Review do Sonic Superstars

  Durante a Summer Games Fest de 2023, que aconteceu no come√ßo de Junho, um novo jogo 2D do Sonic foi anunciado do nada:

  Algo que pegou todos de surpresa, um novo jogo do Sonic em 2D que n√£o somente seria algo realmente novo, coisa que n√£o acontecia desde o Sonic 4, mas tamb√©m usaria modelos em 3D ao inv√©s do estilo de pixels. Tudo isso levantou muitas d√ļvidas com rela√ß√£o a como ficaria a jogabilidade, se seria algo desastroso como o Sonic 4, ou se seguiriam a linha do Sonic Mania.

  Conforme o tempo foi passando, n√£o muito era revelado. E para piorar a SEGA n√£o permitia que as pessoas filmassem o Superstars nos eventos onde ele estava dispon√≠vel para jogar (coisa que est√° virando a norma), ent√£o muito come√ßou a ser especulado sobre a qualidade do jogo, j√° que o mesmo estava sendo feito do zero em Unity.

  Tudo isso se juntou com a preocupa√ß√£o do grande enfoque no modo cooperativo local, onde a cada v√≠deo que a SEGA revelada, mostrava que o jogo estava sendo feito com isso em mente, o que poderia prejudicar a experi√™ncia de se jogar sozinho, que muito provavelmente seria como a maioria das pessoas jogaria.

 Enredo oficial

  Como j√° virou costume, toda a hist√≥ria que antecede o jogo foi contada atrav√©s de uma comic e de uma anima√ß√£o. A comic conta como o Dr. Eggman e o Fang chegaram na Northstar Island, enquanto que a anima√ß√£o mostra o que acontece logo em seguida. Desta vez tudo com direito a vers√£o em portugu√™s oficial direto da SEGA:

  Agora cabe ao Sonic e seus amigos chegarem na ilha, descobrir os seus segredos e parar a dupla de vil√Ķes antes que seja tarde demais.
Novidades

  Sonic Superstars possui uma boa gama de novidades comparado com os jogos anteriores, mas ainda mant√©m os padr√Ķes dos jogos cl√°ssicos do ouri√ßo ao mesmo tempo que tenta levar a franquia adiante, deixando para tr√°s o estilo pixel e partindo para modelos em 3D, algo que o Sonic 4 tentou fazer.

  O quarteto cl√°ssico est√° presente e jog√°vel, Sonic, Tails, Knuckles e Amy est√£o dispon√≠veis logo de cara e com uma nova personagem para se destravar mais tarde (Trip).

  Outra grande novidade √© o modo cooperativo. Agora √© poss√≠vel jogar com at√© 4 jogadores em multiplayer local, sendo que os 4 jogadores ficam na tela ao mesmo tempo no Modo Hist√≥ria. J√° no Modo Batalha, a tela se divide em at√© 4 para acomodar cada jogador.

  Finalmente um jogo do Sonic cl√°ssico com modo online chegou, Sonic Superstars disp√Ķe da op√ß√£o de jogar o Modo Batalha online contra pessoas ao redor do mundo! Crie o seu pr√≥prio avatar aqui e compita em 4 modos diferentes para ver quem √© o melhor.

  Uma novidade que causou um pouco entre os f√£s, foi a retirada das vidas e continues, algo padr√£o nos jogos cl√°ssicos do ouri√ßo. Agora voc√™ pode morrer quantas vezes quiser, que sempre retornar√° ao √ļltimo Marcador de Ponto.

  A maior novidade do Sonic Superstars s√£o as mudan√ßas nas Esmeraldas do Caos. Agora, cada esmeralda destrava um poder diferente para o seu personagem usar, algo semelhante aos poderes dos Wisps. Ou seja, agora voc√™ tem o que fazer com as esmeraldas enquanto n√£o consegue pegar todas as 7.

  No mais √© um jogo inspirado nos cl√°ssicos, com todos os elementos que conhecemos (caixas de itens, Est√°gios Extras, Est√°gios Especiais e etc).

Requerimentos

  Para poder jogar o Sonic Superstars no seu computador, voc√™ precisa de:

  M√ćNIMOS:

    • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
    • SO: Windows 10 / 11
    • Processador: Intel Core i5-2300 ou AMD FX-4350
    • Mem√≥ria: 6 GB de RAM
    • Placa de v√≠deo: NVIDIA GeForce GTS 450, 1 GB ou AMD Radeon HD 5770, 1 GB
    • DirectX: Vers√£o 11
    • Armazenamento: 20 GB de espa√ßo dispon√≠vel
    • Outras observa√ß√Ķes: 720p Low @ 60 FPS
  RECOMENDADO:

    • Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
    • SO: Windows 10 / 11
    • Processador: Intel Core i5-3470 ou AMD FX-6300
    • Mem√≥ria: 6 GB de RAM
    • Placa de v√≠deo: NVIDIA GeForce GTX 560, 1 GB ou AMD Radeon HD 5870, 2 GB
    • DirectX: Vers√£o 11
    • Armazenamento: 20 GB de espa√ßo dispon√≠vel
    • Outras observa√ß√Ķes: 1080p High @ 60 FPS
Menus

  Sonic Superstars cont√©m alguns menus. Na tela de menus inicia, voc√™ tem a op√ß√£o de mudar o fundo de tela, caso tenha comprado a vers√£o Deluxe (nada especial, s√£o todas imagens que j√° existiam):

  –Modo Hist√≥ria: aqui √© onde voc√™ joga o modo “normal” de qualquer jogo do Sonic. Escolha o seu personagem inicial e passe por todas as zonas at√© derrotar o chefe final. Jogue sozinho ou em multiplayer local de at√© 4 jogadores.

  –Hist√≥ria da Trip: sim, a novata tem um modo hist√≥ria solo. Aqui voc√™ descobrir√° um pouco mais da jornada da personagem.

  –√öltima Hist√≥ria: hora da batalha final. Aqui voc√™ enfrentar√° o verdadeiro chefe final.

  –Modo Batalha: crie seu avatar e enfrente outros jogadores local ou online em partidas r√°pidas variadas.

  –Contra o Tempo: o bom e velho modo Time Attack. Jogue qualquer fase do Modo Hist√≥ria com qualquer um dos personagens jog√°veis e compita pela melhor classifica√ß√£o online.

  –Loja da Steam: minimize o jogo e v√° para a loja do Sonic Superstars na Steam, onde voc√™ ser√° tentado a gastar ainda mais dinheiro em skins.

  –Sair do Jogo: fecha o jogo.

Modo História

  Aqui √© onde voc√™ joga o modo normal de jogo, por assim dizer, assim como sempre foi nos jogos cl√°ssicos do Sonic. Corra por toda a hist√≥ria principal que o Sonic Superstars oferece, indo de zona em zona at√© derrotar o chefe final.

  Neste modo voc√™ escolhe o seu personagem logo de cara, mas n√£o fica preso a ele at√© o fim, voc√™ pode trocar a qualquer momento, basta voltar para o mapa-m√ļndi no menu de pausa ou ao final de um ato.

  Cada personagem possui algumas custscenes √ļnicas, ent√£o vale a pena jogar do come√ßo ao fim com cada personagem para aproveitar ao m√°ximo. Sem contar que o jogo d√° a impress√£o que todos os personagens est√£o avan√ßando ao mesmo tempo da forma com que voc√™ pode encontr√°-los nos cen√°rios de algumas fases, ent√£o n√£o estranhe se do nada voc√™ est√° jogando com o Knuckles e come√ßa a ver o Sonic correndo pelo cen√°rio de fundo.

  Voc√™ pode jogar o Modo Hist√≥ria sozinho ou com at√© 4 pessoas local. Infelizmente n√£o existe op√ß√£o online aqui.

História da Trip

  Finalizar o Modo Hist√≥ria destravar√° n√£o somente a Trip como personagem jog√°vel, mas tamb√©m um modo hist√≥ria s√≥ para ela.

  Este modo hist√≥ria √© algo semelhante ao que o Knuckles tem no Sonic 3 & Knuckles, ou seja, voc√™ jogar√° pelo Modo Hist√≥ria normal, por√©m com muitos novos desafios.

  A Hist√≥ria da Trip √© basicamente uma vers√£o dif√≠cil do Modo Hist√≥ria, onde existir√£o muito mais inimigos e armadilhas para voc√™ superar, sem contar que os chefes ter√£o ciclos de ataques novos, ent√£o se prepare para uma dose de desafio maior. Felizmente, voc√™ mant√©m todas as esmeraldas que tinha no Modo Hist√≥ria, ent√£o se voc√™ o finalizar com todas as 7 n√£o precisar√° se preocupar em peg√°-las aqui.

  Claro que o chefe final da Trip ser√° diferente do que voc√™ havia enfrentado antes e, claro, bem mais dif√≠cil.

  Este modo hist√≥ria √© exclusivo para um jogador.

Última História

  Hora de enfrentar a grande amea√ßa que foi liberada. A fonte de poder que o Dr. Eggman buscava.

  Provavelmente o chefe mais confuso da s√©rie Sonic, ele aparenta aparecer do nada e sem explica√ß√£o. O jogo n√£o deixa claro o que est√° acontecendo, simplesmente um drag√£o gigante e roxo aparece e cabe ao Super Sonic derrot√°-lo. E para piorar o drag√£o se parece muito com a forma super da Trip, o que fez algumas pessoas pensarem que era ela.

  Nada no chefe fica claro do que √© para se fazer, todos os ataques dele s√£o um verdadeiro jogo de tentativa e erro do que voc√™ tem que fazer para causar dano e para piorar, existem ataques em que voc√™ n√£o pode fazer nada, s√£o verdadeiros desperd√≠cios de tempo apenas para drenar mais an√©is do Super Sonic. √Č literalmente sentar e esperar.

  Aqui tentaram imitar o que s√£o as lutas contra os tit√£s do Sonic Frontiers, mas claro que em 2D. At√© que ficou bom, mas muito confuso.

Modo Batalha

  Finalmente uma das coisas que os f√£s vem pedindo h√° anos aconteceu, um modo multi jogador online em um jogo do Sonic inspirado nos cl√°ssicos.

  Este modo lembra bastante o modo VS do Sonic 2 de 16 bits, por√©m voc√™ faz mais do que apenas correr at√© o fim da fase. Existem ao todo 4 modos de batalha aqui: Sobreviv√™ncia, Ca√ßa-Estrelas, Eletrobriga e Corrida, onde voc√™ deve fazer coisas diferentes em cada um deles.

  Voc√™ pode jogar tanto online quanto offline. Caso jogue online, voc√™ poder√° aumentar o seu rank e receber√° medalhas de recompensa dependendo da sua coloca√ß√£o (10 medalhas para o primeiro lugar e 1 para o √ļltimo). Caso jogue off-line, voc√™ poder√° ter o modo com tela dividida.

  O sistema de rankeamento √© diferente dos demais jogos, onde voc√™ √© classificado de acordo com a sua habilidade. Aqui rank √© sempre progressivo, ou seja, voc√™ sempre ganha pontos, e todos come√ßam no primeiro rank.

  Os ranks s√£o: Iniciante, Corredor, Lutador, Soldado, Guerreiro, Destruidor, Especialista, Campe√£o, Mestre e Gr√£o-Mestre. Ap√≥s o Gr√£o-Mestre, voc√™ ir√° para o Bronze – Iniciante, reiniciando os ranks e indo at√© Bronze – Gr√£o-Mestre. Depois vir√° Prata, Ouro, Platina, Lend√°rio e Super. Estimasse que s√£o necess√°rias 2140 vit√≥rias (primeiro lugar), para chegar at√© o rank m√°ximo, j√° que cada vit√≥ria conta como 10 pontos.

  Todas as batalhas ter√£o 8 jogadores e caso o jogo n√£o consiga encontrar pessoas o suficiente, IAs ser√£o adicionadas. Elas at√© que s√£o bem mais ou menos, mas as vezes tem um pico de dificuldade que assusta, ent√£o tome cuidado.

  Ser√£o sempre 3 rodadas aqui e um modo de jogo nunca se repete, ou seja, voc√™ passar√° por apenas 3 dos 4 modos existentes por se√ß√£o. Infelizmente voc√™ n√£o tem controle nenhum sobre quais modos ser√£o usados e nem pode editar as regras deles, mesmo que voc√™ crie um lobby privado.

  Eletrobriga: o modo de Batalha mais ca√≥tico. Use o bot√£o de a√ß√£o para disparar bolas de eletricidade para frente e causar dano aos oponentes. Como n√£o existem an√©is aqui, se voc√™ for atingido morrer√° na hora, mas n√£o se preocupe, pois voc√™ reaparece ap√≥s alguns segundos.

  Todas as caixas de itens aqui servem para ampliar o poder do seu ataque, mas valem somente para o seu pr√≥ximo disparo, ent√£o seja estrat√©gico. Voc√™ pode acumular at√© 3 caixas de item por vez para disparar uma rajada enorme de eletricidade para frente.

  Devido ao caos que pode se abater aqui e a falta de invulnerabilidade quando voc√™ reaparece (voc√™ pode morrer de novo antes mesmo de poder mexer o seu personagem), √© relativamente comum o vencedor ter apenas 2 pontos, ent√£o n√£o se espante caso termine com 0 pontos.

  Ganha quem tiver mais pontos quando acabar o tempo, voc√™ perde 1 ponto ao ser abatido.

  Sobreviv√™ncia: como o nome sugere, sua miss√£o aqui √© sobreviver o m√°ximo de tempo poss√≠vel. V√°rias plataformas flutuantes est√£o presentes aqui, mas se voc√™ ficar tempo demais sobre elas, elas desabam. Ao fundo, sete canh√Ķes disparar√£o sem parar nas plataformas que ainda restam, destruindo-as e causando dano a quem estiver no caminho.

  Quem cair fora do mapa, √© eliminado at√© o fim da rodada. Vence quem for o √ļltimo restante na arena ou quem sobrar quando o tempo acabar.

  Quanto mais tempo se passa, mais r√°pido os canh√Ķes come√ßam a atirar, portanto evite destruir plataformas a menos que queira acelerar o fim da rodada, mas tome cuidado pra n√£o acabar caindo.

  As caixas de item aqui s√£o aleat√≥rias e podem conter Power Sneakers (que aumenta a sua velocidade por cerca de 5 segundos), ou a Banana (que joga uma casca de banana para tr√°s do seu personagem assim que voc√™ o pega e outra depois de alguns segundos), portanto tente ser estrat√©gico com as cascas de banana para tentar fazer os seus oponentes trope√ßarem e ca√≠rem da arena.

  Duas das quatro arenas possuem partes indestrut√≠veis no centro, ent√£o tente fazer bom uso delas.

  Ca√ßa-Estrela: diversas estrelas aparecem ao longo do tempo na arena. Colete o m√°ximo que puder antes do tempo acabar. Quanto mais tempo passa, mais r√°pido elas ressurgem.

  O local onde elas aparecem n√£o √© aleat√≥rio, todas tem locais fixos para aparecerem e reaparecerem depois de pegas. S√£o sempre em aglomerados de 3 estrelas, portanto memorize onde a maior quantidade delas costuma aparecer e fique por perto. N√£o fique correndo pela arena que nem um doido varrido, mesmo voc√™ podendo correr sem parar em qualquer dire√ß√£o, √© melhor procurar uma √°rea para ficar.

  Tome cuidado, pois n√£o s√£o apenas estrelas que aparecem aqui, minas tamb√©m aparecer√£o pela arena, geralmente pr√≥ximo das estrelas, elas permanecem por um tempo e ent√£o explodem, causando dano ao redor. Evite-as ao m√°ximo, pois ser atingido far√° voc√™ perder uma quantidade aleat√≥ria de estrelas (de 0 a 10).

  As caixas de itens aqui s√£o aleat√≥rias e podem conter Power Sneakers (mais velocidade por cerca de 5 segundos), ou o Escudo (que dura um tempo e lhe protege das minas uma vez).

  Corrida: o modo mais b√°sico e cl√°ssico que se pode esperar das batalhas. √Č simples como o nome diz, corra at√© a linha de chegada.

  Claro que √© simples no papel, pois os percursos s√£o cheios de pequenos detalhes para se otimizar. Com tempo e pr√°tica o suficiente, d√° pra terminar esses percursos em menos de 30 segundos facilmente.

  Cada percurso foi muito bem constru√≠do e fazendo bom uso das mec√Ęnicas das zonas de onde s√£o baseados, ent√£o sim, os 4 percursos s√£o √ļnicos e foram criados especialmente para o modo Batalha, logo se manter no caminho mais alto √© sempre o mais r√°pido, claro que se voc√™ souber como tirar vantagem de cada inclina√ß√£o, cada descida e cada pulo de precis√£o, portanto, n√£o espere ter um bom tempo apenas segurando para frente e pulando de qualquer jeito.

  Se o tempo acabar e algu√©m ainda n√£o tiver cruzado a linha de chegada, esses jogadores ser√£o classificados por ordem de quem estiver mais pr√≥ximo da chegada.

  Aqui as caixas de itens tamb√©m s√£o aleat√≥rios e iguais as do modo Sobreviv√™ncia, ou seja, Power Sneakers (que se voc√™ souber como fazer bom uso √© vit√≥ria garantida), e a Banana.

Loja

  Parte integrante do Modo Batalha, aqui √© onde voc√™ gasta as suas Medalhas para comprar cosm√©ticos para customizar o seu avatar de batalha.

  Voc√™ come√ßa apenas com um prot√≥tipo sem nenhuma customiza√ß√£o e sem nenhuma pe√ßa extra. Usando as Medalhas voc√™ pode comprar at√© 5 prot√≥tipos diferentes e customiz√°-los como quiser com o que est√° dispon√≠vel na loja.

  Claro que h√° muito para se destravar aqui, voc√™ come√ßa apenas com coisas b√°sicas e gen√©ricas, e os destrav√°veis est√£o espalhados por todos os modos, ou seja, se quiser destravar tudo aqui, voc√™ dever√° completar todos os modos hist√≥rias, comprar muitas coisas na loja e subir de rank no Modo Batalha.

  Confiram a lista de completa da loja, incluindo pre√ßo e como destravar:

  Cabe√ßa:

  • (40) Metal Sonic – ven√ßa o ato do Sonic;
  • (25) Metal Tails – ven√ßa o ato do Tails;
  • (25) Metal Knuckles – ven√ßa o ato do Knuckles;
  • (25) Metal Amy – ven√ßa o ato da Amy;
  • (30) Metal Trip – termine o modo hist√≥ria da Trip;
  • (40) Metal NiGHTS – consiga um B√īnus Perfeito (pegar todos os an√©is) em qualquer Fase Extra;
  • (20) Urso Rob√≥tico;
  • (20) Fighter Maluco;
  • (25) Coelho Mec√Ęnico;
  • (25) Lobo Mec√Ęnico;
  • (25) Cabe√ßa de Ab√≥bora;
  • (25) Capacete de Cavaleiro;
  • (25) Cabe√ßa de Palha√ßo;
  • (25) Capacete de Guerreiro;
  • (100) M√°scara de Batalha – termine o Modo Hist√≥ria;
  • (50) Cabe√ßa de Caixa de Objetos – destrua um total de 100 caixas de objetos em qualquer modo hist√≥ria.

  Corpo:

  • (30) Metal Sonic – ven√ßa o ato do Sonic;
  • (20) Metal Tails – ven√ßa o ato do Tails;
  • (20) Metal Knuckles – ven√ßa o ato do Knuckles;
  • (20) Metal Amy – ven√ßa o ato da Amy;
  • (25) Metal Trip – termine o modo hist√≥ria da Trip;
  • (30) Metal NiGHTS – consiga um B√īnus Perfeito (pegar todos os an√©is) em qualquer Fase Extra;
  • (15) Urso Rob√≥tico;
  • (15) Fighter Maluco.

  Bra√ßos:

  • (25) Metal Sonic – ven√ßa o ato do Sonic;
  • (15) Metal Tails – ven√ßa o ato do Tails;
  • (15) Metal Knuckles – ven√ßa o ato do Knuckles;
  • (15) Metal Amy – ven√ßa o ato da Amy;
  • (20) Metal Trip – termine o modo hist√≥ria da Trip;
  • (25) Metal NiGHTS – consiga um B√īnus Perfeito (pegar todos os an√©is) em qualquer Fase Extra;
  • (10) Urso Rob√≥tico;
  • (10) Fighter Maluco.

  Pernas:

  • (25) Metal Sonic – ven√ßa o ato do Sonic;
  • (15) Metal Tails – ven√ßa o ato do Tails;
  • (15) Metal Knuckles – ven√ßa o ato do Knuckles;
  • (15) Metal Amy – ven√ßa o ato da Amy;
  • (20) Metal Trip – termine o modo hist√≥ria da Trip;
  • (25) Metal NiGHTS – consiga um B√īnus Perfeito (pegar todos os an√©is) em qualquer Fase Extra;
  • (10) Urso Rob√≥tico;
  • (10) Fighter Maluco.

  Acess√≥rios:

  • (100) Mola – compre 30 itens quaisquer na Loja;
  • (200) Sirene de Emerg√™ncia – ven√ßa qualquer ato fruta;
  • (100) Chamin√© – termine x jogos no Modo Batalha;
  • (500) Ring Angelical – compre 100 itens quaisquer na Loja;
  • (300) Flicky – chegue ao rank Bronze – Iniciante;
  • (999) Ouro – chegue ao rank Ouro – Iniciante;
  • (999) Cora√ß√£o – chegue ao rank Platina – Iniciante;
  • (999) Arco-√≠ris – chegue ao rank Lend√°rio – Iniciante;
  • (999) Estrela – chegue ao rank Super – Iniciante.

  Cor:

  • (5) Prata;
  • (10) Azul – ven√ßa o ato do Sonic;
  • (10) Amarelo – ven√ßa o ato do Tails;
  • (10) Vermelho – ven√ßa o ato do Knuckles;
  • (10) Rosa – ven√ßa o ato da Amy;
  • (10) Verde;
  • (10) Laranja – termine o modo Hist√≥ria da Trip;
  • (10) Roxo – consiga um B√īnus Perfeito (pegar todos os an√©is) em qualquer Fase Extra;
  • (30) Preto – Compre 5 Prot√≥tipos.

  Desenho:

  • (10) Sem Tema;
  • (50) Bolinhas – compre 10 itens quaisquer na Loja;
  • (50) Camuflagem – termine x jogos no Modo Batalha.

  Prot√≥tipo:

  • (50) Prot√≥tipo.
 Jogabilidade, Personagens e Habilidades

  S√£o ao todo 4 personagens jog√°veis no come√ßo do jogo, com mais um destravado ao finalizar o modo hist√≥ria.

  Nada de muito significativo foi mudado na jogabilidade de cada um deles, ent√£o se voc√™ j√° est√° acostumado com a s√©rie Sonic, tudo ser√° bem natural aqui. Talvez a Amy seja a que mais teve mudan√ßas, j√° que agora ela copia as habilidades b√°sicas que todos os personagens tem, ao inv√©s de ser completamente diferente, como era na s√©rie Advance.

  A grande novidade aqui √© a novata Trip, que possui habilidades que mesclam todos os Chaotix.

  Em termos da f√≠sica do jogo, √© quase id√™ntica a dos cl√°ssicos, as diferen√ßas s√£o pequenas e quase impercept√≠veis para qualquer jogador de longa data, ent√£o n√£o precisa se preocupar com o jogo sendo um Sonic 4 da vida.

  Sonic the Hedgehog: o ser mais r√°pido de todos! Sonic the Hedgehog corre a velocidades incr√≠veis e est√° sempre pronto para encarar quem amea√ßa seus amigos, sua liberdade ou a natureza do mundo.

  Ele adora relaxar quando n√£o est√° em uma aventura, mas nunca recusa o desafio de frustrar os planos malignos do Dr. Eggman.

  Amy Rose: Amy, que ainda est√° aprendendo a usar sua for√ßa surpreendente, √© um ouri√ßo cor-de-rosa que empunha o gigante martelo Piko Piko.

  Ela tem um senso de justi√ßa inabal√°vel e sempre segue o que o cora√ß√£o diz para proteger os inocentes, mesmo que isso signifique arriscar a pr√≥pria vida.

  Miles “Tails” Prower: Miles “Tails” Prower √© uma raposa cheia de energia, um mec√Ęnico genial e o piloto do avi√£o do Sonic, o Tornado.

  Ele j√° sofreu bullying por causa da sua cauda extra, mas hoje em dia reconhece a for√ßa em ser diferente: ao girar ambas as caudas, ele √© capaz de voar a curtas dist√Ęncias! Um dos grandes amigos do Sonic, Tails √© o melhor companheiro que algu√©m poderia querer.

Knuckles the Echidna: Acredita-se que Knuckles the Echidna seja o √ļltimo do seu povo. Ele tem o dever de proteger a Esmeralda Mestre na Angel Island.

  Conhecido por sua imensa for√ßa, usa os punhos afiados para arrasar inimigos, escalar paredes e at√© destruir pedras. Planar √© outra de suas habilidades e permite que ele percorra as paisagens diversas da ilha e do mundo al√©m dela de forma r√°pida.

  Trip the Sungazer: ainda n√£o se sabe muito sobre a Trip, a misteriosa garota encontrada por Fang nas Northstar Islands.

  Embora um pouco desajeitada, Trip tem uma armadura robusta e foi recrutada por Fang e Dr. Eggman para ser a guarda-costas e guia deles pelas maravilhas desta regi√£o desconhecida.

  Fang the Hunter: N√£o jog√°vel, mas parte do enredo, Fang √© um jerboa* flex√≠vel muito sorrateiro que est√° sempre √† procura da pr√≥xima recompensa. Sendo um ca√ßador de recompensas, Fang the Hunter j√° teve diversos nomes ao longo dos anos, provavelmente devido ao status de procurado dele entre as autoridades.

  Seu principal meio de transporte, a Rainha Magn√≠fica, est√° em constante processo de melhorias para que ele sempre esteja um passo √† frente de todo mundo.

* Fang sempre foi descrito como uma doninha, mas quem trouxe a informação de que seria o animal jerboa (que não é doninha), é o próprio site oficial da Sega.

  Eggman: um g√™nio do mal com 300 de QI, o Dr. Eggman deseja expandir o Imp√©rio dele dominando o mundo. Com ex√©rcitos de rob√īs √† disposi√ß√£o, representa uma amea√ßa constante e est√° sempre em busca de aumentar o pr√≥prio poder por meio de objetos como as Esmeralda Chaos.

  Talvez seja esse o motivo de ele ter ido para as Northstar Islands…

Mapa-Mundi e Zonas

  Sonic Superstars conta com um total de 11 zonas, sendo que o n√ļmero de atos em cada uma varia de 1 a 3. Zonas com apenas um ato, tem esse ato sendo muito mais longo que os demais para compensar o fato de ser um ato √ļnico. J√° as zonas com 3 atos, o terceiro ato ser√° sempre opcional, sendo ele um ato exclusivo para um personagem ou um ato fruta (j√° vamos falar sobre este conceito logo mais abaixo).

  No final de todos os atos (com exce√ß√£o do ato da Amy e dos atos fruta), voc√™ ter√° que enfrentar um chefe, como j√° √© de costume nos jogos 2D do Sonic.

  O jogo conta com um Mapa-M√ļndi relativamente simples, parecido com o do Sonic Generations ou o Sonic Advance 3, onde existe uma esp√©cie de mapa onde voc√™ pode andar por ele e ir passando na frente de todas as zonas, o que inclui algumas transi√ß√Ķes entre elas. √Č um processo bem lento ir do come√ßo ao fim dele, mas felizmente voc√™ pode “entrar” em um ato qualquer e ir apertando para os lados para pular de ato em ato e chegar at√© o fim muito mais rapidamente.

  Uma coisa interessante e n√£o explicada √© que um portal pode aparecer no meio do nada durante os atos e entrar nele o jogar√° para uma mini fase b√īnus que dura apenas alguns segundos, onde o seu personagem se move em uma dire√ß√£o fixa e voc√™ pode se mover para os lados para pegar an√©is pelo caminho. Ao sair do portal, voc√™ ser√° jogado para um lugar diferente de onde entrou.

  Bridge Zone: zona inicial e com o tema cl√°ssico de floresta tropical/praiana. Relativamente simples, sem muitas armadilhas, mas com uma grande quantidade de caminhos diferentes. √Č vis√≠vel a quantidade de esfor√ßo e tempo que foi colocado aqui, h√° muito para se explorar e encontrar.
  Speed Jungle: outra zona com diversos caminhos para seguir e lugares para explorar, por√©m menos que a Bridge Zone. Com uma pegada de Stardust Speedway do Sonic CD, essa zona foi feita para alta velocidade. Explore as partes escuras da floresta com a ajuda das borboletas brilhantes.
  Sky Temple: hora de subir aos c√©us em uma zona claramente inspirada na Sky Sanctuary do Sonic & Knuckles. Corra pelas enorme estruturas r√ļsticas antes que elas sejam destru√≠das pelo vento, enquanto usa o vento para chegar a novos lugares.
  Pinball Carnival: como o nome sugere, √© hora de quicar por v√°rios rebatedores e flippers. Vire todas as moedas para conseguir um enorme b√īnus de an√©is. O ato 2 desta zona √© bem diferente, agora voc√™ pega carona em carrinhos de montanha russa que se movem a velocidades insanas e todos os badniks est√£o fantasiados de fantasmas.
  Lagoon City: com grande inspira√ß√£o na Hydrocity, est√° zona ter√° v√°rios grandes escorregadores de √°gua, assim como algumas se√ß√Ķes debaixo d’√°gua. Use os jatos de √°gua para subir mais alto, quique nos borrifadores e tome cuidado com as plataformas flutuantes. Sem sombra de d√ļvidas o poder da esmeralda √Āgua ser√° extremamente √ļtil aqui.
  Sand Sanctuary: zona de ato √ļnico e bem longo. Totalmente inspirada na Sandopolis do Sonic & Knuckles, se prepare para encarar muita areia movedi√ßa, cascatas de areia, escorregadores de areia e andar por uma cobra gigante. Uma novidade interessante aqui s√£o uma esp√©cie de corrim√£os magn√©ticos que prendem o seu personagem e o movem na dire√ß√£o em que eles v√£o.
  Press Factory: uma zona com um gimmicks muito irritantes. No ato 1, um pist√£o gigante ficar√° ao fundo batendo no ch√£o a cada poucos segundos, fazendo o seu personagem ser jogado para cima, caso esteja tocando no ch√£o, e pelo ato ser vertical, isso lhe joga para partes sem sa√≠das, for√ßando-o a voltar. O pior do pior da Wacky Workbench do Sonic CD. J√° no ato 2, uma nave ficar√° ao fundo com uma contagem regressiva nele. Corra o mais r√°pido que puder e pressione os grandes bot√Ķes que existem espalhados por todo o ato antes do tempo acabar. Se falhar, voc√™ morre.
  Golden Capital: uma zona com dois atos bem diferentes. No primeiro ato, voc√™ correr√° por vastos locais dourados, repletos de an√©is e com alguns momentos de pinball. J√° no segundo ato, voc√™ correr√° pelas forjas de lava que criam an√©is e outras coisas. Boa sorte com o chefe do ato 2, pois ele dura cerca de 6 minutos e se voc√™ morrer, recome√ßa do zero.
  Cyber Station: √ļltima zona de ato √ļnico e com um visual muito bom. V√°rios gimmicks de transforma√ß√Ķes existem aqui. Seja lhe transformar em um rato, lula ou foguete para poder atravessar uma parte do ato, ou transformar em energia para viajar pelos fios que se estendem por toda a zona. O chefe aqui vale a pena ser mencionado, pois na segunda fase dele, o rob√ī gigante que o Dr. Eggman usar√° contra voc√™, ser√° o prot√≥tipo que voc√™ tem selecionado no Modo Batalha.
  Frozen Base: uma zona com dois atos completamente diferentes. O primeiro ser√° algo bem “normal” e ser√° algo com tema de neve e esteiras rolantes. J√° o ato 2 ser√° uma homenagem ao jogo Fantasy Zone, onde voc√™ entrar√° em um Eggmobile (que faz refer√™ncia ao jogo de origem do personagem que voc√™ est√° jogando) e ir√° para um jogo de navinha, onde voc√™ deve destruir todos os grandes ovnis.
  Egg Fortress: √ļltima zona do jogo que tecnicamente possui dois atos. O primeiro ato ser√° a cl√°ssica fortaleza do Dr. Eggman, com v√°rias coisas explodindo, caindo e sendo destru√≠das, al√©m de se√ß√Ķes sem gravidade e partes rotat√≥rias. J√° o ato 2 √© algo interessante, pois no final do ato 1, o Dr. Eggman ativar√° uma m√°quina que faz o tempo voltar, ent√£o agora, voc√™ jogar√° o ato 1 de tr√°s para frente e com tudo sendo “desdestru√≠do” conforme voc√™ passa. Aqui voc√™ enfrenta os chefes finais dos modos hist√≥rias, eles ser√£o bem longos e dif√≠ceis, e, como sempre, se morrer, recome√ßa do zero.
  Colet√°veis

  Sonic Superstars trouxe 3 tipos de colet√°veis: Medalhas, Frutas e badniks dourados. Todos os atos (com exce√ß√£o da Frozen Base ato 2), possuem esses colet√°veis espalhados, al√©m das Fases Extras e Est√°gios Especiais.

  Um detalhe importante √© que ap√≥s coletar as Medalhas e as Frutas que est√£o espalhados nos atos, voc√™ deve terminar o ato sem morrer para que eles sejam adicionados a sua cole√ß√£o. Passar em um Marcador de Ponto n√£o ir√° salv√°-los! Medalhas coletadas em Fases Extras ou Fases Especiais s√£o adicionadas automaticamente no final dos mesmos.

  Frutas: existe exatamente uma fruta em cada ato do jogo, com exce√ß√£o da Frozen Base ato 2 e do ato exclusivo da Amy. Existe uma chance de conseguir uma fruta no final dos atos 2, quando voc√™ destr√≥i a c√°psula de flickies ap√≥s derrotar o Dr. Eggman. Elas servem para voc√™ acessar os Atos Frutas que s√£o uma esp√©cie de fase b√īnus, onde voc√™ tem que fugir do raio enquanto coleta o m√°ximo poss√≠vel de an√©is para conseguir Medalhas no final, ou seja, as frutas s√£o uma moeda de troca para se conseguir ainda mais Medalhas.

  Medalhas: bem mais comuns que as frutas e espalhadas por v√°rias partes de todos os atos (menos a Frozen Base ato 2 e o ato exclusivo da Amy), voc√™ pode encontrar at√© mesmo pilhas de 5 medalhas em um s√≥ lugar. Elas servem apenas para comprar cosm√©ticos no Modo Batalha. Voc√™ tamb√©m recebe medalhas como recompensa por assistir os cr√©ditos do jogo, voc√™ pode ganhar at√© 12 dependendo de quantos an√©is voc√™ conseguir coletar durante a sequ√™ncia, e tamb√©m ao final de cada ato, dependendo da sua pontua√ß√£o final.

  Badnik Dourado: escondido em todos os atos, menos os atos frutas e o ato 2 da Frozen Base, existe um badnik dourado. Destru√≠-lo e completar o ato sem morrer deixar√° marcado no Mapa M√ļndi que voc√™ o coletou naquele ato. O badnik dourado do ato 2 da Pinball Carnival √© ningu√©m menos que o Tails Doll. Pegar todos infelizmente n√£o destrava nada no jogo, √© mais a t√≠tulo de completar 100%, mas voc√™ ganha 1 Medalha para cada um deles. Ap√≥s coletar o badnik de um ato, ele nunca mais aparecer√°.

  Est√°gio Extra

  Cl√°ssicos dos jogos do Sonic desde o Sonic 3 do Mega, ao passar por um Marcador de Ponto com pelo menos 50 an√©is, um portal se abrir√° acima do mesmo que o levar√° para uma Fase Extra.

  Eles s√£o totalmente baseados nos Est√°gios Especiais do Sonic 1 do Mega, por√©m menos nauseantes e com mais recursos.

  Para come√ßar, s√£o 3 se√ß√Ķes que voc√™ passa uma de cada vez. Em cada uma delas, existe uma Medalha no final e ao peg√°-la, voc√™ ser√° jogado para a pr√≥xima se√ß√£o, ou seja, voc√™ pode pegar at√© 3 Medalhas por Est√°gio Extra.

  Existem v√°rios est√°gios extras e a dificuldade vai aumentando progressivamente, assim como a quantidade de coisas para interagir e afetar o tra√ßado, como por exemplo, blocos que abrem passagens para novas partes ou que alternam partes do tra√ßado.

  O mesmo Est√°gio Extra se repetir√° at√© que voc√™ consiga pegar ao menos 1 Medalha. Pegar ao todo 100 an√©is garante uma Medalha extra. Pegar todos os an√©is garante o B√īnus de Perfeito, que concede 10.000 pontos e destrava todas as partes do NiGHTS para o modo batalha.

  Est√°gios Especiais

  Outro padr√£o nos jogos do Sonic, an√©is dourados gigantes est√£o escondidos por todas as zonas, exceto o ato 2 da Frozen Base, pule neles e voc√™ ser√° transportado para o Est√°gio Especial.

  Completamente in√©ditos, aqui voc√™ usa um la√ßo de energia para se agarrar a algo que estiver na sua frente e ir se balan√ßando at√© conseguir la√ßar a esmeralda. Se acostume com o tempo e o balan√ßo e voc√™ conseguir√° ir para frente em um bom ritmo.

  Existem v√°rios objetos para se la√ßar, desde an√©is a bombas. Embora pare√ßa loucura, la√ßar bombas √© uma excelente ideia, pois voc√™ pode se jogar para frente com um bom impulso, mas precisa soltar o la√ßo antes de bater na bomba, caso contr√°rio voc√™ ser√° atingido e perder√° muito tempo. Fa√ßa bom uso dos boosters para ganhar ainda mais impulso e alcan√ßar a esmeralda, pois nos √ļltimos est√°gios voc√™ precisar√° deles.

  Voc√™ pode pegar apenas uma esmeralda por zona, ap√≥s isso, todos os an√©is gigantes ficar√£o azuis e entrar neles o levar√° para um Est√°gio Especial que voc√™ j√° completou, mas desta vez voc√™ ganhar√° 5 Medalhas ao inv√©s de uma esmeralda. Esmeraldas pegas no Modo Hist√≥ria s√£o transferidas para a Hist√≥ria da Trip.

  Poderes das Esmeraldas

  Sonic Superstars d√° uma √™nfase maior para as esmeraldas que os demais jogos do Sonic. Agora n√£o √© mais tudo ou nada, ou seja, ou voc√™ tem todas as 7 esmeraldas ou voc√™ n√£o tem nada. Cada esmeralda possui um poder √ļnico, algo semelhante aos Wisps do Sonic Colors.

  Ap√≥s pegar uma esmeraldas, voc√™ ser√° jogado para um breve tutorial mostrando o que o poder dessa esmeralda faz.

  Cada poder pode ser usado apenas uma vez por ato e se voc√™ for atingido, o poder cessa imediatamente. Morrer ou passar por um Marcado de Ponto ir√° recarregar todos os poderes de todas as esmeraldas.

  Avatar: ao ativ√°-lo, v√°rias c√≥pias do seu personagem surgir√£o passando pela tela e causar√£o dano a qualquer inimigo que atingirem. Elas tamb√©m podem pegar an√©is, Medalhas e Frutas. Super √ļtil contra chefes, mas um pouco confuso, pois existem momentos em que fica f√°cil perder o seu personagem na tela.
  Canh√£o: quando ativado, permite que o seu personagem se dispare em qualquer dire√ß√£o como uma bola de fogo m√ļltiplas vezes. Causa dano ao que for atingido e permite que voc√™ suba bem alto ou viaje pelo ar e encontre locais escondidos.
  Vis√£o: escondido pelo tra√ßado de todas as zonas (com exce√ß√£o da Frozen Base ato 2), existem objetos invis√≠veis e que tamb√©m n√£o se pode interagir, at√© que voc√™ use o poder da Vis√£o, ent√£o esses objetos ser√£o revelados com um contorno roxo. Dura pouco tempo, ent√£o fique de olho no canto inferior direito da tela ou fique atento ao alerta sonoro para saber quando ativar este poder.
  √Āgua: um poder muito espec√≠fico, pois funciona apenas na √°gua. Enquanto voc√™ estiver dentro da √°gua ou houver uma cachoeira atr√°s de voc√™, este poder pode ser ativado permitindo que voc√™ escale a cachoeira ou nade livremente pela √°gua sem poder se afogar.
  Hera: ative-o enquanto estiver no ch√£o e uma hera come√ßar√° a crescer do ch√£o, carregando o seu personagem para cima, voc√™ pode inclin√°-la um pouco para os lados. A hera ter√° folhas ao seu redor, permitindo que outros personagens as usem como plataformas. Excelente para alcan√ßar partes altas da fase ou encontrar locais escondidos.
  Desacelera√ß√£o: ative este poder para desacelerar tudo ao seu redor, permitindo que voc√™ reaja a coisas que s√£o r√°pidas demais. Obrigat√≥rio para passar por certos obst√°culos, tamb√©m tem sua utilidade contra os chefes.
  Extra: ativa uma habilidade extra em cada personagem e que √© necess√°rio para destruir certos blocos para abrir caminho. O Sonic ganha acesso ao Homing Attack, enquanto que todos os outros personagens ganham algum tipo de ataque que dispara um proj√©til.
  Super: outro padr√£o dos jogos cl√°ssicos do Sonic, conseguir as 7 Esmeraldas do Caos permitir√° que voc√™ se transforme na forma super do seu personagem. Basta ter 50 an√©is e usar o poder do Super e o seu personagem agora ficar√° mais r√°pido e invenc√≠vel, podendo morrer apenas esmagado ou caindo em precip√≠cios. Voc√™ perde 1 anel por segundo para manter a transforma√ß√£o e pode destransformar quando quiser, basta usar o poder do Super novamente.

  Assim como no Origins e no Mania, todos os personagens podem se transformar na forma super, por√©m, apenas o Sonic e a Trip possuem uma forma super real, onde o modelos deles mudam, os demais personagens apenas “ganham super poderes” e ficam brilhando em amarelo.

Conte√ļdo Extra

  Como j√° virou normal, a s√©rie Sonic agora tem em seus jogos principais uma vers√£o deluxe contendo skins e outros cosm√©ticos, logo, o Sonic Superstars n√£o ficou de fora disso.

  Comprar a vers√£o deluxe lhe dar√° acesso a v√°rias skins da LEGO para todos os personagens, menos a Trip, al√©m de pap√©is de parede para os menus do jogo, skins para o seu avatar no Modo Batalha e as fases LEGO tamb√©m para o Modo Batalha.

  Outro DLC que foi lan√ßado junto com o jogo, √© a skin da Amy moderna para a Amy, essa skin foi dada de gra√ßa por um tempo limitado e est√° dispon√≠vel para compra.

  Skins cell shaded para o Sonic, Tails, Knuckles e Amy existem no jogo e ficaram dispon√≠veis para baixar de gra√ßa por alguns minutos logo ap√≥s o lan√ßamento do jogo, o que permitiu que algumas pessoas as pegassem de gra√ßa. Desde ent√£o esse pacote de skins foi removido da loja.

  Em Dezembro de 2023 uma skin natalina do Sonic foi adicionada de gra√ßa para ser baixada.

  Uma skin de pijama do Shadow foi adicionado para o Sonic. Tamb√©m gratuito.

  A rede de restaurantes americana IHOP, criou um card√°pio cheio de comidas baseadas nos personagens da s√©rie Sonic e tamb√©m com uma promo√ß√£o usando a pr√≥pria plataforma onde voc√™ pode trocar PanCoins por uma skin da Amy para qualquer vers√£o console do Sonic Superstars. A partir do dia 1 de Julho de 2024, essa skin da Amy Gar√ßonete Retr√ī ficou disponibilizada de gra√ßa em todas as plataformas, basta entrar na loja virtual e baixar.

An√°lise Geral

  Sonic Superstars n√£o conta com a equipe que fez o Sonic Mania, isso foi deixado claro assim que o jogo foi anunciado. Talvez o Tee Lopes seja o √ļnico que se manteve, mas o mesmo participou de apenas algumas m√ļsicas, sendo as demais a cargo do Jun Senoue, Hidenori Shoji, Rintaro Soma e Takahiro Kai, o que fez com que o jogo ficasse com uma briga de estilos tentando ver quem fica melhor e que no final n√£o parecem que fazem parte do mesmo jogo.

  O resultado √© que n√£o agradou muito, as m√ļsicas feitas pelo Tee Lopes claramente ficaram superiores e s√£o mais a cara de um jogo do Sonic. J√° o que o Jun Senoue fez, foi tentar novamente emular um estilo de som do Mega Drive, por√©m, √© claro que ele aprendeu e evoluiu com os erros do passado. Mesmo as m√ļsicas que ele fez n√£o sendo boas, elas est√£o melhores e mais “ouv√≠veis” do que o que foi feito no Sonic Origins e no Sonic 4.

  A impress√£o √© que a m√ļsica teve v√°rios problemas durante a produ√ß√£o do jogo ou deixaram para o √ļltimo segundo, pois todas as m√ļsicas que o Jun Senoue fez ainda est√£o nos arquivos do jogo, ent√£o claramente, ele fez todo o trabalho e depois chamaras os demais m√ļsicos para mud√°-las. Essa impress√£o fica ainda mais agravada quando voc√™ lembra que nos v√≠deos de gameplay iniciais que foram liberados oficialmente, as m√ļsicas do Sonic 4 estavam sendo usadas como tapa buraco.

  Em termos de jogabilidade, a f√≠sica √© quase id√™ntica ao Sonic Mania e, consequentemente, os jogos cl√°ssicos do ouri√ßo azul. Muito se duvidou a respeito disso at√© o lan√ßamento do jogo, mas aspectos b√°sicos como, acelera√ß√£o, Giro Pelo Ar, Spindash, Pulo, etc, s√£o literalmente id√™nticos aos cl√°ssicos.

  Apesar do jogo possuir v√°rias zonas, fica claro que as primeiras receberam mais aten√ß√£o. √Č n√≠tido como a Bridge Island e a Speed Jungle tem bem mais detalhes e s√£o repletas de caminhos alternativos e coisas escondidas, e como tudo isso diminui significativamente conforme voc√™ avan√ßa pelo jogo. A coisa n√£o chega ao ponto de virar linear, mas h√° uma clara diminui√ß√£o em termos de caminhos alternativos.

  A nostalgia e as refer√™ncias est√£o por todos os lados. V√£o de coisas simples como os cen√°rios das fases, a badniks, at√© a m√ļsicas e gimmicks que claramente foram baseados em partes dos jogos passados do Sonic. Elas remetem a jogos at√© mesmo da era 8 bits.

  O fato de voc√™ ter liberdade de trocar de personagens quando quiser antes de cada ato √© uma grande mudan√ßa. Se voc√™ quiser, pode jogar do come√ßo ao fim com o mesmo personagem, sendo apenas for√ßado a trocar nos atos espec√≠ficos de personagens, ou pode voltar ao mapa-m√ļndi no final do ato e trocar livremente de personagem e at√© mesmo skins.

  Graficamente e em termos de performance (pelo menos na vers√£o Steam), o jogo √© excelente. Sem d√ļvidas d√° para estranhar a mudan√ßa do estilo de arte, saindo dos pixels para modelos em 3D, especialmente depois do gosto ruim que o Sonic 4 deixou na boca dos f√£s. As anima√ß√Ķes, o modelo dos personagens, os cen√°rio, s√£o todos muito bem feitos e detalhados (menos os cen√°rios de fundo que s√£o bem simples). Quase n√£o se v√™ serrilhados no jogo.

  O modo Batalha √© bem divertido (se voc√™ encontrar pessoas para jogar), mas com apenas 4 modos de jogo, cada um contendo 4 fases, n√£o √© o suficiente para criar a longevidade que os desenvolvedores esperavam, ent√£o o modo acaba ficando cansativo rapidamente. De que adianta voc√™ se esfor√ßar para conseguir comprar as partes car√≠ssimas e customizar o seu avatar de batalha se n√£o tem gente pra ver e jogar?

  Outro grande ponto de reclama√ß√£o  √© em rela√ß√£o a dificuldade, muito se ouviu a respeito de inimigos ou gimmicks injustos e dif√≠ceis. Seja como for, o Sonic Superstars tr√°s de volta aquela sensa√ß√£o de dificuldade que era t√≠pica dos fliperamas l√° nos anos 90, o mesmo estilo de dificuldade que os jogos cl√°ssicos do ouri√ßo tinham na √©poca. Ou seja, voc√™ n√£o ir√° passar o jogo sem problemas e sem morrer na sua primeira tentativa, coisa que vinha se tornando comum nos jogos mais recentes do Sonic. Agora, voc√™ vai perder vidas no caminho, enquanto vai aprendendo a lidar com as situa√ß√Ķes e armadilhas que o jogo colocar√° na sua frente, enquanto progride. Talvez por isso o jogo n√£o tenha um contador de vidas nem sequer continues, ent√£o morrer n√£o √© t√£o punitivo quanto em outros jogos. Voc√™ simplesmente voltar√° at√© o √ļltimo ponto de salvamento.

  Com rela√ß√£o aos chefes, eles s√£o provavelmente o ponto mais baixo do jogo. Esse foi o pre√ßo pago por criar um jogo focado em cooperativo, pois se os chefes funcionassem do jeito normal, com 4 jogadores, eles seriam derrotados com muita facilidade, ent√£o foi necess√°rio criar ciclos de ataques e longos per√≠odos de invulnerabilidade. Infelizmente isso faz com que eles sejam bem longos e at√© um pouco entediantes se estiver jogando sozinho (o que deve ser o caso da maioria das pessoas), quebrando muito o ritmo fren√©tico pela qual a s√©rie Sonic √© conhecida. Somando isso ao fato de que as m√ļsicas dos chefes s√£o um dos pontos baixos do jogo, a coisa fica ainda pior. Calma que ainda n√£o acabou, pois, como j√° dito, os chefes s√£o bem longos (alguns passando de 6 minutos de dura√ß√£o), e n√£o possuem nenhum ponto de salvamento, ou seja, se voc√™ morrer tem que come√ßar tudo de novo.

  O modo cooperativo local do Modo Hist√≥ria √© bem decepcionante. Ele sofre do exato mesmo problema do Sonic 2 do Mega, onde √© muito f√°cil um jogador ficar para tr√°s e ter que ficar sendo recolocado o tempo todo. Mesmo com a c√Ęmera sendo mais afastada, ainda n√£o √© o suficiente e com a alta velocidade do jogo √© f√°cil deixar os outros jogadores para tr√°s. Para piorar, a c√Ęmera n√£o sabe qual jogador seguir, as vezes ela fica pulando de um personagem ao outro, deixando at√© mesmo quem est√° na frente sair da tela.

  As mudan√ßas feitas nas formas super tamb√©m gerou pol√™mica, agora apenas o Sonic e a novata Trip possuem uma forma super, tanto que o modelo deles at√© muda, enquanto que Tails, Knuckles e Amy apenas “ganham superpoderes”, basicamente desfazendo tudo o que aconteceu no Sonic 2, 3 & Knuckles, Mania e Origins. Uma mudan√ßa desnecess√°ria que n√£o agradou e que s√≥ causa mais inconsist√™ncias.

  Agora, a maior reclama√ß√£o de todas, um sentimento quase que un√Ęnime com rela√ß√£o ao Sonic Superstars: o pre√ßo. Provavelmente ningu√©m acredita que este jogo valha quase 300 reais. N√£o porque o jogo n√£o seja bom, mas porque simplesmente n√£o tem jogo o suficiente ali pra valer o pre√ßo de um jogo AAA. De todos os jogos recentes do ouri√ßo azul, sem sombra de d√ļvidas, este √© o que est√° com o pre√ßo mais fora da realidade e isso fez com que n√£o existissem muitas pessoas jogando, especialmente a longo prazo, resultando num modo multiplayer online quase morto desde o lan√ßamento.

  N√£o √© de se espantar que as vendas foram abaixo do esperado, como disse a pr√≥pria SEGA.

  No geral, Sonic Superstars √© um jogo divertido. N√£o √© perfeito e sem d√ļvidas precisa ser melhorado, mas se analisarmos como uma primeira tentativa, assim como o Sonic Frontiers foi, afinal √© o primeiro jogo realmente novo em 2D do Sonic desde o famigerado Sonic 4, √© algo que precisa ser incentivado e criticado ao mesmo tempo, afinal, √© claro que est√£o tentando evoluir e criar o pr√≥ximo passo da s√©rie Sonic, mas desta vez sem se perder o foco do que faz Sonic ser Sonic.

Curiosidades

  -Quando o site oficial do Superstars foi lan√ßado, uma imagem nele revelou acidentalmente o que seria o nome beta do jogo, no caso, Sonic Orion:

  -Tee Lopes postou em seu twitter pessoal em quais m√ļsicas do Superstars ele trabalhou, e o estilo dele fica claro em todas:

  • Opening/Title Screen (Arranger)*
  • Bridge Island Act 1 (Arranger)*
  • Bridge Island Act 2 (Arranger/Co-composer)*
  • Speed Jungle Act 1 (Composer)
  • Sand Sanctuary Act 1 (Composer)
  • Lagoon City Act 2 (Composer)
  • Chaos Emerald Special Stage (Composer)
  • Super Sonic (Co-composer)*
  • Invincibility (Co-composer)*

* com o Jun Senoue.

  -Ainda no tema Tee Lopes, o mesmo postou em seu twitter pessoal que a inspira√ß√£o para a m√ļsica da Speed Jungle ato 1 foi a floresta Amaz√īnica brasileira!

  -O Sonic possui um easter egg em sua anima√ß√£o. Ao correr na velocidade m√°xima por um tempo, por um √ļnico quadro da anima√ß√£o, o ouri√ßo pegar√° um chili dog na m√£o:

  Ficha T√©cnica 
Capa do jogo Dados
    Nome: Sonic Superstars
  Plataformas: Playstation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, Epic e Steam
  G√™nero: Plataforma/A√ß√£o
  Distribuidora: SEGA
  Desenvolvedores: Sonic Team
  Idioma: Multi-Idiomas
  Data de Lan√ßamento: 17/10/2023
Avaliação Prós/Contras
Gr√°ficos: 8
Som: 6
Jogabilidade: 10
Divers√£o: 7
Nota Final: 7

  Pr√≥s: refer√™ncias por todos os lados, gr√°ficos muito bons, dificuldade estilo arcade que a franquia Sonic possu√≠a nos anos 90, bom fator de replay, v√°rios personagens jog√°veis e com anima√ß√Ķes muito bem feitas, retorno de personagens das antigas, nova personagem bem constru√≠da, cooperativo local e modo multiplayer online com customiza√ß√£o do seu avatar.

  Contras: jogo feito com modo cooperativo em mente o que entra em conflito com quem joga sozinho, chefes que duram uma eternidade e com diversos ciclos, cen√°rios de fundos simplistas, hist√≥ria mal explicada, m√ļsicas que poderiam ser melhor e pre√ßo absurdamente alto.

Diga n√£o ao pl√°gio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 31/03/2024
Atualizado em: 01/07/2024