Durante a Summer Games Fest de 2023, que aconteceu no começo de Junho, um novo jogo 2D do Sonic foi anunciado do nada:
Algo que pegou todos de surpresa, um novo jogo do Sonic em 2D que não somente seria algo realmente novo, coisa que não acontecia desde o Sonic 4, mas também usaria modelos em 3D ao invés do estilo de pixels. Tudo isso levantou muitas dúvidas com relação a como ficaria a jogabilidade, se seria algo desastroso como o Sonic 4, ou se seguiriam a linha do Sonic Mania.
Conforme o tempo foi passando, não muito era revelado. E para piorar a SEGA não permitia que as pessoas filmassem o Superstars nos eventos onde ele estava disponível para jogar (coisa que está virando a norma), então muito começou a ser especulado sobre a qualidade do jogo, já que o mesmo estava sendo feito do zero em Unity.
Tudo isso se juntou com a preocupação do grande enfoque no modo cooperativo local, onde a cada vídeo que a SEGA revelada, mostrava que o jogo estava sendo feito com isso em mente, o que poderia prejudicar a experiência de se jogar sozinho, que muito provavelmente seria como a maioria das pessoas jogaria.
Enredo oficial
Como já virou costume, toda a história que antecede o jogo foi contada através de uma comic e de uma animação. A comic conta como o Dr. Eggman e o Fang chegaram na Northstar Island, enquanto que a animação mostra o que acontece logo em seguida. Desta vez tudo com direito a versão em português oficial direto da SEGA:
Agora cabe ao Sonic e seus amigos chegarem na ilha, descobrir os seus segredos e parar a dupla de vilões antes que seja tarde demais.
Novidades
Sonic Superstars possui uma boa gama de novidades comparado com os jogos anteriores, mas ainda mantém os padrões dos jogos clássicos do ouriço ao mesmo tempo que tenta levar a franquia adiante, deixando para trás o estilo pixel e partindo para modelos em 3D, algo que o Sonic 4 tentou fazer.
O quarteto clássico está presente e jogável, Sonic, Tails, Knuckles e Amy estão disponíveis logo de cara e com uma nova personagem para se destravar mais tarde (Trip).
Outra grande novidade é o modo cooperativo. Agora é possível jogar com até 4 jogadores em multiplayer local, sendo que os 4 jogadores ficam na tela ao mesmo tempo no Modo História. Já no Modo Batalha, a tela se divide em até 4 para acomodar cada jogador.
Finalmente um jogo do Sonic clássico com modo online chegou, Sonic Superstars dispõe da opção de jogar o Modo Batalha online contra pessoas ao redor do mundo! Crie o seu próprio avatar aqui e compita em 4 modos diferentes para ver quem é o melhor.
Uma novidade que causou um pouco entre os fãs, foi a retirada das vidas e continues, algo padrão nos jogos clássicos do ouriço. Agora você pode morrer quantas vezes quiser, que sempre retornará ao último Marcador de Ponto.
A maior novidade do Sonic Superstars são as mudanças nas Esmeraldas do Caos. Agora, cada esmeralda destrava um poder diferente para o seu personagem usar, algo semelhante aos poderes dos Wisps. Ou seja, agora você tem o que fazer com as esmeraldas enquanto não consegue pegar todas as 7.
No mais é um jogo inspirado nos clássicos, com todos os elementos que conhecemos (caixas de itens, Estágios Extras, Estágios Especiais e etc).
Requerimentos
Para poder jogar o Sonic Superstars no seu computador, você precisa de:
MÍNIMOS:
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
SO: Windows 10 / 11
Processador: Intel Core i5-2300 ou AMD FX-4350
Memória: 6 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTS 450, 1 GB ou AMD Radeon HD 5770, 1 GB
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
Outras observações: 720p Low @ 60 FPS
RECOMENDADO:
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
SO: Windows 10 / 11
Processador: Intel Core i5-3470 ou AMD FX-6300
Memória: 6 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 560, 1 GB ou AMD Radeon HD 5870, 2 GB
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
Outras observações: 1080p High @ 60 FPS
Menus
Sonic Superstars contém alguns menus. Na tela de menus inicia, você tem a opção de mudar o fundo de tela, caso tenha comprado a versão Deluxe (nada especial, são todas imagens que já existiam):
–Modo História: aqui é onde você joga o modo “normal” de qualquer jogo do Sonic. Escolha o seu personagem inicial e passe por todas as zonas até derrotar o chefe final. Jogue sozinho ou em multiplayer local de até 4 jogadores.
–História da Trip: sim, a novata tem um modo história solo. Aqui você descobrirá um pouco mais da jornada da personagem.
–Última História: hora da batalha final. Aqui você enfrentará o verdadeiro chefe final.
–Modo Batalha: crie seu avatar e enfrente outros jogadores local ou online em partidas rápidas variadas.
–Contra o Tempo: o bom e velho modo Time Attack. Jogue qualquer fase do Modo História com qualquer um dos personagens jogáveis e compita pela melhor classificação online.
–Loja da Steam: minimize o jogo e vá para a loja do Sonic Superstars na Steam, onde você será tentado a gastar ainda mais dinheiro em skins.
–Sair do Jogo: fecha o jogo.
Modo História
Aqui é onde você joga o modo normal de jogo, por assim dizer, assim como sempre foi nos jogos clássicos do Sonic. Corra por toda a história principal que o Sonic Superstars oferece, indo de zona em zona até derrotar o chefe final.
Neste modo você escolhe o seu personagem logo de cara, mas não fica preso a ele até o fim, você pode trocar a qualquer momento, basta voltar para o mapa-múndi no menu de pausa ou ao final de um ato.
Cada personagem possui algumas custscenes únicas, então vale a pena jogar do começo ao fim com cada personagem para aproveitar ao máximo. Sem contar que o jogo dá a impressão que todos os personagens estão avançando ao mesmo tempo da forma com que você pode encontrá-los nos cenários de algumas fases, então não estranhe se do nada você está jogando com o Knuckles e começa a ver o Sonic correndo pelo cenário de fundo.
Você pode jogar o Modo História sozinho ou com até 4 pessoas local. Infelizmente não existe opção online aqui.
História da Trip
Finalizar o Modo História destravará não somente a Trip como personagem jogável, mas também um modo história só para ela.
Este modo história é algo semelhante ao que o Knuckles tem no Sonic 3 & Knuckles, ou seja, você jogará pelo Modo História normal, porém com muitos novos desafios.
A História da Trip é basicamente uma versão difícil do Modo História, onde existirão muito mais inimigos e armadilhas para você superar, sem contar que os chefes terão ciclos de ataques novos, então se prepare para uma dose de desafio maior. Felizmente, você mantém todas as esmeraldas que tinha no Modo História, então se você o finalizar com todas as 7 não precisará se preocupar em pegá-las aqui.
Claro que o chefe final da Trip será diferente do que você havia enfrentado antes e, claro, bem mais difícil.
Este modo história é exclusivo para um jogador.
Última História
Hora de enfrentar a grande ameaça que foi liberada. A fonte de poder que o Dr. Eggman buscava.
Provavelmente o chefe mais confuso da série Sonic, ele aparenta aparecer do nada e sem explicação. O jogo não deixa claro o que está acontecendo, simplesmente um dragão gigante e roxo aparece e cabe ao Super Sonic derrotá-lo. E para piorar o dragão se parece muito com a forma super da Trip, o que fez algumas pessoas pensarem que era ela.
Nada no chefe fica claro do que é para se fazer, todos os ataques dele são um verdadeiro jogo de tentativa e erro do que você tem que fazer para causar dano e para piorar, existem ataques em que você não pode fazer nada, são verdadeiros desperdícios de tempo apenas para drenar mais anéis do Super Sonic. É literalmente sentar e esperar.
Aqui tentaram imitar o que são as lutas contra os titãs do Sonic Frontiers, mas claro que em 2D. Até que ficou bom, mas muito confuso.
Modo Batalha
Finalmente uma das coisas que os fãs vem pedindo há anos aconteceu, um modo multi jogador online em um jogo do Sonic inspirado nos clássicos.
Este modo lembra bastante o modo VS do Sonic 2 de 16 bits, porém você faz mais do que apenas correr até o fim da fase. Existem ao todo 4 modos de batalha aqui: Sobrevivência, Caça-Estrelas, Eletrobriga e Corrida, onde você deve fazer coisas diferentes em cada um deles.
Você pode jogar tanto online quanto offline. Caso jogue online, você poderá aumentar o seu rank e receberá medalhas de recompensa dependendo da sua colocação (10 medalhas para o primeiro lugar e 1 para o último). Caso jogue off-line, você poderá ter o modo com tela dividida.
O sistema de rankeamento é diferente dos demais jogos, onde você é classificado de acordo com a sua habilidade. Aqui rank é sempre progressivo, ou seja, você sempre ganha pontos, e todos começam no primeiro rank.
Os ranks são: Iniciante, Corredor, Lutador, Soldado, Guerreiro, Destruidor, Especialista, Campeão, Mestre e Grão-Mestre. Após o Grão-Mestre, você irá para o Bronze – Iniciante, reiniciando os ranks e indo até Bronze – Grão-Mestre. Depois virá Prata, Ouro, Platina, Lendário e Super. Estimasse que são necessárias 2140 vitórias (primeiro lugar), para chegar até o rank máximo, já que cada vitória conta como 10 pontos.
Todas as batalhas terão 8 jogadores e caso o jogo não consiga encontrar pessoas o suficiente, IAs serão adicionadas. Elas até que são bem mais ou menos, mas as vezes tem um pico de dificuldade que assusta, então tome cuidado.
Serão sempre 3 rodadas aqui e um modo de jogo nunca se repete, ou seja, você passará por apenas 3 dos 4 modos existentes por seção. Infelizmente você não tem controle nenhum sobre quais modos serão usados e nem pode editar as regras deles, mesmo que você crie um lobby privado.
Eletrobriga: o modo de Batalha mais caótico. Use o botão de ação para disparar bolas de eletricidade para frente e causar dano aos oponentes. Como não existem anéis aqui, se você for atingido morrerá na hora, mas não se preocupe, pois você reaparece após alguns segundos.
Todas as caixas de itens aqui servem para ampliar o poder do seu ataque, mas valem somente para o seu próximo disparo, então seja estratégico. Você pode acumular até 3 caixas de item por vez para disparar uma rajada enorme de eletricidade para frente.
Devido ao caos que pode se abater aqui e a falta de invulnerabilidade quando você reaparece (você pode morrer de novo antes mesmo de poder mexer o seu personagem), é relativamente comum o vencedor ter apenas 2 pontos, então não se espante caso termine com 0 pontos.
Ganha quem tiver mais pontos quando acabar o tempo, você perde 1 ponto ao ser abatido.
Sobrevivência: como o nome sugere, sua missão aqui é sobreviver o máximo de tempo possível. Várias plataformas flutuantes estão presentes aqui, mas se você ficar tempo demais sobre elas, elas desabam. Ao fundo, sete canhões dispararão sem parar nas plataformas que ainda restam, destruindo-as e causando dano a quem estiver no caminho.
Quem cair fora do mapa, é eliminado até o fim da rodada. Vence quem for o último restante na arena ou quem sobrar quando o tempo acabar.
Quanto mais tempo se passa, mais rápido os canhões começam a atirar, portanto evite destruir plataformas a menos que queira acelerar o fim da rodada, mas tome cuidado pra não acabar caindo.
As caixas de item aqui são aleatórias e podem conter Power Sneakers (que aumenta a sua velocidade por cerca de 5 segundos), ou a Banana (que joga uma casca de banana para trás do seu personagem assim que você o pega e outra depois de alguns segundos), portanto tente ser estratégico com as cascas de banana para tentar fazer os seus oponentes tropeçarem e caírem da arena.
Duas das quatro arenas possuem partes indestrutíveis no centro, então tente fazer bom uso delas.
Caça-Estrela: diversas estrelas aparecem ao longo do tempo na arena. Colete o máximo que puder antes do tempo acabar. Quanto mais tempo passa, mais rápido elas ressurgem.
O local onde elas aparecem não é aleatório, todas tem locais fixos para aparecerem e reaparecerem depois de pegas. São sempre em aglomerados de 3 estrelas, portanto memorize onde a maior quantidade delas costuma aparecer e fique por perto. Não fique correndo pela arena que nem um doido varrido, mesmo você podendo correr sem parar em qualquer direção, é melhor procurar uma área para ficar.
Tome cuidado, pois não são apenas estrelas que aparecem aqui, minas também aparecerão pela arena, geralmente próximo das estrelas, elas permanecem por um tempo e então explodem, causando dano ao redor. Evite-as ao máximo, pois ser atingido fará você perder uma quantidade aleatória de estrelas (de 0 a 10).
As caixas de itens aqui são aleatórias e podem conter Power Sneakers (mais velocidade por cerca de 5 segundos), ou o Escudo (que dura um tempo e lhe protege das minas uma vez).
Corrida: o modo mais básico e clássico que se pode esperar das batalhas. É simples como o nome diz, corra até a linha de chegada.
Claro que é simples no papel, pois os percursos são cheios de pequenos detalhes para se otimizar. Com tempo e prática o suficiente, dá pra terminar esses percursos em menos de 30 segundos facilmente.
Cada percurso foi muito bem construído e fazendo bom uso das mecânicas das zonas de onde são baseados, então sim, os 4 percursos são únicos e foram criados especialmente para o modo Batalha, logo se manter no caminho mais alto é sempre o mais rápido, claro que se você souber como tirar vantagem de cada inclinação, cada descida e cada pulo de precisão, portanto, não espere ter um bom tempo apenas segurando para frente e pulando de qualquer jeito.
Se o tempo acabar e alguém ainda não tiver cruzado a linha de chegada, esses jogadores serão classificados por ordem de quem estiver mais próximo da chegada.
Aqui as caixas de itens também são aleatórios e iguais as do modo Sobrevivência, ou seja, Power Sneakers (que se você souber como fazer bom uso é vitória garantida), e a Banana.
Loja
Parte integrante do Modo Batalha, aqui é onde você gasta as suas Medalhas para comprar cosméticos para customizar o seu avatar de batalha.
Você começa apenas com um protótipo sem nenhuma customização e sem nenhuma peça extra. Usando as Medalhas você pode comprar até 5 protótipos diferentes e customizá-los como quiser com o que está disponível na loja.
Claro que há muito para se destravar aqui, você começa apenas com coisas básicas e genéricas, e os destraváveis estão espalhados por todos os modos, ou seja, se quiser destravar tudo aqui, você deverá completar todos os modos histórias, comprar muitas coisas na loja e subir de rank no Modo Batalha.
Confiram a lista de completa da loja, incluindo preço e como destravar:
Cabeça:
(40) Metal Sonic – vença o ato do Sonic;
(25) Metal Tails – vença o ato do Tails;
(25) Metal Knuckles – vença o ato do Knuckles;
(25) Metal Amy – vença o ato da Amy;
(30) Metal Trip – termine o modo história da Trip;
(40) Metal NiGHTS – consiga um Bônus Perfeito (pegar todos os anéis) em qualquer Fase Extra;
(20) Urso Robótico;
(20) Fighter Maluco;
(25) Coelho Mecânico;
(25) Lobo Mecânico;
(25) Cabeça de Abóbora;
(25) Capacete de Cavaleiro;
(25) Cabeça de Palhaço;
(25) Capacete de Guerreiro;
(100) Máscara de Batalha – termine o Modo História;
(50) Cabeça de Caixa de Objetos – destrua um total de 100 caixas de objetos em qualquer modo história.
Corpo:
(30) Metal Sonic – vença o ato do Sonic;
(20) Metal Tails – vença o ato do Tails;
(20) Metal Knuckles – vença o ato do Knuckles;
(20) Metal Amy – vença o ato da Amy;
(25) Metal Trip – termine o modo história da Trip;
(30) Metal NiGHTS – consiga um Bônus Perfeito (pegar todos os anéis) em qualquer Fase Extra;
(15) Urso Robótico;
(15) Fighter Maluco.
Braços:
(25) Metal Sonic – vença o ato do Sonic;
(15) Metal Tails – vença o ato do Tails;
(15) Metal Knuckles – vença o ato do Knuckles;
(15) Metal Amy – vença o ato da Amy;
(20) Metal Trip – termine o modo história da Trip;
(25) Metal NiGHTS – consiga um Bônus Perfeito (pegar todos os anéis) em qualquer Fase Extra;
(10) Urso Robótico;
(10) Fighter Maluco.
Pernas:
(25) Metal Sonic – vença o ato do Sonic;
(15) Metal Tails – vença o ato do Tails;
(15) Metal Knuckles – vença o ato do Knuckles;
(15) Metal Amy – vença o ato da Amy;
(20) Metal Trip – termine o modo história da Trip;
(25) Metal NiGHTS – consiga um Bônus Perfeito (pegar todos os anéis) em qualquer Fase Extra;
(10) Urso Robótico;
(10) Fighter Maluco.
Acessórios:
(100) Mola – compre 30 itens quaisquer na Loja;
(200) Sirene de Emergência – vença qualquer ato fruta;
(100) Chaminé – termine x jogos no Modo Batalha;
(500) Ring Angelical – compre 100 itens quaisquer na Loja;
(300) Flicky – chegue ao rank Bronze – Iniciante;
(999) Ouro – chegue ao rank Ouro – Iniciante;
(999) Coração – chegue ao rank Platina – Iniciante;
(999) Arco-íris – chegue ao rank Lendário – Iniciante;
(999) Estrela – chegue ao rank Super – Iniciante.
Cor:
(5) Prata;
(10) Azul – vença o ato do Sonic;
(10) Amarelo – vença o ato do Tails;
(10) Vermelho – vença o ato do Knuckles;
(10) Rosa – vença o ato da Amy;
(10) Verde;
(10) Laranja – termine o modo História da Trip;
(10) Roxo – consiga um Bônus Perfeito (pegar todos os anéis) em qualquer Fase Extra;
(30) Preto – Compre 5 Protótipos.
Desenho:
(10) Sem Tema;
(50) Bolinhas – compre 10 itens quaisquer na Loja;
(50) Camuflagem – termine x jogos no Modo Batalha.
Protótipo:
(50) Protótipo.
Jogabilidade, Personagens e Habilidades
São ao todo 4 personagens jogáveis no começo do jogo, com mais um destravado ao finalizar o modo história.
Nada de muito significativo foi mudado na jogabilidade de cada um deles, então se você já está acostumado com a série Sonic, tudo será bem natural aqui. Talvez a Amy seja a que mais teve mudanças, já que agora ela copia as habilidades básicas que todos os personagens tem, ao invés de ser completamente diferente, como era na série Advance.
A grande novidade aqui é a novata Trip, que possui habilidades que mesclam todos os Chaotix.
Em termos da física do jogo, é quase idêntica a dos clássicos, as diferenças são pequenas e quase imperceptíveis para qualquer jogador de longa data, então não precisa se preocupar com o jogo sendo um Sonic 4 da vida.
Sonic the Hedgehog: o ser mais rápido de todos! Sonic the Hedgehog corre a velocidades incríveis e está sempre pronto para encarar quem ameaça seus amigos, sua liberdade ou a natureza do mundo.
Ele adora relaxar quando não está em uma aventura, mas nunca recusa o desafio de frustrar os planos malignos do Dr. Eggman.
Amy Rose: Amy, que ainda está aprendendo a usar sua força surpreendente, é um ouriço cor-de-rosa que empunha o gigante martelo Piko Piko.
Ela tem um senso de justiça inabalável e sempre segue o que o coração diz para proteger os inocentes, mesmo que isso signifique arriscar a própria vida.
Miles “Tails” Prower: Miles “Tails” Prower é uma raposa cheia de energia, um mecânico genial e o piloto do avião do Sonic, o Tornado.
Ele já sofreu bullying por causa da sua cauda extra, mas hoje em dia reconhece a força em ser diferente: ao girar ambas as caudas, ele é capaz de voar a curtas distâncias! Um dos grandes amigos do Sonic, Tails é o melhor companheiro que alguém poderia querer.
Knuckles the Echidna: Acredita-se que Knuckles the Echidna seja o último do seu povo. Ele tem o dever de proteger a Esmeralda Mestre na Angel Island.
Conhecido por sua imensa força, usa os punhos afiados para arrasar inimigos, escalar paredes e até destruir pedras. Planar é outra de suas habilidades e permite que ele percorra as paisagens diversas da ilha e do mundo além dela de forma rápida.
Trip the Sungazer: ainda não se sabe muito sobre a Trip, a misteriosa garota encontrada por Fang nas Northstar Islands.
Embora um pouco desajeitada, Trip tem uma armadura robusta e foi recrutada por Fang e Dr. Eggman para ser a guarda-costas e guia deles pelas maravilhas desta região desconhecida.
Fang the Hunter: Não jogável, mas parte do enredo, Fang é um jerboa* flexível muito sorrateiro que está sempre à procura da próxima recompensa. Sendo um caçador de recompensas, Fang the Hunter já teve diversos nomes ao longo dos anos, provavelmente devido ao status de procurado dele entre as autoridades.
Seu principal meio de transporte, a Rainha Magnífica, está em constante processo de melhorias para que ele sempre esteja um passo à frente de todo mundo.
* Fang sempre foi descrito como uma doninha, mas quem trouxe a informação de que seria o animal jerboa (que não é doninha), é o próprio site oficial da Sega.
Eggman: um gênio do mal com 300 de QI, o Dr. Eggman deseja expandir o Império dele dominando o mundo. Com exércitos de robôs à disposição, representa uma ameaça constante e está sempre em busca de aumentar o próprio poder por meio de objetos como as Esmeralda Chaos.
Talvez seja esse o motivo de ele ter ido para as Northstar Islands…
Mapa-Mundi e Zonas
Sonic Superstars conta com um total de 11 zonas, sendo que o número de atos em cada uma varia de 1 a 3. Zonas com apenas um ato, tem esse ato sendo muito mais longo que os demais para compensar o fato de ser um ato único. Já as zonas com 3 atos, o terceiro ato será sempre opcional, sendo ele um ato exclusivo para um personagem ou um ato fruta (já vamos falar sobre este conceito logo mais abaixo).
No final de todos os atos (com exceção do ato da Amy e dos atos fruta), você terá que enfrentar um chefe, como já é de costume nos jogos 2D do Sonic.
O jogo conta com um Mapa-Múndi relativamente simples, parecido com o do Sonic Generations ou o Sonic Advance 3, onde existe uma espécie de mapa onde você pode andar por ele e ir passando na frente de todas as zonas, o que inclui algumas transições entre elas. É um processo bem lento ir do começo ao fim dele, mas felizmente você pode “entrar” em um ato qualquer e ir apertando para os lados para pular de ato em ato e chegar até o fim muito mais rapidamente.
Uma coisa interessante e não explicada é que um portal pode aparecer no meio do nada durante os atos e entrar nele o jogará para uma mini fase bônus que dura apenas alguns segundos, onde o seu personagem se move em uma direção fixa e você pode se mover para os lados para pegar anéis pelo caminho. Ao sair do portal, você será jogado para um lugar diferente de onde entrou.
Bridge Zone: zona inicial e com o tema clássico de floresta tropical/praiana. Relativamente simples, sem muitas armadilhas, mas com uma grande quantidade de caminhos diferentes. É visível a quantidade de esforço e tempo que foi colocado aqui, há muito para se explorar e encontrar.
Speed Jungle: outra zona com diversos caminhos para seguir e lugares para explorar, porém menos que a Bridge Zone. Com uma pegada de Stardust Speedway do Sonic CD, essa zona foi feita para alta velocidade. Explore as partes escuras da floresta com a ajuda das borboletas brilhantes.
Sky Temple: hora de subir aos céus em uma zona claramente inspirada na Sky Sanctuary do Sonic & Knuckles. Corra pelas enorme estruturas rústicas antes que elas sejam destruídas pelo vento, enquanto usa o vento para chegar a novos lugares.
Pinball Carnival: como o nome sugere, é hora de quicar por vários rebatedores e flippers. Vire todas as moedas para conseguir um enorme bônus de anéis. O ato 2 desta zona é bem diferente, agora você pega carona em carrinhos de montanha russa que se movem a velocidades insanas e todos os badniks estão fantasiados de fantasmas.
Lagoon City: com grande inspiração na Hydrocity, está zona terá vários grandes escorregadores de água, assim como algumas seções debaixo d’água. Use os jatos de água para subir mais alto, quique nos borrifadores e tome cuidado com as plataformas flutuantes. Sem sombra de dúvidas o poder da esmeralda Água será extremamente útil aqui.
Sand Sanctuary: zona de ato único e bem longo. Totalmente inspirada na Sandopolis do Sonic & Knuckles, se prepare para encarar muita areia movediça, cascatas de areia, escorregadores de areia e andar por uma cobra gigante. Uma novidade interessante aqui são uma espécie de corrimãos magnéticos que prendem o seu personagem e o movem na direção em que eles vão.
Press Factory: uma zona com um gimmicks muito irritantes. No ato 1, um pistão gigante ficará ao fundo batendo no chão a cada poucos segundos, fazendo o seu personagem ser jogado para cima, caso esteja tocando no chão, e pelo ato ser vertical, isso lhe joga para partes sem saídas, forçando-o a voltar. O pior do pior da Wacky Workbench do Sonic CD. Já no ato 2, uma nave ficará ao fundo com uma contagem regressiva nele. Corra o mais rápido que puder e pressione os grandes botões que existem espalhados por todo o ato antes do tempo acabar. Se falhar, você morre.
Golden Capital: uma zona com dois atos bem diferentes. No primeiro ato, você correrá por vastos locais dourados, repletos de anéis e com alguns momentos de pinball. Já no segundo ato, você correrá pelas forjas de lava que criam anéis e outras coisas. Boa sorte com o chefe do ato 2, pois ele dura cerca de 6 minutos e se você morrer, recomeça do zero.
Cyber Station: última zona de ato único e com um visual muito bom. Vários gimmicks de transformações existem aqui. Seja lhe transformar em um rato, lula ou foguete para poder atravessar uma parte do ato, ou transformar em energia para viajar pelos fios que se estendem por toda a zona. O chefe aqui vale a pena ser mencionado, pois na segunda fase dele, o robô gigante que o Dr. Eggman usará contra você, será o protótipo que você tem selecionado no Modo Batalha.
Frozen Base: uma zona com dois atos completamente diferentes. O primeiro será algo bem “normal” e será algo com tema de neve e esteiras rolantes. Já o ato 2 será uma homenagem ao jogo Fantasy Zone, onde você entrará em um Eggmobile (que faz referência ao jogo de origem do personagem que você está jogando) e irá para um jogo de navinha, onde você deve destruir todos os grandes ovnis.
Egg Fortress: última zona do jogo que tecnicamente possui dois atos. O primeiro ato será a clássica fortaleza do Dr. Eggman, com várias coisas explodindo, caindo e sendo destruídas, além de seções sem gravidade e partes rotatórias. Já o ato 2 é algo interessante, pois no final do ato 1, o Dr. Eggman ativará uma máquina que faz o tempo voltar, então agora, você jogará o ato 1 de trás para frente e com tudo sendo “desdestruído” conforme você passa. Aqui você enfrenta os chefes finais dos modos histórias, eles serão bem longos e difíceis, e, como sempre, se morrer, recomeça do zero.
Coletáveis
Sonic Superstars trouxe 3 tipos de coletáveis: Medalhas, Frutas e badniks dourados. Todos os atos (com exceção da Frozen Base ato 2), possuem esses coletáveis espalhados, além das Fases Extras e Estágios Especiais.
Um detalhe importante é que após coletar as Medalhas e as Frutas que estão espalhados nos atos, você deve terminar o ato sem morrer para que eles sejam adicionados a sua coleção. Passar em um Marcador de Ponto não irá salvá-los! Medalhas coletadas em Fases Extras ou Fases Especiais são adicionadas automaticamente no final dos mesmos.
Frutas: existe exatamente uma fruta em cada ato do jogo, com exceção da Frozen Base ato 2 e do ato exclusivo da Amy. Existe uma chance de conseguir uma fruta no final dos atos 2, quando você destrói a cápsula de flickies após derrotar o Dr. Eggman. Elas servem para você acessar os Atos Frutas que são uma espécie de fase bônus, onde você tem que fugir do raio enquanto coleta o máximo possível de anéis para conseguir Medalhas no final, ou seja, as frutas são uma moeda de troca para se conseguir ainda mais Medalhas.
Medalhas: bem mais comuns que as frutas e espalhadas por várias partes de todos os atos (menos a Frozen Base ato 2 e o ato exclusivo da Amy), você pode encontrar até mesmo pilhas de 5 medalhas em um só lugar. Elas servem apenas para comprar cosméticos no Modo Batalha. Você também recebe medalhas como recompensa por assistir os créditos do jogo, você pode ganhar até 12 dependendo de quantos anéis você conseguir coletar durante a sequência, e também ao final de cada ato, dependendo da sua pontuação final.
Badnik Dourado: escondido em todos os atos, menos os atos frutas e o ato 2 da Frozen Base, existe um badnik dourado. Destruí-lo e completar o ato sem morrer deixará marcado no Mapa Múndi que você o coletou naquele ato. O badnik dourado do ato 2 da Pinball Carnival é ninguém menos que o Tails Doll. Pegar todos infelizmente não destrava nada no jogo, é mais a título de completar 100%, mas você ganha 1 Medalha para cada um deles. Após coletar o badnik de um ato, ele nunca mais aparecerá.
Estágio Extra
Clássicos dos jogos do Sonic desde o Sonic 3 do Mega, ao passar por um Marcador de Ponto com pelo menos 50 anéis, um portal se abrirá acima do mesmo que o levará para uma Fase Extra.
Eles são totalmente baseados nos Estágios Especiais do Sonic 1 do Mega, porém menos nauseantes e com mais recursos.
Para começar, são 3 seções que você passa uma de cada vez. Em cada uma delas, existe uma Medalha no final e ao pegá-la, você será jogado para a próxima seção, ou seja, você pode pegar até 3 Medalhas por Estágio Extra.
Existem vários estágios extras e a dificuldade vai aumentando progressivamente, assim como a quantidade de coisas para interagir e afetar o traçado, como por exemplo, blocos que abrem passagens para novas partes ou que alternam partes do traçado.
O mesmo Estágio Extra se repetirá até que você consiga pegar ao menos 1 Medalha. Pegar ao todo 100 anéis garante uma Medalha extra. Pegar todos os anéis garante o Bônus de Perfeito, que concede 10.000 pontos e destrava todas as partes do NiGHTS para o modo batalha.
Estágios Especiais
Outro padrão nos jogos do Sonic, anéis dourados gigantes estão escondidos por todas as zonas, exceto o ato 2 da Frozen Base, pule neles e você será transportado para o Estágio Especial.
Completamente inéditos, aqui você usa um laço de energia para se agarrar a algo que estiver na sua frente e ir se balançando até conseguir laçar a esmeralda. Se acostume com o tempo e o balanço e você conseguirá ir para frente em um bom ritmo.
Existem vários objetos para se laçar, desde anéis a bombas. Embora pareça loucura, laçar bombas é uma excelente ideia, pois você pode se jogar para frente com um bom impulso, mas precisa soltar o laço antes de bater na bomba, caso contrário você será atingido e perderá muito tempo. Faça bom uso dos boosters para ganhar ainda mais impulso e alcançar a esmeralda, pois nos últimos estágios você precisará deles.
Você pode pegar apenas uma esmeralda por zona, após isso, todos os anéis gigantes ficarão azuis e entrar neles o levará para um Estágio Especial que você já completou, mas desta vez você ganhará 5 Medalhas ao invés de uma esmeralda. Esmeraldas pegas no Modo História são transferidas para a História da Trip.
Poderes das Esmeraldas
Sonic Superstars dá uma ênfase maior para as esmeraldas que os demais jogos do Sonic. Agora não é mais tudo ou nada, ou seja, ou você tem todas as 7 esmeraldas ou você não tem nada. Cada esmeralda possui um poder único, algo semelhante aos Wisps do Sonic Colors.
Após pegar uma esmeraldas, você será jogado para um breve tutorial mostrando o que o poder dessa esmeralda faz.
Cada poder pode ser usado apenas uma vez por ato e se você for atingido, o poder cessa imediatamente. Morrer ou passar por um Marcado de Ponto irá recarregar todos os poderes de todas as esmeraldas.
Avatar: ao ativá-lo, várias cópias do seu personagem surgirão passando pela tela e causarão dano a qualquer inimigo que atingirem. Elas também podem pegar anéis, Medalhas e Frutas. Super útil contra chefes, mas um pouco confuso, pois existem momentos em que fica fácil perder o seu personagem na tela.
Canhão: quando ativado, permite que o seu personagem se dispare em qualquer direção como uma bola de fogo múltiplas vezes. Causa dano ao que for atingido e permite que você suba bem alto ou viaje pelo ar e encontre locais escondidos.
Visão: escondido pelo traçado de todas as zonas (com exceção da Frozen Base ato 2), existem objetos invisíveis e que também não se pode interagir, até que você use o poder da Visão, então esses objetos serão revelados com um contorno roxo. Dura pouco tempo, então fique de olho no canto inferior direito da tela ou fique atento ao alerta sonoro para saber quando ativar este poder.
Água: um poder muito específico, pois funciona apenas na água. Enquanto você estiver dentro da água ou houver uma cachoeira atrás de você, este poder pode ser ativado permitindo que você escale a cachoeira ou nade livremente pela água sem poder se afogar.
Hera: ative-o enquanto estiver no chão e uma hera começará a crescer do chão, carregando o seu personagem para cima, você pode incliná-la um pouco para os lados. A hera terá folhas ao seu redor, permitindo que outros personagens as usem como plataformas. Excelente para alcançar partes altas da fase ou encontrar locais escondidos.
Desaceleração: ative este poder para desacelerar tudo ao seu redor, permitindo que você reaja a coisas que são rápidas demais. Obrigatório para passar por certos obstáculos, também tem sua utilidade contra os chefes.
Extra: ativa uma habilidade extra em cada personagem e que é necessário para destruir certos blocos para abrir caminho. O Sonic ganha acesso ao Homing Attack, enquanto que todos os outros personagens ganham algum tipo de ataque que dispara um projétil.
Super: outro padrão dos jogos clássicos do Sonic, conseguir as 7 Esmeraldas do Caos permitirá que você se transforme na forma super do seu personagem. Basta ter 50 anéis e usar o poder do Super e o seu personagem agora ficará mais rápido e invencível, podendo morrer apenas esmagado ou caindo em precipícios. Você perde 1 anel por segundo para manter a transformação e pode destransformar quando quiser, basta usar o poder do Super novamente.
Assim como no Origins e no Mania, todos os personagens podem se transformar na forma super, porém, apenas o Sonic e a Trip possuem uma forma super real, onde o modelos deles mudam, os demais personagens apenas “ganham super poderes” e ficam brilhando em amarelo.
Conteúdo Extra
Como já virou normal, a série Sonic agora tem em seus jogos principais uma versão deluxe contendo skins e outros cosméticos, logo, o Sonic Superstars não ficou de fora disso.
Comprar a versão deluxe lhe dará acesso a várias skins da LEGO para todos os personagens, menos a Trip, além de papéis de parede para os menus do jogo, skins para o seu avatar no Modo Batalha e as fases LEGO também para o Modo Batalha.
Outro DLC que foi lançado junto com o jogo, é a skin da Amy moderna para a Amy, essa skin foi dada de graça por um tempo limitado e está disponível para compra.
Skins cell shaded para o Sonic, Tails, Knuckles e Amy existem no jogo e ficaram disponíveis para baixar de graça por alguns minutos logo após o lançamento do jogo, o que permitiu que algumas pessoas as pegassem de graça. Desde então esse pacote de skins foi removido da loja.
Em Dezembro de 2023 uma skin natalina do Sonic foi adicionada de graça para ser baixada.
Uma skin de pijama do Shadow foi adicionado para o Sonic. Também gratuito.
A rede de restaurantes americana IHOP, criou um cardápio cheio de comidas baseadas nos personagens da série Sonic e também com uma promoção usando a própria plataforma onde você pode trocar PanCoins por uma skin da Amy para qualquer versão console do Sonic Superstars. A partir do dia 1 de Julho de 2024, essa skin da Amy Garçonete Retrô ficou disponibilizada de graça em todas as plataformas, basta entrar na loja virtual e baixar.
Análise Geral
Sonic Superstars não conta com a equipe que fez o Sonic Mania, isso foi deixado claro assim que o jogo foi anunciado. Talvez o Tee Lopes seja o único que se manteve, mas o mesmo participou de apenas algumas músicas, sendo as demais a cargo do Jun Senoue, Hidenori Shoji,Rintaro Soma eTakahiro Kai, o que fez com que o jogo ficasse com uma briga de estilos tentando ver quem fica melhor e que no final não parecem que fazem parte do mesmo jogo.
O resultado é que não agradou muito, as músicas feitas pelo Tee Lopes claramente ficaram superiores e são mais a cara de um jogo do Sonic. Já o que o Jun Senoue fez, foi tentar novamente emular um estilo de som do Mega Drive, porém, é claro que ele aprendeu e evoluiu com os erros do passado. Mesmo as músicas que ele fez não sendo boas, elas estão melhores e mais “ouvíveis” do que o que foi feito no Sonic Origins e no Sonic 4.
A impressão é que a música teve vários problemas durante a produção do jogo ou deixaram para o último segundo, pois todas as músicas que o Jun Senoue fez ainda estão nos arquivos do jogo, então claramente, ele fez todo o trabalho e depois chamaras os demais músicos para mudá-las. Essa impressão fica ainda mais agravada quando você lembra que nos vídeos de gameplay iniciais que foram liberados oficialmente, as músicas do Sonic 4 estavam sendo usadas como tapa buraco.
Em termos de jogabilidade, a física é quase idêntica ao Sonic Mania e, consequentemente, os jogos clássicos do ouriço azul. Muito se duvidou a respeito disso até o lançamento do jogo, mas aspectos básicos como, aceleração, Giro Pelo Ar, Spindash, Pulo, etc, são literalmente idênticos aos clássicos.
Apesar do jogo possuir várias zonas, fica claro que as primeiras receberam mais atenção. É nítido como a Bridge Island e a Speed Jungle tem bem mais detalhes e são repletas de caminhos alternativos e coisas escondidas, e como tudo isso diminui significativamente conforme você avança pelo jogo. A coisa não chega ao ponto de virar linear, mas há uma clara diminuição em termos de caminhos alternativos.
A nostalgia e as referências estão por todos os lados. Vão de coisas simples como os cenários das fases, a badniks, até a músicas e gimmicks que claramente foram baseados em partes dos jogos passados do Sonic. Elas remetem a jogos até mesmo da era 8 bits.
O fato de você ter liberdade de trocar de personagens quando quiser antes de cada ato é uma grande mudança. Se você quiser, pode jogar do começo ao fim com o mesmo personagem, sendo apenas forçado a trocar nos atos específicos de personagens, ou pode voltar ao mapa-múndi no final do ato e trocar livremente de personagem e até mesmo skins.
Graficamente e em termos de performance (pelo menos na versão Steam), o jogo é excelente. Sem dúvidas dá para estranhar a mudança do estilo de arte, saindo dos pixels para modelos em 3D, especialmente depois do gosto ruim que o Sonic 4 deixou na boca dos fãs. As animações, o modelo dos personagens, os cenário, são todos muito bem feitos e detalhados (menos os cenários de fundo que são bem simples). Quase não se vê serrilhados no jogo.
O modo Batalha é bem divertido (se você encontrar pessoas para jogar), mas com apenas 4 modos de jogo, cada um contendo 4 fases, não é o suficiente para criar a longevidade que os desenvolvedores esperavam, então o modo acaba ficando cansativo rapidamente. De que adianta você se esforçar para conseguir comprar as partes caríssimas e customizar o seu avatar de batalha se não tem gente pra ver e jogar?
Outro grande ponto de reclamação é em relação a dificuldade, muito se ouviu a respeito de inimigos ou gimmicks injustos e difíceis. Seja como for, o Sonic Superstars trás de volta aquela sensação de dificuldade que era típica dos fliperamas lá nos anos 90, o mesmo estilo de dificuldade que os jogos clássicos do ouriço tinham na época. Ou seja, você não irá passar o jogo sem problemas e sem morrer na sua primeira tentativa, coisa que vinha se tornando comum nos jogos mais recentes do Sonic. Agora, você vai perder vidas no caminho, enquanto vai aprendendo a lidar com as situações e armadilhas que o jogo colocará na sua frente, enquanto progride. Talvez por isso o jogo não tenha um contador de vidas nem sequer continues, então morrer não é tão punitivo quanto em outros jogos. Você simplesmente voltará até o último ponto de salvamento.
Com relação aos chefes, eles são provavelmente o ponto mais baixo do jogo. Esse foi o preço pago por criar um jogo focado em cooperativo, pois se os chefes funcionassem do jeito normal, com 4 jogadores, eles seriam derrotados com muita facilidade, então foi necessário criar ciclos de ataques e longos períodos de invulnerabilidade. Infelizmente isso faz com que eles sejam bem longos e até um pouco entediantes se estiver jogando sozinho (o que deve ser o caso da maioria das pessoas), quebrando muito o ritmo frenético pela qual a série Sonic é conhecida. Somando isso ao fato de que as músicas dos chefes são um dos pontos baixos do jogo, a coisa fica ainda pior. Calma que ainda não acabou, pois, como já dito, os chefes são bem longos (alguns passando de 6 minutos de duração), e não possuem nenhum ponto de salvamento, ou seja, se você morrer tem que começar tudo de novo.
O modo cooperativo local do Modo História é bem decepcionante. Ele sofre do exato mesmo problema do Sonic 2 do Mega, onde é muito fácil um jogador ficar para trás e ter que ficar sendo recolocado o tempo todo. Mesmo com a câmera sendo mais afastada, ainda não é o suficiente e com a alta velocidade do jogo é fácil deixar os outros jogadores para trás. Para piorar, a câmera não sabe qual jogador seguir, as vezes ela fica pulando de um personagem ao outro, deixando até mesmo quem está na frente sair da tela.
As mudanças feitas nas formas super também gerou polêmica, agora apenas o Sonic e a novata Trip possuem uma forma super, tanto que o modelo deles até muda, enquanto que Tails, Knuckles e Amy apenas “ganham superpoderes”, basicamente desfazendo tudo o que aconteceu no Sonic 2, 3 & Knuckles, Mania e Origins. Uma mudança desnecessária que não agradou e que só causa mais inconsistências.
Agora, a maior reclamação de todas, um sentimento quase que unânime com relação ao Sonic Superstars: o preço. Provavelmente ninguém acredita que este jogo valha quase 300 reais. Não porque o jogo não seja bom, mas porque simplesmente não tem jogo o suficiente ali pra valer o preço de um jogo AAA. De todos os jogos recentes do ouriço azul, sem sombra de dúvidas, este é o que está com o preço mais fora da realidade e isso fez com que não existissem muitas pessoas jogando, especialmente a longo prazo, resultando num modo multiplayer online quase morto desde o lançamento.
Não é de se espantar que as vendas foram abaixo do esperado, como disse a própria SEGA.
No geral, Sonic Superstars é um jogo divertido. Não é perfeito e sem dúvidas precisa ser melhorado, mas se analisarmos como uma primeira tentativa, assim como o Sonic Frontiers foi, afinal é o primeiro jogo realmente novo em 2D do Sonic desde o famigerado Sonic 4, é algo que precisa ser incentivado e criticado ao mesmo tempo, afinal, é claro que estão tentando evoluir e criar o próximo passo da série Sonic, mas desta vez sem se perder o foco do que faz Sonic ser Sonic.
Curiosidades
-Quando o site oficial do Superstars foi lançado, uma imagem nele revelou acidentalmente o que seria o nome beta do jogo, no caso, Sonic Orion:
-Tee Lopes postou em seu twitter pessoal em quais músicas do Superstars ele trabalhou, e o estilo dele fica claro em todas:
Opening/Title Screen (Arranger)*
Bridge Island Act 1 (Arranger)*
Bridge Island Act 2 (Arranger/Co-composer)*
Speed Jungle Act 1 (Composer)
Sand Sanctuary Act 1 (Composer)
Lagoon City Act 2 (Composer)
Chaos Emerald Special Stage (Composer)
Super Sonic (Co-composer)*
Invincibility (Co-composer)*
* com o Jun Senoue.
-Ainda no tema Tee Lopes, o mesmo postou em seu twitter pessoal que a inspiração para a música da Speed Jungle ato 1 foi a floresta Amazônica brasileira!
-O Sonic possui um easter egg em sua animação. Ao correr na velocidade máxima por um tempo, por um único quadro da animação, o ouriço pegará um chili dog na mão:
Ficha Técnica
Capa do jogo
Dados
Nome: Sonic Superstars Plataformas: Playstation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, Epic e Steam Gênero: Plataforma/Ação Distribuidora: SEGA Desenvolvedores: Sonic Team/Arzest Idioma: Multi-Idiomas Data de Lançamento: 17/10/2023
Prós: referências por todos os lados, gráficos muito bons, dificuldade estilo arcade que a franquia Sonic possuía nos anos 90, bom fator de replay, vários personagens jogáveis e com animações muito bem feitas, retorno de personagens das antigas, nova personagem bem construída, cooperativo local e modo multiplayer online com customização do seu avatar.
Contras: jogo feito com modo cooperativo em mente o que entra em conflito com quem joga sozinho, chefes que duram uma eternidade e com diversos ciclos, cenários de fundos simplistas, história mal explicada, músicas que poderiam ser melhor e preço absurdamente alto.
Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Skar
Postado em: 31/03/2024
Atualizado em: 12/11/2024