Sonic x Shadow Generations – O ano da Sombra começa
Sonic x Shadow Generations – O ano da Sombra começa
O Sonic está presente na infância de todos nós. É tão certo passar a infância a jogar futebol como a jogar Sonic. Quem nunca? Amantes de Sonic, preparem-se porque há novidades. Faça uma pausa nas suas Superbet Apostas e venha daí!
Sonic x Shadow Generations dá um novo brilho a um clássico de Sonic e oferece uma nova aventura: vamos descobrir este pacote na análise. Há poucas coisas certas na vida, diz o velho ditado: morte, impostos e Sonics 3D um tanto questionáveis. Ok, talvez não tenha sido bem isso que ele disse, e talvez nem fosse totalmente verdade. Mais ou menos. É quase tão verdade como os Bacana Melhores Cassinos Brasil.
Claro que Sonic nunca teve uma vida fácil com o mundo 3D, mas ao longo dos anos houve definitivamente vários títulos de sucesso, incluindo os mais recentes por ordem cronológica, nomeadamente o excelente Sonic Frontiers de que já vos falámos há algum tempo.
No entanto, entre os mais acarinhados pela comunidade está certamente Sonic Generations, título criado para celebrar a saga Sonic por ocasião do seu vigésimo aniversário em 2011. O jogo manteve-se confinado aos sistemas de há duas gerações, pelo menos até aos dias de hoje: com Sonic x Shadow Generations , este ponto de viragem na franquia, está finalmente disponível para todos, uma vez que a partir do dia 25 de outubro poderemos jogá-lo na PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Como devem imaginar pelo título, não estamos perante uma simples remasterização, ou melhor, não só: a par da remasterização do jogo original existe de facto uma segunda campanha, dedicada a Shadow. Vamos descobrir juntos como foi.
Sonic Generations, 13 anos
Como dizíamos, Sonic x Shadow Generations é uma operação de remasterização particular, porque é composta por dois títulos: por um lado temos uma versão remasterizada do “clássico” Sonic Generations, por outro, um título completamente novo, Shadow Generations, que pela primeira vez nos conta o que acontece a Shadow em conjunto com os acontecimentos do primeiro título.
Comecemos por analisar Sonic Generations, que é certamente a parte sobre a qual há menos a dizer. Afinal, trata-se de um jogo remasterizado: o jogo não foi alterado em profundidade e estamos perante praticamente o mesmo título de 2011. Por isso não queremos oferecer-lhe uma nova análise do jogo: estamos bastante interessados ao focar na sua resistência à passagem do tempo e na operação de conversão.
Comecemos pelo aspecto técnico. Sonic Generations é ainda um jogo bonito de se ver, e este remasterizado (que testámos na PlayStation 5) não precisa de trabalhar muito para modernizar esteticamente o jogo.
As principais diferenças são notórias em termos de desempenho; de memória, esta versão parecia visivelmente mais suave do que a original, mesmo que ainda haja algumas lentidão inexplicáveis, especialmente durante os vídeos.
It’s shadow time, ou seja, é tempo para o Shadow Generations
Vamos agora ao destaque deste pacote, nomeadamente Shadow Generations. Neste caso, estamos perante um título verdadeiramente inédito, que no entanto só é vendido como parte deste pacote. Isto pode fazer-vos pensar que Shadow Generations é apenas algum tipo de DLC ou expansão, mas acreditem, não é realmente o caso.
Em termos de história, Shadow Generations decorre ao mesmo tempo que o título dedicado a Sonic, mas aqui obviamente o protagonista é Shadow (que tínhamos visto novamente em Sonic Frontiers).
De certa forma, Shadow é o protagonista deste 2024 para a franquia, dado que o jogo sai praticamente em simultâneo com o filme Sonic 3, onde irá aparecer a versão cinematográfica desta personagem. O jogo terá também um nível adicional inspirado no filme, que será lançado ainda este ano.
O que mudou e o que manteve?
De certa forma, Shadow Generations mantém a mesma estrutura do seu primo mais velho. Temos uma série de níveis para enfrentar, todos retirados da história da franquia; neste caso, porém, os níveis provêm de títulos em que Shadow também apareceu, incluindo o spin-off Shadow the Hedgehog.
Shadow Generations abandona o centro bidimensional do jogo original e introduz um mapa real para explorar livremente. Tal como no capítulo principal, os níveis não são simplesmente retirados dos jogos de onde provêm, mas são completamente revistos, com um layout totalmente diferente.
Um dos aspetos mais apreciáveis de Shadow Generations é precisamente a complexidade do design dos níveis: mantendo o espírito da série, baseado na velocidade, os produtores incluíram um bom número de caminhos alternativos em cada nível, e isso dará razão aos completistas explorar cada etapa várias vezes.
Para terminar
Vale também a pena dizer algumas palavras sobre o hub: Shadow Generations abandona o hub bidimensional do jogo original e introduz um mapa real para explorar livremente, imitando um pouco o que foi visto em Sonic Frontiers. Apreciamos muito esta escolha, pois torna muito mais interessantes os momentos passados no hub, que já não é um simples movimento da esquerda para a direita com alguns desvios como no passado.
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