Review do Team Sonic Racing
No começo de 2018, um documento contendo um slideshow de 2017 feito pela SUMO Digital chegou a internet, e neste arquivo havia uma menção de que eles estariam trabalhando em um novo jogo de corrida de karts e isso fez geral começar a achar que um novo All-Stars Racing estaria vindo. Para somar a tudo isso, empresas de brinquedos estavam começando a mostrar novas coleções de brinquedos do Sonic com temas de corrida, que incluíam carros e até pistas de montar, porém eles seriam de um jogo ainda não anunciado e por conta disso estavam usando brinquedos do Sonic & All-Stars Racing Transformed como substitutos. Tudo isso junto com rumores que algumas dessas empresas estavam deixando escapar de que um novo jogo de corrida do Sonic estaria vindo, fez com que a internet ficasse afoita a respeito de um possível All-Stars Racing Transformed 2, a tal ponto que Aaron Webber, gerente de comunidade da franquia Sonic, veio em seu Twitter para dissipar tais rumores:
“Eae, pessoal. Vi rumores circulando sobre um novo ASRT. Quero apenas confirmar que não é verdade!“
Aaron Webber havia confirmado que um All-Stars Racing Transformed não estava vindo, mas ele não disse nada sobre um jogo de corrida! Tanto que meses depois um novo jogo de corrida do Sonic foi anunciado:
Então, no final do painel da SXSW 2018 um vídeo teaser foi mostrado:
E finalmente, meses depois, o trailer do Team Sonic Racing foi revelado:
Impossível de não se traçar comparações com o All-Stars Racing Transformed, Team Sonic Racing surgiu de uma ideia do Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, que ao ver o seu filho jogando Mario Kart com os amigos, ele percebeu que apenas um deles ficava feliz ao final da corrida, pois havia apenas 1 vencedor, logo ele achou que seria uma grande ideia jogar fora tudo o que havia dado certo no Sonic & All-Stars Racing Transformed e fazer um jogo de corrida do Sonic baseado em times. Portanto o jogo trocaria as transformações por times e habilidades de equipe, e a pergunta que todos faziam era: será que valeria a pena?
Contudo, desde o primeiro trailer de jogabilidade, a sensação de algo genérico não conseguia sair. E, mais e mais, muitos não pareciam convencidos de que a troca valeria a pena. Então, um dia, revelaram um dos grandes pontos do jogo:
Além de poder modificar partes do seu carro para alterar os status, você também poderia mudar a pintura dos carros, buzina e ainda aplicar adesivos, mostrando que o jogo não se tratava de correr, mas sim correr com estilo.
Inicialmente prometido para o Verão de 2018, depois de muitos e muitos meses sem notícias sobre o jogo, finalmente tivemos a confirmação que o jogo teria a sua data de lançamento mudada para Maio de 2019.
|
Tipos de Corredores, Equipes e Personagens
Já que o tema do jogo são equipes, é importante saber quem está presente na sua e o que você pode esperar deles. Se você estiver jogando em multiplayer, seja local ou online, você pode formar times com quaisquer personagens, sem nenhum tipo de limitação (rola até um Knuckles, Knuckles & Knuckles se quiser), mas caso esteja em single player, o jogo forçará uma composição equilibrada com os 3 tipos. O ideal é você se adaptar a pista em que vai correr, já que existem pistas que claramente favorecem um tipo de corredor a outros, mas seja como for, é possível jogar bem com qualquer um, desde que você saiba tirar vantagem dos pros e cubrir os contras. O jogo possui 6 status diferentes para cada corredor:
|
Habilidades de equipe
O ponto central do jogo, é aqui que corridas são ganhas e perdidas. De fato, as habilidades de equipe são tão importantes, que a individualidade pagou um preço caro no TSR. Você ser um excelente corredor por conta não é o suficiente e você será facilmente vencido por qualquer equipe que saiba o básico de jogar juntos e tirar vantagens destas mecânicas. Tais mecânicas não tem como função apenas dar vantagem aos times, mas também para preencher a barra do Team Ultimate, que é uma habilidade extremamente forte e que deve ser perseguida sem dó. Infelizmente, parece que tais mecânicas não foram testadas o suficiente, pois duas delas são facilmente abusáveis ao ponto de ser obrigatório para carregar o Team Ultimate rapidamente e ganhar ainda mais vantagem. Vale lembrar que o jogo possui um modo solo e nele você não terá acesso a essas habilidades. Existem 5 habilidades de equipe ao todo: Slingshot: o corredor mais bem posicionado de cada equipe deixará uma trilha de energia amarela no chão, chamada de Slipstream, que segue o caminho que ele fez e apenas os membros daquela equipe podem ver. Qualquer membro de equipe que ficar em cima do Slipstream ganha um aumento instantâneo de velocidade e começa a carregar o Slingshot, e ao sair de cima do Slipstream você usará um Boost equivalente ao tempo que ficou em contato. Fique de olho na cor da aura ao redor do seu carro para saber em que nível está, se você chegar ao nível 3, o Boost será de nível 5. Tome cuidado quando sair do Slipstream, pois existe um tempo de recarga para você começar a ser afetado por ele novamente, caso tenha usado um Slingshot. Skimboost: quando um membro de equipe passa próximo de outro (ou bate na traseira dele), com uma diferença de velocidade significativa (não importa se o corredor está lento por ter sido atingido ou brecou de propósito), o corredor mais lento receberá um Boost de nível 4 após alguns momentos. O jogo incentiva a troca de Skimboosts, pois as vezes, o corredor mais lento ganha um impulso tão grande que ultrapassa o que estava mais rápido dando um Skimboost a ele, porém, é aí que acontece o abuso, pois se o jogador que ficou na frente frear e esperar o que recebeu o Skimboost passá-lo, eles poderão criar uma cadeia infinita de Boosts de nível 4 ao ponto que ganharem muita vantagem se feito da forma correta, sem contar que estarão carregando o Team Ultimate. Item Box Transfer: outra mecânica facilmente abusável. Ao pressionar o botão de Item Box Transfer, você oferecerá o item que estiver segurando para outro membro da sua equipe, caso não tenha um item, você pedirá por um, e se outro corredor apertar o mesmo botão, a transferência de item ocorre e a barra do Team Ultimate é carregada. O item que o jogador recebe não é necessariamente o mesmo que foi enviado, mas alguns Wisps são transferidos com mais cargas, ou seja, você receberá 3 de um Wisp ao invés de 2, o que torna muito vantajoso e quase obrigatório a passagem de itens, a menos que você realmente precise usá-lo, pois você fortalecerá a equipe. E é exatamente nisso que acontece o abuso, não somente você pode ficar passando os itens o tempo todo sem parar para ganhar carga no Team Ultimate, mas você pode usar 2 cargas do Wisp e transferir, o jogador que receber vai ganhar 3 cargas, então ele usa 2 e passa. Isso cria um ciclo infinito de troca, uso e carregamento do Team Ultimate a partir de um único item. Rival Takedown: atingir um corredor da equipe rival ajudará a preencher a barra de Team Ultimate. Apesar do jogo não deixar claro qual é o time rival, é aquele que está na frente do seu na colocação geral das equipes (mostrada no canto esquerdo da tela ao centro). Os corredores que fazem parte daquela equipe ficarão com um contorno vermelho ao redor deles, para melhor identificação. Team Ultimate: o prêmio final de se usar todas as habilidades de time. Toda vez que alguma habilidade de equipe é usada por qualquer membro dessa equipe, a barra do Team Ultimate (que fica logo atrás do seu carro) se preenche parcialmente e quando cheia, você pode ativar o Team Ultimate. Quando ativado, ele o torna invulnerável e concede um boost de nível 6 durante toda a duração. Infelizmente apenas a sua velocidade é alterada, mas não o seu controle, então tome cuidado aonde o ativa e com as curvas e saltos, pois se você cair da pista, o seu Team Ultimate acabará imediatamente. Existem duas formas de aumentar a duração desta habilidade, uma delas é quanto mais corredores do seu time estiverem com ela ativada ao mesmo tempo, fará com que a barra de duração drene mais lentamente. A outra forma de aumentar a duração é atropelando os adversários. Portanto, tenha cuidado quando for usar essa habilidade, mas também evite segurá-la por muito tempo, pois você já poderia estar carregando outro Team Ultimate. |
Garagem
Aqui é onde você customiza os carros (isso depois de se desipnotizar da música). Mude o esquema de cores do seu carro, as cores em si, a textura delas, mude sua buzina e até mesmo aplique adesivos, além de, claro, mudar as partes dos carros para alterar a sua performance. Você não pode mudar as habilidades inerentes a cada tipo de corredor (como pegar o Sonic e transformá-lo num corredor do tipo Power), mas pode alterar os seus status para melhorar o que os personagens tem de bom, ou cobrir as suas fraquezas. Com relação aos mods, que são as partes que alteram a performance dos carros, existem 3 partes principais para serem mudadas: frente, traseira e rodas. Cada uma delas possui 3 opções que permite que você perca força em algum lugar mas ganhe em outra, então cabe a você equilibrar as perdas e ganhos para deixar o carro da forma que achar melhor. Existem, também, 3 versões lendárias de cada peça, elas não tem nenhuma diferença com relação as versões básicas delas, a não ser na aparência dourada e se você equipar as 3 partes do seu carro com peças lendárias, todo o seu carro ficará dourado, ignorando qualquer opção de cor e Vinyl que você tenha escolhido. Já na parte de cores, você deve escolher um dos temas de cores pré existentes para customizar o carro, e então, você pode escolher qualquer uma das 4 cores disponíveis no tema para colocar no seu carro. Se você tiver equipado alguma que brilha, você também poderá mudar a cor do brilho. Ao escolher cada cor, você também poderá escolher a textura dela, você pode escolher algo mais metalizado, plastificado ou neutro, o que muda significativamente a aparência. Nos Vinyls, você pode escolher um esquema de adesivos para colocar no carro, eles serão sempre aplicados na frente e nas das laterais do carro, mas tome cuidado, pois algumas peças dos carros podem cobrir o Vinyl por completo. Infelizmente, o esquema de cores dos Vinyls será o mesmo que você escolheu para o carro, mas ao menos você pode alterar as cores. Na parte de buzinas (Horns), você pode escolher qual buzina o seu carro terá. São várias opções, mas boa parte delas são meio sem graça. |
Team Adventure
Modo história do jogo, onde você progride através de um mapa, enquanto vence corridas e desafios para destravar a próxima fase, enquanto acompanha uma trama bem simples, mas que tem o seu charme com as cutscenes estáticas e as falas dos personagens, que são engraçadas as vezes. Aqui você descobrirá quem é esse tal de Dodon Pa, suas motivações e por que ele deu um carro de corrida para todos. É aqui que alguns cosméticos são destravados, desde esquemas de cores, a Vinyls e buzinas. Cada capítulo virá com desafios para você ganhar estrelas e chaves. Você precisa de estrelas para destravar os portais que bloqueiam o seu progresso e as chaves servem para você destravar Vinyls. Vencer uma fase no Hard, destravará o Expert e vencer todas as fases de um capítulo no Expert, destravará um esquema de cores para os carros. Várias fases são opcionais, mas você terá que passar todas se quiser destravar tudo. É possível jogar em multiplayer local aqui, o que facilita, e muito, o seu progresso aqui já que você não precisa lidar com a IA defasada no seu time. São ao todo 7 capítulos, cada um deles se passando em uma das zonas do jogo. Aqui você não terá apenas corridas convencionais de uma pista, mas também encontrará eventos como Grand Prix, Ring Challenge, Traffic Attack, Daredevil, Destruction, Survival Race e Eggpawn Assault:
|
Grand Prix
Modo de jogo que ficou meio redundante devido ao Team Adventure e por não destravar nada, ele é mais como um modo extra onde você joga por 5 Grand Prix com 4 pistas cada. Por algum motivo, as pistas Thunder Deck, Dark Arsenal e Turbine Loop não estão disponíveis aqui. Este modo é bem útil para quem quer jogar multiplayer local, ou se divertir offline sem ter que caçar as pistas no modo Team Adventure. Aqui é possível jogar tanto em time quanto solo. |
Exhibition Race
Similar ao Grand Prix, mas aqui você escolhe apenas uma pista para correr. Também é possível jogar em multiplayer local aqui. Este modo serve mais para treino, caso esteja tendo dificuldade em alguma pista no Team Adventure ou queira se aventurar no Multiplayer, ou apenas para se divertir em uma pista em específico. Aqui você também pode jogar solo ou em equipe, e escolher a dificuldade que quiser. |
Time Trial
O famoso modo Time Attack que não pode faltar nos jogos de Sonic. Compita sozinho nas pistas pelos melhores tempos. Você pode competir com os fantasmas programados para destravar as medalhas, ou baixar o fantasma de alguém online para tentar batê-lo (isso se não for de um cheater). Infelizmente, assim como no ASRT, a sua primeira volta será morta, pois você não terá tempo o suficiente para adquirir velocidade e cada volta lhe concede 3 White Boosts para usar, então você sempre vai poder começar a segunda volta muito mais embalado que na primeira. Você pode correr em qualquer pista do jogo e com qualquer personagem. O personagem mais comum de se ver neste modo é o Zavok, pois ele possui os melhores status de Boost e Top Speed do jogo, que são os status mais importantes para este modo de jogo. Todas as armadilhas das pistas são removidas, exceto o terreno lento, então você não vai precisar se preocupar em desviar de coisas aleatórias que comprometeriam sua performance. E claro, tudo isso conta com uma leaderboard online, onde você pode deixar o seu melhor tempo ou baixar de alguém para servir de fantasma, que são extremamente úteis para mostrar o melhor caminho em cada pista. |
Multiplayer Online
O que se tornou uma verdadeira cidade fantasma semanas depois do lançamento do jogo. Este modo foi o que mais sofreu com os bugs e problemas de performance que vão desde instabilidades nas conexões, causando dessincronismo e até mesmo ejetando jogadores da partida, a até mesmo não conseguir encontrar lobbys. Aqui existem vários modos de jogo e eventos que podem ser desfrutados:
No modo multiplayer online, você pode jogar qualquer fase do jogo ou qualquer um dos eventos disponíveis. Além dos eventos já descritos no modo Team Adventure, existem mais eventos:
Vale lembrar que se você ficar muito tempo sem jogar no modo rankeado, o seu rank começará a diminuir gradativamente. |
Pistas
O jogo conta com um total de 21 pistas (42 se contar as versões espelhadas), sendo que 9 delas foram copiadas direto do All-Stars Racing ou All-Stars Racing Transformed e são idênticas em seus traçados, ou seja, apenas 12 pistas foram feitas para o Team Sonic Racing. Todas são baseadas em alguma fase de algum jogo do Sonic. Como o jogo não conta com mecânicas de transformação, eventos ou nada do gênero, as pistas são mais simples e não possuem mudanças em seu traçado, logo todas as voltas são idênticas. As pistas estão divididas em 7 zonas:
|
Ficha Técnica | |
Capa do jogo | Dados |
Nome: Team Sonic Racing Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam Gênero: Corrida Distribuidora: SEGA Desenvolvedore: SUMO Digital Idioma: Multi-Idiomas Data de Lançamento: 21/05/2019 |
|
Avaliação | Prós/Contras |
Gráficos: 9 Som: 10 Jogabilidade: 8 Diversão: 7 Nota Final: 7 |
Prós: candidato a melhor trilha sonora de todos os jogos do Sonic e jogabilidade idêntica ao All-Stars Racing Transformed. Contras: sensação de retrocesso com relação ao seu antecessor, bugs que atrapalham na diversão, muito conteúdo reutilizado, poucos personagens, preço alto, mecânicas de time altamente abusáveis e total descaso, falta de comunicação e falta de suporte ao jogo por parte dos desenvolvedores. |
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 23/11/2019
Atualizado: 19/12/2019