos ou mudar rapidamente de direção. Especialmente útil durante os seus combos, pois serve para desviar de ataques e criar oportunidades de ataque.
Ciberloop: a primeira habilidade para se destravar. Segure o botão do Ciberloop enquanto anda e a echidna deixará um rastro de luz em seu caminho. Feche o rastro e solte o botão para que tudo o que estiver dentro do laço seja jogado para cima. Ótimo para abrir a guarda ou expor inimigos, ou ainda ativar objetos de missões. Fazer um laço sem nada nele fará com que anéis ou até mesmo sementes saiam do chão. Fazer um símbolo de infinito com o Ciberloop fará com que o seu Turbo dure infinitamente por um tempo limitado. Custa 1 ponto de habilidade. Custa 1 ponto de habilidade.
Cibersoco: aperte o botão do Ciberloop enquanto estiver parado, tanto no ar, quanto no chão ou em uma parede, para que o Knuckles dê um soco na superfície causando dano e ativando certos elementos. Procure por marcadores de tesouro roxos e use o Cibersoco para ativá-los. Essa habilidade consumirá a barra de energia do lado direito da tela, colete anéis ou ataque objetos ou inimigos para recarregá-la, mas somente enquanto ela estiver vermelha. Custa 15 pontos de habilidade.
Ataque de Combo: o ataque básico do personagem. Pressione o botão do Ataque Direcionado sem que haja mira e o Knuckles dará um soco para frente. Pode ser usado até três vezes para fazer um combo. Custa 5 pontos de habilidade.
Pisada Abrasadora: pressione o botão da Pisada enquanto estiver no ar para que o Knuckles perca todo o seu momento horizontal e dispare em direção ao chão causando dano ao que estiver no caminho e a tudo ao seu redor ao tocar no chão. Custa 5 pontos de habilidade.
Aparagem: segure ambos os botões de Deslocamento Rápido para entrar no modo de aparatar (não funciona se estiver em corrimãos). Neste estado, você poderá repelir quase qualquer tipo de ataque, corpo a corpo ou projétil. As limitações são que você não pode aparatar grandes disparos de energia e a habilidade dura no máximo 3 segundos. Custa 10 pontos de habilidade.
Quebra de Aparagem: uma melhoria para a Aparagem do Knuckles, ao aparatar um ataque, o inimigo ficará com a defesa reduzida por um tempo, recebendo dano extra dos seus ataques. Custa 30 pontos de habilidade.
Giro Pelo Ar: existem duas formas de usar esta habilidade. A primeira forma é a clássica, enquanto estiver parado, segure o botão da Pisada e depois o botão do Giro Pelo Ar e então solte o botão da Pisada. A segunda forma é simplesmente segurar o botão do Giro Pelo Ar enquanto estiver correndo ou no ar. Esta habilidade funciona como uma forma de Turbo, tanto que consome a sua barra de Turbo, porém você pode causar dano aos inimigos ao atropelá-los e é mais potente que o Turbo. Custa 40 pontos de habilidade.
Ataque Giratório Perfurante: segure o botão do Ataque Direcionado para que o Knuckles trave a mira em vários alvos ao mesmo tempo, então solte para atacar todos em uma rápida sucessão. Custa 30 pontos de habilidade.
Planar Infinito: melhoria da habilidade de Planar do Knuckles. Agora ele pode planar infinitamente enquanto tiver o máximo de anéis, ou seja, sem perder altura e ainda se movendo bem mais rápido. Custa 40 pontos de habilidade.
Turbo Giratório Perfurante: melhoria do Turbo para a echidna. Se você tiver com o máximo de anéis, Knuckles usará este Turbo em forma de broca, que não somente é mais rápido que o Turbo normal, mas também pode atropelar inimigos. Custa 40 pontos de habilidade.
Miles “Tails” Prower: terceiro personagem jogável da terceira atualização. Finalmente chegou a hora da raposa de dois rabos deixar de ser um mero coadjuvante acovardado que só segue o Sonic e voltar a seus dias de glória do passado.
Assim como a Amy e o Knuckles, Tails tem uma missão específica aqui, que é entrar nas defesas e reativar os Dispositivos dos Kocos.
Como se podia esperar, Tails é o mais fraco dos personagens em termos de combate, então ele usa dos seus inventos para compensar por isso e poder atacar os inimigos, porém ele é o personagem com a maior mobilidade aérea do jogo. Ele pode, simplesmente, voar para sempre.
Pulo: pressione o botão de pulo enquanto estiver no chão para que o Tails dê um salto enquanto gira, causando dano ao que estiver no caminho.
Pulo Duplo: enquanto estiver no ar, pressione o botão de pulo para usar um pulo duplo, ganhando ainda mais altura.
Voar: a habilidade característica da raposa. Após um Pulo Duplo, pressione e segure o botão de Pulo para que ele pegue impulso, suba mais alto ainda e comece a voar. O limite é de 8 segundos, como sempre, mas você não pode ir para cima enquanto voa, apenas para os lados ou descer se soltar o botão de Pulo.
Turbo: basta segurar o botão de Turbo no chão e o Tails começará a correr em alta velocidade. A barra com a carga total do Turbo aparecerá ao lado do personagem, cuidado para não deixá-la se esgotar por completo, pois você ficará vários segundos sem poder usar a habilidade. Usar o Turbo no ar dará apenas um impulso instantâneo, mas forte e também ganhará altura.
Deslocamento Rápido: pressione um dos botões de Deslocamento Rápido para se mover rapidamente para o lado desejado. Ótimo para mudar para corrimãos paralelos ou mudar rapidamente de direção. Especialmente útil durante os seus combos, pois serve para desviar de ataques e criar oportunidades de ataque.
Ciberloop: a primeira habilidade para se destravar. Segure o botão do Ciberloop enquanto anda e a raposa deixará um rastro de luz em seu caminho. Feche o rastro e solte o botão para que tudo o que estiver dentro do laço seja jogado para cima. Ótimo para abrir a guarda ou expor inimigos, ou ainda ativar objetos de missões. Fazer um laço sem nada nele fará com que anéis ou até mesmo sementes saiam do chão. Fazer um símbolo de infinito com o Ciberloop fará com que o seu Turbo dure infinitamente por um tempo limitado. Custa 1 ponto de habilidade. Custa 1 ponto de habilidade.
Ataque Ferramental: este é o ataque básico do Tails, arremessar uma chave inglesa quando você apertar o botão do Ataque Direcionado (habilidade que o Tails não possui), causando dano no que for atingido. Pressione o botão várias vezes para arremessar várias chaves. Custa 5 pontos de habilidade.
Pisada Espinhosa: Tails transforma o seu Blaster em um pistão enorme e o usa para perder todo o seu movimento horizontal e descer em direção do chão com toda a velocidade, causando dano ao que estiver no caminho. Custa 5 pontos de habilidade.
Aparagem: segure ambos os botões de Deslocamento Rápido para entrar no modo de aparatar (não funciona se estiver em corrimãos). Neste estado, você poderá repelir quase qualquer tipo de ataque, corpo a corpo ou projétil. As limitações são que você não pode aparatar grandes disparos de energia e a habilidade dura apenas 1 segundo. Custa 10 pontos de habilidade.
Aparagem Penalizante: uma melhoria para a Aparagem para o Tails, ao aparatar um ataque, o inimigo ficará com o ataque reduzido por um tempo, causando menos dano com seus ataques. Custa 30 pontos de habilidade.
Ciberblaster: pressione o botão do Ciberloop enquanto estiver parado ou no ar, para que o Tails dispare uma bola de energia que explode ao atingir algo ou quando você aperta o botão do Ciberloop novamente. Ótima para causar dano a inimigos ou ativar objetos, então procure pelos marcadores de tesouro roxos e atire neles. Esta habilidade custa energia da barra que fica no lado direito da tela. Pegue anéis ou atinja objetos ou inimigos para recarregar a barra enquanto ela estiver vermelha. Custa 15 pontos de habilidade.
Turbo Cyclone: usar o Turbo enquanto estiver com o máximo de anéis fará com que o Tails evoque o Cyclone e saia voando a toda velocidade. Você pode voar livremente durante este turbo, basta segurar para cima para descer ou para baixo para subir (como em um avião). Custa 30 pontos de habilidade.
Canhão Cyclone: enquanto estiver com o máximo de anéis, segure o botão de Turbo enquanto está parado e o botão do Ataque Ferramental para que o Tails entre no Cyclone e dispare uma enorme rajada de energia para frente, causando muito dano e destruindo os blocos rosas gigantes com escudos azuis. Você pode apenas virar o Cyclone um pouco para os lados enquanto usa esta habilidade, mas não para cima ou para baixo, então mire bem antes de usar. Custa 50 pontos de habilidade.
Giro Pelo Ar: existem duas formas de usar esta habilidade. A primeira forma é a clássica, enquanto estiver parado, segure o botão da Pisada e depois o botão do Giro Pelo Ar e então solte o botão da Pisada. A segunda forma é simplesmente segurar o botão do Giro Pelo Ar enquanto estiver correndo ou no ar. Esta habilidade funciona como uma forma de Turbo, tanto que consome a sua barra de Turbo, porém você pode causar dano aos inimigos ao atropelá-los e é mais potente que o Turbo. Custa 40 pontos de habilidade.
Ataque Carregado Ferramental: segure o botão do Ataque Ferramental por um curto tempo para que o Tails carregue o ataque e então solte para que ele arremesse várias ferramentas que começam a girar causando dano. Se você for atingido pelas ferramentas, elas o arremessarão para cima, contando como um pulo, permitindo que você use um Pulo Duplo e depois voe com o fôlego recuperado. Esta habilidade permite que você fique no ar para sempre se usada corretamente. Custa 40 pontos de habilidade.
Atributos
Um toque de RPG foi adicionado ao jogo com os personagens possuindo 4 atributos: Potência, Defesa, Rings e Velocidade, os quais podem ser encontrados no canto inferior esquerdo.
Cada um deles aprimora aspectos diferentes com alguns bônus ocultos no meio. São ao todo 99 níveis para cada um deles.
Para fazer melhorias nos seus atributos, você deve falar com o Koco Ancestral ou o Koco Eremita (explicaremos melhor isso depois). O Koco Eremita fará a troca de sementes por melhorias na sua Potência e Defesa, já o Koco Ancestral fica encarregado de melhorar os seus Rings e Velocidade em troca de Kocos e o tamanho da sua barra de Turbo em troca dos Novos Kocos.
Potência: aumenta a quantidade de dano que todos os ataques causam.
Defesa: reduz a quantidade de anéis que o personagem perde ao ser atingido. Depois de um certo nível, você não perderá mais anéis do que os que caem no chão, ou seja, você poderá recuperar todos os que perder.
Rings: aumenta a quantidade máxima de anéis que você pode carregar. Isso pode parecer ruim no começo, pois você precisará de mais anéis para ativar o Turbo Potente, porém, você deve se lembrar que anéis são a sua barra de vida, então quanto mais tiver, mais ataques o seu personagem aguentará antes de morrer e também mais tempo na forma super o Sonic terá, o que ajudará contra os Titãs. Alguns benefícios ocultos aqui são o de recarregar a barra de Turbo pegando anéis e ter o Turbo Potente sempre ativo, independente de quantos anéis tiver.
Velocidade: como esperado, este atributo aumenta a velocidade geral do personagem. Porém, após certos níveis, alguns benefícios começam a ser destravados, como, maior velocidade de movimento nas paredes escaláveis e Turbo mais forte.
Mapas
Como qualquer jogo de mundo aberto, Sonic Frontiers possui um mapa bem detalhado de cada uma das ilhas.
Ele é destravado aos poucos conforme você completa os desafios que encontra em cada ilha.
Eles são bem detalhados e mostram pontos importantes, como os desafios, as Esmeraldas do Caos, personagens para interagir, Mnemônicos entre outros.
Completar os desafios não somente vai destravando o mapa em si, mas também vai revelando cada vez mais a localização dos personagens e Mnemônicos, além de destravar o acesso a novos locais, Mnemônicos, Corrimãos Ancestrais e viagem rápida, portanto, se você não consegue alcançar um certo local, apenas complete mais missões e eventualmente ele será acessível.
Ilhas
São ao todo 5 mundos semi-abertos no Sonic Frontiers. Representados por ilhas, cada uma é bem grande e cheias de coletáveis e caminhos para seguir.
Cada ilha possui seu próprio bioma, desafios, inimigos, missões, Mnemônicos, personagem e Ciberespaços.
Você é livre para explorar cada uma delas ao seu bel prazer, mas como o mapa atualiza apenas quando missões são completadas, cuidado para não acabar se perdendo.
Atravessar cada ilha é um desafio próprio, mas felizmente, existe um sistema de corrimãos prateados chamados de Corrimãos Ancestrais, que circulam por toda a ilha, indo desde o começo dela até pontos importantes. Esses corrimãos são totalmente seguros no sentido que nenhum inimigo o atacará, mas você deve ficar atento, pois eles são cheios de loopings e momentos onde você deve usar o Ataque Direcionado para atingir uma mola ou outro alvo e falhar pode lhe jogar para fora da ilha, já que as vezes eles passam por cima de precipícios.
Kronos Island: onde tudo começa. Aqui é onde você passa pelo tutorial, seus primeiros 7 Ciberespaços e guardiões.
Com um tema tropical, a ilha é cheia de ruínas para serem exploradas, bosques que escondem segredos e caminhos, uma bela cachoeira que alimenta o rio que corta a ilha, e estruturas misteriosas que desafiam a lógica. Parece que aqui foi o último refúgio da civilização ancestral que habitou as Starfall Islands.
Nesta ilha você deve encontrar e salvar a Amy, e os Mnemônicos são corações rosas. Com a ajuda dela, você descobrirá mais do que é este lugar e sobre os Kocos.
Aqui você encontra os guardiões Ninja, Asura e Tower, e o titã é o Giganto.
Ares Island: a segunda ilha do jogo. O tutorial acabou.
Com um tema desértico, Ares é cheia de espaços amplos e desolados para se correr. Além de cânions extensos e labirínticos. Canhões e enormes antenas estão espalhados pela ilha. Parece que estavam se preparando para uma guerra.
Use o Ciberloop ao redor dos cactos com brilho azul para soltar fogos de artifício e iluminar o céu.
Nesta ilha você deve encontrar e salvar o Knuckles e seus Mnemônicos são medalhas laranjas. Com a ajuda do guardião da Esmeralda Mestre, você descobrirá mais do que aconteceu nas Starfall Island e a guerra que recaiu sobre elas.
Os guardiões aqui já não são tão simples quanto os da ilha de Kronos. Strider, Shark, Sumo e Tank lhe darão muito mais trabalho para derrubá-los, mas são tão divertidos de se enfrentar quanto desafiadores.
Aqui, o titã Wyvern o atacará logo de cara, atiçado pela Sage, e após isso, ele ficara o tempo todo sobrevoando a ilha e fazendo questão de passar perto de você, trazendo consigo a sua sombra colossal.
Chaos Island: a terceira ilha, onde o nível de desafio aumenta.
Com um tema vulcânico, o vulcão em constante erupção no alto da ilha castiga toda a paisagem. Ainda existem muitas ruínas aqui, maiores que as da ilha de Kronos, e os canhões também são. Existe, também, uma grande quantidade de industrialização criada pelo Dr. Eggman. Cuidado com a lava, pois ela é… bem quente.
Aqui você deve encontrar e resgatar o Tails e seus Mnemônicos são chaves inglesas amarelas. Depois de ajudar o Tails a se recuperar das vergonhas do passado e reencontrar a sua determinação, ele o ajudará a desvendar os mistérios das ruínas deixadas pelo Eggman e como usá-las a seu favor.
Os guardiões desta ilha são Shinobi, Fortress, Excavator e Spider. Dois são repetecos da primeira ilha, mas com truques novos. O titã será o Knight.
Rhea Island: a quarta ilha, onde parece que o dinheiro ou o tempo para produzir o jogo acabaram.
Um ilha com um bioma idêntico ao da Kronos Island, não há nada novo aqui em termos de cenário e ela parece algo de transição.
Não existe nada para se coletar, muito menos um amigo para salvar ou Ciberespaços. Aqui basta você correr e escalar 6 torres gigantescas. As escaladas em si são desafiadoras e cada pilar tem um tema diferente. Um é mais focado em plataforma, outro em derrotar inimigos, outros em correr por paredes e assim vai.
Não se preocupe com a altura, conforme você alcança alguns pontos das torres, cortes de caminho são liberados, então se você cair, não precisará começar do zero.
Ao final de cada torre, uma cutscene aparecerá contando mais sobre o passado da civilização ancestral. Mostrando quem realmente eram, de onde vieram, como chegaram a este planeta, porque trouxeram as Esmeraldas do Caos com eles e do que fugiam.
Ouranos Island: a quinta e última ilha do Sonic Frontiers. Realmente parece que acabou o dinheiro ou o tempo para produzir o jogo.
Sim, a ilha é praticamente igual a Kronos Island, muda muito pouco em termos do bioma, claro que o formato dela é completamente diferente, mas as ruínas, bosques e tudo mais são iguais. A grande diferença é que a ilha de Ouranos é gigantesca e tem muito mais de tudo do que as outras ilhas, Ciberespaços, coletáveis, inimigos, etc.
Infelizmente esta ilha tem apenas dois guardião novos, os demais são repetições da ilha de Kronos, mas com truques novos. Eles são: Red Pillar, Silver Hammer, Kunoichi, Master Ninja, Caterpillar e Ghost. O titã será o Supreme.
Ouranos Island alternativa: ilha onde se passa toda a história do modo Outra História. Ela é a ilha de Ouranos, mas completamente diferente em termos do mundo aberto. O formato da ilha é o mesmo, mas tudo o que está dentro dela é diferente. Desde o lugar onde as esmeraldas estão até a posição dos ciberespaços.
Não existem inimigos normais aqui, apenas guardiões, e eles estão turbinados ao máximo. Evite-os por completo no começo, pois é quase impossível derrotá-los com Tails, Knuckles ou Amy antes de destravar todas as suas habilidades e melhorar os seus atributos.
Existem vários coletáveis novos, porém não existem mnemônicos aqui, já que você não precisa salvar nenhum personagem.
Toda a ilha é coordenada com cores, uma representando cada personagem, rosa para a Amy, vermelho para o Knuckles e laranja para o Tails. Isso serve para mostrar qual personagem pode lidar ou terá mais facilidade com aquele desafio de plataforma. Portanto, siga as cores e tente destravar as habilidades dos personagens o mais rápido possível, pois é literalmente impossível completar alguns desses desafios sem certas habilidades.
A história é bem diferente da original e você jogará com todos os personagens aqui. O titã ainda será o Supreme, mas com uma surpresa.
Ciberespaço
Espalhados pelas Starfall Island, são portais que servem de entrada para o Ciberespaço. As ilhas de Kronos, Ares e Chaos possuem 7 portais cada, e a ilha de Ouranos possui 9, totalizando 30. Com a adição da terceira atualização, a ilha de Ouranos alternativa trouxe mais 9 Ciberespaços novos.
Para acessá-los, primeiro você deve ativá-los usando a quantidade de engrenagens de portal exigidas, então, você ganhará acesso aquele portal que o levará para um Ciberespaço específico.
Aqui as habilidades que o Sonic aprende na árvore de habilidades não funcionam, você terá acesso apenas ao arsenal que o ouriço tem logo no começo do jogo, porém, as melhorias nos atributos se mantém.
Todos são baseados em fases já existentes da série Sonic, repaginadas com os temas da Green Hill, Chemical Plant, Sky Sanctuary ou Radical Highway. Ou seja, dentro desses portais é onde você encontra as fases padrões da série Sonic. Aqui você realmente se sente jogando um jogo do Sonic.
Tais fases possuem level design extremamente semelhantes de fases do Sonic Adventure 2, Sonic Unleashed ou Sonic Generations, mas o mais impressionante é que cada uma dessas fases possuem a sua própria música, e sendo 30 fases ao todo, são mais de 2 horas de músicas inéditas só aqui. As músicas dos 9 Ciberespaços da terceira atualização são remixes de outros Ciberespaços.
A explicação que o jogo dá para isso é que o Ciberespaço acessou as memórias do Sonic e criou um ambiente baseado no que ele considerava conhecido para que o ouriço pudesse ver algum sentido neste lugar misterioso.
Algumas são jogadas em 3D, outras são em 2D. Cada uma delas tem um tema também, umas são mais focadas em velocidade, outras em plataforming, corrimãos, etc. Todas são bem mais coloridas, como o esperado para a série Sonic, contrastando com as partes em mundo aberto, e também possuem um efeito de distorção no fundo, dando a impressão que você está em um lugar que não é real.
Cada um deles terão 4 missões para serem completadas: completar o percurso, pegar todos os Rings Estrela Vermelha, concluir abaixo do tempo exigido, completar com a quantidade de Rings exigida. Simplesmente terminar um Ciberespaço lhe dará 4 Chaves de Cofre, enquanto que completar todas as missões lhe dará 3 Chaves extras.
Os 9 Ciberespaços novos contém missões completamente diferentes, assim como as recompensas. Agora você precisa coletar Rings Numéricos, Rings Lua Prateada e, em alguns Ciberespaços, resgatar 2 ou 3 animais. A recompensa agora é em Koco Vigia. Um para cada missão concluída e 3 extras por concluir todas as missões.
Missões
Nas partes em mundo aberto, diversas missões estão espalhadas. Elas são marcadas tanto no mapa, quanto no mundo mesmo. São placas brancas fincadas no chão. As placas em si não fazem nada, a não ser sinalizar que existe uma missão nas redondezas. Cabe a você descobrir qual é a missão e cumpri-la.
Boa parte dessas missões são bem intuitivas e estão bem na cara o que é para fazer, mas algumas estão um pouco ocultas e não são tão óbvias. Caso você esteja em uma dessas placas e não vê nada de especial ou que possa interagir, tente usar o Ciberloop ao redor de algo. As vezes uma pira ou um montinho de areia que se destaca no terreno.
Cada missão é um tipo de puzzle, e cada um deles vai testar algo diferente em você. Algumas missões são como quebra cabeças, alguns até mesmo no estilo Tetris, outras já são como uma corrida, ou plataforming, ou ainda realizar uma tarefa específica, como seguir uma bola de luz por um tempo, Aparatar ataques ou causar uma quantidade específica de dano, entre outros.
Completar missões destrava novos pedaços do mapa, além de poder abrir acesso a novos locais e Corrimãos Ancestrais. Ao completar todas as missões de uma ilha, você não somente destravará 100% do mapa, mas também destravará a Viagem Rápida pelos portais de Cibersespaço da ilha em que estiver, incluindo aqueles que você ainda não completou. Para isso, basta abrir o mapa e mudar o ícone no topo direito da tela para Viagem Rápida.
Existem também missões de história, são aquelas obrigatórias para prosseguir no jogo. São várias aqui, que vão a coisas como arrebanhar Kocos enquanto eles tentam lhe matar, salvar Kocos dos inimigos, coletar peças, cortar grama, um jogo de Pinball e até mesmo um jogo de navinha espacial, entre outros.
Desafio de Ações em Sequência
Também espalhados pelas ilhas principais, estes marcadores são desafios de pontuação. Faça um Ciberloop ao redor deles para ativá-los e então uma contagem regressiva começará e várias esferas amarelas aparecerão pela ilha. Assim que o tempo começar, corra fazendo o máximo de manobras que puder. Use o Turbo o tempo todo, pegue esferas amarelas, derrote inimigos, faça grandes combos, use suas habilidades, use molas, corrimãos e outras ferramentas de travessia do mundo. Quase tudo aumenta o seu multiplicador e a sua pontuação.
Consiga o máximo de pontos que puder antes do tempo acabar e você receberá um rank. A quantidade de pontos necessários para conseguir um rank S varia para cada desafio.
Se você ficar muito tempo sem usar nenhuma habilidade, o seu multiplicador será zerado. E se você morrer, o desafio se encerra.
Conseguir um rank S em todos os Desafios de Ações em Cadeia destravará o Giro Pelo Ar.
Chuva estelar
A cada cerca de 3 noites, uma noite de Chuva estelar acontecerá, então assim que a noite cair, uma cutscene começará mostrando alguns inimigos reaparecendo. Isso não é à toa, esse evento faz com que todos os inimigos que você já derrotou reapareçam, incluindo os guardiões.
Mas isso não é tudo, essa chuva é de estrela cadentes e algumas delas estão deixando fragmentos na ilha. Corra e pegue o máximo que puder para jogar o caça níqueis e faturar moedas roxas de graça. Apenas tome cuidado para não trombar com algum inimigo que voltou. Um guardião pode, literalmente, renascer bem em cima de você.
Chuva estelar+
Uma versão aprimorada da Chuva estelar que ocorre somente no modo Outra História. Elas funcionam exatamente da mesma forma, mas com uma diferença.
Esta versão não deixa fragmentos de estrelas, mas coisas bem mais úteis, como Kocos, Sementes de Potência Vermelha e Sementes de Defesa Azul. Porém elas vem em quantidades altíssimas. Em uma única chuva, é possível pegar coletáveis o suficiente para colocar os atributos de um personagem no máximo logo de cara.
Infelizmente, você é meio que obrigado a esperar por essas chuvas, pois esses coletáveis são bem escassos no mundo aberto e levaria muito mais tempo para os conseguir na quantidade necessária.
Coletáveis
Existem vários coletáveis no Sonic Frontiers, todos inéditos, com exceção dos anéis. Todos eles estão espalhados pelas ilhas para serem encontrados e alguns podem cair de inimigos derrotados.
A maioria deles os Mnemônicos, que são usados para destravar conversas com os personagens espalhados em cada ilha e avançar na história. Abundantes e espalhados por todas as ilhas, menos a Rhea Island, é impossível não vê-los, estão até mesmo marcados no mapa. Encontrados sempre no fim de uma sequência de molas, corrimãos ou aros.
As engrenagens de portal, usadas para destravar os portais para os Ciberespaços, que são adquiridas ao derrotar Guardiões, mas que podem raramente cair de inimigos comuns.
As chaves de cofre são recebidas ao completar fases no Ciberespaço, completar os desafios listados em cada garante mais chaves. Elas servem para destravar os cofres onde as Esmeraldas do Caos estão trancadas.
Temos também as sementes de potência (vermelha) e defesa (azul), que servem para aumentar o dano e defesa do ouriço, respectivamente.
Outro coletável são os Kocos, assim que você encontrar o Koco Eremita, ele lhe pedirá para encontrar e trazer de volta para ele as criaturinhas que estão perdidas pelas ilhas. Eles são bem difíceis de se ver, já que se camuflam muito bem com o cenário, então procure com atenção. Geralmente estão próximos de ruínas e portais para o Ciberespaço. Eles são os equivalentes aos Chao desse jogo, mas descobrir mais detalhes sobre o que eles realmente são faz parte da história do jogo.
Temos também as anotações do Eggman. Esses são como diários de áudio onde o doutor fala do que está passando no Ciberespaço, anotações mentais e descobertas sobre a história do jogo. Não os ignores, tem partes importantes da história nesses 24 diários.
Com a primeira atualização gratuita, notas musicais foram espalhadas pelas 4 ilhas principais. Colete-as para destravar músicas na Jukebox, que permite que você mude a música enquanto está nas partes de mundo aberto. Tais músicas são de vários jogos do Sonic, desde os clássicos até os mais recentes.
Espalhados pelo mundo, existem também marcadores de baús de tesouro. Faça um Ciberloop ao redor deles para revelar o seu conteúdo, que pode ser qualquer coletável, ou até mesmo uma mola ou ainda um painel de aceleração que iniciam uma cadeia de eventos para alcançar algum Mnemônico.
Com a segunda atualização gratuita, novos marcadores foram adicionados as quatro ilhas principais. Eles são os Desafios de Ações em Sequência.
Tal atualização também trouxe os Novos Kocos. São Kocos grandes e que são tão importantes que estão até mesmo marcados no mapa. Alcançá-los exigirá que você passe por uma sequência de plataforma bem desafiadora. A recompensa por eles é um aumento no tamanho máximo da sua barra de Turbo.
A segunda atualização também trouxe um bônus para quem completar todas as ilhas em 100%, ou seja, completar todas as missões, coletar todos os Mnemônicos, derrotar cada um dos guardiões, coletar todos os Novos Kocos, completar todos os desafios de todos os Ciberespaços, completar a história principal e secundária, pescar todos os peixes e, por fim, conseguir rank S em todos os Desafios de Ações em Sequência.
A terceira atualização trouxe um novo Koco, o Koco Vigia. Ele é dado como recompensa pelas missões dos Ciberespaços novos e também podem ser encontrados nos marcadores de tesouro no modo Outra História. Eles servem para destravar as torres de desafio para que o Sonic possa avançar pela história.
Novo Jogo+
Adicionado na segunda atualização, após derrotar o chefe final (qualquer um deles), depois desta atualização, você destravará a opção de usar aquele jogo salvo para iniciar um Novo Jogo+. Isso não irá substituir o salvamento original.
Neste modo, você poderá começar uma versão mais difícil do jogo, onde os inimigos terão mais vida e causarão mais dano, porém você manterá todos as habilidades e atributos que conseguiu até então, mas os itens coletados serão resetados.
Batalha Radical
Modo de jogo adicionado com a primeira atualização, aqui você deverá derrotar inimigos o mais rápido que puder. Você será jogado de arena em arena e em cada uma delas você enfrentará um tipo de inimigo que você encontra no modo história e separados por ilhas. Então, primeiro você enfrentará todos os inimigos básicos, depois todos os guardiões e por fim o titã daquela ilha.
Suas habilidades de combate serão postas a prova e você terá que ser bem rápido e otimizar os seus combos, já que o tempo não para nunca, mesmo quando você usa alguma habilidade que “congela” o jogo. Conclua uma ilha com qualquer rank para destravar a próxima. Conclua todas as ilhas com um rank final S (incluindo o todas as ilhas), e você destravará o nível de dificuldade Extrema.
Desafio do Ciberespaço
Outro modo de jogo adicionado com a primeira atualização. Aqui você deverá passar todos os ciberespaços de cada ilha em sequência para conseguir um bom tempo. Então sim, você terá que passar todos os 30 Ciberespaços em sequência com um rank total S eventualmente, então, faça bom uso do Modo Fliperama para treinar cada um deles individualmente e explore-os bem para descobrir os caminhos mais rápidos, que nem sempre são o caminho mais alto.
Aqui, cada tempo que fizer poderá conter até 4 asteriscos coloridos e cada um deles significa que você usou uma determinada habilidade. Nada disso afetará o jogo em si, servem apenas como identificação para dar mais detalhes de como você conseguiu tal tempo:
Asterisco branco por usar a Arrancada Direcionada;
Asterisco vermelho por usar o Giro no Ar;
Asterisco amarelo por usar a nova configuração de desaceleração no ar;
Asterisco azul por usar o Turbo Potente.
Assim como na Batalha Radical, conclua uma ilha com qualquer rank para destravar a próxima ilha. Conclua todas as ilhas com um rank final S (incluindo o todas as ilhas), e você destravará o Turbo Potente nos Ciberespaços.
Modo Fliperama
Após finalizar o jogo pela primeira vez, você destravará uma nova opção no menu inicial: Modo Fliperama.
Este modo é basicamente o modo Time Attack do Sonic Frontiers, em que você pode jogar qualquer um dos Ciberespaços sem precisar entrar no jogo normal e procurar cada um deles manualmente.
Todo e qualquer tempo que você fez durante o jogo normal, no mundo aberto, não será considerado aqui. Este modo conta apenas os tempos feitos aqui. Infelizmente este modo não permite que você enfrente guardiões ou titãs novamente.
Mini Games
Existem dois mini games dentro do Sonic Frontiers. Um dos portais do Ciberespaço será roxo. Lá dentro você encontrará ninguém menos que Big the Cat, que está de boa na beira da lagoa pescando. Existe um portal deste em cada uma das ilhas, com exceção da Rhea Island e da Ouranos alternativa.
Dentro deste portal, você terá duas opções, uma é participar do mini game de pesca, o outro é o mini game de cozinhar carne, inspirado no Monster Hunter. Aliás esse cozinhar carne rendeu memes na internet zoando que o Sonic antes salvava animais e agora os cozinha. Ambos servem para ganhar fichas ou tickets dourados, que o Big troca por coletáveis, coisas como sementes, áudios do Dr. Eggman, anéis, Kocos, Mnemônicos, entre outras coisas.
No mini game de pesca, basta você lançar o anzol, esperar um peixe, puxar, e então pressionar o botão de Pulo quando o marcador chegar nas partes vermelhas. Existem diversas coisas que você pode tirar da água, não serão apenas peixes reais. Cada ilha terá pescas diferentes, então se você quiser completar a Peixepédia, terá que pescar várias vezes em cada ilha. Aqui é possível conseguir um pergaminho de teleporte para o Koco Ancestral e o Koco Ancião, mas você terá que achá-los em cada ilha. O preço para pescar e a quantidade de fichas ganhas aumenta conforme você avança no jogo.
De fato pescar é tão recompensador, que tudo o que você precisa é esperar por uma chuva estelar, coletar um monte de moedas roxas e ir pescar. Compre todos os upgrades do Sonic e os Mnemônicos que puder e você nem precisa explorar muito as ilhas. O Big é simplesmente OP.
Já no mini game de assar a carne, tudo o que você precisa fazer é esperar a música acabar e puxar a carne assim que ela assar. Vale bem menos fichas que pescar, mas não custa moedas roxas.
DLCs
Até a data desta review, Sonic Frontiers não possui nenhum DLC pago, exceto a versão Deluxe, que contém uma skin, a do Aventureiro, que nada mais são do que luvas e botas de couro envelhecido
Outra DLC é a dos Soap Shoes, que são os famoso sapatos que o Sonic usa no Sonic Adventure 2, que era conseguido ao se cadastrar para receber notícias no site oficial do Sonic Frontiers, promoção que durou até o fim de Janeiro de 2023.
A parceria com o Monster Hunter gerou outra Skin para o ouriço, a do Rathalos. Ela também trouxe o mini game de assar carne, encontrado junto do Big the Cat.
Existem cosméticos exclusivos no Japão, coisas como animações, até agora não se sabe se um dia serão disponíveis fora de lá.
Mas a grande bomba foi que cerca de 1 mês após o lançamento, a SEGA jogou no colo dos fãs um road map, mostrando que o Frontiers receberia uma bateria de novos conteúdos ao longo de 2023. Seriam 3 updates, sem data de lançamento ou muitas informações até então.
A primeira atualização conteria coisas simples, como uma Juke Box, um modo selfie e novos modos de desafios. O segundo já conteria celebrações do aniversário do Sonic, desafios no mundo aberto e novos Kocos. O terceiro update conteria a verdadeira bomba: expansão da história e novos personagens jogáveis. E tudo gratuito.
Junto deste anúncio, também foi revelada a skin natalina que o ouriço estava prestes a ganhar.
Horizonte Final
A terceira atualização do Sonic Frontiers. Ela foi grande o bastante para render uma seção só para ela. Toda ela se passa em uma parte alternativa da história, sem nenhuma conexão com a história principal, é algo completamente a parte, quase como um universo paralelo.
Um simples update gratuito trouxe diversas horas de novos conteúdos. Algo que poderia ter sido cobrado facilmente como uma expansão, mas que foi dado de graça.
O Horizonte Final contém:
Uma variante da ilha de Ouranos;
Três novos personagens jogáveis com habilidades próprias: Tails, Knuckles e Amy;
Novos Kocos;
Novos desafios;
Novos Ciberespaços;
Novas músicas;
Nova história;
Novo chefe final;
Final novo.
A começar pela versão alternativa da ilha de Ouranos. Toda esta atualização se passa em algo que se assemelha a uma realidade alternativa. Após zerar o jogo pelo menos uma vez (é recomendado ter todas as habilidades do Sonic já destravadas e no nível máximo), um anel portal aparecerá no canto extremo direito da ilha, aproximadamente no meio, estará marcado no mapa. Atravesse o portal e você chegará a uma nova ilha de Ouranos, completamente inexplorada e cheia de novos desafios e história.
Aqui, a Sage apresenta um novo plano para derrotar o inimigo que se aproxima, porém tal plano necessitará da ajuda dos amigos do Sonic, logo, ela reverte o sacrifício que os amigos do Sonic fizeram para estabilizar a cibercorrupção do corpo dele, enquanto que a própria Sage estabiliza o Sonic, mas por apenas um tempo. Então o plano é mandar os amigos do Sonic atrás das esmeraldas, enquanto o Sonic passa por vários desafios onde ele vai atrás das bençãos dos pilotos de cada titã que foi destruído para atingir um novo poder.
Sim, você não está sonhando, Tails, Knuckles e Amy são 100% jogáveis e cada um deles possui uma árvore de habilidades próprias! Pela primeira vez desde o Sonic 06 o quarteto clássico é jogável em um jogo 3D principal do Sonic.
Você usará os 3 personagens novos para explorar a ilha, o Sonic entra na jogada apenas para subir 5 novas torres de desafios que contém um desafio de luta no final. Todos os segmentos são coloridos de acordo com cada personagem, então siga as cores correspondentes a cada personagem e você não terá muitos problemas.
Alguns tipos novos de dispositivos e Kocos foram adicionados nesta atualização para substituir coisas que foram retiradas, como os Mnemônicos, por exemplo.
Koco Vigia: conseguidos como recompensas por cumprir as missões nos Ciberespaços e também encontrados nos marcadores de baús.
Eles servem para destravar as torres de desafio para que o Sonic possa acessá-las. Felizmente é possível encontrar Kocos Vigias o suficiente no mundo aberto a ponto de você poder destravar as 5 torres sem precisar tocar nos Ciberespaços.
Kocos Geográficos: são Kocos presos dentro de giroscópios. Eles são encontrados no final de desafios de plataformas e são coordenados por cores, ou seja, apenas o personagem da cor correta pode acessá-los.
Eles tem a mesma função das missões no mundo aberto, então eles revelarão um pedaço do mapa, permitindo que você tenha uma melhor ideia dos seus arredores e possa ir atrás de outros desafios.
Kocos dos Fragmentos de Habilidade: como quase não existem inimigos comuns nesta ilha, eles são encontrados apenas nos desafios de plataforma, esses Kocos são basicamente a única forma de se conseguir pontos de habilidade para poder melhorar o seu personagem e também são coordenados por cores.
Eles estão espalhados por diversas partes do mundo aberto e são fáceis de se identificar pela enorme mochila nas costas. Geralmente são fáceis de se alcançar, mas alguns estarão em locais bem isolados e requerem que você salte de uma plataforma e pouse neles com precisão.
Já sobre os novos Ciberespaços, eles são bem mais complexos e desafiadores que os 30 originais. São 9 ao todo aqui e cada um deles vai testar os seus reflexos e precisão.
Eles não são exatamente novos, todos eles foram feitos em cima de Ciberespaços já existentes, onde foram adicionados vários modelos genéricos de caixas e outras coisas, para criar novos caminhos e dar a impressão de algo novo.
Em vários momentos você terá apenas uma chance de acertar um pulo ou plataforma. Errar resultará em morte, já que é extremamente fácil cair fora da fase.
Porém a complexidade não está apenas nos traçados, mas também nas missões. Não existem mais Rings Estrela Vermelha e agora são 3 outros coletáveis:
A começar pelos Rings Numéricos, são 5 ao todo, são verdes e numerados. Pegue-os em ordem decrescente e você conseguirá todos. Se pegá-los fora de ordem, eles resetarão e você terá que começar de novo, coisa que é impossível em alguns Ciberespaços.
Depois temos os Rings Lua Prateada. Também são 5, mas eles não tem uma ordem certa para pegar, porém existe um tempo para pegar todos. A partir do momento em que você tocar no primeiro, uma contagem regressiva invisível começa e você deve pegar todos antes dele se esgotar. Se falhar todos esses anéis somem. O tempo varia para cada Ciberespaço e eles não existem em todos os Ciberespaços.
Por fim, temos os animais. Em alguns Ciberespaços você encontrará de 2 a 3 flickies perdidos em locais específicos do traçado. Ao pegar um deles, o Sonic o carregará nas costas, limitando drasticamente a sua mobilidade. Leve-o em segurança até o portal azul. Se tocar em alguma mola, batedor, dash pad ou ainda for atingido ou escorregar em uma superfície muito íngreme, você o perderá, então volte onde ele estava e pegue-o novamente.
E como se tudo isso não bastasse, cada um desses novos Ciberespaços trarão mecânicas novas. Coisas como uma bomba na sua cabeça com uma contagem regressiva, Turbos Foguete, velocímetros que aumentam a sua velocidade, mas que explodem se você ir rápido demais por tempo demais, minas invisíveis, baixa gravidade e até mesmo um clone do Tails que voa até o fim do traçado e você tem que ganhar dele.
A cereja no topo disso tudo é que alguns Ciberespaços possuem duas saídas, sendo que uma delas está escondida. Encontrá-la será uma das missões.
Completar todas as 4 missões e ainda conseguir um Rank S no tempo será uma tarefa para poucos.
Análise Geral
Sonic Frontiers é sem dúvidas uma aposta diferente de tudo o que já vimos na série e estranhamente funciona. Não é um jogo perfeito, mas foi feito de um jeito que fez sentido dentro do universo do Sonic.
A forma com que o jogo se conecta com o passado da franquia é bem elaborado. Não são apenas menções de lugares ou personagens que o Sonic faz ao longo do jogo, mas a história em si faz conexões interessantes. Agora sabemos mais do passado do mundo do Sonic e das Esmeraldas do Caos e até mesmo do Chaos. A conexão com a série Adventure e os clássicos é bem forte. Parece que a SEGA não está brincando mesmo com essa iniciativa que começou no Sonic Origins, de conectar os pontos e formar uma linha do tempo coesa da série Sonic. O fato do jogo canonizar a Sticks (Sonic Boom) e a Tangle (comics IDW), mostra que eles estão disposto a criar uma ordem.
Ainda na parte da história, a forma com que ela é contada e, principalmente, o desenvolvimento dos personagens é algo impressionante. A forma com que “resgataram” o Tails em termos de personagem e personalidade pegou todo mundo de surpresa. Deram coesão a tudo o que aconteceu com ele desde os Adventures. Sem sombra de dúvidas, é possível ver que quem está a cargo da escrita (Ian Flynn), não somente sabe o que está fazendo, mas também entende de Sonic e está ciente do que aconteceu nos jogos, especialmente os mais recentes. Knuckles não é um tapado sem cérebro e a Amy não é uma perseguidora desesperada do Sonic. Todos os personagens são tratados com respeito e demonstram as características que os definiram e os fizeram ser queridos pelos fãs, sem contar que eles também tiveram grandes evoluções como personagem.
Em termos gráficos, o jogo em si é lindo e tem um tom realista, o que faz com que os personagens se destaquem de forma estranha. O modelo dos personagens não mudou quase nada em comparação com o Sonic Forces, mas todo o ambiente está muito bem feito. De fato faz parecer algo que não é do mundo do ouriço. Sem contar que o jogo possui ciclo de dia, onde é possível olhar para o sol ou a lua e vê-los nascendo e se pondo e em cima disso ainda existe clima, com direito a céu limpo ou chuva.
Já no lado da trilha sonora, muito se estranhou antes do lançamento do jogo, já que as músicas eram calminhas e meio depressivas, algo que era completamente diferente do que já se havia escutado na série, porém elas funcionam muito bem nas partes do mundo aberto. Já na parte dos Ciberespaços, elas lembram muito o estilo de música do Custom Character no Sonic Forces, então quem gostou do que foi feito lá, vai se deliciar aqui, são “apenas” 30 músicas no estilo, literalmente uma para cada fase do Ciberespaço, são mais de 2 horas de músicas só aqui. Já na parte dos guardiões e titãs, as músicas batem tão forte que parece que uma mão vai sair da tela e te dar um soco na cara. É difícil de descrever, só jogando mesmo pra sentir o impacto total delas.
No lado do gameplay você é livre pra correr e pular do jeito que quiser. Você faz o seu caminho e faz as coisas na ordem que quer. Você quer explorar aquela torre estranha que aparece lá no fundo antes mesmo de salvar o personagem daquela ilha? Claro, por que não? Você quer correr de guardião em guardião só pra enfrentar inimigos mais desafiadores? Fique a vontade.
Os controles do Sonic simplesmente respondem. São bons. O Sonic não parece que anda no gelo nem que pesa uma tonelada. E ainda por cima você pode usar os menus pra customizar coisas como aceleração, velocidade máxima, entre outros. Todo jogo do Sonic deveria ser assim daqui pra frente.
Sem dúvidas, como os próprios desenvolvedores disseram, Sonic Frontiers é um grande teste. Um teste para ver se a fórmula funciona, se vale a pena investir nessa direção. Os cenários das ilhas são meio genéricos, nada que invoque o que a franquia Sonic é, em especial quando você analisa como é viajar pela ilha, onde tudo são molas e corrimãos que não parecem pertencer ao cenário. É visível que o jogo tem os seus problemas, mas no geral, é um jogo sólido, algo que não se via a muito tempo na série Sonic.
Já no lado do Ciberespaço, eles são pequenos bolsões de alta velocidade e intensidade, como nos jogos anteriores do Sonic. São divertidos e desafiadores, mas curtos e meio repetitivos em questão de cenários. São sempre os mesmos 4 se repetindo ao longo de 30 Ciberespaços, então não dá pra esconder a sensação de conteúdo reusado num jogo que custa bem caro.
A câmera dá uma trolladas de vez em quando, especialmente quando você está indo de corrimão em mola em parede e tal. Você vai de um plano pra outro e as vezes a câmera demora pra acompanhar ou não foca onde deveria e você perde o alvo ou plataforma no qual deveria ir. Felizmente, na maior parte do tempo é você quem controla a câmera, o que fica super fácil se você jogar com um mouse.
Enfrentar os guardiões e em especial do titãs são um dos pontos altos do jogo. A magnitude deles e os ataques são bem feitos e dão aquela impressão de que você está lutando contra algo impossível de se vencer. O combate rápido e fluído ajuda muito e combina com o estilo da franquia.
A primeira atualização trouxe os novos desafios de batalha e no Ciberespaço, além de outras miudezas que sem dúvidas ajudaram a melhorar o jogo em geral. Adicionaram fácil mais umas horinhas de jogo e ter mais coisas para coletar no mundo aberto. Não subestime esses desafios, tirar rank S em todos é realmente um desafio.
Já a segunda atualização trouxe mais alguns desafios, desta vez no mundo aberto, além de dar um motivo para o jogador fazer 100% do jogo. Tudo isso para destravar recompensas que mudam um pouco o jogo.
Infelizmente, não existe um modo multiplayer aqui. É 100% single player, porém o fato do jogo ter fácil mais de 20 horas de conteúdo meio que compensa isso. É o jogo mais longo da série Sonic.
Agora vem a falta de tempo que impediu que eles trabalhassem mais nas partes finais do jogo. Parece que gastaram tempo demais testando e imaginando no começo do desenvolvimento do jogo que acabou faltando tempo no final. Aí vê-se todo o material reutilizado, como os cenários dos Ciberespaços, as duas últimas ilhas tendo o mesmo bioma da primeira e o chefe final que é simplesmente decepcionante.
Um grande problema de jogos em estilo de mundo aberto são os “popping”, ou seja, objetos que vão aparecendo no cenário conforme você se aproxima deles. Não tem nada ali e de repente aparece um corrimão inteiro no ar. É algo que incomoda algumas pessoas, mas ao menos na versão PC, isso não acontece muito fora da terceira atualização.
Falando agora da terceira atualização, o Horizonte Final, é sem dúvidas uma grande atualização. Algo que poderia facilmente ter sido cobrado, mas foi dado de graça, o que não pode ser menosprezado. Dito isto, ele tem altos e baixos. Os baixos sem sombra de dúvidas são os enormes picos de dificuldade que ele apresenta. A Aparagem Perfeita do Super Sonic foi a ideia mais torta e mal implementada que existe no jogo. Motivo de grande frustração, não é fácil ter meio segundo para reagir a ataques que não foram feitos para serem telegrafados. Sem contar que a escalada da primeira torre de desafios é outro grande ponto de frustração. Ter que fazer toda a escalada de uma vez, pois os checkpoints foram retirados não ajudou muito. Já os guardiões novos são verdadeiros absurdos. Eles simplesmente usam as habilidades deles sem limitações e você que se vire. Vencê-los com os novos personagens não é tarefa simples.
Alguém dentro da Sonic Team levou muito a sério e a nível pessoal quando reclamaram que o jogo era muito fácil.
Poder finalmente jogar com o Tails, Knuckles e Amy foi um grande ponto positivo do Horizonte Final. Eles ficaram bem feitos, com lindas animações e habilidades interessantes. É triste que eles tenham ficado presos a terceira atualização e não são jogáveis nas demais ilhas. Tão triste quanto não poder escalar qualquer parede com o Knuckles. Morrer caindo escorregando pelo paredão da ilha e não poder escalar de volta não faz sentido.
A nova ilha é bem divertida e terem mudado os coletáveis deu uma boa revigorada na jogabilidade. Ter seções específicas para cada personagem ficou bem interessante. Infelizmente trocar de personagem é muito trabalhoso.
Impossível de não se comentar, a terceira atualização pega um dos piores chefes finais da série Sonic e transforma em um muito melhor. A luta contra o The End é simplesmente fantástica visualmente. Ver o Super Sonic sentando a mão no chefe final no estilo Dragon Ball é indescritível. O grande problema aqui é descobrir o que você tem que fazer, pois o jogo não deixa nada claro.
Algo que vale a pena mencionar é que tudo nesta atualização é 100% em 3D. Não existe uma única seção nela, incluindo os Ciberespaços em que você fica preso em 2D.
Fica claro que essa atualização não foi planejada no começo, o que explica a quantidade de modelos genéricos espalhados por todo o lado dela, a falta de equilíbrio em termos de dificuldade e polimento em geral, mas sendo uma atualização gratuita e feita em questão de um ano, no geral, ficou muito bom. E para aqueles que não gostaram, nada é obrigatório. Simplesmente não atravesse o anel gigante na quinta ilha e você não precisa nem tocar nessa atualização e pode ficar com o jogo base mais as duas primeiras atualizações.
Não há dúvidas que o jogo foi bem recebido, tanto por críticos quanto público. Notas e reviews boas e até mesmo pessoas e criadores de conteúdo fora da fanbase do Sonic gostaram e elogiaram. Tanto que ficaram assustados quando o ele não foi nominado em nada pro The Game Awards. Nem mesmo no quesito trilha sonora.
O maior pecado do jogo, além do preço, foi querer lançar 1 dia antes do God of War Ragnarök, o que acabou ofuscando e muito o Sonic Frontiers, já que era um dos jogos mais aguardados do ano, então não tinha muita gente fora da fanbase do Sonic no aguardo.
Então o Sonic Frontiers vale 300 reais? Não. Se fosse metade valeria. Mesmo com todas as atualizações já lançadas, incluindo novos personagens jogáveis, o jogo não chega a valer o preço de um AAA. É um bom jogo, mas não é 300 reais bom.
Concept Arts e imagens promocionais
Curiosidades
-Logo nos 2 primeiros dias após o lançamento do jogo, as pessoas começaram a espalhar na internet que era impossível conseguir rank S em tempo nos 2 primeiros Ciberespaços e que estariam bugados. No fim descobriram o bug e era um severo caso de ser ruim no jogo;
-Graças a bagunça que o Sonic Origins foi no lançamento, vários arquivos remanescentes do Sonic Frontiers foram encontrados lá, inclusive alguns que revelaram informações sobre o Ciberespaço.
-Um vídeo mostrando o que parece ser uma versão de 2021 do Sonic Frontiers surgiu. Ao que tudo indica, é algo interno da SEGA do Japão:
-Morio Kishimoto, diretor do Sonic Frontiers, contou várias curiosidades sobre o desenvolvimento em seu Twitter pessoal e também na stream do Supersonic Gamers:
O guardião Ninja era bem forte no começo, ao ponto de que apenas algumas pessoas da equipe de desenvolvimento conseguiam derrotá-lo;
Um sistema de combate ala Bayonetta e Devil May Cry foi considerado, mas não funcionou bem com um jogo do Sonic;
De 50 a 60 pessoas participaram dos testes durante a produção;
Em 2013, enquanto estavam trabalhando no Lost World, Kishimoto já tinha a ideia de que todas as luta contra chefes seriam uma enorme luta épica usando o Super Sonic;
Kishimoto acha que o que o Henshin é para o Kamen Rider e Ultraman é o que o Super Sonic é para o Frontiers;
Levaram 5 anos para finalizar a luta contra o Giganto;
Na luta original contra ele, a Amy aparecia no céu para jogar anéis enquanto o Giganto disparava raios. Porém isso foi cortado, pois quebrava o ritmo da luta;
O que importava para os desenvolvedores no level design da Ares Island era que ficar perdido seria divertido ao invés de tedioso;
Na luta original contra o Wyvern, o Sonic corria nas costas do mesmo ao invés do caminho luminoso;
O Super Sonic cortando o Knight ao meio é inspirado no Goemon Ishikawa do Lupin the Third;
Na luta original contra o Knight, ele correria por toda a ilha usando as suas rodas com o Sonic o perseguindo, mas essa ideia foi jogada fora, pois não era muito diferente de chefes anteriores dos jogos do ouriço;
O guardião Tank se originou de uma mecânica da Asteroid Coaster do Sonic Colors;
De acordo com Kishimoto, a verdadeira forma física do chefe final não foi revelada, pois ela depende de como cada um entenderia como a morte se pareceria. Logo, Sonic, Sage e o jogador veem coisas diferentes. Nós vemos a lua, pois ela normalmente é o símbolo da morte nas obras de ficção e que nunca saberemos o que o Sonic e a Sage viram;
Ele mencionou a falta de tempo para finalizar o jogo e por isso não tiveram tempo para trabalhar nas partes finais, devido ao tempo que gastaram com tentativas e erros no começo da produção. Ele também menciona que tentaram fazer o melhor chefe final que puderam dentro das limitações que tinham;
Por fim, ele comenta que a física baseada em momentum foi considerada durante o desenvolvimento, e eles estudaram quais partes seriam necessárias. E é por isso que o jogo parece ser um híbrido dos Adventures com os jogos recentes do Sonic.
Morio também revelou que a ideia de fazer DLCs surgiu durante a produção do jogo, mas que seriam coisas pequenas (talvez algo no porte das do Sonic Forces), mas que devido a grande quantidade de pré-vendas e as fortes vendas no lançamento, eles se sentiram confortáveis em fazer uptades maiores como os que foram anunciados:
Nome: Sonic Frontiers Plataformas: Playstation 4 e 5, Xbox One e Series, Nintendo Switch, Steam e Epic. Gênero: Plataforma/Ação Distribuidora: SEGA Desenvolvedores: SEGA Idioma: Multi-Idiomas Data de Lançamento: 08/11/2022
Prós: apresentação excelente com cenários bonitos e realistas, jogabilidade e controles são verdadeiras evoluções da série com customização jamais vistas antes, liberdade de jogabilidade, excelente história e desenvolvimento de personagens, músicas ofensivamente boas, dezenas de horas de jogo, diversos mini games, a melhor versão do Super Sonic já feita, atualizações gratuitas, Tails, Knuckles e Amy jogáveis e textos em português.
Contras: preço alto, modelos dos personagens ainda são praticamente os mesmos de jogos passados, loop de gameplay fica repetitivo depois de um tempo, jogo meio que termina depois da terceira ilha, enormes picos de dificuldade na terceira atualização e o chefe final mais patético de toda a série Sonic.
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 18/12/2022
Atualizado em: 07/11/2023