Review do Sonic Origins+

  Durante a Sonic Central de 2021 na comemoração do aniversário do Sonic, uma nova coletânea de jogos clássicos do Sonic foi anunciada: Sonic Origins.

  Tratava-se de um relançamento de 4 jogos clássicos do Sonic: Sonic 1, Sonic 2, Sonic CD e Sonic 3 & Knuckles. Porém, não seriam as versões originais deles, mas sim as remasterizadas. Incluindo a versão remasterizada do Sonic 3 & Knuckles que foi criada especialmente para esta coletânea. E essa não seria a única surpresa, pois o Origins conta com diversos extras, modos de jogo e cutscenes animadas no estilo Sonic Mania Adventures.

  São os 4 grandes clássicos do Sonic dos anos 90 embrulhados em um pacote muito bonito.

  Com a ideia de ser a versão definitiva desses quatro jogos, a SEGA até mesmo removeu todas as versões desses jogos de quase todas as lojas digitais, tornando-os impossíveis de se comprar.

  Exatamente um ano depois, a SEGA lançou a expansão Sonic Origins+, que continha todos os jogos do Sonic no mundo dos 8 bits, colocou o Knuckles como jogável no Sonic CD e finalmente trouxe a Amy como personagem jogável em todos os 4 jogos principais. Agora são ao todo 16 jogos.

 

  Novidades

  Esta coletânea tem como novidade ser a primeira a usar as versões remasterizadas dos jogos clássicos. Claro que as versões originais estão presentes, mas não são o centro das atenções. Sem sombra de dúvidas, a novidade mais esperada aqui é a versão remasterizada do Sonic 3 & Knuckles, que foi criada especialmente para esta coletânea. E agora você pode jogar estes quatro clássico em formato widescreen.

  Uma enorme novidade é que, finalmente, temos um jogo oficial do Sonic com texto no nosso português! É isso mesmo, Sonic Origins tem a opção de texto para nós brasileiros! Infelizmente, isso não vale para os jogos em si, apenas para os menus e as partes novas do Origins.

  Outra grande novidade são os menus, bem feitos, coloridos e comemorativos. As animações das ilhas e dos personagens são em 3D e muito bonitos.

  Muito foi investido na apresentação do jogo, então não apenas os menus foram cuidadosamente criados, mas a coletânea conta com animações de abertura e encerramento em cada um dos quatro jogos disponíveis.

  Tais animações são no mesmo estilo do Sonic Mania Adventures e mostram partes dos personagens jamais vistas antes, como a origem do Tails, com ele sofrendo bullying dos outros animais por conta das suas duas caudas, ou a Amy bancando a cartomante para ver o que aconteceria naquele dia.

  Outra novidade é o modo espelhado, onde tudo é.. bom, espelhado, então ao invés de você correr para a direita, você terá que correr para a esquerda. E o mesmo vale para os Estágios Especiais!

  O menu do Museu é outra novidade. Várias artes conceituais, vídeos e músicas podem ser encontradas aqui. Desde a criação dos personagens, a músicas dos jogos clássicos da era Mega Drive e vídeos das animações do Sonic Mania Adventures ou até mesmo da sinfonia de 30 anos do Sonic. Tudo em alta qualidade e com um ótimo trabalho de recuperação. Você encontra até mesmo os manuais completos dos jogos.

  Nos modos de jogo, ainda temos o modo Desafio dos Chefões, onde você deve enfrentar todos os chefões do jogo que escolher um atrás do outro e sem descanso!

  A última grande novidade do Sonic Origins são as missões. Cada um dos jogos presentes possuí cerca de 18 missões e elas são mini desafios dentro de cada fase que você deve concluir. Elas variam de coisas simples como completar a fase a coisas mais complexas como destruir inimigos enquanto se cumpre certas condições. Algumas são bem fáceis e simples de se completar, outras já exigirão bem mais da sua habilidade.

  Com a adição dos jogos 8 bits que o Origins+ trouxe, não somente a coletânea ficou maior e melhor, mas também trouxe novidades como a capacidade de jogar alguns deles em 2 jogadores. Além disso, é possível salvar e carregar a qualquer momento durante qualquer um desses jogos. É literalmente o modo Save State que se encontra em emuladores.

   Apesar de tudo, algumas coisas se mantiveram, como é o caso da tela do jogo:

  -Bem no topo da tela temos o Score que mostra a sua pontuação. Destrua inimigos para ganhar pontos, faça isso em sequência para ganhar ainda mais pontos. No final de cada ato, você ganha pontos baseados no tempo e em quantos anéis você tem;
  -Logo abaixo temos o Time. Ele conta muito para ajudar na pontuação final. O limite de tempo aqui é de 10 minutos;
  -Por fim os Rings, que como sempre, protegem o seu personagem. Como de costume, você ganha uma vida extra ao coletar 100 ou 200 anéis;
  -Já na parte de baixo da tela temos o contador de vida, caso você esteja jogando no modo clássico ou Desafio dos Chefões, ou o contador de Moedas, caso esteja em qualquer outro modo.

  Requerimentos mínimos

Para rodar o Sonic Origins+ em seu PC, ele precisa no mínimo de:

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 10
  • Processador: Intel Core i5-2400, 3.1 GHz or AMD FX-8350, 4.2 GHz
  • Memória: 6 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 750, 2 GB or AMD Radeon HD 7790, 2 GB
  • Outras observações: 720p @ 60 FPS

  Requerimentos Recomendados

  • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
  • SO: Windows 10
  • Processador: Intel Core i5-4570, 3.2 GHz or AMD Ryzen 3 1300X, 3.4 GHz
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 770, 2 GB or AMD Radeon R9 280, 3 GB
  • Outras observações: 1080p @ 60FPS

  Menus e World Map


  O jogo conta com um world map. O mapa em si é mais cosmético do que qualquer coisa, ele permite que você acesse uma parte do jogo mais rapidamente, mas não é necessário de se usar, apesar de ser bem bonito. Um detalhe que passa despercebido é que as ilhas não são estáticas, ou seja, conforme você vai finalizando cada jogo, a sua ilha correspondente sofre mudanças. Coisas como mais personagens aparecendo ou partes da ilha mudando, como o Little Planet sumindo ao vencer o Sonic CD.

  Já na parte de menus, são vários, um para cada ilha que você pode ver no world map. Cada ilha que representa um jogo, como Sonic 1, Sonic CD, Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles contam com os seguintes menus:

Modo Aniversário: jogue a versão remasterizada do jogo em questão. Aqui você possui várias opções de personagens, as mesmas das versões remasterizadas que foram lançadas anos atrás, mas com o extra de você ter vidas infinitas, todos os monitores de vidas foram trocados por monitores de Moedas e sempre que você ganhar uma vida extra ou um continue, você ganhará Moedas no lugar.

Modo Clássico: aqui você jogará a versão original de cada jogo. Do jeitinho que eram nos anos 90, incluindo o formato da tela, com direito a vidas e continues. A única exceção é que o Sonic tem Spin Dash no Sonic 1.

Desafio dos Chefões: enfrente todos os chefes do jogo escolhido um atrás do outro. Com vidas limitadas.

 – Modo Espelhado: modo de jogo exclusivo para quem fez a pré compra do Sonic Origins. Aqui tudo fica virado para o outro lado. Corra para a esquerda ao invés da direita.

 – Esferas azuis: exclusivo do Sonic 3 & Knuckles, jogue o clássico Blue Spheres (Sonic & Knuckles + Sonic 1). Aqui você pode escolher o modo clássico ou o novo.

  Agora temos os demais menus:

 – Missão: aqui é onde se encontram todas as missões do Sonic Origins. Você tem duas opções principais: modo história ou modo missões.

 – Surpresa: menu extra exclusivo do Sonic Origins+. Aqui você receberá 10 novas missões que ao concluir cada uma delas, uma peça da imagem se revela.

 – Conteúdo Adicional: menu exclusivo para quem ainda não possui o Sonic Origins+. Ele mostra uma pequena prévia do conteúdo que vem com a expansão.

 – Museu: neste menu você pode acessar o museu em si, ver os seus recordes de tempo em cada fase de cada jogo da coletânea e compara-los on-line, e por fim as Opções para você customizar vários aspectos do jogo, como idioma, áudio, gráficos, etc.

  Caixas de itens

  Nada de muito diferente, são as mesmas caixas de itens que você encontra em cada um dos jogos originais desta coletânea:

  Super Ring: dá 10 anéis extras.
  Shield: escudo neutro que protege o personagem e seus anéis na próxima vez que receber dano.
  Power Sneakers: aumenta a velocidade máxima e a aceleração do seu personagem por tempo limitado.
  Invencible: torna o seu personagem imune a dano por tempo limitado e se você tocar em inimigos, eles é quem receberão dano. Mas cuidado, pois você ainda pode morrer afogado, esmagado ou caindo em precipícios!
  Fire Shield: escudo que protege os seus anéis e o seu personagem na próxima vez que tomar dano. Além disso, torna o seu personagem imune a qualquer ataque de fogo ou lava.
  Water Shield: escudo que protege os seus anéis e o seu personagem na próxima vez que tomar dano. Além disso, permite que o seu personagem respire dentro da água.
  Lightning Shield: escudo que protege os seus anéis e o seu personagem na próxima vez que tomar dano. Além disso ele torna o seu personagem imune a grande maioria dos ataques elétricos e também atrai anéis próximos para o seu personagem.
  Eggman: item do vilão. Causa dano ao seu personagem.
  Extra Life: concede uma vida extra.
  Personagens e habilidades

  Como se trata de uma coletânea, a jogabilidade se mantém praticamente idêntica aos jogos originais, com uma leve mudança na física aqui e ali, quase imperceptível. Então se você já é acostumado com os jogos em 2D do Sonic, não precisará se adaptar a nada novo.  O trio clássico compõe os personagens jogáveis, então, Sonic, Tails e Knuckles estão de volta e prontos para a ação e se você tiver o Origins+ a Amy também estará esperando por você. A maior novidade aqui é que o Sonic terá acesso ao Drop Dash em todos os jogos no modo Aniversário, e não há como desligar.

  Sonic the Hedgehog: O ouriço mais rápido do mundo tem um coração de ouro, e ninguém é capaz de vencê-lo quando o assunto é velocidade. Despreocupado e geralmente descontraído, ele vive de acordo com as próprias regras, mas, quando a coisa aperta, ele surpreende a todos com a sua intensidade e agilidade.

  Suas habilidades continuam as mesmas de sempre, com a novidade do Drop Dash, que é igual ao do Sonic Mania. Parece que isso se tornará padrão nos jogos 2D do Sonic.

  Spin Jump: apertando o botão de Pulo enquanto estiver no chão, Sonic pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Sonic começará a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spindash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão Pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Sonic dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Drop Dash: a nova habilidade do Sonic. Pule e enquanto estiver no ar, aperte e segure o botão Pulo novamente. Assim que tocar no chão, o Sonic disparará para frente com impulso extra. Esta habilidade está disponível nos 4 jogos da coletânea e não há como desativar.
Insta Shield: habilidade exclusiva do Sonic 3. Aperte novamente o botão Pulo enquanto já estiver pulando para o Sonic gerar um escudo de energia temporário ao redor de si. Este escudo causa dano e torna o Sonic invulnerável a disparos, inimigos e várias armadilhas.
  FireBall SpinDash: com o escudo de fogo (Flame Shield) basta apertar duas vezes o botão de pulo, que ao invés do Insta-Shield, o Sonic fará uma rajada de fogo instantânea, muito útil para destruir inimigos.
  Water Shield Bubble: com o Water Shield aperte o botão de Pulo enquanto pula para cair em grande velocidade e quicar de volta. Segure ou solte o botão de Pulo para controlar o quão alto você quicará.
  Lightning Shield: com o Lightning Shield pressione o botão de Pulo enquanto estiver pulando para dar um salto duplo.
  Lightning Attack: com o Hyper Sonic, pule, use o direcional para escolher para onde quer ir e pressione o botão de pulo de novo. Isso fará o Sonic disparar na direção que você escolheu ao mesmo tempo que causa um clarão que destrói todos os badniks na tela.
  Miles “Tails” Prower: Uma jovem raposa que admira o Sonic e o acompanha em diversas aventuras. Seu desejo é se tornar alguém em quem o Sonic possa confiar no futuro. Ele usa a rotação das suas duas caudas para voar e é tão habilidoso com mecânica quanto o Dr. Eggman.

  Sem mudanças em sua jogabilidade, Tails pode voar e nadar como sempre fez.

  Spin Jump: apertando o botão Pulo, Tails pulará girando, como sempre, e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão Pulo enquanto estiver no chão.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Tails começará a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spindash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão Pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Tails dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Tails Fly: pule e pressione o botão de Pulo diversas vezes para começar a voar com a raposa. Aperte repetidamente o botão de Pulo para subir e pare para descer. Dura no máximo 8 segundos. É possível carregar outro personagem enquanto voa e se estiver jogando sozinho, você pode controlar o Tails para fazê-lo voar, basta parar o seu personagem principal, segurar para cima (enquanto o Tails estiver perto) e começar a apertar o botão de Pulo diversas vezes.
  Tails Swim: equanto estiver dentro da água, pule e pressione o botão de Pulo diversas vezes para começar a nadar. Aperte repetidamente o botão de Pulo para subir e pare para descer. Dura no máximo 8 segundos. Não é possível carregar outro personagem enquanto nada.
  Knuckles: Uma equidna encarregada de proteger a Esmeralda Mestre que leva o seu trabalho muito a sério. Ele é um famoso caçador de tesouros capaz de planar no ar. De personalidade teimosa e inflexível, mas gentil e amável em sua essência, ele costuma cair nos truques do Dr. Eggman.

  Sem novidades para a equina também, ele ainda pode planar e quebrar paredes como o de costume.

  Spin Jump: apertando o botão Pulo, o Knuckles pulará girando e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão de Pulo enquanto estiver no chão.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Knuckles começará a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spindash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão Pulo diversas vezes para carregar e então solte para que o Knuckles dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Planar: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de Pulo enquanto estiver no chão ou em uma parede. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma e também funciona debaixo d’água.
  Escalar Paredes: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede.
  Onda de Choque: quando o Hyper Knuckles plana e atinge uma certa velocidade, ao tocar numa parede para fazer a escalada, isto provoca um pequeno terremoto, que destrói todos os badniks na tela.
  Amy: Uma ouriço fêmea alegre e bondosa que gosta de coisas místicas e adivinhação. Ela admira a coragem do Sonic desde que ele a salvou de uma situação de apuros. Por mais perigoso que seja, ela o seguirá aonde for. Quando a situação aperta, ela assume o papel ativo com o seu querido martelo Piko Piko.

  Personagem exclusiva do Sonic Origins+, ela é a grande novidade. Depois de muito se pedir, finalmente a Amy é jogável e em todos os 4 jogos principais da coletânea. Ela é basicamente um clone do Sonic, o que não é algo ruim, mas possui ataques próprios.

  Spin Jump: apertando o botão Pulo, o Amy pulará girando e destruindo tudo em seu caminho. Basta pressionar o botão de Pulo enquanto estiver no chão.
  Spin: segure para baixo enquanto estiver correndo e Amy começará a rolar, destruindo tudo em seu caminho e ganhando velocidade nas descidas.
  Spindash: enquanto estiver parado, segure para baixo e pressione o botão Pulo diversas vezes para carregar e então solte para que a Amy dispare rolando para frente com grande velocidade. Excelente para fazer algumas subidas.
  Hammer Spin: enquanto estiver pulando, aperte novamente o botão de Pulo para que a Amy comece a girar o seu martelo Piko Piko, aumentando a área de dano da ouriço fêmea e dando um breve momento de invencibilidade contra alguns ataques. Bem similar ao Insta Shield que o Sonic tem no Sonic 3 original.
  Hammer Rush: durante o Pulo, apertando e segurando o botão de Pulo novamente, fará com que a Amy carregue o Hammer Rush e assim que ela tocar no chão, ela disparará para frente atacando com o seu martelo, destruindo inimigos e até mesmo barreiras. Continue segurando o botão de Pulo para que a habilidade continue. Você pode mudar de direção instantaneamente durante o Hammer Rush.
  Hammer Throw: habilidade exclusiva da Hyper Amy, ao se transformar, pressione o botão de transformação repetidamente para que a Amy arremesse martelos que causam dano nos inimigos.
  Jogos

  Sonic Origins é uma coletânea de quatro jogos clássicos do Sonic, logo estão presentes: Sonic the Hedgehog, Sonic CD, Sonic the Hedgehog 2 e Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles.  Como são usadas as versões remasterizadas deles, algumas fases possuem leves modificações em seus caminhos quando comparadas com as versões originais dos anos 90. Fora isso a única fase que se pode dizer nova, é a aparição da Hidden Palace no Sonic 2, mas esta já fazia parte do remaster do mesmo.  A grande novidade aqui são as animações que passam antes do começo de cada jogo e depois dos créditos do mesmo. Sem contar que ao terminar os quatro jogos, você verá uma animação de encerramento do próprio Origins. Todas elas no já conhecido e amado estilo do Sonic Mania Adventures.

  Sonic the Hedgehog: o primeiro jogo do ouriço azul já lançado. Reviva, ou jogue pela primeira vez, o jogo que marcou época e foi o responsável por criar um dos maiores ícones dos vídeo games, e também onde foi o começo da eterna rivalidade entre Sonic e Dr. Eggman.

  Com as clássicas zonas originais (Green Hill, Marble, Spring Yard, Labyrinth, Star Light, Scrap Brain e Final) o jogo possuí a estrutura original de 3 atos por zona, com exceção da Final, e um chefão no final de cada ato 3.

  Aqui, você terá acesso ao Spin Dash, mesmo jogando na versão Clássica, e pode escolher entre jogar com o Sonic, Tails ou Knuckles.

  Sonic CD: o jogo exclusivo e pouco conhecido do SEGA CD, ele era um spin off no começo, mas que devido ao sucesso que ele fez mais tarde, acabou se tornando parte da série oficial.

  Com uma pegada bem diferente, onde agora você pode viajar no tempo, fazendo as fases mudarem significativamente, a troca das Esmeraldas do Caos pelas Pedras do Tempo, além da introdução de dois novos personagens não jogáveis (Amy e Metal Sonic), este é um jogo que poucos jogaram na época.

  As grandes novidades da versão remasterizada, é que você pode escolher qual trilha sonora você quer (US ou JP), o estilo de Spin Dash (Sonic 2 ou Sonic CD) e poder jogar com o Tails. Infelizmente o Knuckles não foi adicionado ao jogo.

  Sonic the Hedgehog 2: a sequência direta do Sonic the Hedgehog, aqui temos a introdução do Tails e do Super Sonic como personagens jogáveis. Além de termos muito mais zonas e chefões que o seu predecessor.

Com uma nova forma de se entrar nos Estágios Especiais e com uma Esmeralda a mais, o Sonic 2 é sem dúvidas bem mais longo.

  Outra grande novidade aqui é, com a adição do Tails, agora duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo, seja se ajudando no modo principal, ou competindo no modo VS.

  Assim como na versão remaster original, a Hidden Palace está presente e do jeitinho que era. E esta versão já conta com o Knuckles jogável e ainda por cima você tem a opção de jogar com Knuckles e Tails, enquanto tira o máximo de proveito das suas habilidades de voo, planagem e escalada.

  Sonic 3 & Knuckles: considerado por muitos um dos melhores jogos do Sonic já feito, aqui foi onde colocaram o maior número de zonas e extras.

  Não somente temos a estreia do novo personagem Knuckles, mas agora são 14 Esmeraldas, todos os personagens ganham super formar, 14 também são o número de zonas.

  Com uma história mais desenvolvida e até mesmo cutscenes, o jogo marcou muito a todos os que jogaram na época.

  Nessa versão remasterizada, infelizmente as músicas da Carnival Night, IceCap e Launch Base tiveram que ser trocadas por conta de problemas com direitos autorais que a SEGA não resolveu, então o jogo conta com versões remasterizadas das músicas do protótipo, que são as mesmas encontradas no Sonic 3 & Knuckles Collection.

  Uma surpresa que muitos não esperavam, é que esta versão corrige o Tails. Agora ele vira super com as 7 esmeraldas e hyper com as 7 super esmeraldas. Infelizmente a única diferença é que o Hyper Tails fica com as sombras características das formas hyper.

  Com a adição do Sonic Origins+, 12 jogos da era 8 bits do Sonic foram adicionados a essa coletânea!

  São eles: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic Chaos, Sonic Drift, Sonic Spinball, Sonic Triple Trouble, Sonic Drift 2, Tails’ Skypatrol, Tails Adventure, Sonic Labyrinth, Sonic Blast e Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine.

  Infelizmente nenhuma mudança foi feita nesses jogos e são todos a versão do Game Gear, ou seja, a tela de jogo será bem pequena. O lado bom é que como eles estão sendo emulados, então você pode salvar e carregar a qualquer momento do jogo, como se fosse um Save State do emulador. Todos eles rodam do mesmo jeito que eram.

  Sonic Drift, Sonic Drift 2 e o Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine possuem uma versão para 2 jogadores, então se você pode jogar com alguém que esteja junto de você, já que não é possível jogar on-line.

  Modo Espelhado

  Modo de jogo que ficou trancado atrás da pré compra do Sonic Origins e ele está disponível para qualquer um dos quatro jogos. Infelizmente não há outra forma de acessar este modo.

  O nome praticamente diz tudo, são os mesmo jogos de sempre mas agora tudo está invertido na horizontal, ou seja, ao invés de você correr para a direita, agora você corre para a esquerda.

  Pode parecer algo bobo, mas sem dúvidas confunde a memória muscular, e para piorar, a inversão também ocorre nos Estágios Especiais, então boa sorte.

  Missões

  Existem basicamente 2 modos de missão.

  O primeiro é o Modo História, onde você deve vencer todos os 4 jogos em seguida jogando com o Sonic. Você começa no Sonic 1, passa para o CD, Sonic 2 e por fim o 3 & Knuckles. Complete todos eles com todas as Esmeraldas/Pedras do Tempo para atingir 100%.

  O segundo é o Modo Missão, onde você enfrenta várias séries de pequenos desafios onde você deve cumprir com um objetivo dentro do tempo fornecido e você será rankeado de acordo com a sua performance.

  As missões aqui variam desde coisas simples como destruir inimigos, coletar anéis ou destruir balões, até coisas mais complexas como, destruir inimigos usando uma habilidade específica, usar escudos para concluir o circuito, coletar anéis com inimigos extra rápidos, se manter na forma super até o fim ou concluir um circuito cheio de obstáculos e inimigos.

  Apesar do desafio que algumas missões representam, aqui é o melhor lugar para se conseguir Moedas. Elas simplesmente vem aos montes, é fácil juntar 700 delas, o que é o suficiente para destravar quase tudo no Museu.

  Quanto mais alto o rank que você atingir na missão, maior a quantidade de Moedas que você ganha. Da mesma forma, missões de maiores dificuldades concedem muito mais Moedas. E ainda há o bônus de 5 Moedas por completar uma missão pela primeira vez.

  Vale lembrar que quem comprou a versão Deluxe do Sonic Origins ou a DLC do Premium Fun Pack, terá acesso a 11 missões exclusivas e de dificuldade Extrema.

  Com a expansão do Sonic Origins+, mais dois menus apareceram aqui. O primeiro é o Game Gear, que é onde estão todos os novos jogos da coletânea. Entre aqui para acessar todos os jogos 8 bits do Sonic e jogá-los a vontade.

  O último é a nova missão Surpresa. Complete uma série de missões extremamente simples para destravar uma imagem comemorativa de aniversário. Ao completar a imagem, você também receberá 100 Moedas e destravará o menu “Códigos de Macete” na lista de tutoriais, revelando alguns códigos de trapaça de cada um dos 4 jogos principais da coletânea.

  Moedas e Museu

  O Sonic Origins possui um coletável chamado de Moeda. Quando você joga no modo Aniversário ou as missões, você terá vidas infinitas e elas serão substituídas pelas Moedas. Em outras palavras, todos os monitores de vida foram trocados por Moedas e sempre que você ganhar uma vida ou continue, você ganhará Moedas no lugar. Jogar no modo Clássico não gera Moedas.

  As Moedas, por sua vez, tem duas finalidades. A primeira é para você usar como continue nos Estágios Especiais. Ou seja, sempre que você fracassar em um Estágio Especial, o jogo imediatamente lhe oferecerá a opção de pagar uma Moeda para tentar novamente.

  A outra utilidade é para destravar extras no Museu.

  O Museu por sua vez é onde estão todos os destraváveis. Aqui você encontra três categorias: áudios, ilustrações e filmes. Cada uma delas possui uma grande quantidade de conteúdo para destravar.

  Na parte de Áudio, você encontra as músicas de cada jogo desta coletânea, além de remixes e músicas de outros jogos da época, como o Sonic 3D Blast, Sonic Spinball e Knuckles Chaotix.

  Já na parte de Ilustrações, você encontra coisas como artes conceituais dos personagens, imagens raras da época de produção deles, manuais completos dos jogos, capa deles e capas das comics do Sonic na IDW.

  Por fim, na parte dos Filmes, você encontra as cutscenes do Sonic Origins, a versão esboço delas, a coleção completa do Sonic Mania Adventures e partes da sinfonia de 30 anos do Sonic.

  Cada uma dessas seções possuem dois tipos de coleção, a normal e a premium. A diferença entre elas é a forma de destravar o conteúdo. Na coleção normal, você precisa completar a condição de desbloqueio, que coincidem com os Achievements do jogos. Já na coleção Premium, você precisa destravar tudo usando Moedas. Cada um dos destraváveis custa 5 Moedas.

  São ao todo 148 destraváveis Premium, o que custará um total de 740 Moedas.

  DLCs

  Um dos grandes pontos de reclamação do Sonic Origins base. Não somente existe conteúdo que ficou bloqueado atrás da pré compra, mas como também existem dois DLCs de primeiro dia, que destravam mais extras. Ambos estão inclusos na versão Deluxe, então se você a comprou, não precisa se preocupar com os DLCs.

  O primeiro DLC é o Premium Fun Pack, e ele destrava as missões extremas, as bordas Letterbox (que são as bordas que você vê nas laterais da tela quando joga no modo clássico), animações dos personagens nas ilhas dos menus e nos players de música, além de faixas de músicas remixadas.

  O segundo DLC é o Classic Music Pack, e eles destravas dezenas de músicas remixadas de vários jogos clássicos do Sonic, como Sonic Spinball, Sonic 3D Blast e Knuckles Chaotix.

  Felizmente, quando o Sonic Origins+ foi lançado, ambos os DLCs foram retirados das lojas e foram incorporados ao jogo base. Ou seja, para quem já tinha o Sonic Origins, esses DLCs foram adicionados de graça e quem comprar o jogo no futuro já terá acesso a eles logo de cara.

  Códigos de Trapaça
  Assim como as versões originais e remasterizadas anteriores, cada um dos jogos existentes nesta coletânea possui os famosos códigos secretos para seleção de fase e outros.  Tais códigos são diferentes das versões originais e possuem mais opções para customizar as suas trapaças.

  Sonic the Hedgehog:

  Seleção de fases: na tela de título aperte cima, baixo, esquerda, direita e pulo.

  Super Sonic: ouça as músicas 04, 01, 02 e 06.

  Sétimo Estágio Especial: basta você mudar o máximo de esmeraldas para 7, ouvir a música 06 e escolher Special Stage.

  Debug mode: ouça as músicas 01, 09, 09, 01 ,00, 06, 02 e 03.

  Sonic CD:

  Seleção de Fases e Sound Test: basta você jogar o modo Time Attack dos Special Stages e obter um tempo total menor que 4 minutos.

  D. A. Garden: basta conseguir um tempo total inferior a 30 minutos no Time Attack das fases.

  Visual Mode: jogue o modo Time Attack nas fases normais e obtenha um tempo total menor que 26 minutos.

  Imagens secretas e Debug Mode: ouça as seguintes músicas no Sound Test: PCM 04 DA 21, PCM 32 DA 08, PCM 11 DA 09, PCM 03 DA 01, PCM 12 DA 25 e PCM 12 DA 11.

  Estágio Especial secreto: ouça a música PCM 07 DA 07 no Sound Test.

  Sonic the Hedgehog 2:

  Seleção de fases: na tela de título aperte cima, cima, cima, baixo, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita e pulo.

  Opções ocultas: existe um menu de opções oculto aqui, para destravá-lo basta ouvir a música 00 por três vezes seguidas e um segundo menu aparecerá com várias outras opções.

  Insta Shield: no menu oculto, se você escolher as caixas de item do Sonic 3, também destravará o Insta Shield para o Sonic.

  Debug Mode: ouça as músicas 01, 09, 09, 02 ,01, 01, 02 e 04.

  Todas as esmeraldas: ouça as músicas 04, 01, 02 e 06.

  Estágio Especial secreto: para jogar o Estágio Especial secreto, ouça a música 07 e escolha Special Stage.

  Sonic 3 & Knuckles:

  Seleção de fases: na tela de título aperte cima, cima, baixo, baixo, cima, cima, cima, cima. Isso destravará o menu Sound Test que está escondido logo abaixo do Competition.

  Estágios Especiais: ouvir qualquer música entre 00 e 0F e escolher Special Stage, fará você jogar o Estágio Especial equivalente. Sendo que o 07 e o 0F são Estágios Especiais não usados.

  Debug Mode: ouça as músicas 01, 09, 09, 04 ,01, 00, 01 e 08.

  Todas as esmeraldas: para destravar as formas Super ouça as músicas 04, 01, 02 e 06. Para destravar as formas Hyper, coloque o mesmo código uma segunda vez.

  Desabilite o Super Sonic: ouça as músicas 06, 02, 01 e 04.

  Todos os flickies viram esquilos: ouça as músicas 01, 09, 07, 09, 08, 01 e 01.

  Continues Infinitos: ouça as músicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04.

  Voe como Super Sonic: ouça as músicas 02, 00, 01, 07, 00, 08, 01 e 05.

  Ative o Super Peel-Out: ouça as músicas 01, 09, 09, 03, 00, 09, 02 e 03.

  Transforme todas as caixas de item em caixas aleatórias: ouça as músicas 04, 07, 08, 09 e 01.

  Troque todas as caixas de item dos escudos elementais em escudos do Sonic 2: ouça as músicas 01, 09, 09, 01, 00, 06, 02 e 03.

  Remova todos os anéis, caixas de item e Super Anéis: ouça as músicas 00, 00, 00, 00, 00, 00, 00 e 00 (8 zeros).

  Remova o & Knuckles da tela título e mude as telas de títulos das fases para o Sonic 3 básico: ouça as músicas 01, 09, 09, 04, 00, 02, 00 e 02.

  Transforme todos os badniks no Penguinator da IceCap: ouça as músicas 01, 09, 09, 00, 00, 03, 00 e 06.

  Habilite o Insta Shield e Drop Dash do Sonic e a planagem do Knuckles no modo Competition: ouça as músicas 03, 02, 01, 06 e 00.

  Leaderboards

  No menu do Museu você encontra o sub menu Meus Dados e Classificação.

  Aqui você pode ver o seu melhor tempo em cada fase de cada jogo e em cada um dos modos disponíveis. Você também pode acessar a Classificação Mundial online, onde é possível ver como o seu tempo se compara com outras pessoas ao redor do mundo. E como era de se esperar, as primeiras posições já estão ocupadas por hackers.

  Análise Geral

  Como o Sonic Origins usa a Hedgehog Engine 2.0, as ilhas dos menus ficaram bonitas e bem feitas. De fato, todos os menus do jogo estão muito bem feitos, elaborados e coloridos. Parecem, de fato, bem festivos para comemorar a coletânea e o aniversário de 31 anos do Sonic.

  As cutscenes são lindas e foram feitas com carinho e atenção. Se você gostou do Sonic Mania Adventures ou das animações do próprio Sonic Mania, aqui será um prato cheio para você. São cerca de 6 minutos de conteúdo inédito. Uma das grandes surpresas é o quanto a Amy é proeminente em uma delas. Ela está definitivamente pronta pra ser uma personagem jogável, mas por algum motivo não era. Apenas no Origins+ que a ouriço rosa se tornou jogável.

  Os extras do lado da coletânea, como o Museu, tem bastante conteúdo e de alta qualidade. A equipe responsável por escanear e colocar as imagens no Origins fizeram um excelente trabalho. Os manuais dos jogos, por exemplo, estão completos e em alta definição. Assim como a coleção de músicas e filmes que emulam muito bem um vídeo da internet. Tudo muito bem feito e embrulhado em um pacote bem bonito.

  Uma funcionalidade interessante é que o jogo salva automaticamente conforme você joga, ou seja, só de passar por um checkpoint, você pode sair para o menu inicial ou até mesmo fechar o Origins, que dá próxima vez que você voltar e clicar em continuar, você voltará no último checkpoint que passou.

  Por fim, temos o que deveria ser a grande novidade desta coletânea: a versão remasterizada do Sonic 3 & Knuckles. Ela foi criada especificamente para o Sonic Origins, em outras palavras, está é a única versão disponível deste jogo e é possível ver o trabalho colocado nele, onde ele é bem fiel ao original e ainda inclui novas animações para os personagens (finalmente temos a rotação completa do Super Sonic no barril da Carnival Night).

  Infelizmente é aqui que acabam as boas partes do jogo. As versões remasterizadas do Sonic 1, CD e 2, são as mesmas das versões mobile de quase 10 anos atrás, o que inclui a mesma qualidade sonora e gráfica da época. A trilha sonora do Sonic CD é quase inaudível de tão baixo o volume. E para piorar, nem fizeram o esforço de colocar o Knuckles no Sonic CD.

  O Sonic 3 & Knuckles é um caso a parte. De longe o jogo com a maior quantidade de problemas técnicos, que vão desde soft locks, atravessar terreno, músicas abafadas e com volume muito baixo, e até bugs que existiam na versão original do jogo. Stealth, um dos responsáveis pelo remaster, disse em seu Twitter que a SEGA não somente não deu tempo o suficiente para que eles polissem e removessem o máximo possível de bugs no jogo, mas quando a SEGA integrou o Sonic 3 & Knuckles ao Sonic Origins, uma nova gama de bugs foi criada, os quais também não foram corretamente resolvidos. A relutância da SEGA em adiar o lançamento do jogo sem sombra de dúvidas danificou a coletânea significativamente.

  E agora vem a pior parte, a SEGA nem sequer colocou a trilha sonora original do Sonic 3, ou seja, para a Carnival Night, IceCap e Launch Base, nós temos uma versão remasterizada das músicas originais do protótipo do Sonic 3, e elas soam de baixa qualidade.

  Sem contar que o Sonic Origins em si também tem seus problemas técnicos. Para algumas pessoas, o jogo simplesmente trava por completo ao sair da tela de título no XBox e na Steam. Diversas músicas no Museu estão com o nome ou a descrição errados. Sem contar que a parte de filmes é extremamente esquelética. Nem sequer temos comerciais ou trailers dos jogos da coletânea. Coisa que até o Sonic Jam tinha.

  A falta de flexibilidade e opções nos jogos aumenta a sensação de um produto incompleto. Coisas como você não poder jogar o modo Aniversário com vidas e continues, ou desligar o Spin Dash no Sonic 1 sem códigos são escolhas estranhas.

  Já do lado das missões, elas são muito simplórias. Não no sentido de serem fáceis, mas na construção delas. Parece que não desenvolveram muito esta parte do jogo. Em maioria são apenas alguns blocos colocados nas fases existentes para limitar o seu progresso e alguns badniks espalhados. Sem contar que as missões novas do Origins+ são pateticamente simples. O mínimo de esforço foi colocado aqui.

  Na época do lançamento, ninguém sabia se algum dia o jogo verá um patch para tentar consertar os problemas. Nem mesmo o time do Stealth, que se disponibilizou para fazer isso. A SEGA não deu resposta a ninguém a respeito. Felizmente, esse não foi  caso, pois alguns patches foram lançados consertando vários problemas da coletânea e, em especial, no Sonic 3 & Knuckles.

  A falta de polimento do produto final é tamanha, que existe centenas de arquivos não usados e resquícios de outras coisas. A bagunça é tanta que existem até mesmo arquivos do Sonic Frontiers no meio, o que deu spoilers sobre o Cyber Space antes dele ser revelado.

  Agora vem a parte da monetização. Não somente fizeram um esquema igual aos que as empresas mais gananciosas usam, como EA e Ubisoft, mas como também vieram com tabelinha pra confundir a cabeça, conteúdo trancado atrás de pré compra e DLCs de primeiro dia, que não somente são caras, mas também agregam muito pouco. Os tais personagens animados nas ilhas são os mesmos modelos retirados do Sonic Generations e Forces. E o que se vê nos menus das músicas, são apenas as sprites dos personagens retirados dos próprios jogos.

  Felizmente, quando o Origins+ foi lançado, eles incorporaram as 2 DLCs pagas no jogo base e diminuíram o preço do Sonic Origins base. Mas infelizmente nenhuma compensação foi dada a quem havia pago pelas DLCs.

  E como se tudo isso não bastasse, antes do lançamento da coletânea, a SEGA retirou os jogos presentes nela de quase todas as lojas digitais, tornando o Sonic Origins a única forma de se comprar qualquer um desses quatro jogos.

  Para piorar, os jogos 8 bits são da versão Game Gear, ou seja, tem a resolução de tela pequena. Eles poderiam ter colocado mais esforço no jogo e feito uma mescla da versão Game Gear e Master System, o que geraria jogos com melhor taxa de quadros e resolução de tela maior. Mas parece que o Origins é um jogo de baixo investimento e esforço para a SEGA.

  No final, o expansão não trás muito valor para a coletânea. Sim são 12 novos jogos, Amy como nova personagem jogável e o Knuckles no Sonic CD, porém, tudo isso já deveria estar fazer parte do jogo base e não termos que esperar 1 ano e ainda pagar mais para ter tudo isso. Nem vale a pena mencionar os 10 novos desafios de tão fáceis e simples que são.

  É simplesmente estranho ver o Sonic Frontiers recebendo várias atualizações gratuitas que estão adicionando mais valor ao jogo base do que o Origins+ fez com esta coletânea.

  Em resumo, o Sonic Origins é a coletânea mais bonita e elaborada da série Sonic. Agora com relação ao conteúdo dela, isso já é uma história completamente diferente. E tudo isso por uma preço muito salgado. Mais de 200 reais por 16 jogos de quase 30 anos atrás, simplesmente não vale o dinheiro. Olhando para o lado temos o Capcom Fighting Collection que foi lançado 1 dia depois, custa menos, tem 10 jogos, todos com opções novas e prontos para jogar online.

  Curiosidades

– Encontrado nas centenas de arquivos não usados, estão as sprites do Super Peel Out para o Sonic 3. Indicando que a habilidade foi ao menos considerada a ser usada no jogo. Um dos muitos extras que foram cortados do jogo no lançamento, mas que foi incorporado mais tarde em um dos patches:

  -Outra coisa encontrada nos arquivos, foi o Super Sonic da Egg Reverie do Sonic Mania. Aparentemente, ele seria usado no Sonic 3 & Knuckles, mas ele não funciona perfeitamente, provavelmente algo deve ter quebrado na integração com o Origins:

  Ficha Técnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Sonic Origins+
  Plataformas: Playstation 4 e 5, Xbox One e Series, Nintendo Switch, Steam e Epic.
  Gênero: Plataforma/Ação
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedores: SEGA
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lançamento do Sonic Origins: 23/06/2022
  Data de Lançamento do Sonic Origins+: 23/06/2023
Avaliação Prós/Contras
Gráficos: 8
Som: 5
Jogabilidade: 9
Diversão: 8
Nota Final: 7

  Prós: apresentação formidável com cutscenes e menus lindos, física quase idêntica aos originais, diferentes modos de jogo, missões são um extra bacana, versão remasterizada do Sonic 3 & Knuckles, Amy finalmente jogável e textos em português.

  Contras: preço alto para apenas 16 jogos, DLCs de primeiro dia que foram incorporados não tiveram nenhum tipo de compensação para quem já tinha, conteúdo trancado atrás de pré compra, emulação básica dos jogos 8 bits e falta de polimento no lançamento com diversos bugs e falta de opções nos modos de jogo.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 03/08/2022
Atualizado em: 29/06/2023