Segundona: Realismo ou Cartunismo?

E estamos de volta com mais uma coluna Segundona. Semana passada discutimos se o Sonic 2006 poderia ser salvo se fosse bem acabado. Se você não viu, veja aqui. Hoje vamos discutir um assunto inspirado em uma discussão que vi num certo fórum de Sonic =P.

Realismo ou Cartunismo
Por: HKº

1374090640_sonic-lost-world-wii-u-wiiu-1374055268-028

Um dos grandes momentos da série Sonic foi a sua introdução ao mundo 3D, fato que era muito esperado nos anos 90, em cobrança como resposta a Mario 64. Sonic 3D Blast veio só para dar um “aperitivo”, pois o projeto do Sonic 3D mesmo o Sonic X-Treme, que teve aquele final que todos sabemos. O Sonic em 3D mesmo só viemos a ter em 1998 com o Sonic Adventure.

Na discussão da época, a Sega enfatizava que a reestilização visual dos personagens era proposital. A idéia era deixar o Sonic mais “radical”, com um design mais agressivo, deixando o gordinho para a época clássica. A partir disso vimos uma tendência na maioria dos jogos do Sonic em 3D de construção de cenários com um estilo mais realista, deixando bem claro uma distinção em relação ao estilo de Mario, sempre mais cartunista.

Com a parceria com a Nintendo, a Sega parece ter dado um teor mais cartunesco ao Sonic, o que ficou nítido de modo preponderante em Sonic Lost World. Antes de Lost World, Sonic Colors já havia sido durante sua fase de confecção muito criticado por conta de sua pretensão de atingir público infantil e pelo seu “colorido”. Mas como o jogo ficou muito bem acabado, os fãs acabaram abrindo mão de maiores críticas após o game.

Mas a discussão que fica é: o Sonic em 3D se encaixa melhor com um estilo realista (como acentuado em Sonic Adventure 2, Sonic 2006, Sonic Unleashed) ou cartunesco (como acentuado em Sonic Lost World)? Qual é o verdadeiro público do Sonic em 3D? A “cartunização” do Sonic veio fora de tempo? Uma coisa é inegável, o Sonic era para ter sido “amadurecido” com seu público a partir de Sonic Adventure. Algo ocorreu para que de repente a Sega passasse a considerar uma parceria com a Nintendo essencial, e como melhor forma de expressar essa parceria, uma cartunização do Sonic, ao estilo do que é visto com Mario. A mim pessoalmente me parece muito mais adequada uma proposta realista, mais condizente com o que a Sega tinha em mente no projeto “Sonic 3D” lá em 1998…

Mas e você? O que acha? Gosta mais do estilo realista ou cartunizado? O que achou de Lost World? Se é que vamos ter um Sonic para console neste ano, como gostaria que o jogo viesse nesse quesito? Espaços abertos à discussão.

 

Comentários do Facebook

Comentários do Facebook

12 Responses to Segundona: Realismo ou Cartunismo?

  1. Roberto disse:

    olha eu acho que combina mais com o Sonic o estilo realista. O Sonic nunca teve muita vocação a ser personagem infantil.

  2. Marcelo Malaman disse:

    Por mim Sonic deveria Servir todas as idades, quando a SEGA vai fazer um jogo infantil (como em Sonic Schoolhouse)usar o estilo cartunizado (apesar da SEGA não fazer mais jogos infantis) e quando for um jogo mais no estilo Adventure deveria usar mais o estilo Realista

  3. Victor disse:

    O certo seria um estilo mais cartunista com um toque de realidade aos cenários (como era em sonic 3) e um jogo para todas as idades e não jogos infantis (sonic boom, lost world) ou jogos para adolescentes (adventure 2, sonic 2006, unleashed, etc).

  4. José disse:

    Gosto tanto do estilo cartunismo quanto do estilo realista, os dois são legais, mas não gostei muito do estilo realista de sonic 2006. A SEGA poderia fazer uma alternância entre jogo realista e cartunista, mas eu realmente não me importo, só espero que o próximo jogo que vai lançar seja em um estilo como sonic generations/colors ou adventure, e claro, espero que desta vez a SEGA faça o jogo com um pouco mais de dificuldade nas fazes e (principalmente) nos chefões, porque a facilidade dos jogos do sonic nesta geração é algo que realmente está me incomodando (ex: chefões morrem com duas batidas).

  5. Gouken disse:

    O argumento é que a arte clássica, por simples definição, naturalmente combina muito mais com o personagem, pelo simples fato de que ambos foram concebidos para ser parte da mesma coisa. Ver Sonic em ambientes 100% realísticos soa completamente esquisito e desconexo, é como imaginar um personagem ultra sério de Call of Duty num mundo colorido cheio de bichinhos fofos, só que ao contrário. Não computa, não cola.

    A própria anatomia do Sonic não combina com o mundo real. Por mais “radicalizado” que seja seu design, sempre será aquela coisa ‘estranha’, azul, de olhos gigantes e espinhos que parecem barbatanas de tubarão ao invés de espinhos de verdade. Sem falar que ele veste apenas luvas e tênis num mundo onde qualquer ser minimamente inteligente veste roupas normais. O resultado de tudo isso é muito óbvio: Sonic fica deslocado, quase sempre parecendo ‘uma roupa de vestir’, dessas que a gente vê na Disney quando aparecem Mickey e cia, ou seja, uma fantasia – não um personagem real.

    A arte clássica, não só a do Sonic 3 como citou alguém como tbm as do Sonic 1, 2 e Knuckles Chaotix, deixam o personagem muito mais natural e à vontade com o ambiente ao seu redor. Aliás, esse estilo de arte, original, também permite algumas coisas mais realísticas, como alguns prédios e coisas assim. O segredo é a MISTURA dessa arte, então mesmo que tenha alguns elementos do mundo real, o cartunismo e o surrealismo sempre estarão presente, também, nunca deixando, assim, o ouriço deslocado.

  6. Rodrigo disse:

    Penso como o Gouken. Sonic é um personagem cartunesco, estilo Gato Felix, Mickey, Pernalonga e etc, então não faz sentido nenhum ele em um cenário realista estilo Call of Duty. Faz muito mais sentido ele em um cenário estilo Green Hill, Marble Zone e etc… ter presença de humanos é natural, já que sempre teve o Eggman, mas os humanos devem seguir o estilo cartunesco também como o Eggman, por isso os humanos do Unleashed fizeram mais sentido, eles eram narigudos e sombrancelhudos, estilo Eggman. Penso que é assim que tem que ser, mas no Unleashed ficou estranho o fato de só existirem cidades habitadas por humanos, não existem cidades de animais, como a cidade dos Equidnas no Adventure 1 ou outros animais nas ruas pra conversar como no Sonic Boom.

    Enfim, acho que Sonic deve seguir o estilo cartunesco, com humanos e animais, em cenários de natureza e cidades, focado no público shounen (Clássico, Heroes, Unleashed, Colors e Generation) e não no kodomo (Lost World, Boom).

  7. Hedgehog disse:

    Gosto muito mais de um gráfico mais realista ou até meio cartunesco também é bom pra mim. Só não gosto de muito cartunesco como o Lost World com aqueles monstrinhos como inimigos. Mas muito realista até que me agradou, como no Sonic 2006.
    Acho que os jogos do Sonic deviam ser mais como o Sonic Generations que é muito bonito.

  8. NiGHTSR3 disse:

    Prefiro estilo cartoon. Sonic nasceu assim. Gosto da rais. Sonic é na verdade um “Mickey-Felix”. E eu gosto disso. Mario nunca mudou e ele é um grande sucesso até hoje. Megaman e Sonic mudaram e agora estão numa situação crítica. Prefiro o estilo cartunesco.

  9. Bia disse:

    O estilo cartoon serviu para os jogos originais, e o estilo realista funcionou nos primeiros jogos em 3d. Agora que já estamos acostumados com ambos, o melhor é realmente equilibrar as coisas, na minha opinião. Um jogo num estilo misto combinaria com o estilo do Sonic, e poderia ter cenas divertidas sem perder a seriedade da história.
    E a SEGA tem que parar de tentar atingir um público alvo, isso só deixa as coisas idiotas ou incômodas(estou olhando pra vocês, Sonic Boom e Shadow the Hedgehog). Os fãs do Sonic são de todas as idades.

  10. Pedrums disse:

    Boa Noite !
    Bom, ta aí , uma questão em que discuto muito com o meu mano …
    Como muitos já disseram “MISTURA” essa é a chave, a SEGA em si sempre fez essa ponte do fantasioso com o real , e faz isso muito bem até.
    Em Sonic Genertaions e unleashed estavam no ponto certo,todos os elementos ” Realistas estavam lá , bem como construções , máquinas , veículos e afins… mas tudo colorido e VIVO ! harmoniosamente com um personagem cujo seu design que não é realista,rápido e vibrante e seu vilão um humano , que é um Gênio e sua principal armas são máquinas.

    Máquinas essas que explodem , que numa ação frenética tudo colide numa ação que não pára, num sobe e desce, corre e Voa , Seria muito estranho toda essa ação num cartoon gracioso e “fofo” (Sonic lost world) , e ficaria um personagem azul, de olhos grandes, luvas e calçado vermelho num mundo totalmente realista (SONIC 2006)
    O colors …
    foi um do estilo cartunizado que se saiu muito bem , pois mesmo que colorido , continuou na mesma pegada do Unleashed, sem forçar o estilo como em Lost world.

    Sonic boom , esse……é complicado, muito mal acado , mas uma coisa que eu curti um pouco foi a movimentação dos personagens,bem cartunizado e expressivo , pena que NADA contribuiu kkkk

    Vai saber agora como que fica a franquia .. SEGA em celulares e em games caça-níquel …

  11. Super Shadow disse:

    para mim o jogos deveriam seguir mais os estilo adventure. Misturando a velocidade equilibrada do SA2 e os cenarios do SA1 com alguns elementos do SA2. Principalmente que os adventures nao sao como o generations(Embora seja um excelente jogo), ou extremamente devagar como Lost World ou Boom e nao e extremamente realista como 06 ou fantasioso como Lost World

  12. Godre disse:

    Realmente, acredito que a SEGA exagerou no cartunismo nos últimos dois jogos. Por outro lado, pensando em Sonic 2006, houve um exagero na parte do realismo: os personagens ficaram com estilos um pouco estranhos, o Eggman ficou sinistro demais e o Sonic ficava em formato de roda ao invés de ficar em formato de bola quando pulava ou fazia spindash. Acredito que o espírito do Sonic seja realmente o meio termo entre os dois estilos gráficos, em que não se percam alguns elementos cartunescos essenciais dos personagens e do mundo de Sonic, mas que não fique infantil demais, para atingir bastante o mercado mais maduro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *