Review do Team Sonic Racing
No começo de 2018, um documento contendo um slideshow de 2017 feito pela SUMO Digital chegou a internet, e neste arquivo havia uma menção de que eles estariam trabalhando em um novo jogo de corrida de karts e isso fez geral começar a achar que um novo All-Stars Racing estaria vindo. Para somar a tudo isso, empresas de brinquedos estavam começando a mostrar novas coleções de brinquedos do Sonic com temas de corrida, que incluíam carros e até pistas de montar, porém eles seriam de um jogo ainda não anunciado e por conta disso estavam usando brinquedos do Sonic & All-Stars Racing Transformed como substitutos. Tudo isso junto com rumores que algumas dessas empresas estavam deixando escapar de que um novo jogo de corrida do Sonic estaria vindo, fez com que a internet ficasse afoita a respeito de um possível All-Stars Racing Transformed 2, a tal ponto que Aaron Webber, gerente de comunidade da franquia Sonic, veio em seu Twitter para dissipar tais rumores:
“Eae, pessoal. Vi rumores circulando sobre um novo ASRT. Quero apenas confirmar que não é verdade!“
Aaron Webber havia confirmado que um All-Stars Racing Transformed não estava vindo, mas ele não disse nada sobre um jogo de corrida! Tanto que meses depois um novo jogo de corrida do Sonic foi anunciado:
Então, no final do painel da SXSW 2018 um vídeo teaser foi mostrado:
E finalmente, meses depois, o trailer do Team Sonic Racing foi revelado:
Impossível de não se traçar comparações com o All-Stars Racing Transformed, Team Sonic Racing surgiu de uma ideia do Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, que ao ver o seu filho jogando Mario Kart com os amigos, ele percebeu que apenas um deles ficava feliz ao final da corrida, pois havia apenas 1 vencedor, logo ele achou que seria uma grande ideia jogar fora tudo o que havia dado certo no Sonic & All-Stars Racing Transformed e fazer um jogo de corrida do Sonic baseado em times. Portanto o jogo trocaria as transformações por times e habilidades de equipe, e a pergunta que todos faziam era: será que valeria a pena?
Contudo, desde o primeiro trailer de jogabilidade, a sensação de algo genérico não conseguia sair. E, mais e mais, muitos não pareciam convencidos de que a troca valeria a pena. Então, um dia, revelaram um dos grandes pontos do jogo:
Além de poder modificar partes do seu carro para alterar os status, você também poderia mudar a pintura dos carros, buzina e ainda aplicar adesivos, mostrando que o jogo não se tratava de correr, mas sim correr com estilo.
Inicialmente prometido para o Verão de 2018, depois de muitos e muitos meses sem notícias sobre o jogo, finalmente tivemos a confirmação que o jogo teria a sua data de lançamento mudada para Maio de 2019.
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Tipos de Corredores, Equipes e Personagens
Já que o tema do jogo são equipes, é importante saber quem está presente na sua e o que você pode esperar deles. Se você estiver jogando em multiplayer, seja local ou online, você pode formar times com quaisquer personagens, sem nenhum tipo de limitação (rola até um Knuckles, Knuckles & Knuckles se quiser), mas caso esteja em single player, o jogo forçará uma composição equilibrada com os 3 tipos. O ideal é você se adaptar a pista em que vai correr, já que existem pistas que claramente favorecem um tipo de corredor a outros, mas seja como for, é possível jogar bem com qualquer um, desde que você saiba tirar vantagem dos pros e cubrir os contras.
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Habilidades de equipe
O ponto central do jogo, é aqui que corridas são ganhas e perdidas. De fato, as habilidades de equipe são tão importantes, que a individualidade pagou um preço caro no TSR. Você ser um excelente corredor por conta não é o suficiente e você será facilmente vencido por qualquer equipe que saiba o básico de jogar juntos e tirar vantagens destas mecânicas. Tais mecânicas não tem como função apenas dar vantagem aos times, mas também para preencher a barra do Team Ultimate, que é uma habilidade extremamente forte e que deve ser perseguida sem dó. Infelizmente, parece que tais mecânicas não foram testadas o suficiente, pois duas delas são facilmente abusáveis ao ponto de ser obrigatório para carregar o Team Ultimate rapidamente e ganhar ainda mais vantagem. Vale lembrar que o jogo possui um modo solo e nele você não terá acesso a essas habilidades. Existem 5 habilidades de equipe ao todo:
Rival Takedown: atingir um corredor da equipe rival ajudará a preencher a barra de Team Ultimate. Apesar do jogo não deixar claro qual é o time rival, é aquele que está na frente do seu na colocação geral das equipes (mostrada no canto esquerdo da tela ao centro). Os corredores que fazem parte daquela equipe ficarão com um contorno vermelho ao redor deles, para melhor identificação.
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Garagem
Aqui é onde você customiza os carros (isso depois de se desipnotizar da música). Mude o esquema de cores do seu carro, as cores em si, a textura delas, mude sua buzina e até mesmo aplique adesivos, além de, claro, mudar as partes dos carros para alterar a sua performance.
Com relação aos mods, que são as partes que alteram a performance dos carros, existem 3 partes principais para serem mudadas: frente, traseira e rodas. Cada uma delas possui 3 opções que permite que você perca força em algum lugar mas ganhe em outra, então cabe a você equilibrar as perdas e ganhos para deixar o carro da forma que achar melhor. Existem, também, 3 versões lendárias de cada peça, elas não tem nenhuma diferença com relação as versões básicas delas, a não ser na aparência dourada e se você equipar as 3 partes do seu carro com peças lendárias, todo o seu carro ficará dourado, ignorando qualquer opção de cor e Vinyl que você tenha escolhido.
Nos Vinyls, você pode escolher um esquema de adesivos para colocar no carro, eles serão sempre aplicados na frente e nas das laterais do carro, mas tome cuidado, pois algumas peças dos carros podem cobrir o Vinyl por completo. Infelizmente, o esquema de cores dos Vinyls será o mesmo que você escolheu para o carro, mas ao menos você pode alterar as cores. Na parte de buzinas (Horns), você pode escolher qual buzina o seu carro terá. São várias opções, mas boa parte delas são meio sem graça. |
Team Adventure
É aqui que alguns cosméticos são destravados, desde esquemas de cores, a Vinyls e buzinas. Cada capítulo virá com desafios para você ganhar estrelas e chaves. Você precisa de estrelas para destravar os portais que bloqueiam o seu progresso e as chaves servem para você destravar Vinyls. Vencer uma fase no Hard, destravará o Expert e vencer todas as fases de um capítulo no Expert, destravará um esquema de cores para os carros. Várias fases são opcionais, mas você terá que passar todas se quiser destravar tudo. É possível jogar em multiplayer local aqui, o que facilita, e muito, o seu progresso aqui já que você não precisa lidar com a IA defasada no seu time. São ao todo 7 capítulos, cada um deles se passando em uma das zonas do jogo. Aqui você não terá apenas corridas convencionais de uma pista, mas também encontrará eventos como Grand Prix, Ring Challenge, Traffic Attack, Daredevil, Destruction, Survival Race e Eggpawn Assault:
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Grand Prix
Este modo é bem útil para quem quer jogar multiplayer local, ou se divertir offline sem ter que caçar as pistas no modo Team Adventure. Aqui é possível jogar tanto em time quanto solo. |
Exhibition Race
Este modo serve mais para treino, caso esteja tendo dificuldade em alguma pista no Team Adventure ou queira se aventurar no Multiplayer, ou apenas para se divertir em uma pista em específico. Aqui você também pode jogar solo ou em equipe, e escolher a dificuldade que quiser. |
Time Trial
Infelizmente, assim como no ASRT, a sua primeira volta será morta, pois você não terá tempo o suficiente para adquirir velocidade e cada volta lhe concede 3 White Boosts para usar, então você sempre vai poder começar a segunda volta muito mais embalado que na primeira. Você pode correr em qualquer pista do jogo e com qualquer personagem. O personagem mais comum de se ver neste modo é o Zavok, pois ele possui os melhores status de Boost e Top Speed do jogo, que são os status mais importantes para este modo de jogo. Todas as armadilhas das pistas são removidas, exceto o terreno lento, então você não vai precisar se preocupar em desviar de coisas aleatórias que comprometeriam sua performance. E claro, tudo isso conta com uma leaderboard online, onde você pode deixar o seu melhor tempo ou baixar de alguém para servir de fantasma, que são extremamente úteis para mostrar o melhor caminho em cada pista. |
Multiplayer Online
Aqui existem vários modos de jogo e eventos que podem ser desfrutados:
No modo multiplayer online, você pode jogar qualquer fase do jogo ou qualquer um dos eventos disponíveis. Além dos eventos já descritos no modo Team Adventure, existem mais eventos:
Vale lembrar que se você ficar muito tempo sem jogar no modo rankeado, o seu rank começará a diminuir gradativamente. |
Pistas
O jogo conta com um total de 21 pistas (42 se contar as versões espelhadas), sendo que 9 delas foram copiadas direto do All-Stars Racing ou All-Stars Racing Transformed e são idênticas em seus traçados, ou seja, apenas 12 pistas foram feitas para o Team Sonic Racing. Todas são baseadas em alguma fase de algum jogo do Sonic. Como o jogo não conta com mecânicas de transformação, eventos ou nada do gênero, as pistas são mais simples e não possuem mudanças em seu traçado, logo todas as voltas são idênticas. As pistas estão divididas em 7 zonas:
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Ficha Técnica | |
Capa do jogo | Dados |
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Nome: Team Sonic Racing Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam Gênero: Corrida Distribuidora: SEGA Desenvolvedore: SUMO Digital Idioma: Multi-Idiomas Data de Lançamento: 21/05/2019 |
Avaliação | Prós/Contras |
Gráficos: 9 Som: 10 Jogabilidade: 8 Diversão: 7 Nota Final: 7 |
Prós: candidato a melhor trilha sonora de todos os jogos do Sonic e jogabilidade idêntica ao All-Stars Racing Transformed. Contras: sensação de retrocesso com relação ao seu antecessor, bugs que atrapalham na diversão, muito conteúdo reutilizado, poucos personagens, preço alto, mecânicas de time altamente abusáveis e total descaso, falta de comunicação e falta de suporte ao jogo por parte dos desenvolvedores. |
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 23/11/2019
Atualizado: 19/12/2019